Postagens

Mostrando postagens de maio 22, 2015

Fernando Haddad: Quem está perdendo com o Braços Abertos?

Imagem
QUI, 28/05/2015 - 17:36 ATUALIZADO EM 28/05/2015 - 17:48 Jornal GGN -  O prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) disse em entrevista publicada nesta quinta-feira (28) que um dos desafios do programa de enfrentamento ao consumo de crack em regiões centrais da capital paulista, o De Braços Abertos, é lidar com os "agentes" interessados no fracasso do projeto. Segundo Haddad, o programa reduziu o fluxo de usuários na região da Cracolândia (Luz), e isso, evidentemente, impactou no lucro de quem se beneficiava com o tráfico de drogas no local.

Michael Hudson: “Operação Abutre” na Ucrânia e protestos trabalhistas

Imagem
28/5/2015, [*]  Michael Hudson , Naked Capitalism Michael Hudson: Ukraine’s “Operation Vulture” and Labor Protests Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Ucrânia - Colapso Econômico, Social e Financeiro O colapso da Ucrânia depois do golpe de fevereiro de 2014 converteu-se num guarda-chuva que protege uma “operação” de “roube-o-que-puder-ização” [1] galopante. Dano colateral nessa condição de assalto generalizado, tem sido o trabalho. Muitos trabalhadores simplesmente não são pagos, e o que recebem é quase sempre ilegalmente baixo. Os empregadores retiram das contas das empresas o que lá encontrem e transferem tudo – preferencialmente para o ocidente ou, no mínimo para alguma moeda estrangeira.

Segurança Democrática na Macedônia: entre Bruxelas e Moscou

Imagem
25/5/2015, [*] Andrew Korybko , The Greanville Post “ Democratic Security In Macedonia: Between Brussels And Moscow ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Sergey Lavrov União Europeia e Rússia começaram as discussões sobre o conceito de segurança democrática, ideia que significa coisas absolutamente diferentes para cada um desses dois lados. Na mais recente reunião do Conselho da Europa, o Ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov e o Secretário-Geral da União Europeia, Thorbjorn Jagland, discutiram a necessidade de segurança democrática, com a Rússia destacando que, no momento, a segurança democrática é questão dramaticamente importante para a Macedônia. Embora não tenham sido distribuídos outros comentários públicos sobre o assunto, é claro que Bruxelas e Moscou têm em mente conceitos diferentes da coisa.

Mauro Santayana: NÃO AOS CORTES NA DEFESA

Imagem
Postado por  Mauro Santayana (Hoje em Dia) - A notícia de que a Iveco cogita fechar sua linha de produção de blindados da fábrica de Sete Lagoas, caso não receba novas encomendas do Exército, é emblemática do ponto de vista das negativas consequências estratégicas que podem trazer para o país as medidas de ajuste em fase de execução pelo governo federal.

Paulo Moreira Leite: “UM CASO CLARO DE VIOLAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO”

Imagem
por  Paulo Moreira Leite  -  28 de maio de 2015   Juristas e parlamentares demonstram que seção de quarta-feira, onde se aprovou o financiamento privado para campanhas eleitorais, feriu cláusulas do artigo 60 da Constituição Apareceu um obstáculo intransponível à votação de quarta-feira, quando 330 parlamentares refizeram a decisão da véspera para aprovar uma PEC dizendo que “é permitido aos partidos receber doações em recursos financeiros ou de bens estimáveis em dinheiro de empresas privadas de pessoas físicas ou jurídicas.” Em outro parágrafo, a mesma PEC votada na quarta-feira autoriza os candidatos a receber o mesmo tipo doação.

Azenha: Globo só descobriu Havelange, Teixeira e Marin agora?

