Postagens

Mostrando postagens de março 18, 2015

Merval, Sérgio Moro e a morte do direito

Imagem
      O juiz Sérgio Moro foi, como se sabe, homenageado pelas organizações Globo como personalidade do ano no prêmio Faz a Diferença, honraria que recebeu por ser um magistrado imparcial e rigoroso, sendo apenas mera coincidência um eventual alinhamento de suas decisões com os desejos deste poderoso grupo de comunicação. 

Ajustes estão sendo feitos para garantir programas sociais, afirma Dilma

Imagem
“O crescimento econômico não se dá em detrimento do trabalhador”, garantiu a presidenta Dilma em cerimônia de assinatura da MP da Política de Valorização do Salário Mínimo. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR A presidenta  Dilma Rousseff  explicou que os  ajustes  que estão sendo feitos pelo governo têm por objetivo retomar o crescimento econômico e garantir as políticas sociais do governo, dentre elas programas como o  Bolsa Família  e o  Minha Casa, Minha Vida . As declarações foram feitas na tarde desta terça-feira (24) durante cerimônia de assinatura da Medida Provisória da Política do Salário Mínimo para o período de 2015 a 2019.

Como fazer uma geração de jovens imbecilizados

Imagem
Autor: Fernando Brito Recomendo a leitura das duas reportagens da Folha de hoje ( aqui  e aqui ) sobre os jovens universitários de faculdades particulares – e caras – de São Paulo. Narra que a coisa chega ao ponto de se fazerem “reuniões de pais”, assistir aula com a mamãe e, até, irem juntos a entrevistas de estágio. Até  caso “de mãe reclamar de reprovação em MBA” acontece em uma delas.

UFA!!!: Falha no Ibope tira cinco pontos do Jornal Nacional e de Babilônia

Imagem
William Bonner e Renata Vasconcellos no Jornal Nacional; falha no Ibope tirou audiência de telejornal Por  PAULO PACHECO , em 24/03/2015 · Atualizado às 16h36 No Notícias na TV Uma falha no Ibope tirou cinco pontos do Jornal Nacional e da novela Babilônia na noite de segunda-feira (23). O telejornal havia marcado 20 pontos nos dados preliminares. Seria um dos piores desempenhos da história. Porém, no consolidado, divulgado nesta terça (24), marcou 25,3. A novela das 21h saltou de 23,3 na prévia para 28,7 no consolidado. É normal a audiência de um programa variar um ponto da prévia para o consolidado, mas não cinco. No caso do JN, a "margem de erro" foi de 20%.

Reuters põe entrevista com FHC no ar e esquece de tirar frase que denuncia favorecimento

Imagem
Postado em  24 de março de 2015 - no DCM Em vermelho, a deferência a FHC publicada inadvertidamente A imagem fala tudo.

JN sofre "impítima" do telespectador #GloboInimigaDoBrasil

Imagem
"Ibope do Jornal Nacional derrete e marca 20 pontos", deu na coluna de Ricardo Feltrin. Um “terremoto” ocorreu na redação da Globo na noite de segunda-feira. O “Jornal Nacional” registrou uma das mais baixas médias de audiência em dias úteis, segundo dados prévios obtidos pelo UOL. . A média de audiência esta noite foi de 20 pontos, que é equivalente ao índice do telejornal global em um sábado de feriado prolongado. (...) Dez anos atrás a média do “JN” era de 35,8 pontos na Grande São Paulo... A coluna atribui como causa provável a queda na audiência das novelas que vem antes e depois do telejornal.

Saul Leblon: Quando o governo faz a diferença

Imagem
Ele sabia que nenhum país sai de uma crise sem um protagonista social que o conduza. Há muito o que aprender com Franklin Roosevelt. por: Saul Leblon   A expressão ‘vontade política’ ficou conhecida no passado como um cacoete petista. Uma espécie de ‘melhoral de voluntarismo’ para todos os males do país.   Há limites, claro.   Os homens constroem a sua história, mas se negligenciarem as circunstâncias serão atropelados por elas.   Diante de uma transição de ciclo econômico da gravidade da atual não basta vontade.

