Postagens

Mostrando postagens de março 25, 2015

Maranhão: escolas que homenageiam militares serão rebatizadas

Imagem
"Eles não merecem homenagens. Ditadura nunca mais", declarou o governador Flávio Dino (PCdoB). Revista Fórum Nesta terça-feira (31), data em que o golpe militar completa 51 anos, escolas estaduais do Maranhão cujos nomes homenageiam ditadores serão rebatizadas por determinação do governador Flávio Dino (PCdoB). “Amanhã, data do golpe de 1964, vamos trocar os nomes de escolas alusivos aos generais-ditadores. Não merecem homenagens. Ditadura nunca mais”, disse Dino em posts nas redes sociais.   A Secretaria de Estado da Educação identificou, em nove municípios maranhenses, dez instituições de ensino que possuíam nomes de ex-presidentes do regime militar. Na capital, São Luís,  a Escola Estadual Marechal Castelo Branco passará a se chamar Unidade Jackson Lago (ex-governador do estado). Em Imperatriz, o então Centro de Ensino Castelo Branco se tornará  Centro de Ensino Vinícius de Moraes. Em Timbiras, a escola batizada com o nome do ex-presidente Emílio Garrastazu Médi

Luis Nassif: Para entender o fenômeno Eduardo Cunha

Imagem
Luis Nassif No primeiro governo Lula, o núcleo real de comando do PMDB era composto por Michel Temer, Geddel Vieira Lima e Welington Moreira Franco. Sentavam, decidiam e, depois, vinha junto outros caciques, especialmente Eliseu Padilha, do Rio Grande do Sul, Renan Calheiros e José Sarney com seu grupo. Por fora corriam Orestes Quércia (SP), Luiz Henrique (SC), Jáder Barbalho (PA) e André Pucinelli (MS) O primeiro time era mais chegado a Fernando Henrique Cardoso; o segundo, a Lula. Razão, em 2002,  do PMDB ter apoiado a candidatura de Rita Camata para vice-presidente na chapa de José Serra.

Estudante brasileiro viaja à Rússia em preparação para ir ao espaço

Imagem
Sputnik News O estudante de engenharia elétrica da UNB – Universidade de Brasília, Pedro Nehme, de 23 anos, vai ser o segundo brasileiro – o primeiro civil – a ir ao espaço. Antes dele, Marcos Pontes, militar da FAB – Força Aérea Brasileira, fez parte, em 2006, de uma missão na Estação Espacial Internacional.

O faroeste onde só tem bandido e o tiroteio entre Caiado e Demóstenes

Imagem
  O redator do  Notas Vermelhas  confessa ser um fã dos filmes de faroeste do diretor Sérgio Leone. Uma das virtudes do genial diretor italiano foi romper com o esquematismo do bandido e mocinho muito bem definidos. Nos seus faroestes nem sempre esta demarcação é clara e o espectador fica com a impressão de que a trama só tem bandido. E realmente, em alguns faroestes não existem mocinhos. 

Levy não descarta criação de impostos para grandes fortunas.

Imagem
Criado em  31/03/15 22h13  e atualizado em  31/03/15 22h27   Por  Wellton Máximo  Edição: Fábio Massalli  Fonte: Agência Brasil O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, não descarta a criação de impostos para ajudar o governo a fazer o esforço fiscal necessário. Em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, ele sugeriu que essa seria uma medida limite caso o governo tenha dificuldades para cumprir a meta de superávit primário de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país).

Ibope vai chamar o Gilmar para ter de dar dados da audiência da TV?

Imagem
Autor: Fernando Brito Os sites especializados em televisão, como o  Notícias da TV , do UOL, e o TV Foco , estão noticiando que o Ibope diz que não cumprirá imediatamente a ordem de revelar ao SBT os dados confidenciais (?) de suas pesquisas de audiência em São Paulo. Alega que não tem nada a mostrar, embora, curiosamente, também explique que seria preciso esperar o retorno do processo á vara de origem, depois que o Superior tribunal de Justiça deu decisão terminativa á ação da emissora de Silvio Santo, que data de 2001. Mais curioso ainda é como o Ibope lutou bravamente para esconder este “nada a revelar”.

