Postagens

Mostrando postagens de abril 27, 2015

Presidente alemão defende as reparações de guerra à Grécia

Imagem
Joachim Gauck, numa entrevista publicada sábado no Sueddeutsche Zeitung, diz-se favorável às pretensões de Atenas e afirma que considerar o pagamento de reparações é “a coisa certa a fazer para um país consciente da sua história”. Tanto a chanceler Merkel quanto o líder social-democrata e ministro da Economia, Sigmar Gabriel, se opõem frontalmente. 3 de Maio, 2015 - 19:45h -  ESQUERDA.net Joachim Gauck recorda que as tropas alemãs deixaram para trás um rasto de destruição na Europa. Foto de Sebastian Hillig. O presidente da Alemanha manifestou-se favorável ao pedido da Grécia de receber reparações de guerra pelos prejuízos financeiros causados pela ocupação Nazi durante a Segunda Guerra Mundial. O governo de Atenas tem insistido na justeza das indemnizações pedidas, até porque os ocupantes nazis forçaram o Banco da Grécia a “entregar” à Alemanha um empréstimo forçado, que nunca foi devolvido. Isto para além dos prejuízos materiais causados pelos ocupantes.

Teatro Guaíra exige: “Fora Beto Richa!”; assista ao vídeo

Imagem
Aumenta a pressão pela renúncia do governador Beto Richa (PSDB), depois do massacre contra os professores no último dia 29 de abril, conforme anotou esta tarde o  Blog do Esmael  ao mostrar os estádios de futebol exigindo a saída do tucano do cargo ( clique aqui ). Agora os teatros também querem o tucano fora do Palácio Iguaçu. Ontem (2) à noite, uníssono, o Teatro Guaíra, o maior da América Latina, entoou “Fora Beto Richa!” durante show do rapper Criolo.

Primeiro mês de guerra no Iêmen

Imagem
28/4/2015,  [*] Nikolai Bobkin ,  Strategic Culture “ First Month of War in Yemen ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Iemenitas buscam sobreviventes nos escombros dos bombardeios sauditas A guerra no Iêmen começou há um mês. O conflito muito provavelmente avançará para outros pontos no Oriente Médio. O confronto entre Arábia Saudita e Irã aprofunda-se. Apoiadores do Estado Islâmico criaram novo grupo chamado Soldados do Califado no Iêmen. O movimento de xiitas  Ansarallah  (que os sauditas chamam de “os houthis”) prepara-se para atacar a Arábia Saudita, em retaliação pela guerra contra o Iêmen.

Presidente do PSDB do Paraná quer queda de secretários de Segurança e Educação

Imagem
Em post publicado no Facebook neste domingo (3), Valdir Rossoni reconhece exageros na ação da polícia e fala em exoneração, buscando preservar a imagem do governador Beto Richa por  Redação RBA FABIO RODRIGUES POZZEBOM / ABR Fernando Francischini, secretário de Segurança do Paraná: força desproporcional contra grevistas São Paulo – Presidente do PSDB do Paraná, o deputado federal Valdir Rossoni publicou post  em sua página no Facebook  neste domingo (3), exigindo o afastamento do governo do estado dos responsáveis pela violência contra os professores e funcionários públicos em greve, o que deve pôr em xeque a permanência do secretário da Educação, Fernando Xavier, e da Segurança Pública, Fernando Francischini, no governo. “Para preservar o ‘chefe’ — o governador Beto Richa (PSDB) — do massacre contra os professores no último dia 29 de abril, Rossoni, que é ex-presidente da Assembleia Legislativa, se apressa em culpar os dois ‘mordomos’. Rossoni apenas verbaliza o qu

Fernando Brito: “Fora Beto Richa” uníssono no estádio mostra repúdio ao tucano no Paraná. Assista.

