Postagens

Mostrando postagens de maio 11, 2015

Paulo Moreira Leite: GOLPES À MODA DO SÉCULO XXI

Imagem
17 de maio de 2015 por  Paulo Moreira Leite Estudo acadêmico de constitucionalista Pedro Serrano mostra as novas formas de conspirar contra a democracia em nossa época. Mesmo sem fazer nenhuma referência direta ao Brasil, é fácil entender do que ele está falando

Tsipras: “Os trabalhadores e reformados já sofreram que chegue”

Imagem
No discurso na conferência organizada pela revista Economist em Atenas, o primeiro-ministro grego garantiu que não irá recuar na defesa dos salários e das pensões. 17 de Maio, 2015 Alexis Tsipras na conferência promovida na sexta-afeira pela revista Economist em Atenas. Para uma plateia de convidados da revista Economist, o primeiro-minstro grego falou da situação de emergência em que encontrou as finanças públicas do país em janeiro e dos resultados que o seu governo tem para apresentar em abril, mês em que as receitas dos cofres públicos aumentaram 15,3% em relação ao previsto. “Nos quatro meses do nosso governo, o saldo orçamental primário atingiu 2.164 milhões de euros, comparado com 1.046 milhões no mesmo período do ano anterior, e com a previsão de um défice de 287 milhões de euros”, sublinhou Tsipras.

Mídia faz de tudo para sabotar greve dos professores e blindar Alckmin

Imagem
publicado em 17 de maio de 2015 às 19:37 Professores mantêm greve. Mídia sabota! por Altamiro Borges, em seu blog Em assembleia realizada nesta sexta-feira (15), os professores de rede estadual de São Paulo decidiram manter a greve iniciada em 16 de março. A paralisação já é a terceira mais longa da história da combativa categoria – em 1989, ela durou 80 dias; em 1993, teve 79 dias de duração. Após a assembleia, os professores saíram em passeata pelas ruas centrais da capital paulista. Segundo o sindicato da categoria, a Apeoesp, o protesto reuniu mais de 40 mil participantes. O comando da Polícia Militar, tão generoso com a marcha golpista de março passado – quando estimou em mais de um milhão de presentes –, “calculou” que a passeata dos grevistas reuniu 1.800 pessoas!

Janio de Freitas: As delações da Lava Jato e a prova da falta de provas.

Imagem
Prova da falta de prova Por Janio de Freitas Na Folha As entrevistas dos integrantes da força-tarefa da Lava Jato, para comunicar a denúncia formal contra quatro ex-deputados, confirmam a impressão de que as delações premiadas movimentam muitas acusações e suspeitas, mas não suprem a carência de investigações para produzir provas. E, sem provas, as delações agitam e impressionam, no entanto não superam a sua precariedade para enfrentar as exigências de um julgamento correto.

EMIR SADER: França, de esteio do socialismo a polo da direita europeia

Imagem
Nas últimas décadas, um movimento geral – político e ideológico, sobretudo – levou o país a representar o polo mais conservador da Europa por  Emir Sader   publicado  17/05/2015 10:14,  última modificação  17/05/2015  WWW.MARINELEPEN.FR LEGADO Depois de Jean-Marie Le Pen, a França tem sua filha Marine à frente da extrema-direita Entre as derrotas que a esquerda sofreu na Europa, aquela que tem dimensões históricas é a passagem da França de polo mais progressista a mais conservador do continente. Engels havia classificado o país como o “laboratório de experiências políticas”, onde os fenômenos históricos se davam de maneira mais radical e expressiva – de que 1789, 1848, a Comuna de 1789, eram exemplos –, que tiveram continuidade no século 20 com o governo de Frente Popular nos anos 1930 e com as barricadas de 1968.