Assad: Não querem destruir o EI totalmente

Imagem
31.03.2015 Presidente Bashar al-Assad, da Síria: "A coalizão anti- ISIS  não quer que o Estado Islâmico acabe completamente" A aliança de 60 países que declararam seus planos para derrotar o Estado Islâmica "não é séria" - disse o presidente sírio Bashar Assad a jornalistas russos. Vários daqueles países preferem manter por lá a força terrorista, para continuar a chantagear países da região - disse ele. O volume de ataques aéreos feitos por estados membros da tal 'coalizão anti-ISIS', alguns dos quais são países "ricos e avançados", não passa de dez  raids  por dia sobre territórios da Síria e do Iraque - disse Assad em entrevista publicada na 6ª-feira. 

Votar redução da maioridade penal transformaria o Congresso em circo

Imagem
Posted by  eduguim  on 31/03/15 • Categorized as  Análise Mais do que impossibilidade jurídico-constitucional, a intenção alardeada por certos partidos de colocarem em tramitação na Câmara Proposta de Emenda Constitucional (PEC) com o fim de reduzir para 16 anos a idade de responsabilização penal não passa de farsa, de espetáculo cujo objetivo é muito diverso do alardeado. Por que o Congresso pende para a redução da maioridade penal

DW: Oposição reivindica vitória em eleição presidencial na Nigéria

Imagem
Ex-ditador Muhammadu Buhari consegue vantagem de 2,1 milhões de votos, e atual presidente Goodluck Jonathan reconhece derrota. Centenas vão às ruas para comemorar resultado da eleição. O ex-ditador militar e candidato da oposição Muhammadu Buhari venceu a eleição presidencial na Nigéria com 15,4 milhões de votos, contra 13,3 milhões conquistados pelo atual presidente, Jonathan Goodluck, de acordo com uma apuração preliminar feita pela agência Reuters em todos os 36 estados do país. O resultado oficial deve ser divulgado ainda nesta terça-feira (31/03).

Janot estranhou processo de Furnas só ter chegado agora à PGR

Imagem
publicado em 31 de março de 2015 - no Viomundo Deputados do PT recebidos pelo procurador-geral Rodrigo Janot:  Pedro Uzai, Rogério Correia, Padre João, Adelmo Leão e Fernando Marroni da assessoria de imprensa do deputado Rogério Correia, via e-mail Fomos recebidos na manhã desta terça-feira pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot em seu gabinete em Brasília. Junto comigo estavam os deputados federais do PT Padre João (MG), Adelmo Leão (MG), Pedro Uczai (SC) e Fernando Marroni (RS).

Paulo Nogueira: Quem ganha com a desconcentração da publicidade oficial é a sociedade

Imagem
por :   Paulo Nogueira Dilma e Edinho na posse deste Alguma coisa é melhor que nada. É sob essa lógica que se deve analisar a decisão do governo Dilma de desconcentrar as verbas de publicidade oficial. É menos do que o que deveria ser feito: uma regulamentação que modernize a legislação da mídia e rompa o olipopólio há tanto tempo dominante. Mas é mais do o PT fez até aqui nesse campo, em doze anos de poder.

Demóstenes dá a tréplica. Avisa que senador perderá mandato. Caiado foge e se cala.

Imagem
A briga dos "demos" de Goiás, esquentou. Depois do ex-senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) dizer que o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) rouba e foi financiado por Cachoeira, e depois da resposta o acusando de bandido, psicopata, corrupto, Demóstenes deu a tréplica. Disse que Caiado  "reconheceu quase todos os fatos que apresentei, tentando lhes dar um ar de normalidade (...) O senador comete um ato falho. Eu jamais disse que Agripino Maia teve qualquer esquema com o Detran. Ou teve, Caiado?"