Imagem
 Autor: Fernando Brito A análise feita na  Folha  de ontem, dizendo que o governador tucano do Paraná, Beto Richa – aliás um dos únicos “impixistas” entre os tucanos que à frente de um governo Estadual; o outro, mais discreto, é Simão Janene, do Pará – está isolado e repudiado não demorou mais que um dia para se confirmar e fatos.

Terremotos induzidos pelo fracking aparecem em mapas geológicos norte-americanos

Imagem
Um consenso científico cada vez amplo liga o crescimento da atividade sísmica com o drilling de petróleo e gás no país. Lauren McCauley, do Common Dreams - na Carta Maior O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) na última quinta-feira divulgou um estudo e um mapa destacando o local e a freqüência dos terremotos, os quais estudiosos acreditam que são causados por atividades humanas como o  drilling  e o fraturamento hidráulico - o fracking . 

Human Rights Watch: bombas de fragmentação dos EUA são usadas no Iêmen

Imagem
Sputnik News - 03/05/2015 A organização internacional de direitos humanos Human Rights Watch publicou um relatório sobre a situação no Iêmen, no qual afirma que a Arábia Saudita, à cabeça de uma coalizão internacional, usa bombas de fragmentação fabricadas nos EUA durante os ataques aéreos contra posições de houthis.

Ford:Arábia Saudita foi quem fundou o “Estado Islâmico” e apóia a Al Qaeda no Iêmen

Imagem
ORIENTE.mídia O antigo embaixador estadunidense na Síria, e incentivador do movimento para a derrubada do presidente Bashar Al Assad, publicou um artigo na revista “Foreign Policy” em que se refere ao FRACASSO DA POLÍTICA estadunidense para a Síria, e revelou o papel da Arábia Saudita como fundadora do “Estado Islâmico” , EI, na região com o fim de desestabilizar os governos da Síria e do Iraque, ambos aliados do Irã. “Em verdade, os Estados Unidos e Israel foram co-fundadores do grupo terrorista “Estado Islâmico, cujo chefe, supostamente chamado Abu Bakr Al Baghdadi, na verdade é Simon Elliot, um judeu agente do Mossad.”(NT)

Saul Leblon: A crise vai se agravar, mas a esquerda se uniu e Lula voltou

Imagem
Nasceu a frente de esquerda ordenada na certeza de que o governo Dilma será aquilo que a rua conseguir que ele seja. E uma voz rouca avisou: 'Vou à luta' por: Saul Leblon  - na Carta Maior Alguma coisa de muito importante aconteceu no histórico Vale do Anhangabaú, em São Paulo, nesta sexta-feira, 1º de Maio.   Quem se limitou ao informativo da emissão conservadora perdeu o bonde.   O tanquinho de areia do conservadorismo, sugestivamente deixou escapar o principal ingrediente desta sexta-feira, que pode alterar as peças do xadrez político brasileiro.   Preferiu o glorioso jornalismo cometer pequenas peraltices.   Tipo contrastar a imagem de Lula com um cartaz contra o arrocho de Levy, como fizeram os petizes da Folha.   Blindagens ideológicas e cognitivas ilustram um traço constitutivo daquilo que os willians  –Bonner e Waack—denominam de ética da informação.

Paulo Moreira Leite: A GRANDE REPRESSÃO TUCANA

Imagem
3 de maio de 2015 por  Paulo Moreira Leite Além de combater a CLT, PSDB dá novo passo para se aproximar da República Velha, aquela que dizia que a questão social é caso de polícia Trinta anos depois do fim da ditadura militar, chegou a hora de os brasileiros acertarem o relógio a respeito dos métodos de governo do PSDB e o tipo de futuro que planeja para o país. Embora seus fundadores tenham participado da luta pela democratização, os governadores do PSDB têm acumulado recordes macabros em confrontos com a população.

Novo escândalo aéreo atinge Aécio Neves

Imagem
Sem ainda ter esclarecido a construção de um aeroporto no município de Cláudio (MG), em terras que pertenciam ao seu tio-avô, Aécio usou aeronaves do governo de Minas Gerais, sem a presença de autoridade estadual, ao menos seis vezes após deixar o cargo de governador, em 2010; viagens aconteceram entre 2011 e 2012, segundo relatório do Gabinete Militar do Estado, quando o tucano já havia assumido o cargo de senador e eleito seu sucessor no Executivo mineiro, Antonio Anastasia. Aécio Neves a bordo de avião O presidente nacional do PSDB e senador Aécio Neves (MG) utilizou aeronaves de uso exclusivo do governo de Minas Gerais, sem a presença de autoridade estadual, ao menos seis vezes após deixar o cargo de governador, em 2010. Segundo denúncia da Folha de S. Paulo, as viagens aconteceram entre 2011 e 2012, de acordo com informações de relatório do Gabinete Militar do Estado. Nesse período, o tucano já havia assumido o cargo de senador e eleito seu sucessor no Executivo mineiro, A

DCM: Como o anúncio de um “corpo de praia perfeito” tornou-se um campo de batalha para as mulheres

Imagem
  Diario do Centro do Mundo O cartaz do produto de emagrecimento e a recepção calorosa  Publicado na  BBC Brasil.   “Seu ‘corpo de praia’ já está pronto?” A pergunta, feita em cartazes espalhados pelo metrô de Londres, é parte de uma propaganda polêmica que gerou um protesto na tarde de sábado na cidade. Grupos de ativistas se mobilizaram para criticar a abordagem adotada pela campanha publicitária de uma fabricante de suplementos alimentares que anuncia produtos de emagrecimento.

Lampedusa: a tragédia e a grande decepção

Imagem
Andrea Davolo Orientemidia A recente tragédia no litoral de Lampedusa causou uma sensação geral de raiva e indignação, tanto pela magnitude quanto pela forma como o desastre ocorreu, e que vai muito além das vergonhosas e hipócritas palavras e lágrimas de crocodilo das classes governantes e dos políticos da Itália e da Europa, os verdadeiros cúmplices e instigadores de tais desgraças.

1º de Maio na Grécia: "Nem um passo atrás! Não seremos chantageados!"

Imagem
Vários ministros do Syriza participaram na manifestação do 1º de Maio em Atenas, incluindo Yanis Varoufakis, que foi aplaudido durante 15 minutos. Tsipras divulga mensagem: “Venceremos nas nossas lutas para proteger e reforçar os nossos direitos, a nossa Democracia e a nossa dignidade” 2 de Maio, 2015 - ESQUERDA.net Uma delegação da Esquerda Europeia levou a solidariedaade à Grécia. O 1º de Maio em Atenas foi marcado, como é habitual, por duas manifestações; a primeira da central sindical PAME, dirigida pelo Partido Comunista, e a segunda organizada pelas centrais sindicais do setor privado, GSEE, e do setor público, ADEDY. A esta segunda compareceram os ministros do atual governo Panagiotis Lafazanis (Energia), Panos Skourletis (Trabalho), Nikos Voutsis (Administração Interna) e Dimitris Stratoulis (Segurança Social) junto à Praça Syntagma. Yanis Varoufakis entrou, sozinho, na manifestação, na rua Klafthmonos e recebeu uma ovação que,  segundo o diário Protothema , durou

Os establishments políticos e financeiros europeus querem acabar com o Syriza

Imagem
O objetivo do establishment financeiro e político europeu não é expulsar a Grécia da Zona Euro, e sim expulsar o Syriza do governo grego. Vicenç Navarro - na Carta Maior A explicação mais comum sobre o estancamento nas negociações entre o governo do Syriza e os organismos como o Eurogrupo, o Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu e a Comissão Europeia, segundo o que aparece nos maiores meios de informação na Espanha, joga toda a responsabilidade da situação à suposta “incompetência dos políticos gregos”, exemplificado a partir do comportamento do seu ministro da Fazenda, Yanis Varoufakis, definido como “teatral e imaturo” por essa imprensa, e “impertinente”, segundo expressão utilizada por seu colega alemão Wolfgang Schäuble. Essas versões mostram o novo governo grego como rígido, incapaz de negociar de forma aberta, introduzindo demandas inoportunas (como o pagamento de compensações do governo alemão ao Estado grego pelos danos causados durante a ocupação na

