Postagens

Mostrando postagens de julho 11, 2015

FlĆ”vio Aguiar: IntransigĆŖncia alemĆ£ leva a fissuras na UniĆ£o Europeia, que favorecem radicais

Imagem
Parlamentos da Alemanha e da SuĆ©cia aprovam plano de ajuda Ć  GrĆ©cia, de mais de € 80 bilhƵes; ressentimento mĆŗtuo entre gregos e alemĆ£es traz gosto amargo ao cotidiano dos europeus por  RedaĆ§Ć£o RBA   publicado  17/07/2015  GUIDO BERGMANN/FOTOS PƚBLICAS Tsipras e Merkel: estremecimento generalizado no continente europeu favorece grupos radicais SĆ£o Paulo – Os parlamentos da Alemanha e da SuĆ©cia aprovaram hoje (17) o plano emergencial de ajuda Ć  GrĆ©cia, que envolve a concessĆ£o de mais de €   80 bilhƵes ao paĆ­s. Uma nova reuniĆ£o dos ministros das FinanƧas da zona do euro vai ser realizada nesta tarde, por teleconferĆŖncia. Contudo, segundo FlĆ”vio Aguiar, correspondente internacional da  RĆ”dio Brasil Atual , "a situaĆ§Ć£o Ć© muito ameaƧadora, para todos os lados". Na GrĆ©cia, o governo de Alexis Tsipras, estĆ” "acuado" por seu prĆ³prio partido, o Syriza, e dependeu da votaĆ§Ć£o de partidos de oposiĆ§Ć£o para aprovar o conjunto de reformas exigidas pela

Fernando Brito: Morto politicamente, Cunha segue sendocomo zumbi, atĆ© que venha a estaca no coraĆ§Ć£o

Imagem
17 de julho de 2015 | 23:27  Autor: Fernando Brito Ɖ generalizada a percepĆ§Ć£o na imprensa  de que Eduardo Cunha estĆ” politicamente morto, o que nĆ£o quer dizer que seja uma figura inofensiva e incapaz de fazer mal. Por obvia, a condiĆ§Ć£o de morto-vivo do presidente da CĆ¢mara saltou aos olhos de todos. Como saltou sua fĆŗria, com golpes desconjuntados. AtĆ© Josias de Souza, cujas inclinaƧƵes sĆ£o mais que conhecidas, registra que sobrou a  Cunha “ressuscitar” pedidos de impeachment assinados por Jair Bolsonaro . Natural que a imagem do zumbi se acople Ć  sua situaĆ§Ć£o, e ela foi usada aqui e em muitos textos para descrever seu estado de putrefaĆ§Ć£o polĆ­tica.

#Cunhanacadeia: hashtag lidera Twitter em todo o mundo

Imagem
“Os usuĆ”rios, sob diversas alegaƧƵes, pedem a prisĆ£o do presidente da Casa” No  Congresso em Foco : #CUNHANACADEIA: HASHTAG LIDERA TWITTER EM TODO O MUNDO ManifestaƧƵes de #cunhanacadeia assume a dianteira das publicaƧƵes do Twitter, com 32 mil publicaƧƵes. Evento no Facebook tambĆ©m estĆ” bombando: cerca de 65 mil usuĆ”rios prometem panelaƧo durante pronunciamento de Cunha na noite de hoje AlĆ©m de dominar as pautas da grande imprensa desta sexta-feira (17), o presidente da CĆ¢mara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) tambĆ©m Ć© o principal assunto do Twitter.  ApĆ³s ser mencionando em delaĆ§Ć£o premiada de Julio Camargo, que o acusou de pedir propina de 5 milhƵes de dĆ³lares, Cunha provocou uma onda de manifestaƧƵes no microblog: o principal assunto abordado na rede social no momento Ć© #cunhanacadeia.