Pepe Escobar no Donbass: Uivo em Donetsk

Imagem
30/3/2015,  [*]   Pepe Escobar ,  Asia Times Online Pepe Escobar in eastern Ukraine: Howling in Donetsk Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu   POSTADO POR  CASTOR FILHO Soldados da RPD escoltam prisioneiros de guerra do exército da Ucrânia pelo centro de Donetsk (24/8/2014) Estou chegando da República Popular em luta de Donetsk. Volto, pois, à esplêndida arrogância e insolência do OTANstão. Muita gente – no Donbass, em Moscou e agora na Europa – quis saber o que mais me abalou em toda a visita. Poderia começar parafraseando Allen Ginsberg em  Uivo   – “Vi as melhores cabeças da minha geração destruídas pela loucura”.

Wanderley e a crítica ao marketismo vulgar (e fracassado) do governo

Imagem
  Por  Miguel do Rosário A  entrevista do professor Wanderley  para o Valor está, como sempre, instigante. E talvez ainda mais do que padrão de suas entrevistas em vista do forte tensionamento político vivido hoje no país. Como se trata de uma entrevista longa, acho melhor eu não acrescentar muitos comentários agora, para o post não ficar inviavelmente extenso.

Ao vivo, Lula no ato "Democracia sempre mais, ditadura nunca mais"

Ato "Democracia sempre mais, ditadura nunca mais" com a presença do presidente Lula Direto da Quadra do Sindicato dos Bancários, Rua Tabatinguera, 192, Centro, São Paulo, SP. Clique abaixo para assistir.

Para Janot, mortes dificultaram inquérito contra Aécio

Imagem
Arquivamento de citações contra tucano resultou da ausência dos dois operadores do esquema de corrupção que repassava doações de Furnas ao PP e PSDB 31/03/2015 - 19h04 / Por Agência PT A s mortes do deputado José Janene (PP-SP) e do empresário Aírton Daré, sócio da empresa Bauruense, foram apontadas pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, como importante “obstáculo” para evitar a abertura de um inquérito contra o senador Aécio Neves, no âmbito da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Edinho Silva: Comunicação do governo se dará todos os dias.

Imagem
A comunicação de governo precisa ser realizada no cotidiano, todos os dias. Assim definiu o ministro  Edinho Silva  como será pautada sua gestão na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República ( Secom ). Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (31) após a cerimônia de posse, o novo ministro defendeu como necessária a postura do governo de manter a sociedade informada diariamente sobre a gestão do País. “Meu principal instrumento de trabalho será o diálogo”, disse Edinho. Foto: RafaB – Gabinete Digital/PR “A comunicação social é fundamental para que o governo preste contas à sociedade, àqueles que pagam seus impostos e que querem saber cotidianamente o que é feito com os recursos públicos. Penso que a comunicação do governo se dá no cotidiano. Comunicação do governo se dá todos os dias. É orientação da presidenta Dilma” , declarou.

Caiado rebate Demóstenes... e estapeia de volta

Imagem
No GGN Nota oficial: Apenas mais um bandido que enfrento por Ronaldo Caiado O comportamento do ex-senador Demóstenes Torres é típico de um psicopata. Cassado pelos seus pares, em seus momentos de alucinação, por não suportar a sua derrocada política e moral, ele tenta lançar mentiras contra mim. Pela fama que tem de montar dossiês, de perseguir e ameaçar as pessoas, até como fonte de manutenção de seus gastos faraônicos, acha que esse expediente vai funcionar comigo. Nessa moita que Demóstenes está escondido, não tem nenhum leão, apenas ratos.

O “apurador” da corrupção na Abreu e Lima

Imagem
Autor: Fernando Brito Assistindo o depoimento do gerente de implantação da Refinaria Abreu e Lima, Glauco Legatti, que foi deixando claro que a corrupção na Petrobras era uma relação espúria entre diretores e de empreiteiros e não na dinâmica interna da companhia, surgiu um tipo estranho e avacalhado, com pinta de delegado de polícia do interior, o deputado Altineu Cortes, que tratou com ameaças e deboches um funcionário contra o qual não há senão uma denúncia das tais delações premiadas, mas nenhum indício material de sua corrupção. Quem viu, deve ter ficado impressionado com o comportamento de Cortes.

