Postagens

Mostrando postagens de maio 28, 2015

A educação básica é estratégica

Imagem
As demandas do professorado paulista são justas. É imperativo que o governo Alckmin dialogue e negocie com os professores. Ciro Teixeira Correia, João da Costa Chaves Jr. e Paulo César Centoducatte são presidentes das Associações de Docentes da USP, Unesp e Unicamp Na Carta Maior Espera-se da educação, organizada no país nos níveis básico e superior, que cumpra adequadamente seu papel na sociedade, qual seja o de prover e estimular o desenvolvimento nacional por meio da formação de cidadãos, como pessoas e como profissionais. E há relação intrínseca entre o sucesso da educação superior e a qualidade da educação básica.

Petrobrás e Fazenda: uma solução conhecida contra o caos

Imagem
Para restabelecer a normalidade no mercado interno e na economia do petróleo a solução seria simples e conhecida. Roberto Requião - na Carta Maior Não me confundo com a oposição, mas não posso esconder a minha angústia em relação à realidade econômica nacional. O tempo urge para que tomemos providências que se oponham ao caos que se anuncia. Este artigo busca fazer uma análise crítica do momento em que vivemos e propor uma saída conhecida, porém eficaz.   Estamos em uma situação econômica de tal gravidade que o único ponto de equilíbrio que nos oferecem é o da contração da produção e do emprego, já em marcha, como apontam todos os indicadores. O ponto de equilíbrio que nos oferecem é o ponto de equilíbrio da depressão.

Roberto Amaral: Da ‘crise’ à frente popular

Imagem
por  Roberto Amaral  — na Carta Capital -  publicado  03/06/2015 A nova frente progressista será nacional e popular, política, mas não partidária, e vai combater o avanço conservador no País Roberto Amaral   Lamentavelmente,  ‘a crise’ é tema recorrente  em qualquer análise da conjuntura brasileira: crise econômica e crise política (que se auto-alimentam como vasos comunicantes) e os desdobramentos de ambas, desde a anemia do PIB (e as ameaças dela decorrentes) às óbvias dificuldades da governança, uma das muitas consequência da crise dos partidos, que dilacera a base governista, e inviabiliza as políticas de Estado.

Kiko Nogueira: Malafaia é gay? Um estudo sobre homofobia diz que essa é uma enorme possibilidade

Imagem
Postado em   03 jun 2015 por :   Kiko Nogueira Ele A nova incursão de Silas Malafaia no terreno da picaretagem evangélica é um vídeo detonando um comercial do Boticário em que aparecem casais gays. “Sou contra e estou aqui pra dizer que a família é milenar, homem, mulher e sua prole. Tenho o direito de preservar macho e fêmea porque essa é a história da civilização humana”, avisa. Sugere um boicote por fazer parte de uma “maioria”, acusa a propaganda de ser uma tentativa de “querer ensinar a crianças e jovens o homossexualismo”. Etc etc. O que incomoda tanto o homem? O que lhe dói tanto?

APP-Sindicato: “Não é a proposta que esperávamos, mas vamos levá-la à assembleia da categoria”.

Imagem
 BLOG DO ESMAEL -  03 JUN 2015 - 19:42 O Conselho Estadual da APP-Sindicato está reunido neste momento analisando a nova proposta do governo Beto Richa (PSDB), que prevê reajuste da data-base de 3,45% em outubro, relativo à reposição da inflação entre janeiro e dezembro de 2014, e em janeiro do ano que vem é prevista reposição de 8,5% da inflação medida pelo IPCA durante todo o ano de 2015.

O rolezinho de Cunha e de 14 aliados políticos na Rússia. Tudo pago pelo povo

Imagem
Eduardo Cunha e amigos, usam dinheiro público para passear Por:  Helena - do blog Os Amigos do presidente Lula O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidiu aproveitar uma visita de cortesia da Casa para organizar uma "turnê" com aliados políticos e líderes religiosos. Além de outros 13 parlamentares, a maioria aliados, a comitiva de Cunha na viagem à Rússia e à terra santa contará com cinco acompanhantes, entre eles o ex-candidato presidencial do PSC, Pastor Everaldo, e seis mulheres de deputados. O roteiro da delegação inclui momentos pitorescos, como um dia (sexta-feira) reservado para visita à região norte de Israel, onde os parlamentares conhecerão o Mar da Galileia e a vila de Nazaré.

