Postagens

Mostrando postagens de março 30, 2015

Paulo Arantes: “Se você tem uma massa revoltada, proletária e que vai te massacrar é porque você perdeu”

por Caio Castor Filósofo Paulo Arantes, durante o encontro dos seminários da FFLCH-USP: Vendo o vídeo do Caio eu me lembrei (eu era militante na época) das Marcha da Família com Deus em 64, que também foram bem numerosas e bem impressionantes. Depois do golpe ainda houve uma outra marcha de confraternização. Então é a primeira vez que eu vejo isso vivo novamente em 50 anos.

Eduardo Guimães: O Jesus que não vai ressuscitar hoje – nem nunca

Imagem
Posted by  eduguim  on 05/04/15 • Categorized as  Crônica Se o Brasil precisava de um simbolismo para alertar a sociedade quanto à ascensão dessa direita hidrófoba, racista, misógina, homofóbica que estamos vendo, não precisa mais. Escrevo no domingo de Páscoa. Hoje, pela fé cristã, a ressureição de Jesus Cristo completou 1982 anos. Filho da mulher chamada Maria, tombou vitimado pela ignorância, pela covardia e pela mesma ferocidade humana que quase dois milênios depois levaram um Jesus de novo.

MAIOR FORTUNA DO HSBC TEM ELO COM PRIVATIZAÇÃO DE FHC

Imagem
Família Steinbruch, capitaneada pelo empresário Benjamin, aparece com a maior fortuna brasileira no HSBC e, provavelmente, uma das maiores do mundo: nada menos que US$ 543 milhões; dono do grupo Vicunha, que enfrentava dificuldades no setor têxtil, Benjamin deslanchou depois de contratar como assessor, ainda em 1995, o filho do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Paulo Henrique, como assessor especial; na era das privatizações, Benjamin comprou a Companhia Siderúrgica Nacional, a Light e até a Vale, sempre com apoio do BNDES ou dos fundos de pensão estatais; em nota, a família Steinbruch afirmou que não irá comentar "vazamentos ilegais"

DW: Papa pede fim da violência no mundo e elogia acordo nuclear com Irã

Imagem
Em mensagem de Páscoa, pontífice apela pelo fim das agressões em regiões de crise, especialmene África e Oriente Médio. Para ele, acordo entre Teerã e potências ocidentais pode ser "passo rumo a mundo mais seguro". O papa Francisco pediu neste domingo (05/04) o fim da violência e da perseguição na África e no Oriente Médio, durante sua mensagem de Páscoa, diante de dezenas de milhares de fiéis, reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, apesar da chuva. O pontífice pediu que todas as "pessoas de boa vontade" rezem por aqueles que perderam a vida por causa da violência.

Artigo 171: assim operam os Procuradores

Imagem
E são esses que querem uma Constituição só pra eles … Os Procuradores da Lava jato, também conhecidos como  fanfarrões , se dispuseram a posar para a  Fel-lha  como “Os Intocáveis”, do Brian de Palma - http://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Intoc%C3%A1veis Foi um momento assim, digamos, horário nobre, Babilônia … Um deles, dos mais famosos, que parece se concentrar nos  crimes ainda não cometido s, deu um mau passo. Revelou a natureza viciada da investigação: 

Hezbollah estará empurrando a guerra saudita de volta ao poleiro de onde nunca deveria ter saído?

Imagem
Unidades do Hezbollah movimentam-se em território saudita 3/4/2015,  [*] Gordon Duff ,  Veterans Today Will Hezbollah bring Saudi's war on Yemen home to roost? Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu   POSTADO POR  CASTOR FILHO O vídeo acima   mostra uma unidade do Hezbollah saindo do Iraque e entrando na Arábia Saudita. Vê-se no filme uma instalação militar saudita. O que se ouve é o seguinte:

Argentina rebate falácias de representante estadunidense

Imagem
Buenos Aires, 5 abr (Prensa Latina) A Argentina qualificou hoje de comentários ingerencistas aqueles proferidos pela figuraa pública do governo estadunidense sobre o comportamento da política e economia deste país. Em um comunicado, a Chancelaria afirma que diferente dos Estados Unidos, Argentina não costuma opinar a respeito das questões internas de outros países ainda que, sim, critique e seguirá criticando a ingerência nos assuntos internos de outras nações.

