Postagens

Mostrando postagens de junho 20, 2015

Paul Singer: 'O PT tem que optar entre as vantagens do poder e seu projeto para o país'

Imagem
Decepcionado com o partido, ele afirma que o último congresso passou em branco. Mas defende que não é possível esquecer o legado que o PT deixou ao Brasil Najla Passos - na Carta Maior Na segunda parte da entrevista que concedeu à Carta Maior, o economista e sociólogo Paul Singer analisa os desafios do partido que ajudou a fundar, 12 anos após ele ter se tornado governo: do desencanto da sua base social com a política de ajuste fiscal do governo Dilma Rousseff a sua falta de capacidade de continuar a apresentar uma utopia ao país.    Secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Singer também anuncia as boas novas que vêm dessa atividade que abraçou como intelectual e militante. Para ele, é a economia solidária que organiza os verdadeiros socialistas do país. E, apesar da voracidade do agronegócio, garante que ela está avançando.    Confira:

A China responde ao presidente da Mercedes sobre quem quer investir no Brasil

Imagem
26 de junho de 2015 | 19:46  Autor: Fernando Brito Dias atrás, numa entrevista arrogante na Folha, o presidente da Mercedes no Brasil fez a pergunta provocativa:  ‘Quem vai arriscar investir no Brasil?’ , reclamando que a empresa experimenta uma  imensa queda em suas vendas de caminhões. No dia, não pude lembrar que, três dias antes, outra multinacional alemã – a Basf –  tinha inaugurado, com a presença da presidenta Dilma, uma unidade de produção de acrílico em Camaçari, na Bahia, que exigiu investimentos de R$ 1,8 bilhão – 500 milhões de Euros.

Obama: Estados Unidos não estão curados do racismo

Imagem
Sputnik News - 26/06/2015 O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertiu sobre a sombra da segregação que ainda paira sobre a sociedade norte-americana. Em entrevista divulgada nesta segunda-feira (22), ele disse que o país ainda não conseguiu superar a questão do racismo.

Dunga: “Acho que sou afrodescendente de tanto que gosto de apanhar”

Imagem
Postado em  26 de junho de 2015  No DCM Do  Globo:   O técnico Dunga causou enorme polêmica nesta sexta-feira com uma declaração dada durante a entrevista coletiva que precedeu o treino da seleção brasileira para o jogo de sábado contra o Paraguai, em Concepción, pelas quartas de final da Copa América. Perguntado sobre como ele usava a pressão que sofreu na época de jogador para preparar seus jogadores para os grandes desafios, o técnico disparou:

PRÁTICAS AUTORITÁRIAS: Princípio da presunção da culpa é, no Brasil, erga omnes

Imagem
26 de junho de 2015, 17h11 Por  Alberto Carlos Almeida  - no CONJUR [Artigo originalmente publicado no jornal  Valor Econômico  desta sexta-feira (26/6)] "Erga omnes" é uma expressão do latim, utilizada com frequência no meio jurídico, para designar um ato ou lei que atinge a todos os indivíduos igualmente. Foi o nome dado pela Polícia Federal à operação que resultou na prisão de Marcelo Odebrecht, presidente da maior construtora do Brasil, e Otávio Marques Azevedo, presidente da Andrade Gutierrez. A mensagem é clara: até mesmo as maiores empresas e seus executivos não escapam de um ato jurídico.

Cunha diz que redução da maioridade penal é para 'tirar de circulação' os adolescentes

Imagem
Deputado se declarou contrário à proposta de aumentar o tempo de internação dos adolescentes que cometerem crimes considerado graves e reafirmou apoio à redução por  Redação RBA   publicado  26/06/2015 19:12,  última modificação  26/06/2015 19:13 ED FERREIRA /FOLHAPRESS Desde que o projeto foi aprovado na CCJ, Cunha tem se manifestado favorável e cobrado agilidade na tramitação São Paulo – O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), admitiu na tarde de hoje (26), que a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos não será determinante na redução da violência, mas servirá para “tirar de circulação aqueles que cometeram crimes”. Para o parlamentar, a questão da ressocialização é secundária e os problemas do sistema carcerário não podem servir de argumento para não aprovar a medida. “Não é porque a cadeia não está oferecendo condição de recuperação que eu vou deixar de pô-lo na cadeia”, afirmou. O presidente da Câmara revelou que o objetivo da medida nã

Melhora percepção dos empresários da construção sobre a economia

Imagem
Criado em  26/06/15 15h50   Por  Marli Moreira – Repórter da Agência Brasil  Edição: Maria Claudia  Fonte: Agência Brasil Depois de uma forte queda em maio, o Índice de Confiança da Construção manteve-se estável em junho, com variação de 0,1%. O índice chegou a 73,5 pontos, ficando abaixo da média dos últimos 60 meses, que é de 118,3 pontos. No mês anterior, houve recuo de 4,7%, com 73,4 pontos.

Em entrevista, Dilma diz que é vítima de preconceito por ser mulher

Imagem
Por Helena Sthephanowitz - 26/06/2015 A presidenta Dilma  deu uma entrevista ao jornal americano The Washington Post em que diz estar preocupada com o aumento do desemprego. Ela acredita na recuperação da economia a partir de 2016 e destacou que sofre preconceito de gênero na avaliação de sua administração. A entrevista foi concedida na quarta-feira (24), no Palácio da Alvorada, e publicada na noite de ontem (25) no site do Washington Post. Dilma defendeu o ajuste fiscal e disse que a mudança no rumo da política econômica do país não é uma decisão do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, mas de governo. “Estamos absolutamente certos de que é essencial colocar em prática todas as medidas necessárias, não importa quão duras elas sejam, para retomar as condições de crescimento no Brasil. Algumas medidas são fiscais, outras são estruturais”, disse a presidenta à jornalista Lally Weymouth.

A Folha lança o “habeas catena”, a versão cadeeira do “habeas corpus” do Paraná

Imagem
26 de junho de 2015 | 16:04  Autor: Fernando Brito Tem toda a “pinta” de matéria “plantada” por alguém da equipe policial ou do “esquadrão da morte promotorial ” a “pré-notícia” que sai  agora à tarde na Folha . “O mérito dos pedidos de libertação dos executivos da Odebrecht e da Andrade Gutierrez será relatado por um magistrado menos alinhado com o juiz Sergio Moro do que o titular até agora.A partir da próxima segunda (29), o juiz federal Nivaldo Brunoni substituirá o desembargador João Pedro Gebran Neto na 8ª turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.”

Wanderley Guilherme: Ecce Homo

Imagem
Por Wanderley Guilherme dos Santos - no Segunda Opinião - 26/06/2015 Poucos personagens públicos do Brasil contemporâneo serão homenageados com lápides congratulatórias. Em sua maioria nada têm de si senão a obsessão de sobrepujar o próximo. Aí confraternizam acadêmicos, artistas, esportistas, jornalistas e, claro, políticos, salvo Lula. Atávica inclinação vampiresca, o canibalismo de caráter não é produto exclusivamente nacional, está globalizado, mas temos produzido inspirados episódios de canalhice. Não lhes faltam aplausos externos. Se o vampirismo é inevitável, o afã construtivo é matéria de escolha e competência – aqui a excepcionalidade de Lula. Ninguém dele dirá que tenha sido angelical. Nem isento de graves pecados. Provavelmente só o próprio conhecerá a extensão de sua vilania. Assim como seus adversários saberão das suas. Mas o que é público e notório está à disposição de todos, não obstante o verbo ressentido das denúncias.

Ucrânia: Relatório de Situação de 24/6/2015 (SITREP)

Imagem
24/6/2015, The Vineyard of the Saker – por Scott Ukraine SITREP June 24, 2015 by Scott Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu The Saker Novas tendências aparecendo nesses últimos sete dias. Onde estão os fundos nacionais de reserva da Rússia, as reservas em ouro e as coleções do [museu] Hermitage? (Escreverei amanhã sobre isso). A China se unirá às sanções contra a Rússia? As elites russas estão estacionando as carroças em torno do Presidente. Os militares russos assumem funções políticas. A fração liberal pró-ocidente no governo, comanda os bancos. O Banco Central da Rússia será posto de lado, antes que cause mais danos? O fluxo de capitais para fora da Rússia diminuiu significativamente.

Suécia não aceita recomendações sobre caso Assange

Imagem
afp.com / POOL / John Stillwell (Arquivo) O fundador do WikiLeaks, Julian Assange AFP - 26/06/2015 A Suécia não aceitou as recomendações de Cuba, Equador e Argentina sobre o caso do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, refugiado há três anos na embaixada do Equador em Londres, durante a Revisão Periódica Universal (UPR) desse país, revela um documento adotado esta sexta-feira em Genebra. Cuba apelou pela "adoção de medidas concretas para garantir o acesso às provas a todas as pessoas privadas de liberdade", em uma referência velada à Assange, requerido pela justiça sueca como suspeito de quatro acusações de agressão sexual. No final de uma longa batalha judicial, o tribunal britânico concordou em extraditar Assange para a Suécia para responder a estes alegados crimes, que ele nega ter cometido, mas o australiano se refugiou na embaixada equatoriana por medo de acabar sendo extraditado da Suécia para os Estados Unidos para responder pelo vazamento

André Araujo: O BC perdeu o controle do câmbio

Imagem
SEX, 26/06/2015 - 14:36 Por André Araújo GGN-  Na tentativa de fazer o Banco Itaú liberar uma remessa de câmbio que está há um mês na gaveta do banco, fui hoje ao Banco Central reclamar. Conheço há decadas  - ou pensei que conhecia - o sistema brasileiro de controle de câmbio. Havia a FIRCE, setor do Banco Central que fiscalizava a documentação de saída e entrada de moeda estrangeira. 

Entidades da advocacia dizem que Moro pune quem pensa diferente dele

Imagem
25 de junho de 2015, 21h26 - no Conjur O Instituto de Defesa do Direito de Defesa, o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e o Movimento de Defesa da Advocacia declararam nesta quinta-feira (25/6) que o juiz federal Sergio Fernando Moro usa a prisão preventiva “para penalizar a livre manifestação de pensamento divergente do seu”. As entidades divulgaram nota com críticas a uma  decisão proferida na última quarta (24/6) , quando o juiz decidiu manter atrás das grades Alexandrino de Salles Alencar, apontado por delatores da “lava jato” como operador de um esquema criminoso que fraudaria contratos da Petrobras. Ele atuaria representando a petroquímica Braskem, controlada pelo grupo Odebrecht.

Lucidez de Fux: "Regulação da mídia é necessária à liberdade de expressão"

Imagem
por Intervozes —  publicado  25/06/2015 22h48,  última modificação  26/06/2015 13h08 Para Luiz Fux, concentração dos meios traz riscos à circulação de ideias e intervenção estatal pró-democratização é constitucional e fundamental para garantir a diversidade cultural e informativa Na Carta Capital Nelson Jr./SCO/STF Luiz Fux se posicionou a favor da regulação da mídia Por Helena Martins * O julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 4679, 4747, 4756 e 4923, ajuizadas contra a Lei do Serviço de Acesso Condicionado (12.485/2011) teve nesta quinta-feira 25 um capítulo importante, não só para os atores diretamente envolvidos no mercado de TV por assinatura, mas para a defesa da  regulação democrática dos meios de comunicação  como um todo.

Tsipras: “Não subestimem o que pode fazer um povo quando se sente humilhado”

Imagem
26 Junho, 2015 eurocrise    -    InfoGrécia negociações A tensão subiu na cimeira do Conselho Europeu, quando o seu presidente, Donald Tusk, voltou a dizer que “o jogo acabou”, a propósito das negociações com a Grécia. Alexis Tsipras  respondeu  dizendo que “a Grécia tem 1.5 milhões de desempregados, 3 milhões de pobres e milhares de famílias sem rendimentos que vivem da ajuda dos avós. Isto não é um jogo.”

Paulo Nogueira: A desonestidade da Folha no caso do HC de Lula.

Imagem
Postado em   26 jun 2015 por :   Paulo Nogueira O dono da Folha Mark Twain, um dos primeiros grandes críticos da imprensa, observou o seguinte, mais de um século atrás. “Existem leis para proteger a liberdade da imprensa. Mas não existe nada decente para proteger as pessoas da imprensa.” No Brasil destes tempos, esta é, ainda, uma verdade doída e revoltante. Considere o caso do habeas corpus de Lula.

BBC: Dilma visita EUA para restaurar confiança e impulsionar economia

Imagem
João Fellet - @joaofellet Da BBC Brasil em Washington 26/06/2015 Após se encontrar com Obama na última Cúpula das Américas em abril, Dilma afirmou que o episódio da espionagem havia sido superado Quase dois anos depois de cancelar uma viagem aos Estados Unidos após denúncias de que havia sido espionada pelo governo americano, a presidente Dilma Rousseff desembarca neste sábado no país para tentar restaurar a confiança entre as duas nações e buscar estímulos para a convalescente economia brasileira.

DW: Casamento gay é legalizado nos EUA

Imagem
Suprema Corte determina que todos os estados do país devem reconhecer e formalizar as uniões entre pessoas do mesmo sexo. Decisão apertada é recebida com festa por homossexuais e ativistas. A Suprema Corte dos Estados Unidos determinou nesta sexta-feira (26/06) que o casamento homossexual é um direito em todos os estados do país. Numa decisão apertada de cinco votos a favor e quatro contra, a mais alta corte do país afirmou que a Constituição exige que todos os estados reconheçam e formalizem o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Fernando Brito: Nem o “ministro’ Reinaldo Azevedo aguenta o Sérgio Moro!

Imagem
26 de junho de 2015 | 09:22  Autor: Fernando Brito Imperdível  a coluna de hoje do inefável Reinaldo Azeved o, jóia da coroa da inteligência nacional, na  Folha . Sapateia sobre a exegese “legal” do Juiz  Sérgio Moro, que diz não entender a “gramática da lei”: “Transcrevo o Artigo 312 do Código de Processo Penal: “A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria”.

Pepe Escobar: Pentágono nuclear contra a Rússia

Imagem
23/6/2015, [*] Pepe Escobar , Russia Today – RT   The Pentagon goes nuclear on Russia Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu OTAN  despacha mísseis ar-ar para fronteira da Rússia Todos lembramos como, no início de junho, o presidente Putin anunciou que a Rússia instalaria mais de 40 novos mísseis balísticos intercontinentais “capazes de superar até os mais avançados sistemas de defesa antimísseis”. Oh! O Pentágono e seus asseclas europeus piraram completamente e desde então fazem hora extra, trabalhando sem parar. Primeiro, foi o Secretário-Geral da OTAN, o figurão norueguês, Jens Stoltenberg, que condenou a ação como “provocação nuclear” [orig. saber rattling , lit. “agitar os sabres” (NTs)]. Depois, foi o tenente-general Stephen Wilson, comandante do US Global Air Strike Command [Comando norte-americano para ataque aéreo global] – e o responsável pelos mísseis balísticos intercontinentais e bombardeiros nucleares dos EUA – em recente encontro com jor

Roda Viva: João Saldanha,Homem de coragem.

Imagem

PHA: FHC, conte para o seu neto como foi a reeleição

Imagem

Through the Roots - Here to Stay - Audiotree Live

Imagem

Veríssimo: o ódio ao PT está no DNA da classe dominante, que derruba tudo que a ameace

Imagem
25 de junho de 2015 | 20:59  Autor: Fernando Brito Luiz Fernando Veríssimo, hoje, em O Globo: Ódio Não vi a entrevista do Jô com a Dilma, mas, conhecendo o Jô, sei que ele não foi diferente do que é no seu programa: um homem civilizado, sintonizado com seu tempo, que tem suas convicções — muitas vezes críticas ao governo — mas respeita a diversidade de opiniões e o direito dos outros de expressá­-las.  Que Jô fez uma matéria jornalística importante e correta, não é surpresa. Como não é surpresa, com todo esse vitríolo no ar, a reação furiosa que causou pelo simples fato de ter sido feita.

Justiça do Rio determina o fim da apresentação de presos à imprensa

Imagem
Criado em  25/06/15 23h01   Por  Da Agência Brasil  Edição: Stênio Ribeiro  Fonte: Agência Brasil A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro obteve liminar que proíbe a divulgação de imagens de pessoas presas como suspeitas, sem motivo legítimo para investigação criminal – a chamada "apresentação de presos". O Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh) do órgão já havia entrado com uma ação civil pública, em 2013, que foi rejeitada pelo Estado mediante efeito suspensivo, o que impedia que a decisão fosse colocada em prática.

Governo Tucano deixou de aplicar mais de R$ 14 bilhões na saúde em Minas, diz MPF

Imagem
Helena Sthephanowitz - 25/06/2015 Em 19 de dezembro de 2003, o MPF recomendou ao então governador do Estado, Aécio Neves, a inclusão na proposta orçamentária para o ano de 2004 dos recursos necessários para cumprimento do mínimo constitucional, até porque já haviam sido incluídas na rubrica do SUS despesas sem nenhuma relação com a saúde, como pagamento de precatórios, sentenças judiciais, encargos previdenciários, gastos com Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, etc.. Naquela ocasião, o MPF havia apurado que nos primeiros anos de vigência da EC 29, em 2000, 2001 e 2002, o Estado de Minas Gerais já deixara de aplicar os percentuais de 3,26%, 1,09% e 3,01, acumulando um déficit de R$ 665.240.982,00.

“Meu jantar com Malafaia”

Imagem
Postado em   25 jun 2015 por :   Kiko Nogueira O leitor Dênis Eduardo Serio deixou um depoimento no post sobre  o silêncio dos evangélicos diante dos pastores pilantras . Dênis teve uma experiência inesquecível na igreja onde Malafaia começou e viu o ovo da serpente. Chegou a contar as moedas do dízimo. “Nos bons domingos, o valor chegava a R$ 10 mil”, diz. Seu testemunho: