Postagens

Mostrando postagens de julho 2, 2015

Contagem regressiva para a Grécia deixar a Eurozona (Grexit)

Imagem
7/7/2015, [*] Moon of Alabama “ Countdown To Grexit ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu O referendum grego parecia ter dado um impulso em direção a algum acordo. Mas as potências que governam o Euro não concordaram. O Banco Central Europeu continua a não enviar fundos para os bancos gregos. Em alguns dias, estarão definitivamente quebrados e a saída da Grécia, da Eurozona, será inevitável. Isso parece ser o que querem os linha-dura em Berlim, que se reúnem em torno do psicopata-Ministro Schaeuble das Finanças. O Primeiro-Ministro grego, Alexis Tsipras, deu jeito de obter apoio popular e de outros partidos políticos, para fazer uma proposta com concessões. Mas as promessas que Tsipras fez antes do referendum já caíram aos pedaços. Os bancos não reabriram, não há acordo à vista com os credores e, dada a rápida deterioração da economia real, a situação em breve já será imensamente mais difícil. Tsipras terá de responder algumas perguntas:

Grécia: Como o Império revidará

Imagem
6/7/2015, The Saker , The Vineyard of the Saker “ How the Empire will strike back ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu The Saker OK, agora que todos já celebramos o belo “NÃO!” grego aos plutocratas da União Europeia, temos de voltar à real e examinar as opções do Império. Ou, na verdade, a opção do Império, no singular. O Império é extremamente previsível. O exemplo da Grécia é caso exemplar, de manual, de como o Império usa bancos para estrangular um país com dívidas; criar uma classe governante comprador ; fazer da imprensa-empresa nacional instrumento para a propaganda imperial; e tentar deter completamente qualquer processo democrático, negociando exclusivamente com a classe governante. Por alguma espécie de quase-milagre, no caso grego essa última fase fracassou.

Pepe Escobar – Por que ainda não há acordo nuclear em Viena

Imagem
7/7/2015, [*] Pepe Escobar , Asia Times Online Why there is still no Iran nuke deal in Vienna: Escobar Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu VIENA – Com a negociação Irã-P5+1 alcançando estágio crucial na 2a-feira (6/7/2015) à noite, e as equipes técnicas trabalhando para montar um texto limpo a ser distribuído na 3a-feira (7/7), o ponto que ainda está pegando acabou por ser o embargo de armas convencionais imposto ao Irã pelo Conselho de Segurança da ONU, como disse a Asia Times um veterano diplomata europeu. Rússia e China, países BRICS, tinham posição coordenada: “SIM” ao fim do embargo. EUA e Reino Unido votaram “NÃO”. E a França, fator crucial, balançava.

Kiko Nogueira: O que explica a obsessão patológica brasileira com os 7 a 1 da Alemanha?

Imagem
Postado em   08 jul 2015 por :   Kiko Nogueira O Brasil inteiro, ao que consta, está relembrando o primeiro aniversário dos 7 a 1 para a Alemanha na Copa do Mundo. Relembrando e comemorando. Jornais e revistas produziram “especiais” sobre a data, com fotos, piadas (algumas ótimas), causos, análises etc. Um dia que envergonhou o país, uma desgraça de proporções bíblicas causada pela gangue de Felipão. Foi um resultado desastroso para o futebol, sem dúvida, inédito, uma palhaçada de 90 minutos em que se viu uma equipe desmoronar em campo. Tomamos um cacete. Mas tudo isso você já sabe. Qual o sentido, então, do barulho?

O que dizer ao Papa, atualmente presente aqui na América?

Imagem
Ele certamente será acolhido por toda gente sofrida do nosso continente, ávida de um estímulo para superar as causas das injustiças sociais. Jacques Távora Alfonsin - na Carta Maior O Papa Francisco está visitando a América do Sul outra vez. Está no Equador, vai passar pela Bolívia e pelo Paraguai. A viagem está servindo para aumentar a polêmica em torno da sua recente encíclica Laudato Si. Jeb Bush, um dos filhos de George W. Bush, pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, já se pronunciara enfaticamente contra. De acordo com Florencia Costa, do site Brasil Econômico, ele acha que o Papa “deveria se ater à salvação das almas e ignorar as injustiças do mundo real”. Trata-se de uma opinião bastante desatualizada de uma pessoa muito mal informada e ignorante, sobre um mínimo de conhecimento da doutrina da Igreja e dos novos paradigmas de interpretação teológica da bíblia. Desde o último concílio Ecumênico, ainda em meados do século passado, bastaria a leitura da G

Fernando Brito: Caiado vai se desdizer ou o Supremo vai protelar a ação de Lula como fez com a contra Renan?

