Postagens

Mostrando postagens de março 24, 2015

Troika aperta o garrote à Grécia e exige mais austeridade

Imagem
As reformas que o governo grego apresentou em Bruxelas são assumidas pelos credores como uma "base positiva", mas não suficiente. FMI, BCE e UE clamam por despedimentos em massa, aumento do IVA, cortes nos salários e nas pensões. O executivo liderado por Alexis Tsipras tem-se recusado a aceitar estas exigências. 30 de Março, 2015 - ESQUERDA. NET O jornal  Ekathimerini   dá conta de que o Fundo Monetário Internacional (FMI), União Europeia (UE) e Banco Central Europeu (BCE) insistem na receita da austeridade, que “já provou o seu fracasso”.

A estrutura do caos

Imagem
30/3/2015 [*] Adriano Benayon Texto enviado pelo autor POSTADO POR  CASTOR FILHO 1.  A  taxa de juros SELIC, a taxa base para títulos do Tesouro Nacional já estava demasiado alta em 11.25 pontos percentuais em novembro de 2014. Após sucessivas elevações, o COPOM (Conselho de Política Monetária), “orientado” pelo BANCO CENTRAL a elevou para 12.75 pontos percentuais. 2.  A  taxa efetiva, basicamente determinada pelo cartel de bancos credenciados como dealers  desses títulos oficiais, fica, em média, três pontos acima da taxa básica (hoje quase 16% aa.), ou ainda mais em períodos turbulentos.

Líder do Setor de Direita: Ucrânia pode enfrentar um novo Maidan, ainda mais sangrento

Imagem
Sputnik News A Ucrânia pode enfrentar um terceiro Maidan, disse Dmitry Yarosh, deputado ucraniano e líder do grupo extremista Setor de Direita, em entrevista ao jornal Obozrevatel. “Na Ucrânia tudo é possível. Sobretudo um novo Maidan. As pessoas têm dignidade. E quando elas estão fartas, saem para o Maidan”, manifestou Yarosh.

Com Lula presente, CUT, CTB e movimentos populares fazem ato em defesa do Brasil

Imagem
Dia 31: CUT, CTB e movimentos populares em defesa do Brasil Em São Paulo, ex-presidente Lula participa da Plenária Nacional por Mais Democracia, Mais Direitos, Combate à Corrupção e em defesa da Petrobrás

Fernando Brito: Porque nunca entrei no PT e porque não chuto o PT na hora das dificuldades

Imagem
Autor: Fernando Brito Na véspera da eleição de 1989, quando a juventude ainda me permitia entrar num bar após um dia inteiro de trabalho, encontrei uma mesa de amigos jornalistas, petistas, e tivemos todas as provocações que se possa imaginar sobre quem passaria ao segundo turno para enfrentar Collor.

Maria Lúcia Fattorelli: a brasileira que audita a economia grega para o Syriza

Imagem
Maria planeja fazer na Grécia o que já ajudou a fazer no Equador: permitir que os gastos sociais superem os gastos com o sistema financeiro. André Cristi - na Carta Maior Uma das pontes entre o Brasil e as novas experiências políticas da esquerda socialista europeia chama-se Maria Lúcia Fattorelli. Auditora da Receita Federal desde 1982, a coordenadora do movimento Auditoria Cidadã da Dívida foi convidada por Zoe Konstantopoulou, deputada do Syriza que ocupa a presidência do Parlamento Grego, a compor o Comitê pela Auditoria da Dívida Grega.  Maria Lúcia já participou de processo semelhante no Equador, quando o presidente Rafael Correa decidiu pela anulação de 70% da dívida que emperrava o investimento público. “Pela primeira vez na história inverteu-se a equação: os gastos sociais superaram os gastos com a dívida”, lembra em entrevista à  Carta Maior .   O sistema

O líder do Vem Pra Rua trabalhou para uma espécie de CIA?

