Postagens

Mostrando postagens de julho 4, 2015

Proposta de acordo aprovada com abstenções de peso

Imagem
infoGrécia 11/07/2015 Por 251 votos a favor, 32 contra, 8 abstenções e 9 ausências, a proposta de acordo do governo grego com os credores foi aprovada pela grande maioria dos deputados. Entre as abstenções contam-se a presidente do Parlamento e os ministros da Energia e da Segurança Social. A perspetiva de rebelião nos grupos parlamentares que apoiam o governo não se concretizou na votação da proposta de acordo com os credores. Tanto a maioria dos deputados afetos à Plataforma de Esquerda como a bancada dos Gregos Independentes acabaram por votar a favor da proposta de acordo,  como pediu Alexis Tsipras  no início do debate, evitando desgastar a maioria de que o governo dispõe a um ponto que obrigasse a um voto de confiança.

BBC: Vaticano inicia julgamento inédito de ex-sacerdote acusado de pedofilia

Imagem
Wesolowski trabalhava na República Dominicana BBC - 10/07/2015 A partir deste sábado, 11 de julho, o ex-núncio apostólico do Vaticano na República Dominicana, Jozef Wesolowski, enfrentará um processo judicial sem precedentes. Vai começar a audiência inicial de seu caso, o primeiro processo relacionado a acusações de pedofilia em um tribunal de Estado da Cidade do Vaticano. O polonês foi acusado de abusar sexualmente de menores durante os cinco anos em que desempenhou o cargo no país caribenho, entre 24 de janeiro de 2008, quando foi nomeado pelo então papa Bento 16, e 2 de agosto de 2013, quando foi obrigado a deixar o cargo.

Luis Nassif: O sucesso do Bolsa Família e do Pronatec

Imagem
Luis Nassif  - 10/07/2015 Há um negativismo na cobertura da mídia que acaba engolfando todo o país, criando a falsa percepção de que em se plantando, nada se dá. Provavelmente se sonegará do seu leitor a divulgação do trabalho do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), analisando os efeitos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) sobre o Bolsa Família. *** O trabalho cruzou os 80 milhões de dados do Cadastro Único, os 50 milhões do Bolsa Família, os 60 milhões do RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), para acompanhar o desempenho geral do Pronatec e, em especial, dos alunos egressos de programas sociais.

Inovação amplia os programas de transferência de renda na África

Imagem
Do Instituto Lula - 10/07/2015 - Diego   Foto: reprodução Em muitos países do continente africano, os programas de transferência de renda fazem parte de uma realidade que vem sendo alimentada e beneficiada pela inovação. Em nações como o Quênia, Zâmbia e Etiópia, os programas são elaborados a partir de pensões assistenciais para idosos, benefícios sociais para pessoas com deficiência e transferências para famílias com crianças, por exemplo.

Mercedes Sosa - Gracias a la vida

Imagem

Tarifaços de Beto Richa causam maior inflação do país em Curitiba

Imagem
Blog do Esmael - 10/07/2015 A inflação vem apertando o orçamento dos brasileiros nos últimos meses, fruto da crise econômica mundial que chegou forte ao país. Mas no Paraná, a situação é mais grave ainda. Números divulgados esta semana pelo IBGE mostram que Curitiba é a capital com a maior inflação nos últimos doze meses, mas por quê? A resposta é simples, o tarifaço aplicado pelo governador Beto Richa (PSDB) vai trazendo reflexos, em efeito cascata, e aumentando o custo de vida como um todo. Por isso, a inflação aqui é maior que nos outros estados. O índice acumulado nos últimos 12 meses chegou a 10,2% na capital paranaense. No resto do país, o acumulado do ano chegou a 7,37% no mês de junho.

Papa "excomunga" Globo: concentração das comunicações é ditadura alienante e colonialista.

Imagem
O Papa Francisco fez um discurso histórico na Bolívia durante a II Encontro dos Movimento Populares. Em uma passagem, passou um recado que, na prática, "excomunga" a Globo: A  concentração monopolista dos meios de comunicação  social que pretende impor padrões alienantes de consumo  e certa uniformidade cultural  é outra das formas que adapta o novo colonialismo.  É o colonialismo ideológico . Lembramos que "impor padrões" é uma forma de ditadura. Em outros trechos o Papa continuou batendo duramente no capitalismo neoliberal defendido pela Globo, Aécio, Bolsonaro, FHC, Malafaia, Eduardo Cunha, Itaú, etc. Adivinha se Jornal Nacional mostrou estes principais trechos do discurso? Que nada. Censurou quase tudo o que o Papa falou, só mostrando "abobrinhas". Não mostrou nenhuma crítica ao capitalismo neoliberal, nem mostrou a pregação pela distribuição de renda e das riquezas. Ao censurar, o Jornal Nacional confirmou o papel alienador da Globo. Por Zé Au

Putin: dívida dos EUA ameaça a economia mundial

Imagem
A dívida total dos Estados Unidos é um problema sério para toda a economia mundial, declarou o presidente russo, Vladimir Putin.   "Receio estar equivocado, mas o PIB do país (EUA) é de US$ 17,8 trilhões, enquanto a dívida alcança US$ 18,2 trilhões", disse o líder russo ao término da cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (OCX), realizada na cidade de Ufá. Segundo Putin, o deficit impacta não apenas os Estados Unidos, mas toda a economia mundial. O líder russo se referiu não apenas aos problemas americanos, mas aos dilemas atravessados por todos atores da economia global. "A crise na Europa, o que acontece na Grécia. os BRICS, infelizmente, não são uma exceção", destacou Putin. Ainda assim, o líder russo afirmou que apesar dos problemas atuais, a China segue sendo a economia que impulsiona a economia mundial. "Concordo com as estimativas chinesas de que no período anterior (…) houve certa correção para baixo, mas os últimos dados mostram um lev

Santayana: A ODEBRECHT E O BNDES

Imagem
Postado por Mauro Santayana  (Jornal do Brasil) - Nos últimos dias, jornais e portais deram destaque para a informação de que os financiamentos à Odebrecht pelo BNDES teriam “disparado” de 2007 para cá, e de que diplomatas brasileiros servindo em outros países e na Venezuela, teriam apoiado a empresa e comemorado, em comunicados e correspondência interna,  o fato dela ter aumentado nos últimos anos seus negócios no exterior.  Chama-se  a atenção para isso, como se houvesse algo de irregular nesses dois fatos.

Mino Carta fala de Moro, golpismo e justiça

Imagem
Em entrevista a Lino Bocchini, o diretor de redação Mino Carta fala dos rumos das investigações da Operação Lava Jato, de seus problemas e do que pode estar por vir Carta Capital

Governo autoriza abertura de 2.290 vagas de medicina em instituições privadas

Imagem
Criado em  10/07/15 14h56  e atualizado em  10/07/15 18h20   Por  Paula Laboissière  Edição: Denise Griesinger  Fonte: Agência Brasil O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação anunciaram hoje (10) a abertura de 2.290 vagas distribuídas em 36 novos cursos de medicina de instituições privadas. A expansão de vagas no setor integra o Programa Mais Médicos, que selecionou 39 municípios considerados prioritários para o processo. O prazo para que os cursos estejam em funcionamento varia de três a 18 meses e será monitorado pelo Ministério da Educação.

O sábio e a multidão segundo Epiteto

Imagem
Postado em   10 jul 2015 por :   Paulo Nogueira Epiteto, nascido na Grécia por volta de 50 DC, passou boa parte da vida como escravo, em Roma. Foi alforriado por seu dono, Epafrodito, um dos favoritos de Nero. Fascinado pelas idéias de Rufo, um pensador estóico, Epiteto acabou, ele próprio, se transformando num filósofo cuja sabedoria ultrapassaria a barreira do tempo. Como Sócrates, jamais escreveu um livro. Um discípulo, Arriano, compilou suas idéias num livro. As frases abaixo, que fazem parte da nossa série “Conversas com Escritores Mortos”,  foram tiradas de um capítulo chamado “O Filósofo e a Multidão”. Senhor Epiteto, como o senhor distingue o homem sábio do tolo?