Putin acusa Washington de apoiar o terrorismo internacional

Imagem
REDE VOLTAIRE O presidente russo, Vladimir Putin, acusou os Estados Unidos de apoiar o terrorismo internacional e de ter incitado o conflito no Cáucaso do Norte, no início do século. «O nosso Serviço Federal de Segurança (FSB pelo seu acrónimo em russo) interceptou contactos directos entre os representantes da Inteligência dos Estados Unidos e militantes no Cáucaso do Norte e no Azerbaijão», revelou Putin num documentário intitulado «O Presidente», que foi transmitido domingo, no canal de televisão Rossiya-1.

Eduardo Guimarães: Representação contra juiz Sergio Moro será protocolada na 3ª feira

Imagem
Posted by  eduguim  on 02/05/15 • Categorized as  Aviso   A primeira postagem deste Blog que abordou a possibilidade de ser feita representação ao Conselho Nacional de Justiça contra o juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, foi publicada no dia 24 de abril último e, agora, está concluída. Sob o título “ Eu gostaria de representar contra Sergio Moro. E você? ”, o post recebeu resposta positiva – até 2 de maio – de 3.376 leitores, os quais se disseram não apenas favoráveis a medida como se dispuseram a participar, chegando a postar números de documentos, endereço, nome completo etc.

DW: BND usou dados coletados para interesses próprios

Imagem
Serviço secreto alemão não ajudou apenas a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA a espionar empresas, ministérios e Comissão Europeia, mas também usou a informação interceptada, afirma jornal alemão. O Departamento Federal de Informações da Alemanha (BND) não teria apenas ajudado a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA a espionar empresas, ministérios e agências europeias, mas também utilizou os dados interceptados para seus próprios interesses, afirmou o tablóide alemão  Bild neste sábado (02/05). De acordo com a publicação, citando participantes da comissão de inquérito da NSA, os dados obtidos pelo BND por meio de espionagem foram por vários anos analisados, parcialmente copiados e utilizados em relatórios. Como precaução, porém, as informações sobre cidadãos alemães teriam sido filtradas anteriormente.

Jornalistas do Paraná protestam contra violência de máfia tucana

Imagem
Autor: Miguel do Rosário - no Tijolaço Quem censura a imprensa no Brasil? Quais os governos estaduais ameaçam o trabalho da imprensa? Segundo jornalistas do Paraná, o perigo vem de bandidos ligados a esquemas inscrustados no governo do estado, presidido pelo tucano Beto Richa.

Algumas histórias de delação premiada

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Os procuradores do Paraná deveriam assistir à série Black List, com James Spader fazendo o papel de um bandidão que resolve fazer delação premiada. Brilhante e sedutor, Spader manipula acintosamente os investigadores do FBI. Transforma o aparelho do Estado um aliado na luta contra seus inimigos pessoais.

Najar Tubino: O agronegócio é a nova versão do colonialismo, na África

Imagem
Os países do G-8 querem assumir a terra do continente africano, exportando suas tecnologias e ignorando qualquer conhecimento agroecológico. Najar Tubino - Carta Maior Os 53 países da África tem uma população de 1,111 bilhão de habitantes, sendo que 863 milhões moram na África Subsaariana – 34 países -, e 539 milhões continuam vivendo no campo. Mais de 90% são agricultores familiares, que as instituições internacionais insistem em qualificar de pequenos agricultores sem recursos. Além disso, 75% dos que trabalham e vivem da agricultura são mulheres, outro dado negligenciado pelas agências internacionais, como a USAID dos EUA, que está envolvida na maioria dos projetos de cooperação no continente africano. O próprio G-8 definiu há dois anos uma estratégia até 2022, para retirar 50 milhões de pessoas da situação de fome. Uma hipocrisia que de tempos em tempos os governantes ricos do planeta transformam em anúncios pomposos e planos detalhados. Este ano, por exemplo, era para

