Postagens

Mostrando postagens de abril 28, 2015

O terceirizado que jogou o Ministério Público no show bizz

Imagem
Luis Nassif A Lava Jato marca uma inflexão na imagem do Ministério Público Federal. Não pela extensão do caso, em si, mas pelo fato de ter consolidado uma imagem institucional de um poder atrás de holofotes. Nos anos 90 houve participações individuais de procuradores atrás de manchetes.

Paulo Moreira Leite: O FEIO PAPEL DE MARTA SUPLICY

Imagem
4 de maio de 2015 por  Paulo Moreira Leite Num partido que ajudou a aprovar a terceirização na Câmara, anti-petismo radical de ex-prefeita mostra até onde ela pretende ir para dar sua contribuição para o massacre ideológico do Partido dos Trabalhadores Fui eleitor de Marta Suplicy sempre que ela se candidatou a cargos majoritários e nunca tive motivos para arrependimento. Até onde se pode avaliar, Marta teve uma atuação coerente como liderança de um partido que, com falhas e defeitos conhecidos, construiu um compromisso real com os trabalhadores e a população mais pobres.

Luciano Martins Costa: O jornalismo claudicante.

Imagem
Por Luciano Martins Costa em 04/05/2015 - No Observatório da Imprensa Ouça aqui   Download A imprensa brasileira parece ter entrado em rota de ziguezague no fim de semana prolongado. Na falta de equipes adequadas à cobertura dos principais acontecimentos do período, que incluiu o feriado do Dia do Trabalho, a solução para preencher o tempo e o espaço foi fazer uma seleção de declarações, explorar factoides e requentar acusações já exploradas em outros carnavais. É como se a redação fosse um corpo com uma perna mais curta que a outra.

São Paulo bate recorde de pessoas mortas por Dengue.

Imagem
  Do  R7: Com 169 mortes por dengue confirmadas, o Estado de São Paulo bateu até a 15ª semana de 2015 o recorde de óbitos pela doença, segundo boletim epidemiológico mais recente do Ministério da Saúde, obtido com exclusividade pelo jornal O Estado de S. Paulo. É o maior número de vítimas em território paulista desde 1990, quando começou o balanço oficial. O boletim, que traz dados até 18 de abril, mostra ainda que o País já vive epidemia da doença, com 745,9 mil casos notificados — quase cinco por minuto.

BBC: 'Pela primeira vez no Brasil temos gente rica assustada'

Imagem
Ruth Costas Da BBC Brasil em São Paulo -  4 maio 2015 Para Semler 'corrupção é endêmica no Brasil e não adianta fazer de conta que surgiu agora'. Sócio majoritário do conglomerado Semco Partners e ex-professor de Harvard e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Ricardo Semler tornou-se um dos empresários brasileiros mais conhecidos no exterior nos anos 90 por aplicar em sua empresa princípios gerenciais que ficaram conhecidos como 'democracia corporativa'.

Burburinho desmoraliza procurador da Lava Jato

Imagem
Procurador passou vexame no Facebook O  Conversa Afiada  reproduz post de  O Cafezinho : PROCURADOR DA LAVA JATO PASSA VEXAME NO FACEBOOK O procurador da república responsável pela operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, postou uma mensagem em seu Facebook pedindo manifestações sobre o trabalho que está fazendo no Ministério Público. A estratégia faz parte do plano da força-tarefa que investiga os escândalos da Petrobrás para se manter sob os holofotes da mídia.

Representação ao CNJ contra o juiz SERGIO MORO

Imagem
  Posted by  eduguim  on 04/05/15 • Categorized as  Ativismo político , denúncia Na tarde de segunda-feira, 4 de maio de 2015, foi enviado por Sedex a Brasília representação ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o magistrado Sergio Fernando Moro, que oficia perante a 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná. O processo será protocolado nesta terça-feira, dia 5. A reclamação contra o magistrado deveu-se a fatos como a recente prisão temporária da cunhada do ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores João Vaccari Neto, senhora Marice Corrêa Lima – a prisão foi levada a efeito de forma indevida.

Finalmente a mídia será enfrentada? A resposta de Lula à Época

Imagem
 Autor: Fernando Brito O Instituto Lula publicou hoje um texto sob o título “As sete mentiras da capa de Época sobre Lula”. Só o fato de não ter como título “Nota de Esclarecimento” já seria animador. Porque mentira é mentira e só deve virar “inverdade” quando a gente está se cuidando de não receber um processo daqueles com pobres razões e ricos advogados.

No Dia da Vitória, um lugar para a bandeira russa

Imagem
Aleksander Medvedovsky  -  Sputnik News - 04/05/2015 Faltam poucos dias até o 8 de Maio, data da comemoração da Vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, e até o 9 de Maio, o Dia da Vitória da União Soviética na Grande Guerra Patriótica de 1941-1945.

Paulo Nogueira: Diego Escosteguy é o Kim Kataguiri do jornalismo.

Imagem
Postado em   04 mai 2015 por :   Paulo Nogueira Kim Diego Escosteguy, editor chefe da Época, é o Kim Kataguiri do jornalismo. É um militante de direita, um cruzado do antipetismo, muito, mas muito mais que jornalista. Vendo coisas que ele escreveu no Twitter me veio à cabeça outro militante da Globo vestido de jornalista, Erick Bretas, diretor de mídias digitais. No Facebook, Bretas achou normal, aceitável, bonito até convocar as pessoas para a manifestação contra Dilma de 15 de março. Ele não enxergou ali conflito de interesses.

Breno Altman: Antipetismo avança em instituições de estado

Imagem
O Ministério Público, a Polícia Federal e parte da magistratura estão se convertendo em bunkers anti-pt, marcados por abuso de poder e autoritarismo. Breno Altman - na Carta Maior Três fatos recentes, desenrolados no coração judicial e repressivo do poder público, desnudam a natureza classista e degenerada do Estado oligárquico.   O primeiro destes eventos foi a prisão preventiva do tesoureiro petista, João Vaccari Neto, por ordem do juiz Sérgio Moro, no curso da Operação Lava Jato.   Além de desnecessária, pois o réu jamais se furtou a atender demandas do inquérito ou obstaculizou seu trâmite, revela-se discricionária. Medidas desse naipe não afetaram a nenhum dos demais tesoureiros de grandes partidos, embora tenham arrecadado doações de valores semelhantes com as mesmas empresas.

Mino Carta: Lutas vãs

Imagem
por  Mino Carta  —  publicado  04/05/2015 - na Carta Capital A religião do deus mercado nos devolve às vicissitudes do passado e aprofunda a desigualdade. E os trabalhadores? Que se moam Os Companheiros: os operários do filme de Monicelli contentam-se com treze horas de trabalho diário Um filme muito tocante ao contar uma história de operários explorados é  I Compagni , os companheiros, de Mario Monicelli, um dos  top ten  da minha lista pessoal de diretores de cinema. Monicelli desenrola seu enredo em Turim, final do século XIX, onde a industrialização avança para o enriquecimento dos industriais e o esforço brutal dos trabalhadores obrigados a 14 e mais horas de trabalho diário.

Saneamento básico cobre 84% dos domícilios urbanos do país

Imagem
O governo federal segue ampliando a universalização do saneamento básico no País. Entre 2003 e 2013, o número de domícilios urbanos com redes coletoras de esgotos ou fossas sépticas passou de 32,8 milhões para 47,3 milhões. O índice corresponde a 84,17% das áreas urbanas. Segundo o Ministério das Cidades, os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o saneamento são da ordem de R$ 85,7 bilhões em 2.951 empreendimentos do saneamento. Reprodução Em 10 anos, número de domicílios servidos por redes coletoras de esgotos ou fossas sépticas passou de 32,8 milhões para 47,3 milhões O percentual de domicílios urbanos abastecidos por rede de distribuição de água e com canalização interna aumentou de 89,55% para 93,13% no mesmo período. O salto foi de 38,1 milhões para 52,4 milhões de domicílios com acesso a rede de água no período, beneficiando mais de 42,9 milhões de pessoas. Outro indicador importante ao longo desse período foi a redução das perdas de água, que

Receita Federal obtém informações detalhadas sobre brasileiros citados no SwissLeaks

Imagem
Por  Daniel Lima  Edição: Talita Cavalcante  Fonte: Agência Brasil A Receita Federal já tem informações sobre os contribuintes brasileiros citados no caso SwissLeaks. De acordo com o Fisco, os dados foram obtidos com a visita de auditores à sede da Direction Générale des Finances Publiques (DGFiP) – administração tributária francesa, em Paris, no dia 31 de março, com a finalidade de colher informações sobre contribuintes brasileiros titulares de contas-correntes no HSBC na Suíça. Desde fevereiro, a Receita acompanhava o caso  e agora confirmou ter obtido informações mais detalhadas.

Obama & o seu Tratado Trans-Pacífico (TPP) [Conclusão]: “Quem pratica o mal odeia a luz e dela não se aproxima”

Imagem
25/4/2015,  [*] William K. Black ,  Blog New Economic Perspectives  (em Quito) “ Obama & TPP: Every One That Doeth Evil Hateth the Light ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Leia antes: 30/4/2015,  William K. Black ,  redecastorphoto :   Obama & o seu Tratado Trans-Pacífico (TPP): “Quem pratica o mal odeia a luz e dela não se aproxima” Leia também: 16/11/2013,  William K. Black ,  redecastorphoto :  “ O povo chileno tem de eleger Bachelet, dia 17/11, para salvar os EUA! ” 15/1/2014,  WikiLeaks ,  redecastorphoto :  “ Press release: Texto do Acordo Secreto da Parceria Trans-Pacífico - Capítulo sobre meio ambiente ” 27/4/2014,  Samuel Pinheiro Guimarães ,  redecastorphoto :  “ A União Europeia e o fim do MERCOSUL ” 10/12/2014,  Luiz Alberto Moniz Bandeira ,  redecastorphoto :  “ O Brasil e os países desenvolvidos: as relações com os Estados Unidos ” 10/1/2015,  F. William Engdhal ,  redecastorphoto :  “ Mudança na política da China para o mundo ” 2

PHA: Vara do Moro faz terrorismo judicial

Imagem
Por que o Moro se esqueceu de avisar ao Ministro Teori ? Na Fel-lha (ver no  ABC do C Af ) de domingo (03/05),  Janio de Freitas chama a atenção  para omissão singular: “Ele (o doleiro Youssef) quebrou a delação em 2006 e essa quebra da palavra não foi levada ao ministro Teori Zavascki na chancela da nova delação”. Não foi levada ao ministro-relator e ao Supremo no pedido de autorização para o acordo de delação premiada com Alberto Youssef, mas, se incluída como devia na petição, não seriam necessários mais motivos para recusa a novo acordo.

Jimmy Carter: reintegração da Crimeia à Rússia foi decidida pelo povo

Imagem
Sputnik News O ex-presidente norte-americano Jimmy Carter, vencedor do Nobel da Paz de 2002, declarou que a reintegração da Crimeia à Rússia, no ano passado, foi uma medida praticamente inevitável, já que refletia o desejo da população local. E, segundo ele, isso não poderá ser mudado em um futuro próximo.

As ameaças que pairam sobre o Ministério Público Federal

Imagem
Luis Nassif A autonomia do Ministério Público Federal provavelmente está correndo o maior risco desde a Constituição de 1988 - que conferiu aos procuradores poderes inéditos. O risco reside exatamente na exposição de músculos desde que eclodiu a Operação Lava Jato. Antes, um pequeno histórico para situar melhor a questão. Eleito Procurador Geral da República, por eleição direta, Rodrigo Janot tem conduzido reformas internas relevantes. Acabou com a gaveta do PGR, um caso clássico de falta de transparência no qual o ex-PGR Roberto Gurgel e sua esposa decidiam sobre todos os casos de foro privilegiado que chegavam até eles.

Obras do Banco Mundial deixam comunidades do sertão do Ceará sem água potável

Imagem
Moradores atingidos por açudes financiados pelo Banco Mundial foram reassentados sem a garantia de direitos estipulada pelas regras do órgão internacional Ciro Barros e Giulia Afiune - Agência Pública “Põe na boca essa água aí”, desafia Paulo Sérgio de Moraes Alves, 34 anos, presidente da Isca (Instituição Sócio-Comunitária da Agrovila), a associação dos moradores da agrovila Gameleira. Obedeço e a língua enrola. A água é sal puro. “Agora você imagina ficar tomando banho com essa água, macho. A pele seca, cheia de ferida. Tem criança que já ficou doente”, protesta Paulo Sérgio.