É hoje: mobilização com Lula por “Democracia sempre mais, ditadura nunca mais”

Imagem
Por:  Zé Augusto - no blog Os Amigos do Presidente Lula Hoje, terça-feira (31), é Dia Nacional de Mobilização. O slogan é “Democracia sempre mais, ditadura nunca mais”. Para lembrar que o golpe de 31 de março de 1964, jogando o Brasil em uma tenebrosa ditadura, não pode se repetir nunca mais. O golpe e a ditadura foi apoiado antes, durante (do começo ao fim), e depois pelo jornal e TV Globo. Folha e Estadão também apoiaram o Golpe e boa parte do tempo apoiaram a ditadura.

Destaques da agenda internacional para a semana de 29 de março a 5 de abril

Imagem
Nas eleições bolivianas, o Movimento pelo Socialismo, de Evo Morales, perdeu importantes postos de governo. Trabalhistas lideram pesquisas na Inglaterra. Flávio Aguiar, de Berlim - na Carta Maior França Nas eleições regionais do domingo 29 (segundo turno) o Partido Socialista amargou mais uma derrota, perdendo quase 30 governos para a direita. As esquerdas como um todo saíram-se mal no pleito. Os comunistas, que tinham dois governos regionais, ficaram só com um. A extrema esquerda e os verdes tiveram votações pequenas. A extrema-direita, de Marine Le Pen, ficou em segundo na votação geral, mas não ganhou nenhum governo regional. A vitória coube a União por um Movimento Popular, liderada pelo ex-presidente Nicolas Sarkozy, que passou de 40 governos para 67.  Analistas apontam uma migração de votos do PS para a direita, e a adoção de bandeiras anti-muçulmanas por Sarkozy, como a de proibir as mulheres de usarem véus nas universidades e a proibição das cantinas escolares

Deputados discutem mudanças em decreto de FHC sobre Petrobras

Imagem
Os líderes da base aliada do governo pretendem criar uma comissão especial para debater o Decreto 2745 de 1998, herança do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que simplifica o sistema de compras da Petrobras. A regra é apontada como responsável por facilitar os atos de corrupção na estatal. Foto: PT na Câmara   A intenção foi anunciada pelo líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), após reunião da bancada, nesta segunda-feira (30), com o ministro das Relações Institucionais, Pepe Vargas. “Queremos fazer um processo de diálogo com a Casa no sentido de buscar maior eficiência e transparência nas compras das empresas estatais que adotam o regime simplificado”, explicou o líder do governo.

Com Edinho Silva na Secom, governo espera mais diálogo com a sociedade

Imagem
Presidenta diz que novo ministro possui boa capacidade de interlocução com setores da política e com movimentos sociais, qualidades fundamentais para a missão que ele terá pela frente por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  31/03/2015 13:59,  última modificação  31/03/2015 15:09 ROBERTO STUCKERT FILHO/PR Dilma: "Missão de Edinho será árdua, neste momento maior necessidade do Executivo se comunicar com a população" Brasília – O esforço a ser feito para que o governo tenha mais diálogo com a população e a necessidade de o Executivo se comunicar de forma mais eficiente com os brasileiros, sobretudo neste período de ajuste fiscal e de constantes embates políticos com o Congresso Nacional, foi o destaque do discurso da presidenta Dilma Rousseff, hoje (31), ao dar posse ao ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Edinho Silva. Ela ressaltou suas qualidades como articulador e ‘homem de diálogo’, características que apontou como fundamentais

BBC: Lei provoca onda de protestos contra discriminação de gays nos EUA

Imagem
Alessandra Corrêa De Winston-Salem (EUA) para a BBC Brasil Estado de Indiana não teria legislação apropriada para impedir discriminação contra homossexuais A aprovação de uma lei no Estado americano de Indiana que pode abrir espaço para discriminação de gays vem provocando uma onda de boicotes e protestos em todo o país, ampliando o debate sobre "liberdade religiosa" e direitos civis. A lei, denominada Religious Freedom Restoration Act (Lei de Restauração da Liberdade Religiosa, ou RFRA na sigla em inglês), foi assinada na semana passada pelo governador republicano Mike Pence.

