Postagens

Mostrando postagens de abril 9, 2015

Sauditas enfrentam derrota no Iêmen e instabilidade em casa

Imagem
Os iemenitas determinam o próprio futuro 14/4/2015,  [*] Mike Whitney ,  Counterpunch Saudis Face Defeat in Yemen and Instability at Home Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu   POSTADO POR  CASTOR FILHO "Tirem as mãos do Iêmen" No seu esforço para impedir o crescimento de “qualquer governo da região que conte com apoio da população”, os EUA uniram-se à guerra selvagem, de aniquilação, que a Arábia Saudita faz contra tribos rebeldes no norte do Iêmen, os houthis [também conhecidos pelo nome do movimento político ao qual os houthis se integram,  Ansar Allah  (Apoiadores de Deus)].

Após protestos, Câmara adia votação de projeto da terceirização

Imagem
Proposta foi alvo de manifestações, organizadas por centrais sindicais, em pelo menos 18 estados por Redação —  publicado  15/04/2015 20:39,  última modificação  15/04/2015 20:41 Carta Capital                                                              Wilson Dias/ Agência Brasil Eduardo Cunha e líderes dos partidos decidiram votar PL 4330 na semana que vem O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou um acordo, na sessão desta quarta-feira 15, que adia mais uma vez a votação do  projeto de lei da terceirização  (PL 4330/04). A proposta é  alvo de manifestações , organizadas por centrais sindicais e movimentos sociais, em pelo menos 18 estados. Com isso, a previsão é que o projeto seja votado apenas na próxima quarta-feira 22.

Bach Matthäuspassion - Thomanerchor "Kommt, ihr Töchter, helft mir klagen"

Imagem
marcos Aquino Bach Matthäuspassion - Thomanerchor "Kommt, ihr Töchter, helft mir klagen"

Edgar Morin integra frente de intelectuais franceses contra a 'barbárie da sonegação'

Imagem
'Devemos resistir a uma forma de barbárie que é gelada: a barbárie do cálculo e dos juros. Sou contra a sonegação e os procedimentos do HSBC' Antoine Peillon, do La Croix  na Carta Maior Desde o dia 12 de fevereiro, o inquérito sobre o "furto coletivo" de oito cadeiras da agência do HSBC em Bayonne (na parte francesa do País basco) enfrenta dificuldades aparentemente intransponíveis. No dia 18 de fevereiro, três destas cadeiras foram encontradas durante uma ação de busca e apreensão na sede da organização ambientalista Bizi ("Viver" em basco).   A associação havia realizado, em plena luz do dia e com rostos descobertos, uma "requisição cidadã" de móveis daquela agência em protesto contra o esquema de evasão fiscal organizada pelo banco HSBC, no montante de 180 bilhões de euros – o crime financeiro revelado alguns dias antes, no chamado caso Swissleaks.

BBC: O que significa para Cuba sair da 'lista negra' dos EUA?

Imagem
Em dezembro, EUA e Cuba anunciaram um acordo para reestabelecer as relações diplomáticas A retirada de Cuba da lista americana de países patrocinadores do terrorismo simboliza o fim de um dos maiores entraves à normalização da relação entre os dois países, mas o fim do embargo econômico ainda é incerto.

O que aconteceu com Petrobras?

Imagem
Fonte: China Daily   RIO DE JANEIRO,13 de abril (Diário do Povo Online) – O gigante petrolífero brasileiro, Petrobras, fechou recentemente um contrato de financiamento com China Development Bank, no valor de 3,5 bilhões de dólares, para aliviar a dificuldade enfrentada pela empresa brasileira.

Netanyahu compara Irã ao nazismo

Imagem
Sputnik News O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, comparou o Irã ao governo nazista em uma cerimônia dedicada ao dia da lembrança do Holocausto, em Israel, nesta quarta-feira. Netanyahu fez um alerta para que o Irã não seja capaz de produzir armas nucleares.

DW: Colômbia anuncia retomada de ataques aéreos contra as Farc

Imagem
Presidente Juan Manuel Santos ordena que Exército realize bombardeios sobre acampamentos da guerrilha. Decisão é tomada após investida da milícia no sudoeste do país, que deixou 11 militares mortos. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, ordenou nesta quarta-feira (15/04) a retomada dos bombardeios aéreos do Exército sobre os acampamentos das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A decisão foi tomada após um ataque realizado pela guerrilha, que deixou 11 militares mortos e ao menos 17 feridos.

Senado aprova PEC do Comércio Eletrônico e promulgação será amanhã

Imagem
Criado em  15/04/15 21h54   Por  Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil  Edição: Stênio Ribeiro  Fonte: Agência Brasil O Senado aprovou hoje (15), em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 197/12), conhecida como PEC do Comércio Eletrônico, que fixa novas regras para a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações de venda de produtos pela internet ou por telefone.

Com a mão no queixo Agripino, acusado de receber R$ 1 milhão em propina, assiste a discurso contra a corrupção

Imagem
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) foi preso na Operação Pororoca, da Polícia Federal, conforme notaram comentaristas. Ele aparece  na frente, à direita de Agripino Maia. Da Redação do Viomundo O Brasil ingressou esta tarde em um novo capítulo na História da cara-de-pau, quando líderes da oposição receberam no Congresso representantes dos movimentos que promoveram as manifestações de 15 de março e 12 de abril.

Fim da integração do transporte na Região Metropolitana é bomba estourando no colo de Fruet

Imagem
Blog do Esmael A quebra de braço entre o governador Beto Richa (PSDB) e o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), que resultou no fim da integração financeira do transporte coletivo de Curitiba com a Região Metropolitana, atingiu de maneira nefasta um grande número de moradores das cidades no entorno da capital. Foi um duro golpe principalmente nos trabalhadores mais carentes, que dependem de ônibus e se locomovem por grandes distâncias para chegar ao trabalho.

Israel: Um quarto dos sobreviventes do Holocausto vive na miséria

Imagem
Um relatório publicado em Israel na segunda-feira revela também que três quartos dos sobreviventes do massacre nazi consideram que o Estado de Israel não os tem tratado de modo adequado. Em Israel, 25% dos sobreviventes do holocausto vive abaixo do limiar de pobreza - Foto de Dan Iggers/flickr Nas vésperas do Dia da Recordação do Holocausto (Yom Hashoah), a Fundação Beneficente das Vítimas do Holocausto em Israel publicou nesta segunda-feira (13/04) um relatório que aponta que pelo menos um quarto dos 189 mil sobreviventes do nazismo vive no país, abaixo do limiar da pobreza.

“Censura bolivariana”: a hipocrisia da TV Cultura diante do fim da “parceria” com a Rede Minas

Imagem
Postado em   15 abr 2015 por :   Kiko Nogueira   Durante um período, ali pelos anos 90, a TV Cultura de São Paulo era um caso clássico de emissora elogiada por muita gente, especialmente por quem nunca assistiu seus programas. Mal comparando, mais ou menos como o “Ulisses”, de James Joyce, a obra-prima consagrada por milhões que nunca a leram.

Sindicalistas e MST sobem o tom, ameaçando denunciar quem aprovou terceirização nos postes de todo o Brasil

Imagem
publicado em 15 de abril de 2015  por Luiz Carlos Azenha - no Viomundo Representantes dos movimentos sociais subiram o tom nos últimos dias em relação à ameaça de que a conta do ajuste fiscal realizado pelo governo Dilma fique nas costas dos trabalhadores.

Lava Jato: O espetáculo continua

Imagem
Mais uma vez, vemos um julgamento se dar inteiramente na imprensa. Qual o preço dessa irresponsável promiscuidade entre Ministério Público e mídia? Miguel do Rosário - na Carta Maior Agora entendo porque os procuradores da Lava Jato e o juiz Sergio Moro “pediram à mídia” para pressionar as instâncias superiores do Judiciário. O espetáculo não pode parar. E tem de ser rápido, para confundir a opinião pública, produzindo um clima de caos. A mídia sempre gostou de coisas rápidas e confusas, que ela controla em função das enormes equipes que só ela consegue mobilizar para manter o controle sobre esse tipo de narrativa.

Ator americano vai a evento da CUT, chama Lula de herói e protesta contra PL 4330

Imagem
Ator americano foi a evento da CUT em São Paulo.Ele segurou cartaz contra a regulamentação da terceirização. O ator americano Danny Glover, ativista dos direitos humanos e ligado a centrais sindicais dos Estados Unidos, participou de evento da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em São Paulo, nesta terça-feira (14) e elogiou o ex-presidente Lula, que estava no local. “Meu herói”, disse o ator ao se encontrar com Lula