Imagem
8 de julho de 2015 | 21:22  Autor: Fernando Brito Espera-se que o Supremo Tribunal Federal, como sua cota-parte em por freio à baixaria política que parece assanhar a direita brasileira, deve distribuir rapidamente a  notitia criminis   apresentada  hoje pelo ex-presidente Lula  contra Ronaldo Caiado , por calúnia, injúria e difamação, ao chamar o ex-presidente de “bandido”. Não pode esperar, como esperou por oito anos outra ação – a civil, por improbidade, a criminal ainda está nos “prolegômenos” – ser aberta contra Renan Calheiros por supostos favorecimentos recebidos de um empreiteira e manipulação dos dados contábeis de sua fazenda de gato, para simular recursos suficientes para o pagamento de uma pensão.

OAB é a segunda instituição mais confiável do Brasil; Congresso é a penúltima

Imagem
Para o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, os números refletem a atividade da instituição. 8 de julho de 2015, 18h30 - no Conjur Por  Sérgio Rodas O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil é a segunda instituição mais confiável do Brasil, atrás somente das Forças Armadas. Assim mostra pesquisa  feita pelo  Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (8/7). Já o Congresso Nacional, composto pelo Senado e pela Câmara dos Deputados, ficou em penúltimo lugar no levantamento, à frente apenas dos partidos políticos. Os dados foram publicados um dia depois de o  presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ),  afirmar  que  a OAB “é um cartel eleito por eleição indireta, que movimenta bilhões sem fiscalização” e que “não tem muita credibilidade já há muito tempo”. A declaração foi dada ao comentar o dado de que 74% das pessoas são contra o financiamento privado de campanhas eleitorais. A inserção da medida na Constituição foi

GGN: PSDB fracassa na tentativa de cassar diploma de Pimentel em Minas

Imagem
QUA, 08/07/2015   Jornal GGN -  O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais rejeitou, por unanimidade, a ação que o PSDB moveu contra o governador Fernando Pimentel (PT) solicitando a cassação do mandato sob a alegação de abuso de poder econômico. Após a derrota no Estado, o tucanato mineiro decidiu questionar na Justiça Eleitoral o suposto uso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para favorecer a chapa de Pimentel e o deputado estadual Durval Ângelo (PT).

Vinicius de Moraes - Samba da Bençäo

Imagem

RBA: PSB tenta atrair nomes e se consolidar como 'terceira via' para eleições de 2018

Imagem
Presidente do partido de Eduardo Campos, morto no ano passado, Carlos Siqueira diz que outros nomes, além de Marta Suplicy, podem desembarcar na legenda, como o senador tucano Álvaro Dias por  Eduardo Maretti, da RBA   publicado  08/07/2015 19:40,  última modificação  08/07/2015 19:52 WALDEMIR BARRETO/AGÊNCIA SENADO Se planos do PSB derem certo, Marta, Paim (ao centro) e Romário, que é da legenda, podem ser colegas de partido São Paulo – De olho na aposta de que as eleições de 2018 podem acabar confirmando a recusa do eleitorado à polarização PT x PSDB e a vitória da chamada “terceira via”, o PSB pode estar se transformando em “porto seguro” de descontentes de peso de outras legendas. A expectativa é de que a ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, por exemplo, assinará sua filiação à legenda do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos em 15 de agosto, embora persistam especulações, principalmente em Brasília, de que a ex-petista ainda pode ir para o  PMDB de Miche

Mauro Vieira: O BRICS se empenha na promoção da reforma do FMI e do Banco Mundial

Imagem
Sputnik News - 08/07/2015 OPINIÃO O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está em Ufá, na Rússia, acompanhando a Presidenta Dilma Rousseff na 7.ª Reunião de Cúpula do BRICS. Em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil, ele falou sobre as relações Brasil-Rússia e o que espera do encontro de Ufá. A seguir, a entrevista com o Ministro Mauro Vieira.

