Postagens

Mostrando postagens de março 19, 2015

Por trás das sanções da Casa Branca contra a Venezuela

Imagem
Os norte-americanos agem na Venezuela de acordo com sua estratégia de 'mudança de regime', que não passa necessariamente pela via eleitoral... A fação que tenta impedir a normalização das relações entre Washington e Caracas tem poder no Departamento de Estado e no Pentágono, afirma Mark Weisbrot. Foto US Army/Flickr Desde que o Governo Obama decidiu impor novas sanções à Venezuela, muitas pessoas, incluindo jornalistas, perguntam-se sobre o que teria motivado Washington a tomar tal atitude. Alguns estão intrigados com a aparente incongruência entre este movimento e a decisão da Casa Branca, em dezembro, de iniciar o processo de normalização das relações com Cuba. Outros perguntam-se por que o governo americano faria algo que obviamente enfraquece a oposição na Venezuela, pelo menos no curto prazo. O principal grupo de oposição, a Mesa da União Democrática (MUD), emitiu um comunicado em que afirma não apoiar as sanções: "A Venezuela não é uma ameaça para ninguém

“SE JANOT NÃO DENUNCIAR O AÉCIO NEM ABRIR INVESTIGAÇÃO, VOU ENCAMINHAR DENÚNCIA AO SENADO POR CRIME DE RESPONSABILIDADE”

Imagem
publicado em 25 de março de 2015 às 21:18 por  Conceição Lemes  Na quinta-feira passada 19, os deputados Rogério Correia (estadual), Padre João e Adelmo Leão (federais), todos do PT de Minas Gerais, entregaram à Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília, provas para  abertura de inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) nas investigações da Operação Lava Jato .

O Globo condena pressão da mídia por reforma ministerial

Imagem
  Editorial de  O Globo , publicado em primeira página, condena a pressão da imprensa sobre o governo para forçar uma reforma ministerial. Com a palavra o jornal da  famiglia  Marinho: “(quando) alguns jornais começaram a fazer a reforma ministerial por conta própria, não pudemos deixar de estranhar, admirando-nos de que ainda existisse quem achasse ser possível compelir o Chefe de Governo a substituir os seus principais auxiliares pelos boatos da imprensa”. 

Governadores do Nordeste fazem reivindicações e entregam carta de apoio a Dilma

Imagem
Criado em  25/03/15 21h43  e atualizado em  25/03/15 22h12   Por  Paulo Victor Chagas  Edição: Lana Cristina  Fonte: Agência Brasil Ao se reunirem hoje (25) com a presidenta Dilma Rousseff, os governadores dos nove estados nordestinos entregaram a ela uma carta política e uma pauta com cinco pontos prioritários para o desenvolvimento social e econômico da região.

Governo grego desafia o “sistema” da União Europeia e Rússia desafia o “sistema” global

Imagem
23/3/2015,  [*]  Conflicts Forum , Comentário Semanal, 13-20/2/2015 “ Widening Geo-Political Linkages and the Middle East ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                       POSTADO POR  CASTOR FILHO Sir  John Sawyers No início dessa semana (13-20/2/2015), o chefe recentemente aposentado do Serviço Secreto da Inteligência Britânica,  Sir  John Sawyers , disse: (…)  mas a crise na Ucrânia já não é crise só sobre a Ucrânia. Agora é crise muito maior, muito mais perigosa, entre Rússia e os países ocidentais, sobre valores e ordem na Europa. Alertou que os países ocidentais têm de “encarar” Moscou, mas

Isso é um país moderno: é legal abrir off-shore de apartamento funcional, não é, Joaquim?

Imagem
Autor: Fernando Brito Uma das coisas que me encanta no Brasil é como todos são tratados da mesma maneira. Imaginem o que seria descobrir que a Presidenta Dilma Rouseff abrira uma empresa off-shore em Miami dando como endereço “Palácio da Alvorada, Brasília”e com ela comprasse um apartamento num condomínio de luxo lá mesmo, no coração da pátria brasileira que habita a Flórida?

