Postagens

Mostrando postagens de março 11, 2015

Venezuela: "Golpe contínuo", nova receita para contestar as urnas

Imagem
A Venezuela enfrenta um grave problema: mantém uma das maiores reservas de petróleo do planeta fora do controle dos Estados Unidos. Leneide Duarte-Plon, de Paris A Venezuela tem um presidente eleito democraticamente em 2013, em processo eleitoral legítimo, acompanhado por observadores internacionais. Mas o país tem um grave problema: mantém uma das maiores reservas de petróleo do planeta fora do controle dos Estados Unidos.

Presidenta Cristina resiste contra golpistas apoiados pelos EUA

Imagem
O que se viu na Avenida de Maio tem muita semelhança com as manifestações da Avenida Paulista, composta por muitos viúvos e viúvas da ditadura militar. Dario Pignotti, de Buenos Aires  na Carta Maior Um verão portenho asfixiante. Dias antes de completar 39 anos do golpe de Estado na Argentina, milhares de pessoas participaram de uma marcha contra a presidenta Cristina Fernández de Kirchner, exibindo uma atitude desestabilizadora nunca vista desde a recuperação da democracia, no começo da década de 80. O ambiente político que impera nesses primeiros dias de março evoca a atmosfera do tango Verano Porteño, em que Piazzolla mescla uma sonoridade encrespada com uma melodia densa.

Mulher de banqueiro Setubal grita "fora Dilma" em manifestação em SP

Imagem
Ana Eliza Setubal, mulher do banqueiro Paulo Setubal dona do Itaú 'Nossa bandeira jamais será vermelha', diz grupo de Ana Setubal na Paulista "Tem até mulher de banqueiro aqui!", informava à coluna a educadora Ligia Carvalho no estacionamento da rua Augusta em que vários amigos combinaram de se encontrar para ir à passeata de domingo na avenida Paulista.

Internautas discutem a regulação do Marco Civil da Internet

Imagem
Por  Gésio Passos  Fonte: Portal EBC Após ampla mobilização social para a aprovação do Marco Civil da Internet (MCI) em 2014, chegou a hora de se discutir como colocar em prática a “constituição das redes”. Para isso, o Ministério da Justiça abriu processo de debate público para receber contribuições sobre a proposta de regulamentação do marco civil até 31 de março. 

Paulo Nogueira: O real motivo da perseguição a Dirceu

Imagem
por :   Paulo Nogueira A vida é complicada para quem desafia a plutocracia Um jornalista americano escreveu uma coisa que me marcou profundamente. Ele disse que num certo momento da carreira ele era convidado para programas de tevê, recebia convites seguidos para dar palestras e estava sempre no foco dos holofotes. Num certo momento ele se deu conta de que tudo isso ocorria porque ele  jamais  escrevera algo que afrontasse os interesses dos realmente poderosos.

O foco é a Economia. Dilma, o PMDB e o Congresso

Imagem
O PMDB tem governadores e um candidato Presidente, o Eduardo Paes​ O ansioso blogueiro, humildemente, como o  zé  Cardozo, humildemente procurou entender a  entrevista  da Presidenta Dilma, nessa segunda-feira (16/3), logo após a reunião de seu conselho político. E, em lugar de sair por aí a interpretar à sua maneira, humildemente, preferiu recorrer ao Oráculo de Delfos, que como se sabe, abriga-se num ponto do Agreste pernambucano, onde espera descobrir que é o dono do jatinho sem dono, aquele serviu à Bláblárina.

Edward Snowden convoca empresas a lutarem pela privacidade online

Imagem
Sputnik News O ex-agente da CIA e da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA) Edward Snowden voltou a participar da SXSW, o festival de música, filme e interatividade que acontece desde sexta-feira (13) na cidade norte-americana de Austin. © AFP 2015/ ALAIN JOCARD Documentos de Snowden revelam hacks em massa através de cartões SIM Pelo segundo ano consecutivo, o revelador do mega esquema de espionagem dos EUA a autoridades, empresas e cidadãos de todo o mundo, fez uma teleconferência a portas fechadas com um seleto grupo escolhido pelos organizadores do festival. Majoritariamente, estavam presentes executivos e empresários e Snowden pediu às empresas que lutem pela proteção dos usuários da Internet, segundo revelou a rede de notícias de tecnologia The Verge.