Imperdível: Deputado Silvio Costa diz tudo o que deveria ser dito

Imagem
publicado em 08 de julho de 2015 às 13:16 sugerido por Conceição Oliveira  - no Viomundo

Salário mínimo completa 75 anos com o maior valor de compra

Imagem
Criado em  08/07/15 17h04   Por  Paula Laboissière  Edição: Beto Coura  Fonte: Agência Brasil Ao completar 75 anos de vigência no Brasil, o salário mínimo registra o maior poder de compra e pode ser considerado fator fundamental para a redução da desigualdade no país. A avaliação é da cientista política, historiadora e professora da Fundação Getúlio Vargas Dulce Pandolfi.

Lula entra com queixa-crime contra senador Ronaldo Caiado no STF

Imagem
8 de julho de 2015, 14h33 - no Conjur O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou ação criminal contra o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO),  nesta quarta-feira (8/7),  no Supremo Tribunal Federal, por calúnia, injúria e difamação. A queixa-crime, promovida pelos advogados  Roberto Teixeira  e  Cristiano Zanin   Martins , do Teixeira, Martins & Advogados, pede a condenação que, se confirmada, pode chegar a dois anos de detenção. O motivo da ação penal é uma publicação de Caiado, em fevereiro deste ano, em rede social. Ele escreveu que "Lula tem postura de bandido. E bandido frouxo!” e, ainda, que “Lula e sua turma foram pegos roubando a Petrobrás” [sic].

Banco dos BRICS agregará novas fontes de investimento para o Brasil

Imagem
Sputnik News - 08/07/2015 Vladimir Kultygin O Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS, que foi lançado oficialmente na terça-feira (7), irá fomentar o sistema financeiro mundial, e não só dos BRICS, disse o presidente do BNDES em entrevista exclusiva. © SPUTNIK/ VLADIMIR FEDORENKO Banco BRICS vai iniciar reformas econômicas globais Luciano Coutinho concedeu uma entrevista à Sputnik Brasil durante o Fórum Financeiro dos BRICS, celebrado nesta quarta-feira no quadro da cúpula dos BRICS e da SCO em Ufá. Para o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento e Sustentabilidade (BNDES), o Novo Banco de Desenvolvimento é um instrumento adicional de fomento do comércio internacional que deverá trabalhar em parceria com os organismos econômicos e financeiros internacionais.

Superfaturamento de R$ 6 bi, cobrado por Alckmin,Richa e Aécio na conta de luz, acaba.

Imagem
Por Zé Augusto - no blog Os Amigos do Presidente Lula - 08/07/2015 O povo brasileiro finalmente se livrou do superfaturamento de R$ 6 bilhões por ano na conta de luz, cobrado pelos governadores tucanos Geraldo Alckmin (SP), Beto Richa (PR) e os ex-governadores Anastasia e Aécio Neves (MG). Isto porque vence hoje a concessão de 21 hidrelétricas antigas da CESP, COPEL e CEMIG, estatais sob controle dos respectivos governadores tucanos. Estas usinas respondem por 7% da geração de fonte hídrica. A concessão volta para o governo federal. O preço médio real do megawatt-hora (MWh) gerado por estas usinas, que o governo federal passará a cobrar, é R$ 27,00. Até hoje os tucanos cobravam da gente o exorbitante preço superfaturado de R$ 150,00.