Paulo Nogueira: Só vou acreditar na lei anticorrupção quando um tucano graúdo for preso

Imagem
por :   Paulo Nogueira Guerra e Aécio Montaigne conta, num de seus ensaios, que dois candidatos a um posto na Grécia Antiga debatiam publicamente. Um deles fez um discurso longo, minucioso. Quando a palavra foi para o outro este, laconicamente, afirmou: “Vou fazer as coisas que ele disse.” Ganhou.

Miguel do Rosário: Traumann pede demissão! Dilma, é sua chance!

Imagem
Por  Miguel do Rosário No blog do Planalto. Quarta-feira, 25 de março de 2015 às 16:41 Dilma Rousseff aceita pedido de demissão do ministro Thomas Traumann A presidenta Dilma Rousseff aceitou hoje (25), pedido de demissão do ministro da secretaria de Comunicação Social, Thomas Traumann. Em nota divulgada pela secretaria de Imprensa da Presidência da República, Dilma agradeceu a competência, dedicação e lealdade de Traumann no período como ministro e porta-voz. * Não vou falar mal do Traumann, mas também não vou falar bem. Ele era um tipo “gente boa”, que cultivava boas relações pessoais com todos, mas que não fez efetivamente nada de substancial para mudar o quadro de derrotas diárias de 7 X 1 que vive o governo em relação à mídia. Não atuava como porta-voz. Não participava do debate. Não se expunha. Não se arriscava.

Por que os bancos brasileiros lucram tanto?

Imagem
Ruth Costas Da BBC Brasil em São Paulo Consultoria afirma que rentabilidade de bancos brasileiros foi o dobro da dos bancos americanos Quando a economia brasileira vai bem, os bancos vão bem. Quando a economia vai mal… bem, ao menos alguns bancos parecem ir melhor ainda. Segundo um levantamento feito pela consultoria Economatica para a BBC Brasil, apesar da desaceleração econômica, a rentabilidade sobre patrimônio dos grandes bancos de capital aberto no Brasil foi de 18,23% em 2014 – mais que o dobro da rentabilidade dos bancos americanos (7,68%).

DW: Crise política aumenta visibilidade de grupos pró-golpe

Imagem
Movimentos pró-intervenção militar existem desde redemocratização, porém ganharam voz nas ruas em meio à polarização política. Mas eles ainda são minoritários e têm apoio ínfimo da sociedade e dentro do próprio Exército. A insatisfação popular com o fraco desempenho econômico e o governo Dilma Rousseff, enfraquecido por escândalos de corrupção, aumentou a visibilidade de grupos que pedem um golpe militar no Brasil.

Ladislau Dowbor: O familiar Homo Ignorans

Imagem
do Outras Palavras O familiar Homo Ignorans Que será a racionalidade? Um caminho para o conhecimento? Ou a busca de suposta superioridade moral, para disfarçar preconceitos e busca e privilégios? Por  Ladislau Dowbor O  homo sapiens  todos conhecemos. Inclusive a maior parte da teoria econômica e das teorias das transformações sociais se baseia numa compreensão otimista de que o homem absorve conhecimentos, confronta-os com os seus objetivos racionalmente entendidos, e procede de acordo. Quando erra, analisa os erros e corrige a sua visão para não repeti-los.

Empresa pergunta a candidatos a emprego o que acham do governo Dilma

Imagem
Posted by  eduguim  on 25/03/15 • Categorized as  denúncia Atualizado às 20h45m de 25/03/2015 A leitora carioca  Verlaine Pinto  contatou o Blog com uma denúncia preocupante, mas que não chega a surpreender em um momento político em que a intolerância e os abusos contra determinada opinião política não param de surgir e de aumentar em termos de gravidade e de ilegalidade. Veja, abaixo, a troca de mensagens entre Verlaine e o blogueiro

Dilma pode fazer mudanças no primeiro escalão do governo

Imagem
A presidente Dilma  está determinada a fazer duas mudanças no primeiro escalão do governo até o fim desta semana. Uma delas é a nomeação do ministro da Educação. A outra é a substituição do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Thomas Traumann. Traumann deixaria o governo ao fim do primeiro mandato de Dilma, mas a pedido da presidente permaneceu no cargo até que ela encontrasse um substituto. Contudo, o vazamento de um documento recentemente com críticas à estratégia de comunicação do governo irritou Dilma. Agora, é considerada iminente a saída do ministro.

