Postagens

Mostrando postagens de abril 15, 2015

Juscelino Kubistcheck inaugurava Brasília há 55 anos, ouça o áudio

Imagem
Audio recuperado pela Rádio Nacional é possível ouvir Jucelino Kubistcheck falando da inauguração da capital 00:00 Baixar áudio Juscelino Kubitschek inaugura Brasília Reprodução / Gervásio Baptista Há 55 anos, o presidente da República, Juscelino Kubistcheck, inaugurava Brasília. Em áudio recuperado pela Rádio Nacional, é possível ouvir o presidente falando desta que, segundo ele, se tornaria duplamente histórica para o Brasil "saudamos o passado e o futuro da nossa pátria, através de dois acontecimentos... e um deles é o de fazer o Brasil afirmar-se como nação independente". Juscelino Kubistecheck dá um recado para a nós hoje, de que o Brasil poderá caminhar mais solidamente para completa emancipação.

Emir Sader: Galeano, García Linera e o pensamento crítico latino-americano

Imagem
Eles correspondem, de distintas maneiras, ao que se chama de intelligentsia - críticos que abordam os temas mais relevantes com linguagem acessível. por Emir Sader - na Carta Maior As duas Assembleias Gerais de Clacso (Conselho Latinoamericano de Ciencias Sociais) que dirigi foram encerradas respectivamente por Álvaro Garcia Linera (em Cochabamba, em 2009) e por Eduardo Galeano (na Cidade do Mexico, em 2012). Foram formas contundentes de mostrar aos cientistas sociais do continente as expressão maiores do pensamento crítico latino-americano contemporâneo.

A Cidade (Clipe) - Chico Science & Nação Zumbi

Imagem

Bizet CARMEN (Metha/ Espert/ Maria Ewing)

Imagem

Carlos Gardel - Tango Por una Cabeza

Imagem
John Williams/Carlos Gardel - Tango Por una Cabeza

Globo vai te presentear com um novo Faustão. Horra meu...

Imagem
Globo fará programa para revelar novo Faustão e aposta em português O ator Ricardo Pereira posa em foto de divulgação de Joia Rara, sua última novela na Globo Por  DANIEL CASTRO , em 21/04/2015 ·  Notícias da TV A Globo está desenvolvendo o projeto de um novo programa, para as manhãs de sábado, que servirá como um laboratório para desenvolver novos apresentadores e ocupar nomes já consagrados, mas que estão subutilizados. Entre os cotados para essa espécie de Malhação dos apresentadores estão o ator português Ricardo Pereira e os jornalistas Zeca Camargo e Patrícia Poeta.

Paulo Nogueira: O que levou a Folha a expor Alckmin no caso Implicante?

Imagem
Postado em   21 abr 2015 por :   Paulo Nogueira Política de cotas O que levou a Folha a expor Alckmin no caso Implicante? Esta pergunta ganhou a internet logodepois que se soube dos 70 mil mensais em dinheiro público – sempre ele, o dinheiro público – dados por Alckmin a um dos blogs mais canalhas que já foram vistos no Brasil. Em seu otimismo inabalável, o blogueiro Eduardo Guimarães enxergou ali um sinal de que a Folha decidiu ser um “jornal imparcial”. Segundo Guimarães, o mercado clama por um “jornal imparcial”. Ri sozinho, confesso.

BBC: Noruega será primeiro país a acabar com rádio FM

Imagem
Transição para rádio digital gerará economia de US$25 milhões por ano, segundo governo Sob os olhares de outras nações, a Noruega se tornará, em 11 de janeiro de 2017, o primeiro país do mundo a tirar do ar o sinal FM. Segundo o governo, hoje, a Noruega tem 22 estações nacionais de rádio digital e ainda há espaço para outras 20. No entanto, só restam cinco estações nacionais de rádio FM neste país de 5 milhões de habitantes.

Mais de 10 mil pessoas foram atingidas por tornado em Xanxerê

Imagem
Por  Michèlle Canes  Edição: Beto Coura  Fonte: Agência Brasil Números atualizados pela Defesa Civil de Santa Catarina mostram que pelo menos 10 mil pessoas foram afetadas pelo tornado que atingiu o município de Xanxerê, nessa segunda-feira (20).