Espanha: Guerra de trincheiras e estratégia eleitoral

Imagem
3/5/2015,  [*]  Pablo Iglesias  (candidato do  PODEMOS  – partido espanhol) Guerra de trincheras y estrategia electoral Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Pablo Iglesias - PODEMOS, Espanha Dos “ Comentários de Leitores ”, na mesma página: ●–  Não esqueçam a origem de vocês. ●–  Não esqueçam que para mudança real é preciso recuperar a alegria. ●–  Não aceitem os debatem inúteis que a TV propõe. ●–  À TV só interessa impedir que vocês falem e sujar qualquer coisa que vocês digam ou façam.

Paul Craig Roberts – Seymour Hersh sucumbe à desinformação

Imagem
11/5/2015,  [*] Paul Craig Roberts  –  IPE, Institute for Political Economy Seymour Hersh Succumbs To Disinformation–Paul Craig Roberts Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Seymour Hersh publicou um  longo relato  do assassinato de Osama bin Laden. Hersh conclui que o relato que o governo Obama distribuiu sobre a morte de bin Laden é totalmente mentiroso, exceto que bin Laden foi assassinado.  Não acredito em nada do que Hersh escreveu, por três razões:    A primeira  é que bin Laden sofria de uma doença com a qual ninguém sobrevive por dez anos. A morte dele foi amplamente noticiada em 2001. 

China x Japão: “Hiroshima e Nagasaki não foram bombardeadas por nada”

Imagem
13/5/2015,  [*] Shannon Tiezzi ,  The Diplomat Chinese Diplomat: Hiroshima and Nagasaki Were Bombed for a Reason Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu   Hiroshima, Japão - Memorial da Paz Como parte da conferência em andamento para revisão do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares [orig.  Treaty on the Non-Proliferation of Nuclear Weapons (NPT) , o Ministro de Relações Exteriores do Japão, Fumio Kishida, conclamou os líderes globais a verem de perto as consequências devastadoras dos bombardeios com armas nucleares. Kishida convidou líderes a visitar Hiroshima e Nagasaki, as duas cidades japonesas que os EUA usaram como alvos de ataques nucleares no final da IIª Guerra Mundial, para que “vissem com os próprios olhos a realidade dos bombardeios atômicos”.

Janio de Freitas: a pior corrupção de todas foi a compra da reeleição

Imagem
17 de maio de 2015 | 14:55  Autor: Miguel do Rosário Nessa entrevista ao Roda Viva, feita em 2012, Janio de Freitas, um dos jornalistas políticos mais experientes da imprensa brasileira, afirma que a compra de votos na era FHC foi o pior crime da República. Muito pior do que qualquer suposto crime praticado no governo Lula/Dilma.

Antonio Lassance: Nós e os britânicos

Imagem
17/05/2015 - Copyleft A principal diferença entre o sistema eleitoral brasileiro e o britânico é que o eleitor britânico pelo menos é consultado a respeito de como prefere votar Antonio Lassance Nem tudo está oquei no UK O Brasil é uma República Federativa. O Reino Unido é uma monarquia parlamentar unitária. O Brasil usa o sistema proporcional e de coligações para eleger parlamentares. Os britânicos não fazem ideia do que isso seja. Seu sistema é majoritário e de eleição por distritos (650 ao todo). A principal vantagem do sistema eleitoral britânico é o fato de ser simples. O eleitor saber exatamente que seu voto vale naquele distrito e que o eleito será quem for o mais votado individualmente. 

Saul Leblon: Corra Lula, corra

Imagem
Lula só vingou porque subverteu a ordem das coisas imposta pelo conservadorismo. Mas descuidou de alçar o novo protagonista em sujeito histórico. Haverá tempo? por: Saul Leblon  _ na Carta Maior -  17/05/2015   Um viés da crítica progressista ao ciclo de governo do  PT guarda certa identidade com a avaliação conservadora desse período.   Não se diga que as intenções de partida e de chegada são as mesmas.   Mas há o risco de conduzirem ao mesmo afunilamento economicista.

Paulo Nogueira: Como funciona a fábrica de infâmias contra Lula na internet.

Imagem
por :   Paulo Nogueira Contra ele, vale tudo na imprensa O professor Gaudêncio Torquato não é exatamente um jornalista mirim. Ele milita no jornalismo há décadas, e é um acadêmico sério e respeitado. Por isso mesmo me chamou a atenção um tuíte que ele postou hoje a respeito de Lula. Ele comprou, sem o menor senso crítico, o texto de um artigo do Estadão cujo título dizia que Lula reconhecia que seu projeto político estava “esfarelado”. Pelo título bombástico, eu tinha lido na internet o texto.

Beatriz Cerqueira responde a colunista: acordo em Minas enterra choque de gestão tucano que destruiu educação pública

Imagem
Fernando Pimentel, lideranças políticas e sindicais anunciam o acordo (foto Décio Junior); já no Paraná do tucano Beto Richa… por Beatriz Cerqueira, especial para o Viomundo Quando os colunistas da revista Veja escrevem sobre educação pública, eles sabem do que estão falando? Conhecem a nossa realidade? Sabem de fato o que está nos nossos contra-cheques? Abandonariam a escola particular de mensalidades superiores aos nossos salários e colocariam seus filhos na escola pública?

Mauricio Dias: A cara do Brasil

Imagem
Rosa dos Ventos -  por  Mauricio Dias  - na Carta Capital -  publicado  16/05/2015 De como os atuais congressistas melhor espelham comportamentos e demandas dos seus representados Cunha e Renan, perfeitos no papel que hoje lhes cabe D iante de um governo fragilizado por forte crise decorrente da soma de conflitos políticos e de problemas econômicos, o Congresso Brasileiro, cuja regra é o vício e a exceção é a virtude, aproxima mais claramente hoje a identidade entre os eleitores e os eleitos. A semelhança vai muito além da coincidência. Não há nada de novo nessa situação, mas pela primeira vez é possível perceber com mais nitidez a cara do Brasil refletida em um Senado capitaneado pelo alagoano Renan Calheiros e uma Câmara, pelo deputado fluminense Eduardo Cunha. É tamanha a semelhança entre representantes e representados que o resultado faz lembrar o trabalho de criação de bons escultores em mármore de Carrara.

Paul Craig Roberts: Washington recuperou o bom senso?

Imagem
15/5/2015,  [*] Paul Craig Roberts  –  Institute for Political Economy Is Washington Coming To Its Senses? Traduzido por  mberublue Reunião de 12/5/2015 em Sochi, Rússia A visita apressada do Secretário de Estado estadunidense, John Kerry, à Rússia já provocou muita especulação, dado que ocorreu justamente na esteira da exitosa celebração do Dia da Vitória em 9/5/2015 em Moscou. Em 11/5/2015 o Secretário Kerry, que havia desdenhado a Rússia naquele dia 9/5, estava a caminho da Rússia, tendo Putin consentido em recebê-lo em 12/5/2015.

O misterioso assassinato de Bin Laden

Imagem
  14/5/2015,  [*] John Gardner ,  ConsortiumNews  The Bin Laden Murder Mystery Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu       Entreouvido no Salão Debelê na Vila Vudu:   A Grande Revelação não é Sy Hersh “informar” que Obama mente. E quem não sabe que Obama mente?! A Grande Revelação é que Hersh está re-escondendo a mesma coisa já escondida antes. Tudo que nos “informam” é falso.  Vamos, vamos, pessoal, caminhando, a fila tem de andar! Aí, nada há que nos interesse.   Obama! Makekiéiiisso:- D)))))  [1] No livro sem fim que estou escrevendo sobre a história da Região Norte-americana dos Grandes Lagos, um dos mais persistentes enigmas é a  Pedra de Kensington . A Pedra é ou  documento histórico radicalmente importante que desmente a narrativa padrão sobre o primeiro encontro entre nativos americanos e europeus, ou a pedra é  pura farsa. 