Moro, e o Álvaro Dias? Não era da mesma CPI?

Imagem
Coitado do Anastásia … Pagou o pato sozinho … A propósito da assombrosa informaçao de que o Moro, o  implacável de Guantánamo , pegou um  tucano (morto) , amigo navegante enviou a seguinte breve reflexão: Amigo, o  Catão dos Pinhais  está VIVO e era membro da mesma CPI do falecido Guerra. Guerra e o Catão eram na verdade os únicos tucanos da CPI.  Será que o Guerra comeu os dez pedaços da pizza de milho sozinho ? Naquela pizza de milho, cada pedaço valia um milhão… Por que o Moro nao pergunta ao ilustre senador paranense: ilustre Senador, o falecido Guerra comeu os dez pedaços sozinho ? Saudações paranaenses e, como diz voce, quá, quá, quá ! Paulo Henrique Amorim

Fórum Social Mundial: sociólogo pede diálogo de Dilma com movimentos sociais

Imagem
Por  Ana Cristina Campos  Edição: Fábio Massalli  Fonte: Agência Brasil No Fórum Social Mundial (FSM), em Túnis, o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, pediu nesta quarta-feira (25) mais diálogo da presidenta Dilma Rousseff com os movimentos sociais.

A saída de Traumann era “passe telegrafado”. Não esperem mudanças na Comunicação

Imagem
Autor: Fernando Brito Desde o “vazamento” do documento sincero (mas desastrado) de análise de situação do Governo em matéria de Comunicação, era esperada a demissão de Thomas Traumann da Secom. Aliás, ainda que não vazado, o texto marcava as críticas do ex-ministro à linha assumida por Dilma desde o final da campanha eleitoral.

500 dias: Defesa prevê R$ 580 milhões em investimentos e 38 mil militares

Imagem
Do Portal Brasil 2016 Pan 2007, Jogos Mundiais Militares 2011, Rio+20 em 2012, Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude em 2013, Copa 2014. A atuação dos militares brasileiros em grandes eventos tem amplo histórico, e os legados são aproveitados de um evento para outro. Nos  Jogos Olímpicos , não vai ser diferente: os aprendizados dos últimos anos, sobretudo os do Mundial, serão a base do planejamento, que também prevê novos investimentos. “Nosso orçamento atualmente é projetado em cerca de R$ 580 milhões em três anos: 2014, 2015 e 2016. Isso já levou em consideração o legado dos eventos anteriores.  Além disso, estamos modernizando sistemas, ampliando a nossa área de comunicação rádio-digital, os sistemas de Comando e Controle, aprimorando sistemas de aeronaves, navios e das nossas viaturas, e estamos adquirindo equipamentos novos, particularmente na área de prevenção a incidentes químicos, biológicos, nucleares e radiológicos, prevenção à área de terrorismo e ciber

Thomas Traumann da Comunicação Social, pede demissão do Governo

Imagem
por  Redação da RBA -  publicado  25/03/2015 17:09 Substituto de Thomas Traumann ainda não foi definido São Paulo – O Blog do Planalto informou há pouco que a presidenta Dilma Rousseff  aceitou hoje (25), pedido de demissão do ministro da Secretaria de Comunicação Social , Thomas Traumann. Em nota da Secretaria de Imprensa da Presidência da República, Dilma agradeceu a competência, dedicação e lealdade de Traumann como ministro e porta-voz.

O risco de chegar atrasado ao dia do golpe

Imagem
Fortalecidos pela magnitude das manifestações do dia 15 de março, os organizadores do dia 12 de abril já organizam um golpe na democracia brasileira. Juarez Guimarães - na Carta Maior A coluna de Jânio de Freitas no jornal Folha de S. Paulo do domingo 22 de março – “Começar mais uma vez” - deve ser justamente saudada como a expressão nitidamente instalada na consciência democrática e republicana brasileira de que a direção do PSDB já está publicamente inserida em uma campanha golpista. Como recordamos no ensaio publicado nesta Carta Maior  -  “Por que ainda é possível derrotar a campanha golpista do PSDB? - , já havíamos formulado este diagnóstico em dezembro de 2014.