Mauricio Dias: De como engolir sapos

Imagem
por  Mauricio Dias  —  publicado na Carta Capital -  02/05/2015 Talvez Dilma Rousseff tenha aprendido a jogar, nas duras situações políticas que as circunstâncias a obrigam a enfrentar O general Golbery do Couto e Silva, um dos pilares do regime de 1964, ensinou: engolir sapos é rotina Há um racha no Legislativo. Só aparentemente nasce da velocidade imprimida por Eduardo Cunha na Câmara e da lentidão de Renan Calheiros no Senado. O primeiro acelera votações e o segundo pisa no freio. É verdade que os dois não são tucanos. Andam, porém, a se bicar.

Pesquisa: maioria dos americanos considera Hillary Clinton desonesta

Imagem
A maioria dos americanos não confia na ex-secretária de Estado Hillary Clinton, revelaram os resultados de uma pesquisa realizada pela agência GFK, encomendada pela Associated Press. Hillary Clinton Cerca de 61% dos cidadãos acreditam que a definição de "honesta" pouco adequada ou inadequada para Clinton, 37% acha que se adequa; 44% acham sua candidatura "inspirada", enquanto 53% possuem a opinião oposta. Em geral, a candidatura da ex-primeira- dama recebe uma avaliação positiva de 46%, negativa – de 41%. Anteriormente, em entrevista à Rádio Sputnik, Antônio Gelis, professor de Geopolítica e Relações Internacionais da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo, falou sobre o que pode representar para a política americana a candidatura prévia da democrata Hillary Clinton à presidência dos EUA.

Paulo Nogueira: O lixo se queixa de Lula por ter sido comparado à Veja e à Época.

Imagem
Postado em   02 mai 2015 por :   Paulo Nogueira Para: Lula De: Lixo Caro senhor Lula: que mal fiz ao senhor para ser comparado às revistas Veja e Época? Menti? Caluniei? Manipulei? Fui canalha? Desonesto? Sou subestimado, e lembrado apenas em horas de raiva, como aconteceu com o senhor. Eu existo para que o planeta fique limpo, ou razoavelmente limpo. Proporciono emprego honesto para uma categoria humilde e simpática: os lixeiros. Por que, então, me comparar à Veja e à Época?

BNDES responde às mentiras da Época

Imagem
2 de maio de 2015 | 12:16  Autor: Miguel do Rosário CARTA DO BNDES À REVISTA ÉPOCA No  Facebook da instituição . O ‪#‎BNDES‬ repudia as ilações feitas pela reportagem da Revista Época (“Lula, o operador”). Os procedimentos adotados pelo Banco nos financiamentos mencionados pela revista são absolutamente regulares, pautados pelas melhores práticas bancárias e rigorosamente dentro do que determina a lei.

Paraná: O governo Richa desmancha-se no ar

Imagem
por René Ruschel —  publicado - na Carta Capital É cedo para prever o futuro político daquele que já foi uma promessa tucana, mas o governador pode ter selado sua sorte entre balas de borracha e bombas de gás O governador do Paraná culpou os manifestantes pelo ocorrido De Curitiba O governo Beto Richa (PSDB) aos poucos se esfacela. Na história política do Paraná, só o ex-governador Haroldo Leon Perez teve uma queda tão vertiginosa. Indicado pelo general Emilio Garrastazu Médici, sobreviveu por apenas sete meses no cargo. Acusado de corrupção, foi exonerado pelo mesmo ditador de plantão. Como vivemos numa democracia é preciso respeitar o resultado das urnas. Enquanto isso, o tucano começa a soçobrar.