LAVA JATO: TRF-4 nega de novo Habeas Corpus preventivo a ex-ministro José Dirceu

Imagem
10 de julho de 2015, 18h25 no Conjur O juiz federal Nivaldo Brunoni, convocado para atuar no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), negou nesta sexta-feira (10/7) novo pedido do ex-ministro José Dirceu para receber Habeas Corpus preventivo. Para a defesa, a divulgação de que um delator da operação "lava jato" citou o ex-ministro indica a possibilidade de que ele seja preso.  Defesa de Dirceu aponta risco de que ele seja preso após ser citado em delação. Reprodução Brunoni já havia  negado liminar na última sexta (3/7) , mas os advogados de Dirceu recorreram para que o juiz fizesse nova avaliação. Ele manteve a negativa, porém recebeu um agravo regimental para levar o tema à 8ª Turma. O juiz ressaltou que não há data prevista para a apresentação do agravo no colegiado. “Em feitos dessa natureza, a comunicação de inclusão em mesa de julgamento (sem efeito de intimação) é feita diretamente no processo eletrônico, com antecedência mínima de 48h da data da sessão

Gilmar Mendes agiliza julgamento de Dilma no TSE em férias forenses

Imagem
Com as férias de Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski, Gilmar envia solicitação a Celso de Mello para audiência que ouvirá testemunhas do processo Patricia Faermann - Jornal GGN Jornal GGN - Durante o julgamento das contas de campanha da presidente Dilma Rousseff, entre novembro e dezembro de 2014, o ministro do STF e do TSE, Gilmar Mendes, era o relator do processo e tomou decisões aos finais de semana, em horários que extrapolam a carga horária do Judiciário, além das próprias férias forenses - quando os ministros e magistrados se ausentam e apenas tomadas urgentes são definidas nos plantões. Seis meses passaram-se, as contas da presidente voltaram a julgamento e novo recesso forense. Ainda que respaldado pelas normas internas, Gilmar Mendes utiliza-se do exercício de substituto da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para definir pautas e agilizar o julgamento de Dilma na Corte.

Lava Jato: Secretaria de Alckmin teria recebido 5 milhões em propina

Imagem
Em um dos depoimentos prestados à Justiça Federal do Paraná, em outubro de 2014, o doleiro Alberto Youssef contou ter pago propina de R$ 5 milhões a fiscais do ICMS paulista para favorecer a Pirelli Cabos Elétricos. A Pirelli pneus afirma não ter mais vínculo com a fabricante de cabos desde que vendeu a unidade, antes destes acontecimentos.  POLICIA FEDERAL OPERAÇÃO LAVAJATO Disse Youssef que Júlio Camargo, outro investigado na operação Lava Jato, representava a fabricante de cabos em 2010 e o procurou para fazer o pagamento da propina. Fora da jurisdição federal, a denúncia foi encaminhada para o Ministério Público Estadual de São Paulo (MPE-SP), que abriu inquérito e voltou a ouvir o doleiro no mês passado (junho), quando Youssef deu mais detalhes, revelando o nome de outros agentes públicos paulistas corrompidos e que o esquema durou pelo menos quatro anos. Os investigadores estimam que as propinas pagas aos fiscais pelo doleiro passaram de R$ 15 milhões, em cima de valores

Wanderley Guilherme: Alerta

Imagem
Por Wanderley Guilherme do Santos - 10 de julho de 2015 - no Segunda Opinião Golpes parlamentares ou do judiciário são possíveis, sim. Nem sempre promovidos pelos que deles fazem propaganda. Em 64 foi preciso uma “vaca fardada” se mover sem saber direito aonde ia e os oportunistas lhe deram o sentido que desejavam: contra a Constituição e a ordem legal. A começar pela declaração do Senado de vacância da Presidência com o presidente João Goulart ainda em território nacional, senha de que o Partido Social Democrata, centro-conservador, aderira ao esbulho. O resto foi um jogo de dominó.

Fernando Brito: Será que que Dilma mostrará à direita as contas de sua súbita bondade?

Imagem
10 de julho de 2015 | 13:14  Autor: Fernando Brito Tomara que estejam certos os repórteres Max Leone e Marco Aurélio Reis, de  O Dia , que anunciam que Dilma vai propor uma alternativa para viabilizar o aumento de aposentados com os mesmos índices de reajuste dados ao salário mínimo: a taxação de grandes fortunas. Demorou, como diz a rapaziada aqui no Rio. Porque é preciso colocar a direita brasileira, que hoje distribui prodigamente os aumentos salariais e benefício que jamais deram ao povo brasileiro com o claro intuito de inviabilizar as contas do Governo, aquelas que enchem a boca para dizer que têm de ser superavitárias.