Argentina luta contra petrolíferas ilegais perto das Malvinas

Imagem
Sputnik News - 21/04/2015 Nesta terça-feira, após a chegada da presidente Cristina Fernández de Kirchner a Moscou para uma visita de três dias, o governo argentino apresentará uma demanda judicial contra até cinco empresas petrolíferas estrangeiras que operam nas imediações das ilhas Malvinas.

Aiatolá Ali Khamenei: “EUA inventaram o mito das armas nucleares, para converter o Irã em ameaça”

Imagem
19/4/2015,  Information Clearing House , da  AP Khamenei: U.S. Created “Myth” of Nuclear Weapons to Make Iran Appear as Threat Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                       POSTADO POR  CASTOR FILHO Aiatolá Ali Khamenei em 19/4/2015 O Supremo Líder do Irã, Aiatolá Ali Khamenei disse que “a ideia de armas nucleares iranianas foi invenção e que a real ameaça são os EUA” – endurecendo o discurso oficial iraniano antes do reinício das negociações nucleares, semana que vem.

O Fundo Partidário é absurdo? Absurdo é o horário eleitoral “gratuito”!

Imagem
Autor: Fernando Brito A hipocrisia da imprensa brasileira é uma piada. Hoje, atira-se sobre a Presidente a “culpa” pela elevação do Fundo Partidário para R$ 868 milhões em 2015. Elevação que foi aprovada unanimemente, por todos os partidos. Se Dilma vetasse, teria de arbitrar – ela, pessoalmente – um valor, por medida provisória, nos termos da Lei Eleitoral.

Marco Aurélio Carone: Dilma, solicite ao Itamaraty informações sobre a Carta de Intenções que Aécio assinou em Londres em 2004

Imagem
Publicado em 21 de abril de 2015 Em 2004, durante encontro com a elite financeira internacional em Londres,  o ex-presidente dos EUA, George Bush, afirmou: “Este será o próximo presidente  do Brasil”, referindo-se a Aécio por   Marco Aurélio Carone, especial para o Viomundo A história acontece primeiro como tragédia, depois se repete como farsa. A frase acima é de Karl Marx na sua obra  O 18 Brumário de Luís Bonaparte . Referia-se à sucessão de dois Bonaparte à frente de governos de exceção na França. O primeiro, Napoleão, foi uma tragédia. O segundo, Luís, uma farsa.

Luciano Martins Costa: A liberdade de um lado só

Imagem
Por Luciano Martins Costa em 21/04/2015  Na terça-feira (21/4), os diários de circulação nacional substituem o patrono do feriado da Inconfidência pelo ex-quase presidente Tancredo Neves, falecido há 30 anos. As reportagens colocam o político mineiro no centro do processo de redemocratização, onde, na verdade, só se posicionou depois de outros personagens da resistência. O  Globo  é, de longe, o que mais capricha na louvação, e o contexto geral é o da defesa das liberdades civis. Liberdade – ou a falta dela – é também o tema de uma da fotografias que abrem o site da Associação Nacional de Jornais (ANJ), onde se vê o rosto de um homem maduro, com uma corrente dourada passando sobre sua boca e orelhas.

FUNDO DO POÇO: Moro, moral e moralismo

Imagem
Num mundo sem grandes questionamentos de como as coisas funcionam, o discurso contra a corrupção na política cai bem aos moralistas por  Marcos Piva   publicado  21/04/2015 17:36 REPRODUÇÃO Segundo informações oficiais dos próprios veículos, foram mais de 150 jornalistas dispensados nos últimos dias Recentemente, as redações de grandes jornais e de algumas rádios e TVs foram tomadas pela pior notícia que um trabalhador pode receber: uma onda de demissões. Segundo as informações oficiais dos próprios veículos, foram mais de 150 jornalistas dispensados. Corporativamente, esse fenômeno que ataca as redações é conhecido como “passaralho” (deixo à imaginação do leitor o que isto significa). No caso do jornal  O Estado de S. Paulo , a dispensa ocorreu no último dia 7, ironicamente o Dia do Jornalista.

E, se fosse senador do PT, a PF achava ou não?