Luis Nassif: Na Época, o alto custo da politização do Ministério Público Federal

Imagem
ATUALIZADO EM 01/05/2015 - 20:11 Luis Nassif Não há mais limites para a politização do Ministério Público Federal. A denúncia da Procuradoria da República do Distrito Federal contra a Odebrecht e Lula, por suas ações para conquistar mercados em países emergentes, é um dos capítulos mais graves da atuação política do órgão ( http://migre.me/pGGtG ). Desde o início dos anos 90, obras de construtoras brasileiras no exterior foram enquadradas na categoria “exportação de serviços”, tendo acesso a linhas de financiamento do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social). Já em 2003, o banco contava com um departamento especializado em América do Sul, com US$ 2,6 bilhões de projetos em carteira.

Miguel do Rosário: Globo e MP centram fogo em Lula

Imagem
Eles Por  Miguel do Rosário , postado em maio 1st, 2015 De um lado, temos o exemplo do ex-presidente FHC, que viaja o mundo  falando mal do Brasil . Do mesmo lado, o exemplo do ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, que saiu do governo, abriu a Gávea Investimento e a  vendeu ao JP Morgan . Ficou bilionário oferecendo todo o tipo de informação privilegiada que obteve enquanto foi governo.

Merkel irracional?

Imagem
Para prolongar a própria sobrevivência política, elites alemãs podem deixar desabar o euro 30/4/2015,  [*] Catarina Príncipe,   Jacobin Magazine Is Merkel Being Irrational? Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Alexis Tsipras e Angela Merkel  (março-2015) Depois do acordo dentro do Eurogrupo em fevereiro/2015, a posição da Alemanha quanto às condições às quais a Grécia teria de se submeter pareceram relaxar. As condições iniciais eram basicamente idênticas às acertadas com o governo grego que foi substituído nas urnas pelo governo Tsipras: arrocho nas pensões, privatizações, aumento de impostos sobre artigos de primeira necessidade e desregulação continuada do mercado de trabalho.

Putin: Rússia mais uma vez prova que pode superar todos os desafios

Imagem
Sputnik News - 01/05/2015 O presidente russo, Vladimir Putin, entregou na sexta-feira, 1 de maio Dia do Trabalho, prêmios estatais de Herói do Trabalho e fez lembrar tudo o que milhões de trabalhadores fizeram para a frente durante a Segunda Guerra Mundial.

Ao 1° de Maio: Cristo, Marx e Francisco

Imagem
Neste 1° de maior, uma frase do Papa Francisco: 'a principal causa da pobreza é esse sistema econômico que retirou o ser humano do centro' José Carlos Peliano* Ateus ou crentes, não importa a igreja, o culto, o rebanho, no mesmo barco estamos entre a fé e a dúvida, ou a indiferença ou a total descrença. O que parece nos aproximar uns dos outros é o contato com o espelho. Precisamos do outro para reforçar ou negar nossa crença.   Não fosse assim estaríamos vivendo num mundo que não o capitalista. Onde as relações entre mulheres e homens seriam espontâneas, genuínas, diretas. Possivelmente arranjos humanos de cooperação mútua, saudáveis, auto-reguladores.

Camila Nogueira: Bolsonaro e o “Orgulho de ser Hétero”

Imagem
Postado em   01 mai 2015 por :   Camila Nogueira Jair Bolsonaro Há cerca de dois meses, uma amiga enviou-me uma imagem. Dentro de um carro, armas. “Direitos humanos? Desconheço essas palavras”, afirmava. Era da página Orgulho de ser hétero – que, para mim, poderia ser classificada facilmente como uma das mais odiáveis do Facebook – e comportava a segunte legenda: “Direitos humanos para humanos direitos”.