Imagem
Postado em   30 mar 2015 por :   Paulo Nogueira Não trabalhou no McDonalds A  grande  mídia brasileira jamais decepciona quem não espera  nada  dela. Considere o caso de Rogério Chequer, o novo herói da direita. Nas últimas semanas, é uma figura ubíqua em jornais e revistas graças a um método infalível para quem quer holofotes: falar mal do governo. Chequer, aos 46 anos, é o líder aparente de um obscuro movimento chamado Vem Pra Rua.

Thierry Meyssan: A guerra civil árabe

Imagem
Retomando um tema que havia já abordado, Thierry Meyssan mostra que, para lá das estratégias dos Estados, os povos do mundo árabe se dividem agora por dois campos, que não são nem determinados por conflitos de classe, nem pela Resistência ao sionismo, nem mesmo por guerras de religião. O enfrentamento, que está em vias de se generalizar com o bombardeamento do Iémene pela Arábia Saudita, fez surgir uma clivagem social que ninguém esperava : dois novos campos emergem à volta da questão dos direitos das mulheres. REDE VOLTAIRE -  DAMASCO (SÍRIA) -  30 DE MARÇO DE 2015   Thierry Meyssan Símbolos da luta de Mouamar el-Kadhafi contra os islamistas. O Líder líbio rodeara-se de guarda-costas femininas. No entanto, depois de o ter linchado e enterrado, a Otan justificava o seu crime, para as opiniões públicas ocidentais, «revelando» que as amazonas não passavam de prostitutas às mãos de um predador sexual. Esta propaganda foi espalhada através de um livro, baseado, apenas, nu

Globo Ladeira a baixo: Com Babilônia, novela das 21h da Globo tem pior sábado da história

Imagem
Por  REDAÇÃO Notícias da TV Gloria Pires interpreta Beatriz em Babilônia; novela das 21h da Globo teve pior sábado da história RESUMO: O capítulo de sábado (28) de Babilônia, com as primeiras mudanças da operação de salvamento da novela, rendeu à Globo a pior audiência de uma trama das 21h da história nos finais de semana: 21,5 pontos na Grande São Paulo. A produção ficou abaixo do recorde negativo anterior, de Império (21,6). Só não deu menos audiência do que o Réveillon de Salve Jorge (18), em 2012

Professores e governo paulista não avançam em negociação, diz Apeoesp

Imagem
Representantes dos professores e secretaria de Educação tiveram hoje (30) primeira rodada de discussões; greve será reavaliada em nova assembleia no Masp, na quinta-feira (2) por  Camila Maciel, da Agência Brasil   publicado  30/03/2015 18:38 ROBERTO PARIZOTTI/ CUT Masp é o ponto de encontro dos professores em greve: mobilização busca aumento salarial de 75,33% São Paulo – Os professores paulistas tiveram hoje (30) a primeira negociação com o governo estadual desde a decretação da greve, no dia 13 deste mês. No entanto, segundo a presidenta do Sindicato dos Professores no Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Maria Izabel Azevedo Noronha, não houve avanço na pauta de reivindicações. Na próxima quinta-feira (2), haverá uma assembleia no vão-livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, quando a categoria fará uma reavaliação do movimento.

Dalmo Dallari: Pedidos de golpe são “reação primária de derrotados"

Imagem
Em entrevista ao  Blog da Cidadania , o jurista Dalmo Dallari - um dos mais respeitados do país- declarou que os pedidos de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff representam a “reação primária de derrotados, inconformados com a derrota”. Para ele, "alegar corrupção na Petrobras para justificar o impeachment é pura tolice, e o que se pode afirmar, sem sombra de dúvida, é que essa conversa não passou de fantasia política de inconformados, sem a mínima consistência jurídica”. Dalmo Dallari: Pedidos de impeachment são “reação primária de derrotados" O advogado, professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, falou também sobre as manifestações do dia 15 de março. “Antes de tudo, é importante assinalar que, confrontada com a votação que, recentemente, deu o segundo mandato à presidente Dilma – votação superior a 54 milhões de votos –, a ‘maré humana’ da passeata de 15 de março não passou de uma ‘ondinha’ muito leve, espetaculosa mas insigni

