Postagens

Mostrando postagens de junho 4, 2015

Israel: A revolta da população negra israelita

Imagem
As divisões que atravessam a sociedade judaica israelita são ao mesmo tempo sociais e étnicas, estando ambas com frequência imbricadas: os mais ricos são de origem europeia, os mais pobres da “África-Ásia”, segundo o termo utilizado pelo Escritório Central de Estatísticas de Israel. No mais baixo da escala encontra-se a população judia originária da Etiópia.  ESQUERDA NET   -  Por Michel Warschawski.-  10 de Junho, 2015   Manifestação de israelitas-etíopes em Tel-Aviv, em 3 de maio de 2015. Foto de Lilach Daniel Como toda a gente sabe, não é fácil ser-se palestiniano num “Estado judeu”. Mas a recente revolta da população judia de origem etíope recorda que não basta pertencer a esta religião para não se ser discriminado. E que, mesmo sendo judeu, vale mais ser branco que negro numa sociedade dividida social e etnicamente, e na qual o racismo institucional está legitimado pelos principais ministros do novo governo de Benjamin Netanyahu. Qualquer pessoa que se interesse um

Paul Craig Roberts: Os ucranianos já foram espoliados. Os norte–americanos serão os próximos.

Imagem
4/6/2015, [*]  Paul Craig Roberts – Institute for Political Economy Ukrainians Dispossessed, Americans are next Tradução mberublue Praça Maidan (Kiev - 9/3/2014) Os ucranianos estiveram nos últimos 15 meses a pagar para Washington pela derrubada de seu governo democraticamente eleito em mortes, desmembramento de seu país e derrocada econômica, além da deterioração de seu relacionamento com a Rússia que, para a Ucrânia foi traduzida, na prática, com a perda de sua energia subsidiada. Agora os ucranianos estão perdendo suas pensões e ajuda social. Pateticamente, a população ucraniana marcha de cabeça baixa para o cemitério.

Câmara derruba voto facultativo, única bandeira da mídia que tucanos não defendiam

Imagem
10 de junho de 2015 | 21:17  Autor: Fernando Brito Caiu, e caiu feio, por 331 a 134 votos, a proposta de tornar facultativo o voto no Brasil. Não houve esta imensa maioria contrária, claro, movida pelas razões que abaixo defenderei, mas por pragmatismo eleitoral: como disse antes, este Congresso não mudará nada – o próprio financiamento privado já é o que se pratica, hoje –  porque não há autonomia na decisão de quem se beneficiou dos critérios em vigor.

Pressão e protestos de estudantes, deputados e líderes adiam PEC da maioridade

Imagem
Relatório foi lido em sessão tumultuada que culminou com pessoas feridas e passando mal, mas não foi votado. Cunha disse que levará matéria ao plenário dia 30. Parlamentares querem mais tempo por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  10/06/2015 19:20,  última modificação  10/06/2015 20:15 LULA MARQUES/FOTOS PÚBLICAS Deputado Major Olimpio (PDT-SP), favorável à redução, enfrenta manifestantes contrários à proposta Brasília – A pressão dos parlamentares contrários à redução da maioridade penal, as articulações do Executivo com o PSDB para apresentação de uma alternativa à proposta e os protestos de estudantes na Câmara dos Deputados, na tarde de hoje (10), levaram a votação do relatório da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171, que trata do tema, a ser adiada para a próxima quarta-feira (17). A decisão foi tomada pelos integrantes da comissão especial que analisa a PEC depois de um pedido de vista coletivo feito pelos deputados.

Brasil, epicentro do escândalo da FIFA

Imagem
Teixeira e Marin são acusados de fazer parte de uma rede de corrupção criada há mais de trinta anos: a grande faxina parece ter começado. Nicolas Bourcier, do Le Monde - na Carta maior "A polícia suíça deu um pontapé no ninho de ratos!". A frase sai de forma seca, áspera, selvagem. "É um ninho de ratos!”. Romário nunca teve papas na língua. Ex-atacante da seleção, hoje senador, o "Baixinho", como é conhecido, soube trocar passes com seus aliados, jogar com políticos de times adversários, e até passar a bola para inimigos de outrora, mas sempre se manteve no campo oposto ao dos dirigentes da FIFA e de seus comparsas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

