Postagens

Mostrando postagens de março 10, 2015

Como os malfeitos da Sabesp se interligam com os escândalos do Trensalão e da Petrobras

Imagem
por :   Pedro Zambarda de Araujo Dilma Pena, ex-presidente da Sabesp, e Alckmin Esta é mais uma reportagem da série do DCM dedicada a investigar o papel da Sabesp e de seu controlador, o governo do estado de São Paulo, na crise da falta de água. As demais matérias estão  aqui . Fique ligado.   A crise da falta de água em São Paulo por causa do colapso da Sabesp se conecta com outros dois casos de corrupção: o trensalão e o escândalo da Petrobras. São histórias que se entrelaçam e que ajudam a entender melhor a corrupção no Brasil e seus protagonistas.

Delfim Netto: Ainda dá tempo

Imagem
Diante das dificuldades enfrentadas, Dilma escolheu um caminho mais realista, é preciso reconhecer por  Delfim Netto  - na Carta Capital                                  Roberto Stuckert Filho /PR Dilma se aproximou da administração "normal" dos países mais bem-sucedidos O  objetivo final da nossa organização social é permitir a cada um construir a sua própria humanidade, que não se esgota no trabalho exigido para sua pura subsistência. Pelo contrário, é preciso deixar a cada cidadão mais tempo para realizar-se plenamente, o que exige dele cada vez maior produtividade no trabalho de atender às suas necessidades materiais.

Pepe Escobar: Irã e EUA entrecruzam-se no “Siriaque”

Imagem
11/3/2015,  [*] Pepe Escobar ,  Russia Today–RT How Iran and the US intersect in “Syraq” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu   POSTADO POR  CASTOR FILHO SIRIAQUE Na 4ª-feira (11/3/2015), na Comissão de Relações Exteriores do Senado dos EUA, aconteceu debate carregado de suspense. Imaginem o Secretário de Estado, John Kerry, o novo supremo do Pentágono, Ashton Carter, e o Comandante do Estado-Maior dos EUA general Martin Dempsey, todos reunidos na mesma sala, para depor.

O chão firme que resta ao governo

Imagem
O governo não pode mais negligenciar aqueles que demonstram responsabilidade política e querem renegociar a transição em curso no país. por: Saul Leblon   Não há muito tempo, nem são tantas as opções assim. Os dados na mesa estão cada vez mais claros.   Eles exigem opções estruturais e coragem política para adota-las.   O banho-maria já não alivia a pressão da caldeira.   O governo precisa negociar o futuro do país.   E faze-lo dentro de certos critérios de bom senso histórico.

Paraná: Gaeco prende primo do governador Beto Richa

Imagem
Luiz Abi, eminência parda no governo do primo Beto Richa, foi preso pelo Gaeco nesta segunda-feira sob acusação de formação de quadrilha. Blog do Esmael O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) prendeu nesta segunda-feira (16), em Curitiba, Luiz Abi, primo do governador Beto Richa (PSDB). Segundo informações preliminares, coube ao Gaeco de Londrina efetuar a prisão do “primo rico” do governador do PSDB sob a acusação de extorsão e formação de quadrilha.

Após protestos, Dilma diz que governo vai dialogar com humildade e firmeza

Imagem
Criado em  16/03/15 18h55  e atualizado em  16/03/15 19h31   Por  Paulo Victor Chagas  Edição: Luana Lourenço  Fonte: Agência Brasil A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (16) que recebeu as manifestações deste domingo contra seu governo com humildade, mas firmeza. Segundo ela, as manifestações mostram que o “governo tem que dialogar, escutar, saber do que se tratam” os protestos. ”Ouvir é a palavra, e dialogar é a ação”, avaliou.

A anatomia do golpismo

Imagem
Por Osvaldo Bertolino - da Fundação  Mauricio Grabois O Brasil está vivendo mais uma situação em que se presencia regularmente a divulgação sistemática pela direita de insultos, ataques pessoais, intrigas, falsidades, invenções, erros de fato e mentiras puras e simples. Os golpistas voltam a se utilizar do histórico amontoado de asneiras, meias-verdades e mentiras conhecido desde as campanhas abolicionistas. Desde que o mundo é mundo, prever o futuro tem sido um desafio constante. Da cigana que lê a mão aos videntes e futurólogos de todos as matizes, ainda não se conheceu ninguém que fosse capaz de predizê-lo regularmente e com precisão. Seria absurdo, portanto, esperar que os “analistas” políticos que proliferam na mídia formassem um gênero diferenciado e mais eficaz de pitonisas. Eles sempre erram, e isso qualquer observador do mundo político que se preze sabe. Mas, convenhamos, suas bolas de cristal talvez poucas vezes estiveram tão ativas como agora. Na verdade eles ten

O governo Dilma e o fantasma da Besta

Imagem
SEG, 16/03/2015 - 14:42 ATUALIZADO EM 16/03/2015 - 15:00 Luis Nassif Para não se perder em digressões sobre a natureza das manifestações, o primeiro passo é aceitar os protestos como um fenômeno amplo e disseminado, pegando todas as classes sociais e todas as regiões. O sentimento anti-Dilma, anti-PT, anti-anti é generalizado. Hoje, o país está dividido em dois grupos: a esquerda militante, sozinha em um canto, com uma visão muito mais legalista do que pró-Dilma; e todo o restante do país no outro. O segundo é separar os processos centrais que impulsionam os protestos, da ação dos grupos oportunistas que surfam na onda.

As preocupações de uma presidenta

Imagem
Em conversa com intelectuais, Kirchner buscava encontrar as bússolas que anteriormente as grandes interpretações teóricas haviam sido para a militância política por Emir Sader em 16/03/2015 na Carta Maior No marco do Fórum pela Emancipação e a Igualdade – convocado e extraordinariamente bem organizado pela Secretaria de Cultura do governo da Argentina, dirigida por Ricardo Foster -, Cristina Kirchner encontrou um momento para nos receber na Casa Rosada. Em seguida à sempre renovada emoção de entrar naquele palácio governamental, nos topamos com um comício que Cristina fazia para centenas de jovens em plena Casa Rosada, depois de assinar o aumento das bolsas estudantis. Se podia ouvir nos pátios do palácio sua voz explicando o significado do ato que ela havia recém assinado, no marco dos dias e meses tensos que vive o pais. Em seguida, Cristina veio diretamente à sala que escolheu para nos receber. Depois de saudar-nos pessoalmente, um a um, explicou  que aquela er

Eles não cabem em Miami, por Nílson Lage

Imagem
 Autor: Fernando Brito De Nílson Lage, no  Facebook : Certa vez ouvi de Leonel Brizola que a revolução cubana seria impossível no Brasil. Argumentava que Fidel Castro pôde se livrar da fração mais ativa da burguesia – algumas dezenas de milhares de pessoas -, expulsando-a para Miami, e isso seria impossível aqui.  (Nota do Tijolaço: “não cabe”, explicava)

Paulo Nogueira: Foi mais uma palhaçada que um protesto

Imagem
por :   Paulo Nogueira Também idiomas estrangeiros foram agredidos No futuro, quando a posteridade quiser aferir a estupidez política destes dias, bastará olhar para as fotos do protesto deste domingo. Os pósteros não terão nem o trabalho de ler textos. Nas fotos, pessoas faziam o seguinte: Pediam intervenção em variadas línguas, frequentemente com erros monumentais. Num cartaz, um homem com um apito nas bocas pedia um golpe militar em alemão.

A GUERRA, DE OUTUBRO A MARÇO

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Protestos que levam mais de um milhão de pessoas as ruas não buscam reivindicações específicas. Buscam o poder Quatro meses e dez dias depois de vencer o segundo turno da eleição presidencial, o governo Dilma Rousseff continua nas cordas.

Partidos, mídia e grupos de direita realizam marcha golpista no país

Imagem
Manifestantes anti-Dilma pedem em inglês intervenção militar imediata no Brasil O Brasil viveu neste domingo (15) uma jornada de manifestações que marcam uma nova etapa na afanosa intentona golpista das forças reacionárias para retomar o poder. Centenas de milhares de pessoas saíram às ruas de cerca de 20 capitais de estados, convocadas por grupos de direita e ultradireita, por partidos neoliberais e conservadores, como o PSDB e seus aliados. Em todos os atos era notável a predominância de pessoas da elite endinheirada, preocupada em defender seus privilégios, que consideram ameaçados pelas políticas públicas do governo democrático-popular.

