Postagens

Mostrando postagens de maio 18, 2015

Efeito UPP: Número de atendimentos de usuários de drogas mais do que dobrou no Estado

Imagem
23/05/2015 23:45:00   - Atualizada às  24/05/2015 19:09:49 Jornal O Dia De 2.026 em 2012, saltou para 4.291 em 2014. Dados também contemplam internações ANDRÉ BALOCCO Rio - Questionadas por conta da violência que voltou a castigar algumas das comunidades onde estão instaladas, as UPPs ganharam um fôlego extra: pesquisa da Secretaria Estadual de Prevenção à Dependência Química mostra que, de 2012 até o ano passado, o número de atendimentos e internações de usuários de drogas em equipamentos públicos mais do que dobrou no Estado. De 2.026 em 2012, saltou para 4.291. O município do Rio, sozinho, responde por 47,7% dos atendimentos. Clique aqui e confira o infográfico Foto:  Arte: O Dia Online “Quanto mais dificuldades para achar a droga, mais chances do dependente químico procurar ajuda”, conta a assistente-social Gisele de Paula Barros Andrade, coordenadora da Vila Serena, um dos mais respeitados centros de reabilitação da cidade, fundado em 1982. Por lá já passaram

Michael Löwy: “Só crise económica não explica ascensão da extrema-direita na Europa”

Imagem
De volta ao Brasil para relançar o seu livro, o sociólogo radicado em Paris analisa as origens e o impacto de onda ultra conservadora no continente europeu.  Artigo publicado pelo Opera Mundi - 24 de Maio, 2015   No ESQUERDA.NET “Acho que é a primeira vez desde os anos 1930 que há uma ascensão espetacular da extrema-direita na Europa, em quase todos os países do continente”, afirma o sociólogo marxista Michael Löwy, em entrevista ao Opera Mundi.  “E qual é a explicação? Geralmente, fala-se na crise económica. Isso, sem dúvida, é um fator importante, mas a crise não explica tudo”. Um dos maiores investigadores das obras de intelectuais como Karl Marx, Leon Trotski, Rosa Luxemburgo e György Lukács, o especialista brasileiro radicado em França passou por São Paulo na última semana para promover a reedição do livro  Revolta e melancolia: o romantismo na contracorrente da modernidade  (Ed. Boitempo, R$ 57, 288 págs), escrito em coautoria com o professor norte-americano Robert

Pepe Escobar: BRICS sapateiam sobre os EUA na América do Sul

Imagem
22/5/2015,  [*] Pepe Escobar ,  Russia Today – RT BRICS trample US in South America Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Os presidentes Cristina Kirchner e Vladimir Putin em reunião recente Começou em abril/2015, com uma leva de acordos entre Argentina e Rússia, assinados durante a visita da presidenta Cristina Kirchner a Moscou. E continuou com um investimento de US$ 53 bilhões, acertado enquanto o premiê chinês Li Keqiang visitava o Brasil, na primeira parada de mais uma ofensiva comercial pela América do Sul – e completado com uma doce metáfora: Li viajou num vagão fabricado na China, que trafegará por uma nova linha de metrô no Rio de Janeiro que estará operante para os Jogos Olímpicos de 2016.

BOMBA: Contratos de demanda firme revelam vantagens que Sabesp dá a empresas

Imagem
Contratos assinados pela Sabesp com descontos para empresas que consomem muita água foram obtidos pela 'Agência Pública' e 'Artigo 19'; conheça os maiores consumidores de São Paulo por  Carolina Arteta, Marcelo Grava, Marina Dias, Maurício Moraes e Natalia Viana, para Agência Pública   publicado  24/05/2015  MÍDIA NINJA Sistema Cantareira em novembro de 2014: quanto maior o uso, menor é o valor que as empresas pagam pelo metro cúbico (1.000 litros) São Paulo – Três montadoras de veículos, duas das maiores redes de supermercados do país e um dos bancos que mais lucraram em 2014 estão entre os dez maiores consumidores privilegiados com baixas tarifas de água pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Mercedes-Benz, Ford, Volkswagen, Pão de Açúcar, Carrefour e Itaú Unibanco assinaram contratos de demanda firme com a empresa, um expediente que dá direito a um vantajoso desconto. Diferentemente do que ocorre com consumidores reside

Carlos Drummond : O HSBC faz as malas

Imagem
Abalada por escândalos variados, a instituição prepara-se para deixar o País por  Carlos Drummond  —  publicado  24/05/2015 - na Carta Capital                                                                                                             Fabrice Coffrini / AFP Imagem de 18 de fevereiro mostra a sede do HSBC Private Bank, em Genebra, na Suíça. O banco está sendo investigado N a quarta-feira 13, o burburinho em torno da provável venda do HSBC no Brasil indicava a possibilidade de realização do negócio ainda neste semestre. Com ativos totais de 150 bilhões de reais, trata-se do quarto banco privado no Brasil, antecedido por Itaú, Bradesco e Santander, e o sétimo na classificação geral. Bradesco, BTG Pactual e Santander compõem a relação de possíveis compradores, seguidos pelo canadense Scotiabank, por chineses como o Industrial & Commercial Bank of China e o espanhol Bilbao Vizcaya. O montante do negócio, especula-se no País e no exterior, oscila em torno de 5 b

DW: Drama sobre imigrantes "Dheepan" leva Palma de Ouro

Imagem
Diretor francês Jacques Audiard ganha principal prêmio da 68ª edição do Festival de Cannes. Filme conta a história sobre um grupo de refugiados do Sri Lanka que tenta reconstruir suas vidas. O filme "Dheepan", do francês Jacques Audiard, conquistou neste domingo (24/05) a Palma de Ouro da 68ª edição do Festival de Cannes. O júri, liderado pelos irmãos cineastas americanos Joel e Ethan Coen, condecorou a produção sobre um grupo de refugiados traumatizados do Sri Lanka que tentam reconstruir suas vidas. "Receber o prêmio dos irmãos Coen é algo muito excepcional", afirmou Audiard, segurando o troféu. "Estou muito emocionado."

Falsas provas da HRW quanto ao uso de barris explosivos pelo Exército Árabe Sírio

Imagem
REDE VOLTAIRE -  24 DE MAIO DE 2015  -  ENGLISH    FRANÇAIS    ESPAÑOL    DEUTSCH    NEDERLANDS   A Human Rights Watch, uma associação norte-americana de defesa dos Direitos do Homem, financiada ao nível de US $ 100 milhões de dólares pelo especulador George Soros, multiplicou os comunicados e relatórios acusando o Exército Árabe Sírio de usar barris explosivos contra a sua própria população civil. Questionado a propósito, o presidente Bashar el-Assad respondeu à BBC e à France2 que o seu exército não tinha nenhuma razão para usar barris explosivos quando dispõe de bombas convencionais muito mais eficazes para a luta [ 1 ].

Kiko Nogueira: A indignação postiça dos evangélicos com Lula e o diabo.

Imagem
Postado em   24 mai 2015 por :   Kiko Nogueira Lula com os sindicalistas Silas Malafaia e Magno Malta gravaram vídeos iracundos em resposta a uma piada que Lula fez num encontro com sindicalistas do setor bancário. Que mentira Lula falou para provocar a ira deles e de outras lideranças evangélicas? Nenhuma. Conversando sobre o ajuste fiscal, ele afirmou que as famílias de trabalhadores costumam gastar além do orçamento no final do ano e, em janeiro, aparecem os impostos. A culpa fica sendo do governo, disse.