Pepe Escobar: EUA acordam para a Nova Ordem (da Seda) Mundial

Imagem
15/5/2015,  [*] Pepe Escobar ,  Asia Times Online U.S. wakes up to New (Silk) World Order Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Os verdadeiros  Masters of the Universe  nos EUA não são moça do tempo, mas parece que estão começando a ver de que lado sopram os ventos. A história talvez registre que tudo começou com a viagem dessa semana a Sochi liderada pelo office-boy  e Secretário de Estado, John Kerry, que foi recebido pelo Ministro de Relações Exteriores e, depois, pelo Presidente Putin.

O Globo entrega a Ancelmo Gois o troféu Fagundes

Imagem
  Quem não se lembra do personagem “Fagundes”, do excelente cartunista Laerte? Fagundes era o suprassumo do puxa-saquismo. Nada existia que fosse mais importante para ele do que agradar ao “chefinho”. O colunista amestrado Ancelmo Goes, cada vez mais afinado com a linha editorial dos seus patrões, os irmãos Marinho, esta semana conseguiu piorar o já baixo padrão de jornalismo que é praticado sob as ordens de Ali Kamel. 

Paulo Nogueira: A imbecilidade agressiva do homem que atacou Padilha.

Imagem
Postado em   16 mai 2015 por :   Paulo Nogueira Amaral quando brincava de aviãozinho no tempo da Bra Nelson Rodrigues escreveu, algumas décadas atrás: “Os idiotas perderam a modéstia.” É uma frase que conserva a atualidade cortante, e que se aplica perfeitamente ao palhaço – usemos a palavra correta – que interrompeu o almoço de Padilha em São Paulo. O nome é Danilo Amaral. Advogado e executivo.

Fernando Brito: A Era dos Imbecis

Imagem
16 de maio de 2015 | 11:42  Autor: Fernando Brito Comecei a escrever este post na terça-feira, mas achei que era exagerado ficar contando experiências pessoais, mais do que tenho revelado aqui meus problemas de saúde. Mas agora, depois da agressão estúpida e vaidosa de uma própria ignorância feita por um executivo palerma – certamente titular de um bom plano de saúde, devidamente abatido do IR, isto é, do Estado –  contra o ex-ministro Alexandre Padilha num restaurante paulista, por causa do “Mais Médicos” que resolvi contar

Empreiteiro diz que doação a filho de Renan era propina

Imagem
Postado em  16 de maio de 2015 Da  folha : O empresário Ricardo Pessoa, dono das empreiteiras UTC e Constran, disse aos procuradores da Operação Lava Jato que as doações que fez à campanha do governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), no ano passado eram parte da propina paga para manter seus contratos na Petrobras.

Marcelo R. Paiva: A polêmica hipócrita no casamento de Preta Gil.

Imagem
SEX, 15/05/2015 - 16:51 ATUALIZADO EM 15/05/2015 - 17:53 Do Estadão Por que incomodou o casamento da Preta Por Marcelo Rubens Paiva Me surpreende por que ninguém perguntou quanto custou o casamento do cirurgião paulista, que juntou toda elite política, a situação, a oposição, os intermediários e os que os julgam. E o que toda aquela fauna que briga no palanque fazia lá sorridente.

DW: Colômbia suspende uso de glifosato contra cultivo de coca

Imagem
Pulverizações aéreas de plantações ilegais são suspensas devido a temores de que o herbicida seja cancerígeno. Glifosato também é usado em lavouras de soja no Brasil. Área plantada de coca na Colômbia é de 48 mil hectares O governo da Colômbia anunciou nesta quinta-feira (14/05) que suspendeu as pulverizações aéreas com o herbicida glifosato em áreas de cultivo ilegal de coca devido aos possíveis efeitos nocivos do produto à saúde.