WADIH DAMOUS: A PERSEGUIÇÃO AO PT LEMBRA A QUE VITIMOU OS COMUNISTAS NO FINAL DA DÉCADA DE 1940

Imagem
publicado em 03 de junho de 2015 Wadih Damous: “O momento está exigindo coragem e paciência”. Foto: Laycer Tomaz/Câmara dos Deputados por Conceição Lemes - no Viomundo Em 26 de maio de 2015, numa votação histórica, o Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou a doação empresarial para campanhas eleitorais de  partidos e políticos.  Foram 264 votos favoráveis, 207 contrários e quatro abstenções. Por se tratar de proposta de emenda constitucional, eram necessários 307 votos a favor.

Especialista: não tenho dúvidas de que a Rússia vai sediar a Copa do Mundo-2018

Imagem
Sputnik News - 03/06/2015 Após a demissão de Joseph Blatter o futebol mundial espera por sérias mudanças, mas a Rússia vai assegurar o seu direito de sediar a Copa do Mundo de 2018. Quem opina é diretor da administração de esportes do jornal iraniano "Hamshahri", Mostafa Shoughi, em uma entrevista à agência Sputnik Persian.

Globalização Neoliberal: Há uma alternativa ao saqueio da Terra?

Imagem
25/5/2015 e 19/4/2011, [*] Prof. Claudia von Werlhof – Global Research Neoliberal Globalization: Is There an Alternative to Plundering the Earth? Traduzido por Emerx O texto abaixo é uma versão preliminar de um capítulo do livro de Claudia von Werlhof “ The Global Economic Crisis: The Great Depression of the XXI Century ” (2009). Há uma alternativa ao saqueio da Terra? Há uma alternativa à guerra? Há uma alternativa à destruição do planeta? Ninguém faz essas perguntas porque elas parecem absurdas, ainda que incontornáveis. Até a arremetida da crise econômica global, o refrão do chamado “neoliberalismo” era NHA: “Não Há Alternativa!”.

Paulo Nogueira: Quem concedeu a “cláusula de preferência” à Globo na transmissão do futebol, e por quanto?

Imagem
Postado em   03 jun 2015 por :   Paulo Nogueira José Roberto, Roberto Irineu e João Roberto Marinho Capitalismo exige concorrência. E, nos países desenvolvidos, você tem leis severas contra monopólios, exatamente porque sem competição o capitalismo se desfigura. Mas a Globo parece ter outra opinião. E outra atitude. E, sem ninguém para fiscalizá-la no Brasil, passou – não à luz do sol, mas na sombra – a minar a concorrência, certa da impunidade.

Ferroviários interrompem greve em São Paulo

Imagem
Criado em  03/06/15 15h59  e atualizado em  03/06/15 16h08   Por  Bruno Bocchini  Edição: Beto Coura  Fonte: Agência Brasil Os ferroviários de São Paulo decidiram no início da tarde desta quarta-feira (3) suspender a greve nas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) iniciada a zero hora. Os trabalhadores vão aguardar audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), marcada para quinta-feira da semana que vem (11).

Paulo Moreira Leite: AULA DE CONSTITUIÇÃO E DEMOCRACIA

Imagem
por  Paulo Moreira Leite  -  3 de junho de 2015 Em entrevista, ministro do STF Marco Aurélio rejeita impeachment, critica Sérgio Moro e diz que Câmara de Deputados não poderia ter votado, pela segunda vez em 2015, emenda que autoriza financiado privado para partidos No final da entrevista do ministro Marco Aurélio Mello ao Espaço Público, programa da TV Brasil exibido nesta terça-feira, tive a certeza de haver presenciado um depoimento histórico, em companhia dos também entrevistadores Florestan Fernandes Junior e Felipe Recondo.