24 verdades sobre o ISIS e a Al- Qaeda que não querem que você saiba

Imagem
Pravda O Estado Islâmico, ISIS ou Daesh, foi criado pela CIA, o  MOSSAD  e o MI6 para acabar com a Síria. O professor Michel Chossudovsky, economista canadense e diretor do Centro de Investigação sobre a Globalização, de Montreal, enumerou 24 verdades que os governos ocidentais não querem que a população conheça sobre o ISIS ( Estado Islâmico) e a Al-Qaeda… Como é possível que sigam o jogo dos Estados Unidos encaminhado a criar um estado mundial policial? Passando pela destruição de povos, culturas ancestrais e restos de antigas civilizações. A barbárie em sua máxima dimensão.

Julgamento a Operação Condor na Argentina entra em fase final

Imagem
Buenos Aires, 10 jun (Prensa Latina)  O julgamento por crimes de lesa humanidade cometidos na Argentina durante o terror da Operação Condor, que se desenvolve nesta capital com 18 militares acusados, entrou em sua fase final. O processo começou em março de 2013 e envolve, entre outros, os ex-generais Reynaldo Benito Bignone, Santiago Omar Riveros e o oficial uruguaio Manuel Cordero, quem se desempenhou como vínculo entre seu país e a Argentina.

Mais factóides, má fé e preconceito de parte da imprensa contra um ex-presidente

Imagem
  Admin - do Instituto Lula -   10/06/2015 20:10                                                                                                                 Desde que encerrou seu período na presidência da República, em 1º  de janeiro de 2011, o ex-presidente Lula pautou-se pela transparência em suas atividades políticas, profissionais e nos episódios que, embora na esfera particular, eram de interesse público. A tentativa de transformar estas atividades em escândalo, como tem feito parte da imprensa brasileira, é só mais uma demonstração de parcialidade, má-fé e preconceito em relação ao ex-presidente.

Negociadores africanos: acordo de livre comércio está pronto

Imagem
AFP  Negociadores africanos estão prontos para assinar um acordo de comércio no Egito para criar um mercado comum em metade do continente. A Zona Tripartida de Livre Comércio abrange 26 países e será divulgado em uma cúpula de chefes de Estado e governo nesta quarta-feira na cidade de Sharm el-Sheikh, no Mar Vermelho. O pacto tem como objetivo a criação de um quadro comum para tarifas preferenciais que facilitam a circulação de mercadorias entre os países-membros.

Eduardo Guimarães: Agressor de frentista haitiano faz ameaças após ser triturado pelo CQC

Imagem
Posted by  eduguim  on 10/06/15 • Categorized as  Análise   No último sábado, o Blog   denunciou   que o fanático de ultradireita Daniel Barbosa Amorim,  que agrediu verbalmente frentista haitiano que trabalha em um post de gasolina da cidade gaúcha de Canoas, cumpriu pena de prisão por furto, entre outras complicações com a lei. A informação foi passada em entrevista a esta página pelo escrivão de Porto Alegre Leonel Radde, quem, após assistir a vídeo da agressão que se espalhou como fogo na internet, lavrou um boletim de ocorrência no 20º Distrito Policial da capital gaúcha.

Kiko Nogueira: O dedo de Caiado na xenofobia contra os haitianos.

Imagem
Postado em   10 jun 2015 por :   Kiko Nogueira Ele Por trás da mente doentia de Daniel Barbosa, o sujeito que aparece num vídeo importunando um haitiano num posto de gasolina no Rio Grande do Sul, está o senador Ronaldo Caiado. Quer dizer, não só ele. Barbosa mesmo cita, em sua cavalgada, luminares como Olavo de Carvalho, um tal Políbio Braga, Jair Bolsonaro e Romeu Tuma Jr.

Fernando Morais: “a mídia convencional não consegue mais acompanhar a internet”

Imagem
0 de junho de 2015 |  Autor: Fernando Brito O jornal eletrônico  Notícias do Dia , de Santa Catarina, publica hoje uma entrevista com o jornalista e escritor Fernando Morais que é ótima leitura para quem pensa em comunicação – o que cada vez somos todos – e trabalha com ela profissionalmente. Dela – embora seja toda ótima e lúcida, tratando de política e relações internacionais  – extraí os trechos  que falam disso.e do filme  Chatô , baseado em seu livro biográfico sobre o primeiro grande “chefão” da mídia no Brasil , finalmente concluído. E diz, sem “meia-conversa”:

Roger Waters faz novo apelo para que Gil e Caetano não sem apresentem em Israel

Imagem
Roger Waters Apesar de os músicos brasileiros já terem negado um primeiro pedido, o líder do Pink Floyd escreveu uma nova carta para tentar convencê-los a cancelar o show como um sinal de repúdio às ocupações israelenses em territórios palestinos. Na carta, Waters conta a história de dois jovens palestinos mortos por forças israelenses que não poderão acompanhar os shows; leia  Por Redação - do Portal Forum A pressão continua para que Gilberto Gil e Caetano Veloso cancelem o show marcado para 28 de julho na cidade de Tel Aviv, em Israel. Ainda que os músicos já tenham negado inúmeros pedidos para não fazerem a apresentação, o ex-baixista do Pink Floyd, Roger Waters, voltou a apelar para que os brasileiros desistam do show em prol da causa palestina.

Fabio Serapião: Os amigos complicam Beto Richa

Imagem
por  Fabio Serapião  —  publicado na Carta Capital -  10/06/2015  O escândalo que atinge o governo do Paraná envolve pedofilia, corrupção e fraude fiscal                                                                                              Ricardo Almeida / ANPr Beto Richa sofre grande pressão no governo do Paraná Em comemoração ao aniversário de um mês da ação policial bancada pelo governo do Paraná que deixou  200 manifestantes feridos no Centro Cívico, em Curitiba, um grupo de funcionários públicos paranaenses em greve realizou um ato em frente ao Ministério Público de Londrina, no interior do estado. Na quinta-feira 28, em meio a gritos de apoio ao trabalho dos promotores do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado, os servidores tomaram os arredores do prédio do MP para pedir que o nome do governador Beto Richa, do PSDB, fosse incluído na lista de investigados pelas operações Publicano e Voldemort. Atualmente sob a tutela dos promotores crimina

Del Nero na Câmara: jogo de carta marcada

Imagem
Por Marcelo Auler 10/06/2015 Não há como levar a sério a audiência pública em que o atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, participou na terça-feira na Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados. O melhor resumo da audiência foi feito pelo meu amigo  Ricardo Kotscho  em conversa com  Heródoto Barbeito , no portal  R7 :  Bancada da Bola só levantou a bola….. , que compartilho abaixo Foi meio que um jogo de carta marcada, em que ele se apresentou espontaneamente para dizer que não sabia de nada. Alguns jornais desta quarta-feira gastaram espaço para reproduzir o que ele falou sem qualquer questionamento. Não foi o caso da  Folha  e do  Estadão , que publicaram matérias mais críticas. Na verdade, não há como levar a sério o atual presidente da CBF que, inclusive, como lembrou a Folha, recusou-se a abrir seu sigilo bancário alegando justamente o motivo que lhe faria não temer apresentar suas contas: a inocência.

Geopolítica do Declínio US-americano global Washington x China no século 21

Imagem
Alfred W. McCoy   Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu Até para os maiores impérios, geografia é quase sempre destino.[1] Mas em Washington é como se ninguém soubesse disso. As elites da política de segurança nacional e da política externa continuam a ignorar o básico da geopolítica que modelou o destino dos impérios mundiais nos últimos 500 anos. Consequentemente, ninguém por lá tem meios para captar o significado das rápidas mudanças globais na Eurásia, que estão no processo de minar a grande estratégia para dominar o mundo que Washington perseguiu nas últimas sete décadas.