Antonio Lassance: Governo Federal financia mĆ­dia cartelizada, mais cara e menos plural

Imagem
A televisĆ£o, que Ć© a mĆ­dia mais concentrada e menos plural de todas recebe mais de 70% da publicidade federal, quando nĆ£o deveria receber mais de 41%. Antonio Lassance - ObservatĆ³rio de imprensa  Na Carta Maior Gasta-se muito e gasta-se mal em comunicaĆ§Ć£o de governo, em todos os governos. Nos estaduais e municipais costuma ser pior do que no Governo Federal. Ainda assim, Ć© inadmissĆ­vel que um governo eleito e reeleito com a pauta da democratizaĆ§Ć£o dos meios de comunicaĆ§Ć£o e com um discurso de que faz “mĆ­dia tĆ©cnica” nĆ£o tenha feito, atĆ© hoje, nem uma coisa, nem outra. A expressĆ£o “mĆ­dia tĆ©cnica” supostamente significa que o gasto em publicidade tem como critĆ©rio a audiĆŖncia de cada mĆ­dia e seus respectivos veĆ­culos. Assim sendo, as mĆ­dias e veĆ­culos de maior audiĆŖncia sĆ£o mais bem pagos que outros.

Programa Federal espalha fibra Ć³tica pela AmazĆ“nia atravĆ©s dos rios.

Imagem
Por ZĆ© Augusto - 17/07/2015 O Jornal Nacional esconde, a gente mostra: O programa AmazĆ“nia Conectada vai instalar 7,8 mil quilĆ“metros de cabos de fibra Ć³ptica nos leitos dos rios Negro, SolimƵes, Madeira, JuruĆ” e Purus, interligando 52 municĆ­pios e atendendo 3,8 milhƵes de pessoas da regiĆ£o. Ɖ o maior programa de expansĆ£o das comunicaƧƵes na AmazĆ“nia Ocidental. Coordenado pelo MinistĆ©rio da Defesa, planejado e conduzido pelo Centro Integrado de TelemĆ”tica do ExĆ©rcito, o objetivo Ć© levar internet de alta velocidade a regiƵes de difĆ­cil acesso e municĆ­pios muito distantes entre si. Para se ter uma ideia, o estado do Amazonas apesar das dimensĆ£o continental tem apenas 62 municĆ­pios, e a rede alcanƧarĆ” mais de 80% deles. PossibilitarĆ” serviƧos de telemedicina, telesaĆŗde, ensino Ć  distĆ¢ncia, entre outros, para populaƧƵes ribeirinha e indĆ­gena, escolas, bases militares e outros Ć³rgĆ£os pĆŗblicos.

Paulo Moreira Leite: Artigo do juiz Moro sobre Suprema Corte dos EUA Ć© sĆ³ para americano ler?

Imagem
ARTIGO DE SERGIO MORO DƁ RAZƃO A VACCARI  Em artigo sobre a Suprema Corte dos Estados Unidos, juiz da Lava Jato cita mestres que criticam tentativa de obter confissƵes a partir de coerĆ§Ć£o “por meios fĆ­sicos ou psicolĆ³gicos.” 16 de junho de 2015 por  Paulo Moreira Leite, em seu blog  O novo pedido do MinistĆ©rio PĆŗblico para a prorrogaĆ§Ć£o da prisĆ£o preventiva de JoĆ£o Vaccari Neto na carceragem de Curitiba permitirĆ” aos brasileiros acompanhar a coerĆŖncia das ideias e da postura do juiz SĆ©rgio Fernando Moro, responsĆ”vel pela Lava Jato.

Lula: promotor negligente atropelou colega de fƩrias, seus substitutos legais e armou farsa

Imagem
17 de julho de 2015 | 20:07  Autor: Fernando Brito Como  desde ontem se apontou aqui,  o tal inquĆ©rito aberto contra o ex-presidente Lula Ć© uma farsa. O procurador Valtan TimbĆ³, que teve aberto dias antes de tomar essa atitude um processo contra ele prĆ³prio, por ser negligente e engavetar nada menos que 245 processos, aproveitou-se das fĆ©rias da colega Mirella Aguiar, desconheceu seus substitutos naturais e alegou falsamente o “perigo” de perder-se o prazo da apuraĆ§Ć£o em curso – que vencia em 18 de setembro – e, 70 dias antes do tĆ©rmino do perĆ­odo legal, a 8 de julho, abriu procedimento de investigaĆ§Ć£o criminal. Ɖ um raro caso de negligente em geral e apressadĆ­ssimo quando lhe interessa.