Alta de juros é mais que erro, é 'quase burrice' da equipe econômica

Imagem
Para colunista, alta da Selic não se aplica a conter inflação que não é de demanda. Dieese vê transferência de recursos públicos para os rentistas. E CUT quer centrais e setor produtivo no Copom por  Redação RBA   publicado  03/06/2015  JOÉLCIO SANTANA/ FORÇA SINDICAL / FOTOS PÚBLICAS Centrais sindicais organizam ato contra alta dos juros pelo BC, em São Paulo: políticas equivocadas São Paulo – A política de juros adotada pelo Conselho de Política Monetária (Copom) do Banco Central não é apenas um erro da equipe econômica: é "quase uma burrice". A avaliação é do jornalista e analista político Paulo Vannuchi, em sua coluna de hoje (3) na Rádio Brasil Atual. Segundo ele, há quem aposte que a alta seja de 0,25 ponto percentual e também circularam rumores de que a presidenta Dilma Rousseff tenha pressionado a equipe para que não promova nenhuma alteração e mantenha a Selic como está, em 13,25%. Mas a tendência predominante apontada por analistas é de que o Cop

Fernando Brito: Juízes que tiram isso todo mês dos cofres públicos podem julgar trombadinhas ou corruptos?

Imagem
3 de junho de 2015 | 14:36  Autor: Fernando Brito Quem olha a ilustração publicada hoje pelo jornal  O Dia  sobre os vencimentos e “vantagens” pagas aos desembargadores e juízes do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro não pode ter outra reação  senão a de nojo. Depois de um levantamento das folhas salariais, o jornal constatou que 90% deles recebem acima dos  R$ 33.763, teto  determinado pela Constituição Federal.

Obama: "Netanyahu perdeu a credibilidade"

Imagem
DW -´03/06/2015 Em entrevista à emissora de Israel, presidente dos EUA afirma que comunidade internacional não acredita que premiê leve a sério solução de dois Estados na região. "Não vejo possibilidade de um acordo", diz. O presidente dos EUA, Barack Obama, manifestou nesta terça-feira (02/06) uma perspectiva sombria quando à possibilidade de estabelecimento de um Estado palestino. O líder americano disse ainda que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, perdeu a credibilidade como um pacificador em potencial.

Interpol divulga lista de procurados por fraudes na Fifa

Imagem
Criado em  03/06/15 11h47  e atualizado em  03/06/15 11h52   Por  Vitor Abdala  Fonte: Radioagência Nacional A pedido da justiça dos Estados Unidos, a Interpol emitiu um alerta internacional para a prisão de dois ex-dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e quatro executivos acusados de extorsão, conspiração e corrupção. Entre os procurados, está o brasileiro José Margulies, dirigente de empresas de transmissão esportiva. Os dois ex-dirigentes da Fifa na lista são o ex vice-presidente Jack Warner, de Trinidad e Tobago, e o ex-membro do Comitê Executivo da entidade, Nicolás Leoz, do Paraguai. O argentino Alejandro Buzarco, dirigente de uma empresa de marketing. Também está na lista, que inclui ainda os compatriotas Hugo Jinkis e Mariano Jinkis, também dirigentes de empresas de marketing esportivo.

Paulo Moreira Leite: UM CASO EXEMPLAR

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Investigação que levou a operação de busca e apreensão na residência da mulher do governador Fernando Pimental é uma história clássica de interferências externas, inclusive da mídia, sobre trabalho policial A investigação da Polícia Federal que levou a uma operação de busca e apreensão na residência de Carolina Oliveira, mulher do governador Fernando Pimentel, de Minas Gerais, é uma história exemplar de interferências externas, de caráter político, sobre o trabalho policial.

Movimentos sociais denunciam Cunha e os 84 deputados que mudaram seus votos

Imagem
O entendimento é que o presidente da Câmara não agiu sozinho ao acabar com o sonho da reforma política reivindicada pelo povo brasileiro Najla Passos - na Carta Maior Enquanto 61 deputados do PT, PCdoB, PSOL, PSB, PPS, PROS recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar anular a votação da Câmara que constitucionalizou as doações de empresas para campanhas políticas no país, as entidades que integram a chamada  Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político  decidiram denunciar os responsáveis pela manobra que piorou ainda mais o já corrupto sistema político brasileiro. No documento, os movimentos denunciam a forma antidemocrática com que o presidente da casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) conduziu o processo de votação para chegar ao resultado que ele almejava. E citam os nomes dos 84 deputados de 23 partidos que, literalmente da noite para o dia, mudaram seus votos iniciais para acompanharem os desígnios do presidente. A maior parte deles integ