Imagem
A desculpa  é para não investigar o tucano ou para prescrever o crime do tucano? Para PF, investigação contra Anastasia depende de depoimento de Jayme Careca...que a Policia Federal diz que não sabe onde esta, depois que o juiz moro mandou soltar  Em pedido de prorrogação de prazo para diligências do inquérito envolvendo o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), a Polícia Federal escreveu ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), que é essencial dar continuidade às investigações a partir da oitiva do ex-agente da PF Jayme Alves de Oliveira Filho, conhecido por "Jayme Careca". Diante da dificuldade de ouvir o ex-agente da Polícia, foi solicitado o prazo de extensão de 30 dias para cumprimento das diligências.

Marcos Coimbra: A reforma política

Imagem
Na contramão das democracias maduras, a oposição no Brasil só pensa no voto distrital por  Marcos Coimbra  — na Carta Capital -  publicado  21/04/2015  Manifestantes e movimentos sociais clamam por uma reforma política bem diferente dos moldes da oposição E nquanto dedicam a maior parte de seu tempo a agravar os problemas nacionais, as oposições, vez por outra, apresentam ideias a respeito da reforma política que em sua avaliação precisaríamos fazer. Não que se empenhem muito na oferta de sugestões. Para elas, não haveria grande incômodo em manter intocadas as regras de funcionamento de nosso sistema político, desde que consigam assegurar, do modo possível, a eliminação do PT da vida nacional.

DW: Tensão no julgamento do "Contador de Auschwitz"

Imagem
Processo começa com debate histórico acalorado do lado de fora do tribunal na pequena cidade de Lüneburg. Enquanto sobreviventes enfatizam importância do julgamento, antifascistas e neonazistas se confrontam. Houve confusão na longa fila diante do prédio em Lüneburg onde, às 9h30 desta terça-feira (21/04), se iniciou aquele que pode ser o último processo relativo ao Holocausto. O réu é  Oskar Groning , de 93 anos, apelidado pela imprensa alemã o "Contador de Auschwitz".

DW: "Importante é a justiça, não a pena"

Imagem
Advogado que representa sobreviventes do Holocausto no processo contra o "Contador de Auschwitz" defende que julgamento é essencial, apesar da idade avançada do réu e mesmo passados 70 anos do fim do regime nazista. Foi aberto nesta terça-feira (21/04) o julgamento de Oskar Gröning, de 93 anos, apelidado de "Contador de Auschwitz", por cumplicidade em pelo menos 300 mil mortes durante sua temporada como servidor da Waffen-SS no campo de extermínio nazista.

DW: "Contador de Auschwitz" se diz arrependido e pede perdão

Imagem
Na abertura do provável último julgamento na Alemanha por crimes do nazismo, Oskar Gröning, de 93 anos, diz que assassinatos não tinham relação com sua "área de trabalho", mas admite ter "culpa moral". N o início do que provavelmente é o  último grande processo  na Alemanha por crimes do nazismo, Oskar Gröning, de 93 anos, acusado de participação na morte de 300 mil prisioneiros no campo de concentração de Auschwitz, disse nesta terça-feira (21/04) estar arrependido diante do tribunal, na cidade Lüneburg, no norte da Alemanha.

João Dória também recebe verba pública de Alckmin

Imagem
Por  Miguel do Rosário , postado em abril 21st, 2015 | 57 comentários Dória é o da extrema direita. Não é só o garoto do Implicante. Todos esses tucanos “civis”, que vivem de fazer campanha contra o PT, ganham verba pública. Na verdade, o tucanato inventou um novo tipo de liberalismo. O liberalismo com dinheiro público! Sabe o João Dória Jr, que além de  encontros de cachorros , também organiza o encontro de empresários de Comandatuba, onde lançou ofensas contra os petistas que não compareceram (a troco de que eles iriam)?

Contribuição de Fachin ao Direito dá pistas de como pensa o indicado ao STF

Imagem
Terça, 21 de abril de 2015 -  Unisinos Indicado na terça-feira (14) para o  Supremo Tribunal Federal (STF) , o jurista paranaense  Luiz Edson Fachin  traz em seu currículo contribuições importantes para o Direito brasileiro. Junto com outros juristas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi um dos responsáveis pela criação do  núcleo de estudos de Direito Civil-Constitucional  – cujas teses trouxeram novos enfoques para o estudo do Direito Civil no país.