“NĆ£o deixarei de falar de polĆ­tica nunca”, afirma Joanna MaranhĆ£o

Imagem
ApĆ³s receber medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, a nadadora Joanna MaranhĆ£o disse que nĆ£o pretende mudar seu posicionamento quando o assunto Ć© o cenĆ”rio polĆ­tico do Brasil. “NĆ£o vou deixar de falar de polĆ­tica nunca, Ć© minha parte. E nĆ£o Ć© porque minha opiniĆ£o nĆ£o Ć© a da maioria que vou deixar de falar”, afirmou. A nadadora pernambucana Joanna MaranhĆ£o obteve nesta quarta-feira (15) a terceira colocaĆ§Ć£o nos 200 metros nado borboleta nos jogos Pan-Americanos 2015, disputados na cidade de Toronto, no CanadĆ”. Poucos dias antes de embarcar para a competiĆ§Ć£o, a atleta publicou em seu perfil nas redes sociais um vĆ­deo no qual teceu duras crĆ­ticas ao presidente da CĆ¢mara dos Deputados, Eduardo Cunha, e aos que votaram a favor da reduĆ§Ć£o da maioridade penal. Na gravaĆ§Ć£o, Joanna disse que dispensaria a torcida dos brasileiros que apoiam polĆ­ticos e lĆ­deres conservadores. “Vou defender o meu paĆ­s, mas nĆ£o vou estar representando essas pessoas que batem palma para Felic

Nassif: Os abusos que colocam em risco o MinistĆ©rio PĆŗblico

Imagem
Luis Nassif O MinistĆ©rio PĆŗblico Federal Ć© um poder intemporal, que independe de governos ou de meras situaƧƵes conjunturais. Desde a ConstituiĆ§Ć£o de 1988 transformou-se em salvaguarda dos direitos sociais e individuais, um esteio na luta civilizatĆ³ria – apesar dos exageros cometidos em alguns momentos da histĆ³ria. Por ser intemporal, tem nĆ£o apenas o dever funcional, mas a responsabilidade institucional de manter-se neutro, de nĆ£o exorbitar de seus poderes, de nĆ£o embarcar em ondas, de nĆ£o se comportar como um partido polĆ­tico.

Paulo Nogueira: Eduardo Cunha estĆ” morto e aqui estĆ£o as razƵes.

Imagem
Postado em   17 jul 2015 por :   Paulo Nogueira Teve o que mereceu Sabe aquele lutador que cisca, cisca, cisca atĆ© que leva um golpe na  pera  e desaba? Ɖ Eduardo Cunha. O golpe foi o depoimento de JĆŗlio Camargo. A luta acabou para Eduardo Cunha. Ele estĆ” tĆ£o zonzo que nĆ£o percebeu. Ɖ como se ele, ainda na lona, dissesse ao juiz: “TĆ” tudo bem. A que horas comeƧa a luta?” Se preferirem outra imagem, Cunha Ć© um  dead man walking,  um morto que caminha, como os americanos chamam os detentos do corredor da morte.