AFP: Israel é acusado de maltratar sistematicamente crianças palestinas

Imagem
AFP / Abbas Momani A MCW estima que, desde a ocupação da Cisjordânia após a guerra de 1967, 95.000 crianças palestinas foram detidas pelas forças israelenses As forças de segurança israelenses maltratam de maneira sistemática as crianças palestinas, afirma uma ONG com sede na Cisjordânia ocupada em um relatório divulgado nesta quarta-feira. As acusações da ONG Military Court Watch (MCW), que monitora a forma como as crianças são tratadas por tribunais militares israelenses, foram rejeitadas pelo exército. A MCW estima que, desde a ocupação da Cisjordânia após a guerra de 1967, 95.000 crianças palestinas foram detidas pelas forças israelenses. O relatório, que foi encaminhado à ONU, detalha 200 casos de detenção de menores ocorridas desde 2013.

MP tenta esclarecer divergências nas versões de Youssef e Costa

Imagem
QUA, 10/06/2015 - 14:05 Jornal GGN -  O Ministério Público Federal marcou um interrogatório conjunto com Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, e o doleiro Alberto Yousseff para esclarecer divergências nas versões de seus depoimentos, feitas em acordo de delação premiada na Operação Lava Jato. Os principais pontos de contradição envolvem seis casos, como o do ex-ministro Antonio Palocci. Em seu depoimento, Paulo Roberto Costa disse que autorizou o doleiro a repassar R$ 2 milhões para a campanha de 2010 de Dilma Rousseff, que teriam sido requisitados por Palocci. Já Youssef afirma que não fez esta operação e não foi procurado pelo ex-ministro.

Doações: com Lula é “imoral”, com FHC é “cultural”. A hipócrisia da mídia e o sapato do Brizola

Imagem
10 de junho de 2015 |  Autor: Fernando Brito Os jornais se lambuzam nas doações e pagamentos feitos ao ex-presidente Lula por palestras, a partir do vazamento cuidadosamente filtrado dos policiais federais e dos promotores da Operação Lava-Jato. Embora, lá pelo final das matérias, registre-se que Lula e o Instituto Lula não estão sendo investigados – e não estão por falta de razão, não por imunidade legal – o tom das matérias é o de evidente “denúncia” e “suspeição” das doações e pagamentos que Lula recebe por palestras, o que não apenas é legal como é feito por muitas figuras públicas. A “onda” é tanta que, no post anterior, um comentarista faz um apelo sentido,  que resolvi atender:

Eduardo Guimarães: Camargo Correa doou até aeroporto a FHC, mas não pode doar a Lula

Imagem
Posted by  eduguim  on 10/06/15 • Categorized as  Reportagem   Estadão e Folha de São Paulo divulgaram informação repassada pela notória banda antipetista da Polícia Federal cujo objetivo é, claramente, o de manchar a biografia do ex-presidente Lula e, assim, enfraquecê-lo politicamente, por temor de que se candidate à sucessão de Dilma Rousseff. As matérias desses jornais relatam doações ao instituto Lula que empresas privadas fazem comumente a ex-presidentes. José Sarney e Fernando Henrique Cardoso, com ajuda da iniciativa privada, criaram institutos após deixarem o poder e nunca ninguém implicou com eles.

"Escondemos coisas quando só falamos de superávit primário"

Imagem
Em entrevista, a economista Leda Paulani também sugeriu protagonismo de Lula na escolha de Levy para a Fazenda: "acho que se arrependeu um pouco". Luccas Gissoni - na Carta Maior “Quando você só fala no resultado nominal, você está escondendo coisas. Isto impede a comparação entre os gastos com juros e os gastos previdenciários ou destinados a programas como o FIES e o Bolsa-Família, por exemplo. Gasta-se com juros pelo menos 20 vezes mais que com o Bolsa-Família. Esse tipo de comparação fica escondida do debate, e as pessoas não têm a menor ideia do que ocorre. Essa conta feita dessa forma barata fala muito ao senso comum e contribui para o sucesso do discurso do ajuste”, dispara Leda Paulani, economista da USP e ex-secretária de Planejamento do governo Haddad. O destaque midiático que se dá ao superávit primário deliberadamente ignora o resultado nominal das contas públicas, aquele que incorpora as despesas com a rolagem da dívida pública, isto é, o pagamento de

Paulo Nogueira: O vídeo com o agressor do haitiano mostra que a saída de Marcelo Tas foi uma benção para o CQC.

