Postagens

Mostrando postagens de julho 3, 2015

Documentos revelam que EUA sabiam da morte de Rubens Paiva e Stuart Angel

Imagem
Criado em  09/07/15  -  Por  Repórter Brasil / TV Brasil O governo dos EUA liberou 538 documentos entre telegramas, memorandos e relatórios do Departamento de Estado que ficaram secretos por mais de 40 anos que revelam que a diplomacia norte-americana teve conhecimento da morte do ex-deputado Rubens Paiva e do militante Stuart Angel Jones.Os documentos foram entregues à Casa Civil em Brasília no último dia 30 e estão disponíveis após um pedido da Comissão Nacional da Verdade feito em 2012 e estão agora disponíveis no  site do Arquivo Nacional . 

China manda polícia reprimir especuladores e Bolsas se recuperam

Imagem
EL PAÍS - XAVIER FONT DE GLÒRIA - Pequim 9 JUL 2015 Telão na Bolsa de Xangai. /  EFE O Governo chinês está se mostrando disposto a tudo o que for necessário para frear a  sangria nas Bolsas do país . As autoridades da China  anunciaram nesta quinta-feira uma investigação conjunta da polícia e da Comissão Reguladora do Mercado de Valores contra especuladores que praticam “vendas curtas maliciosas”, segundo a agência estatal de notícias  Xinhua . Meng Qingfeng, vice-ministro de Segurança Pública – um dos órgãos mais poderosos do regime chinês –, visitou a sede da agência reguladora das Bolsas e prometeu “castigar severamente as operações que violam as leis e regulamentos”.

Emir Sader: Washington Luís ou Getúlio?

Imagem
9 de julho de 1932: as elites paulistas tentaram conter e reverter as transformações que Getúlio começava a implementar no Brasil. por Emir Sader em 09/07/2015 - na Carta Maior Hoje é o dia que as elites paulistas usam para comemorar a memória de um dos seus ícones fundamentais – o outro é Borba Gato e os bandeirantes. Porque em um dia como hoje as elites paulistas tentaram conter e reverter as transformações que Getúlio começava a implementar no Brasil. Washington Luís, político de origem carioca, cooptado pelas elites paulistas – exatamente como o FHC -, se havia notabilizado por, além de dar continuidade ao domínio das elites primário-exportadoras, por duas de suas afirmações: “A questão social é questão de polícia” e “Governar é construir estradas” – para facilitar as exportações. Nada mais contrastante do que o governo que o Getúlio iniciava, com a reivindicação pelo Estado dos direitos sociais dos trabalhadores e pela interpelação dos brasileiros como “Trabalh

Eduardo Guimarães: Blog fecha acordo com advogados para denunciar fascistas

Imagem
Posted by  eduguim  on 09/07/15 • Categorized as  Aviso   A situação chegou ao limite. Os arreganhos fascistas estão em toda parte, ainda que com ocorrência muito maior em São Paulo. Atingem homens, mulheres, jovens, idosos de forma indistinta. São praticados em estabelecimentos comerciais ou até mesmo nas ruas. Basta que a vítima demonstre opinião política que grupos fascistas decidiram tornar “ilegal” ou que seja identificada com o grupo político colocado na “ilegalidade” por grupos de militantes que decidiram tomar a “lei” nas próprias mãos, para as agressões ocorrerem. No âmbito da crise política que se estabeleceu a partir deste ano, movimentos políticos oriundos da internet vêm estimulando as agressões.

Fernado Brito: Cunha em rede de TV. É a “campanha” para Primeiro Ministro?

Imagem
9 de julho de 2015 | 18:02  Autor: Fernando Brito O jornal  O Dia  publica que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, convocou uma rede nacional de televisão para sexta-feira da semana que vem, dia 17. Serão cinco minutos em horário nobre, em tesa para “prestar contas” do desempenho de sua gestão no parlamento. A direção, que “bandeira”,  é do marqueteiro de Aécio, Paulo de Tarso. Obvio que vai “faturar” a redução da maioridade penal e o “saco de bondades”  que os parlamentares distribuíram, claro que cabendo a Dilma pagar.