Mercenários dos EUA lucram com fracasso da guerra às drogas no Afeganistão

Imagem
A antiga empresa de mercenários Blackwater recebeu mais de 500 milhões de euros para ajudar a erradicar o cultivo de ópio no Afeganistão. Mas nunca houve tanto ópio cultivado como agora, reconhece a ONU. Foto DVIDSHUB/Flickr ESQUERDA net Depois de envolvida e acusada pela violência e assassinatos de civis no Iraque, a empresa de mercenários Blackwater mudou o nome para Xe em 2010 e depois para Academi. Uma investigação do jornal inglês Guardian revela que desde a invasão norte-americana do Afeganistão em 2002, a Blackwater/Xe/Academi recebeu cerca de 569 milhões de dólares (quase 530 milhões de euros ao câmbio atual) para dar apoio às tropas afegãs na luta contra o narcotráfico.

Luis Nassif: A oportunidade do Bolsa Família digital

Imagem
DOM, 05/04/2015 - 20:04 Luis Nassif Se a presidente Dilma Rousseff precisa de uma bandeira nova, inclusiva, moderna, tem à mão o melhor programa possível, a TV digital, desde que corretamente encaminhado. No dia 29 de abril próximo o Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) vai decidir os rumos da faixa de 700 MHz e iniciar a transição para a TV Digital.

A poderosa RBS, afiliada da TV Globo sonegava sem saber. Haja caradura!

Imagem
Por Altamiro Borges A poderosa RBS, afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e dona do jornal Zero Hora – entre vários outros veículos de comunicação –, está na berlinda. Ela foi uma das 12 grandes empresas flagradas pela Polícia Federal subornando conselheiros da Receita Federal para sonegar impostos. Segundo as provas já coletadas pela “Operação Zelotes”, ela devia R$ 672 milhões ao Fisco, mas pagou propinas para se livrar da cobrança. Descoberta na fraude fiscal, num primeiro momento ela jurou inocência: “A RBS desconhece a investigação e nega qualquer irregularidade em suas relações com a Receita Federal”. Na semana passada, porém, ela mudou de versão na maior caradura.

Rede Globo ladeira abaixo: Babilônia fracassou por uma única razão

Imagem
Postado em   05 abr 2015 por :   Paulo Nogueira Más notícias Tanta discussão em torno do  flop  monumental de Babilônia quando a explicação cabe numa palavra: internet. Tevê é uma mídia em extinção na Era Digital, e não há nada que se possa fazer quanto a isso. Até a internet, as mídias que surgiam acabavam se acomodando com as demais. Um caso clássico é o rádio, que sobreviveu com o advento da tevê.

DILEMAS: Uso de cannabis para tratamentos reacende debate sobre cultivo e combate ao tráfico

Imagem
Efeitos terapêuticos comprovados de um lado, leis contraditórias e moralismos de outro, barram a necessária discussão sobre o uso da erva para fins diversos por  Maurício Thuswohl   publicado  05/04/2015 10:44,  última modificação  05/04/2015 11:02 PETE STARMAN / GETTY IMAGES Afinal, a  Cannabis sativa  é ou não uma boa droga? Ainda aprisionada em uma redoma de argumentos morais, ideológicos e, às vezes, técnicos, a discussão sobre a maconha está novamente povoando corações e mentes desde o início do ano, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu reclassificar um dos componentes da planta – o canabidiol ou CBD – da categoria das substâncias proibidas para a categoria dos medicamentos de uso controlado.

Por que a hostilidade crescente contra a Globo?

Imagem
Autor: Miguel do Rosário A Globo passa por uma profunda crise de imagem, e que só tende a piorar, porque o seu jornalismo piora a cada dia. Seu jornalismo torna-se cada dia mais e mais manipulador, mais e mais mentiroso. As verdades são transformadas em mentiras, através de um processo de manipulação cada vez mais sofisticado e mais cínico.