Presidente alemão defende as reparações de guerra à Grécia

Imagem
Joachim Gauck, numa entrevista publicada sábado no Sueddeutsche Zeitung, diz-se favorável às pretensões de Atenas e afirma que considerar o pagamento de reparações é “a coisa certa a fazer para um país consciente da sua história”. Tanto a chanceler Merkel quanto o líder social-democrata e ministro da Economia, Sigmar Gabriel, se opõem frontalmente. 3 de Maio, 2015 - 19:45h -  ESQUERDA.net Joachim Gauck recorda que as tropas alemãs deixaram para trás um rasto de destruição na Europa. Foto de Sebastian Hillig. O presidente da Alemanha manifestou-se favorável ao pedido da Grécia de receber reparações de guerra pelos prejuízos financeiros causados pela ocupação Nazi durante a Segunda Guerra Mundial. O governo de Atenas tem insistido na justeza das indemnizações pedidas, até porque os ocupantes nazis forçaram o Banco da Grécia a “entregar” à Alemanha um empréstimo forçado, que nunca foi devolvido. Isto para além dos prejuízos materiais causados pelos ocupantes.

Teatro Guaíra exige: “Fora Beto Richa!”; assista ao vídeo

Imagem
Aumenta a pressão pela renúncia do governador Beto Richa (PSDB), depois do massacre contra os professores no último dia 29 de abril, conforme anotou esta tarde o  Blog do Esmael  ao mostrar os estádios de futebol exigindo a saída do tucano do cargo ( clique aqui ). Agora os teatros também querem o tucano fora do Palácio Iguaçu. Ontem (2) à noite, uníssono, o Teatro Guaíra, o maior da América Latina, entoou “Fora Beto Richa!” durante show do rapper Criolo.

Primeiro mês de guerra no Iêmen

Imagem
28/4/2015,  [*] Nikolai Bobkin ,  Strategic Culture “ First Month of War in Yemen ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Iemenitas buscam sobreviventes nos escombros dos bombardeios sauditas A guerra no Iêmen começou há um mês. O conflito muito provavelmente avançará para outros pontos no Oriente Médio. O confronto entre Arábia Saudita e Irã aprofunda-se. Apoiadores do Estado Islâmico criaram novo grupo chamado Soldados do Califado no Iêmen. O movimento de xiitas  Ansarallah  (que os sauditas chamam de “os houthis”) prepara-se para atacar a Arábia Saudita, em retaliação pela guerra contra o Iêmen.

Presidente do PSDB do Paraná quer queda de secretários de Segurança e Educação

Imagem
Em post publicado no Facebook neste domingo (3), Valdir Rossoni reconhece exageros na ação da polícia e fala em exoneração, buscando preservar a imagem do governador Beto Richa por  Redação RBA FABIO RODRIGUES POZZEBOM / ABR Fernando Francischini, secretário de Segurança do Paraná: força desproporcional contra grevistas São Paulo – Presidente do PSDB do Paraná, o deputado federal Valdir Rossoni publicou post  em sua página no Facebook  neste domingo (3), exigindo o afastamento do governo do estado dos responsáveis pela violência contra os professores e funcionários públicos em greve, o que deve pôr em xeque a permanência do secretário da Educação, Fernando Xavier, e da Segurança Pública, Fernando Francischini, no governo. “Para preservar o ‘chefe’ — o governador Beto Richa (PSDB) — do massacre contra os professores no último dia 29 de abril, Rossoni, que é ex-presidente da Assembleia Legislativa, se apressa em culpar os dois ‘mordomos’. Rossoni apenas verbaliza o qu

Fernando Brito: “Fora Beto Richa” uníssono no estádio mostra repúdio ao tucano no Paraná. Assista.

Imagem
 Autor: Fernando Brito A análise feita na  Folha  de ontem, dizendo que o governador tucano do Paraná, Beto Richa – aliás um dos únicos “impixistas” entre os tucanos que à frente de um governo Estadual; o outro, mais discreto, é Simão Janene, do Pará – está isolado e repudiado não demorou mais que um dia para se confirmar e fatos.

Terremotos induzidos pelo fracking aparecem em mapas geológicos norte-americanos

Imagem
Um consenso científico cada vez amplo liga o crescimento da atividade sísmica com o drilling de petróleo e gás no país. Lauren McCauley, do Common Dreams - na Carta Maior O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) na última quinta-feira divulgou um estudo e um mapa destacando o local e a freqüência dos terremotos, os quais estudiosos acreditam que são causados por atividades humanas como o  drilling  e o fraturamento hidráulico - o fracking . 

Human Rights Watch: bombas de fragmentação dos EUA são usadas no Iêmen

Imagem
Sputnik News - 03/05/2015 A organização internacional de direitos humanos Human Rights Watch publicou um relatório sobre a situação no Iêmen, no qual afirma que a Arábia Saudita, à cabeça de uma coalizão internacional, usa bombas de fragmentação fabricadas nos EUA durante os ataques aéreos contra posições de houthis.

Ford:Arábia Saudita foi quem fundou o “Estado Islâmico” e apóia a Al Qaeda no Iêmen

Imagem
ORIENTE.mídia O antigo embaixador estadunidense na Síria, e incentivador do movimento para a derrubada do presidente Bashar Al Assad, publicou um artigo na revista “Foreign Policy” em que se refere ao FRACASSO DA POLÍTICA estadunidense para a Síria, e revelou o papel da Arábia Saudita como fundadora do “Estado Islâmico” , EI, na região com o fim de desestabilizar os governos da Síria e do Iraque, ambos aliados do Irã. “Em verdade, os Estados Unidos e Israel foram co-fundadores do grupo terrorista “Estado Islâmico, cujo chefe, supostamente chamado Abu Bakr Al Baghdadi, na verdade é Simon Elliot, um judeu agente do Mossad.”(NT)

Saul Leblon: A crise vai se agravar, mas a esquerda se uniu e Lula voltou

Imagem
Nasceu a frente de esquerda ordenada na certeza de que o governo Dilma será aquilo que a rua conseguir que ele seja. E uma voz rouca avisou: 'Vou à luta' por: Saul Leblon  - na Carta Maior Alguma coisa de muito importante aconteceu no histórico Vale do Anhangabaú, em São Paulo, nesta sexta-feira, 1º de Maio.   Quem se limitou ao informativo da emissão conservadora perdeu o bonde.   O tanquinho de areia do conservadorismo, sugestivamente deixou escapar o principal ingrediente desta sexta-feira, que pode alterar as peças do xadrez político brasileiro.   Preferiu o glorioso jornalismo cometer pequenas peraltices.   Tipo contrastar a imagem de Lula com um cartaz contra o arrocho de Levy, como fizeram os petizes da Folha.   Blindagens ideológicas e cognitivas ilustram um traço constitutivo daquilo que os willians  –Bonner e Waack—denominam de ética da informação.

Paulo Moreira Leite: A GRANDE REPRESSÃO TUCANA

Imagem
3 de maio de 2015 por  Paulo Moreira Leite Além de combater a CLT, PSDB dá novo passo para se aproximar da República Velha, aquela que dizia que a questão social é caso de polícia Trinta anos depois do fim da ditadura militar, chegou a hora de os brasileiros acertarem o relógio a respeito dos métodos de governo do PSDB e o tipo de futuro que planeja para o país. Embora seus fundadores tenham participado da luta pela democratização, os governadores do PSDB têm acumulado recordes macabros em confrontos com a população.

Novo escândalo aéreo atinge Aécio Neves

Imagem
Sem ainda ter esclarecido a construção de um aeroporto no município de Cláudio (MG), em terras que pertenciam ao seu tio-avô, Aécio usou aeronaves do governo de Minas Gerais, sem a presença de autoridade estadual, ao menos seis vezes após deixar o cargo de governador, em 2010; viagens aconteceram entre 2011 e 2012, segundo relatório do Gabinete Militar do Estado, quando o tucano já havia assumido o cargo de senador e eleito seu sucessor no Executivo mineiro, Antonio Anastasia. Aécio Neves a bordo de avião O presidente nacional do PSDB e senador Aécio Neves (MG) utilizou aeronaves de uso exclusivo do governo de Minas Gerais, sem a presença de autoridade estadual, ao menos seis vezes após deixar o cargo de governador, em 2010. Segundo denúncia da Folha de S. Paulo, as viagens aconteceram entre 2011 e 2012, de acordo com informações de relatório do Gabinete Militar do Estado. Nesse período, o tucano já havia assumido o cargo de senador e eleito seu sucessor no Executivo mineiro, A

DCM: Como o anúncio de um “corpo de praia perfeito” tornou-se um campo de batalha para as mulheres

Imagem
  Diario do Centro do Mundo O cartaz do produto de emagrecimento e a recepção calorosa  Publicado na  BBC Brasil.   “Seu ‘corpo de praia’ já está pronto?” A pergunta, feita em cartazes espalhados pelo metrô de Londres, é parte de uma propaganda polêmica que gerou um protesto na tarde de sábado na cidade. Grupos de ativistas se mobilizaram para criticar a abordagem adotada pela campanha publicitária de uma fabricante de suplementos alimentares que anuncia produtos de emagrecimento.