PHA: Achamos 213 dos 260 do Cunha

Imagem
Faltam 47! Ajude!   Conversa Afiada - 17/07/2015 O JĆŗlio Camargo  afirmou que o Cunha lhe disse  que controla 260 deputados! Eis a primeira lista, extraĆ­da do  Brasil de Fato : AS FACES DE CUNHA CONHEƇA OS 213 COMANDADOS DO PRESIDENTE DA CƂMARA DOS DEPUTADOS Deputados InfogrĆ”fico Entenda O  Brasil de Fato  cruzou as votaƧƵes de trĆŖs temas importantes que passaram pela CĆ¢mara dos Deputados em 2015– terceirizaƧƵes, financiamento de campanha e maioridade penal. Descobrimos quem Ć© a base mais fiel ao Cunha, ou seja, os deputados federais que seguiram a posiĆ§Ć£o dele em todas essas votaƧƵes.  Entenda CONHEƇA OS DEPUTADOS

Maduro assinala fortalecimento do Mercosul como entidade integradora

Imagem
BrasĆ­lia, 17 jul (Prensa Latina)  O presidente da Venezuela, NicolĆ”s Maduro, enalteceu hoje as transformaƧƵes ocorridas no Mercado Comum do Sul (Mercosul) e seu fortalecimento como um mecanismo integrador. Durante sua intervenĆ§Ć£o na XLVIII CĆŗpula de Chefes de Estado do bloco, Maduro comentou que nos Ćŗltimos dez anos se produziu uma transformaĆ§Ć£o do grupo, o qual antes sĆ³ tinha uma visĆ£o comercial. Agora, alĆ©m do econĆ“mico, tambĆ©m se dirige ao polĆ­tico, social e a inclusĆ£o dos povos, precisou. Segundo o mandatĆ”rio venezuelano, ao longo de uma dĆ©cada se alinhavaram as bases de um novo Mercosul e a associaĆ§Ć£o passou a falar unicamente de impostos Ć  complementaridade e o desenvolvimento de uma zona econĆ“mica.

Pravda: Como o IrĆ£ obrigou os EUA a levantar as sanƧƵes

Imagem
17.07.2015 | Fonte de informaƧƵes: Pravda.ru A contrapressĆ£o iraniana sobre os  EUA , por conta de um programa nuclear, afinal obrigou o governo Obama a iniciar negociaƧƵes. Agora que o acordo nuclear iraniano estĆ” completado, a atenĆ§Ć£o da mĆ­dia ocidental e dos comentaristas polĆ­ticos estĆ” previsivelmente focada principalmente na oposiĆ§Ć£o ao acordo dentro do Congresso dos EUA e em Israel e pela coalizĆ£o Ć”rabe sunita liderada pela ArĆ”bia Saudita. Essas lentes 'midiĆ”ticas' estĆ£o passando sem ver pela real significaĆ§Ć£o do Plano de AĆ§Ć£o Ampla Conjunta [orig.  Joint Comprehensive Plan of Action ,  JCPA ] - que o IrĆ£ afinal conseguiu negociar, um acordo com os  EUA que mantĆ©m seu direito nacional dos iranianos ao seu programa nuclear, no que pese a disparidade enorme entre os dois paĆ­ses, em matĆ©ria de poder militar. Essa disparidade de poder entre o hegemon global e uma "potĆŖncia mĆ©dia" regional, militarmente fraca, mas politicamente influente, modelou nĆ£o sĆ³ as

EFE: Empresa chinesa vence leilĆ£o da 2ĀŖ linha de transmissĆ£o de Belo Monte

Imagem
EFE - SĆ£o Paulo , 17 jul 2015 Empresa chinesa State Grid venceu leilĆ£o da segunda linha de transmissĆ£o de Belo Monte. EFE/Wu Hong A empresa chinesa State Grid venceu nesta sexta-feira o leilĆ£o para construir e operar a segunda linha de transmissĆ£o da hidrelĆ©trica de Belo Monte, a terceira maior do mundo, que estĆ” em obras na AmazĆ“nia. A State Grid, que hoje ganhou o leilĆ£o sozinha, jĆ” havia sdio escolhida para a construĆ§Ć£o da primeira linha de transmissĆ£o de Belo Monte, nesse caso fazendo parte de um consĆ³rcio com empresas brasileiras. A proposta da empresa chinesa foi receber uma remuneraĆ§Ć£o anual de R$ 988 milhƵes, um ganho 19% abaixo do teto estabelecido pelo regulador no concurso.