Grécia: Fase Dois (Parte 3-final)

Imagem
Costas Lapavitsas, deputado marxista eleito na lista do SYRIZA, fala sobre as dificuldades econômicas no caminho de seu partido e dos desafios de sair da Zona do Euro 12/3/2015, Sebastian Budgen entrevista  [*] Costas Lapavitsas  – Revista  Jacobin “ Greece: Phase Two ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu          POSTADO POR  CASTOR FILHO Ver também: 16/3/2015,  redecastorphoto  em:  “ Grécia: Fase Dois (Parte 1) ” , Revista  Jacobin , traduzido. 21/3/2015,  redecastorphoto  em:  “ Grécia Fase Dois (Parte 2) ” , Revista  Jacobin , traduzido 27/2/2015,  redecastorphoto  em:  “ Grécia: Fase Um ” , Revista  Jacobin , traduzido. Costas Lapavitsas Nossa revista  Jacobin  publicou recentemente  artigo de Nantina Vgontzas    sobre sair do euro e ruptura, e ela põe a coisa no quadro analítico de, uma vez que há uma parte, um setor do capital grego, que não está enlouquecido nem pervertidamente liberado – ela cita aerovias, proprietários de imóveis  et al . – q

PHA: Quem é o lider do “vem pra rua”!

Imagem
Por que abriram o processo contra ele e os sócios nos Estados Unidos ? No  Tijolaço , texto de Fernando Brito: QUEM É ROGÉRIO CHEQUER, A CELEBRIDADE DO “VEM PRA RUA” NO RODA VIVA Assisti a “entrevista” do “líder” do Vem pra Rua” no Roda Viva, aliás um festival de “levantadas de bola” para a nova celebridade.

Grupo Pão de Açúcar aprova investimento de R$1,35 bi em mercados em 2015

Imagem
O Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar aprovou plano de investimento de 1,35 bilhão de reais para 2015, valor que inclui a divisão de atacarejo Assaí, bandeiras de super e hipermercados, bem como de lojas de proximidade.

A Justiça no Brasil é braço da elite

Imagem
Defensor dos sem-terra no Pará por mais de uma década, frei Henri Burin des Roziers fala do País de hoje e dos anos setenta e oitenta por Leneide Duarte-Plon —  publicado  24/03/2015  na Carta Capital                                                                                                                                                                          AFP Para o frei Henri Burin des Roziers não há reforma agrária porque a propriedade da terra é imposta pela violência De Paris Em seu quarto no convento Saint-Jacques, em Paris, a 12 mil quilômetros de Rio Maria, pequena cidade do Pará onde defendeu na Justiça inúmeros camponeses sem-terra, o frade dominicano e advogado Henri Burin des Roziers, 85 anos, recebe  CartaCapital  para falar da sua experiência no Brasil, onde foi morar em 1978. Rio Maria, campeã de assassinatos por encomenda de líderes sindicais, é conhecida como “a terra da morte anunciada ”  e, por isso, virou símbolo da luta camponesa no Pará.

BBC: O que se sabe sobre o acidente de avião que matou 150 nos Alpes franceses

Imagem
Há 21 minutos Aeronave partiu de Barcelona com destino a Düsseldorf; causas do acidente ainda não são conhecidas Um avião com 150 pessoas a bordo ─ entre elas 144 passageiros ─ caiu nesta terça-feira nos Alpes franceses. Não houve sobreviventes. A aeronave ─ um Airbus A320 ─ da companhia aérea alemã de baixo custo Germanwings viajava de Barcelona a Dusseldorf sem escalas. As causas da tragédia ainda não são conhecidas. O avião caiu após permanecer oito minutos em trajetória descendente. Aparentemente o aparelho não enviou um sinal de emergência.

'É preciso ficar atento com quem atua contra o real', afirma Dieese

Imagem
Expectativa é de que o moeda norte-americana fique estável para favorecimento das empresas nacionais por  Redação da RBA   RAFAEL NEDDERMEYER/FOTOS PÚBLICAS Dois motivos para a avaliação do dólar afetar a economia nacional: crise econômica internacional e pressão política São Paulo –  O diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, explicou  hoje (23), em entrevista para a  Rádio Brasil Atual , os reflexos do aumento do dólar na economia brasileira e afirmou que a utilização da valorização da moeda estrangeira para reduzir a inflação torna inviável a política industrial. A expectativa é que o dólar tenha um posicionamento estável, representando um equilíbrio industrial que favoreça o desenvolvimento da indústria brasileira. “Devemos aproveitar este momento para reposicionar a moeda americana num patamar que permita, simultaneamente, um poder de compra protegido, principalmente pela indústria, que tenha a capacidade de ser dinâmica, criando empregos, gerand