Lula fala sobre Reforma Politica (08/04/2014)

Imagem
 Lula dá entrevista a blogueiros e fala sobre Reforma Politica.      -no vídeo da 1:32 h à 1:44 h

O problema não foi o que aconteceu no dia 15 de março

Imagem
O problema foi o sintomático acuamento dos eleitores de Dilma: com ajustes que contrariam sua campanha eleitoral, a presidenta vai perdendo sua base. Maria Inês Nassif Para o governo, para as forças progressistas e para a democracia, o problema não é o que aconteceu nas ruas no domingo, dia 15 de março. O problema é o que deixou de acontecer nas ruas na sexta-feira, 13.   O domingo é um repetitivo terceiro turno. São Paulo, o grande enclave conservador do país, levou às ruas o maior contingente contra a presidenta Dilma Rousseff e abrigou, sem qualquer conflito, forças a favor do impeachment e até uma extrema-direita virulenta que pedia, cartazes em punho, a intervenção militar contra o governo do PT.

Moniz Bandeira: EUA promovem desestabilização de democracias na América Latina; atores muito bem pagos atuam na Venezuela, Argentina e Brasil

Imagem
publicado em 17 de março de 2015 às 18:08 - no Viomundo “EUA promovem desestabilização de democracias na América Latina”, denuncia Moniz Bandeira Entrevista concedida ao PT na Câmara e publicada no site da liderança do PT O cientista político e historiador Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira denunciou hoje (17) que os Estados Unidos, por meio de órgãos como CIA, NSA (Agência Nacional de Segurança) e ONG´s a eles vinculadas, continuam na tentativa de desestabilizar governos de esquerda e progressistas da América Latina, como os da Venezuela, Argentina e Brasil.

Governo e setor da construção civil aprimoram MCMV para ampliar atendimento à baixa renda

Imagem
Com informações do  Portal Brasil O governo iniciou, nessa segunda-feira (16) o ciclo de reuniões com empresários da construção civil para fechar a formatação do  Minha Casa, Minha Vida 3 (MCMV) . A iniciativa de abrir o debate com o setor produtivo  foi anunciada pela presidenta Dilma na semana passada, no Salão Internacional da Construção. Na ocasião, ela disse que um dos aprimoramentos dessa nova fase do programa é a criação de uma nova faixa que amplia o atendimento de famílias de baixa renda e aumenta a disponibilidade nas regiões metropolitanas. MCMV 3 terá nova faixa para aumentar o acesso de famílias de baixa renda ao programa e ampliar disponibilidade em grandes centros urbanos. Foto: ACN Os representantes do setor foram recebidos pelos ministros do Planejamento,  Nelson Barbosa , das Cidades,  Gilberto Kassab , e pela presidenta da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior .

No Roda Viva de Eduardo Cunha, quem brilhou foi João Dória, o inventor do “Cansei”

Imagem
por :   Kiko Nogueira Ele   Duas coisas aparecem nas estações chuvosas: pernilongos e João Dória Jr. Nas crises políticas recentes, João sempre pôs a cabeça para fora para tentar pegar uma carona. Ele esteve no último Roda Viva com o deputado Eduardo Cunha. Surgiu catastrofista, alertando para o fato de que o Brasil está “debilitado”. “Crise econômica gravíssima, como nunca se viu antes na história desse país. Debilitado pelas denúncias de corrupção. Mais de dois milhões de pessoas foram às ruas. O senhor vai impor a pauta?”

Grécia: Fase Dois (Parte 1)

Imagem
Costas Lapavitsas, deputado marxista eleito na lista do SYRIZA, fala sobre as dificuldades econômicas no caminho de seu partido e dos desafios de sair da Zona do Euro 12/3/2015,  Sebastian Budgen  entrevista  [*]   Costas Lapavitsas  – Revista  Jacobin “ Greece: Phase Two ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Ver também:  27/2/2015,  redecastorphoto  em:  “ Grécia: Fase Um ” , revista  Jacobin , traduzido. Costas Lapavitsas Como alguém com o seu  background , como lhe pareceu a transição, agora que foi lançado numa posição de político eleito e deputado, em plena tempestade política? Parece ser forte contraste com os dias das reuniões no departamento da  SOAS . Costas Lapavitsas (CL):  [risos] Não consigo imaginar mudança maior! Tenho duas coisas a dizer sobre isso. Primeiro, o período das eleições, campanha eleitoral e tal, foi processo incrível, porque realmente pela primeira vez em minha vida política tive contato com o que s