“A GrĆ©cia estĆ” a ser usada para encobrir o escĆ¢ndalo do salvamento dos bancos europeus”

Imagem
InfoGrĆ©cia - 17/07/2015 Veja aqui o vĆ­deo com a entrevista a Maria Lucia Fattorelli, a especialista brasileira sobre a dĆ­vida pĆŗblica que participou nos trabalhos da ComissĆ£o para a Auditoria e Verdade da DĆ­vida PĆŗblica organizada pelo parlamento da GrĆ©cia. Espalhar a notĆ­cia:

SĆ³cio oculto de Cunha convocou o delator. Manobra?

Imagem
Ou a defesa de Fernando Baiano esperava outro tipo de depoimento e deu tudo errado, ou o prĆ³prio advogado de Baiano agiu para tornar pĆŗblica a delaĆ§Ć£o envolvendo Eduardo Cunha por  Helena Sthephanowitz   publicado  17/07/2015 13:23,  Ćŗltima modificaĆ§Ć£o  17/07/2015 13:28 ANTONIO CRUZ/ AGƊNCIA BRASIL Delator na OperaĆ§Ć£o Lava Jato disse que pagou US$ 5 milhƵes de propina a Eduardo Cunha A esta altura quase todo mundo jĆ” viu o depoimento do executivo da Toyo Setal JĆŗlio Camargo, delator na operaĆ§Ć£o Lava Jato, na tarde de ontem (16), em que ele desvenda – bem ao estilo das pautas bomba de Cunha –,  os bastidores do pagamento de propina de US$ 5 milhƵes ao presidente da CĆ¢mara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por empresas que tinham contratos de aluguel de sondas da Petrobras. Uma  reportagem aqui na Rede Brasil Atual  descreve os fatos, para quem ainda nĆ£o se inteirou. O mais curioso no depoimento devastador para o deputados Eduardo Cunha, Ć© que JĆŗlio Camarg

Najla Passos: CPI do HSBC decide blindar empresĆ”rios que mantĆŖm recursos nĆ£o declarados no exterior

Imagem
Os senadores decidiram suspender as quebras de sigilo que haviam aprovado hĆ” uma semana e que foram autorizadas pelo STF. Najla Passos - Carta Maior A CPI do HSBC do Senado decidiu, na sessĆ£o desta quinta (16), blindar os megaempresĆ”rios acusados de remeter dinheiro para o exterior ilegalmente, no escĆ¢ndalo que ficou internacionalmente conhecido como Swissleaks. A CPI jĆ” havia aprovado a quebra dos sigilos bancĆ”rio e fiscal dos empresĆ”rios, o Supremo Tribunal Federal (STF) legitimou a medida, mas os senadores, sem nenhuma explicaĆ§Ć£o razoĆ”vel, decidiram retroceder e suspender as investigaƧƵes. “NĆ³s temos uma decisĆ£o do STF respaldando esta CPI. E nĆ³s vamos derrotar essa CPI quando ela estĆ” respaldada? (...) Na Ćŗltima sessĆ£o, nĆ³s quebramos 17 sigilos: trĆŖs fiscais e 14 bancĆ”rios e fiscais. Algumas dessas pessoas foram ao STF contra a quebra e o STF nos deu razĆ£o. Agora, nĆ³s mesmos vamos desistir dessa quebra de sigilo?”, questionou em vĆ£o o senador Randolfe Rodrigues (PSO

PHA: Janot jĆ” tem a ficha de Cunha. O que espera ?

Imagem
Vai fazer como o Moro com o tucano CĆ”ssio, o do dinheiro que voa ? Saiu no Globo: CUNHA Ɖ AUTOR DE REQUERIMENTOS SUSPEITOS, APONTA INVESTIGAƇƃO DA PGR Documento teria sido usado para achacar empresa; peemedebista nega por Vinicius Sassine BRASƍLIA — A Procuradoria Geral da RepĆŗblica (PGR) avanƧou na produĆ§Ć£o de provas que mostram que o presidente da CĆ¢mara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Ć© o verdadeiro autor de requerimentos parlamentares suspeitos de terem sido usados para pressionar a empresa Mitsui a pagar propina, segundo fontes da investigaƧƵes.