CPI da Petrobras quer saber origem de dinheiro que paga honorários de advogada

Imagem
Advogada Beatriz Catta Preta 9 de julho de 2015, 18h27 Por  Pedro Canário  - no Conjur A CPI da Petrobras, que corre na Câmara dos Deputados, quer saber como são pagos os advogados que garantem a defesa dos investigados na operação “lava jato”. Nesta quinta-feira (9/7), a CPI autorizou a convocação da advogada Beatriz Catta Preta para depor. O objetivo é “verificar a origem dos recursos com que seus clientes têm custeado os respectivos honorários”. Beatriz Catta Preta é uma advogada de São Paulo que se especializou no instrumento da delação premiada. Ela coordena, por exemplo, as delações de Pedro Barusco e Paulo Roberto Costa, dois ex-diretores da Petrobras e dois dos principais prestadores de informações à “lava jato”.

DW: Entidades denunciam na OEA redução da idade penal

Imagem
Petição de organizações brasileiras acusa Eduardo Cunha de "abuso de poder" na votação e alerta que Brasil pode ser excluído de organismos internacionais de direitos humanos caso mude Constituição. O Brasil pode ser suspenso de sistemas internacionais de direitos humanos, caso a  redução da maioridade penal  seja aprovada no país. A afirmação é de entidades brasileiras que protocolaram uma representação contra a mesa diretora da Câmara dos Deputados na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que faz parte da Organização dos Estados Americanos (OEA).

BRICS: Parcerias lançadas em Ufa são respostas para ampliar investimentos em meio à crise mundial

Imagem
Blog do Planalto - 09/07/2015 A estratégia para a parceria econômica dos Brics, lançada nesta quinta-feira (9), em Ufa, constitui um mapa do caminho para ampliar o comércio, os investimentos e a cooperação entre os países do grupo, em setores como energia, mineração, agricultura, finanças, infraestrutura, educação, ciência, tecnologia e inovação, turismo e mobilidade laboral. A declaração foi feita pela presidenta Dilma Rousseff, durante sessão plenária dos chefes de Estado e de governo do sétimo encontro entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, na Rússia.

Jornal Brasil Atual completa 11 anos neste 9 de Julho

Imagem
Rádio mantém time de alto nível: Paulo Vannuchi, Flávio Aguiar, Emir Sader, Frei Betto, Clemente Ganz Lucio, Mouzar Benedito, Marcio Pochmann e uma equipe premiada de repórteres e editores por  Oswaldo Luiz Colibri Vitta, diretor de Jornalismo do JBA   publicado  09/07/2015  REGINA DE GRAMMONT Marilu Cabañas e Anelize Moreira: prêmio jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos São Paulo  –  A experiência bem-sucedida da Rádio dos Bancários nos anos 90 (92-94, pela Gazeta AM São Paulo) apontou alguns caminhos para o radiojornalismo alternativo, engajado na luta dos movimentos sociais e dos direitos humanos e comprometido na defesa dos trabalhadores. No começo dos anos 2000, a CUT e seus principais sindicatos voltaram a investir firmemente em comunicação. O projeto de jornalismo na rádio nasceu em 2004, no histórico dia 9 de julho, por propositada coincidência na Rádio Nove de julho 1600 AM: Jornal dos Trabalhadores. O programa também era transmitido

Com novo site, BRICS terão secretariado virtual transparente

Imagem
Sputnik News - 09/07/2015  -   Vladimir Kultygin Depois do fim da cúpula, os BRICS terão site próprio permanente. Nesta quinta-feira, termina a VII cúpula dos BRICS na cidade russa de Ufá (República de Bascortostão). Desde amanhã, Ufá se tornará sede da cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (SCO). E na semana que vem, os BRICS terão seu próprio site. Até agora, os BRICS só tinham sites com informações dedicadas a um evento concreto. O atual,  www.en.brics2015.ru , por exemplo, é o site da presidência russa. No ano que vem, a presidência rotativa passa para a Índia, e depois, será o turno da China. Os sites não desaparecem, mas ficam um pouco como o site da Copa 2014. Interessante e histórico, mas já faz parte da história.