Depois de um show de intolerância, para Dilma ouvir as ruas tem de aceitar a guilhotina

Imagem
Foto da capa de Lumi Zúnica por Luiz Carlos Azenha O pacto político que permitiu a Lula governar a partir 2002, se ainda não tinha morrido, foi pisoteado hoje por 200 mil pessoas na avenida Paulista — e algumas centenas de milhares em outros pontos do Brasil. Por conta da crise econômica, o jogo do ganha-ganha acabou. Trata-se agora de decidir quem paga a conta. Hoje ficou claro que o andar de cima não pretende fazê-lo.

G1: Manifestação na Av. Paulista reuniu 210 mil neste domingo, diz Datafolha

Imagem
Instituto usa metodologia diferente da Polícia Militar. Para a PM, protesto teve 1 milhão de participantes. o sociólogo Mauro Paulino, diretor-geral do Instituto de Pesquisa Datafolha. Do G1 São Paulo A manifestação contra a presidente Dilma Rousseff (PT) na Avenida Paulista neste domingo (15) reuniu 210 mil pessoas, segundo o Instituto Datafolha. O total é menor que a estimativa feita pela Polícia Militar, de 1 milhão de manifestantes. PM e Datafolha usam metodologias diferentes para chegar aos números:

Ódio ao PT e apoio ao impeachment dão o tom de manifestações na Paulista

Imagem
Protesto reúne manifestantes que cantam o hino nacional à exaustão e têm ataques de histeria quando mencionam o partido e pedem um basta à corrupção; dispersão começou às 18h30 por  Redação RBA   publicado  15/03/2015  GERARDO LAZZARI Paulista: Reportagem da 'RBA' contou pelo menos 56 execuções do hino nacional, entre os quatro carros de som São Paulo – O ódio ao Partido dos Trabalhadores e o apoio a um improvável impeachment da presidenta Dilma Rousseff, que nem mesmo os partidos políticos apoiam, e a indignação com a corrupção deram o tom das manifestações conservadoras na Avenida Paulista neste domingo (15). “O que vimos nas ruas brasileiras hoje foi um desfile de raivosos analfabetos políticos desde uma mulher pregando feminicídio, a faixas com suásticas, cartazes pedindo o fim de Paulo Freire (!!!!!) até atentado a bomba no diretório do PT, em Jundiaí”, escreveu a blogueira Maria Frô.

Antonio Lassance: Golpismo sim, senhor

Imagem
Antonio Lassance (*) Era uma vez uma manifestação que se dizia em defesa do Brasil, da democracia e contra a corrupção. Aconteceria em várias capitais do país e reuniria todos os cidadãos de bem, honestos e interessados em lutar contra os desmandos e malfeitos que tomavam conta do país. Era um movimento apartidário, de pessoas indignadas que abominavam a política como ela é e que resolveram tomar uma atitude em defesa da moral e dos bons costumes na política e na sociedade.

De sexta a domingo, o mesmo recado: ou o governo aposta na rua, ou a rua engole o governo

Imagem
As mobilizações desta sexta-feira mostraram que o PT deve perder o medo das ruas. Mais que perder o medo. Apostar nelas. por: Saul Leblon   Se existe aprendizado em política, as mobilizações registradas no Brasil nesta sexta-feira, 13, mas sobretudo, a passeata de cerca de 50 mil pessoas que tomou conta da avenida Paulista, em São Paulo debaixo de um temporal diluviano, não deve ser tratada com negligência.   Nem pela direita.    Quanto mais pela esquerda.   A manifestação robusta que irrompeu no coração do conservadorismo brasileiro surpreendeu o mundo político, surpreendeu a mídia conservadora, surpreendeu os sindicalistas, surpreendeu um PT, de lideranças graúdas inexplicavelmente ausentes, e certamente surpreendeu também o golpismo, assim como não era esperada tampouco pelo governo.