França: a extrema-direita constrói-se sobre a fraqueza da esquerda

Imagem
22/3/2015,  [*] Nikos Smyrnaios , Ephemeron, Grécia – Γαλλία: πως η ακροδεξιά χτίζει την κυριαρχία της πάνω στην αδυναμία της αριστεράς Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHo França - Eleições Regionais, 2015 Eleições regionais realizadas nesse domingo na França confirmaram que prossegue por lá o avanço da Frente Nacional, que começou em 2011, quando Marine Le Pen assumiu a liderança do partido. A presença dos fascistas no 2º turno da eleição presidencial de 2017 é agora altamente provável, o que pode levá-los à presidência do país.

Michael Hudson: Importância do novo banco chinês

Imagem
20/3/2015, Sharmini Peries entrevista  [*] Michael Hudson  - TRNN “ Institutional Discontent ” Vídeo e entrevista transcrita: traduzida pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO SHARMINI PERIES, PRODUTORA EXECUTIVA,  TRNN : Muito obrigada por nos receber. [...] 0’50” – MICHAEL HUDSON , prof. de Economia, University of Missouri-Kansas City: Muito bom estar com vocês. PERIES: Considerando o nosso assunto hoje, Michael, acho que vamos falar sobre um livro que você publicou há muitos anos, com o título de  Super Imperialism   (1ª ed., 1972; reeditado em 2002). E há um capítulo especial do seu livro, para o qual chamo especial atenção, sobre o Banco Mundial. Quem se interesse pelo que Michael apresentará hoje, terá muito proveito se examinar aquele livro. Muito obrigada, Michael, pela sua atenção. HUDSON:  Ótimo falar com vocês, Sharmini.

A CRISE NA FILA DO BANCO, NOS BOTEQUINS, NOS JORNAIS, NO STF…

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Uma visita a raiva e ao pessimismo das últimas semanas, que não pode esconder o legado vitorioso dos doze anos de governo Lula-Dilma Na fila do banco, uma senhora mais velha do que eu pergunta se está chovendo lá fora. Respondo que sim e apontado para umas vitrines próximas, pergunto: “A senhora vai fazer compras?” — Não, ela diz, olhando a tela do celular. Vou me sentar e olhar minhas mensagens no Whatsap. Já chegaram mais de cem hoje de manhã.Todo mundo quer derrubar o governo, ela diz.

Dilma sanciona com vetos lei sobre fusão de partidos

Imagem
Criado em  25/03/15 12h03  e atualizado em  25/03/15 12h23   Por  Luana Lourenço  Edição: Valéria Aguiar  Fonte: Agência Brasil A presidenta Dilma Rousseff sancionou com dois vetos, a Lei 13.107, que trata da fusão de partidos políticos. A lei estabelece tempo mínimo de cinco anos de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que partidos possam se fundir.  A lei e os vetos estão publicados na edição de hoje (25) do  Diário Oficial da União .

Moscou defende Brasil, Índia e África do Sul como membros permanentes do CS da ONU

Imagem
Sputnik News Moscou acredita que o Brasil, a Índia e a África do Sul são “candidatos dignos para se juntar ao Conselho de Segurança da ONU” de forma permanente, segundo declarou o embaixador especial da chancelaria russa Vadim Lukov nesta quarta-feira (25). Cúpula de Ufá vai decidir destino do BRICS Os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU são: Rússia, Estados Unidos, China, França e Reino Unido. Outros dez países são eleitos para o órgão a cada dois anos. Sobre a possível adesão permanente do Brasil, da Índia e da África do Sul, Lukov acrescentou que a decisão não deve ser tomada ao nível do bloco BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), mas no âmbito do sistema das Nações Unidas.

