Postagens

Mostrando postagens de março 21, 2015

CNBB pede retomada de julgamento de ADI sobre financiamento privado de campanha

Imagem
O Regimento Interno do STF prevê rápida retomada dos julgamentos suspensos por pedidos de vista. Gilmar Mendes suspendeu o caso em 2 de abril de 2014. Notícias STF O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, recebeu nesta quarta-feira (25), petição da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) requerendo a retomada do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4650, que trata do financiamento privado de campanha eleitoral, suspenso desde 2 de abril de 2014. 

Levy diz que economia dá sinais de recuperação pelas exportações

Imagem
Por  Vladimir Platonow  Edição: Stênio Ribeiro  Fonte: Agência Brasil O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse hoje (27) que a economia brasileira já dá sinais de recuperação, através do crescimento das exportações. Ele pontuou que o resultado fraco do Produto Interno Bruto (PIB) do ano passado reflete um momento de transição do país, que teve, em 2014, atividade econômica abaixo da expectativa.

Camponeses paraguaios anunciam ocupação de terras em todo o país

Imagem
Assunção, 27 mar (Prensa Latina)  Depois da grande marcha de protesto realizada ontem, a Federação Nacional Camponesa (FNC) advertiu hoje que retomará a ocupação de terras improdutivas para dar oportunidade de moradia e trabalho às famílias rurais desamparadas. A decisão da mais importante organização camponesa do país foi confirmada por sua secretária geral, Teodolinda Villalba, e pelo secretário geral adjunto Marcial Gómez, em declarações à Prensa Latina.

Rússia questiona duplo padrão dos EUA em relação a Ucrânia e Iêmen

Imagem
O ministro russo das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, nesta quinta-feira (27), instou a comunidade internacional a agir antes da formação de um possível ultranacionalismo na Ucrânia, além de expressar a sua preocupação com a situação no Iêmen.     Serguei Lavrov, chanceler da Rússia     O ministro, em uma coletiva de imprensa na Guatemala, após a reunião com os seus colegas centro-americanos, pediu aos países da região para que não participem no plano ocidental das sanções contra a Rússia e alertou para a existência de sentimentos ultranacionalistas dentro do governo ucraniano. "Exigimos que sejam tomadas medidas para evitar a conversão da Ucrânia em um estado nacionalista que não corresponde de modo algum com as normas europeias existentes", disse Lavrov. Em seu discurso, ele lamentou a falta de uma reconciliação nacional, tanto na Ucrânia como no Iêmen e considerou como um obstáculo para acabar com a crise nos dois territórios.

Lei francesa sobre informação preocupa Liga de Direitos Humanos

Imagem
Na França, uma nova lei de segurança nacional, com o pretexto de proteger o país do terrorismo, pode também hipotecar liberdades individuais. Leneide Duarte-Plon, de Paris - na Carta Maior Ao revelar, em junho de 2013, a mega-espionagem feita sistematicamente pela National Security Agency (NSA) sobre cidadãos americanos e chefes de Estado (inclusive de países aliados dos Estados Unidos), o ex-agente da NSA Edward Snowden criou um enorme problema para o governo Obama. A presidente Dilma Rousseff cancelou sua viagem oficial a Washington, Angela Merkel e os alemães pediram explicações. O mundo descobria a extensão dos tentaculares serviços de informação americanos.  

Luis Nassif: Globo ataca Janine e trata independência intelectual como erro

Imagem
Renato Janine Ribeiro  Luis Nassif Mal foi anunciado seu nome para novo Ministro da Educação, o filósofo Renato Janine Ribeiro foi torpedeado pelo jornal O Globo por já ter criticado o segundo governo Dilma.  

Corrupção chega ao primeiro escalão do governo Beto Richa; assista ao vídeo

Imagem
Blog do Esmael Secretária Dinorah Nogara, da Administração, segundo o Gaeco, tabelava com Ernani Delicato, ex-diretor do Departamento de Transporte Oficial, fraude em licitações para favorecer Luiz Abi-Babá — primo de Beto Richa. Os esquemas de corrupção no governo Beto Richa (PSDB) chegaram com força nesta sexta-feira (27) no Palácio Iguaçu. A primeira pessoa do primeiro escalão implicada na fraude em licitação é a secretária da Administração Dinorah Nogara. Curiosamente, nem o Jornal Nacional, da TV Globo, consegue mais esconder do país o escândalo que tem tudo para superar o Lava Jato em termos de lances midiáticos.