Sede do PT é incendiada em Jundiaí

Imagem
Do  estadão : A sede do PT foi incendiada na tarde deste domingo, 15, depois das manifestações contra o governo Dilma realizadas pela manhã na cidade. A Polícia Militar informou que o ataque foi de vândalos e que o incêndio não chegou a atingir todo o prédio. Uma perícia era feita no local no final da tarde. A direção do PT local informou que as chamas atingiram a recepção, queimando cortinas, mesa, cadeira e parte do teto. Na mesma haviam documentos que também foram queimados. A sede fica na rua Prudente de Moraes e teve ainda vidros estourados. (…)

Te cuida Globo: coxinhas e suiçaleiros cutucam a onça com vara curta

Imagem
#MenosOdioMaisDemocracia Olha o PSDB aí, geeente! Sinceramente, não temo as manifestações dos coxinhas, paneleiros e suiçaleiros deste domingo, ressalvando que não podemos subestimá-las. Devemos é entender, agir e reagir. Não temo, porque, como disse em nota anterior, a política mudou e temos que nos acostumar com isso. Estávamos mal acostumados com a falta de oposição (a não ser na mídia). A oposição também cresceu em termos de mobilização após 12 anos. Eles tentavam isso desde o movimento "Cansei". Fizemos manifestações muito maiores durante o governo FHC, só que tínhamos pautas de lutas claras por justiça social e contra o entreguismo. E a TV Globo não mostrava, ou quando mostrava era informação manipulada para desqualificar.

A Rede Record vai responder à Rede Globo Golpista ?

Imagem
Audiência cai, e Record suspende transmissão de manifestações Rodrigo Faro e Reinaldo Gottino dividem tela na cobertura das manifestações pela Record, às 15h30 Por  DANIEL CASTRO , em 15/03/2015 · Atualizado às 18h24 A TV que deu o maior espaço para as manifestações contra o governo Dilma Rousseff neste domingo (15) foi uma emissora da "base aliada" do governo. Controlada pela Igreja Universal do Reino de Deus, que domina o PRB (Partido Republicano Brasileiro), integrante da coligação que reelegeu Dilma em 2014, a Record foi a única emissora que alterou sua grade de programação para transmitir os protestos. Dedicou quase três horas e meia de cobertura ao vivo, cortando dois programas competitivos, mas parou as transmissões quando viu a audiência cair e a vice-liderança, ameaçada. As concorrentes Globo e SBT apenas transmitiram flashes nos intervalos e boletins.

Marta, repudiada por dilmistas e antidilmistas

Imagem
Jornal GGN –  A senadora Marta Suplicy postou um texto no Facebook apoiando as manifestações de hoje (domingo, 15). Na mensagem, ela disse que a presidente Dilma é “tem se mostrado incapaz de dar respostas a uma sucessão de crises”. O texto, muito curtido, foi também muito criticado, tanto por petistas, indignados com a traição, quanto por adversários, que não perdoam os 35 anos de militância no partido.

Datafolha calcula na Paulista um quinto do número da PM

Imagem
ATUALIZAÇÃO: o Datafolha calculou em 210 000 o númerto de manifestantes na Paulista, um quinto do estimado pela PM.   Segundo a Polícia Militar de SP, às 15h40 deste domingo havia 1 milhão de pessoas protestando contra Dilma na avenida Paulista, o epicentro das manifestações deste domingo.

CPI do HSBC: PT tira casquinha dos denunciados e Randolfe promete que pedido de quebra de sigilo será prioridade

Imagem
Da Redação do Viomundo O site do PT   foi rápido ao preparar uma arte (acima) com os símbolos de todas as empresas de mídia que tiveram nomes de seus executivos e jornalistas ligados ao escândalo do HSBC. O redator do texto que acompanha a ilustração parece ter tido imenso prazer em apontar a hipocrisia de alguns dos integrantes da lista:

Rodrigo Vianna: Globo promove um “Diretas-já” às avessas pra chamar paulistas pra rua; discurso na tela não batia com imagens nas ruas

Imagem
Globo promove um “Diretas-já” às avessas pra chamar paulistas pra rua: discurso na tela não batia com imagens nas ruas por  Rodrigo Vianna, no Escrevinhador A tática foi muito clara: de manhã, manifestações fracas Brasil afora (com exceção de Belo Horizonte e Brasília) serviram pra Globo fazer o “esquenta” para a tarde.

Governo chama Gilmar às falas

Imagem
Ministros reiteram necessidade da reforma política e do fim do financiamento empresarial de campanha. Os ministros José Eduardo Cardozo, da Justiça, e Miguel Rossetto, da Secretaria-Geral da Presidência, foram escolhidos pelo Governo para comentar as manifestações populares realizadas  hoje (15)  e na  última sexta-feira (13) .  Ambos respeitaram o caráter democrático das manifestações, rejeitaram qualquer tentativa de golpe e impeachment, e apontaram os caminhos a serem seguidos para combater a corrupção: reforma política e fim do financiamento empresarial de campanha. Além disso, novas medidas contra a corrupção serão anunciadas pela presidenta Dilma Rousseff.