PF quer ver pagamentos dos governos Aécio e Anastasia a empresas de Youssef

Imagem
Será que finalmente a Policia Federal vai fazer valer a lei igual para todos e não a lei apenas para cor partidária? Será que finalmente chegou a vez dos tucanos, ou seria apenas uma cortina de fumaça?. E o Aécio Neves, com seu fiel escudeiro Anastasia, vão acusar a PF de petista, como sempre fazem quando deixam as digitais nos cofres públicos? Por Helena Sthephanowitz - 09/07/2015 A notícia foi publicada na noite dessa quarta feira (08) no jornal O Estado de São Paulo. A Polícia Federal quer identificar eventuais pagamentos emitidos pelo governo de Minas Gerais a empresas do doleiro Alberto Youssef no ano de 2010, quando o Estado foi administrado pelos hoje senadores tucanos Aécio Neves e Antônio Anastasia. A solicitação consta em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) em junho no qual investigadores pedem a prorrogação da investigação de Anastasia por suposto envolvimento no esquema de corrupção deflagrado pela Operação Lava Jato.

Fernando Brito: Como nos fazer regredir um século em um dia, com a “Emenda Herodes” de Eduardo Cunha

Imagem
9 de julho de 2015 | 09:55  Autor: Fernando Brito Se não tiver tempo para e ler hoje o ótimo   texto de Ricardo Westin , da Agência Senado, marque a guarde para ler no final de semana. Chame a família para ver. Mostre aos amigos. Está longe de se pretender um panfleto, porque narra serenamente fatos e transcreve fatos e opiniões sedimentados pelo tempo. Mas é, porque traz fatos que, embora, infelizmente, esquecidos, saltam aos olhos em meio ao furor selvagem de transformar a lei em ferramenta de vingança ou, ainda pior, de demagogia com a dor de quem perdeu alguém vítima dos efeitos da tragédia social brasileira.

“Foi uma convulsão, não uma convenção”: o surpreendente deputado que definiu à perfeição o PSDB.

Imagem
Postado em   09 jul 2015 por :   Paulo Nogueira Clap, clap, clap Jean Wyllys resumiu bem: a mais perfeita descrição do PSDB veio de onde ninguém esperava. Não de um intelectual petista ou progressista, não de um político habituado a frequentar primeiras páginas ou manchetes, não de um tucano revoltado com a trajetória revoltante que o PSDB tomou nos últimos anos. Veio, num jorro histórico, de um deputado federal virtualmente desconhecido, e pertencente a um partido de segunda linha, o PSC. Não à toa, o vídeo viralizou nas redes sociais. Sílvio Costa é o nome.

Papa elogia Evo Morales e sinaliza mediação na disputa por saída ao mar

Imagem
Evo Morales entrega ao Papa um crucifixo. EL PAÍS - PABLO ORDAZ - La Paz 9 JUL 2015 - 10:56 BRT O papa Francisco endereçou um indiscutível elogio às políticas de Evo Morales, o primeiro presidente indígena da Bolívia, assim que desembarcou na quarta-feira à tarde no aeroporto de La Paz. “Como são belos os países que superam a desconfiança doentia e integram os diferentes, e que fazem dessa integração um novo fator de desenvolvimento!”, exclamou Jorge Mario Bergoglio, horas depois de deixar o Equador, onde também não escondeu suas simpatias pelo presidente Rafael Correa, apesar do rechaço que algumas de suas medidas estão despertando em amplos setores da sociedade.

Vox Populi: FHC foi o governo mais corrupto do Brasil nos últimos vinte anos

Imagem
Pravda.ru Entre os três últimos presidentes brasileiros das últimas duas décadas,  Fernando Henrique Cardoso , do PSDB, foi o que menos combateu a corrupção no Brasil. Ficou, assim, atrás da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores. Por redação do Portal Metropole Pesquisa realizada pelo instituto de opinião Vox Populi coloca Lula como líder do ranking no quesito “presidente que mais combateu a corrupção”, com 31% das manifestações favoráveis. Dilma vem em segundo, com 29%.

Gregos trabalham mais 671 horas anuais que alemães, diz OCDE

Imagem
9 Julho, 2015 sociedade                         InfoGrécia desemprego O relatório hoje divulgado pela OCDE diz que a Grécia é o país europeu com mais horas de trabalho por ano. A Alemanha fica na extremidade oposta do ranking. A diferença entre os dois é de 671 horas. A OCDE alerta que devido à diferença das fontes e métodos de cálculo estatístico, este trabalho serve mais para comparar tendências no mesmo país (nos três casos aumentaram as horas de trabalho em relação a 2013, mais em Portugal do que na Grécia e Alemanha) do que para comparar países.

