Postagens

Mostrando postagens de abril 29, 2015

Banco Central bloqueia participação do Brasil no Banco dos BRICS

Imagem
O argumento da vertente entreguista do Banco Central é grotesco: a transferência de recursos não altera a posição fiscal brasileira. J. Carlos de Assis* - na Carta Maior Em mais uma ação de cabal subordinação à finança anglo-americana, o Banco Central do Brasil está dificultando, com evidente intenção de sabotar a capitalização da parte brasileira no Banco dos BRICS sob o pretexto imbecil de proteger as reservas internacionais. O Banco dos BRICS é, de longe, o principal legado do primeiro mandato de Dilma no plano internacional. Deverá ser o grande instrumento de financiamento da infraestrutura no bloco, independente da interferência, das taxas de juros e das condicionalidades norte-americanas e europeias.

Costa reafirma encontro com tucano Sérgio Guerra para tratar de propina

Imagem
O juiz Sério Moro, poderia, se quisesse,  ou tivesse vontade política, investigar, para onde foi o dinheiro.  O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa reafirmou em seu depoimento à CPI da Petrobras que manteve encontros com o então senador tucano Sérgio Guerra (PE), morto em 2014, para tratar de propina para evitar a criação de uma comissão parlamentar de inquérito.

Petrobrás: Produção de petróleo cresce 13,9% em março

Imagem
A produção de óleo equivalente (petróleo e gás natural) nos campos brasileiros atingiu, em março deste ano, aproximadamente 3 milhões de barris diários. Na comparação com março de 2014, a geração de petróleo cresceu 13,9%. Comparada à de fevereiro deste ano, a produção de óleo fechou em queda de 0,7%. A de gás natural subiu 14,6% em relação a março de 2014 e 0,3% na comparação com fevereiro.   Os dados foram divulgados nesta terça-feira (5) pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Desse total 2,413 milhões de barris/dia são relativos à produção de petróleo. A produção de gás natural alcançou 95,6 milhões de metros cúbicos diários. As informações do Boletim de Produção da ANP de março indicam que a atividade dos 46 poços em atividade na área do pré-sal atingiu 833 mil barris/dia de óleo equivalente, registrando crescimento de 2,9% em relação ao mês fevereiro. 

Jayme Careca: PF me fez dizer o que Youssef mandava dizer

Imagem
Autor: Fernando Brito Assisti o  depoimento do policial federal Jayme Oliveira Filho , o Jayme Careca, preparou hoje, grotescamente,a sua própria destruição como testemunha da Operação Lava Jato. É inacreditável que um policial federal possa ser um idota como ele se apresenta, dizendo que não tinha ideia do que continham os envelopes que, por ordem de Youssef, saía para entregar. Mas, para provar seu papel de idiota, enfiou um caminhão de areia na atuação da Polícia Federal no processo de delação premiada da operação.

Nota zero: Professores paulistas denunciam à ONU 'abandono' da educação em São Paulo

Imagem
Iniciativa da subsede Taboão da Serra objetiva levar ao conhecimento da população e da opinião pública internacional o 'quadro caótico das escolas estaduais paulistas' por  Rodrigo Gomes, da RBA   publicado  05/05/2015  TABA BENEDICTO/FOLHAPRESS Assembleias têm reunido até 40 mil professores, mas o governador Alckmin nega que exista greve no ensino São Paulo – Professores da rede pública paulista entregaram hoje (4) uma carta à representação da ONU em São Paulo denunciando a situação de escolas, alunos e professores no estado de São Paulo. Segundo o conselheiro da subsede Taboão da Serra da Apeoesp (sindicato da categoria) Antônio de Jesus Rocha, o objetivo é “chamar a atenção da entidade e da sociedade para as péssimas condições e o descaso do governo de Geraldo Alckmin (PSDB) para com a situação da educação pública paulista”. O documento elenca uma série de problemas, desde relacionados à greve em curso, iniciada em 13 de março, até a falta de material bás

