Postagens

Mostrando postagens de junho 8, 2015

G7: Moedas a proteger, países a bombardear

Imagem
Salve-se o “Nº 1” e danem-se as consequências 12-14/6/2015, [*] Vijay Prashad , Counterpunch Out for Number One, and Damn the Consequences – G7: Currencies to Protect, Countries to Bomb Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Membros do G7 -  ao fundo o  Schloss Elmau Os membros do G7 acabam de concluir sua 41ª reunião de cúpula. Presidentes e primeiros-ministros de Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, do Reino Unido e dos EUA reuniram-se num majestoso palácio bávaro, o Schloss Elmau. Localização perfeita para o convescote dos Masters of the Universe . Proclamam que a ocupação deles todos é manter a ordem do mundo. Na verdade, o que mais os interessa é preservar, custe o que custar, o próprio poder.

Quase falindo? Folha monta barraquinha de comida na rua.

Imagem
Tá feia a crise no jornal Folha de São Paulo. Agora o jornalão abriu uma barraquinha na porta da sede  do jornal para vender comida na rua, competindo com os camelôs...  http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/06/1641154-folha-inaugura-minipraca-e-food-trucks-no-centro-de-sao-paulo.shtml Por:  Zé Augusto - no blog Os Amigos do presidente Lula

Surto de imbecilidade: colunista da Folha sai em “defesa da desigualdade”

Imagem
Posted by  eduguim  on 14/06/15 • Categorized as  Reportagem   Ficou chocado (a) com a agressão verbal ao frentista haitiano no Rio Grande do Sul ou com o colunista da Veja que pediu “menos escolas, mais prisões”? Pois esse surto nazifascista que o Brasil vem assistindo acaba de ganhar um novo capítulo antes mesmo que os anteriores tivessem sido digeridos. Na última edição dominical da Folha de São Paulo, um colunista saiu em defesa da desigualdade de renda no Brasil (!?). Antes de entrar nos detalhes desse caso, porém, façamos algumas reflexões sobre como chegamos a isso.

Marcos Coimbra: O tamanho do ódio

Imagem
por  Marcos Coimbra  — na Carta Capital -  publicado  14/06/2015  Pesquisa recente do Vox Populi aponta: o eleitorado que diz detestar o PT representa 12% do total. Não é pouco, mas menos do que muitos imaginam Nestes tempos em que a  intolerância , o preconceito e o ódio se tornaram parte de nosso cotidiano político, é fácil se assustar. É mesmo tão grande quanto parece a onda autoritária em formação? Quem se expõe aos meios de comunicação corre o risco de nada entender, pois só toma contato com o que pensa um lado. Será majoritária a parcela da opinião pública que se regozija ao ouvir os líderes conservadores e assistir aos comentaristas da televisão despejar seu ódio?

Paulo Nogueira: Uma comparação entre Joaquim Barbosa e os juízes escandinavos.

Imagem
Postado em   14 jun 2015 por :   Paulo Nogueira Relação promíscua com a mídia: JB premiado pela Globo Poucas semanas atrás, Joaquim Barbosa postou no Twitter que os juízes têm que ganhar um salário  muito  alto para não se exporem às tentações. De novo: não basta o salário ser alto. Tem que ser  muito  alto. Mesmo ali, entre seguidores obtusos que enxergam nele um Batman, a reação foi imediata e negativa. JB colocou o dinheiro na frente do caráter.

Irã, sanções e o ‘grande jogo’ da política eurasiana de energia

Imagem
Conflicts Forum   Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu                                       Valeriu Kurtu , Alemanha Essa semana, a Rússia montou uma  campanha  na Europa para convencer os europeus de que o fornecimento de energia – sobretudo no que tenha a ver com a segurança da oferta – é questão a ser despolitizada e desengajada das atuais diferenças políticas que há hoje entre Rússia e UE.  A politização das decisões de estado sobre energia (no início da crise na Ucrânia), dizem os russos, opera em direção completamente oposta ao declarado desejo da UE de alcançar segurança no campo da energia. 

MST: Papa lamenta grilagem de terras por multinacionais e Estados

Imagem
Francisco estava se referindo a uma situação comum na África, onde países como a China exploram vastas áreas para exportar comida para seu próprio mercado. mst.org.br - na Carta Maior - 14/06/2015 O papa Francisco denunciou nesta quinta-feira a grilagem de terras em países pobres por empresas multinacionais e de outros Estados, recomendando fortemente o apoio à agricultura familiar de subsistência, ao receber uma delegação da conferência da FAO. "A grilagem de terras cultiváveis por empresas transnacionais e Estados continua a preocupar. Não só priva os agricultores de um bem essencial, mas atinge diretamente a soberania dos Estados. Em muitas áreas, os produtos alimentícios vão para no exterior e a população local se vê empobrecida duplamente porque não tem nem comida, nem terra", ressaltou.

DNA TUCANO DO PETISTA DELCÍDIO AMARAL FALA MAIS ALTO SOBRE O PRÉ-SAL: “UMA AFRONTA, REPRESENTA PERDA DA SOBERANIA ENERGÉTICA DO BRASIL”, DENUNCIA PETROLEIRO

Imagem
O bom filho à casa torna. A volta do tucano pródigo por  Conceição Lemes - no Viomundo O deputado federal Fernando Marroni (PT-RS) denunciou em artigo publicado no  Viomundo :  “DNA do entreguismo está no sangue dos tucanos” . É sobre o pré-sal. Marroni trata de dois projetos — um do deputado federal Jutahy Júnior (PSDB/BA) e outro do senador José Serra (PSDB-SP) –, que propõem o fim da obrigação de a Petrobras participar com, no mínimo, 30% na exploração do pré-sal  e de atuar como operadora única no setor.

O financiamento privado de campanha nas mãos do Supremo, de novo

Imagem
por Renan Truffi e Rodrigo Martins — na Carta capital -  publicado  14/06/2015 Com base em manobra de Eduardo Cunha, juristas entregam manifesto no STF por suspensão da votação e arquivamento da PEC José Cruz/ Agência Brasil Manobra orquestrada por Cunha (esq.) faz com que o tema volte a ser objeto de análise do STF, presidido por Lewandowski A  manobra do presidente da Câmara , Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para  aprovar o financiamento empresarial de campanha  levou o tema para análise do Supremo Tribunal Federal, mais uma vez. Além de um mandado de segurança, protocolado por 63 deputados, o STF recebeu esta semana um manifesto de 200 juristas, advogados, conselheiros e ex-presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no qual eles pedem o arquivamento da PEC que regulariza as doações de empresas para candidatos  e partidos nas eleições.

Editores do Fantástico: não estraguem mais a vida dessas crianças

Imagem
O CASO DO TRÁFICO DE BEBÊS EM MONTE SANTO SAB, 13/06/2015 - 17:14 ATUALIZADO EM 14/06/2015 - 09:26 Luis Nassif Esta manhã a menina Estefania acordou em Indaiatuba, ao lado de sua mãe Letícia e de seu irmão David. Foi uma batalha insana, tendo de um lado famílias de Indaiatuba e Campinas candidatas à adoção; no outro, a maior emissora do país, empenhada em promover uma novela que falava sobre tráfico de pessoas. E, no meio, crianças desamparadas, sendo tratadas feito joguetes.

Serra e Renan querem implodir o pré-sal

Imagem
Senadores prometem lutar para impedir a votação do projeto de José Serra que revoga a participação obrigatória da Petrobras na exploração do Pré-sal. Márcia Xavier - Portal Vermelho O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), prometeu, nesta sexta-feira (12), “fazer de tudo” para tentar conter a pressão para que o projeto vá a votação nos próximos dias no Senado. “Nós estamos lutando para que isso não entre na pauta antes de um debate adequado”, afirmou. Para a senadora Vanessa Grazizotin (PCdoB-AM), a seriedade do tema do projeto justifica um período mais longo de discussões. “Não podemos, nesse momento de fragilidade e dificuldade da empresa, votar uma matéria tão delicada. Vamos debater com maior profundidade”, pediu. Grande pressão

Opinião: Para jornalistas, entrevista de Dilma a Jô foi tiro no pé de apresentador

Imagem
                                                                        ROBERTO STUCKERT FILHO/PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA A presidente Dilma Rousseff durante entrevista a Jô Soares na tarde da última sexta-feira (12) Por DANIEL CASTRO - no Notícias da TV - em 14/06/2015 A entrevista da presidente Dilma Rousseff a Jô Soares, exibida pela Globo na madrugada de sexta (12) para sábado (13), foi o assunto do fim de semana nos bastidores da emissora. Não pelo seu conteúdo explosivo, que não houve, mas pelos bastidores que a envolveram. Para jornalistas e diretores da Globo ouvidos pelo  Notícias da TV , o encontro foi "um papo de comadre que não teve nada que se assemelhasse a uma entrevista". Fez bem à imagem da rede, mas ajudou a queimar a do apresentador de talk show.

Kiko Nogueira: Eduardo Cunha, presidente do Estado Evangélico do Brasil.

Imagem
Postado em   14 jun 2015 por :   Kiko Nogueira Ele Eduardo Cunha aparelhou e domesticou o legislativo com seu time de evangélicos. No vácuo de poder deixado por uma presidente enfraquecida, ele é, efetivamente, quem pauta a agenda política. O estilo cesarista casa perfeitamente com o medievalismo de seus aliados pentecostais. Aos poucos, diante de pouca ou nenhuma resistência, eles foram entrando como ratos em cada cômodo da casa.

Ucrânia: Relatório de Situação (SITREP)

Imagem
13/6/2015, (Duff redigiu) – The Vineyard of the Saker Ukraine SITREP June 13th, by Duff Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu The Saker ●– Cortado o gás de Mariupol Devido a danos nos gasoduto próximo à cidade de Ocheretino na região de Donetsk, Mariupol, Berdyansk e Volnovaha ficarão sem gás. O serviço de imprensa de “Ukrtransgaz” informou. Explicaram que o fornecimento de gás será normalizado dentro de um dia e meio, dois dias, depois de cessadas as hostilidades. Essa situação extrema não afetará o trânsito do gás natural, destacou “Ukrtransgaz”.

Fernando Brito: Pior que a imoralidade dos salários é que os juízes e promotores “se absolvam” do abuso

Imagem
14 de junho de 2015 | 01:02  Autor: Fernando Brito A reportagem de Raphael Gomide e Lívia Salles, na  Época ,  – se a apuração dos dados está correta, o que é provável, porque compatível com os dados parciais que, aqui e ali, começam a ser divulgados –  mostrando que a média salarial dos juízes e promotores estaduais – vejam bem, média! – supera os R$ 40 mil mensais não é escandalosa  simplesmente porque somos um país pobre, onde faltam recursos para dar ao serviço público a qualidade devida como, sobretudo, porque corrompeu moralmente o senso de equilíbrio do poder contra o qual cidadão algum pode insurgir-se, senão dentro daquela que deixou de ser uma magistratura para, antes disso, ser uma corporação de privilégios.

Espanha: Poder municipal muda nas principais cidades

Imagem
Manuela Carmena e Ada Colau são as novas presidentes das Câmaras de Madrid e Barcelona. “Obrigado à cidadania por tornar possível o impossível”, foram as primeiras palavras de Ada na tomada de posse. Candidaturas cidadãs assumem também as presidências das câmaras de Saragoça, Corunha e Cádis. O PP é o grande derrotado e é afastado da governação em 15 capitais de província. ESQUERDA.NET - 13 de Junho, 2015 - 17:46h Barcelona, população em apoio à tomada de posse de Ada Colau - "Sí se puede", o lema mais gritado A grande novidade da tomada de posse dos novos alcaides (presidentes de câmara) em Espanha, neste sábado, são as cinco presidências de grandes cidades assumidas por candidaturas cidadãs apoiadas pelo Podemos: Manuela Carmena em Madrid, Ada Colau em Barcelona, Pedro Santisteve em Saragoça, Xulio Ferreiro na Corunha e José María González em Cádis. Em Santiago de Compostela, a candidatura cidadã Compostela Aberta também elegeu o presidente do município com os

Mauricio Dias: O povo não é bobo

Imagem
Rosa dos Ventos por  Mauricio Dias  — na Carta Capital -  publicado  13/06/2015  Uma pesquisa Ibope, escondida pela mídia, revela que muitos brasileiros veem o jornalismo empenhado em aderir ao “quanto pior melhor”                                                                               Marcello Casal Jr./Agência Brasil/Fotos Públicas Durante a ditadura no Brasil, o Rei Pelé lançou um édito:" O povo brasileiro não está preparado para votar". Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, fora das quatro linhas onde conquistou, por méritos, o título de rei do futebol, pisa na bola com frequência. Ainda agora se meteu no  escândalo da Fifa  e manifestou apoio a  Joseph Blatter , presidente renunciatário daquela entidade internacional corroída pela corrupção.

David Harvey sugere a Haddad abrir espaço para movimentos revolucionários

Imagem
‘Sem esses espaços, o aparato repressivo do Estado cresce’, argumenta o geógrafo britânico ao prefeito, no encerramento do Seminário Cidades Rebeldes, em São Paulo por  Sarah Fernandes, da RBA   publicado  13/06/2015  FACEBOOK/SESC Harvey: "O acúmulo de capital depende cada vez mais da urbanização como forma primária de acúmulo" São Paulo – O geógrafo David Harvey, considerado um dos marxistas mais influentes da atualidade, não precisou ser questionado para deixar uma sugestão ao prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, durante debate em que participaram juntos na noite de ontem (12), na capital paulista. A dica, permeada pelas influências mais à esquerda da academia, valeria para qualquer município: “Se alguém me perguntasse que conselho eu dou para o prefeito, diria: ‘Abra o maior número possível de espaços onde movimentos revolucionários possam acontecer'”. “A revolução não ocorrerá amanhã. O processo vai ser demorado e a tarefa que pode ser feita é

Paulo Nogueira: A previsível miséria das críticas à entrevista de Dilma no Jô.

Imagem
Postado em   13 jun 2015 por :   Paulo Nogueira Funcionou A mídia política não surpreende. É previsível como um jogo de sinuca comprado. A entrevista de Dilma no Jô, por exemplo. Você sabia, muito antes de ela ir ao ar, que só haveria cacetadas. Os textos, a rigor, poderiam ser escritos sem que os jornalistas perdessem seu tempo precioso vendo o programa. Não importa o nível das perguntas de Jô e nem o conteúdo das respostas. Só virão pedradas.

Arnaldo Cesar: Um corridão bem dado

Imagem
Por Arnaldo Cesar - no Blog do Marcelo Auler - 13/06/2015 São muito interessantes os resultados apurados, esta semana, pela Polícia Federal com a “Operação Onipresença”, em Santa Catarina. Foram indiciados 27 médicos do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, da UFSC, em Florianópolis. Vão ter que explicar as razões pelas quais não comparecem ao local de trabalho, apesar de ganharem salários que variam de R$ 16.597,12 a R$ 19.930,12. Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago – UFSC – Foto: Reprodução                 As informações passadas pelo Ministério da Saúde à PF mostram que três deles apesar de regiamente remunerados nunca deram as caras no Hospital. Os 24 restantes até davam as caras, mas cumpriam menos de um terço da jornada de trabalho para a qual foram contratados.

PHA: Senador petista é um entreguista!

Imagem
Delcidio é o sucessor do Suplicy na bancada “tucano fantasiado de petista” Projeto senador Delcidio permitiria que lavadores esquentassem o dinheiro de paraísos fiscais ... A Presidenta Dilma não se cansa de dizer: ninguém mexe no conteúdo nacional nem no regime de partilha com a obrigatoriedade dos 30%. Foi o que  ela fez em Pernambuco , no lançamento do petroleiro André Rebouças e deu uma traulitada na cabeça no Ministro das Minas.

DW: "Processo de paz está em ponto de virada", diz presidente colombiano

Imagem
Em entrevista exclusiva à Deutsche Welle, presidente colombiano, Juan Manuel Santos, afirma que pretende dar prosseguimento às negociações de paz com as Farc, mas considera que processo de paz está num momento crítico. Apesar dos recentes ataques praticados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, afirmou, em entrevista exclusiva à Deutsche Welle, que pretende continuar com as negociações de paz, mas considera que o processo está num momento crítico.

Grécia: Tsipras joga bem e bonito

Imagem
“Surpreende é que não estejais morto – com tantos medicamentos que vos fizeram tomar!” (MOLIÈRE, O Doente Imaginário, ato III, cena III).  [1]   Alexis Tsipras, atual PM da Grécia Magnífica semana europeia. Tsipras joga bem e bonito. Os mata-mouros da União Europeia e os caras-de-pau da Troika acabaram presos na própria armadilha. Lá estão eles outra vez, à vista de todos, a triturar a patadas os absurdos tratados europeus e reunidos, alguns deles, com o Banco Central Europeu! Mas não há quem não saiba que essa concertação é formalmente proibida pelos tratados. Caíram na rede. A crise que eles mesmos provocaram com sua intransigência já ameaça explodir na cara deles!

Cynara: “atitude muito corajosa de Jô Soares”

Imagem
13 de junho de 2015 | 12:45  Autor: Miguel do Rosário Jô Soares, o cara na Globo que gosta da Dilma Por Cynara Menezes,  Socialista Morena O ar désolé de William Waack ao anunciar a próxima atração era uma pista para o que viria a seguir: o apresentador Jô Soares em um encontro para lá de amistoso com a presidente Dilma Rousseff no palácio da Alvorada. E “o gordo” já começou dizendo a que vinha: fazer uma entrevista-desagravo à presidente, que está sendo alvo, disse, de uma campanha “absurda” por parte de gente que não se conforma com o resultado da eleição.

ENTREVISTA DA DILMA NO PROGRAMA DO JÔ SOARES

Imagem