Trabalhadores protestam na Fiesp, apoiadora do projeto de terceirização

Imagem
Manifestação começou às 15h, na avenida Paulista, em São Paulo. Outros movimentos sociais e professores em greve também irão se juntar ao ato na avenida Paulista por  Redação RBA   publicado  15/04/2015 16:56,  última modificação  15/04/2015 18:10 DIVULGAÇÃO / PODEMOS MAIS Araújo: Congresso anda na contramão, porque permitir a terceirização total terá sério impacto na Previdência Social São Paulo – Trabalhadores e dirigentes sindicais protestam contra o Projeto de Lei 4.330, que amplia a terceirização no país, desde as 15h de hoje (15), em frente à sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na avenida Paulista. A entidade, uma das grandes apoiadoras do PL, é considerada por sindicalistas o símbolo do movimento pela retirada de direitos trabalhistas. Para o presidente da CUT, Vagner Freitas, o empresário brasileiro não quer criar emprego, mas ganhar dinheiro. "Usa uma desculpa de que o projeto é pra gerar segurança jurídica, e o que eles qu

Advogado de Vaccari Neto diz que prisão foi injusta e sem razão

Imagem
O advogado de defesa do tesoureiro do PT, Luiz Flávio Borges D’Urso, informou nesta quarta-feira (15) que vai entrar com habeas corpus para derrubar o decreto de prisão preventiva contra João Vaccari Neto. Ele considerou "muito estranha a decretação dessa prisão preventiva”. As ponderações do advogado foram publicadas no  Estadão . Daia Oliver/R7   O advogado contou que foi surpreendido com o mandado de prisão preventiva cumprido nesta manhã (15). "Não sabemos ainda as razões da decretação", apontou. Novamente o criminalista rechaça com veemência as suspeitas contra Vaccari a partir de delações premiadas que acusam o tesoureiro de envolvimento com esquema de corrupção e propinas na Petrobras. Ele afirma que “no mérito não há nenhum elemento de prova, absolutamente nenhuma prova que venha confirmar palavra de delatores que apontam qualquer situação pessoal de Vaccari e envolvimento com algum esquema de ilicitude". 

Aposentadoria rural: Governo anuncia medida para desburocratiza-la

Imagem
No encontro com trabalhadores rurais, a presidenta Dilma reafirmou o compromisso do governo com a implantação do Plano Nacional de Reforma Agrária. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR O ministro do Desenvolvimento Agrário,  Patrus Ananias , afirmou que o governo enviará proposta ao Congresso para simplificar o processo de aposentadoria dos trabalhadores rurais. A medida foi anunciada pela presidenta  Dilma  em reunião com os representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), nesta quarta-feira (15), no Palácio do Planalto.

A prisão de Vaccari: o forno do Moro não deixa a coxinha esfriar

Imagem
Autor: Fernando Brito Tem-se de reconhecer: o “timming” do Dr. Sérgio Moro é digno dos melhores diretores de filme policial. Não permite que o ritmo caia, cria a todo momento fatos que alimentam o clima de tensão permanente. Gente que está há meses com seu sigilo bancário quebrado, com todas as suas movimentações financeiras expostas faz tempo vão sendo presas em doses, mantendo a “chapa quente” e um clima de apreensão e gritaria da mídia.

Paulo Moreira Leite: PASSOS CALCULADOS E MEDIDOS DE SERGIO MORO LEVAM JOÃO VACCARI A PRISÃO

Imagem
por  Paulo Moreira Leite  -  15 de abril de 2015 "Parece antecipação da pena," reage Pedro Serrano, um dos principais constitucionalistas do país João Vaccari Neto, tesoureiro do Partido dos Trabalhadores desde 2010, foi preso quando saia de casa para caminhar, hoje de manhã. Num despacho sobre a prisão, o juiz Sérgio Moro associou Vaccari a pagamentos a uma gráfica responsável por publicações da CUT e dois sindicatos de trabalhadores, metalúrgicos e bancários.

Zelotes: Alvo de escândalo bilionário de corrupção, o Carf deveria ser extinto?

Imagem
Mariana Schreiber Da BBC Brasil em Brasília Segundo investigações da Operação Zelotes, conselheiros suspendiam julgamentos e alteravam votos em favor de empresas em troca de pagamentos Denúncias de um esquema bilionário de corrupção colocaram o Carf - um órgão até então desconhecido pela grande maioria dos brasileiros – no olho do furacão.

Patriarca Laham lança um apelo humanitária por Allepo

Imagem
Damasco- SANA -  ORIENTE.mídia O Patriarca Gregório III Laham, Patriarca de Antioquia e de todo o Oriente, Alexandria e Jerusalém da igreja católica melquita, lançou um apelo humanitário e de consciência pela cidade de Aleppo. Em uma coletiva  de imprensa realizada na Catedral Saidat al-Niyah em Damasco, o Patriarca pediu à comunidade internacional para parar os ataques terroristas contra Aleppo e em toda a Síria.