Chico Buarque - Brejo da Cruz

Imagem

Fernando Brito: Janine vem para cuidar da Educação.E para ajudar a pensar, porque pensa e diz

Imagem
Autor: Fernando Brito Aqui neste blog, onde tanto se criticam as vacilações de Dilma Roussef em se decidir por uma sinalização direta à sociedade da direção e dos métodos de seu Governo, reconheço, com prazer, que a Presidenta emplacou sua segunda “bola dentro” do dia,  depois da indicação de Edinho Silva para a Secom. A escolha do professor de Ética e Filosofia da USP Renato Janine Ribeiro foi uma prova de sabedoria.

Bom Conselho - Chico Buarque 1973

Imagem

O mito do dedo de Lula e as mentiras na internet

Imagem
27/03/2015  |  Admin - do Instituto Lula Entre os muitos boatos e mentiras espalhados na internet contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recentemente voltou a circular a história de que ele receberia uma aposentadoria por invalidez desde que perdeu um dedo em um acidente de trabalho. Trata-se de mais uma história mentirosa. Lula recebeu uma indenização à época e continuou trabalhando, sendo eleito posteriormente presidente da República. Quem recebe aposentadoria por invalidez não pode trabalhar e receber salários de qualquer espécie, muito menos como representante do povo. Explicamos mais a seguir:

Justiça derruba liminar que paralisava ciclovias de SP

Imagem
No DCM Do  viatrolebus : No momento em que milhares de ciclistas em várias cidades do Brasil e do mundo realizavam protesto em favor das ciclovias de São Paulo, a Justiça derrubou a liminar que impedia a continuidade das construções. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Renato Nalini, que derrubou a liminar, diz que “falta de prévio estudo de impacto viário não é o bastante”. “Isso porque não se pode equiparar a alegação de estudo deficiente, como quer o Ministério Público, à ausência completa de prévia avaliação do impacto”, afirma o desembargador. Ele também afirma que a paralisação das obras “reduz a capacidade do Município de interferir no tráfego urbano, causa pesado impacto na comunicação entre as vias e potencializa o risco de acidentes”.

O fascismo avança com o incentivo da mídia

Imagem
      Imaginemos a seguinte história. Estamos em setembro de 1999, no pior momento do governo FHC, que foi repleto de maus momentos. Fernando Henrique, mesmo contando com a blindagem da mídia hegemônica, tinha um grau de aprovação menor do que o atual índice de Dilma. O desemprego estava em 9,6% (hoje a mídia “festejou” o aumento do desemprego: 5,9%) e o poder de compra do salário mínimo era irrisório.      

DW: Copiloto tinha atestado médico para o dia da queda do avião

Imagem
Investigadores encontram atestados médicos rasgados durante buscas nas residências de Andreas Lubitz, copiloto do voo 4U-9525. Carta de despedida ou documentos indicando possíveis motivos não são achados. O copiloto do voo 4U-9525 da Germanwings, Andreas Lubitz, tinha um atestado médico para dispensa de serviço válido para o dia da queda da aeronave, afirmou nesta sexta-feira (27/03) a promotoria de Düsseldorf.

Prefeitura de São Paulo afirma que vai manter briga judicial por ciclovias

Imagem
Juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública do TJ indefere pedido de reconsideração de liminar por entender que estudos de impacto de obras ainda devem ser apresentados por  Redação RBA   publicado  27/03/2015 17:24 FERNANDA CARVALHO/FOTOS PUBLICAS Cidade possui 262,8 quilômetros de vias exclusivas aos ciclistas; são estimadas 500 mil viagens por dia na cidade São Paulo – A prefeitura de São Paulo informou hoje (27), por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que vai recorrer à decisão liminar de primeira instância que suspende a instalação de novas ciclovias na cidade de São Paulo. “O recurso não tem relação com o pleito de reconsideração e mitigação dos efeitos da medida liminar encaminhado à Justiça”, disse a nota encaminhada à redação da  RBA .

Milhares de professores pedem aumento na Paulista. Mas podemos tirar, se achar melhor

Imagem
Autor: Fernando Brito A foto que você vê aí em cima é do vão livre do Masp, antes da passeata dos professores paulistas, em greve por melhores salários. Segundo a PM, 500 pessoas. O registro não é meu, é do Estadão, que reproduzo ao lado.

Merval não apoia ! Edinho Silva vai para a SECOM.

