Postagens

Mostrando postagens de abril 24, 2015

Presidenta Dilma acerta ou erra ao se pronunciar apenas pela internet neste Dia do Trabalho?

Imagem
Mais importante que o veículo escolhido para um governo se pronunciar são as ações, gestos e atitude em benefício do trabalhador neste 1º de Maio por  Helena Sthephanowitz, para a Rede Brasil Atual   publicado  30/04/2015 15:43,  última modificação  30/04/2015 16:19 ARQUIVO RBA Dilma prepara pronunciamento, desta vez pela rede mundial de computadores: em vez de forma, conteúdo A presidenta Dilma Rousseff não fará pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão nesta sexta-feira (1º), Dia do Trabalho. A decisão foi tomada na reunião de coordenação política do governo no início da noite de segunda-feira (27). Será a primeira vez que a presidenta não fará o pronunciamento na TV no Dia do Trabalho, em seu quinto ano de governo. Medida certa para uns, erradas para outros. O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, disse: “A presidenta vai dialogar com os trabalhadores, com a sociedade brasileira, pelas redes sociais.

Elizabeth Warren sobre Acordo Transpacífico: "Obama, aja ou cale-se"

Imagem
Se o negócio é tão bom, diz a senadora de Massachusetts, o Governo deveria tornar públicos os textos completos da negociação. Zach Carter, do Huffington Post - na Carta Maior Democratas progressistas alimentam há anos a esperança de ver um confronto entre Elizabeth Warren e Hillary Clinton. Em vez disso, vêm testemunhando uma disputa pública entre a senadora de Massachusetts e o presidente Barack Obama. Obama acusou Warren e os congressistas democratas na sexta-feira de serem "desonestos" e espalharem "desinformação" sobre o Acordo Transpacífico (TPP) – pacto de comércio entre 12 nações que está sendo negociado pelo governo norte-americano. A esmagadora maioria dos democratas no Congresso se opõe ao TPP, enquanto os líderes republicanos o apoiam.

O assassinato como política de Washington e como fracassou – 1990-2015

Imagem
A estratégia de assassinar o “bandido-em-chefe” 28/5/2015,  [*]  Andrew Cockburn ,  TomDispatch blog The Kingpin Strategy – Assassination as Policy in Washington and How It Failed, 1990-2015 Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                              POSTADO POR  CASTOR FILHO Sobre o tema, ver também: COCKBURN, Andrew (2015)  Kill Chain: The Rise of the High-Tech Assassins   [As cadeias de matar: ascensão dos assassinos  high-tech ]. Warren Weinstein e Giovanni LoPorto (D) Com a guerra ao terror aproximando-se do 14º aniversário – guerra que os EUA parecem estar perdendo, com os jihadistas avançando no Iraque, na Síria, no Iêmen – os EUA mantêm-se obcecadamente presos a sua estratégia de “alvejar alvos de alto valor” [orig. “ high-value targeting ”], o eufemismo preferido no país para “assassinato”. O Secretário de Estado, John Kerry, citou com orgulho a eliminação de “50%” dos “ top  comandantes” do Estado Islâmico como recente indicação de avanços.

O que quer Obama com seus tratados TPP & TTIP?

Imagem
26/4/2015,  [*] Eric Zuesse ,   Countercurrents What’s Obama Up to,With His TPP & TTIP? Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Sherrod Brown e Elizabeth Warren A motivação por trás do tratado comercial Trans-Pacífico ( TPP ) e do tratado comercial Trans-Atlântico ( TTIP ) de Obama — a motivação por trás desses dois tratados internacionais monstros – é a mesma, e os  senadores Democratas dos EUA, Elizabeth Warren e Sherrod Brown  estão certos: são tratados que nada têm de progressistas. Têm a ver com transferir poder político que é dos eleitores, para bem longe deles; e para entregar aquele poder aos pés da aristocracia internacional (quer dizer, mandar o poder político para o mais longe possível do alcance de qualquer democracia nacional).