Juiz que liberou da cadeia primo do governador Beto Richa “abre fogo” contra Juca Kfouri, Dilma Rousseff e PT

Imagem
Blog do Esmael O juiz substituto em 2.º grau Márcio José Tokars, da 2.ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), que concedeu ontem à noite um Habeas Corpus liberando o lobista Luiz Abi Antoun, primo do governador Beto Richa (PSDB), da prisão após uma semana, foi às ruas no último dia 15 de março contra o PT e o governo “corrupto” de Dilma Rousseff.

Paulo Nogueira: De quem é a culpa pelos 20% do Jornal Nacional?

Imagem
por :   Paulo Nogueira Números desastrosos Se Mino Carta citou Jesus numa conversa sobre os protestos, me sinto autorizado a fazer isso também. Minha citação é: “Não julgue para não ser julgado.” Penso, especificamente, nas grandes empresas de jornalismo. A Globo, por exemplo. Acaba de sair a notícia de que o Jornal Nacional bateu na histórica marca de 20 pontos de Ibope – uma migalha para quem já teve duas, três vezes isso. Abaixo dos 20, o dilúvio.

Eduardo Guimarães: FHC pensa que crise petista o reabilita

Imagem
Posted by  eduguim  on 24/03/15 • Categorized as  Opinião do blog A última de Fernando Henrique “uma declaração por dia” Cardoso (by Brasil 247) foi tentar culpar o sucessor direto, Luiz Inácio Lula da Silva, pela corrupção na Petrobrás. Antes, disse que a corrupção no Brasil foi inventada pelo PT. Antes, disse que o governo Dilma deveria cair. Antes, disse que o governo Dilma não deveria cair. Antes… Desde que Dilma Rousseff assumiu seu segundo mandato, não passa uma semana ininterrupta sem que o ex-presidente tucano dê alguma declaração atacando-a ou ao seu partido ou a Lula, à diferença do que ocorreu durante a campanha eleitoral do ano passado.

A esquizofrenia dos EUA na questão da Síria

Imagem
ORIENTE.midia Por Claude Fahd Hajjar*  Passou-se quatro anos desde que teve início o conflito na Síria histórica, secular, onde cada monte e cada depressão pode conter valiosos tesouros arqueológicos que ajudam a reconstruir os meandro da história da civilização humana. Um país seguro e em franco progresso, cuja população tinha acesso gratuito a saúde, educação e facilidade para a aquisição de moradias. Um centro comercial e distribuidor de produtos manufaturados para os países vizinhos incluindo o norte da África; foi reduzido a uma subsistência de guerra, convivendo com sanções econômicas, racionamento de luz e gás. A população do norte da Síria, seduzida pelo canto da sereia da “revolução” entoado pelos mercenários do finado Exército Livre da Síria, foi desalojada de suas casas e transferida para barracas nos acampamento, já previamente montados pelas autoridades nas fronteiras turcas ii .    Isto, foi em meados de 2011, quando foram iludidas com a promessa de dinhei

Band em crise: Agora É Tarde 'foi do está tudo bem para acabou', desabafa Rafinha

Imagem
Rafinha Bastos faz piada com o fim do Agora É Tarde 'sorrindo na dificuldade' em foto em caixão Por  DANIEL CASTRO , em 24/03/2015 O humorista Rafinha Bastos foi pego de surpresa com a decisão da Band de acabar com o talk show Agora É Tarde, anunciada ontem (23) à tarde. Arrasado, ele afirmou ao  Notícias da TV , na madrugada desta terça (24), que considerou a atitude da emissora extrema. "[O Agora É Tarde] Foi de 'está tudo bem' para 'acabou'", lamentou. O programa fica no ar até o dia 10. Será substituído pela minissérie Roma, da HBO.