Imagem
Edinho tem legitimidade para dar consistência à Comunicação da Dilma. Edinho tem legitimidade no PT e pode falar por ela   A Presidenta nomeou Edinho Silva Ministro da SECOM. Edinho foi Tesoureiro da campanha dela à Presidência e Presidente do PT de São Paulo. Edinho tem liderança no Partido e familiaridade com as questões relativas à Comunicação. De saída, ele tem uma vantagem preciosa: o Ataulfo Merval (ver  ABC do C Af ) não apoiará a indicação. Nessa quinta-feira, 26/03, na CBN, quando atacou os blogs financiados pelo Governo – deve ser o dele, no Globo … – Ataulfo disse que o Ministro da SECOM não podia ser do PT. Só faltou dizer que deveria ser o PSDB. O Andrea Matarazzo, por exemplo, de saudosa memoria… Paulo Henrique Amorim

Brasileiro que luta em Donetsk acusa Ucrânia de ataques e provocações

Imagem
Sputnik News Membros do exército da Ucrânia estariam descumprindo acordos de Minsk com constantes ataques de baixa intensidade “com armas leves” e com “contínuas provocações” contra territórios controlados pelas forças independentistas do leste ucraniano.

EPIDEMIA: Sem apoio do governo Alckmin, prefeituras enfrentam dificuldades no combate à dengue

Imagem
Para secretários municipais de Saúde, estado descumpre sua obrigação no financiamento da saúde, não comanda ações no enfrentamento à doença e faz 'propaganda e marketing' por  Cida de Oliveira, da RBA   publicado  27/03/2015 20:10 SERGIO ANDRADE/GOVERNO DO ESTADO DE SP Para entidade dos gestores municipais de Saúde, Alckmin faz "propaganda e marketing" quando deveria coordenar ações São Paulo – O presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems-SP), Stênio José Correia Miranda, afirmou hoje (27) ter ficado surpreso com as declarações do secretário estadual de Saúde de São Paulo, o infectologista David Uip. Na última quarta-feira, Uip disse que no segundo semestre de 2014 havia alertado os municípios para o controle da proliferação do mosquito causador da dengue e que “cabia aos municípios ter a resposta, e infelizmente não foi possível”. Além disso, o titular da pasta da Saúde no governo de Geraldo Alckmin (PSDB) afir

Canabidiol: suplemento alimentar ou substância controlada?

Imagem
A pesquisa com Canabidiol deve ser fomentada, mas não obstacularizar o uso medicinal da maconha no Brasil por André Kiepper - Na Carta Capital A agência de repressão às drogas norte-americana considera derivados de cânhamo industrial sem potencial de abuso ou dependência A Lei de Propriedade Industrial não considera invenção os materiais biológicos encontrados na natureza, por isso não se pode patentear o  Canabidiol , de origem vegetal. O Canabidiol pode ser importado sem barreiras nos EUA como suplemento alimentar, porque a agência de repressão às drogas norte-americana considera derivados de cânhamo industrial sem potencial de abuso ou dependência. A pesquisa com Canabidiol deve ser fomentada, mas não obstacularizar o uso medicinal da maconha no Brasil.

PSDB atenta contra o povo com projeto que retira cubanos

Imagem
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante evento no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (27), afirmou que a decisão da liderança do PSDB no Senado de apresentar um projeto de decreto legislativo para anular o convênio que permite a participação de 11.487 médicos cubanos no programa Mais Médicos tem “motivação política” e representa um “atentado contra a população”.     "É muito perverso porque exatamente quem mais precisa ficaria sem atendimento", enfatizou o ministro     “É lamentável. Na prática, acaba com o Mais Médicos. Aqueles que diziam nas eleições passadas que não acabariam com o programa agora mostram a sua verdadeira face”, rebateu o ministro. Durante toda a campanha, Aécio jurava que, caso fosse eleito, o programa iria continuar. Ninguém acreditou. Agora, no entanto, um projeto de decreto legislativo foi apresentado pelos senadores Cassio Cunha Lima e Aloysio Nunes, comprometendo todo o programa.

A seca épica da Califórnia: só resta um ano de água

Imagem
25/3/2015,  [*]  Ellen Brown ,  Counterpunch “ California’s Epic Drought: One Year of Water Left ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Jack Nicholson e Faye Dunaway (Chinatown-1975) As guerras pela água limitada que há na Califórnia já duram, no mínimo, um século. Guerras da água já foram temas de filmes de sucesso, dentre os quais “Da Terra Nascem os Homens” ( The Big Country ) ,  com Gregory Peck, de 1958; “O Cavaleiro Solitário” ( Pale Rider ), de Clint Eastwood, em 1985;  Waterworld , de Kevin Costner, 1995; e, de 2005,  Batman Begins . O mais aclamado foi o vencedor do Oscar de 1975,  Chinatown  com Jack Nicholson e Faye Dunaway, uma trama entre um político corrupto de Los Angeles e especuladores de terra, para fabricar a seca de 1937 e forçar os fazendeiros a venderem suas terras a preços baixos. A trama baseou-se num fato histórico, mostrando as batalhas entre os fazendeiros de Owens Valley e as construtoras que erguiam Los Angeles,

CPI do HSBC quer esclarecimentos sobre a investigação da evasão de divisas.

