Postagens

Mostrando postagens de abril 18, 2015

Lula: a Dilma não sobrevive sem o PT

Imagem
O PT não sobrevive sem a Dilma Lula: “Dilma vai terminar o mandato sendo uma Presidenta extraordinária. A Dilma está do lado do povo" Em discurso de abertura no Congresso do PT em São Paulo, o Presidente Lula, ao defender a história do partido, afirmou que o Governo da Presidenta Dilma precisa da sigla para sobreviver. Segundo ele, a petista e o PT têm lado, o dos mais vulneráveis. “Dilma vai terminar o mandato sendo uma Presidenta extraordinária. A Dilma está do lado do povo. O segundo mandato tem que ser melhor que o primeiro, como num casamento”, disse Lula nesta sexta-feira (24).

Congresso de Direito com Fachin teve patrocínio. E daí? Só o do Gilmar pode?

Imagem
Autor: Fernando Brito A Folha, no seu afã de produzir “acusações” contra o jurista Luiz Edson Fachin, gasta hoje o talento do repórter Rubem Valente numa ridícula matéria sobre  patrocínios  – e modestos – a um Congresso de Direito Civil  promovido por um instituto no qual  o indicado ao STF é vice-presidente. Instituto sem fins lucrativos, reconhece a matéria.

Golpista tresloucado: Sampaio manda às favas base jurídica e diz que vai pedir impeachment

Imagem
O líder do PSDB na Câmara e conhecido por seus discursos raivosos e de completo desespero, o deputado Carlos Sampaio (SP), afirmou nesta sexta-feira (24) que vai tentar convencer a bancada a aprovar sua tese de pedido de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. Deseperado, Sampaio diz que não vai precisar de parecer jurídico para o impeachment Entre terça (28) e quarta (29), Sampaio vai tentar convencer os 43 deputados, porque o partido está rachado. “Respeitamos a posição do ex-presidente Fernando Henrique e dos ex-senadores que discordam, mas a Casa que decide é a Câmara. A bancada tem clareza de que o momento enseja o impeachment”, bravateou o tucano. Sampaio refere-se ao racha no ninho tucano sobre qual será a estratégia de golpe contra o governo eleito da presidenta Dilma. FHC, Serra e outros têm defendido a tese da judicialização e querem o foco na Operação Lava Jato, da Petrobras. Para eles, a proposta de impeachment pela questão econômica não encontra fundamento

Uma frase com 35 anos de História e ainda atual, “o povo não é bobo, abaixo a Rede Globo”

Imagem
publicado em 24 de abril de 2015 às 20:08 Na Vila Belmiro, o protesto. Vai ter camisa do Santos com o símbolo da Record? “O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo” por Ester Rabello, especial para o Viomundo É difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido o bordão que dá título a esse artigo, gritado em manifestações de rua, comícios e outros tipos de aglomeração, como no discurso de vitória de Dilma Roussef, quando a presidente eleita teve que se calar  enquanto ouvia o desabafo .

Lavagem de dinheiro no HSBC: dos narcos mexicanos à sonegação brasileira

Imagem
Pactos com o narcotráfico não afetaram as atividades do banco no Brasil, cuja Justiça costuma ser indulgente com os delinquentes financeiros. Dario Pignotti, @DarioPignotti - na Carta Maior Buenos Aires -  Afundado. As autoridades do Banco HSBC analisam a possibilidade de vender seus ativos no Brasil, desvalorizados por um escândalo de 7 bilhões de dólares, dinheiro supostamente lavado em contas do banco na Suíça, oriundo de subornos, sonegação fiscal e do narcotráfico, investigados pelo governo da presidenta Dilma Rousseff e uma comissão parlamentar criada apesar do boicote da oposição. Curiosamente, a rede de notícias e (des)informação Globo dedica pouco espaço às manobras do HSBC, definidas como  "a mãe de todos os escândalos de corrupção" pelo senador Randolfe Rodrigues . “O HSBC acelerou sua retração a nível global com a saída do Brasil e da Turquia, medida forçada depois da série de escândalos”, publicou o diário Valor Econômico baseado em fontes da entidade

China impõe multa antitruste à Mercedes-Benz

Imagem
Fonte: Xinhua    24.04.2015 08h34   Autoridades chinesas impuseram na quinta-feira uma multa de 350 milhões de yuans (US$ 56 milhões) à fabricante de carros de luxo Mercedes-Benz após uma investigação antitruste. A multa foi ordenada pela Administração Provincial de Preços de Produtos de Jiangsu. Algumas concessionárias da montadora alemã também foram multadas em um total de 7,8 milhões de yuans.

