Postagens

Mostrando postagens de maio 30, 2015

Vai ter Copa, sim (apesar da Fifa): um guia do Mundial feminino

Imagem
DO ESPORTE FINO- na Carta Capital POR  AUTOR CONVIDADO    •    5/6/2015   •    FUTEBOL FEMININO ,  FUTEBOL Por Roberta Nina Cardoso*   (autora convidada)  e  Rodrigo Borges Segolene Valentin, gerente de relações com a mídia da Fifa, iniciou a primeira entrevista coletiva da entidade no Canadá, nesta quinta-feira (4), afirmando que “os acontecimentos na sede da Fifa, na Suíça, têm sido bem noticiados nos últimos dias. Estamos aqui para falar de futebol”. A sétima edição da Copa do Mundo feminina começa neste sábado (6), com a partida entre Canadá e China. O microfone, então, foi entregue a um jornalista japonês, que fez a primeira pergunta do evento: “Por que o presidente Joseph Blatter e o secretário-geral Jérôme Valcke não estão aqui no Canadá?”

Luis Nassif: Como a fórmula Levy-Tombini-Rousseff não resolve

Imagem
Luis Nassif O jogo econômico é muito mais simples e objetivo do que supõe os livros e as teorias econômicas. Na academia e na imprensa há uma disputa entre linhas econômicas que obedecem muito mais a conceitos ideológicos, disputas de espaço, conquista de reputação, do que à análise objetiva dos fatos econômicos. É o que ocorre com essa tentativa de caracterizar os erros recentes de política econômica como inerentes ao que chamam de “nova matriz econômica”.

Pepe Escobar: “A guerra de palavras do Mar do Sul da China”

Imagem
2/6/2015, [*] Pepe Escobar , Asia Times Online “ The South China Sea word war ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Guerra Fria 2 Com a Guerra Fria 2.0 entre EUA e Rússia ainda longe de se diluir, a última coisa de que o mundo precisa é de uma reencarnação do falcão Bush-oso (ing. Bushit) Donald “sabidos não sabidos” Rumsfeld. Em lugar dele, o “sabido sabido” – previsível – que se consegue é o Supremo do Pentágono, Ash Carter. O neoconservador Ash deu um show no Diálogo de Xangrilá, no fim de semana passado em Cingapura.

Mauro Santayana: A SOBERANIA E O BANCO DOS BRICS

Imagem
Postado por   Mauro Santayana - 05/06/2015 (Jornal do Brasil) - O Senado Federal aprovou, esta semana, a constituição do Novo Banco de Desenvolvimento, o chamado Banco dos BRICS, formado pelos governos do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, com capital final previsto de 100 bilhões de dólares. A Câmara dos Deputados já havia dado sua autorização para a participação do Brasil no projeto, além da constituição de um fundo de reservas para empréstimos multilaterais de emergência também no valor de 100 bilhões de dólares.

Fernando Brito: Como o jornalismo “de mercado” esfaqueia a verdade

Imagem
5 de junho de 2015 |  Autor: Fernando Brito O caso, triste e trágico, da morte do médico Jaime Gold ilustra como poucos – de como se faz propaganda com ares de jornalismo neste país –  e com muito apoio, é certo, de parte da polícia e das instituições judiciais.

Telesur entrevista Cafezinho sobre corrupção Fifa-Globo

Imagem
Miguel do Rosário  - O Cafézinho -  5 junho 2015 O correspondente da Telesur no Brasil, Nacho Lemos, entrevistou alguns brasileiros sobre o escândalo de corrupção envolvendo dirigentes da CBF e o homem bomba J. Hawilla, sócio da Globo em várias empresas no Brasil. Como já foi amplamente noticiado, Hawilla é um bandido confesso, preso pelo FBI nos Estados Unidos, onde ele também operava. O caso tem gerado intenso debate sobre os direitos de transmissão do futebol brasileiro.