Espião-top explica como a Inteligência russa vê os EUA

Imagem
6/11/2014,  [*]  Alexander Mercouris ,  Russia Insider Top Spymaster Explains How Russian Intelligence Sees the US Excerto traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Nikolai Patrushev, peso-pesado da Inteligência da Rússia O que aqui se lê são trechos da entrevista que o Secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, deu ao jornal estatal  Rossiskaya Gazeta .  [1] Patrushev é um dos mais importantes conselheiros de segurança nacional do Presidente Putin. Sua posição é similar, em alguns sentidos, à da atual Conselheira de Segurança Nacional do presidente Obama ,  Susan Rice . Tão importante quanto o que Patrushev faz, é quem é ele. É hoje o funcionário que há mais tempo trabalha para a inteligência russa.

Ampliar uma frente de esquerda para combater o conservadorismo

Imagem
As respostas às manifestações de 15 de março passam pela aprovação de medidas que reduzam o déficit nas contas públicas e também pela efetiva reforma do Estado brasileiro. Está criado o impasse por  Paulo Pimenta*, no VioMundo   publicado  17/03/2015 14:45,  última modificação  17/03/2015 14:48 PAULO PINTO/ FOTOS PÚBLICAS “Se não disputamos com a sociedade o que fundamenta nossas ações, não preparamos a defesa dos valores e concepções que orientam nossas políticas e que vão muito além do nosso governo” O 15 de março marca um momento complexo da conjuntura política brasileira e, portanto, requer uma avaliação aprofundada acerca de sua origem e suas implicações. Nesse sentido, a análise que fazemos é preliminar, pois, certamente, merecerá uma formulação mais consistente ao longo dos próximos dias. O que assistimos neste 15 de março é uma manifestação da disputa de classes, de valores. Um confronto que manifesta os interesses dos setores mais conservadores da sociedade

Cunha diz que FHC “abriu porteira da corrupção” na Petrobras

Imagem
No DCM Do  UOL:   O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou nesta segunda-feira (16), em entrevista ao programa “Roda Viva”, da “TV Cultura”, que o escândalo de corrupção na Petrobras teve início na primeira gestão de Fernando Henrique Cardoso (1995-1998), que teria aberto “a porteira da corrupção ao ignorar a lei de licitação nº 8.666″, que teria facilitado a formação de cartel na petrolífera. Em 1998, no primeiro mandato de FHC, foi publicado o decreto 2.745, que regulamentou o regime diferenciado simplificado de contratações da Petrobras.

Luis Nassif: Dilma e o paradoxo da radicalização

Imagem
TER, 17/03/2015 - 13:19 Luis Nassif O quadro político atual é o seguinte. Há uma polarização cada vez maior na opinião pública, entre esquerda e direita disputando as ruas e redes sociais. Com a ajuda indispensável dos grupos de mídia, a direita ganhou a classe média, especialmente devido aos ecos da Lava Jato. A esquerda - teoricamente base de apoio do governo Dilma - se sente rifada tanto por Dilma quanto pelo PT e começa se aglutinar por fora.

Os fantasmas da ditadura nas ruas de São Paulo: “metralharia com o maior prazer”

Imagem
 Autor: Fernando Brito O vídeo publicado pela revista  Trip  no  Youtube  é estarrecedor. É o resultado de uma política de “esquecimento” que fez esquecer o que foram os dias de sangue, mutilação e morte que este país viveu. Sob o olhar complacente da mídia em geral – que se porta, inclusive, com menos dignidade que as meninas anti-Dilma que aparecem na gravação – permite que brote este cogumelo do fascismo, da brutalidade e o ressurgir de velhos monstros e suas novas versões patéticas. Ouvir palmas para um velho agente do Dops dizer que “metralharia com o maior prazer” pessoas que se opunham à ditadura e ver, depois, espontanemente, um policial  militar bater-lhe continência é, perdão pela palavra, vomitivo.