A alta velocidade da política brasileira

Imagem
Por   Miguel do Rosário , postado em abril 24th, 2015 |  (A foto é de manifestação realizada ontem, à porta do Maracanãzinho, onde a Globo comemorava seus 50 anos).   A Petrobrás voltou a explodir nas bolsas. Desta vez, ao que parece, com firmeza, porque o mercado incorporou o novo balanço da estatal. Um balanço que se mostrou ultraconservador, como o momento exigia, estimando ao máximo as perdas, tanto com as mudanças cambiais e no preço do petróleo, quanto em relação aos desvios.

DW: Turquia diz que presidente alemão não será perdoado

Imagem
Após falar em genocídio durante homenagem a 1,5 milhão de armênios massacrados em 1915, Joachim Gauck abre crise diplomática com Ancara. No Bundestag, parlamentares alemães também reafirmam termo negado pelos turcos. As declarações do presidente da Alemanha, Joachim Gauck, reconhecendo como genocídio o massacre de cerca de 1,5 milhão de armênios geraram uma crise diplomática com a Turquia. Nesta sexta-feira (24/04), o Ministério turco do Exterior divulgou uma nota repudiando as palavras de Gauck, e afirmando que "o povo turco não vai esquecer suas palavras nem perdoar o presidente alemão".

BBC: Brasil sobe oito posições em ranking global de felicidade

Imagem
Ranking considera PIB per capita, expectativa de vida e outros fatores O Brasil subiu oito posições e chegou ao 16º lugar no ranking de felicidade divulgado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN, na sigla em inglês), uma iniciativa da ONU. O país mais feliz do mundo, segundo a pesquisa, é a Suíça, seguida por Islândia, Dinamarca, Noruega e Canadá. Já o país mais triste é Ruanda, que sofreu com um genocídio nos anos 1990. A Síria, assolada por uma guerra civil, também está entre os menos felizes, assim como Togo, Burundi e Benin.

Paulo Nogueira: Por que Tolstoi achava Shakespeare um enganador.

Imagem
Postado em   24 abr 2015 por :   Paulo Nogueira Tolstoi Aos 75 anos, depois de ter construído uma pirâmide literária com obras como Guerra e Paz e Ana Karênina, Tolstoi tentou destruir a reputação de ninguém menos que Shakespeare. Produziu um ensaio sensacional em que aponta defeitos indesmentíveis do Bardo, mas, como a história mostrou, a artilharia pesada tolstoiana não atrapalhou a glória de Shakespeare. Pela tentativa épica de reescrever a história da literatura, decidimos chamar o Conde Tolstoi para falar de Shakespeare em nossa série Conversas com Escritores Mortos.

Eduardo Guimarães: Eu gostaria de representar ao CNJ contra Sergio Moro. E você?

Imagem
Posted by  eduguim  on 24/04/15 -  21:25  • Categorized as  Manifesto   Ao longo da semana passada, uma cidadã brasileira passou por um constrangimento terrível, verdadeiramente impensável: essa mulher apareceu em todas as grandes redes de tevê do país – e, quiçá, do mundo – sendo acusada de operar um esquema criminoso. Sua imagem algemada, cabisbaixa, sendo conduzida pela polícia irá persegui-la para sempre. A vida social dessa cidadã está literalmente extinta. Inclusive, muito provavelmente, essa desmoralização irá perdurar mesmo que nada fique provado contra ela – a mídia que expõe à execração pública é a mesma que não retira essa execração mesmo quando o execrado prova sua inocência.