INVESTIGAÇÃO: CPI recebe documentos da Justiça Federal sobre Operação Zelotes

Imagem
Em audiência pública, procurador pediu o apoio dos parlamentares da CPI do Carf. Cerca de 80% dos conselheiros do órgão renunciaram ao cargo nos últimos dias por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  02/06/2015 19:38,  última modificação  02/06/2015 19:44 PEDRO FRANÇA/AGÊNCIA SENADO CPI do Carf reclamou de demora para receber documentos referentes a investigações da Polícia Federal Brasília – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura o escândalo de fraudes no pagamento de multas e autos de infração de empresas à Receita Federal, por parte de integrantes do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) – intitulada CPI do Carf –, recebeu hoje (2) os documentos obtidos pela investigação da Polícia Federal referentes à Operação Zelotes. De acordo com o presidente da CPI,  senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), os documentos serão distribuídos nos próximos dias para todos os membros da comissão.

Autor erra ao culpar paulistas por fiasco: Brasil todo rejeita Babilônia

Imagem
Gilberto Braga no lançamento de Babilônia; número do Ibope desmentem tese do autor sofre fiasco da novela Por DANIEL CASTRO - No Notícias da TV O autor Gilberto Braga errou feio ao culpar os paulistas pelo fracasso de Babilônia. Diferentemente do que disse ao jornal O Globo, em entrevista publicada no último domingo (31), a novela das nove não é um fiasco somente em São Paulo. Vai mal em todo o país _em algumas capitais, como Manaus, tem desempenho bem pior do que em São Paulo. Também não é verdade que, após as mudanças realizadas em abril, a novela tenha decolado em alguma região.

Recordar é viver: Marin e Aécio Neves, uma tabelinha impagável

Imagem
27 de maio de 2015 | 11:56  Autor: Fernando Brito Agora que está na moda o jornalismo que avalia o comportamento moral de políticos de esquerda na base do “esteve no escritório” ou “jantou no restaurante” com alguma figura qualquer acusada de irregularidade ou propinagem, é justo fazer um “recordar é viver” das ligações entre José Maria Marin, o ex-presidente da CBF preso por corrupção nos EUA com o ínclito Aécio Neves, o homem que não quer nem papo com gente “do mal”.

Pepe Escobar – “China: Rotas da seda e mares abertos”

Imagem
30/5/2015,  [*] Pepe Escobar ,  RT – Rússia Today “ China: Silk roads and open seas ”   Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu " Uma Estrada, Um Cinturão " Nova Rota da Seda - Projeto Completo (clique na legenda para aumentar) A divulgação, por  Pequim , no início dessa semana, do mais recente documento das Forças Armadas da República Popular da China,   [ 1 ]   no qual os chineses apresentam uma nova doutrina segundo a qual passam, da defesa de águas territoriais, para a proteção de “mares abertos” (ing.  open seas )  [2]  , fez arrepiar carne e ossos dos excepcionalistas .

Justiça Federal rejeita queixa crime de Cunha contra Nassif

Imagem
TER, 02/06/2015 - 18:44 ATUALIZADO EM 02/06/2015 - 19:20 Jornal GGN  - O presidente da Câmara Eduardo Cunha entrou na Justiça federal do com ação civel contra o jornalista Luís Nassif; e na Justiça Federal de São Paulo com queixa-crime. No caso da queixa-crime, o juiz Fernando Américo de Figueiredo Porto, da 5ª Vara Federal Criminal em São Paulo/SP rejeitou a ação. Segunda nota publicada no site da Justiça Federal:

Antônio David: Discurso de Vladimir Safatle bloqueia a reflexão

Imagem
publicado em 02 de junho de 2015 Um fantasma ronda a esquerda: uma forma autoritária de pensar por Antônio David, especial para o Viomundo Não é de hoje que a esquerda brasileira vive às voltas com impasses. Por isso, deveríamos no mínimo fazer o esforço de tentar olhar para trás de maneira honesta e generosa, se quisermos entender os impasses em torno do “lulismo” e enfrentá-lo da melhor forma. Mas nem isso conseguimos.