“Recuperação espetacular” da economia dos EUA vira pó em semanas

Imagem
Sputnik News Em entrevista exclusiva a Sputnik, Antônio Gelis, professor de Estratégia Internacional da FGV – Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo, questionou: “Quem ainda acreditará quando ‘The Economist’ e ‘Wall Street Journal’ anunciarem novamente o fim da ‘recessão’?”

Prisão de Vaccari é desculpa para derrubar Dilma e extinguir o PT

Imagem
Posted by  eduguim  on 15/04/15 • Categorized as  Opinião do blog Vamos resumir a situação política no Brasil, sem mais delongas. O que está acontecendo é o seguinte: a pesquisa Datafolha recém-divulgada mostrou que 63% do eleitorado quer o impeachment de Dilma. A partir daí, a maioria conservadora que se formou no Congresso começou a ser pressionada “pelas ruas” a derrubar Dilma e acabar com o PT. A prisão do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, nesta terça-feira (15), insere-se nesse contexto.

Paulo Nogueira: Vaccari preso e Perrela solto.

Imagem
Postado em   15 abr 2015 por :   Paulo Nogueira Vaccari Tento me situar nas redes sociais em torno do caso de Vaccari, o tesoureiro do PT preso hoje com o habitual alarido pela Polícia Federal em mais um capítulo da Lava Jato. Digito Vaccari, no Twitter, e dou no jornalista da Globo Jorge Bastos Moreno. Num espaço de 140 caracteres, que é de um tuíte, Moreno julgou e condenou em rito sumário Vaccari.

Pepe Escobar: Nova Rota da Seda encontra a União Eurasiana

Imagem
10/4/2015,  [*] Pepe Escobar ,  Sputnik News    New Silk Road Meets Eurasian Union Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO A Rota da Seda  (foto:  Martha Jong-Lantink) Qualquer delírio desejante – excepcionalista – de que Rússia e China abandonem sua sólida parceria estratégica “ganha-ganha”, cuidadosamente arquitetada para atender aos interesses nacionais dos dois países, foi atropelado por uma visita crucial que Wang Yi, Ministro de Relações Exteriores da China, fez a Moscou.

DW: UE acusa Google de abusar de posição de liderança

Imagem
Para Comissão Europeia, empresa americana privilegia seu serviço Google Shopping em resultados de buscas na internet. Investigação vai verificar se sistema operacional Android viola leis europeias de concorrência. Comissária europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, anuncia queixa contra a Google Após quase cinco anos de investigações, a Comissão Europeia notificou formalmente a empresa americana Google, nesta quarta-feira (15/04), por abuso de sua posição dominante no mercado de buscas online. A comissária europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, acusou a empresa de usar sistematicamente seu serviço de buscas para promover o próprio serviço de comparação de preços, o Google Shopping. Na interpretação da Comissão, os usuários não recebem os resultados mais relevantes de suas buscas, que são distorcidas para favorecer ofertas do Google Shopping.

Velha mídia em crise: SBT demite 46 funcionários após cancelar jornal Notícias da Manhã

Imagem
Neila Medeiros apresenta o telejornal Notícias da Manhã, extinto pelo SBT na última sexta-feira (10) Notícias da TV O SBT demitiu na tarde desta terça-feira (14) 46 funcionários que trabalhavam no Notícias da Manhã, telejornal que foi ao ar até a última sexta (10). Metade deles trabalhava na Redação como produtores e pauteiros e o restante estava na parte técnica. A emissora confirma os cortes e justifica que não conseguiu reaproveitar todos os empregados após o cancelamento do jornalístico.

Dilma aos blogueiros: o que eles chamam de crise é normal na política

Imagem
  "Muito do que se considera crise ocorre sistematicamente no Congresso", avaliou Dilma Rousseff, na manhã desta terça-feira (14) em entrevista exclusiva a blogueiros. A presidenta demonstrou calma em relação ao momento turbulento para o governo e projetou a recuperação da economia a partir do final do ano. Por Luis Nassif e Cíntia Alves, no Jornal GGN Apesar de os jornais noticiarem diariamente problemas com aliados políticos, resistência ao ajuste fiscal, manifestações de direita contrárias ao governo e até os pedidos de impeachment, a avaliação de Dilma diante do cenário é de que esse clima de terceiro turno deve ser encerrado em breve. "A chegada de [Michel] Temer na negociação política vai dar um grande salto. Nao é uma mágica qualquer, é uma negociação", ponderou.

Banco Central indica que o país voltou a crescer em fevereiro

Imagem
Criado em  15/04/15 10h05  e atualizado em  15/04/15 10h25   Por  Daniel Lima  Edição: Marcos Chagas  Fonte: Agência Brasil A atividade econômica registra expansão de 0,36% em fevereiro ante a janeiro, quando o Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br) apresentou queda de 0,11% na comparação com o mês anterior. Pelo levantamento, o índice subiu de 145,50 pontos para 146,03 pontos. Os dados estão dessazonalizados. Isso significa que já estão descontados os impactos que diversos fatores têm sobre a economia em determinadas épocas do ano.

A PETROBRAS E O FATOR POLÍTICO

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Jornal dos Economistas-RJ) - A questão da Petrobras mantém, neste momento, a situação do país em suspenso. Trata-se não apenas de um problema jurídico, mas do futuro da nossa maior empresa nacional e de dezenas de setores da economia brasileira, que vão da indústria naval à química, com implicações de toda ordem e a ameaça de eliminação de milhares de empresas e empregos. Mas os problemas vão além dos casos de corrupção na empresa? Como poderia estar sua situação se não fosse isso?

Se Noblat fosse jornalista faria reportagem denunciando Dilma, não fofoca

Imagem
Posted by  eduguim  on 14/04/15 • Categorized as  Opinião do blog Há cerca de um ano, o colunista e blogueiro das Organizações Globo Ricardo Noblat falou a um curso de jornalismo sobre “Como criar um blog”. Em vídeo divulgado na internet, afirmou que “um blog jornalístico” tem que “respeitar as regras universais do jornalismo”.

Eduardo Galeano: os imorríveis

Imagem
'Somos como um vento que não morre quando a vida se acaba. Não creio em outra imortalidade, porque estou certo de que nós sobrevivemos na memória' Stella Calloni - La Jornada  na Carta Maior Dizem que Eduardo Galeano faleceu ontem, mas parece impossível aceitá-lo, porque se há um escritor bastante vivo na América Latina hoje é ele, que fez da palavra o maior jogo da imaginação para a vida.   Quando me presenteou com seu livro  Las Palabras Andantes  (1993, sem título em português) – num encontro em Montevidéu, anos atrás, e depois me deu todas as primeiras edições dos que lançou pela editora El Chanchito, criada por ele nos Anos 80 –, senti que era um trabalho que estava grávido de magia, tive o prazer de dizer isso a ele. Num dos parágrafos, podemos ler a melhor definição sobre seu próprio caráter: “Por favor, eu lhe rogo, não me ofenda você perguntando se essa história ocorreu. Eu lhe estou oferecendo para que você faça que ela ocorra. Não lhe peço que descreva a

Sessão Solene em homenagem aos 50 anos da Globo foi na medida

Imagem
  A Câmara dos deputados realizou uma sessão solene nesta terça-feira (14) em homenagem à TV Globo, que no próximo dia 26 completará 50 anos de fundação. A sessão fez justiça à emissora fundada por Roberto Marinho: aconteceu sem povo, foi autoritária e medíocre. 

Globo ladeira abaixo: Após deixar Globo, Barrichello vai para o SBT e concorrerá com Galvão

Imagem
Rubens Barrichello e Galvão Bueno no lançamento do livro Fala, Galvão, em São Paulo Por  PAULO PACHECO - Notícias da TV Seis meses após sair da Globo, Rubens Barrichello terá um programa no SBT e concorrerá com Galvão Bueno. O ex-piloto comandará Acelerados, que irá ao ar nas manhãs de domingo, praticamente o mesmo horário do início das transmissões da Fórmula 1. O SBT já está vendendo cotas de patrocínio e ações de merchandising na atração sobre automobilismo. Barrichello comentou Fórmula 1 ao lado de Galvão até outubro de 2014, quando não teve o contrato renovado com a emissora.

Cazuza - Burguesia

Imagem

A OAB E A DEMOCRACIA

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Jornal do Brasil) - O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, esteve na sexta-feira passada em Minas Gerais, onde se dirigiu a cerca de 3.000  advogados mineiros, na cidade de Montes Claros. Na abertura da XV Conferência Estadual dos Advogados de Minas Gerais, ele lembrou que “para os males da democracia, mais democracia”, que a “corrupção é a  negação da República”, e que “o propósito de investigar profundamente não pode implicar a violação dos princípios básicos do Estado de Direito.

DW: Obama pede retirada de Cuba da lista do terrorismo

Imagem
Presidente americano comunica intenção ao Congresso, que terá 45 dias para analisar o assunto. Medida é o mais importante passo no processo de restabelecimento das relações diplomáticas entre Washington e Havana. O presidente dos EUA, Barack Obama, comunicou nesta terça-feira (14/04) ao Congresso americano que pretende retirar Cuba da lista de Estados que apoiam o terrorismo. A medida era a principal exigência de Havana nas negociações para o pleno restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.