Ajustes devem ser negociados com movimentos sociais, defende Rui Falcão

Imagem
Declaração foi feita após reunião com dirigentes estaduais do PT e Lula, em SP. Ele também defendeu que partido discuta política de alianças 30/03/2015 - 20h47 / Por Agência PT O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, afirmou, nesta segunda-feira (30), que as medidas de ajuste fiscal propostas pelo governo federal deverão ser negociadas com movimentos sociais para garantir a aprovação no Congresso Nacional. A declaração foi feita após reunião com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, representantes da Executiva Nacional e os 27 presidentes estaduais da legenda, em São Paulo.

Joaquim Levy monopoliza a voz de um governo que assiste calado ao seu desmonte.

Imagem
  O governo respira; quer renascer? Politizar as escolhas do desenvolvimento significa estender à sociedade a tarefa de ir além do voto, para se engajar na construção do destino votado nas urnas. por: Saul Leblon  - na Carta Maior A sensação de que o governo Dilma respira sem arfar, pela primeira vez desde a posse, não é miragem, mas tampouco pode ser creditada à percepção de um ambiente econômico mais favorável. Perto de completar cem dias do novo mandato, o país arde nessa frente em labaredas de incerteza e regressão. A estagnação do PIB em 2014 nem é o pior sintoma, a se considerar o panorama mundial anêmico e volátil.

JN corta intervalos para concorrer com novela bíblica da Record

Imagem
William Bonner e Renata Vasconcellos no Jornal Nacional da última sexta, que teve um intervalo a menos Por  DANIEL CASTRO , em 30/03/2015 · Atualizado às 17h26 No Notícias da TV A prática de reduzir intervalos comerciais para aumentar a audiência chegou ao Jornal Nacional, bastião da tradição na televisão brasileira. Na semana passada, o principal telejornal do país chegou a cortar pela metade o número de breaks. A Globo não admite, mas foi uma estratégia de programação para competir com a novela bíblica Os Dez Mandamentos, que a Record está exibindo no mesmo horário do JN. A saga sobre Moisés aumentou a audiência da Record em 50%, de 8 para 12 pontos. O JN caiu dois pontos (de 26 para 24) em relação à semana anterior.

Paulo Nogueira: Por que a Folha criticou a maneira amiga como a Justiça trata o PSDB?

Imagem
por :   Paulo Nogueira O marketing em primeiro lugar Ora, e então vemos um alvoroço na internet com um editorial em que a Folha admite que a Justiça favorece o PSDB. A razão do editorial foi o completo abandono do chamado Mensalão Tucano. Bonito isso. Agora, para ficar completo, só falta a Folha fazer um segundo editorial em que denuncie a proteção, pela mídia, do PSDB.

Reuters é acusada de distorcer relato sobre Voo MH17

Imagem
Sputnik News Pytor Fedotov, morador da região de Lugansk, afirma que a agência de notícias Reuters falsificou seu depoimento sobre o lançamento de um míssil que derrubou o voo MH17, da Malaysian Airlines.

“Jurista” de Bush diz só com tortura se combate terrorismo. Isso vale para a corrupção, Dr. Moro?

Imagem
Autor: Fernando Brito O Doutor Sérgio Moro não se pejou de produzir, ontem, no  Estadão , um artigo   – juridicamente escadaloso, porque se trata de um juiz, em meio a um julgamento sob sua responsabilidade, emitir evidente opinião condenatória, evidenciando que a defesa será uma mera formalidade – dizendo que não há maneira de combater a corrupção senão a de mudar a lei e abolir a garantia constitucional de que o encarceramento de acusados deixe de depender da confirmação da sentença de primeira instância, embora isso já até possa ocorrer, temporariamente, antes do próprio julgamento inicial.

Dilma: crise é passageira e ajuste vai ajudar o país a enfrentar dificuldades

Imagem
Por  Yara Aquino  Edição: Luana Lourenço  Fonte: Agência Brasil A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (20) que o momento de dificuldade que o país enfrenta  é “passageiro” e “conjuntural”. Ao discursar em evento no Rio Grande do Sul, Dilma disse que o Brasil sairá da crise no curto prazo, desde que o ajuste fiscal proposto pelo governo seja aprovado pelo Congresso.

Presidente Bashar al-Assad, da Síria: “A coalizão anti-ISIS não quer que o Estado Islâmico acabe completamente”

Imagem
28/3/2015,  RT – Russia Today Assad: “Anti-ISIS coalition doesn’t want to get rid of Islamic State completely” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Presidente da Síria, Bashar al-Assad A aliança de 60 países que declararam seus planos para derrotar o Estado Islâmica “não é séria”  – disse o presidente sírio Bashar al-Assad a jornalistas russos.  Vários daqueles países preferem manter por lá a força terrorista, para continuar a chantagear países da região  – disse ele. O volume de ataques aéreos feitos por estados membros da tal “coalizão anti-ISIS”, alguns dos quais são países “ricos e avançados”, não passa de dez raids por dia sobre territórios da Síria e do Iraque  – disse Assad em entrevista publicada na 6ª-feira (27/3/2015).

Geopolítica da guerra dos EUA no Iêmen (I)

Imagem
30/3/2015,  [*] Mahdi Darius Nazemroaya ,  Strategic Culture The Geopolitics behind the War in Yemen (I) Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Os EUA e o reino da Arábia Saudita ficaram muito ansiosos quando o movimento iemenita dos houthis, ou  Ansarallah  (ar. “pilares de Deus”) conquistou o controle sobre a capital do Iêmen, Sanaa/Sana, em setembro de 2014. O presidente do Iêmen Abdrabbuh Man ṣ our Al-Hadi, apoiado pelos EUA, foi humilhantemente forçado a dividir o poder com os houthis e a coalizão de tribos do norte do Iêmen que haviam ajudado os houthis a tomar Sana. Al-Hadi declarou que haveria negociações para a formação de um governo de unidade nacional do Iêmen, e seus aliados – EUA e Arábia Saudita tentaram usar um novo diálogo nacional e mediaram conversações, no esforço para cooptar e pacificar os houthis.

Mino Carta: Só a ideia sobrou

Imagem
Errou quem pensou que o partido de Lula pudesse ser revolucionário e anticapitalista. Difícil teria sido imaginar o PT de hoje por  Mino Carta  —  publicado  30/03/2015                                                                                              Adriana Paiva/Flickr O homem sábio tem razões para temer quem começa à esquerda e acaba à direita. Como FHC ou José Dirceu. Ou... O PT nasceu da cabeça de Lula, sei disso desde começos de 1978, mas é possível que a ideia fosse mais antiga. Em todo caso, antes da reforma partidária excogitada pelo general Golbery, a viabilizar a ideia-anseio do então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema.

Luis Nassif: Como a mídia aprendeu a manobrar Dilma

Imagem
SEG, 30/03/2015 - 07:10 Luis Nassif A  Folha  cobre uma palestra de Joaquim Levy e fofoca que ele teria criticado Dilma Rousseff. Segundo o jornal, Levy teria dito que: “Acho que há um desejo genuíno da presidente de acertar as coisas, às vezes, não da maneira mais fácil... Não da maneira mais efetiva, mas há um desejo genuíno”.”

E AGORA, SÉRGIO MORO?

Imagem
30 de março de 2015 -  por  Paulo Moreira Leite Segundo pesquisa, PSDB recebeu 42% das doações das grandes empreiteiras da Lava Jato aos partidos A descoberta de que o conjunto das empreiteiras investigadas na Lava Jato responde por 40% das doações eleitorais aos principais partidos políticos do país – PT, PMDB, PSDB – entre 2007 e 2013 é uma dessas novidades imensas à espera de providências a altura.