Imagem
Para Randolfe Rodrigues está claro que houve omissão das autoridades com o caso já que a investigação, em vários outros países, começou a partir de 2008. Francy Rodrigues - Assessora de Imprensa do Sen. Randolfe Rodrigues  Na Carta Maior Brasília, 26 –  A reunião da CPI do HSBC aprovou nesta quinta-feira (26), requerimentos para convidar o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o secretário-geral da Receita Federal, Jorge Rachid, e o presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras – Coaf, Antônio Gustavo Rodrigues, a comparecerem para prestar esclarecimentos.

Paulo Nogueira: As grandes empresas de mídia querem toda a publicidade federal só para elas.

Imagem
por :   Paulo Nogueira Eles querem o monopólio da propaganda oficial Quando você se elege, tem uma série de dores de cabeça. É cobrado por tudo. Mas você tem também alguns benefícios. Indicar pessoas para cargos estratégicos, por exemplo. É um benefício que deriva de uma única coisa: os votos. A isso se dá o nome de democracia.

Saiba quem é Renato Janine Ribeiro, o novo ministro da Educação

Imagem
Por  Portal EBC   Renato Janine Ribeiro, professor da USP Anunciado na noite desta sexta-feira (27) como o novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro é professor de filosofia da Universidade de São Paulo (SP). Janine é o sexto ministro da Educação do governo da presidenta Dilma Rousseff. Ribeiro substitui o ministro interino Luiz Cláudio Costa, que assumiu a pasta após a crise entre o antigo ministro  Cid Gomes e o Congresso Nacional . 

Proposta em tramitação no Senado pode inviabilizar Programa Mais Médicos

Imagem
Em reunião nesta quinta-feira (26) com o presidente do  Senado Federal , Renan Calheiros, e o vice-presidente, Jorge Viana, o ministro da Saúde,  Arthur Chioro , mostrou preocupação com projeto apresentado pela liderança do PSDB que inviabiliza o  Programa Mais Médicos . A iniciativa do governo federal chegará neste ano a um total de 18.247 médicos atuando em mais de 4 mil municípios do país. Com isso, 63 milhões de brasileiros que antes não tinham acesso a médico em unidade básica de saúde passam a ter o atendimento garantido. Profissional cubano do Mais Médicos, Luiz Miguel Gonzales, em atendimento domiciliar em Arapoanga, bairro de Planaltina (DF). Foto: Renan Carvalhais/Gabinete Digital – PR. “Os autores do requerimento querem acabar com o Mais Médicos, um programa que construímos para atender uma demanda histórica de falta de médicos concentrada, sobretudo, nas regiões mais vulneráveis do país. O programa foi criado para beneficiar exclusivamente a população brasileira que

Para ajudar a Folha com “suposto primo” de Richa, a árvore genealógica do nepotismo no Paraná

Imagem
Autor: Fernando Brito A Folha de S. Paulo é um jornal capaz de produzir tantas  folhices  que criou seu próprio “podemos tirar, se achar melhor” tucano para o Governador Beto Richa. Agora  criou a figura do “suposto primo” , algo equivalente ao “ligeiramente grávida”, para definir as relações de parentesco entre o tucano e Luiz Abi Auton, preso e indiciado por integrar organização criminosa, produzir fraude em licitação e  praticar falsidade ideológica.

Depois do auxílio-moradia, outro escândalo volta ao Tribunal Faz de Conta: “Fraude em licitação”

Imagem
Blog do Esmael O Tribunal Faz de Conta Estado do Paraná (TCE) é um órgão “come-dorme”. Não serve para nada a não ser consumir o dinheiro público que seria destinado à saúde e educação. Melhor: presta para chancelar as contas do governo do estado e das grandes prefeituras e, concomitantemente, pisar no pescoço de câmaras e pequenas prefeituras do interior.

Kolomoisky começa a devorar a Ucrânia

Imagem
21/2/2015,   [*] Valentin KATASONOV ,   Strategic Culture “ Kolomoisky Is About to Devour Ukraine ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Igor Kolomoisky, oligarca judeu aliado dos partidos nazifascistas Svoboda e Setor Direita (Pravy Sektor) Há cerca de 25 anos, o capitalismo oligárquico começou a crescer em solo ucraniano. É coisa que se baseia na “seleção natural” – os oligarcas devoram pequenas e médias empresas, e o patrimônio do estado. Quando os recursos para acumulação primitiva de capital se esgotam, os oligarcas começam a devorar-se uns os outros, usando poder de governo, tomada fraudulenta de empresas, judiciário corruptos, sumiço de provas e até assassinatos, sendo necessários. São como vários escorpiões num vaso pequeno.