Imagem
“A Globo faz de conta que João Havelange não é igual a Ricardo Teixeira, que é igual a José Maria Marin, que é igual a Marco Polo Del Nero” O  Conversa Afiada  reproduz texto de Luis Carlos Azenha, extraído do  Viomundo : GLOBO LEVOU 24 ANOS PARA DESCOBRIR HAVELANGE, TEIXEIRA E JOSÉ MARIA MARIN; PREVISÃO DE TUCANO FELDMAN SE TORNA PIADA

Opinião: Parem de ver futebol!

Imagem
Solução pode parecer radical, mas, diante da corrupção, da violência e da funesta conexão entre o esporte e a política, é mais do que sensata, opina o ex-torcedor Alexander Andreev, chefe da redação búlgara da DW. Alexander Andreev, editor-chefe da redação búlgara da DW Dez anos atrás eu deixei de assistir a jogos de futebol, apesar de sempre ter gostado. Já naquela época, o sistema do "futebol profissional" era asqueroso, e eu me sentia enojado. Nem é necessário enumerar os motivos, eles são tantos: a máquina de dinheiro, alimentada por direitos de transmissão e licenciamento, por publicidade, patrocínios, ingressos e artigos para torcedores, mas também por casas de apostas ilegais e pelas transferências a valores astronômicos dos jogadores. E – como está mais claro do que nunca nestes últimos dias – no fim das contas isso tudo gera uma corrupção monstruosa.

Pepe Escobar – “Falso Califato: perfeito ativo estratégico dos EUA”

Imagem
26/5/2015, [*] Pepe Escobar , Sputnik A Fake Caliphate: Perfect US Strategic Asset Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Manifestantes pro-ISIS/ISIL/Daesh em Mosul, Iraque O ocidente “civilizado” chora abundantes lágrimas de crocodilo, quando a pérola do deserto da Antiga Rota da Seda, Palmira, cai sob as garras do ISIS / ISIL / Daesh . Contudo, nem o Presidente Barack Obama dos EUA nem qualquer de suas 22 nações-vassalas pesadamente armadas que formam teoricamente a coalizão de vontades dele mandou para lá um drone equipado com míssil Hellfire, que fosse, contra os bandidos vestidos de negro do falso Califato.

Celso Amorim: o chanceler otimista

Imagem
Celso Amorim falou sobre a política externa 'altiva e ativa', o papel da imprensa e as denúncias da suposta ideologização dos temas internacionais. Bruno Pavan - Brasil de fato  Na Carta Maior Do dia 1o de janeiro de 2003 a 1o de janeiro de 2011, Celso Luiz Nunes Amorim foi umas das principais vozes, o rosto e a presença brasileira fora do território tupiniquim. Sob seu comando, a política externa brasileira seguiu um caminho claro e ousado: ser ativa e altiva.   “Ativa porque o Brasil não ia temer tomar ações e iniciativas, e altiva porque nós não íamos nos submeter a agendas traçadas por outrem se nós não concordássemos”, explicou nessa entrevista exclusiva ao Brasil de Fato, em seu apartamento no Rio de Janeiro.   A ousadia de Amorim pode ser justificada por conta de seu otimismo. No seu mais recente livro, ele aponta que sempre acreditou que “o exercício da diplomacia implica uma atitude deliberadamente otimista, ainda quando a probabilidade de êxito possa pare

Fernando Brito: Por que não taxar os ricos? Ora, porque isso é “proibido”

Imagem
28 de maio de 2015 | 12:09  Autor: Fernando Brito O repórter Leonardo Souza escreve hoje na Folha um ótimo artigo, com muita informação e equilíbrio, sobre as  potencialidades e os exemplos pelo mundo do Imposto sobre Grandes Fortunas.

Dossier: Mudança política em Espanha

Imagem
Espanha atravessa uma profunda mudança política. Os Indignados e as múltiplas ações de protesto contra as políticas de austeridade chegaram à vida política, com o fim do bipartidarismo e a emergência de novas forças políticas e da cidadania ativa. As eleições municipais e autonómicas de 24 de maio mostraram o caminho dessa mudança.  Dossier organizado por Carlos Santos - no ESQERDA.NET - 28/05/2015 Neste dossier, apontam-se traços importantes dos resultados das eleições  autonómicas  e municipais  e apresenta-se uma primeira análise geral  dos resultados. Publicamos também um artigo sobre  quem é Manuela Carmena e o que quer para Madrid .