Ministro rejeita pedido de Aécio Neves para discutir investigação de Dilma no STF

Imagem
O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta sexta-feira (15) pedido do senador Aécio Neves (PSDB), e de parlamentares do PPS e DEM, para levar ao plenário da Corte a discussão sobre a possibilidade de investigar a presidente Dilma Rousseff, a partir de citações do nome dela nas investigações da Operação Lava Jato. Na decisão, ele escreveu que, “Não há como acolher a pretensão de ser instaurado procedimento investigatório contra a presidente da República neste momento. Cumpre realçar, por importante, que, de qualquer modo, o fato denunciado na colaboração premiada, sobre um suposto pagamento ilegítimo à campanha presidencial, já está sendo investigado em procedimento próprio”, escreveu.

Garganta Profunda: “A casa caiu”

Imagem
Informante do  Blog do Esmael  dentro do Palácio Iguaçu, ‘Garganta Profunda de Londrina’ revela o humor no Centro Cívico com a denúncia segundo a qual R$ 2 milhões desviados da Receita Estadual, via propinoduto, foram para a campanha de reeleição do governador Beto Richa (PSDB). Nesta noite, o  Blog do Esmael  consultou o jurista Luiz Fernando Pereira sobre as consequências jurídicas deste mais novo escândalo. “Não tem repercussão na Justiça Eleitoral, pois já acabou o prazo para a impugnação da eleição”, explicou.

Fernando Brito: Eu te escuto, você me escuta. A PF do Paraná e a tragicomédia dos grampos

Imagem
15 de maio de 2015 | 19:03  Autor: Fernando Brito Os grandes sites  deram a notícia sem detalhes , apenas de que tinha sido encontrado um “aparelho de escuta” prédio da superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba. Ponto, mais nada. Só o repórter Diego Ribeiro, do paranaense  Gazeta do Povo , foi um pouco além. E vejam que pérolas que grifei: “Um grupo de policiais federais  descobriu um grampo ilegal dentro da sede da PF em Curitiba . A descoberta foi feita por acaso, enquanto  os policias conversavam no cafezinho da PF sobre outra escuta ilegal descoberta na carceragem do ano passado .

Inácio Arruda visita a Ucrânia em solidariedade ao Partido Comunista

Imagem
Representando o Partido Comunista do Brasil ( PCdoB), Inácio Arruda esteve em Kiev, capital da Ucrânia, no último dia 1º de Maio, em manifestação pelos direitos dos trabalhadores, contra o fascismo e o anticomunismo, e em defesa do Partido Comunista da Ucrânia, a convite deste partido. Por Cezar Xavier - Glabois O ex-senador e atual secretário estadual de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Ceará participou do ato político no país onde o Partido Comunista é um dos de maior tradição na luta em defesa da democracia, do progresso social e econômico. “Mesmo assim, este partido está sendo ameaçado pelas forças mais conservadoras e retrógradas, que estão atualmente no governo da Ucrânia. Essas forças substituíram o governo anterior, que traiu os compromissos com o povo ucraniano e se envolveu em várias denúncias. Após esse movimento, os fascistas e nazistas assumiram a direção do governo e isso tem sido uma ameaça muito grande, ameaça que se estende para toda aquela regi

Padilha: “É um desrespeito alguém imaginar que pode me agredir em público e fazer uso dessa imagem”

Imagem
Postado em   15 mai 2015 por :   Diario do Centro do Mundo Padilha Por Alexandre Padilha, em seu  Facebook.   Toda vez que uma pessoa que nitidamente nunca passou pela dificuldade de não ter médico no seu bairro, comunidade ou família faz um gesto de ódio ao  ‪#‎ MaisMédicos‬ , fico mais orgulhoso do programa que criei e implantei e de toda luta contra a intolerância, arrogância e descompromisso com os que mais precisam que empreendi quando Ministro da Saúde do Brasil.