Israel Vota pelo Apartheid – Caiu a fachada sionista liberal

Imagem
22-23/3/2015,  [*] Neve Gordon ,  Al-Jazeera  (reproduzido em  Counterpunch ) “ Israel Votes Apartheid - The End of the Liberal Zionist Façade ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Popularidade de Netanyahu Benjamin Netanyahu faz mágica. Ainda na 6ª-feira (20/3/2015), a maioria das pesquisas indicava que seu partido Likud conquistaria em torno de 21 cadeiras no Parlamento israelense, quatro cadeiras a menos que o Campo Sionista (Partido Labor, com nome novo) de Yitzhak (Bougie) Herzog. Revelações de corrupção na residência do primeiro-ministro, seguidas de relatório devastador sobre a crise imobiliária real, além do encolhimento da indústria, greves sindicais, previsões de economia fraca, impasse diplomático e crescente isolamento internacional, tudo parecia indicar que Netanyahu estaria de saída. Mas quando mais parecia que o Campo Sionista substituiria o campo nacionalista, o exímio marqueteiro de campanhas eleitorais começou a tirar seu

Empréstimos para imóveis têm segundo melhor mês de fevereiro desde 95

Imagem
Por  Bruno Bocchini  Edição: Beto Coura  Fonte: Agência Brasil O volume de empréstimos para aquisição e construção de imóveis no país totalizou R$ 6,45 bilhões em fevereiro, número 26,9% menor do que o registrado no mesmo mês do ano passado. Comparado a janeiro, o recuo foi 29,4%. Mesmo com a queda, o montante foi o segundo maior entre os meses de fevereiro na série histórica iniciada em 1995. Os dados, divulgados nesta sexta-feira (27), são da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança.

Ministério Público denuncia prefeito do PSDB por esquema fraudulento em obras

Imagem
O Ministério Público de Franca (São Paulo) denunciou à Justiça o prefeito Alexandre Ferreira (PSDB) e o secretário de Planejamento Urbano, Nicola Rossano Costa, sob acusação de participarem de um esquema fraudulento nas obras de quatro creches, que teria desviado ao menos R$ 561 mil dos cofres do município.  Na denúncia, a Promotoria pediu que um total de nove suspeitos --entre o prefeito, o secretário, empresários e fiscais de obras públicas-- devolvam os valores desviados corrigidos, além de pagar multa e indenizações. No total, o valor da ação é de R$ 2,29 milhões. Segundo o promotor Paulo César Borges, fiscais da prefeitura emitiram medições das obras sem que elas tivessem ocorrido. Assim, à medida que informavam que um serviço fora executado, o governo fazia o pagamento à FFC Engenharia e Construções Ltda., vencedora da licitação. O proprietário da empresa, José Eduardo Corrêa, era o responsável por chefiar o esquema, segundo a denúncia.  A Promotoria apontou também

Mauro Santayana: O BRASIL E O TERROR.

Imagem
(Hoje em Dia) - Volta-se a discutir, na mídia e no governo, a necessidade de se prevenir “ameaças terroristas” no Brasil e a intenção de se criar uma “lei antiterrorista”, que permita a órgãos de inteligência monitorar internautas, para saber se eles estão em contato com organizações internacionais.

Novo nome da Secom indica uma Dilma mais disposta à polêmica política?

Imagem
 Autor: Fernando Brito Quando a gente erra – e todo mundo erra – deve reconhecer isso. E este blog errou quando, outro dia, afirmou que a tendência da Secretaria de Comunicação da Presidência da República seria a de esvaziar-se e ficar limitada à administração  técnica de verbas publicitárias do Governo.

Operação Chacal: Investigada no Brasil, Kroll vai rastrear contas da Lava Jato

Imagem
Acusada de receber 7 milhões de dólares para espionar Italia Telecom, Kroll Associates agora precisa descobrir onde foi parar o dinheiro desviado da Petrobras por Redação Carta Capital Daniel Dantas, dono do Banco Opportunity Escolhida para rastrear as contas internacionais que receberam o dinheiro desviado da Petrobras no âmbito da  Operação Lava Jato , a Kroll Associates é velha conhecida dos brasileiros. Companhia norte-americana de investigações corporativas, ela atuou na CPI do caso PC Farias, em 1992, mas ficou nacionalmente conhecida no escândalo que levou seu nome no final de 2004.