APÓS PRIMEIRA DERROTA NA JUSTIÇA, ALIADOS DE MORO TENTAM O MARKETING

Imagem
30 de abril de 2015 por   Paulo Moreira Leite Num movimento autoritário, quem fala em "sensação de impunidade" depois da decisão do STF está querendo abandonar o debate racional para manipular o debate sobre a Lava Jato Após a vitória democrática no STF, quando nove empresários e executivos deixaram a cadeia onde permaneciam sem culpa formada há cinco meses e meio, os aliados do juiz Sergio Moro reaparecem com a conversa sobre a “sensação de impunidade” que essa medida pode causar.

Negócios: As ilhas de otimismo da economia

Imagem
por  Samantha Maia  — na Carta Capital -  publicado  29/04/2015 04h52 Os poucos setores com bom desempenho tentam resistir ao aprofundamento da crise neste ano O faturamento dos supermercados cresceu 1,8% em 2014 e 1,93% no primeiro bimestre deste ano em relação a janeiro e fevereiro do ano passado. E m um momento de indicadores econômicos desoladores, a exemplo do crescimento do PIB de 0,1% em 2014 e previsão de uma variação negativa de 0,9% neste ano, aumento do desemprego para 5,9% em fevereiro e queda na produção da indústria de 7,1% em janeiro e fevereiro, em relação ao mesmo período do ano passado, alguns setores mostram faturamento crescente, manutenção dos investimentos e das contratações.

Janio: prender só dentro da legalidade é fundamento da democracia

Imagem
 Autor: Fernando Brito Ainda bem que sobram – poucos, é verdade – comentaristas que são capazes de restabelecer um mínimo de racionalidade política no acompanhamento da corrupção objeto desta “Operação Lava-Jato”. Porque, em geral, o que assistimos no ambiente histérico da mídia é o aplauso ao linchamento seletivo – e partidarizado – promovido pela “República do Paraná” – o Estado dos métodos democráticos que assistimos ontem, com as imagens chocantes de dezenas de professores com os rostos cobertos de sangue.

BBC: 'Desproporcional seria usar armas letais', diz porta-voz da PM do Paraná

Imagem
Ricardo Senra - @ricksenra Da BBC Brasil em Londres Manifestação contra mudanças em leis trabalhistas terminou com tiros de borracha, bombas, pedras e 170 feridos A Polícia Militar do Paraná afirma que não houve uso desproporcional de força no protesto de professores que deixou 170 feridos em Curitiba nesta quarta-feira. "Desproporcional seria usar armas letais", argumentou à BBC Brasil Márcia Santos, coordenadora de imprensa da PM paranaense.

Conspiração judicial sofre a sua primeira grande derrota

Imagem
Moro, recebendo propina, publicamente, da Globo. Por  Miguel do Rosário Se o juiz Sergio Moro nunca leu Montesquieu, o ministro Teori Zavaski fez questão de mostrar que leu, gostou e entendeu. Trecho de seu voto, ao mandar Moro abrir os portões das masmorras do Paraná. “(…)não consta ter o paciente (do Habeas Corpus concedido ontem) se disposto a realizar colaboração premiada, como ocorreu em relação aos outros.

Ferguson e Baltimore, apenas tensão racial?

Imagem
  A mídia hegemônica brasileira trata as rebeliões em cidades americanas como tema secundário do noticiário internacional. Nesta quarta-feira (29) nenhum dos jornalões sequer dá uma chamada de capa para a continuidade dos protestos. O país símbolo do capitalismo está em crise desde 2008 e a enfrenta aumentando a exclusão social. Mas a conta está chegando. O economista americano, Paul Craig Roberts, publicou em 2015 um artigo com um título chamativo: “O futuro da América será a ruína”.

The Saker: Sobre guerra e xadrez

Imagem
15/4/2015,  [*]   Rostislav Ishchenko   –  The Vineyard of the Saker People and Chess Figures Люди и фигуры Traduzido do russo p/ inglês:  Evgenia Traduzido do inglês pelo pessoal da  Vila Vudu The Saker Xadrez é jogo muito antigo, que reproduz ações militares com acuidade invejável. O desenvolvimento da tecnologia da computação permitiu que se criassem coloridos jogos de estratégia, de computador, nos melhores dos quais se alcança a vitória equilibrando vários parâmetros (incluindo economia, recursos naturais e outros). Mas nenhum desses jogos chega sequer perto de reproduzir a situação estratégica real, no nível em que é reproduzida num um simples jogo de xadrez.