Iêmen e a reformatação do mapa geopolítico no Oriente Médio

Imagem
21/4/2015,  [*] Graham E. Fuller  – (blog) Has Yemen reshaped the Middle East geopolitical map? Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Ver também: Saudi Arabia and 3 non-Arab musketeers   –   23/4/2015, MK Bhadrakumar,  Asia Times Online  (em tradução) "Estados do Bloco Norte" (Turquia, Irã e Paquistão) Será que alguém ainda se lembra do velho conceito geopolítico da Guerra Fria, de “estados do Bloco Norte”? Eram três países – Turquia, Irã e Paquistão (às vezes o Afeganistão) localizados ao longo da fronteira sul da União Soviética; eram considerados, no ocidente, como potencial muralha de contenção contra o avanço da União Soviética em direção ao sul, para o Oriente Médio. Será possível que estejamos assistindo hoje a uma talvez recrudescência de outro “Bloco Norte”? Dessa vez, não seria união contra a Rússia. Bem ao contrário, aqueles três estados manifestam-se calorosamente simpáticos, em vários aspectos, às ideias geopolít

IIº ENCONTRO ESTADUAL DE BLOGUEIROS E ATIVISTAS DIGITAIS DE SÃO PAULO

Imagem
IIº Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais de SP ( #2BlogProgSP) ,  Local: Centro de Formação do Sindsep -  Rua Barão de Itapetininga, 163 - 2 andar -  a partir das 18h começa o credenciamento. PROGRAMAÇÃO II ENCONTRO ESTADUAL DE BLOGUEIROS  E ATIVISTAS DIGITAIS DE SP* TEMA: A COMUNICAÇÃO COMO DIREITO HUMANO 24/04 – ABERTURA 18:30h – Credenciamento 19h – Mesa de abertura

PATAH ASSUME LUTA CONTRA LEI DA TERCEIRIZAÇÃO: “É CRIME DE LESA-TRABALHADOR”

Imagem
por  Paulo Moreira Leite  -  4 de abril de 2015   Presidente da UGT, uma das três maiores centrais sindicais do país, diz que se o PL 4330 for aprovado, "todo mundo pode ser terceirizado. Nenhum empresário irá deixar de aproveitar a chance de pagar menos ao trabalhador. É da lógica."

Cem anos depois, o que o reconhecimento do genocídio arménio levanta

Imagem
Neste 24 de abril passa o 100º aniversário do começo do genocídio arménio. Face à negação do Estado turco, os historiadores têm travado uma batalha para fazer triunfar uma verdade hoje indiscutível: o massacre dos arménios da Anatólia foi concebido, planificado e executado metodicamente. Este artigo tenta analisar as causas desse genocídio e o que atualmente está em jogo com o seu reconhecimento.  Por Jean Batou - 24 de Abril, 2015 - 22:34h - ESQUERDA.net Civis arménios, escoltados por soldados turcos, marcham para a prisão, abril de 2015 – Foto da wikipedia A 22 de agosto de 1939, Hitler dizia aos chefes dos seus exércitos que pretendia semear a morte entre a população civil polaca, antes de acrescentar: “Afinal, quem fala hoje da aniquilação dos arménios?”. Efetivamente, depois dos processos tentados por Istambul contra os principais responsáveis pelas políticas de extermínio, sob pressão das potências vitoriosas, entre 1919-1922, o genocídio arménio caiu rapidamente n

Fernando Brito: Lula manda recado bem-humorado de que já se prepara para 2018

Imagem
24 de abril de 2015 | 19:54  Autor: Fernando Brito Todo mundo pensa que Getúlio se lançou candidato em 50 na famosa reportagem de Samuel Wainer, no Carnaval de 1949. Meses antes, porém, ele já havia feito isso, numa reportagem de Rubens Vidal e fotografias de Flávio Damm, na “Revista do Globo” (nada a ver com as Organizações Globo). O título não deixa dúvidas: “A longa viagem de volta”

Nem Moro nem mora: certeza do castigo sem demora, por Luiz Flávio Gomes

Imagem
Por Luiz Flávio Gomes Do JusBrasil  - no GGN -  SEX, 24/04/2015 - 17:44 A lentidão dos processos e a impunidade constituem duas marcas registradas do nosso deplorável subdesenvolvimento. No âmbito criminal, entende o STF que a presunção de inocência impede a prisão do condenado até o último recurso possível (incluindo os extraordinários e especiais para os tribunais superiores). Isso criou (com maior facilidade para os ricos) a chamada “indústria dos recursos”, que impede a execução imediata das sentenças judiciais (ainda que confirmadas em dois graus de jurisdição).