Emir Sader: O Brasil que queremos

Imagem
Estão todos convidados a participar deste projeto, dessa busca de novas utopias, de novos protagonismos, de rejuvenescimento das lutas emancipatórias por Emir Sader - na Carta Maior Com esse título, estamos começando a colocar em prática um projeto que pretende, através de um amplo ciclo de debates com movimentos sociais, culturais, com as distintas expressões da juventude, com intelectuais, professores, profissionais – em suma, com todo o mosaico dos que estão interessados no futuro do Brasil -, formular propostas do país que queremos, do Estado que queremos, da sociedade que queremos, da vida que queremos, do futuro que queremos para todos nós. E, ao mesmo tempo, mobilizar e trazer para o debate e a ação política por essas propostas setores hoje praticamente ausentes do cenário politico. Por isso aos jovens e às mulheres são reservados lugares especiais, prefigurando o Brasil que queremos.   Nos momentos de crise, o olhar costuma baixar para os labirintos que nos amarram

Economista da Resistência: o legado Varoufakis

Imagem
7/7/2015, [*] Binoy Kampmark , Counterpunch “ Warrior Economist: the Varoufakis Legacy ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Em todos os casos seria difícil para Yanis Varoufakis da Grécia permanecer no posto depois da vitória da coalizão SYRIZA no domingo (5/7/2015). Jogando o que parece ser modalidade pessoal, dele, da teoria dos jogos, Varoufakis obteve o que queria: rejeição trovejante dos termos do resgate-ARROCHO, pelo desejo grego soberano. Quando baixar a poeira sobre essa tragédia grega, o Ministro Varoufakis das Finanças da Grécia lá estará, como uma das maiores, se não das mais decisivas figuras que apareceram em letras grandes na história de todos nós. Soube ser agressivo e duro no confronto. Os seus companheiros Ministros de Finanças da Eurozona se encolheram sob o fogo cerrado dos saberes de Varoufakis sobre alívio da dívida e termos de renegociação com a Troika. “ Eles me detestam unanimemente. Muito bom! ”

Thomas Piketty: “Alemanha dando lições sobre pagar dívida externa? É piada...”

Imagem
6/7/2015, [*] Tyler Durden , Zero Hedge (original - Die ZEIT ) Piketty: “Germany Has Never Repaid Its Debts; It Has No Standing To Lecture Other Nations” Traduzido do alemão para inglês por Gavin Schalliol e para português pela Vila Vudu [excluídos os comentários do blog Zero Hedge ] [*] Thomas Piketty DIE ZEIT : Os alemães podemos ficar satisfeitos por até o governo francês estar alinhado ao dogma alemão pró-austeridade? [ não é "austeridade": é ARROCHO (NTs)]. Thomas Piketty : Não. Absolutamente não. Não há razão nenhuma, nem para a França, nem para a Alemanha, e especialmente não há razão alguma para a Europa, ficarem “satisfeitas”. Temo muito nesse momento que os conservadores, especialmente na Alemanha, estejam a um passo de destruir a Europa e a ideia europeia, e tudo isso por causa de uma chocante ignorância da história. ZEIT : Mas nós, alemães, já nos reconciliamos com nossa história.

όχι! (NÃO!)

Imagem
6/7/2015, [*] Jacques Sapir , Hypotheses OXI ! (Non) Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu       TODA FORÇA À FRENTE! A vitória do “NÃO” no referendum grego é acontecimento de importância histórica. Ficará na história. Apesar das pressões impressionantes a favor de um voto “SIM”, tanto pelos jornais e jornalistas gregos como pelos dirigentes da União Europeia (UE), apesar de o Banco Central Europeu (BCE) estar fabricando condições para um pânico bancário, o povo grego fez ouvir sua voz. Fez ouvir sua voz contra as mentiras que se distribuíram e continuam a ser distribuídas sobre a situação da Grécia ao longo das últimas semanas.

EFE: Dilma chega à cidade russa de Ufa para participar da cúpula do Brics

Imagem
BRICS CÚPULA EFE Ufa (Rússia) 8 jul 2015 Dilma chegou nesta quarta-feira à cidade russa de Ufa para participar da 7ª Cúpula do Brics. EFE/Brics A presidente Dilma Rousseff chegou nesta quarta-feira à cidade russa de Ufa para participar da 7ª Cúpula do Brics, grupo de países emergentes que o Brasil integra junto com China, Rússia, Índia e África do Sul. Ao chegar à capital da república russa de Bashkiria, ao sul dos Urais, Dilma se dirigiu diretamente ao jantar que o presidente russo, Vladmir Putin, oferece aos líderes dos países Brics, com a qual dá início esta noite a cúpula que deve terminar amanhã, quinta-feira.