Com "lava jato", concedemos poder ao Estado em nome da "guerra justa"

Imagem
LIMITE PENAL 17 de julho de 2015, 11h00 - no Conju r Por  Alexandre Morais da Rosa Quando Goldschmidt lanƧou a metĆ”fora do processo como guerra antecipou os vieses pelos quais podemos compreender, com maior precisĆ£o, os mecanismos de recompensa dos agentes processuais em busca de otimizaĆ§Ć£o pessoal,  no  e  pelo  Processo Penal. Cada sujeito processual e policial, tanto na fase prĆ©-processual, como na fase judicial, Ć© movido por recompensas e satisfaĆ§Ć£o de interesses particulares. NĆ£o falamos de interesses pessoais no sentido de prevaricaĆ§Ć£o, embora nĆ£o se exclua a hipĆ³tese. Todos queremos um mundo melhor, com menos corrupĆ§Ć£o, menos crimes e, para tanto, democraticamente, estabelecem-se as regras do jogo democrĆ”tico. No caso do Processo Penal brasileiro, diante a importaĆ§Ć£o de novos institutos, especialmente delaĆ§Ć£o e leniĆŖncia, conforme apontado nas colunas anteriores ( aqui ), vivemos uma crise de princĆ­pios. A cada semestre os professores de Processo Penal ensinam os sist

Para Moro, crime antecedente nĆ£o precisa ser provado em processo por lavagem

Imagem
PROVA CONVINCENTE 17 de julho de 2015, 11h15 - no Conjur Para Moro, prova indireta afastar dĆŗvidas sobre crime antecedente. ReproduĆ§Ć£o Todos os elementos do crime de lavagem, inclusive a origem criminosa dos bens, direitos e valores, podem ser provados atravĆ©s de prova indireta, desde que convincente o suficiente para afastar qualquer dĆŗvida razoĆ”vel. Essa Ć© uma das conclusƵes do juiz federal Sergio Fernando Moro, responsĆ”vel pelas aƧƵes decorrentes da operaĆ§Ć£o "lava jato".  Em artigo publicado no Ćŗltimo dia 15, no portal de notĆ­cia Lecnews,  Moro conclui que nĆ£o Ć© preciso provar todos os elementos do crime antecedente no processo por crime de lavagem. Leia o artigo: Autonomia do crime de lavagem e prova indiciĆ”ria  Por Sergio Fernando Moro Juiz Federal/PR RESUMO: TraƧa breves consideraƧƵes sobre o princĆ­pio da autonomia do crime de lavagem em relaĆ§Ć£o ao crime antecedente e sobre a prova de ambos os crimes. Analisa a questĆ£o da prova indiciĆ”ria Ć  luz do Direi

Fernando Brito: Satisfeitos, deputados? O Brasil jƔ reduziu a maioridade, atƩ com pena de morte a socos

Imagem
17 de julho de 2015 | 09:55  Autor: Fernando Brito Da  Folha , agora cedo: “Um dos adolescentes condenados por estupro coletivo em Castelo do PiauĆ­ (a 190 km de Teresina) foi morto na noite desta quinta-feira (16) dentro do alojamento do CEM (Centro Educacional Masculino) para adolescente infratores, no bairro Itaperu, zona norte da capital piauiense. Ele foi morto sem ajuda de arma, mas com socos e pontapĆ©s, e a cabeƧa sendo batida contra o chĆ£o. Segundo o diretor de Atendimento Socioeducativo da Secretaria de Estado da AssistĆŖncia Social, Anderlly Lopes, a motivaĆ§Ć£o do crime seria vinganƧa. Gleison Vieira da Silva, 17, foi o adolescente que delatou os colegas e que ajudou a polĆ­cia na investigaĆ§Ć£o.