Fazer-política, fazer-cidade: o municipalismo radical da Espanha que bem poderia ser o nosso

Imagem
Um novo mundo não só é possível como já está sendo produzido e gestado nas cidades. Jean Tible - na Carta Maior "É uma cidade igual a um sonho: tudo o que pode ser imaginado pode ser sonhado, mas mesmo o mais inesperado dos sonhos é um quebra-cabeça que esconde um desejo, ou então o seu oposto, um medo. As cidades, como os sonhos, são construídas por desejos e medos, ainda que o fio condutor de seu discurso seja secreto, que as suas regras sejam absurdas (...). De uma cidade, não aproveitamos as suas sete ou setenta e sete muralhas, mas a resposta que dá às nossas perguntas políticas". Italo Calvino Produzir imaginações políticas e coletivas que escapem às capturas da representação e seus limites inabaláveis do "isso é o que temos pra hoje" - eis o desafio mais arrebatador de nossa geração. Somos fruto de uma cultura política de esquerda extremamente rica e potente: das organizações dos bairros da periferia, passando pelo novo sindicalismo, até a emerg

Melhorar a vida nos países pobres é melhorá-la em todas as nações, afirma Lula

Imagem
Fórum de Ministros da Agricultura divulgou a 'Carta de Milão', que defende o acesso à água, alimentos saudáveis e energia para todos no planeta por  Redação RBA   publicado  05/06/2015  RICARDO STUCKERT/INSTITUTO LULA Ex-presidente também defendeu maior cooperação para o desenvolvimento da agricultura na África São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que os governos nacionais assumam sua responsabilidade no combate à fome, e uma estratégia integrada entre proteção social e apoio à agricultura nesta sexta-feira (5). O ex-presidente falou no encerramento do Fórum de Ministros da Agricultura na Expo Milão 2015, que reuniu autoridades, ONGs e especialistas em agricultura e alimentação. A Expo 2015, a Feira Mundial, tem a alimentação como o seu tema principal. Lula disse que melhorar a vida nos países pobres não afeta somente as pessoas desses países, mas todas as nações. "A cada ano crescem os contingentes de refugiados e de des

As razões profundas da guerra movida contra o Brasil

Imagem
Se o vitorioso modelo chinês fosse implantado no Brasil, uma democracia de modelo ocidental, uniríamos o que há de melhor na economia e na política. Ion de Andrade  - na Carta Maior A compra da Delta de Eduardo Cavendish pela Essentium espanhola por 450 milhões de reais encerra, no plano das consequências que gerou, uma primeira grande­ fase da Operação Lava Jato e permite enxergar o cenário do que produziu em sua totalidade.

ENTRE GANGSTERS, ESQUERDISTAS E ATÉ ROQUEIROS

Imagem
por  Paulo Moreira Leite  -  5 de junho de 2015   Antes de chegar a FIFA, FBI investigou John Lennon, prendeu sindicalistas e conspirou contra políticos A hipótese de que nem todas as motivações do FBI para investigar a FIFA sejam legítimas nem louváveis não deve surpreender a ninguém. O FBI funciona como uma polícia secreta do governo norte-americano, funciona para servir seus interesses e tem um currículo nem sempre admirável.

Você pode ser aniquilado pela política externa desenvolvida por Alice e sua Gangue dos Chapeleiros Loucos

Imagem
3 /6/2015,  [*] Joe Clifford  –  ICH – Information Clearing House “ Alice And The Mad Hatter Gang Making Foreign Policy, Will Get You Killed ” Traduzido por  mberublue Política externa dos EUA A menos que os norte americanos comecem a prestar atenção à própria política externa e às decisões insanas que estão sendo tomadas, serão todos aniquilados. Em primeiro lugar, um pequeno estudo da situação totalmente irracional à qual as decisões dos chefões acabaram por nos levar e depois uma visão de como nossa vida está sendo colocada em risco por idiotas e dementes.