DW: Pequim intervém, e bolsas se recuperam

Imagem
Após governo impedir grandes investidores e executivos de empresas listadas de venderem ações nos próximos meses, índices de Xangai e Shenzhen fecham em alta. Em menos de um mês, bolsas caíram cerca de 30%. Após acumularem quedas superiores a 30% nas últimas semanas, o equivalente a quase 4 trilhões de dólares, os mercados financeiros chineses deram sinais de recuperação nesta quinta-feira (09/07), numa reação às medidas anunciadas por Pequim para combater a especulação. O índice geral da bolsa de Xangai (SSE) encerrou a sessão desta quinta-feira com uma alta de 5,76%, para 3.7019,33 pontos, se recuperando de uma queda de 3,81% registrada na abertura dos mercados. Durante o pregão, o índice chegou a registrar alta de 6,88%.

“De 555 colunistas da velha mídia, seis são negros. Por isso o racismo não interessa”, afirma escritora

Imagem
No DCM Da escritora Ana Maria Gonçalves, na  Folha: De 555 colunistas e blogueiros de 8 veículos de imprensa (Folha, “O Estado de S. Paulo”, “O Globo”, “Época”, “Veja”, G1, UOL, e R7), 6 são negros. Também por isso o debate sobre racismo ocorre longe da maioria da população a quem, no dia a dia, ele não afeta ou interessa. Quando um caso é destaque, como a suspensão da peça “A Mulher do Trem”, produzida pelo grupo os Fofos Encenam e acusada de reproduzir estereótipos racistas usando “blackface” –técnica de pintar o rosto de preto–, colunistas e comentaristas usam o pouco conhecimento e o muito espaço que possuem para chamar de ignorantes os militantes antirracismo.

Fernando Brito: A lição de Francisco, para muita gente ouvir

Imagem
9 de julho de 2015 | 01:11  Autor: Fernando Brito Há uma preciosidade política entre as falas do Papa Francisco, hoje. Não, não foram os elogios feitos à Bolívia, em sua chegada àquele país,  pela inclusão social e a diversidade, expressa até no nome “Estado Plurinacional da Bolívia”. Todas muito importantes, por certo. Foi antes de embarcar para lá, ainda no Equador. No finalzinho da matéria de  O Globo , narrando suas atividades com Evo Morales, ficou o registro de Francisco o santuário de La Virgen de El Quinche, a 30 quilômetros de Quito, a capital equatoriana onde  pediu a sacerdotes e bispos que cuidassem  do “Alzheimer espiritual” que faz a Igreja esquecer dos mais humildes.

Venicio A. de Lima : Vinte por quês que exigem resposta (antes que seja tarde)

Imagem
Venicio A. de Lima * Por que a maioria dos brasileiros acredita que um único partido político é responsável pela corrupção? Por que defendem a volta dos militares? 1. Por quê? Os principais jornais e revistas, as principais emissoras de rádio e de televisão, “contam”, todos, “a mesma estória” sobre o que ocorre hoje no Brasil como se houvesse um único supra editor a editar todas as notícias? 2. Por quê? O Congresso Nacional eleito em 2014, com apoio ostensivo da grande mídia, adotou uma inédita pauta conservadora que ameaça conquistas históricas de direitos humanos fundamentais e desafia o equilíbrio entre os Poderes da Republica?

Microsoft anuncia demissão de 7.800 funcionários, 6% de sua força de trabalho

Imagem
EUA TECNOLOGIA EFE -  Washington 8 jul 2015 Microsoft anunciou a demissão de 7.800 funcionários. EFE/Andrew Gombert A Microsoft anunciou nesta quarta-feira que prevê eliminar até 7.800 postos de trabalho, equivalente a 6% do total de seus funcionários, devido aos maus resultados em sua aposta nos negócio de telefones celulares. O executivo-chefe da companhia, Satya Nadella, anunciou também que a Microsoft assumirá perdas contábeis de US$ 7,6 bilhões pela aquisição da divisão de smartphones da Nokia no ano passado.