DEBATENDO A LAVA JATO (2) — ENTREVISTA COM WADIH DAMOUS

Imagem
por  Paulo Moreira Leite A recusa sistemática dos pedidos de habeas corpus, tradicional recurso para garantir liberdades fundamentais e impedir a tortura, faz parte de um "populismo tosco" de um judiciário amedrontado pelos jornais

Professores da rede estadual de São Paulo continuam em greve

Imagem
Em greve desde a última sexta-feira (13), professores da rede estadual de ensino de São Paulo realizam uma nova assembleia na última sexta-feira (20), no vão livre do Masp, para decidir os rumos da paralisação. Levantamento feito pela Apeoesp (Sindicato dos professores de São Paulo), revela que cerca de 60% da categoria já aderiu à greve que atinge há uma semana a capital e cidades do interior como Ribeirão Preto, Sorocaba, São Carlos, Araraquara, entre outras. CTB Uma nova assembleia será realizada na próxima sexta-feira (27) “A greve continua crescendo, apesar da pressão dos diretores”, afirmou Francisca Pereira da Rocha Seixas, Secretária de Assuntos Educacionais e Culturais da Apeoesp. Na última terça-feira (17), representantes do estado se reuniram com entidades do setor para discutir a paralisação, sem a presença do sindicato da categoria. Para Francisca Pereira essa atitude é reflexo da postura intransigente do governo Alckmin. “É aquela velha história que já conhecemos.

Jornal Nacional, diz o UOL, vê sua audiência “se derreter”. Dá duas “Chiquititas”

Imagem
Autor: Fernando Brito Ricardo Feltrin,  colunista de TV do UOL , diz que a noite de ontem foi de “terremoto” na Globo, pelo fato de o Jornal Nacional ter caído a uma das mais baixas audiências de sua história, registrando 20 pontos em São Paulo.  Apenas o dobro da versão da novela “Chiquititas” ou do telejornal da Record. Foram 20 pontos, para um telejornal que – registra Feltin – tinha quase  36 pontos no Ibope há dez anos e quase o dobro nos anos 70.

França: a extrema-direita constrói-se sobre a fraqueza da esquerda

Imagem
Niκος Smyrnaios Νίκος Σμυρναίος  Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu Eleições departamentais realizadas nesse domingo na França confirmaram que prossegue por lá o avanço da Frente Nacional, que começou em 2011, quando Marine Le Pen assumiu a liderança do partido. A presença dos fascistas no 2º turno da eleição presidencial de 2017 é agora altamente provável, o que pode levá-los à presidência do país. O  establishment  político francês, ou seja, a direita, trouxe de volta Sarkozy. O resultado de um confronto hipotético Le Pen-Hollande-Sarkozy em 2017 é bastante incerto. A possibilidade de vitória da extrema direita no segundo maior país da União Europeia já não é irrealista.

O que o dinheiro dos artistas no HSBC da Suíça tem a ver com a Lei Rouanet

Imagem
Postado em   24 mar 2015 por :   Kiko Nogueira Maitê Proença caiu no Swissleaks   A   última reportagem  sobre as contas secretas do HSBC na Suíça trouxe os nomes de artistas brasileiros. A matéria publicada no UOL e no Globo, que têm acordo com o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, fala de gente como Claudia Raia, Jô Soares, Maitê Proença, Marília Pêra, Jorge Amado e família e Francisco Cuoco, entre outros. Os dados dos arquivos se referem a 2006 e 2007.

Quem são os irmãos Koch?

Imagem
Eles possuem fortunas que, somadas, superam folgadamente as de Bill Gates e Carlos Slim, e fazem reuniões peiódicas com o Tea Party. Agora, seus nomes se misturam aos pedidos de impeachment no Brasil por  Antonio Luiz M. C. Costa  - na Carta Capital Os irmãos Charles e David Koch são sócios e possuem, segundo a Forbes, 42,9 bilhões de dólares cada um Uma interessante conexão entre os irmãos Koch,  o Charles Koch Institute , os “Estudantes pela Liberdade” e o “Movimento Brasil Livre”, um dos principais promotores dos protestos contra o governo brasileiro foi apontada por jornalistas brasileiros,  inclusive na CartaCapital  e possível que se estenda a outras entidades, como sugere, por exemplo, o currículo de Fabio Ostermann , cofundador dos “Estudantes pela Liberdade”, diretor do  libertarian   Instituto Ordem Livre , “mentor intelectual do Movimento Brasil Livre” segundo a revista  Veja  e com cargos em organizações como o Instituto Liberal e o Instituto Liberdade. Para comp