CPI do HSBC ouvirá delegado especializado em crimes financeiros

Imagem
Procurador-geral da República avisa a assessores que Brasil está próximo de ter acesso à investigação do ministério público francês relacionada ao caso. MP da França ajudará a acelerar os trabalhos por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  29/04/2015  MPF Janot acredita que compartilhamento de informações será atendido, mas pondera que investigação sigilosa Brasília – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura o caso das contas secretas abertas no banco HSBC da Suíça por correntistas brasileiros – CPI do HSBC, no Senado – recebe em audiência, nesta quinta-feira (30), a partir das 9h, o delegado da Polícia Federal Wilson Rodrigues de Souza Filho. Lotado na divisão de repressão a crimes financeiros do órgão, Wilson Filho foi chamado para esclarecer aos parlamentares o que já foi apurado e como têm sido realizados os trabalhos de investigação relacionados a esse e outros crimes de evasão de divisas e sonegação fiscal no país.

Luis Nassif: Serra, o camaleão desenvolvimentista

Imagem
Luis Nassif   No "Valor Econômico" de ontem, uma longa entrevista com o senador José Serra. Esgrime argumentos desenvolvimentistas, critica o câmbio, tenta retomar o figurino que vestia nos anos 80, quando retornou do exílio e tornou-se um parlamentar eficiente. A história política de Serra é significativa de um perfil típico da política brasileira: o camaleão ideológico.

BLOG DO ESMAEL: COM GRITOS DE “AÊÊÊ” E “ISSO AÍ”, RICHA E ASSESSORES COMEMORAM MASSACRE DOS PROFESSORES

Imagem
publicado em 29 de abril de 2015 às 20:35 do Blog do Esmael Morais, sugerido por Messias Franca de Mace do O governador Beto Richa (PSDB) e seus principais assessores, da sacada do Palácio Iguaçu, comemoraram esta tarde o massacre contra os professores do Paraná. Quando a polícia lança bombas, os palacianos ccomemoram com gritos de “aêêê” e “isso aí”. O vídeo foi enviado ao  Blog do Esmael  por um dos integrantes do primeiro escalão do governo do estado. Mais de 200 educadores ficaram feridos no confronto no Centro Cívico. Várias entidades e personalidades políticas emitiram nota de repúdio contra Richa, dentre as quais a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR).

Beto Richa cometeu crime de responsabilidade e cabe impeachment

Imagem
Posted by  eduguim  on 29/04/15 • Categorized as  Opinião do blog Vendo o governador Beto Richa dar sua versão dos fatos no Jornal Nacional, a impressão que se tem é a de que ele não sabe o que a sua polícia fez nesta quarta-feira diante da Assembleia Legislativa do Paraná. Ou, então, ainda não lhe caiu a ficha. Essas hipóteses, porém, são descartáveis; é óbvio que Richa não só sabe o que aconteceu, mas, também, absolutamente tudo o que aconteceu foi sob suas ordens. Apesar disso, em sua declaração ao Jornal Nacional ele mentiu escancaradamente logo após as imagens da tevê Globo contarem uma história muito diferente da sua. Assista, abaixo, ao trecho da reportagem do principal telejornal da Globo que mostra os policiais atacando aqueles que Richa diz, em seguida, que não foram os responsáveis pela “agressão aos policiais”.

Fernando brito: Richa, o valentão, supera Álvaro Dias como espancador de professores. Triste Paraná…

Imagem
 Autor: Fernando Brito O jornal Gazeta do Povo, do Paraná, traz uma triste comparação,  feita pelo cientista político Luís Domingos Costa . A maior agressão contra professores daquele estado era a de 1988, quando o hoje senador Álvaro Dias, mandou a polícia contra a categoria: naquela ocasião, foram registrados apenas 10 feridos e cinco pessoas presas. Hoje, Beto Richa passou muito à frente de seu colega tucano.

Vídeo exclusivo! Lula: chega de Engavetador Geral!