Fagner compõe música para Sérgio Moro

Imagem
Postado em   29 mar 2015 por :   Kiko Nogueira (Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta  aqui ). Sobre o Autor Diretor-adjunto do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Mercadante manifesta insatisfação de Dilma com declaração de Levy

Imagem
RICARDO DELLA COLETTA E FÁBIO BRANDT - O ESTADO DE S. PAULO 29 Março 2015 | 22h 30  Coube ao chefe da Casa Civil telefonar ao ministro da Fazenda para falar da irritação da presidente com frase divulgada no sábado  BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff escalou o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, para transmitir sua profunda insatisfação com declarações do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, de que ela nem sempre age da forma mais eficaz.

‘Beto Richa sabia da influência do primo Luiz Abi na Receita Estadual’

Imagem
O governador Beto Richa (PSDB) sabia do trânsito livre que seu primo Luiz Abi Antoun tinha dentro da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA). O tucano teria sido alertado várias vezes sobre a desenvoltura do parente no órgão de gestão fiscal e no governo como um todo. A informação exclusiva foi repassada ao  Blog do Esmael  por um representante de grandes empresas que atuam no estado.

Blitz de EUA-sauditas no Iêmen: Agressão brutal, por absoluto desespero

Imagem
27/3/2015,  [*] Tony Cartalucci  –  New Eastern Outlook , NEO US-Saudi Blitz in Yemen: Naked Aggression, Absolute Desperation Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                       POSTADO POR  CASTOR FILHO Guerreiros houthis do Iêmen O modelo de “guerra à distância” ou “guerra por procuração” que os EUA estão usando em todo o Oriente Médio e no leste da Europa, e também, até, em partes da Ásia, parece ter fracassado mais uma vez, agora no Iêmen, estado do Golfo Pérsico. Ao derrubarem o regime apoiado por EUA-sauditas no Iêmen e uma coalizão de extremistas sectários que inclui Al Qaeda e sua nova  griffe , o “Estado Islâmico”, milícias iemenitas pró-Irã viraram a maré contra o chamado “poder suave” dos EUA; o movimento exigiu intervenção militar mais direta. O que se diz é que não haveria forças militares dos EUA diretamente envolvidas, mas não há dúvida quanto ao envolvimento de aviões de guerra e de uma possível força em solo, dos sauditas.

Como a tese de que “pobres fazem filhos para ter bolsa família” foi derrubada pelo IBGE

Imagem
Postado em   29 mar 2015 por :   Diario do Centro do Mundo Publicado no  Unisinos.   A tese defendida pelos eleitores conservadores de que o programa Bolsa Família estimularia o nascimento de filhos entre os mais pobres, em busca de recursos do governo, acaba de cair por terra. Levantamento realizado pelo IBGErevela que foi exatamente junto aos 20% mais pobres do país que se registrou a maior redução no número médio de nascimentos.

CPI do HSBC terá depoimentos e visita à embaixada francesa e Procuradoria-Geral

Imagem
Senadores recebem na quarta-feira o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, e o diretor do Coaf, Antonio Gustavo Rodrigues. Ministro Cardozo, da Justiça, já foi convidado por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  29/03/2015  ARQUIVO ABR Rachid foi convidado a depor após declarações do repórter Fernando Rodrigues, do UOL Brasília – A semana que se inicia promete ser movimentada para os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investiga o caso das contas secretas abertas por brasileiros no HSBC da Suíça – e que podem ser resultado de um esquema de evasão fiscal e de sonegação de impostos observado em vários países. Os integrantes da CPI possuem apenas uma audiência marcada, para quarta-feira (1º), que promete ser emblemática. Serão ouvidos o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, e também o diretor do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Antonio Gustavo Rodrigues.