Miroslav Lazanski: A balcanização da Ucrânia

Imagem
A guerra que devasta atualmente a Ucrânia internacionaliza-se. As clivagens que aparecem nos Balcãs não são novas. Já existiam durante o desmembramento da Jugoslávia e, anteriormente, durante a Segunda Guerra mundial. Para Miroslav Lazanski, e uma velha divisão que se repete REDE VOLTAIRE -  BELGRADO (SÉRVIA)  -  5 DE ABRIL DE 2015   FRANÇAIS    СРПСКИ    DEUTSCH    ITALIANO    ESPAÑOL    TÜRKÇE   Enquanto os voluntários croatas se juntam ao exército ucraniano para combater os Novorrussos, a pró-Estados Unidos Kolinda Grabar-Kitaroviæ tornou-se, em 18 de Fevereiro de 2015, presidente da Croácia. O seu país, que se prepara para facilitar o desmembramento da Servia amputando-a da Voivodina, deveria logicamente implicar-se oficialmente na guerra na Ucrânia. Repetindo o passado, os croatas aliam-se ao império do momento contra a Rússia. Lev Tolstoi escreveu, em Guerra e paz, que "Na véspera do ano de 1812, houve uma concentração dos poderes na Europa ocidental, partindo

Ricardo Berzoini e a crise brasileira: 'tem de saber jogar em qualquer gramado'

Imagem
Ministro acredita que caminho para atravessar período difícil do país é chamar todos os partidos e elaborar uma agenda mínima. Inclusive para a comunicação por  Eduardo Maretti e Paulo Donizetti de Souza   publicado  05/04/2015 15:08,  última modificação 05/04/2015 15:14 FOTOS: GERARDO LAZZARI/RBA 'Precisamos pensar em qual é o interesse público e qual a forma de termos um diálogo construtivo com todos que defendem posições diferenciadas sobre a regulação da mídia, para construir um projeto que seja viável de ser aprovado' "Otimista, mas não ingênuo", como diz, o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, observa que os desafios são maiores diante de uma base aliada heterogênea. "É preciso ter capacidade de identificar quais os pontos de convergência para uma agenda para 2015, um ano difícil, porque temos restrições orçamentárias", afirma.

Da Justiça, o que principalmente se espera é bom senso

Imagem
Quando suas decisões afetam não apenas o réu e sua vítima, mas centenas, milhares de cidadãos, o promotor deve acusar e o juiz, julgar, com a mente e o coração voltados para o que ocorrerá, in consequentia. Por Mauro Santayana Agência Brasil   Nos últimos anos, a nação tem tido, na área de obras públicas, bilhões de reais em prejuízo. E isso não apenas devido a falhas de gestão – que, com a exceção dos Tribunais de Contas, não devem ser analisadas pelo Judiciário – ou de casos de corrupção, alguns com mais de 20 anos. Houve também a paralisação – a caneta – de grandes obras de infraestrutura. Belo Monte, a terceira maior hidrelétrica do mundo, em construção na Amazônia em um momento que o país precisa desesperadamente de energia, teve suas obras judicialmente suspensas por dezenas de vezes, o que também contribuiu para que se somassem meses, anos de atraso ao seu prazo de entrega; e também para a multiplicação de seus custos.

Procuradores na capa da Folha violam código de ética do MP

Imagem
O que existe de mais nojento, egoísta, cafajeste, no pensamento da nossa elite, está expresso na verdadeira campanha política e midiática que os procuradores da Lava Jato estão fazendo para que os executivos das empreiteiras não tenham seus direitos de defesa assegurados, e para que o governo não celebre acordos de leniência com vistas a preservar empregos e tecnologia acumulada. Por Miguel do Rosário, publicado no Tijolaço Reprodução   Além disso, os procuradores violam diversas leis e códigos de ética ao posarem desta maneira para a capa de um jornal. Para início de conversa, violam o Código de Ética do Ministério Público, que exige zelar pela impessoalidade na relação com a imprensa. Esse código, como toda a lei, obedece a um espírito de justiça e a um princípio democrático. O procurador representa o lado da acusação. É o Estado acusador. Para haver equilíbrio, dever-se-ia mostrar também o lado da defesa.

Grande Colisor de Hádrons foi relançado

Imagem
Sputnik News Este domingo, o Grande Colisor de Hádrons voltou a trabalhar. Segundo o chefe da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), Rolf Heuer, no final de maio, o colisor quase dobrará a potência  que tinha  sido alcançado até à parada em 2013.

A lista dos 38 brasileiros com mais de 50 milhões de dólares no HSBC

Imagem
No DCM Do  uol : Milionários brasileiros utilizaram 97 contas no banco HSBC da Suíça, segundo registros de 2006 e 2007, e fizeram uso de 68 empresas conhecidas como “offshores” para movimentar os seus recursos. Essas companhias ficam em paraísos fiscais, como Panamá e Ilhas Virgens Britânicas, no Caribe. São usadas principalmente por quem quer pagar menos impostos. Se o envio e depósito dos valores em offshores e a volta dos recursos ao país de origem forem declarados, não há ilegalidade. Essas empresas, porém, podem servir a propósitos ilícitos, como ajudar a camuflar dinheiro sem origem comprovada.

ALEMANHA: "As sementes do neonazismo estão germinando"

Imagem
Ex-prefeito diz que ataque incendiário a futuro abrigo de refugiados em Tröglitz, vilarejo no leste da Alemanha, é sinal de que xenofobia chegou a novo patamar. Em entrevista à DW, ele afirma ser momento de reagir. Manifestação de repúdio à xenofoibia em Tröglitz, após o ataque incendiário No início de março, Markus Nierth  renunciou  ao cargo de prefeito de Tröglitz, no leste da Alemanha. Ele não se sentia mais seguro para exercer a função, depois de sofrer ameaças de radicais de direita que se opõem à construção de um centro de refugiados no vilarejo, de cerca de 2.700 habitantes.

A Cidade (Clipe) - Chico Science & Nação Zumbi

Imagem

Capitalismo e consciência de classe: as ideias de Georg Lukács

Imagem
24/8/2010,  [*]  Chris Nineham ,  Counterfire Capitalism and Class Consciousness: the ideas of Georg Lukács Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu          POSTADO POR  CASTOR FILHO Georg Lukács  por  Liberati Texto integral (ing.) em:  Capitalism and Class Consciousness: the ideas of Georg Lukacs by Chris Nineham Excerto de Capitalism and Class Consciousness (aqui traduzido) Um filósofo ativista Lukács tornou-se revolucionário e marxista durante a maior onda de luta da classe trabalhadora em toda a história, desencadeada pela Revolução Russa ao final da Iª Guerra Mundial. Já conhecido como intelectual na Hungria, meses antes de unir-se ao recém criado Partido Comunista da Hungria em dezembro de 1918, descobriu-se de repente como líder, nos eventos que levaram à breve república soviética da Hungria, em 1919. Foi Comissário do Povo para a Educação e por um curto período de tempo, comissário político no front de combate.

Suiçalão: comprador da Vale tinha quase R$ 2 bilhões em conta secreta

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Em 2012, a ong Tax Justice Network  divulgou estudo  em que estimava a fortuna de brasileiros no exterior em mais de R$ 1 trilhão. Parte desse dinheiro faz parte da lista de contas secretas no HSBC suíço.

Os almoços grátis e a teoria econômica

Imagem
Não há forma de inventar leis naturais que possam descrever mecanicamente a vida e as decisões das pessoas e dos grupos sociais. Francisco Louçã na Carta Maior A lenda é esta: dois economistas discutiram se a economia se rege ou não por “leis naturais”, mecanismos implacáveis que determinam e descrevem os comportamentos das pessoas e grupos. Vilfredo Pareto (1848-1923), numa conferência acadêmica, explicou porque pensava que sim, que essas leis são as engrenagens da vida, no que foi contestado por Schmoller.

"A mensagem de Francisco é absolutamente subversiva"

Imagem
Bispo auxiliar comenta a ação do papa para a renovação da Igreja, na qual enfrenta a resistência dos tradicionalistas. Por Claudio Bernabucci, de Roma por  Claudio Bernabucci  —  publicado  05/04/2015  - na Carta Capital                                                                            Stefano Rellandini/Reuters/Latinstock Na Catedral de Nápoles, dia 21 de março, Francisco sofre o ataque das freiras de clausura liberadas para a ocasião De Roma Segundo o direito canônico, o papa adquire a potestade universal sobre a Igreja Católica ao ser eleito bispo de Roma e sucessor de São Pedro. O cuidado cotidiano da diocese romana, todavia, é delegado ao cardeal vigário e aos bispos auxiliares. Dentre eles dom Matteo Zuppi, ordenado por Bento XVI em 2012, tem a responsabilidade de supervisionar paróquias e igrejas do centro da cidade. Atento ao diálogo com a cultura laica e companheiro de importantes batalhas comuns, dom Matteo, 59 anos, tem um passado marcado pelo compro

PHA: Janio deixa FHC nu

Imagem
Roda, roda, roda e os tucanos tentam entregar o pré-sal à Chevron Como diria o Pedo Malan das ideias do Cerra – o que é novo não é bom; o que é bom não é novo. (Como se sabe, o Cerra combateu os oito anos do Malan na Fazenda.  Valia-se dos colonistas amigos, como o  dos chapéus , que atacava o que chamou de Ekipeconômica …) O Farol de Alexandria fez a 671a. aparição no PiG, nas duas últimas semanas.

A mídia e a greve mundial no McDonald's

Imagem
O McDonald's é um das maiores anunciantes na mídia brasileira, logo você não verá nada sobre os abusos trabalhistas nem sobre a greve mundial. Altamiro Borges - na Carta Maior Está agendada para 15 de abril uma “greve mundial” contra a rede estadunidense de fast-food McDonald’s. A previsão é de que o movimento tenha a adesão de 200 cidades de 35 países. O motivo é a brutal exploração exercida pela multinacional, que paga míseros salários e adota inúmeras práticas lesivas aos direitos trabalhistas. Os trabalhadores brasileiros participarão da jornada. 

Kiko Nogueira: Silvio Santos e o comentarista do SBT que criminalizou depressivos são a mesma pessoa.

Imagem
por :   Kiko Nogueira Silvio Santos é o bufão que ocupa os domingos na televisão desde 1930, fazendo a alegria de suas colegas de trabalho ou algo que o valha. Com sua peruca, o jeito de tiozão milionário do pavê, uma certa incontinência verbal, é fácil esquecer que ele contratou, enquanto você ria, um time de comentaristas que Mussolini não teria montado.

A diferença entre a morte de Thomaz e a de Eduardo. Por Paulo Nogueira

Imagem
por :   Paulo Nogueira Os pais de Eduardo E eis que no Twitter alguém transformou uma questão de alta complexidade numa coisa simples. Foi uma resposta a um texto da Folha que perguntava qual a dor maior, Eduardo ou Thomaz. Saiamos da platitude. Todos sabemos que a dor da perda de um filho é inominável.

Reforma Política: comissão ouve Temer e presidentes de partidos na terça (7)

Imagem
Por  Iolando Lourenço  Edição: Armando Cardoso  Fonte: Agência Brasil P residente do PMDB e vice-presidente da República, Michel Temer participa na terça-feira (7), às 14h30, na Comissão Especial da Reforma Política da Câmara, de  audiência pública sobre um novo sistema político a ser votado pelo Congresso. Temer foi convidado pela comissão e confirmou presença para falar de sistemas eleitorais e financiamento de campanhas. 

Cruz Vermelha apela para cessar-fogo imediato no Iêmen

Imagem
Agência de ajuda humanitária apela por abertura de rotas por pelo menos 24 horas e afirma que três carregamentos com assistência médica estão bloqueados pela coalizão militar liderada pela Arábia Saudita. DW O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) apelou neste sábado (04/04) para um cessar-fogo imediato de 24 horas no Iêmen, para viabilizar a entrega de ajuda médica necessária. A situação humanitária no país é crítica, segundo a entidade, e feridos estariam morrendo.

Gasto público em ensino no governo Lula e Dilma atinge 6,6% do PIB e supera os países ricos

Imagem
Em dez anos, verba para ensino médio aumenta quatro vezes  Após oito anos de expansão contínua, os gastos públicos brasileiros em educação atingiram uma proporção da renda nacional elevada para padrões mundiais. São 6,6% do PIB (Produto Interno Bruto, medida da produção e da renda gerada no país), segundo dados recém-apurados pelo governo e relativos ao ano de 2013. Em valores de hoje, algo como R$ 360 bilhões anuais.