VÍCIO: Apesar de passado nebuloso, PSDB vota em peso a favor da PEC da Corrupção

Imagem
Partido teve papel destacado na manobra de Cunha por dinheiro empresarial. Experiências de corrupção não investigadas e blindagem da mídia deixam tucanos à vontade com mazelas da política por  Helena Sthephanowitz, para a Rede Brasil Atual   publicado  28/05/2015 11:00,  última modificação  28/05/2015 11:16 ARTE RBA Aécio, Alckmin, Serra, Azeredo, Bruno Covas, Matarazzo, Perillo, FHC. Blindagens e impunidades A emenda constitucional que pretende legalizar o financiamento empresarial de campanha ganhou o apelido de "PEC da Corrupção", porque quase toda a sociedade civil organizada vê no financiamento eleitoral por bancos, empreiteiras, planos de saúde etc. a raiz da corrupção na política. Na terça-feira (26), o tema foi levado à votação na Câmara dos Deputados e rejeitado pelo plenário. Contou com 264 votos favoráveis, o que é muito, mas insuficiente para aprovar uma mudança constitucional que exige no mínimo 308 votos. Na quarta-feira, em golpe regimental

EUA usam escândalo de corrupção na FIFA em seus próprios interesses.

Imagem
Sputnik News - 28/05/2015 - 12:39 O escândalo de corrupção na FIFA e a prisão de vários funcionários esportivos na Suíça já criou vários rumores e neste momento há mais perguntas do que respostas.

Luciano Martins Costa: O triunfo do ‘homo ordinarius’

Imagem
Por Luciano Martins Costa - no Observatório da Imprensa A maratona de votações na Câmara dos Deputados, em torno da mudança no sistema eleitoral, resultou exatamente naquilo que se podia esperar: nada. Um olhar sobre o noticiário dos dias anteriores, período em que a imprensa produziu uma fartura de especulações e contribuiu para conturbar o clima em Brasília, mostra que continua mais sábia do que nunca a sentença do Barão de Itararé: “De onde menos se espera, daí é que não sai nada”. Em versão shakespeariana, pode-se dizer que novamente a imprensa fez “muito barulho por nada”.

Eduardo Guimarães: Marin é a prova de que aqui se faz, aqui se paga

Imagem
Posted by  eduguim  on 27/05/15 • Categorized as  Opinião do blog José Maria Marin (83) nasceu e cresceu no bairro paulistano de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo. Na juventude, foi jogador profissional de futebol e chegou a jogar no São Paulo Futebol Clube, como ponta-direita. Porém, foi um jogador medíocre.

DW: Brasileiros no centro do escândalo de corrupção da Fifa

Imagem
Ex-presidente da CBF José Maria Marin, dono da Traffic, José Hawilla, e intermediário José Margulies estão entre os acusados pela Justiça dos EUA. Americanos vão pedir colaboração das autoridades brasileiras. Com três envolvidos – o ex-presidente da CBF José Maria Marin, o dono da empresa de marketing esportivo Traffic, José Hawilla, e o intermediário José Margulies (argentino naturalizado brasileiro) – o Brasil é um dos países com maior número de acusados no escândalo de corrupção envolvendo pagamentos de propinas em troca de contratos de marketing e direitos de transmissão de torneios de futebol.