Dilma: Liberdade de imprensa é um dos principais esteios para prestar contas e zelar pela democracia

Imagem
“Desejo ao ministro Edinho imenso sucesso em suas novas funções. Vão lhe exigir muito trabalho, muita dedicação”, disse Dilma ao ministro Edinho Silva. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR. A presidenta  Dilma Rousseff  afirmou que as liberdades de expressão e de imprensa são a grande conquista do processo de redemocratização do País. O discurso ocorreu na posse de  Edinho Silva como novo ministro da  Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República , nesta terça-feira (31), no  Palácio do Planalto ,

Os calotes de Beto Richa não param e quem sofre são os professores

Imagem
Blog do Esmael Mesmo após a greve e os acordos firmados, os professores da rede estadual de ensino continuam sofrendo os calotes do governador Beto Richa (PSDB). O terço de férias, que deveria ter sido pago antes das férias no ano passado, como manda a lei, está sendo pago agora com descontos indevidos de diferenças nos pagamentos de janeiro e fevereiro. Os valores recebidos pelos professores vieram com muito reduzidos, abaixo da expectativas.

Na surdina, Serra apresenta projeto que desobriga Petrobras de participar do pré-sal

Imagem
TER, 31/03/2015 - 12:36 ATUALIZADO EM 31/03/2015 - 13:17 Jornal GGN -  Sem provocar alardeamento na grande mídia, o senador José Serra (PSDB), que deu entrevistas recentes pregando o desmembramento da Petrobras, apresentou um projeto de lei que altera o sistema de partilha do pré-sal, desobrigando a estatal brasileira de participar dos negócios e excluindo a clásula que condiciona a participação da Petrobras em, no mínimo, 30% da exploração e produção em cada licitação. 

Chanceler russo opina que negociações sobre Irã podem ter sucesso

Imagem
Sputnik News O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, opina que as negociações sobre o programa nuclear iraniano têm potencial de sucesso. As negociações decorrem na cidade de Lausana (Suíça) com participação do grupo dos seis (que inclui a Rússia, os EUA, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha) mais o Irã. © REUTERS/ BRENDAN SMIALOWSKI/POOL Irã declara disposição de continuar na mesa de negociações nucleares O chefe da chancelaria russa declarou aos jornalistas em Moscou: “Esta ronda de negociações tem boas perspetivas. As chances são muito boas. Elas, provavelmente, não são de 100%, mas nunca há confiança absoluta nas coisas. Os objetivos podem ser alcançados caso nenhuma das parte das negociações aumente as exigências no último minuto para ganhar algo adicional em vez de manter um equilíbrio de interesses. Por enquanto, este equilíbrio está sendo criado, acho que as perspectivas são muito boas.”

DW: Negociações com Irã entram no último dia

Imagem
Após quase um ano e meio de conversas, potências mundiais chegam à data-limite para tentar um acordo, pelo menos preliminar, sobre a questão nuclear com Teerã. Em jogo, pode estar o legado de Obama em política externa. Negociadores correm contra o relógio na Suíça para tentar chegar a um acordo preliminar sobre o programa nuclear iraniano, que precisa ser alcançado até a meia-noite desta terça-feira (31/03), prazo fixado por Teerã e as seis potências mundiais participantes das conversas.

Dilma, Levy e o jornalismo político de fofocas. Por Kiko Nogueira

Imagem
por :   Kiko Nogueira Eles “Às vezes, há notícias na sarjeta”, escreveu o New York Times numa espécie de pedido de desculpas por publicar detalhes do adultério de John Edwards, ex-senador do Partido Democrata dos EUA. O jornal sabia que estava publicando fofocas. Fofocas do poder, de alto gabarito — mas, não obstante, fofocas.