Fernando Brito: O duelo Cunha x Janot e o semimoralismo da mídia

Imagem
5 de maio de 2015 | 15:29  Autor: Fernando Brito Eduardo Cunha, como todo aventureiro, aposta sempre na ousadia. É o que está fazendo, diante da acusação de que teria recebido, por ordem de Alberto Youssef, dinheiro como produto da chantagem sobre um lobista de uma empresa de afretamento de navios. Joga abertamente com seu poder de Presidente da Câmara para colocar-se na posição de “cidadão acima de qualquer suspeita”.

DW: Áustria abre ação legal por suposta espionagem alemã

Imagem
Governo austríaco diz que exige esclarecimentos e pede ao Ministério Público que investigue denúncias de que inteligência da Alemanha teria ajudado NSA a monitorar comunicações de autoridades em Viena. A ministra do Interior da Áustria, Johanna Mikl-Leitner: "Exigimos esclarecimentos" O Ministério Público austríaco abriu nesta terça-feira (05/05), a pedido do governo federal, uma ação para investigar as denúncias de que a inteligência alemã auxiliou a Agência de Segurança Nacional (NSA) americana a espionar autoridades em Viena. "A Áustria exige esclarecimentos", disse a ministra do Interior Johanna Mikl-Leitner. "Hoje apresentamos uma queixa legal junto aos procuradores, contra uma 'entidade desconhecida', devido a atividades secretas de inteligência."

Porrada Educadora: cadê o Ministro da Justiça?

Imagem
Exatamente porque não existe um Ministro da Justiça … De ‏@FabioStRios no twitter O  Conversa Afiada  reproduz comentário indignado da professora Marilia: Quanto mais leio o C Af sobre o  massacre dos professores , mais fico indignada. O PIG a gente já sabe o que é e,  como diz o Safatle , sempre será indiferente em relação a isso. Mas, e o Governo da nossa presidenta ? O ministro da justiça ?! Quer dizer que pode isso? Em um Estado da Federação, um tamanho massacre e o Governo Federal não tem NADA a ver com isso? Como fica o “Pátria Educadora” ? E olha que eu gosto dela, da Presidenta (e de seu slogan). Imagine se eu não gostasse. Ela está muito bonita depois que emagreceu e achei uma gracinha a  foto dentro do JEEP . Mas, depois, lendo o resto das notícias já não achei tão gracinha assim. A propósito do ministro da  J ustiça, eu me pergunto: vivemos um momento em que os jornais só falam de Justiça, Procurador X ou Y, julgamento X e Y condenação etc. e tal. A pauta naciona

Assembleia da educação (vídeo)

Imagem
Clique na imagem para assistir ao vivo a assembleia geral da APP-Sindicato, direto do estádio Durival de Britto, em Curitiba. no blog do Esmael Professores e funcionários da educação básica do estado do Paraná realizam neste momento, em Curitiba, assembleia geral para decidir se continuam a greve ou voltam para as salas de aula. O Blog do Esmael e a TV 15 transmite o evento ao vivo, direto do estádio Durival de Britto (Paraná Clube), em Curitiba. A base está divida acerca da interrupção do movimento que já dura dez dias. A greve foi retomada 25 de abril, durante assembleia em Londrina.

PML: TRAGÉDIA, MENTIRA & GOEBBELS

Imagem
5 de maio de 2015 por  Paulo Moreira Leite Sentença sobre desastre do voo 1952 da TAM coloca em questão cobertura da mídia, que fez um esforço absurdo para criminalizar governo na maior tragédia da aviação civil brasileira Sete anos e nove meses depois da tragédia do Air Bus da TAM, em que morreram 199 pessoas em Congonhas, a Justiça inocentou os três principais acusados pelo desastre. Acatando as conclusões de um laudo da Aeronáutica, o juiz Marcio Guardia considerou que o acidente foi provocado por um lamentável problema técnico — o manete que deveria inverter a rotação das turbinas e frear o avião não funcionou.