Pepe Escobar – “Falso Califato: perfeito ativo estratégico dos EUA”

Imagem
26/5/2015, [*] Pepe Escobar , Sputnik A Fake Caliphate: Perfect US Strategic Asset Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Manifestantes pro-ISIS/ISIL/Daesh em Mosul, Iraque O ocidente “civilizado” chora abundantes lágrimas de crocodilo, quando a pérola do deserto da Antiga Rota da Seda, Palmira, cai sob as garras do ISIS / ISIL / Daesh . Contudo, nem o Presidente Barack Obama dos EUA nem qualquer de suas 22 nações-vassalas pesadamente armadas que formam teoricamente a coalizão de vontades dele mandou para lá um drone equipado com míssil Hellfire, que fosse, contra os bandidos vestidos de negro do falso Califato.

Mészáros: A disputa pelo Estado

Imagem
   Texto distribuído por e-mail pelo Boletim Amigos do Instituto Florestan Fernandes 22/4/2015, Entrevista especial com István Mészáros Publicado em português no Blog da Boitempo Traduzido do inglês por Nélio Schneider Enviado pelo pessoal da Vila Vudu István Mészáros No contexto do lançamento de seu novo livro,  A montanha que devemos conquistar: reflexões acerca do Estado , o filósofo marxista húngaro István Mészáros concedeu uma longa entrevista a Leonardo Cazes para o jornal  O Globo , em que discutia alguns aspectos centrais da obra, como sua concepção de Estado, de democracia e da crise estrutural do capital, à luz de alguns dos protestos e mobilizações políticas que se vêm alastrando mundo afora.

Paulo Nogueira: Prender Dirceu e Genoíno é fácil. Difícil, no Brasil, é prender Marin.

Imagem
Postado em   27 mai 2015 por :   Paulo Nogueira No Brasil, um intocável A prisão de Marin é um retrato do Brasil: ele foi  obrigado  a viajar para ser preso. Marin é, ou era, um daqueles  intocáveis  no país. Apesar da ficha carregada de delinquências, ele jamais foi importunado pela justiça, pela polícia e, muito menos, pela imprensa. Isso com 83 anos.

Auditores fiscais do Paraná pagavam mensalão para mulher de Beto Richa

Imagem
Responsáveis pela arrecadação de impostos estaduais, auditores fiscais do Paraná têm metas anuais para doar a uma ONG vinculada à mulher do governador Beto Richa (PSDB), Fernanda Richa. A campanha de arrecadação é promovida desde 2011 pelo sindicato da categoria, o Sindafep. O dinheiro é destinado à entrega de cobertores para famílias carentes do Paraná, em parceria com o Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense). Nos últimos três anos, os auditores arrecadaram R$ 3,7 milhões, segundo o Sindafep. O R$ 1,5 milhão alcançado em 2014 corresponde a um terço da receita da ONG, segundo a Folha apurou.

Globo entrega troféu a ela mesma e ainda comemora

Imagem
  Imaginemos que o célebre “Armarinho do Turco”, na afamada Vila Valqueire, terra dos bambas da Zona Oeste do Rio, institua o prêmio de melhor armarinho da região e o outorgue a ninguém menos do que ao próprio Turco. Todos concordarão que a imparcialidade dos critérios que definiram o prêmio estaria sob suspeita. 

PSDB dividido: “Nós não temos um projeto de país”

Imagem
No blog Balaio do Kotscho Quem colocou o dedo na ferida, expondo a divisão interna do partido, não foi nenhum bolivariano inimigo, mas o próprio vice-presidente do PSDB, Alberto Goldman, que enviou nesta terça-feira uma carta à direção da legenda na qual escreve com todas as letras o que está no título desta coluna: "Nós não temos um projeto de país".

Fernando Brito: Escândalo da Fifa bate às portas da Globo

Imagem
27 de maio de 2015 | 18:27  Autor: Fernando Brito A moça aí da foto é Loretta Lynch, promotora dos EUA que chefia as investigações sobre o escândalo da Fifa. No destaque, o gráfico exibido hoje, dizendo que emissoras de televisão e patrocinadores pagavam a empresas de marketing esportivo e elas transferiam como propina parte do dinheiro aos dirigentes do futebol mundial. Só a velhinha de Taubaté, personagem do Veríssimo, há de acreditar que as empresas que usavam as empresas de marketing não sabiam que estes eram intermediários da roubalheira.

Opinião: Fifa é um caso perdido

Imagem
Detenções são mais um escândalo na longa história de corrupção da entidade. Numa empresa administrada corretamente, Blatter já teria sido forçado a sair há muito tempo, opina o articulista Stefan Nestler. Stefan Nestler, da redação de Esporte da DW A Fifa é corrupta até seus mais altos escalões – esse é um fato consumado. Pouco antes do congresso anual da entidade em Zurique, foram presos seis altos funcionários seus. Com base em dados dos investigadores dos Estados Unidos, eles são acusados de embolsar, ao longo de décadas, mais de 100 milhões de dólares em propinas nas negociações de direitos de transmissão e marketing de campeonatos nas Américas do Norte, Central e do Sul.

Assine a Carta em defesa do Brasil, da Democracia e do Trabalho

Imagem
Boletim Carta Maior - 26 de Maio de 2015 Para subscrever este documento por meio da Petição Pública,  clique aqui . O pacto político e social da Constituição de 88 está sob um ataque de exceção. Contra a política, contra os partidos, especialmente do campo da esquerda, contra os movimentos sociais.  Este ataque representa a maior ofensiva organizada pelas forças políticas da direita e pelo oligopólio da mídia conservadora, desde 1968.  A luta contra a corrupção, que deveria atingir de forma indistinta e igual quem viola a legalidade e desmoraliza a política e o Estado, está sendo instrumentalizada por setores conservadores e foi colocada a serviço de um projeto autoritário de restauração de uma democracia restrita e de redução das funções públicas do Estado. 

PML: BELO MONTE — AS NOVAS BATALHAS PELA FRENTE

Imagem
27 de maio de 2015 por  Paulo Moreira Leite Num país onde a demanda por energia cresce 4,3% ao ano, novas hidrelétricas são necessárias -- e novos conflitos já se anunciam A reverência ecológica que costuma ser evocada pela simples menção das palavras “Belo Monte” é um anacronismo. Em 1972, com a chegada de escavadeiras, tratores, caminhões e tropas do Exército que construíram a Transamazônica como parte de uma política definida pelo lema “Integrar para não entregar”, teve início um conjunto de mudanças sem retorno. As marcas deixadas pela ditadura estão em vários lugares. Em Altamira, há a rua Ernesto Geisel. Um dos municípios da região chama-se Medicilândia, em homenagem a Emílio Garrastazu Médici.

Entusiasmado com o Brasil, embaixador de Israel visita Instituto Lula

Imagem
27/05/2015 15:29 |  Diego Fotos: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula O embaixador de Israel no Brasil, Reda Mansour, realizou visita de cortesia ao Instituto Lula nesta segunda-feira (25) e compartilhou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a diretora Clara Ant seu otimismo com as relações entre os dois países. “Vejo todas as condições para que, nos próximos anos, as relações entre Brasil e Israel se intensifiquem e aprimorem em diversas áreas de cooperação. Em um momento de crise global, esta parceria é fundamental”, ressaltou o embaixador.

Risco geofinanceiro depois das “guerras do Tesouro” e a direção dos fluxos de energia

Imagem
16/4/2015, [*] Conflict’s Forum - Alastair Crooke , Valdai Discussion Club Geo-Financial risk in wake of the “treasure wars” (11/4/2015) Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Risco ↔ Recompensa Já é costume considerar os negócios de energia em termos de riscos políticos (governos falidos, agitação interna, etc.) e em termos de risco econômico convencional. E no passado considerava-se primordial avaliar o risco geopolítico. Entendia-se que a política determinava largamente as condições financeiras e de energia. Uma vinha depois da outra, e não mudava. Mas [esse modelo] será ainda apropriado hoje? Talvez devamos começar a reavaliar – porque hoje, cada vez mais, é o risco geofinanceiro que está modelando o risco geopolítico.