Mino: estadista chama Paulo Lacerda de volta à PF!

Imagem
E o Supremo, que deixa o Moro solto, a destruir o Brasil ? O  Conversa Afiada  reproduz as considerações de imaginário estadista que o Mino conheceu: 

Dona da casa do interior de Goiás devolve dinheiro recebido do Bolsa Família

Imagem
Tereza Campello, do MDS, afirma que população de baixa renda “dá valor aos cursos e tem garra para chegar até o final” por  Redação RBA   publicado  10/07/2015  UBIRAJARA MACHADO/MDS Como previa a ministra Tereza Campello, a imprensa não se interessou pelo assunto por "não estar na pauta" Brasília – A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, apresentou ontem resultados do  Caderno de Estudos Inclusão Produtiva Urbana: o que fez o Pronatec/Bolsa Formação entre 2011 e 2014 . O estudo mostra que mais que dobrou a quantidade de beneficiários do Bolsa Família que conseguiram um emprego formal depois de terminar um curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A ministra destacou o potencial do Pronatec para reverter os números de desemprego no país. Para ela, o programa, junto com outras iniciativas, pode alavancar um crescimento na economia e no emprego. “Precisamos aumentar nossa produtividade. O Pro

Ministro Marco Aurélio: País vive inversão de valores e perda de princípios.

Imagem
10 de julho de 2015, 15h51 - no Conjur Para ministro Marco Aurélio, segurança jurídica é espinha dorsal da sociedade. “A segurança jurídica é a espinha dorsal da sociedade. Sem ela, há sobressaltos, solavancos, intranquilidade maior. O regime democrático a pressupõe. A paz social respalda-se na confiança mútua e, mais do que isso — em proveito de todos, do bem comum —, no respeito a direitos e obrigações estabelecidos, não se mostrando consentâneo com a vida gregária, com o convívio civilizado, ignorar o pacto social, fazendo-o a partir do critério de plantão.” A afirmação é do ministro  Marco Aurélio , do Supremo Tribunal Federal, durante palestra na Universidade de Coimbra, em Portugal. Ele discorreu na última terça-feira (7/7) sobre a necessidade de o Direito servir para minimizar incertezas da população. Em homenagem ao professor José Joaquim Gomes Canotilho — cuja obra Constituição Dirigente e Vinculação do Legislador  é classificada por Marco Aurélio como um dos livros d

Dilma: Entrevista exclusiva, em Ufá, à TV RT

Imagem
Sputnik News - 10/07/2015 Presidenta Dilma Rousseff, no âmbito da VII Cúpula dos BRICS, na Rússia, concedeu entrevista exclusiva ao canal de TV russo RT, que transcrevemos na íntegra abaixo: © ROBERTO STUCKERT FILHO/P R Dilma Rousseff defende na Rússia mais participação dos BRICS no FMI e na ONU RT: Durante a Cúpula foram tomadas decisões importantes, sobretudo sobre a formação do Banco dos BRICS. Qual a sua avaliação das reuniões?  Dilma Rousseff: Eu acredito que esta reunião, a VII Cúpula dos BRICS, sediada na Rússia, teve um resultado excepcional. Foi um marco nas nossas relações. Сoncretizamos a formação do Banco do BRICS, nomeamos toda sua estrutura de governança, inclusive já indicamos o presidente e os vice-presidentes do banco. Além disso, fizemos um acordo contingente de reservas, que é uma espécie de amortecedor para as crises financeiras, pelo fato dos mercados oscilarem muito. E esse acordo de reservas contingentes foi assinado pelos nossos bancos cent

Saul Leblon : Dilma, Xangai e o sopro de esperança

Imagem
EDITOTIAL A proteção ao emprego anunciada por Dilma mostra que é possível repactuar a economia fora da receita neoliberal para o Brasil. por: Saul Leblon  - na Carta Maior A Presidenta Dilma Rousseff fez três movimentos nas últimas horas que podem ser relevantes se refletirem o sopro de um vento novo, não a reatividade efêmera dos abanos em ambientes sufocantes.   Seu efeito mais visível foi sacudir a resistência ao golpe que o conservadorismo discute abertamente no país.   Há aqui uma hierarquia a destacar, cuja importância não é negligenciável.   Não foi o golpismo que gerou a convergência progressista das últimas horas.    Foi a contundência de Dilma em denuncia-lo, e a determinação de combate-lo, que imantou forças e vozes até então esmorecidas e dispersas.   Bingo número um: não haverá resistência sem que o principal protagonista político da trama participe, articule  e convoque a sociedade.

Paulo Nogueira: Para que servem e por que existem os sites progressistas?

Imagem
Postado em   10 jul 2015 por :   Paulo Nogueira O Helicoca não foi assunto para a mídia tradicional Para que servem os sites progressistas? Por que existem? A sociedade sabe as respostas para ambas as questões, mas a mídia tradicional insiste em tentar manipular as pessoas. Os sites progressistas servem, fundamentalmente, para dar pluralidade ao mercado de notícias e opiniões. E existem por causa disso: porque há uma expressiva parcela de brasileiros que não se satisfazem com o que lhes é oferecido, ou impingido, pela Globo, pela Veja, pela Folha e por aí vai. É, no fundo, uma questão de mercado.

Vídeo completo da entrevista da Dilma na Rússia (inclui o "nocaute" em Aécio).

Imagem
O "nocaute" de Dima em Aécio começa nos 7:16m Por: Zé Augusto - no blog Os Amigos do Presindete Lula - 09/07/2015 Transcrição da entrevista na íntegra: Presidenta:  Quero dizer que é uma reunião dos Brics com muito sucesso. Nós definimos, há um ano e meio, dois anos atrás, a formação do Banco de Desenvolvimento dos Brics e do Acordo Contingente de Reservas. E, nesse processo, o Brics tem uma grande preocupação em concretizar a parceria. Nesse processo, nós conseguimos, nesse período, construir as duas instituições. Ambas tiveram todos os seus processos aprovados pelos países, cada um dos países-membros. Depois, foi constituído tanto o Conselho de Governadores quanto o de Diretores. E agora foi escolhida, também, toda a alta administração do banco, que é composta por um presidente hindu, que é o primeiro, não é? E depois vai ser rodiziado, que é o senhor Kamath, e por quatro presidentes [vice-presidentes] dos outros países. O nosso representante é o Paulo Nogueira Batis

Procuradoria ouve Youssef da Lava Jato sobre campanha do tucano Beto Richa

Imagem
Helena Sthephanowitz - 09/07/2015 O doleiro Alberto Youssef,  preso desde março de 2014 pela Operação Lava Jato, foi ouvido na manhã desta quinta-feira, 9, pela Procuradoria Geral da República sobre o esquema de desvios no Paraná que podem ter relação com o governador do Estado, Beto Richa (PSDB).   Youssef é ouvido por representante da PGR, em Curitiba, onde está preso. Há duas semanas o doleiro, foi sondado por promotores de Justiça do Estado e por equipes federais para saber se ele poderia colaborar com informações sobre o escândalo de desvios no Paraná. O Ministério Público investiga a ligação entre fraudes na Receita do Estado, dentro da Operação Publicano, e a campanha à reeleição do governador Beto Richa em 2014. Auditor fiscal suspeito de integrar o esquema que atuava no fisco paranaense, Luiz Antônio de Souza afirmou em delação premiada que ele e seus colegas arrecadaram até R$ 2 milhões para a reeleição do tucano no ano passado, via caixa 2.

Alckmin não cumpre promessa; rentabilidade das concessionárias de estradas é quase quatro vezes maior que a dos bancos

Imagem
publicado em 09 de julho de 2015 às 20:20 por Antônio de Souza, especial para o Viomundo Na campanha eleitoral de 2010, Geraldo Alckmin, então candidato do PSDB ao governo de São Paulo, prometeu que iria revisar o preço dos pedágios paulistas, que são os mais caros do Brasil. Alckmin esqueceu a sua promessa e resolveu congelar os preços por um ano, mas manteve as tarifas muito altas e as tem reajustado mesmo  que as  concessionárias devam R$ 2 bilhões para o governo paulista .