Fernando Brito: Doutor Janot, veja como seus meninos abriram as portas do inferno

Imagem
21 de abril de 2015 |  Autor: Fernando Brito É curioso como, de alguma forma, vivemos a tal “ditadura” que a direita alucinadamente aponta existir no Brasil. Está à solta na mídia o mais desavergonhado macartismo já visto desde os tempos do “dedodurismo” que marcou os primeiros anos da ditadura militar. E, legitimado por ele, a criação da onipotência policial . A Polícia Federal, elevada à condição de altar de santos pela mídia, força o Ministério Público e negocia com o Congresso – especialmente com os parlamentares citados na própria Lava-Jato, uma mudança na Constituição que a torne “independente” do poder legítimo, aquele que é eleito.

Conflitos no campo: o rastro da violência e da política

Imagem
Os 371 ruralistas do Congresso possuem quase 1 milhão de hectares. É esta máquina poderosa que tenta barrar o crescimento da agricultura familiar. Najar Tubino A Comissão Pastoral da Terra divulgou o relatório sobre os conflitos ocorridos no Brasil em 2014, envolvendo a posse da terra, água, questões trabalhistas, condições análogas à escravidão e violência – assassinatos ou ameaças – que atingiram, 817.102 pessoas e 8,13 milhões de hectares. A CPT, que está completando 40 anos em 2015, faz o registro dos dados desde 1985. Paralelo aos números desse ano, também divulgaram informações sobre os últimos 30 anos de conflitos no campo no país. Os números são impressionantes; foram 28.805 conflitos, com destaque para a região Nordeste com 10.488 (36%) e a região Norte com 7.770 (27%) e mais de 19 milhões de pessoas envolvidas.

O golpe de mão do juiz Sérgio Moro contra o PT

Imagem
O juiz Sérgio Moro é apenas um numa conspiração de classe destinada a criar uma onda de pânico e um clima de histeria contra o PT. Maria Inês Nassif - na Carta Maior Não é banal o movimento que fazem a Justiça e o Ministério Público paranaense para inviabilizar um partido político nacional, o PT, ou qualquer outro que venham a botar no mesmo pacote – de preferência pequenos e ligados ao governo – para fingir que essa decisão não é uma perseguição ao partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que venceu as eleições dos tucanos Geraldo Alckmin e José Serra, e da presidenta Dilma Rousseff, que ganhou dois pleitos dos tucanos José Serra e Aécio Neves, o último deles o ano passado. Isso faz parte de uma estratégia de intimidação tão assustadora que transfere para o aparelho judicial de um Estado que sequer tem relevância na política nacional as decisões sobre o futuro da política nacional e sobre a legitimidade do voto do eleitor brasileiro; e que dá a uma decisão judici

Oligarcas ucranianos sobreviveram um ano sem Estado. E agora? Que futuro os espera?

Imagem
14/4/2015,  [*] Ivan Lizan  –  The Vineyard of the Saker The Ukrainian oligarchs have lived a year without a state, but what future awaits them? Traduzido do russo para inglês por  Aleksey  e para português pela  Vila Vudu                              POSTADO POR  CASTOR FILHO Os principais oligarcas da Ucrânia (clique na legenda para aumentar) Desde a vitória da “revolução da dignidade” já transcorreu um ano, o que nos permite fazer um cálculo provisório de perdas/ganhos das atividades oligárquicas na Ucrânia e compreender quem, dos mais ativos participantes do golpe da Praça Maidan, venceu, quem perdeu, e o que o futuro reserva aos oligarcas ucranianos. “ Era liso, no papel. [Os generais] esqueceram as ravinas” .  [1]

Irã e uma possível nova geopolítica da energia

Imagem
12.04.2015,  [*] F. William Engdahl ,  New Eastern Outlook, NEO Iran and a Possible New Energy Geopolitics Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO F. William Engdahl :  Conversei recentemente sobre esses desenvolvimentos com Shervin, jornalista iraniano especialista em energia que conheci há dois anos em Teerã. Aqui, gostaria de partilhar alguns destaques daquela entrevista. Shervin é especialista em energia da principal agência de notícias do Irã,  Tasnim News Agency . Espero que nossa conversa interesse a todos que procuram instrumentos para entender melhor as sanções impostas pelos EUA ao Irã, o possível papel do Irã no mundo e uma possível nova geopolítica da energia. Tasnim : Qual sua opinião sobre as sanções contra o Irã?