GGN: Depois de sumir, delator de Cunha e Anastasia agora sugere que foi coagido a falar

Imagem
TER, 05/05/2015 - 13:37 ATUALIZADO EM 05/05/2015 - 13:37 Jornal GGN -  Jayme Alves de Oliveira Filho, mais conhecido como Careca, apareceu, enfim. Considerado um dos principais “transportadores de propina” do doleiro Alberto Youssef, o policial federal foi declarado foragido na semana passada, informação que ele negou após prestar depoimento ao juiz federal Sergio Moro, nesta segunda-feira (4). Careca surgiu com uma novidade na Lava Jato: admitiu que, para se livrar da prisão preventiva, aceitou que Youssef "ditasse" os detalhes sobre os pagamentos que teria feito a políticos e empresários. Pela interpretação de falas publicadas pelo Valor, Careca sugeriu que foi "coagido" a dizer o necessário para obter liberdade.

Thierry Meyssan: Linha directa com Vladimir Putin

Imagem
As autoridades russas poucos documentos publicam sobre a sua visão do mundo. Assim, a emissão «Linha directa» com Vladimir Putin oferece-nos a oportunidade, rara, para avaliar a evolução da percepção das coisas por Moscovo. Para além da performance do presidente, que respondeu durante 4 horas às perguntas do seu povo, reter-se-á que a Rússia parece renunciar a regularizar as suas relações com os Estados Unidos e a preparar-se para um longo isolamento do Ocidente. REDE VOLTAIRE ´-    DAMASCO (SÍRIA) -   4 DE MAIO DE 2015   Enquanto o presidente Obama evita responder às perguntas dos seus concidadãos e não se pronuncia em público senão lendo os teletextos, o presidente Putin improvisou uma longa sessão de perguntas-e-repostas com o seu povo. A 16 de abril último Vladimir Putin sujeitou-se a um inacreditável exercício : responder durante quatro horas, de enfiada, a perguntas dos seus compatriotas, ao vivo, em três canais de televisão e três estações de rádio. Os organizadore

Janot vê 'elementos fortes' para continuar investigação de Eduardo Cunha na Lava Jato

Imagem
Em manifestação encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que existem "elementos muito fortes" para continuar a investigação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por suposta participação no esquema deflagrado pela Operação Lava Jato. O documento da Procuradoria é uma resposta a recurso apresentado pela defesa do parlamentar no qual é solicitado o arquivamento do inquérito contra o peemedebista. Janot classifica ainda como "despropositada" a versão apresentada por Cunha na qual o presidente alega "fraude" no sistema de informática da Câmara, que apontava o parlamentar como autor de requerimentos na Câmara que são motivo de investigação na Lava Jato. O presidente da Casa nega que tenha sido o autor dos requerimentos, protocolados pela então deputada federal Solange Almeida (PMDB-RJ). Reportagem do jornal Folha de S.Paulo revelou que no sistema de informática da Câmara, contudo, Cu

Reforma política na Argentina

Imagem
por  Marcos Coimbra  —  publicado  04/05/2015 - na Carta Capital Enquanto no Brasil se discute o voto distrital, um retrocesso, o país vizinho cria regras modernas e democráticas A eleição argentina de 2015 ajudará o Brasil a refletir a respeito de sua própria reforma política No Brasil, pouca gente se interessa pelo assunto, mas a Argentina fará, daqui a seis meses, importantes eleições nacionais. Em outubro, os eleitores escolherão o presidente da República, um terço dos senadores e metade dos deputados. Se necessário, haverá um segundo turno da etapa presidencial em novembro.

Emir Sader: Vencer a batalha das ideias

Imagem
Os governos de esquerda têm que enfrentar o elemento de maior força do neoliberalismo: sua força ideológica do 'modo de vida norte-americano.' por Emir Sader em 05/05/2015 - na Carta Maior “E quando, finalmente, a esquerda chegou ao governo, tinha perdido a batalha das ideias.”A afirmação de Perry Anderson sintetiza o maior desafio para os que queremos superar e substituir o neoliberalismo em todas suas dimensões.   Significa que o neoliberalismo fracassou como proposta econômica, o que abre a possibilidade para que a esquerda apareça como alternativa de governo. Quando chega ao governo, tem que enfrentar toda a herança maldita do neoliberalismo: recesso, enfraquecimento do Estado, desindustrialização, fragmentação social, entre outras coisas.   Mas, além disso, tem que enfrentar o elemento de maior força do neoliberalismo, a nível de cada pais, mas também a nível internacional: sua força ideológica, a força do “modo de vida norte-americano”, que impõe sua hege

Galvão Bueno: Escolha de João Dória para chefiar delegação brasileira ‘não tem pé nem cabeça’

Imagem
Do  uol : No DCM A CBF anunciou nesta segunda-feira (04) a escolha do publicitário João Dória Jr. para ser o chefe da delegação brasileira na Copa América. A atitude da confederação irritou muito o narrador Galvão Bueno, que detonou a escolha da entidade. Durante o programa Bem Amigos, comandado por Galvão, o narrador da Rede Globo fez questão de dar a sua opinião sobre o assunto e não poupou palavras críticas sobre o convite a João Dória.

Petrobras recebe principal prêmio da indústria de óleo e gás do mundo

Imagem
A  Petrobras  recebeu neste final de semana, nos Estados Unidos, o prêmio  OTC Distinguished Achievement Award for Companies, Organizations and Institutions  pelo conjunto de tecnologias desenvolvidas para a produção de petróleo em águas profundas do pré-sal. O OTC é o prêmio mundial mais importante que uma empresa de petróleo pode receber na qualidade de operadora offshore . No mês passado, durante a visita de Estado da presidenta da Coreia do Sul ao Brasil, falando sobre sua confiança na recuperação da Petrobras, a presidenta  Dilma Rousseff  destacou  a importância da premiação , que significa uma nova era para a petrolífera brasileira.

“Dos 392 professores feridos, mais de 90% foram atingidos da cintura para cima: cabeça, tronco, rosto, até nos olhos”

Imagem
Dos quatro professores feridos, o segundo chama-se Marcio Henrique dos Santos e o terceiro, Affonso Cardoso. Leitores, ajudem-nos os demais! por  Conceição Lemes - no Viomundo - 04/05/2015 Curitiba, 29 de abril de 2015. Pela manhã, professores, funcionários da rede estadual de ensino e de outras categorias do serviço público do Paraná começaram a chegar à Praça dos Três Poderes. O Centro Cívico da cidade. Aí, ficam a Assembleia Legislativa (Alep), o Palácio Iguaçu (sede do governo do Estado) e o Tribunal de Justiça.

1º de maio de 2015: Vergonha para a inteligência dos EUA na Síria e no Iêmen

Imagem
2/5/2015,  [*]  Moon of Alabama “ May 1 - A Terrific Day For U.S. Target Intelligence In Syria And Yemen ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Houthis fazem manifestação em Sanaa contra o bombardeios sauditas em 27/4/2015 Os militares e grupos de inteligência dos EUA envolvidos com o Comando Central no Oriente Médio celebraram o 1º de maio com uma disputa entre eles e duas inacreditáveis  seleções de alvos : Ataques aéreos comandados pelos EUA que lutam contra o grupo Estado Islâmico  mataram hoje pelo menos 52 civis  numa vila no norte da Síria, disse no sábado um grupo de monitoramento. “Ataques aéreos da coalizão, no início da manhã da 6ª-feira contra a vila de Birmahle na província de Aleppo mataram 52 civis” – disse Rami Abdel Rahman, do Laboratório Sírio de Direitos Humanos.