“Paraná ficou sem ‘governador’ com a prisão de Luiz Abi”, diz João Arruda

Imagem
no Blog do Esmael Deputado João Arruda escancara todos os homens de Beto Richa que integram o “núcleo duro” do governo do Paraná; dois deles estão presos — Luiz Abi e Marcelo “Tchello” Caramori — e outro é investigado no caso da “Sogra Fantasma”. “Com essas prisões, o Paraná ficou sem governo”, observa o parlamentar peemedebista. O deputado federal João Arruda (PMDB), pelo Twitter, afirmou que o Paraná ficou sem “governador” com a prisão do lobista Luiz Abi Antoun. “Ezequias [Moreira] investigado e o Luiz Abib preso?! Quem vai governar o Paraná?”, indagou pelo Twitter o peemedebista, em alusão à recente polêmica entre um cunhado do governador Beto Richa (PSDB) que afirmou ser Luiz Abi, de fato, o “verdadeiro” governador do Paraná.

Datafalha: 82% dos manifestantes em SP votaram em Aécio

Imagem
Quá, quá, quá ! O  Conversa Afiada  reproduz artigo do Diário do Centro do Mundo, com informações da Fel-lha (ver no  ABC do C Af ): DATAFOLHA: 82% DOS MANIFESTANTES EM SP VOTARAM EM AÉCIO Protestar contra a corrupção foi a principal motivação das pessoas que resolveram ir à manifestação de domingo (15) em São Paulo, mostra pesquisa Datafolha feita durante o ato. Este motivo foi citado por quase metade dos entrevistados do instituto.

A IMPORTÂNCIA DE LEMBRAR THEREZINHA ZERBINI

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Num momento em que ocorrem manifestações inspiradas nas marchas que antecederam o golpe de 64, convém recordar o papel corajoso da senhora que iniciou a luta pela anistia A morte de Therezinha Zerbini mereceu um espaço modesto na maioria dos meios de comunicação, o que é fácil de entender quando se repara no que acontece no mundos dos vivos no Brasil de 2015.

Admita: você foi para a rua para odiar

Imagem
por :   Leandro Fortes Primeiro, vamos combinar uma coisa: se você votou em Aécio Neves, nas eleições passadas, você não está preocupado com corrupção. Você nem liga para isso, admita. Aécio usou dinheiro público para construir um aeroporto nas terras da família dele e deu a chave do lugar, um patrimônio estadual, para um tio. Aécio garantiu o repasse de dinheiro público do estado de Minas Gerais, cerca de 1,2 milhão reais, a três rádios e um jornal ligados à família dele. Isso é corrupção.

Caio Castor: Protesto contra Dilma na Paulista foi muito além da classe média

[ São as assinaturas de leitores que nos mantêm vivos para produzir conteúdo exclusivo como este vídeo feito por Caio Castor especialmente para o Viomundo]

A Revolução da Elite Branca

Imagem
Posted by  eduguim  on 16/03/15 • Categorized as  Reportagem Residente da região da avenida Paulista, onde centenas de milhares de cidadãos organizados se reuniram no último domingo (15/3) para exigir a deposição da presidente Dilma Rousseff, ao sair de casa, por volta do meio dia, para ir registrar imagens, vejo-os saindo dos condomínios ao lado daquele em que resido. Espalhafatosos e reluzentes em suas “armaduras” verde-amarelas, deixavam imóveis que custam entre 1 e 20 milhões de reais, em média, na região.

O jornal de hoje embrulha o estômago do amanhã

Imagem
Autor: Fernando Brito Há, entre os jornalistas, um ditado para que aprendamos a perder a vaidade de vermos nosso texto impresso, nosso nome publicado no papel: “o jornal de hoje embrulha o peixe de amanhã”, coisa do tempo em que haviam peixarias e as pobres corvinas, pescadas e anchovas eram envoltas em discursos de políticos, crimes bárbaros ou partidas de futebol da véspera. Os fatos passam, as manchetes perdem o sentido, os personagens desbotam sua importância, como o tempo a tudo descolore. Há, porém, uma exceção: a história.

Estadão esquece os Mesquita e incorpora Roberto Civita

SEG, 16/03/2015 - 23:26

O que os pais da direita hidrófoba estão ensinado às suas crianças?

Imagem
por :   Kiko Nogueira No  YouTube, o menino de 5 anos , risonho, está sentado à mesa conversando com a mãe, que o filma. Ele conta uma história. Não uma história infantil. Nada disso. Ele fala do Lula. “O Lula não faz parte do Brasil”, diz. A mãe ri. — Ele cortou esse dedo, ele prossegue, segurando o mindinho esquerdo. — Cortou só pra receber dinheiro? — Arrã. Ele comprou um monte de coisas pra ele. Recebeu avião, helicóptero… No final, ela pergunta: