Postagens

Mostrando postagens de julho 15, 2015

Desvios na educação levam mais um amigo de Beto Richa para a cadeia no PR

Imagem
Blog do Esmael - 21/07/2015 O Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce) está realizando nesta terça-feira (21) uma operação contra desvios na Secretaria de Estado da Educação (SEED) através de fraudes na construção de escolas. A operação chamada de “Quadro Negro” prendeu hoje cinco pessoas, entre eles o ex-diretor de Diretoria de Engenharia, Projetos e Orçamentos da SEED  Maurício Jandoi Fanini Antonio. Fanini é amigo e parceiro de partida de tênis do governador no Graciosa Country Club. Ele foi diretor de Pavimentação na Prefeitura de Curitiba quando Beto Richa (PSDB) era secretário de Obras, na gestão de Cássio Tanighuchi (DEM), de quem o tucano fora vice-prefeito, o início dos anos 2000.

Luis Nassif: Para entender o atual jogo político

Imagem
Atualizado às 12:02, com dados que confirmam a aliança de Serra com a Lava Jato. Poucas vezes a política mostrou-se tão adequada à definição do sábio Magalhães Pinto, que a comparava às nuvens do céu: agora estão de um jeito, daqui a pouco de outro. Há dois tempos em jogo: o atual e o das eleições de 2018. Para 2018 habilitam-se os que têm votos; para 2015, os que têm poder. É a partir dessa dicotomia que se torna mais fácil entender os últimos lances políticos. **** O potencial de votos distribui-se por três políticos: pela situação, o ex-presidente Lula; pela oposição, o senador Aécio Neves e o governador de São Paulo Geraldo Alckmin. Já o poder político funda-se na aliança mídia-Lava Jato, ambos sendo exaustivamente usados pelos dois lados.

Kiko Nogueira: A histeria patética em torno da redução da velocidade nas marginais de São Paulo.

Imagem
Postado em   21 jul 2015 por :   Kiko Nogueira O delicioso cheiro de napalm pela manhã A histeria em torno da diminuição da velocidade nas marginais do Tietê e do Pinheiros em São Paulo só pode ser comparada, em matéria de indigência mental, ao “escândalo” do crucifixo comunista dado por Evo Morales ao papa. Fernando Haddad é um case mundial de prefeito culpado a priori. Se faz alguma coisa, é uma besta. Se não faz, é uma besta também. Uma besta bolivariana. O carro é um objeto intocável, e qualquer medida só pode ser tomada no sentido de santifica-lo — mesmo que seja para tentar proteger o cidadão.

A teoria do 'gotejamento' que não agrada ao papa Francisco

Imagem
O Papa Francisco voltou a criticar a teoria do 'gotejamento', que diz que os benefícios concedidos às classes dominantes 'gotejam' para os pobres. Andrea Tornielli - Vatican Insider   Carta Maior - 21/07/2015 Francisco tinha falado sobre isso no número 54 da exortação apostólica Evangelii gaudium (novembro de 2013). "Alguns defendem ainda as teorias da 'recaída favorável' que pressupõem que todo o crescimento econômico, favorecido pelo livre mercado, consegue por si mesmo produzir maior equidade e inclusão social no mundo. Essa opinião, que nunca foi confirmada pelos fatos, exprime uma confiança vaga e ingênua na bondade daqueles que detêm o poder econômico e nos mecanismos sacralizados do sistema econômico reinante. Entretanto, os excluídos continuam a esperar".

Fernando Brito: O que Eduardo Cunha tem a ensinar ao PT

Imagem
21 de julho de 2015 | 20:40  Autor: Fernando Brito O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, é disparado, a autoridade pública em piores lençóis na Operação Lava Jato. É acusado de um achaque, direto, e perpetrado por um ardiloso requerimento ao Tribunal de Contas da União, falsamente apresentado por uma deputada aliada, que admite não saber nada sobre o tema que a fez solicitar uma devassa nas contas da Petrobras e a fabricante de sondas marítimas que lhe arrendava equipamentos. No entanto, Cunha vai ao Presidente do Supremo para exigir que se imponham os freios legais à discutível – pelo menos – competência de Sérgio Moro para investigar detentores de foro privilegiado, como está na lei. Enquanto Cunha age em dias, os petistas não agem em meses.

Pesquisa CNT/MDA: Maioria acha que Aécio faria um governo pior ou igual ao de Dilma.

Imagem
Por: Zé Augusto - 21/07/2015 https://docs.google.com/viewer?url=http%3A%2F%2Fwww.cnt.org.br%2FImagens%2520CNT%2FPDFs%2520CNT%2Fresumo-resultados-cntmda-128.pdf Os jornais publicam uma pesquisa de opinião CNT/MDA mostrando baixa popularidade do governo Dilma (7,7% de avaliação positiva e 70,9 negativa), mas só contaram metade da história. Todo mundo está mal avaliado na pesquisa.

Ciro 2: “se for necessário, serei candidato em 2018!”

Imagem
Lula perderia a eleição e jogaria sua história na lata do lixo! O PT copiou o que o PSDB tem de pior! Na segunda parte da entrevista concedida ao Conversa Afiada, o ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes  deixou o caminho aberto a uma possível candidatura ao Palácio do Planalto em 2018. “Se eu achar que for necessário, vou sim”(ser candidato), revelou a Paulo Henrique Amorim na última segunda-feira (20).

Venício Lima lança livro sobre democracia e liberdade de expressão

Imagem
Venício Lima é desses intelectuais raros. Não só pela erudição, como e principalmente, pelo seu compromisso com as classes trabalhadoras, com a democracia, com a liberdade. Com propriedade, pode ser qualificado, à Gramsci, de intelectual orgânico. Mantendo-se hegemônicos, os oligopólios da comunicação têm conseguido interditar o debate público amplo e integral sobre a democratização da mídia. Seu mais recente livro – Cultura do silêncio e democracia no Brasil: ensaios em defesa da liberdade de expressão [1980-2015] – é uma expressão disso. Ao selecionar textos básicos de sua produção entre 1980 e 2015, evidencia o quanto seu pensamento contribuiu para a luta democrática no Brasil e o quanto suas formulações têm lado. Cientista social, mestre, doutor, pós-doutor em mais de uma ocasião, especialista em História do Cristianismo Antigo, professor titular de Ciência Política e Comunicação da Universidade de Brasília (aposentado), foi pesquisador visitante I do CNPq no Departamento d

Paulo Nogueira: O que Lula não fez para receber uma perseguição tão vergonhosa da imprensa?

Imagem
Postado em   21 jul 2015 por :   Paulo Nogueira Vale tudo contra ele O que Lula fez para merecer uma perseguição tão vergonhosa da imprensa? Todos sabemos, ou devíamos saber. Ele colocou a desigualdade na agenda nacional, um anátema para os bilionários donos da mídia. Mas vamos abordar o caso por outro ângulo. O que Lula  não  fez para sofrer caçada tão impiedosa? Essa é fácil. Ele não tratou com a devida importância a questão da regulação da mídia. A posteridade discutirá se ele acertou, ao evitar uma encrenca, ou se errou, ao não enfrentá-la.

Julho 2015 e o retorno da questão alemã

Imagem
Pravda.ru Um dos fenômenos mais frequentes, mas sempre surpreendentes, da história humana são os crimes cometidos por quem se sente vítima: israelenses que prendem os palestinos em campo de concentração a céu aberto sentem-se vítimas, vítimas do terrorismo palestino, vítimas da insegurança, vítimas da hostilidade árabe. Os racistas italianos que metem em campos desumanos os que chegam em busca de asilo sentem-se vítimas, vítimas da invasão por imigrantes clandestinos, de refugiados, que os racistas acusam de ameaçar sua segurança, sua vida, seu bem-estar. Os alemães sentem-se vítimas dos gregos sanguessugas que ameaçam chupar o bem-estar deles, tão duramente alcançado. Porque não há o que duvidar do que dizem economistas alemães: a crise grega está exposta lá como escroqueria e fraude praticada por meridionais mentirosos, incompetentes, desonestos, que reduzem a nada a administração empenhada, austera e industriosa dos países do norte da Europa.  O resumo que Jacob Soll p

Banco dos BRICS inicia atividade na China

Imagem
Sputnik News - 21/07/2015  -  BRICS: organização do futuro O Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS (NBD) iniciou oficialmente a sua atividade na maior cidade chinesa, Xangai, nesta terça-feira (21). A cerimônia oficial de abertura do banco contou com a participação do primeiro chefe do NBD, Kundapur Vaman Kamath, do prefeito da cidade, Yang Xiong, bem como de representantes dos países-membros do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O ministro das Finanças da China, Lou Jiwei, comentou no site do ministério a abertura da nova instituição:

Polícia Federal esconde o nome de Serra no celular de Marcelo Odebrecht

Imagem
TER, 21/07/2015 - 12:12 Jornal GGN   - As ligações do senador José Serra com a equipe da Lava Jato foram escancaradas no relatório divulgado hoje, sobre as mensagens capturadas no celular do presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht. O relatório da PF identifica as iniciais do vice-presidente Michel Temer, do governador de São Paulo Geraldo Alckmin. Mas coloca uma tarja preta na identificação da sigla JS. Como o nome de Serra constava no relatório inicial da perícia, conclui-se que os filtros da Lava Jato criaram uma blindagem ampla para o senador.

Apuros de Cunha reabrem jogo para governo Dilma

Imagem
Acuado pela ofensiva conservadora, que tinha em Cunha seu principal artífice, governo tem chance de ouro para por fim à sequência de recuos e recompor pacto com as forças progressistas por  Breno Altman, do Opera Mundi   publicado  21/07/2015 11:48 REPRODUÇÃO Tempestade mudou a paisagem, com um dos condutores da estratégia oposicionista abalado por acusações de corrupção As severas denúncias contra o presidente da Câmara dos Deputados talvez sejam a única boa notícia para o petismo nos últimos seis meses. Encurralado pela ofensiva conservadora, assistindo impavidamente a dissolução de sua base social, o Palácio do Planalto vinha sendo feito de gato e sapato por Eduardo Cunha. Forjou-se, ao redor do parlamentar fluminense, uma nova coalizão, de centro-direita, que dirigiu a vida política no primeiro semestre e fragilizou as condições de governabilidade da presidente Dilma Rousseff, estabelecendo uma espécie de aleijão parlamentarista.

Ciro: não vai ter Golpe ! Até porque eles são frouxos !

Imagem
“O Levy não tem a menor imaginação para compreender a realidade brasileira”. Do Conversa Afiada.

Treinados pra rinha de rua

Imagem
Praças da PM criticam formação focada na servidão aos oficiais, vivida em um ambiente em que abusos físicos e psicológicos fazem parte da rotina. Ciro Barros - Agência Pública  Carta Maior “Bora, bora, você é um bicho. Você é um jumento, seu gordo!”. O ex-soldado Darlan Menezes Abrantes imita a fala dos oficiais que o instruíam na academia quando ingressou na Polícia Militar do Ceará, em fevereiro de 2001. “Às vezes, era hora do almoço e os superiores ficavam no meu ouvido gritando que eu era um monstro, um parasita. Parecia que tava adestrando um cachorro. O soldado é treinado pra ter medo de oficial e só. O treinamento era só mexer com o emocional, era pro cara sair do quartel igual a um pitbull, doido pra morder as pessoas. Como é que eu vou servir a sociedade desse jeito? É ridículo. O policial tem que treinar o raciocínio rápido, a capacidade de tomar decisões. Hoje se treina um policial parece que está treinando um cachorro pra uma rinha de rua”, reflete.

Ricardo Mello: a conspiração não tira férias

Imagem
20 de julho de 2015 |  Autor: Fernando Brito A normalidade da vida brasileira não voltará enquanto não se achar e tratar como anormal tudo o que vem se passando desde que o Dr. Sérgio Moro inaugurou o “vale-tudo” que se se entronizou como “esperança do Brasil” e, agora, espalhou-se por toda a vida política. A irresignação dos tucanos – ou mais precisamente de Aécio Neves e da extrema-direita – com os resultados eleitorais foi a chave para que aquilo que estava no campo policial se mudasse de bagagens e armas (ainda figuradas, felizmente) para o terreno da institucionalidade em crise.

A filosofia na prática (5.o de uma série) – Ocupe-se de pouco para ser feliz: ninguém é feliz quando tem uma agenda sobrecarregada.

Imagem
Postado em   20 jul 2015 por :   Paulo Nogueira “Gather Ye Rosebud While Ye May”, de John William Waterhouse “Ocupe-se de pouco para ser feliz”. Foi essa a primeira frase de um livro de Demócrito, filósofo grego do século 5 a.C. O livro se chama Sobre o Prazer, e não chegou à posteridade senão por citações de outros pensadores. A palavra grega para tranquilidade da alma é euthymia, e sobre ela se debruçaram intensamente os sábios. A recomendação básica de Demócrito, sob diferentes enunciados, é encontrada sempre. Sobrecarregar a agenda equivale a sobrecarregar o espírito, e traz inevitavelmente angústia. Ninguém que tenha muitas tarefas, ou que se atribua muitas, pode ser feliz.

O mato sem cachorro no Congresso

Imagem
20 julho 2015 - Por Miguel do Rosário Diante das perspectivas no Congresso Nacional, só nos resta ecoar as palavras que Dante pendurou na porta do Inferno: "Ó vós que entrais, deixai qualquer esperança!" Minha oposição ao Cunha não é por delação em Lava Jato, a qual precisa ser provada, pois apesar de Cunha ser o que é, não podemos deixar que a política brasileira fique em mãos da ditadura midiático-judicial. Minha oposição é por conta de suas ideias, seu golpismo, seu mau caratismo político. Leiam o texto abaixo.

My name is Cunha, por Gregorio Duvivier

Imagem
Por Gregorio Duvivier Na Folha de S. Paulo Você conhece. Você confia. Please allow me to introduce myself. My name is Cunha, mas pode me chamar de Cramunhão, de Sete-Pele, Coisa-Ruim, Cão-Tinhoso, Cabrunco, Gota-Serena, Caralho-de-Asa, Sinteco Gelado. Escrevo porque tem uma garotada por aí que está achando que eu vou cair. Mua-ha-há (difícil digitar risada malévola). Meninada, vamos ter uma a aula de história? Eba. Vamos! Sou muito, mas muito mais antigo do que vocês pensam. Cheguei aqui há uns 500 anos, na primeira chacina de índios batizada de descobrimento. Lembra dos navios negreiros? My bad. Guerra do Paraguai? Sorry about that. Tiradentes? Eu que esquartejei aquele comuna safado. Cabanagem, Sabinada, Balaiada, Canudos, eu que abafei a badernagem toda. Mua-ha-há.

Altamiro Borges: Corrupção na Receita. Cadê o Alckmin?

Imagem
Nada atinge o picolé de chuchu: foi desvendado mais um esquema bilionário de desvios na Receita de São Paulo. O silêncio da mídia, porém, é ensurdecedor! Altamiro Borges - na Carta Maior O “midiota” – aquele ser manipulado diariamente pela mídia privada, segundo a já clássica definição do jornalista Luciano Martins Costa – deve mesmo achar que a corrupção foi inventada pelo PT e que os políticos do PSDB são os maiores santos do universo. Neste processo de purificação dos tucanos, um dos mais blindados é o governador Geraldo Alckmin. Nada atinge o “picolé de chuchu”, que é quase um ente divino – até por suas ligações com a seita fascistoide Opus Dei. Na semana passada, o Ministério Público desvendou mais um esquema bilionário de desvio de recursos públicos na Receita de São Paulo. O silêncio da mídia chapa-branca, porém, é ensurdecedor!  

Com vazamentos na mídia, Sartori indica retomada de agenda do governo Britto

Imagem
Arredio à imprensa, o governador José Ivo Sartori não confirma nem desmente notícias veiculadas na mídia sobre as políticas de seu governo. (Foto: Caroline Ferraz/Sul21) Por Marco Weissheimer - no Sul 21 - 20/07/2015 O governo do Estado do Rio Grande do Sul não negou nem confirmou as notícias veiculadas nesta segunda-feira (20), pelo jornal  Zero Hora , dando conta de um pacote de projetos que seria enviado no início de agosto para a Assembleia Legislativa, incluindo medidas como o aumento de impostos, privatizações e venda de ações de estatais. Segundo a colunista política de ZH, Rosane de Oliveira, o esboço do pacote já teria sido apresentado ao secretariado e discutido com dirigentes de entidades empresariais do Estado. Não é a primeira vez que planos do governo estadual vêm a público não por alguma voz oficial do Palácio Piratini, mas sim por meio da imprensa.

O Globo, a arte da calúnia e um conselho de Fernando Pessoa

Imagem
  A mídia hegemônica brasileira, sistema Globo à frente, prossegue a sua cantilena udenista, cujo enredo simplista engana muita gente.  Este enredo tem como base a seguinte fábula: acabou a impunidade no Brasil e em pouco tempo o PT e o Lula, que inventaram a corrupção, serão criminalizados. Segue trecho de um colunista amestrado do segundo escalão do jornal  O Globo , na edição desta segunda-feira (20): “Os donos do poder não estão mais acima das leis. A transparência de uma sociedade aberta assusta mentes retrógradas que se habituaram à subserviência e à impunidade (...) Barbosa e Moro decretam o fim da impunidade para os donos do poder”. Sem dúvida é uma fábula edificante. Contudo, é bom que se esclareça que o articulista, ao se referir a “poder” não inclui nesta categoria os donos dos meios de comunicação, governantes ou políticos ligados ao PSDB e magnatas do mercado financeiro, todos eles protegidos pela cumplicidade de um aparelho policial e judiciário ocupado em boa part

GASTRONOMIA: “Nunca coloque óleo na água para cozinhar o macarrão”

Imagem
As irmãs Simili, lendas vivas especialistas em massas na Itália, falam dos erros mais comuns na hora de preparar massas, das receitas ideais para novatos e de outros segredos da adorada 'sfoglia' EL PAÍS - MÒNICA ESCUDERO - 20/07/2015 Margherita e Valeria Simili. Margherita e Valeria Simili, mais conhecidas como as irmãs Simili ou sorelle Simili  em italiano, são gêmeas, padeiras e adoráveis senhoras que se tornaram um verdadeiro fenômeno da mídia em seu país. Descendentes de uma longa linhagem de especialistas em massas (a família possuía uma padaria e uma loja de massas frescas), comandaram uma das escolas de  culinária  mais respeitadas de Bolonha e, nos últimos anos –graças a essa mistura de malícia, vaidade e humor que caracteriza as elegantes vovozinhas–, tornaram-se personagens midiáticos e muito queridas.

Quem diria: agora é Cunha quem quer por freios em Moro

Imagem
20 de julho de 2015 | 19:48  Autor: Fernando Brito Suprema, sem trocadilho, ironia. Agora, quando lhe arde o couro, é o presidente da Câmara, Eduardo Cunha,  quem parte a denunciar ao Supremo Tribunal Federal os abusos do juiz Sérgio Moro na Operação Lava-Jato. Enquanto os “vazamentos” seteivos alcançavam o Governo e o PT, culminando na cabulosa capa de Veja usada como panfleto de boca-de-urna contra Dilma e Lula – “eles sabiam de tudo” – baseada em opiniões dos delatores, sem acusações fáticas, valia. Agora, que o acusam com todos os efes, erres e cifrões de achacador, Cunha relembra-se do foro privilegiado, desde que seja para si mesmo.

As cinco piores mentiras do Globo contra Lula em 2015

Imagem
Instituto Lula - 20/07/2015 19:44 Como ainda tem gente que leva de boa fé as informações publicadas pelo jornal O Globo sobre Lula, recapitulamos aqui as cinco maiores armações do jornal contra o ex-presidente só no ano de 2015. Lembrando que ainda estamos em julho. E que a coluna do Merval Pereira é considerada hours concours. Entre os truques do jornal estão inventar declarações, ignorar explicações e tratar, anos depois, como secretos e escandalosos eventos públicos de que o jornal tinha ciência. 5º lugar -  Lula seria culpado pela crise na Grécia