Band em crise: Depois de dez meses, Band rescinde contrato com Luiz Bacci

Imagem
O jornalista Luiz Bacci posa para foto de divulgação do Tá Na Tela, programa que estreou em agosto Por  DANIEL CASTRO , em 25/03/2015 · Atualizado às 12h22 Após cumprir apenas 10 de 42 meses de contrato, Luiz Bacci está fora da Band. O vínculo do apresentador, que trocou a Record pela Band em maio do ano passado, será rompido oficialmente nos próximos dias. A rescisão, antecipada pelo Notícias da TV  na última segunda-feira, começou a ser negociada na manhã desta quarta (25) entre o jornalista e Diego Guebel, diretor-geral de Conteúdo. A assessoria de Bacci nega a rescisão, mas do lado da Band a decisão já está tomada. Falta agora negociar o valor da multa a ser paga ao apresentador, que continua no Café com Jornal durante mais alguns dias.

Desculpe a nossa falha: Ibope “corrige” pesquisa e dá mais cinco pontos ao Jornal Nacional

Imagem
Autor: Fernando Brito Claro que não foi por causa da repercussão que teve ontem a “despencada” de audiência da Globo e do Jornal Nacional. Claro que não foi nada, senão a rebeldia dos aparelhos que, automaticamente, registram hora e canal em que os aparelhos de televisão estão ligados.

240 PARLAMENTARES LANÇAM A FRENTE EM DEFESA DA PETROBRAS; DENUNCIADOS JOSÉ SERRA E A VENDA DE AÇÕES A PREÇO DE BANANA EM NY

Imagem
Em defesa da Petrobras por Vanessa Grazziotin, na Folha, via Facebook Muitos brasileiros talvez ainda não perceberam, mas está em curso uma campanha diuturna para atacar a Petrobras, sua imagem e suas atividades. A pretexto de combater à corrupção, essa investida tem como pano de fundo a redução da empresa na sua capacidade de exploração dos recursos do pré-sal.

STF investiga presidente do DEM Agripino Maia por cobrança de propina

Imagem
O Supremo Tribunal Federal (STF) instaurou inquérito para investigar o envolvimento do presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia (RN), na cobrança de propina de R$ 1 milhão contra empresário no Rio Grande do Norte. O recurso serviria para viabilizar esquema de corrupção instalado no serviço de inspeção de veículos no estado, segundo noticia o jornal O Estado de S. Paulo .     Divulgação Coordenador da campanha de Aécio à Presidência, Agripino Maia é acusado de cobrar propinas no Rio Grande do Norte     O pedido de apuração foi encaminhado à Corte pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com base em delação premiada de George Olímpio, no âmbito das investigações da Operação Sinal Fechado. Ele afirma ter pago propina ao presidente do DEM, que foi coordenador da campanha do tucano Aécio Neves à Presidência, para agilizar a tramitação de projeto de lei que cria o serviço de inspeção veicular. A decisão de abertura do inquérito, segundo o jornal, foi tomada pela mi

DW: Steinmeier exalta melhor tom entre Grécia e Alemanha

Imagem
Ministro alemão do Exterior diz que relação mais harmoniosa é "fundamental para conversações" sobre crise. No segundo dia de sua visita a Berlim, Tsipras se reúne com políticos e visita memorial do Holocausto. O ministro alemão do Exterior, Frank-Walter Steinmeier, comemorou a melhora no tom das discussões em torno da crise da dívida da Grécia, após reunir-se nesta terça-feira (24/03) com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

Receita com anúncios online fica no centro de guerra sobre fraude de cliques

Imagem
NOVA YORK/BOSTON, Estados Unidos   (Reuters) -  Um crescente número de companhias dos Estados Unidos, incluindo a cervejaria MillerCoors e o grupo segurador AIG, estão ampliando a batalha contra fraude de publicidade online ao exigirem provas de que seus anúncios foram vistos por pessoas reais, em vez de por computadores a serviço de criminosos.

A Reuters “micou”. E foi parar no “trend topics” do Twiter

Imagem
Autor: Fernando Brito A maior agência de notícias do mundo teve, hoje, de assumir o “mico” que pagou com a sabuja menção do #PodemosTirarSeAcharMelhor  inadvertidamente agregada à entrevista de Fernando Henrique Cardoso no trecho em que se observava que o ladrão Pedro Barusco tinha dito que a corrupção na Petrobras tinha se iniciado no período Fernando Henrique Cardoso. Foi parar na liderança do “TrendTopics” do Twitter.