Pepe Escobar: Por que a OTAN treme de medo da Rússia

Imagem
1/5/2015,  [*] Pepe Escobar ,  Russia Today – RT Why NATO is terrified of Russia Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Sede da OTAN O ataque por duas frentes – guerra ao preço do petróleo/ raid  contra o rublo – que visava a destruir a economia russa e metê-la no formato de vassalagem, como um recurso natural a ser usado pelo ocidente, falhou. Os recursos naturais também foram essencialmente a razão para a tentativa de reduzir o Irã à posição de vassalo do ocidente. Nada jamais teve a ver com Teerã desenvolver alguma arma nuclear – hipótese já banida pelos dois líderes da Revolução Islâmica, o Aiatolá Khomeini e o Supremo Líder Aiatolá Khamenei.

Frederick William Engdahl: Resposta a um leitor que protesta contra viés antiamericano e pró-russo no que escrevo

Imagem
1/5/2015,  [*] F. William Engdahl ,  New Eastern Outlook – NEO Reply to a Reader’s Complaint about Anti-American Pro-Russian Bias Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Recebi recentemente reclamação forte de um leitor alemão, contra um suposto viés anti-norte-americanos e pró-russos que haveria no que escrevo. A reclamação dá boa ocasião para tratar de questões que andam por muitas cabeças ocidentais, atormentadas pela cobertura pervertida, fortemente enviesada pró-Washington e anti-Rússia, que a imprensa-empresa impinge à opinião pública, em tudo que tenha a ver com Ucrânia e Rússia – definidos como o novo demônio a ser combatido. Aqui, a substância da reclamação, que traduzi do alemão:

Espumando, FHC adverte os golpistas divididos: alvo é Lula

Imagem
Com o PSDB e demais aliados da oposição divididos sobre a estratégia de golpe, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso publicou artigo neste domingo (3), no  Estadão , para tentar tirar a oposição da encruzilhada que eles próprios criaram. O tucano mantém a defesa da judicialização da política e num tom marcado pelo ódio afirma que o alvo não deve ser a presidenta Dilma Rousseff, como quer o inconformado senador Aécio Neves e outros, mas o ex-presidente Lula. Por Dayane Santos Liderança de Lula incomoda, e muito, os tucanos Assumindo de vez o posto de arauto da direita golpista, FHC prega que o discurso da oposição deve ser o de desconstrução da imagem da principal liderança das forças progressistas para, assim, conseguir levar adiante o golpe. “Embora os diretores da Petrobras diretamente envolvidos na roubalheira devam ser penalizados, não foram eles os responsáveis maiores. Quem enganou o Brasil foi o lulopetismo”, disse ele. “E agora, José? Não há culpabilidade política?

Piotr Smolar: Os desvios morais do exército israelense em Gaza

Imagem
Relatório reúne relatos de soldados israelenses sobre excessos cometidos durante uma operação que matou cerca de 2100 palestinos e 66 soldados israelenses. Piotr Smolar - Le Monde - na Carta Maior Verão de 2014, Faixa de Gaza. Um senhor de idade palestino está caído no chão. Ele caminhava perto de um posto de identificação do exército israelense. Um soldado decidiu atirar. O senhor ficou gravemente ferido na perna, sem se mover. Está vivo? Os soldados discordam entre si. Um deles decide acabar com a discussão e abate o velho.   Esta história, contada por vários de seus participantes, faz parte da acusação mais devastadora contra o exército israelense desde a guerra, e parte de seus próprios soldados. A ONG Breaking the Silence ("Quebrando o silêncio"), que inclui veteranos das Forças de Defesa de Israel, publica nesta segunda-feira, 4 de maio, uma série de entrevistas concedidas anonimamente por cerca de 60 participantes da operação "Limite protetor".

O terceirizado que jogou o Ministério Público no show bizz

Imagem
Luis Nassif A Lava Jato marca uma inflexão na imagem do Ministério Público Federal. Não pela extensão do caso, em si, mas pelo fato de ter consolidado uma imagem institucional de um poder atrás de holofotes. Nos anos 90 houve participações individuais de procuradores atrás de manchetes.

Paulo Moreira Leite: O FEIO PAPEL DE MARTA SUPLICY

Imagem
4 de maio de 2015 por  Paulo Moreira Leite Num partido que ajudou a aprovar a terceirização na Câmara, anti-petismo radical de ex-prefeita mostra até onde ela pretende ir para dar sua contribuição para o massacre ideológico do Partido dos Trabalhadores Fui eleitor de Marta Suplicy sempre que ela se candidatou a cargos majoritários e nunca tive motivos para arrependimento. Até onde se pode avaliar, Marta teve uma atuação coerente como liderança de um partido que, com falhas e defeitos conhecidos, construiu um compromisso real com os trabalhadores e a população mais pobres.

Luciano Martins Costa: O jornalismo claudicante.

Imagem
Por Luciano Martins Costa em 04/05/2015 - No Observatório da Imprensa Ouça aqui   Download A imprensa brasileira parece ter entrado em rota de ziguezague no fim de semana prolongado. Na falta de equipes adequadas à cobertura dos principais acontecimentos do período, que incluiu o feriado do Dia do Trabalho, a solução para preencher o tempo e o espaço foi fazer uma seleção de declarações, explorar factoides e requentar acusações já exploradas em outros carnavais. É como se a redação fosse um corpo com uma perna mais curta que a outra.

São Paulo bate recorde de pessoas mortas por Dengue.

Imagem
  Do  R7: Com 169 mortes por dengue confirmadas, o Estado de São Paulo bateu até a 15ª semana de 2015 o recorde de óbitos pela doença, segundo boletim epidemiológico mais recente do Ministério da Saúde, obtido com exclusividade pelo jornal O Estado de S. Paulo. É o maior número de vítimas em território paulista desde 1990, quando começou o balanço oficial. O boletim, que traz dados até 18 de abril, mostra ainda que o País já vive epidemia da doença, com 745,9 mil casos notificados — quase cinco por minuto.

BBC: 'Pela primeira vez no Brasil temos gente rica assustada'

Imagem
Ruth Costas Da BBC Brasil em São Paulo -  4 maio 2015 Para Semler 'corrupção é endêmica no Brasil e não adianta fazer de conta que surgiu agora'. Sócio majoritário do conglomerado Semco Partners e ex-professor de Harvard e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Ricardo Semler tornou-se um dos empresários brasileiros mais conhecidos no exterior nos anos 90 por aplicar em sua empresa princípios gerenciais que ficaram conhecidos como 'democracia corporativa'.

Burburinho desmoraliza procurador da Lava Jato

Imagem
Procurador passou vexame no Facebook O  Conversa Afiada  reproduz post de  O Cafezinho : PROCURADOR DA LAVA JATO PASSA VEXAME NO FACEBOOK O procurador da república responsável pela operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, postou uma mensagem em seu Facebook pedindo manifestações sobre o trabalho que está fazendo no Ministério Público. A estratégia faz parte do plano da força-tarefa que investiga os escândalos da Petrobrás para se manter sob os holofotes da mídia.

Representação ao CNJ contra o juiz SERGIO MORO

Imagem
  Posted by  eduguim  on 04/05/15 • Categorized as  Ativismo político , denúncia Na tarde de segunda-feira, 4 de maio de 2015, foi enviado por Sedex a Brasília representação ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o magistrado Sergio Fernando Moro, que oficia perante a 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná. O processo será protocolado nesta terça-feira, dia 5. A reclamação contra o magistrado deveu-se a fatos como a recente prisão temporária da cunhada do ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores João Vaccari Neto, senhora Marice Corrêa Lima – a prisão foi levada a efeito de forma indevida.