A Lava Jato e o arbítrio privado, individual e egóico

Imagem
O 'juiz lava-jato' representa filosoficamente a essência do mal porque o mundo lhe aparece como simples ocasião para o seu deleite individual. Rogério Dultra dos Santos - Democracia e Conjuntura - na Carta Maior O juiz lava-jato, em seus procedimentos e decisões, tem a pretensão de funcionar como um burocrata que maneja o instrumental técnico do direito sem manifestar envolvimento pessoal ou individual. Figura no processo como uma engrenagem especializada: apesar de representar uma autoridade, um poder político, ao manter a aparência de distanciamento e ausência de “interesse” no caso examinado, deseja ser visto, em geral e especialmente, como destituído de responsabilidade ou intencionalidade política. A aplicação da lei toma, sob sua jurisdição, a forma de um resultado exclusivamente técnico, onde prevalece a avaliação derivada do conhecimento do direito e onde desaparece a vontade e a escolha na conformação da decisão.

Ocupação Vila Soma: "Queremos ser tratados como seres humanos"

Imagem
CartaCapital foi a Sumaré (SP) e conversou com moradores da ocupação Vila Soma. Próxima ao centro da cidade, a região é ocupada por 2,5 mil famílias que reivindicam o uso social do terreno, em situação irregular e sem pagar impostos há mais de 20 anos Enderson Araújo expõe a realidade da periferia de Salvador

Ações da Petrobras bombam

Imagem
Chora, Moro, chora ! As ações ON da Petrobras, em boa parte vendidas na Bolsa de NY – onde o FHC tentou torrar a empresa a preço de Vale -, subiam, às 16h15 dessa sexta-feira (24/4) 4,41%. Tinham chegado a 5% de alta. Em Nova York, as ações da Petrobras foram ontem as mais negociadas. Hoje, no Brasil, também.

MP-SP pede prisão de executivo acusado de envolvimento no cartel dos trens

Imagem
Por  Fernanda Cruz  Edição: Beto Coura  Fonte: Agência Brasil  -  24/04/15 O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) pediu à Justiça a prisão preventiva de César Ponce de Leon, executivo da Alstom, acusado dos crimes de fraude a licitação e formação de cartel, em contratos firmados com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Por Paulo Nogueira: A Globo é quase uma vítima da ditadura, na versão 2015 de seus donos.

Imagem
por :   Paulo Nogueira José Roberto, Roberto Irineu e João Roberto Não sei por que, ao ler a entrevista dos irmãos Marinhos no  Valor  me vieram à cabeça os Globo  boys –  Merval, Noblat etc. Quer dizer: sei sim. É que, no ano passado, quando Lula concedeu uma entrevista a blogueiros, os Globo boys responderam com pedras. Ali estava uma entrevista  chapa branca , acusaram.

Antonio Lassance: País sofre epidemia de 3 tipos de implicantes

Imagem
Se descobriu que o governo Alckmin, além da epidemia de dengue, também patrocinava um criatório de implicantes. Um exemplar foi pego com a boca na botija. Antonio Lassance Implicante Tipo 1 O Brasil está sofrendo uma epidemia de implicantes. Médicos e pesquisadores alertam para a ocorrência de tipos mutantes desse sujeito. Todos estávamos acostumados ao Implicante Tipo 1, aquele clássico. O Implicante Tipo 1 reclama de tudo. Briga por algo importante, mas se exaspera ainda mais por coisas banais. Os sintomas comuns são irritação, reclamação crônica, mania de perseguição ou de perseguidor. O implicante sente um comichão quando não tira alguém do sério. Mas, até aí, nada de mais. Atire a primeira pedra quem nunca teve seu dia de Implicante Tipo 1.