O país insensato

Imagem
Assistimos a um espetáculo deplorável e ninguém é poupado por  Mino Carta                                                                   Marcos Alves/Ag. O Globo Jesus também pensou neles ao morrer na cruz A noite do dia 8 de março, domingo, ofereceu um impecável retrato do Brasil. A  presidenta  vai dirigir-se à nação estacionada diante do vídeo, a Globo nos proporciona a bem de um gordo ibope o  Domingão do Faustão , festival de inomináveis bobagens e vulgaridade irrefreável. Irritados com a interrupção do programa, os telespectadores, sobretudo aqueles dos bairros que se declaram nobres, erguem-se do sofá da sala e, de panela em punho, vão à janela, debruçam-se a meio busto e batem no instrumento improvisado com talheres adequados à tarefa e com o vigor dos tocadores de tambor de gasolina na Martinica. Acompanha o batuque clangoroso o coro “ Fora Dilma ”, com o contorno dos melhores exemplos do primitivo turpilóquio nacional.

O que quer a direita, quais as propostas para vencer a crise no mundo?

Imagem
A direita segue em frente, com seus meios de comunicação, seus partidos, seus governos, suas politicas econômicas. Mas o quer quer a direita? O que a direita tem a propor ao mundo hoje? Que balanço ela faz do seu desempenho? Que perspectiva oferece hoje a direita? Por Emir Sader, para a RBA  Reprodução   Sobre guerra e paz, ai está a politica dos EUA que desde que passou a ser a única superpotência, só multiplica as guerras no mundo. Que ele não consegue concluir com as duas guerras que iniciou já faz mais de uma década, no Afeganistão e no Iraque, que estão claramente em situação pior do que antes que fossem invadidos e destruídos como países.

Paulo Moreira Leite: O PROTESTO QUE É UMA VERGONHA

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Mal disfarçado sentimento golpista, que reflete incapacidade de aceitar a vontade da maioria, retira qualquer fiapo de dignidade dos protestos de hoje Lembrando da malfadada Marcha com Deus pela Familia e pela Liberdade, que ajudou a derrubar João Goulart, cinco décadas atrás, é justo perguntar quando o país começará a dar gargalhadas dos protestos contra a democracia programados para hoje.

Mauricio Dias: C, de cangaço

Imagem
Até quando Renan Calheiros vai agir contra o governo de Dilma Rousseff e contra si mesmo? por  Mauricio Dias  - na Carta Maior                                            Waldemir Barreto Se não recua, arrisca-se a ficar isolado Renan Calheiros , presidente do Senado, e  Eduardo Cunha , presidente da Câmara de Deputados, jogam bruto contra o governo. Entretanto, caso não recuem, terminarão isolados e, por isso, mais expostos às decisões tomadas pela Justiça a partir das revelações da  Operação Lava Jato . Mais que isso, essa reação pode dissolver, mesmo que informalmente, o conjunto já em desarmonia da chamada “base governista” no Senado e na Câmara. Nela, o PMDB de Renan e Cunha é uma viga fundamental.

Paulo Henrique Amorim: Tucano não põe um coxinha na rua. O inimigo é a Globo

Imagem
Com essa lenga-lenga do Berzoini ela está frita ! Os tucanos sumiram. O Aécio Never botou a camisa da seleção brasileira, foi para a janela e não ousou por os pés no chão. E olha que a manifestação foi em Copacabana, onde não se viu um pobre. Como na Avenida Paulista. Se Copacabana ganhasse eleição, o Carlos Lacerda tinha sido Imperador do Brasil e o Gabeira embaixador em Paris.

Como os “livres mercados” difamam a “democracia”

Imagem
12/3/2015,  [*] Robert Parry ,  OEN– OpEdNews How “Free Markets” Defame “Democracy” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO   O fio que liga toda a moderna política externa dos EUA é uma insistência obcecada em aplicar soluções de “livre mercado” a todos os problemas do mundo. Quer dizer... Isso, se você não tiver a grande sorte de viver em país aliado dos EUA no Primeiro Mundo, ou no caso de o seu país ser grande demais para ser violentado.