Der Spiegel coloca Merkel entre nazis

Imagem
Uma das mais conceituadas revistas da imprensa internacional está a dar que falar na Alemanha. Der Spiegel publicou capa em que Merkel está rodeada de oficiais nazis na Acrópole em Atenas. 23 de Março, 2015 - 18:00h - ESQUERDA. NET Um dos artigos centrais é ilustrado com um grafiti da cidade de Atenas em que a chanceler surge com um bigode igual ao de Hitler. A capa da mais recente edição do semanário alemão  Der Spiegel , com uma fotomontagem da chanceler Angela Merkel entre oficiais nazis na Acrópole em Atenas durante a ocupação sob o título “como os europeus vêem os alemães: o predomínio alemão”, está a gerar polémica nos meios de comunicação social do país. Desde o jornal dominical  Frankfurter Allgemeine Zeitung  (FAS) à edição online  do  Die Welt , a publicação tem sido classificada como “inoportuna” pela imprensa dominante, uma vez que Tsipras visitou o país esta segunda-feira para se reunir com a chanceler.

Governo garante recursos para terceira etapa do Minha Casa, Minha Vida

Imagem
Programa será lançado ainda neste semestre e entregará 3 milhões de novas moradias; detalhes das obras e distribuição estão sendo tratados com representantes de 12 movimentos sociais por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  23/03/2015  NAIARA PONTES/SG No encontro, ficou garantido que as ações desta nova fase do programa serão definidas a partir de amplo debate Brasília – Durante reunião com representantes de 12 movimentos sociais voltados para a luta por moradia popular no país, ministros e presidentes de estatais informaram hoje (23) que o governo se prepara para lançar, ainda neste semestre, a terceira etapa do programa Minha Casa, Minha Vida. Eles se comprometeram a realizar, até lá, uma série de ações para agilizar o fluxo de pagamento das obras que estão em andamento, fazer contratações para dar conta de concluir o que foi prometido no ano passado e liberar os recursos necessários.

Dados sobre o dia 15 revelam quem está mobilizado contra o governo

Imagem
  A crise econômica alimenta a crise política que é potencializada pelos ataques diários e em bloco da mídia hegemônica, contaminando parcelas consideráveis da população. Acaba de ser divulgada uma nova pesquisa ( CNT/CMA ) onde o índice de aprovação da presidenta Dilma aparece com 10,8%. Muito baixo, mas ainda acima do pior momento de FHC, que chegou a registrar apenas 8% de aprovação em setembro de 1999. 

Jornal Nacional mergulha, bate em 18,6 pontos, perde de novelas e confirma que a Globo chega aos 50 anos em crise

Imagem
publicado em 23 de março de 2015 às 22:38 por Luiz Carlos Azenha Trabalhei na Globo em duas fases de minha carreira. Na TV Bauru, nos anos 80, quando passei longas temporadas em São Paulo cobrindo as férias de colegas. Não existia medição instantânea de audiência então, mas costumávamos aferir isso andando nas ruas: dava para ouvir o eco do  Jornal Nacional  sintonizado praticamente em todas as casas. As pessoas acertavam o relógio pelo início do JN.

Nota mantida da S&P é o maior golpe sofrido pelos “videntes da catástrofe”

Imagem
Autor: Fernando Brito Já tinha postado, pouco antes, aqui, o incrível diálogo  entre a jornalista brasileira que dizia que a Petrobras estava falida e o sócio estrangeiro da Petrobras que dizia que não era nada disso . É mais ou menos a reação da mídia brasileira diante da notícia de que  a Standard & Poors, agência de classificação de risco, não vai tirar o Brasil da condição de “grau de investimento “. Como não? Não estamos quebrando, falindo, indo à bancarrota?

Alckmin na Cultura, Aécio na Istoé e a imprensa chapa branca

Imagem
por :   Kiko Nogueira Ele   Um dos efeitos do clima de golpismo deslavado é a falta cada vez mais intensa de decoro da chamado imprensa chapa branca. O caso da TV Cultura é exemplar, especialmente com o Roda Viva, transformado num palanque. Vide o programa com Eduardo Cunha, em que todos os entrevistadores estavam interessados apenas em saber o que o presidente da Câmara iria fazer depois de depôr Dilma — com destaque para João Dória Jr, que deu um show constrangedor de desinformação e esperteza ao contrário.