Em resposta a Renan Calheiros, procurador-geral diz que investiga "fatos"

Imagem
Criado em  20/07/15 -  Por  André Richter - Repórter da Agência Brasil  -  Edição: Marcos Chagas -  Fonte: Agência Brasil O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse hoje (20) que investiga “fatos, jamais instituições”. Em nota à imprensa, Janot afirmou que o Ministério Público sempre buscou o diálogo com as instituições, passando pelo funcionamento de um “Senado Federal altivo e de pé”. A manifestação do procurador foi divulgada após críticas do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e de senadores atingidos pelas diligências da Operação Politeia , da Polícia Federal, deflagrada na semana passada.

João Roberto Marinho e Eduardo Cunha tiveram um longo encontro, diz colunista.

Imagem
Por: Zé Augusto - 20/07/2015 Por volta de 15 de setembro de 2014 (segundo o colunista Lauro Jardim), faltando cerca de 20 dias para o primeiro turno das eleições: João Roberto Marinho e Eduardo Cunha tiveram um longo encontro há duas semanas, tendo como palco a casa de um amigo de ambos, o empresário Luiz Affonso Otero. Não sabemos o que foi dito neste longo encontro, mas depois disso aconteceram as seguintes coisas: Eduardo Cunha se lançou candidato a presidente da Câmara e contou a simpatia do jornalismo das Organizações Globo, pois a tv projetou uma imagem positiva dele e omitiu os pontos polêmicos de sua biografia, inclusive jogando para segundo plano as encrencas que já eram faladas na operação Lava Jato, como o caso do Jaime Careca e das supostas relações com Fernando Baiano.

Santayana: A MEMÓRIA, OS ELEFANTES E O FINANCIAMENTO EMPRESARIAL DE CAMPANHA.

Imagem
Postado por Mauro Santayana - 20/07/2015 (Do blog) - Os segmentos que hoje comemoram as dificuldades do governo - e do país - decorrentes, no plano econômico e institucional, da Operação Lava-Jato, que não se iludam. O alto empresariado brasileiro tem memória de elefante e da forma como estão sendo tratadas suas empresas e seus dirigentes - na maioria das vezes sem nenhuma prova real - dificilmente companhias de qualquer área de atividade, principalmente  as de construção, engenharia e infraestrutura, voltarão a reservar um centavo de seu dinheiro para apoiar candidatos ou partidos políticos no Brasil, por mais que a cínica "reforma" política em andamento o permita, com a previsão de elástico patamar de gastos, para o qual, na verdade, não há mais do que o céu como limite. 

Mino Carta: O estadista solitário

Imagem
Editorial por Mino Carta — Na Carta Capital - publicado 20/07/2015 O reformador Bergoglio recupera a palavra de Cristo e o valor da Caridade, que se tornaram letra morta em largos momentos da história da Igreja A família Goulart visita João XXIII em 1962 e, talvez sem querer, antecipa Morales P apa Francisco  é hoje em dia o único, grande estadista de dimensões mundiais, reformador determinado, corajoso, inspirado. Óbvio nele o propósito de  reparar os males  provocados à Igreja Católica pelos pontificados de João Paulo II e Bento XVI, dignos da politicagem e da  devassidão  das cortes papais da Renascença e responsáveis por uma conspícua evasão de fiéis. A par disso, entretanto, é ele quem se ergue contra o que define como a “ditadura sutil” imposta à humanidade pelo  poder do dinheiro , para aprofundar vertiginosamente o abismo entre ricos e pobres.

Comparato bomba ! O STF faz o que bem entende!

Imagem
Na segunda parte da entrevista concedida à TV Afiada na última quinta-feira (16), o professor e jurista Fábio Konder Comparato fez duras críticas à atuação de ministros do Supremo Tribunal Federal. “O STF não é controlado por ninguém. Qualquer ministro pode fazer o que bem entender, pois ele não será responsabilizado. Não há nenhuma autoridade que possa impor ao STF o cumprimento da Constituição. Eis o motivo (por que) eu pretendo conseguir alguma entidade legitimada para propor uma emenda constitucional submetendo o STF pelo menos ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça)”, disse.