Imagem
Janô, e o Aécim, vai engavetar? Na última terça-feira (28), o Presidente Lula enalteceu as escolhas republicanas para a Procuradoria Geral da República. Em evento que lembrou os 35 anos das grandes greves do ABC, Lula afirmou que os indicados para o cargo na era PT  não eram “amigos” dos governantes. Nas gestões petistas, Antonio Fernando de Souza, Roberto Gurgel e Rodrigo Janot, atual PGR, foram conduzidos ao cargo. Veja parte do discurso do Presidente no evento: Do Conversa Afiada

Governo Richa monta operação "de guerra" contra protesto de professores

Imagem
QUA, 29/04/2015 - 17:30 ATUALIZADO EM 29/04/2015 - 17:53 Jornal GGN -  O governo do Paraná, capitaneado pelo tucano Beto Richa, montou uma estrutura "de guerra", segundo relatos da equipe da Folha de S. Paulo, para conter os protestos de trabalhadores do setor público (a maioria, professores) contra a votação do projeto que altera a previdência dos servidores pelos deputados estaduais, nesta quarta-feira (29).

Por que o JN da TV Globo desdenha tanto da prosperidade do Nordeste?

Imagem
A notícia de ontem era a inauguração da fábrica da Fiat/Jeep em Goiana (PE), trazendo investimentos de cerca de R$ 10 bilhões. Tão importante para o desenvolvimento industrial do Nordeste que a presidenta da República compareceu. E sabe como o Jornal Nacional da TV Globo noticiou na chamada? É isso mesmo que você vê na figura acima: "Presidente Dilma reconhece dificuldades da economia brasileira". O fato, a inauguração da fábrica, inacreditavelmente desapareceu da chamada da notícia. 

Truculência da polícia de Beto Richa deixa 107 servidores feridos

Imagem
Ambulâncias têm dificuldade de se aproximar da Assembleia Legislativa para socorrer feridos. 'Professores estão sendo massacrados', diz sindicato. Dois policiais também ficaram feridos por  Redação RBA   publicado  29/04/2015 17:01,  última modificação  29/04/2015 17:19 REPRODUÇÃO/TWITTER Feridos procuram refúgio na prefeitura de Curitiba. “Parece uma praça de guerra”, publicou no Twitter o prefeito Gustavo Fruet Curitiba – Já são contabilizados 109 feridos, sendo 107 manifestantes e dois policiais, na tentativa de manifestação dos servidores estaduais do Paraná, no Centro Cívico, em frente à Assembleia Legislativa, contra a votação de projetos do governador Beto Richa (PSDB) que promovem perdas em direitos previdenciários do funcionalismo a pretexto de socorrer as finanças do estado. Os professores, em greve, estão acampados desde segunda-feira (27) no local.

Ao vivo: Batalha da Assembleia

Imagem
Foto de Roody Reis. Clique na imagem para assistir ao vivo, direto de Curitiba. O Blog do Esmael, em parceria com a TV 15, transmite a partir de agora ao vivo — sem interrupção — mais uma Batalha da Assembleia. Nesta quarta (29), a partir das 14h30, está prevista a votação em regime de urgência do projeto que confisca a poupança previdenciária dos servidores públicos. O governador Beto Richa (PSDB), no afã de meter a mão em R$ 2 bilhões anuais, não titubeia em lançar policiais contra professores e funcionários públicos contrários à tungada. O Senado da República, preocupado com a crise, envia hoje à tarde uma comissão de cinco parlamentares — liderada pelos senadores Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB) — para acompanhar a sessão da Assembleia.

Quem inspira os jovens conservadores que protestam contra Dilma e a esquerda?

Imagem
A Atlas, segundo o Valor Econômico principal referência do movimento, possui cerca de 450 instituições, inclusive em países como Venezuela, China, Irã. Redação do Jornal GGN Quem inspira os meninos da ultra-direita brasileira que agitam protestos contra o PT e a presidente Dilma Rousseff? Segundo reportagem publicada ontem, dia 27, no Valor, os jovens são inspirados ideologicamente pela Atlas Network, uma empresa sediada em Washington (EUA), que prega o livre mercado, e que mantém parceria com instituições brasileiras, que recebem dinheiro para promover palestras, divulgar artigos, livros, etc.