Lula e Graziano: Por um mundo sem fome e com paz

Imagem
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula O texto original, em italiano, foi publicado no jornal italiano Corriere della Sera . Por Luiz In á cio Lula da Silva e Jos é  Graziano da Silva Um mundo sem fome não é um sonho abstrato. Um mundo sem fome, onde todos tenham oportunidade de se alimentar e estudar é algo possível, ao nosso alcance. A pobreza e a miséria, dentro dos nossos países ou em outros países, não é um fato inevitável da vida.

Indiciamento de Ricardo Teixeira: O medo invade o Jardim Botânico

Imagem
Em janeiro deste ano Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, foi indiciado por supostamente ter cometido quatro crimes: lavagem de dinheiro, evasão de divisas, falsidade ideológica e falsificação de documento público. A polícia federal suspeita da movimentação de R$ 464 milhões entre 2009 e 2012. Duas gritantes diferenças chamam a atenção quando comparamos esta operação da PF com outras em andamento, despertando alguns questionamentos que apontam para certo endereço no Jardim Botânico. 

Edward Snowden responde a perguntas enviadas pelo público (ÍNTEGRA)

Imagem
Sputnik News - 02/06/2015 Edward Snowden, ex-funcionário do serviço de inteligência americana (NSA), respondeu a perguntas no formato Q&A, antes da exibição do documentário Citizenfour. A videoconferência foi realizada através da conexão entre Rússia e Reino Unido, organizada pela Anistia Internacional UK.

Estados Unidos: A recuperação insuficiente

Imagem
Apesar dos muitos recursos para vencer uma das mais duras crises do capitalismo, as elites dos Estados Unidos enfrentam riscos de maior magnitude. Ariel Noyola Rodríguez* - na Carta Maior Nos recentes meses, se tornou frequente escutar que a economia dos Estados Unidos vai de vento em popa. Os programas de estímulo monetário (quantitative easing), a taxa de juros de referência (federal funds rate) muito próximos de zero e os resgates multimilionários dos bancos “grandes demais para quebrar” (too big to fail) teriam contribuído de forma decisiva para a diminuição do endividamento privado (famílias e empresas), o que teria permitido dinamizar os investimentos produtivos e, finalmente, ajudado na recuperação do mercado de trabalho.

DW: Os possíveis sucessores de Blatter

Imagem
Renúncia do dirigente suíço, após 17 anos na presidência da Fifa, pode abrir nova era na entidade e no futebol mundial. Saiba quem são os prováveis candidatos a sucedê-lo. Aos 79 anos, 17 deles no comando da Fifa, o suíço Joseph Blatter renunciou ao cargo de presidente da entidade — e apenas quatro dias após ter sido reeleito. E o fim desta era tende a marcar um recomeço para o futebol. O motivo é evidente: novas eleições ocorrerão— ainda que não se saiba, ao certo, se em questão de dias, semanas ou meses.

Ferroviários de São Paulo decidem entrar greve a partir da meia-noite

Imagem
Criado em  02/06/15 21h52   Por  Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil  Edição: Aécio Amado  Fonte: Agência Brasil Os ferroviários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de São Paulo decidiram em assembleia hoje (2) iniciar uma greve a partir da meia-noite. A decisão foi tomada por dois dos três sindicatos que representam a categoria: dos Ferroviários de São Paulo e dos Ferroviários da Central do Brasil.

PRECONCEITO & DESINFORMAÇÃO: O ‘clamor’ alimentado pela imprensa

Imagem
Por Luciano Martins Costa em 02/06/2015 No Observatório da Imprensa Muito frequentemente, leitores de jornais questionam este observador sobre as razões pelas quais a mídia tradicional do Brasil perdeu diversidade e adotou nos últimos anos um viés tão radicalmente conservador e tão homogêneo que chega a se caracterizar como um verdadeiro partido político. A resposta nunca é simples, mas a própria imprensa oferece exemplos que ajudam a entender como se deu esse processo de perda de qualidade e degeneração da atividade jornalística. Por exemplo, sabe-se que a imprensa, como sistema, tem um alinhamento automático com o campo ideológico que se denomina “liberal”, no que se refere às questões da economia, o que corresponde a escolhas que devem ser qualificadas como reacionárias no campo social. Reacionárias porque reagem vigorosamente a qualquer intervenção direta do Estado no sentido de corrigir as perversidades do sistema capitalista para produzir um mínimo de equanimidade n