Blogueiro antipetista do Alckmin também recebeu do Aécio para atacar Dilma

Imagem
Appendix trabalhou para Aécio  Agência que recebia verba do governo de São Paulo é de blogueiro que produz conteúdo anti-PT Citada como cliente da Appendix, agência do blogueiro e advogado Fernando Gouveia, que recebeu recursos do governo de São Paulo e mantinha site antipetista, a Brasil Comunicação, de Belo Horizonte, trabalhou para campanhas tucanas. Dono da empresa mineira, o publicitário Zuza Nacif, em conversa telefônica com a reportagem do jornal O Tempo de Minas Gerais, anteontem, confirmou a relação com a agência paulista e explicou que a Appendix foi acionada por ele para prestar serviços na campanha do senador Aécio Neves (PSDB) à Presidência da República. Procurado, o PSDB mineiro confirmou que houve um contrato com a Brasil Comunicação em 2014 Depois que a reportagem fez contato com o PSDB, Zuza Nacif mudou a versão inicial apresentada. Ele informou que a participação da empresa de Fernando Gouveia foi em outro trabalho, feito em 2013, sem ligação com a campan

A dor da gente não sai no jornal

Imagem
Autor: Fernando Brito - 04/04/2015 Tive muita vergonha de minha profissão, hoje, quando vi a campanha da ONG  Teto , voltada para habitação popular. Ela é uma bofetada no que se tornou a máquina de comunicação meste país. “O problema não é o que vira notícia, mas o que deixa de ser” Não é assim, é pior que isso.

Iêmen rejeita ajuda do Irã e considera ataque contra Arábia Saudita

Imagem
Sputnik News - 24/04/2015 O Iêmen rejeitou categoricamente as propostas do Irã de resolver a crise e avaliar a situação atual no país. O representante permanente do Iêmen na ONU, Khaled Alemani, se dirigiu ao Conselho de Segurança para forçar o Irã a parar a interferência nos assuntos do país. “O governo iemenita pede ao Conselho de Segurança para exigir o governo da República Islâmica do Irã que pare a sua interferência continuada, porque suas ações irresponsáveis são uma violação flagrante na unidade, integridade e soberania do Iêmen e uma tentativa de minar o governo legítimo”, diz a carta de Alemani, dirigida ao presidente do Conselho de Segurança.

The Saker: O que Putin quer?

Imagem
22/4/2015,  [*]    Rostislav Ishchenko  –  The Vineyard of the Saker What does Putin want? A major analysis by Rostislav Ishchenko (must read!) Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                       POSTADO POR  CASTOR FILHO The Saker Introdução do Saker:   A análise que segue é, de longe, a melhor que li desde o início do conflito na Ucrânia. Tenho postado regularmente nesse blog escritos de Ishchenko, porque o considero um dos melhores analistas russos. Mas desta vez Ishchenko realmente produziu uma obra prima, uma análise ampla da posição geoestratégica da Rússia, análise muito clara e, me parece, absolutamente acurada, de toda a “estratégia de Putin” para a Ucrânia.

RETROCESSO: 'Redução de ministérios é tentativa de extinguir avanços de Lula'

Imagem
Para o analista, pauta transforma presidente da Câmara, Eduardo Cunha, no principal adversário da presidenta Dilma por  Redação RBA   publicado  23/04/2015  GERALDO MAGELA / AGÊNCIA SENADO PEC da redução de ministérios avançou na CCJ, com aprovação de sua admissibilidade por 34 votos a favor e 31 contra São Paulo – “Redução cega de ministérios, fatalmente, vai representar a extinção de grandes avanços do governo Lula, como a criação de meios para as mais importantes minorias e segmentos vulneráveis, que carecem da proteção do Estado”, afirmou o analista político Paulo Vannuchi, hoje (23), em sua coluna na  Rádio Brasil Atual . Na tarde de ontem (22), foi aprovada na Comissão  de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, por 34 votos a favor e 31 contra, a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz para 20 o número de ministérios.

Kiko Nogueira: Moro é Barbosa amanhã.

Imagem
ostado em   24 abr 2015 por :   Kiko Nogueira Ele   Joaquim Barbosa estabeleceu um padrão de juiz vingador que está sendo seguido à risca por Sergio Moro. Servem ao mesmo propósito: encarnar a figura do salvador da pátria, do sujeito que vai acabar com a corrupção — leia-se, com o PT. Barbosa foi açulado e adotado pela Globo — que o descartou assim que deixou de ter serventia. Não será diferente desta vez. Moro deveria saber disso e, fora tudo, manter uma distância regulamentar do estrelato passageiro, mas a vaidade e o messianismo o impelem adiante.