Imagem
Postado em   10 jun 2015 por :   Paulo Nogueira O caçador foi caçado “Parem o mundo”, escreveu um internauta ontem no Twitter. “O DCM como fonte do CQC? Parem o mundo.” Também estranhei ao saber que o CQC nos usara no  vídeo  em que um repórter fez educadamente com um boçal desvairado o que ele fizera selvagemente com um frentista haitiano. Minha lembrança mais vívida do CQC foi uma abjeta caçada empreendida contra Genoino com a ajuda de uma criança.

DW: Morales diz que Bolívia não quer acordo econômico com a UE

Imagem
Em entrevista à DW, presidente diz que está em Bruxelas para compartilhar suas experiências de crescimento econômico com os europeus, critica o que chama de intervenção externa na Venezuela e não descarta novo mandato. Em entrevista exclusiva à DW em Bruxelas, o presidente da Bolívia, Evo Morales, descartou com veemência qualquer acordo de livre comércio de seu país com a União Europeia (UE). "Não, de jeito nenhum", declarou. "Temos nosso próprio modelo econômico e não precisamos implementar políticas de livre comércio. O que trouxe o livre comércio entre México e Estados Unidos? O movimento indígena no México me contou que agora eles comem tortilha norte-americana e não mexicana. Isso é livre comércio", afirmou.

Rússia e China realizarão exercícios no mar do Japão

Imagem
Sputnik News - 09/06/2015 De acordo com o porta-voz do distrito militar oriental do Ministério da Defesa russo, a Rússia e a China demarcaram a área no mar do Japão para realizar a segunda fase dos exercícios navais conjuntos. A declaração foi feita pelo porta-voz do distrito militar oriental russo, Aleksander Gordeev, na terça-feira, 9 de junho: © SPUTNIK/ JULIA KAMINSKAYA Exercícios militares da Rússia e da China entram na fase ativa “Os oficiais do distrito militar oriental [russo], oficinas do Pacífico Sul e os representantes da Marinha chinesa realizaram a missão de reconhecimento no aeródromo de Knevichi e examinaram as áreas para garantir a aterrisagem de tropas da Frota do Pacífico perto do cabo Klerk.” A primeira fase dos exercícios sino-russos Morskoe Vzaimodeistviye 2015 (Cooperação Naval 2015) foi realizada no mar Mediterrâneo.

Kiko Nogueira: Marta é maior do que Neymar.

Imagem
Postado em   09 jun 2015 por :   Kiko Nogueira Melhor do mundo Marta é, desde terça feira, dia 9, a maior artilheira da história das Copas do Mundo femininas. Marcou de pênalti o segundo gol do Brasil contra a Coreia do Sul no Mundial do Canadá. O time venceu por 2 a 0 e voltará a campo contra a Espanha para mais uma partida que ninguém vai ver por aqui. Uma pena, porque Marta e suas colegas mereciam ser vistas, reconhecidas, prestigiadas — não apenas pela qualidade do jogo, mas pelo exemplo de abnegação, fazendo bonito sem qualquer apoio oficial.

Combatentes palestinos lutam contra o terrorismo na Síria

Imagem
ORIENTE mídia 09/06/2015 Damasco, (Prensa Latina) A brigada Galilea, integrada por 4.800 mil combatentes palestinos está organizada hoje para se incorporar à luta contra os grupos terroristas na Síria, junto ao exército deste país árabe. Segundo a página digital Al-Manar, os militantes palestinos completaram um treinamento militar intensivo e preparam-se para enfrentar os grupos armados na zona montanhosa de Qalamoun, ao noroeste.

DW: Varoufakis é recebido como estrela em Berlim

Imagem
Acostumado a ouvir críticas de colegas e da imprensa europeia, ministro grego ganha aplausos do público berlinense. Ele fala em harmonia e diz aguardar "discurso de esperança" de Merkel. Assista ao vídeo clicando aqui O ministro grego das Finanças, Yannis Varoufakis, é o  enfant terrible  da política europeia: antipatizado por seus colegas de pasta, ridicularizado e até mesmo difamado pelas mídias. Mas, nesta segunda-feira (08/06), ele foi a estrela da noite na capital alemã. Centenas de berlinenses prestigiaram a apresentação do eloquente professor de economia na Catedral Francesa da praça Gendarmenmarkt.