China: duas abordagens sobre a cobertura “midiática” dos “Diálogos de Xangrilá”

Imagem
Entreouvido no Quiosque do Chambão na Viva Vudu: Democracia “midiática” é isso! O resto é kamelismo & miriamleitonismo & sardenberguismos & friaszismos & civitismo & coisa e tal!:-D)))) 5-6/6/2015, South China Morning Post “ China takes two-track approach to censoring Shangri-La Dialogue coverage ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Almirante Sun Jianguo nos "Diálogos de Xangrilá" Pequim impôs à imprensa estatal uma estratégia de propaganda em duas vias, para a cobertura do Fórum de Segurança em Cingapura semana passada: proibiu a cobertura midiática das tensões no Mar do Sul da China aos veículos editados em idioma chinês; e liberou os veículos publicados em idiomas estrangeiros. Enquanto a mídia internacional dedicava-se às questões do Mar do Sul da China durante o Diálogo de Xangrilá, que se realiza de sexta-feira até domingo (5-7/6/2015), a mídia estatal publicada em idioma chinês recebeu ordem para nada discutir so

Fernando Brito: É preciso reagir aos nazistas. Senão, teremos o nazismo

Imagem
5 de junho de 2015 |  Autor: Fernando Brito Comecei muito mal o dia, lendo o  Diário do Centro do Mundo . Não pelo site, obvio, que é muito bom, mas pela matéria – com o vídeo que reproduzo ao final com um imbecil que, estupidamente, vai provocar e humilhar um frentista de posto de gasolina que abastece um carro, em Porto Alegre. A razão? O trabalhador é haitiano. É de embrulhar o estômago, mesmo sabendo que a notícia já circula há dois dias.

Emir Sader: O catastrofismo, uma via para a catástrofe

Imagem
O futuro se constrói abrindo novos horizontes, novas perspectivas, novas utopias, resgatando o que fomos capazes de construir. por Emir Sader em 05/06/2015 - na Carta Maior - Seguir no labirinto ou jogar tudo pela janela? O falso dilema -   Quando a história nos coloca dilemas difíceis de resolver, o catastrofismo é um bom consolo: tudo vai para o pior dos mundos. Ou mudamos tudo radicalmente, abandonando tudo o que foi feito até aqui ou despencaremos inevitavelmente no abismo que nos aguarda ali na esquina.   Nessas visões coincidem vozes distintas. Por um lado, as bem intencionadas, que acusam como as formas predatórias de vida predominantes dilapidam os recursos naturais, aprofundam formas de vida irresponsáveis, fazem o mundo se aproximar de catástrofes naturais e sociais. São vozes que absolutizam tendências realmente existentes, sem levar em conta as contra tendências. É o problema de todo catastrofismo: isolam tendências e as projetam para o futuro, sem to

Kiko Nogueira: Por que a Globo não cobre os escândalos do futebol, segundo Ricardo Teixeira.

Imagem
Postado em   05 jun 2015 por :   Kiko Nogueira Eles Depois que o Jornal Nacional dedicou 14 minutos ao escândalo da Fifa no dia em que ele estourou, a cobertura do caso na Globo foi mirrando. A renúncia de Blatter foi praticamente ignorada, embora houvesse uma chamada dos apresentadores para “as novidades da investigação”. Não havia novidade alguma, a não ser o fato de que Blatter admitia não ter apoio para continuar.

Wanderley Guilherme: Vem pro ciclo você também

Imagem
Crianças no jantar de Natal durante a “Grande Depressão” económica Por Wanderley Guilherme dos Santos - no Segunda Opinião - 05/06/2015 Com excelentes indicadores de desemprego (em alta), juros (idem) e atividade econômica (em baixa) a alegria dos algoritmos governamentais não poderia ser mais vibrante. Finalmente surgiram os sintomas de saudável recessão, prelúdio insofismável de futuro crescimento econômico com contas públicas em que a coluna do “deve” se apresentará igual à coluna do “haver”. Claro, o governo será um dos raros agentes econômicos em que tal coincidência ocorrerá, ao custo fixo de que a maioria da população se angustie no vermelho, com o “deve” muitas vezes superior ao “haver”.

População dos EUA pede mais ações do Governo contra a pobreza

Imagem
Mais de 60% dos estadunidenses considera que o Governo deve fazer mais para reverter a desigualdade social e reduzir a brecha entre ricos e pobres neste país, assinala uma pesquisa publicada nesta quinta-feira (4). Heartland   De acordo com a pesquisa, realizada pelo diário The New York Times e a rede televisiva CBS, a maioria dos cidadãos norte-americanos estimam que a riqueza deva ser distribuída de forma mais justa, e que este é um problema a ser enfrentado de forma urgente. Cerca de 60% dos consultados está convencido de que somente um número reduzido de pessoas que estão no topo dos estratos sociais têm a possibilidade de avançar e melhorar sua situação. Quanto a perfis partidários, aproximadamente 80% dos democratas que foram entrevistados apoiam um papel mais ativo do Executivo nesta problemática, enquanto apenas 33% dos republicanos têm essa opinião.

O STF colocará fim à manobra de Eduardo Cunha e limite ao “espírito da corrupção”?

Imagem
publicado em 04 de junho de 2015 às 23:01 A ministra Rosa Weber, relatora do mandado de segurança impetrado por 63 deputados federais, deu até esta sexta-feira para Eduardo Cunha tentar justificar sua manobra de 27 de maio. O que fará agora o ministro Gilmar Mendes? por André Rocha, para Antônio David, especial para o Viomundo  No momento em que o Brasil tenta produzir os mecanismos institucionais para coibir os ciclos históricos de endêmica corrupção comandados por lobistas que se fazem passar por deputados e senadores ao menos desde o ciclo de superfaturamento de obras ‘faraônicas” na década de 1970, para não ir muito longe na história nacional, uma manobra do presidente da Câmara ameaça impedir o processo e frustrar todas os esforços por resolver o problema da corrupção pela raiz.

Paulo Nogueira: A Editora Abril agoniza em praça pública.

Imagem
Postado em   04 jun 2015 por :   Paulo Nogueira Um disparate Em 1989, a revista Veja deu uma capa que provocou uma barulhenta polêmica. Cazuza estava morrendo de AIDS, e seu emagrecimento avassalador vinha sendo acompanhado por todos em fotos. Na etapa final, Cazuza parecia uma caveira. A capa da Veja estampava Cazuza na etapa final com a seguinte chamada: agonia em praça pública. A Veja matou em vida Cazuza.

DW: Tese do bilionário Paul Tudor Jones abre debate nos EUA

Imagem
Empresário alerta que ganância dos mercados e desigualdade de renda levarão a guerra ou revolução no país. Seguidos protestos parecem dar razão a ele, mas historiador crê que país não está diante de grandes reviravoltas. Paul Tudor Jones (esq.): "fosso entre ricos e pobres deve ser fechado" Paul Tudor Jones é um gestor de fundos  hedge  (que oferecem proteção contra oscilações mais drásticas do mercado) popular nos Estados Unidos. Ele raramente dá entrevistas, mas algumas semanas atrás, ele esteve no palco da conferência sobre inovação TED Talk, na Califórnia, onde comparou a sociedade americana a um viciado em drogas.

Reforma financeira dispensaria o ajuste fiscal

Imagem
A redução da taxa de juros para níveis civilizados e a tributação dos dividendos reduziriam os efeitos perversos do financismo. Ceci Juruá* - na Carta Maior Em recente entrevista publicada em CARTA MAIOR, o professor Ladislau Dowbor reafirma o que pensam muitos e bons economistas brasileiros: o principal problema da economia brasileira situa-se no setor financeiro, e não nas finanças públicas.    Traduzindo, diríamos que os entraves ao crescimento, na atual conjuntura, decorrem de dívidas elevadas e de padrões desatualizados no crédito bancário, desatualizados porque orientados para a maximização das taxas de juros e das tarifas aplicadas a serviços financeiros.  Além das empresas, as famílias e o Governo são particularmente atingidos por taxas bancárias extorsivas. 

Diferenças de abordagem

Imagem
4/6/2015,   El Murid  –  Slavyangrad.org Differences in Approach Tradução do russo/inglês,  Gleb Bazov  e ing/port.,  Vila Vudu Cinturão Econômico e a Nova Rota da Seda (clique na legenda para aumentar)   “… Os EUA não estão prontos para entrar em guerra pela Ucrânia [como fizeram no Iraque],   disse a repórteres o secretário de Imprensa da Casa Branca Joshua Ernest , na 3a-feira, 23/5/2015.  Esclareceu assim a posição dos EUA, ao responder a uma pergunta sobre diferentes modos de Washington abordar as situações na Ucrânia e no Iraque...” O Secretário de Imprensa nada disse de novidade. O objetivo dos EUA não é pôr soldados na Ucrânia, mas criar situação tal em que a Rússia seja forçada a envolver suas forças militares na região. De fato, sequer é relevante que a Rússia seja forçada a envolver soldados seus naquela guerra em resposta a algum confronto militar direto entre Rússia e Ucrânia, ou, simplesmente, porque alguma ameaça emane do território ucra

Marcelo Auler e o “tapetão” de Ricardo Teixeira na Justiça do Rio

Imagem
4 de junho de 2015 | 20:11  Autor: Fernando Brito Quem quiser conhecer um pouco do jogo de Ricardo Teixeira no “tapetão” judicial – onde foi indiciado   três anos (!)  depois de iniciado o inquérito contra ele pelos negócios com Sandro Rossell, ex-presidente do Barcelona – não pode deixar de ler o post de hoje do coleguinha  Marcelo Auler , que conhece como poucos os meandros da Justiça no Rio de Janeiro.

Janio de Freitas: Os desajustados.

Imagem
Da Folha de S. Paulo   Por Janio de Freitas   A política de retração de Dilma e Levy conseguiu chegar ao fim de abril com o desemprego elevado a 8%     A orientação do comando petista aos esperados no congresso do partido, para que não façam críticas a Dilma por sua política de "ajuste fiscal", não é a mais justa. Dilma não merece silêncio, merece muito aplauso. E seu parceiro Joaquim Levy não pode ser esquecido.

Bate-boca entre Cabrini e Ex-Prefeita repercuti em Sergipe

Imagem

Luis Nassif: Cunha, Renan e Gilmar, o triângulo das Bermudas

Imagem
Luis Nassif  - 04/06/2015 Para entender o comportamento dos atuais presidentes da Câmara, Eduardo Cunha, e do senado, Renan Calheiros, há que se considerar a Lava Jato. Ambos representam duas faces complementares do que de pior a política brasileira produziu. Desde os tempos de PC Farias, Cunha se meteu em um  sem-número de aventuras polêmicas e, na Câmara, se consagrou como representante de altos (e nem sempre transparentes) interesses econômicos.

Lula se encontra com primeiro-ministro italiano Matteo Renzi, em Roma.

Imagem
04/06/2015 10:56 |  Diogo - no Instituto Lula Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou nesta quinta-feira (4) com o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi, em Roma. Os dois conversaram sobre a situação política e econômica na América do Sul e na Europa. A reunião aconteceu durante o almoço, no Palazzo Chigi, na capital italiana, à convite do governo local. 

WikiLeaks: Acordo da Parceria Trans-Pacífico pode resultar em pressão sobre BRICS

Imagem
Sputnik News - 04/06/2015 O site WikiLeaks publicou 17 documentos relacionados com as negociações segredas sobre o Acordo da Parceria Trans-Pacífico entre os EUA, a UE e os 23 membros da Organização Mundial do Comércio (OMC).

DW: Redes sociais podem ser a TV da nova geração

Imagem
Mais da metade dos jovens americanos se informa sobre política através do Facebook, e noticiários devem ser cada vez mais compatíveis com smartphones. Em congresso em Washington, empresas de mídia discutem tendências. DW "Vocês todos falam sobre as tendências da minha geração, mas nenhum de vocês é da minha idade!" A frase proferida por um espectador do World News Media Congress foi aclamada pelo público. No encontro anual da imprensa mundial em Washington, cabeças com cabelos brancos e grisalhos dominam as mesas de discussões.