PHA: A Ferrovia TransOceânica e as tendências do PSDB

Imagem
Moro e o entreguismo são o que une as Tendências do PSDB. Longe do ansioso blogueiro a pretensão de competir com o dos chapéus (ver no  ABC do C Af ), que, entre outros atributos, exibe o de “correspondente da Amazon no Brasil”. O ansioso blogueiro recomenda a leitura de  “Nothing Like it in the World – The men who built the Transcontinental Railroad – 1863 – 1869” , da editora Simon & Schuster, New York, 2000, do reputado historiador americano Stephen E-Ambrose .

BELO MONTE & A LUTA POR UMA USINA NECESSÁRIA

Imagem
24 de maio de 2015  -  por  Paulo Moreira Leite Num país traumatizado pelo apagão e que reclama da conta de luz, a construção da quarta hidrelétrica do planeta deveria ser motivo de celebração Num país que não se livrou do trauma do apagão de Fernando Henrique Cardoso e torce o nariz diante do salto da conta de luz definido no segundo mandato de Dilma Rousseff, a visão convencional sobre Usina Hidrelétrica de Belo Monte é um espanto. No final de abril, 77% das obras civis da usina — que já envolveram 2,3 milhões de metros cúbicos de cimento e 88.820 toneladas de aço — estavam concluídas. Embora tenha ocorrido um atraso de oito meses na conclusão de uma casa de força secundária, os responsáveis pela hidrelétrica rejeitam toda hipótese de perder o prazo final para entrega e funcionamento da 24a. e ultima turbina, em janeiro de 2019, data definida por contrato.

La Jornada: Putin obtém vitória sobre EUA uma após a outra

Imagem
Sputnik News - 24/05/2015 O presidente russo Vladimir Putin ganhou mais uma vitória diplomática sobre os Estados Unidos, escreve a edição mexicana. Segundo a publicação, este fato é provado pela visita do secretário de Estado norte-americano, John Kerry a Sochi e pelo fato de que durante as reuniões o tema de Crimeia não foi tratado.

Em 1988, Jô Soares acusou a Globo de manter 'lista negra' de artistas

Imagem
Jô Soares e Silvio Santos no Troféu Imprensa de 1988, em que humorista discursou contra a Globo Por THELL DE CASTRO, em 24/05/2015 - Notícias da TV Se atualmente vemos diversos comerciais estrelados por artistas de outras emissoras nos intervalos da Globo, até tempos atrás não era assim. A emissora líder barrava anúncios protagonizados por astros das TVs concorrentes, principalmente aqueles que deixavam o canal. A situação começou a mudar somente após a ida de Jô Soares para o SBT, em 1988. No Troféu Imprensa daquele ano, Jô acusou a Globo de manter uma "lista negra" com artistas proibidos de atuarem em comerciais na emissora.

“Parcerias” de Obama: fascismo internacional

Imagem
22/5/2015,  [*] Eric Zuesse  –  Countercurrents  How The Media Deceive The Public About “Fast Track” And The “Trade Bills” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu     A “Tramitação de Urgência” [orig.  Fast Track ] é exposta ao povo nos EUA como método alternativo para que o Senado aprecie as “Parcerias” [“Parceria” Trans-Pacífico (ing.  TPP ) e a “Parceria” Transatlântica para Comércio e Investimento (ing.  TTIP )] que o presidente está encaminhando. E dizem que esse método alternativo seria “sistema no qual não se admitem emendas, e o voto é em bloco, para aprovar ou rejeitar toda a lei em apreciação”.  Na verdade, estão inventando que “Tramitação de Urgência” permitiria aprovar os dois Tratados apresentados pelo Presidente com apenas 50 votos “Sim” no Senado. 

Luciano Martins Costa: O “mico” da “coluna Aécio”

Imagem
A Folha de S. Paulo anuncia em nota na sua primeira página, na edição de sexta-feira (22/5): “Grupos anti-Dilma dizem que PSDB e Aécio são traidores”. O Estado de S. Paulo, em reportagem interna sobre o mesmo tema, informa: “Grupos se dizem traídos por tucanos”. Por Luciano Martins Costa*  O descompasso entre os trabalhos políticos e os dias de marcha produziu a ruptura entre os doze aloprados e os oportunistas que os apadrinharam.  A imagem que ilustra o texto do Estado mostra doze – isso, exatamente uma dúzia – de manifestantes que caminham pela Rodovia Anhanguera, com destino a Brasília, onde pretendem fazer sua pregação em favor do impeachment da presidente da República. Quando saíram de São Paulo, no fim de abril, os integrantes da marcha foram estimulados por líderes do PSDB, que imaginavam uma espécie de “coluna Prestes” invertida, a recolher, pelo caminho, milhares de cidadãos descontentes com o governo, numa chegada triunfal à rampa do Planalto. Mas, como no poema de H

Vale “desova” navios-fantasma que Agnelli comprou lá fora

Imagem
24 de maio de 2015 | 14:59  Autor: Fernando Brito Quase sem registro na imprensa, a Vale se livrou de parte do problema criado com os meganavios que Roger “ Queridinho da Mídia ” Agnelli mandou construir na China e na Coreia. A mineradora vendeu – e afretou em seguida – quatro navios de minério ( VLOC – Very Large Ore Carrier ) por US$ 445 milhões, o que representa uns 20% menos do que custou cada unidade, além do custo financeiro.

Antonio Lassance: 2015, o ano que já acabou

Imagem
 Por Antonio Lassance - na Carta Maior Todos sabem que o ajuste era necessário. Mas o governo "errou na mão", tanto no tamanho do ajuste quanto no endereço de quem deveria pagar. O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, teve a infeliz tarefa de ser o porta-voz do que foi mais que o anúncio de contingenciamento... foi a lavratura do atestado de óbito do que o governo pretendia fazer no ano de 2015.

DW; Banco da Inglaterra avalia efeitos da saída do Reino Unido da UE

Imagem
Instituição confirma que analisa possíveis riscos da saída do Reino Unido do bloco europeu. Informações sobre o estudo, a princípio sigiloso, foram enviadas acidentalmente ao jornal "The Guardian", que revelou a ação. Por meio de um comunicado em seu site, o Banco da Inglaterra confirmou na sexta-feira (22/05) que analisa os possíveis riscos da saída do Reino Unido da União Europeia. O estudo, que a princípio deveria ser mantido em segredo, foi citado em um e-mail enviado acidentalmente a um editor do jornal  The Guardian , que noticiou sobre a ação.

Dá para fazer ajuste taxando heranças e fortunas

Imagem
Eles podem pagar mais? Por um ajuste fiscal via reestruturação tributária Estudo mostra que a criação de uma nova faixa de imposto de renda sobre o trabalho (salários acima de R$ 67 mil) e a cobrança de impostos sobre dividendos teriam impactos fiscais e sociais melhores do que as escolhas do ministro Joaquim Levy

Solidariedade ao Embaixador Guilherme Patriota

Imagem
Guilherme Patriota reunia todas as condições para bem representar o País na OEA. Foi rejeitado pelo Senado por motivos menores e torpes. Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais (GR-RI) - na Carta Maior O GR-RI vem a público manifestar seu apoio e sua irrestrita solidariedade ao Embaixador Guilherme Patriota, injustificadamente rejeitado pelo Senado Federal para o posto de embaixador do Brasil junto à OEA.   Na opinião do GR-RI, Guilherme Patriota, um embaixador de carreira de destacado nível intelectual e moral, reunia todas as condições para bem representar o País na OEA.   O GR-RI lamenta que tão destacado diplomata tenha sua carreira tisnada por uma rejeição que só se explica por motivos políticos menores e torpes.

DCM: A vida real na Escandinávia

Imagem
< embed > A Escandinávia pode ser um modelo para o Brasil? Com seu peculiar sistema que reúne virtudes do capitalismo e do socialismo, a Escandinávia é uma utopia possível. Não à toa, nas diversas listas feitas hoje sobre o grau de felicidade das pessoas, os escandinavos aparecem invariavelmente na frente.

Ashton Carter nomeia o novo estratega do Pentágono

Imagem
REDE VOLTAIRE   | 23 DE MAIO DE 2015  -  ENGLISH    FRANÇAIS    ESPAÑOL    DEUTSCH   O secretário da Defesa, Ashton Carter, nomeou, a 13 de maio de 2015, o novo chefe do Office of Net Assessment, o Gabinete encarregue da previsão e estratégia do Pentágono, substituindo Andy Marshall (93 anos) [ 1 ]. Tratar-se-á do antigo coronel da Força Aérea, James H. Baker (centro da foto), e não do protegido de Andy Marshall, o antigo capitão da Marinha Jerry Hendrix.

BRICS não dão vez aos EUA na América Latina

Imagem
Sputnik News Os países do grupo BRICS, principalmente a China e a Rússia, estão pouco a pouco promovendo a reorganização do comércio e da infra-estrutura em toda a América Latina, acredita o observador e analista político Pepe Escobar.

Chico Buarque entra na campanha contra diminuição da maioridade penal

Imagem
Reprodução Facebook A imagem do cantor foi publicada na página “Amanhecer Contra a Redução” em apoio à campanha; “Chico Buarque chegou junto contra a redução! Porque amanhã há de ser outro dia!”, diz a legenda da foto. Da  Revista Fórum O cantor e compositor Chico Buarque se manifestou contra a diminuição da maioridade penal. A foto do artista foi publicada na página “Amanhecer Contra a Redução”, no Facebook, na quinta-feira (21), vestindo uma camisa de apoio à campanha. A estampa traz a frase “Redução não é a solução”.

Mauricio Dias: Dilma, volver!

Imagem
por  Mauricio Dias  —  na Carta capital -  23/05/2015  A presidenta poderia moderar os efeitos do ajuste fiscal, mas já no início da batalha deu ordens para o toque de recuar A opção de Lula por ela foi um acerto ou um erro? U m fato inarredável, incapaz de ser negado mesmo pelas forças mais atrasadas da direita, é o de que em todo o mundo, o Brasil incluído, foi a reação dos grupos de esquerda e o protestos de trabalhadores os responsáveis pela introdução das questões sociais na pauta organizada pelos liberais.

Entidades querem transformar prédio DOI-Codi em memorial das vítimas da ditadura

Imagem
Por  Marli Moreira  Edição: Beto Coura  Fonte: Agência Brasil Os nomes de algumas pessoas desaparecidas ou mortas pelo regime militar, logo após o golpe de 1964 que depôs o presidente João Goulart, foram lidos hoje (23), no pátio da 36ª Delegacia da Polícia Civil de São Paulo, na rua Tutóia, 921, no bairro do Paraíso. Foi uma tentativa teatralizada de ouvir do outro lado das paredes a resposta de um ente querido e quem sabe salvá-lo da tortura. Mas nenhum ruído foi ouvido. O silêncio foi quebrado, minutos depois, por uma salva de palmas da plateia, na apresentação dos atores da Cia de Artes do Baque Bolado.

Eduardo Guimarães: Por que a maconha, menos prejudicial que o álcool, é proibida?

Imagem
Posted by  eduguim  on 23/05/15 • Categorized as  Análise   O interlúdio político e a distância da Paulicéia descontrolada – encontro-me em visita a Teresina, Piauí, no momento em que escrevo – oferecem possibilidade de uma reflexão curiosa sobre a cultura brasileira. De onde vêm essas correntes de opinião tão estridentes e poderosas que conseguem impor seus menores caprichos ao conjunto da sociedade?

China e Peru proclamam multilateralismo

Imagem
Lima, 23 mai (Prensa Latina) China e Peru destacaram o multilateralismo como sustento do direito internacional e o acatamento pleno deste em uma declaração conjunta assinada pelo premiê chinês, Li Keqiang, e o presidente peruano, Ollanta Humala. O texto assinado ontem à noite no palácio do governo respalda o processo de reforma da ONU com o fim de que o tratamento dos principais assuntos da agenda mundial seja feita de maneira eficiente, com maior transparência e assegurando uma participação equitativa dos Estados membros.

DW-Opinião: Eleição da Fifa não é uma eleição

Imagem
Nesse simulacro de democracia, o príncipe jordaniano não tem a menor chance contra o atual presidente Joseph Blatter, opina o jornalista esportivo Joscha Weber. Joscha Weber é jornalista da redação de esportes da DW E assim sobraram só dois: o atual ocupante do cargo e autocrata Joseph Blatter e o príncipe Ali bin al-Hussein da Jordânia são os dois candidatos à presidência da organização que administra o futebol mundial, a Fifa. Num intervalo de poucas horas, Michael Van Praag e Luis Figo anunciaram a retirada de suas candidaturas. Esse passo por muito tempo havia sido negado, mas nem por isso era menos previsível. Os dois seguiram um plano das candidaturas de oposição – desde já fadado ao fracasso.

Piketty: Perdão à dívida alemã pós-guerra deve servir de exemplo para lidar com crise grega.

Imagem
“Por que não podemos fazer a mesma coisa com a Grécia hoje?”, questiona o economista francês, autor de “O Capital no século XXI”.  Artigo publicado no Opera Mundi - 23/05/2015 O economista francês  Thomas Piketty , autor do best-seller O capital no século XXI, esteve na quarta-feira (20/05) em Berlim, capital da Alemanha, onde aproveitou um evento literário para discursar sobre a questão do perdão europeu às dívidas públicas da Grécia. Conhecido pelo debate da desigualdade de rendimento gerada pelo capital, o académico recordou que, no passado, outros dois países europeus passaram por longos períodos de dívida: Inglaterra e Alemanha.

Ocidente está assustado com o monstro que criou na Ucrânia

Imagem
Sputnik News Os países ocidentais têm percebido que a crise na Ucrânia foi longe demais, e gostariam de melhorar as relações com a Rússia, mas a retórica belicosa de Kiev lhes dá grande preocupação. Quem afirma é o célebre jornalista britânico Neil Clark.

Kiko Nogueira: De esperança dos paneleiros a ‘arregão’, o fim do governo paralelo de Aécio Neves.

Imagem
Postado em   22 mai 2015 por :   Kiko Nogueira Com os líderes do Vem Pra Rua no Congresso Terminou de forma melancólica o governo paralelo de Aécio Neves. De grande esperança branca da oposição a “arregão”, foram cinco meses de fortes emoções. Numa eleição apertada, Aécio tentou cavou seu espaço na agenda nacional na marra. Sua cavalgada teve início com a não aceitação do resultado. Em sua volta ao Senado, em janeiro, Magno Malta, do Espírito Santo, uma das figuras mais grotescas de um Congresso grotesco, saudou-o num aparte sabujo: “Vossa Excelência recebeu um livramento”.

BBC: “Família, escola e Estado falharam com suspeito de crime na Lagoa”, diz educadora de vítimas da Candelária

Imagem
Jefferson Puff - @_jeffersonpuff Da BBC Brasil no Rio de Janeiro Suspeito de matar médico foi internado 9 vezes Fundadora do projeto onde estudavam crianças mortas na chacina da Candelária, a educadora Yvonne Bezerra de Mello diz que a história do adolescente suspeito de matar a facadas um médico na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, mostra como “a família, a escola e o Estado falharam”. Jaime Gold, de 57 anos, foi morto quando andava de bicicleta na Lagoa Rodrigo de Freitas, em um caso que chocou o país.