Frei Betto: Para equilibrar as contas, governo deve cobrar sonegadores

Imagem
Foto: Rede Brasil Atual . O assessor de movimentos sociais, Frei Betto, traz como tema de sua coluna uma proposta para o governo equilibrar as contas públicas cobrando os grandes devedores que sonegam bilhões de reais e ainda ficam livres do Fisco desde que deixem R$ 500 mil no bolso de conselheiros. A  Rádio Vermelho  reproduz comentário publicado pela parceira  Rádio RBA . 

Para PF, investigação contra Anastasia depende de depoimento de Jayme Careca

Imagem
TALITA FERNANDES - O ESTADO DE S. PAULO O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link: http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,para-pf-investigacao-contra-anastasia-depende-de-depoimento-de-jayme-careca,1673222   Polícia Federal não conseguiu ouvir ainda o carregador de malas do doleiro Alberto Youssef que relatou a entrega de R$ 1 milhão ao senador mineiro em 2010 Brasília  - Em pedido de prorrogação de prazo para diligências do inquérito envolvendo o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), a Polícia Federal escreveu ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), que é essencial dar continuidade às investigações a partir da oitiva do ex-agente da PF Jayme Alves de Oliveira Filho, conhecido por "Jayme Careca".

‘Acuse-os do que você faz': quantos outros implicantes não são bancados pelo PSDB?

Imagem
por :   Kiko Nogueira Clássico   Durante a campanha eleitoral, Aécio Neves, o meninão das Gerais, denunciou em diversas ocasiões o que chamou de “submundo da internet”. Era dali, explicou num Roda Viva, que vinham as histórias de que ele cheirava cocaína, batia em mulher etc. Obviamente que ninguém sério acreditou no que Aécio declarava, mas, enfim, era um jeito de ele se defender.

PL 4.330: posição de deputados causa insatisfações e cobranças de empresários

Imagem
Para um líder partidário, bancadas tiveram medo de desgaste junto ao eleitorado numa 'conta futura'; votação será retomada na quarta-feira (22) por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  19/04/2015  GUSTAVO LIMA/CÂMARA DOS DEPUTADOS Adiamento da votação dos destaques do PL foi decidido enquanto trabalhadores se manifestavam nas ruas em todo o país Brasília – A pressão das manifestações populares contra o Projeto de Lei (PL) 4.330, que trata da terceirização, e a repercussão contrária ao texto nas redes sociais provocaram mais do que o adiamento da apreciação da matéria na Câmara dos Deputados, decidido na quarta-feira (15).

Noam Chomsky: “Bruxelas e os bancos alemães estão a destruir a Grécia”

Imagem
Numa entrevista ao Euronews, o linguista, filósofo e ativista político defendeu o perdão da dívida da Grécia e de outros países como Espanha e Portugal. Sublinhando que “a Europa tem problemas sérios”, Chomsky frisou que “alguns desses problemas resultam de políticas económicas concebidas pelos burocratas, em Bruxelas, sob pressão da NATO e dos grandes bancos, principalmente alemães”.   ESQUERDA.net   - 20 de Abril, 2015 -  “O Syriza ganhou força na base de uma vaga popular, que disse que a Grécia não se devia continuar a sujeitar às políticas de Bruxelas e aos bancos alemães, que estão a destruir o país”, avançou Noam Chomsky durante uma  entrevista  ao Euronews, conduzida por Isabelle Kumar. O linguista, filósofo e ativista político afirmou ainda que “o efeito destas políticas foi, na verdade, aumentar a dívida da Grécia em relação à produção de riqueza”, reforçando que “metade dos jovens estão no desemprego, 40% da população vive abaixo do limiar da pobreza e a Grécia está a s