Eurogrupo quer Varoufakis fora do ministério: Avanços na trajetória rumo a não pagar

Imagem
27/4/2015,  [*] Yves Smith ,  Naked Capitalism Eurogroup Demands Varoufakis’ Ouster; Trajectory Toward Default Continues Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Yanis Varoufakis COMENTÁRIO AO POSTADO:  Mario Medjeral   –   April 27, 2015 at 8:33 am Sejamos justos com Varoufakis: é economista sério (seus adversários são caixas de banco, no máximo). Qualquer pessoa que conheça seus livros e seu blog compreende que Varoufakis só quer reformar a UE na direção da ideia inicial dos franceses: uma união monetária e fiscal oposta aos EUA, distante do atual formato, que é insustentável (iniciativa americanizada para promover o projeto mercantilista alemão e atar a Europa às cadeias da OTAN).

Paulo Moreira Leite: ENTRE ZAVASCKI E GILMAR, O DESTINO DA LAVA JATO

Imagem
29 de abril de 2015 por  Paulo Moreira Leite Vinte e quatro horas depois da decisão que liberou empresários e executivos, cabe a pergunta: o STF agiria da mesma forma diante do tesoureiro do PT João Vaccari? O voto do ministro Teori Zavascki, ontem, que garantiu a soltura do empreiteiro Ricardo Pessoa após cinco meses e quinze dias de prisão sem culpa formada, permitindo também a libertação de outros oito executivos e empresários, é um ato civilizatório.

Aprovada pela Câmara retirada de aviso de produtos transgênicos

Imagem
por  Agência Brasil  —  publicado  29/04/2015 10h34,  última modificação  29/04/2015 10h35 Projeto retira obrigatoriedade de afixar símbolo nos rótulos de produtos com menos de 1% desses ingredientes; deputado ruralista diz que medida tira obstáculos ao consumo Cerca de 90% da soja e do milho comercializados no Brasil têm produtos transgênicos em sua composição A  Câmara dos Deputados aprovou  na terça-feira 28 o projeto que acaba com a exigência de afixar o símbolo de transgenia nos rótulos de produtos geneticamente modificados (OGM) destinados a consumo humano. 

Nacionalistas do Setor de Direita se rebelam contra seus patrões no governo em Kiev

Imagem
Sputnik News - 29/04/2015 Representantes do movimento radical Setor de Direita protestam na frente do prédio da Administração presidencial em Kiev contra o bloqueio de uma de suas unidades pelas Forças Armadas da Ucrânia. Um porta-voz da organização, Artem Skoropatsky, disse aos jornalistas que os manifestantes vieram apoiar o batalhão de Dnepropetrovsk e ouvir de um representante da administração o que está acontecendo com o Setor de Direita.

Petrobras concluiu perfuração do poço de maior profundidade da costa

Imagem
A Petrobras informou nesta quarta-feira (29), por meio de nota, que concluiu a perfuração do poço com maior profundidade em água da costa brasileira, com 2.988 metros. A profundidade total, que inclui também a perfuração do solo, atinge 6.060 metros. De acordo com a estatal, o poço está localizado a 94 quilômetros da capital sergipana Aracaju. Os resultados dos testes confirmaram a presença de petróleo leve, que tem um valor maior de mercado.  Fonte: Petrobras Este é o terceiro poço de extensão na área de Moita Bonita, descoberta em agosto de 2012, e integra o projeto exploratório da Bacia de Sergipe-Alagoas em águas profundas. "Detemos 100% de participação no bloco e daremos continuidade ao Plano de Avaliação da Descoberta (PAD), conforme aprovado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)", aponta a nota da estatal. Fonte: Agência Brasil e Fatos e Dados da Petrobras

Operação Zelotes: Senado dá primeiro passo para criação de CPI do Carf

Imagem
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), leu nesta terça-feira (28), no plenário da Casa, o requerimento de criação da comissão parlamentar de inquérito que irá investigar as denúncias de corrupção no Conselho Administrativo de Recursos Federais (Carf). Waldemir Barreto/Agência Senado  Operação Zelotes: Senado dá primeiro passo para criação de CPI do Carf A chamada CPI do Carf ou CPI da Operação Zelotes – em alusão à operação da Polícia Federal que investigou as irregularidades – recebeu 43 assinaturas de senadores, muito acima do mínimo necessário (27) para ser instalada. A CPI irá investigar a existência de esquema de corrupção no qual escritórios de advocacia e de contabilidade, bem como grandes empresas, pagavam propinas a conselheiros do Carf e aservidores públicos para anular autuações fiscais milionárias e reduzir o valor dos tributos a serem pagos.