Defesa da OAS vê "graves distorções" em delações premiadas da "lava jato"

Imagem
9 de julho de 2015, 20h21 Por  Pedro Canário  - no Conjur Depois de analisar as gravações de áudio e vídeo das delações premiadas de executivos da Toyo Setal na operação “lava jato”, a defesa da OAS concluiu que houve “sérias e graves distorções das manifestações dos depoentes”. Em  petição  enviada à 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, os advogados da OAS pedem que o processo seja anulado desde o oferecimento da denúncia, “tendo em vista a reconhecida ofensa ao contraditório, à ampla defesa e ao devido processo legal”. No entendimento dos advogados, as delações da Toyo Setal não foram colaboração com a Justiça, como vem sendo alardeado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal a respeito da “lava jato”. Tratou-se, segundo a OAS, “de colaboração com a tese ou com o discurso da Força Tarefa MPF/PF”.

Declaração de Ufá confirma unidade dos BRICS frente a problemas globais

Imagem
Sputnik News - 10/07/2015 A declaração de Ufá, assinada pelos líderes dos BRICS durante a 7ª reunião de cúpula do grupo, nesta quinta-feira, confirmou a convergência dos pontos de vista dos cinco países sobre muitos dos principais problemas da política e economia internacionais, e comprovou o desejo dos BRICS em aumentar o seu papel na resolução de assuntos globais.

35 anos sem Vinícius de Moraes. Como Drummond, é uma saudade, mas como dói

Imagem
9 de julho de 2015 | 22:28  Autor: Fernando Brito Vinícius de Moraes, cuja morte completa hoje 35 anos, ainda é mais, muito mais, que um simples nome de rua. Foi, como Drummond, uma referência para a esquerda juvenil dos anos 70, sempre a relembrar que a delicadeza, o amor, a paixão, o desejo jamais foram inimigos, antes o contrário, da vontade de mudar. A onda moralista, hoje, despencaria sobre ele: “um devasso”, um imoral, um lascivo ocupando um posto na diplomacia brasileira e com esta intolerável mania de ser um homem simples.

Documentos revelam que EUA sabiam da morte de Rubens Paiva e Stuart Angel

Imagem
Criado em  09/07/15  -  Por  Repórter Brasil / TV Brasil O governo dos EUA liberou 538 documentos entre telegramas, memorandos e relatórios do Departamento de Estado que ficaram secretos por mais de 40 anos que revelam que a diplomacia norte-americana teve conhecimento da morte do ex-deputado Rubens Paiva e do militante Stuart Angel Jones.Os documentos foram entregues à Casa Civil em Brasília no último dia 30 e estão disponíveis após um pedido da Comissão Nacional da Verdade feito em 2012 e estão agora disponíveis no  site do Arquivo Nacional . 

China manda polícia reprimir especuladores e Bolsas se recuperam

Imagem
EL PAÍS - XAVIER FONT DE GLÒRIA - Pequim 9 JUL 2015 Telão na Bolsa de Xangai. /  EFE O Governo chinês está se mostrando disposto a tudo o que for necessário para frear a  sangria nas Bolsas do país . As autoridades da China  anunciaram nesta quinta-feira uma investigação conjunta da polícia e da Comissão Reguladora do Mercado de Valores contra especuladores que praticam “vendas curtas maliciosas”, segundo a agência estatal de notícias  Xinhua . Meng Qingfeng, vice-ministro de Segurança Pública – um dos órgãos mais poderosos do regime chinês –, visitou a sede da agência reguladora das Bolsas e prometeu “castigar severamente as operações que violam as leis e regulamentos”.

Emir Sader: Washington Luís ou Getúlio?

Imagem
9 de julho de 1932: as elites paulistas tentaram conter e reverter as transformações que Getúlio começava a implementar no Brasil. por Emir Sader em 09/07/2015 - na Carta Maior Hoje é o dia que as elites paulistas usam para comemorar a memória de um dos seus ícones fundamentais – o outro é Borba Gato e os bandeirantes. Porque em um dia como hoje as elites paulistas tentaram conter e reverter as transformações que Getúlio começava a implementar no Brasil. Washington Luís, político de origem carioca, cooptado pelas elites paulistas – exatamente como o FHC -, se havia notabilizado por, além de dar continuidade ao domínio das elites primário-exportadoras, por duas de suas afirmações: “A questão social é questão de polícia” e “Governar é construir estradas” – para facilitar as exportações. Nada mais contrastante do que o governo que o Getúlio iniciava, com a reivindicação pelo Estado dos direitos sociais dos trabalhadores e pela interpelação dos brasileiros como “Trabalh