O discurso de Alexis Tsipras no Parlamento Europeu

Imagem
8 Julho, 2015 governo                     infoGrécia tsipras O infoGrécia traduziu o discurso desta terça-feira do primeiro-ministro grego aos eurodeputados. Tsipras explicou que pretende fazer as reformas que os memorandos nunca quiseram: combater a evasão fiscal e a corrupção. Veja também o vídeo da intervenção, dobrado em português. Senhores Deputados, é uma honra para mim falar neste verdadeiro templo da democracia europeia. Muito obrigado pelo convite. Tenho a honra de me dirigir aos representantes eleitos dos povos da Europa, num momento crítico tanto para o meu país, a Grécia, como para a zona euro e também para a União Europeia como um todo.

Renan Calheiros se torna réu em ação de improbidade administrativa

Imagem
8 de julho de 2015, 22h00 - no Conjur O presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), se tornou réu em uma ação civil aberta pela Justiça Federal no Distrito Federal. O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal, que investiga se, em 2007, o parlamentar teve despesas pessoais pagas por Cláudio Gontijo, que atuava como intermediador da Empreiteira Mendes Júnior. Se condenado, Renan pode perder o cargo Esses valores, segundo reportagens divulgadas durante as investigações, foram usados para pagar a pensão e o aluguel do imóvel onde morava a jornalista Mônica Veloso, mãe de uma das filhas de Renan. Na época, Renan chegou a renunciar à presidência do Senado. Se for condenado, Renan pode ter que devolver os montantes citados na ação, além de correr o risco perder o cargo público. Na esfera penal, os fatos são investigados no Supremo Tribunal Federal. A assessoria de Renan Calheiros afirmou que o senador ainda não sabe sobre a ação e que ele se manifestará somente

Entrevista: “Levy e Tombini ilustram o conselho do Novo Banco do BRICS”

Imagem
BRICS: organização do futuro Sputnik News - 09/07/2015 O diretor-executivo do Cebri – Centro Brasileiro de Relações Internacionais comenta a indicação dos nomes de Joaquim Levy e Alexandre Tombini para o conselho de governadores do Banco do BRICS. O economista Roberto Fendt falou com exclusividade para a Sputnik Brasil. Roberto Fendt diz que o Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS poderá melhorar as infraestruturas dos países do grupo, de modo que seu desenvolvimento possa acelerar-se. “No caso brasileiro”, diz o economista, “ser retomado.”

Dilma se reúne com Putin e diz que Brics vive “momento especial”

Imagem
Criado em  08/07/15 20h34  e atualizado em  08/07/15 21h43   Por  Giselle Garcia  Edição: Armando Cardoso  Fonte: Agência Brasil Durante encontro com Vladimir Putin, a presidenta Dilma Rousseff disse que Brasil e Rússia devem desenvolver o comércio bilateral A presidenta Dilma Rousseff, em encontro bilateral com o presidente russo, Vladimir Putin, em Ufa, na Rússia, informou que a sétima cúpula do Brics, que começou hoje (8), “será um momento especial para o bloco, que se consolidará com a criação do Novo Banco de Desenvolvimento e do Arranjo Contingente de Reservas”.

Contagem regressiva para a Grécia deixar a Eurozona (Grexit)

Imagem
7/7/2015, [*] Moon of Alabama “ Countdown To Grexit ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu O referendum grego parecia ter dado um impulso em direção a algum acordo. Mas as potências que governam o Euro não concordaram. O Banco Central Europeu continua a não enviar fundos para os bancos gregos. Em alguns dias, estarão definitivamente quebrados e a saída da Grécia, da Eurozona, será inevitável. Isso parece ser o que querem os linha-dura em Berlim, que se reúnem em torno do psicopata-Ministro Schaeuble das Finanças. O Primeiro-Ministro grego, Alexis Tsipras, deu jeito de obter apoio popular e de outros partidos políticos, para fazer uma proposta com concessões. Mas as promessas que Tsipras fez antes do referendum já caíram aos pedaços. Os bancos não reabriram, não há acordo à vista com os credores e, dada a rápida deterioração da economia real, a situação em breve já será imensamente mais difícil. Tsipras terá de responder algumas perguntas: