Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 28, 2015

Aram Aharonian: A internacional do terror midiático

Imagem
Os meios comerciais de comunicação confiscaram a liberdade de expressão e, precisamente, aprisionaram-na para usá-la como refém. Aram Aharonian - na Carta Maior Marinho, Murdoch e Merval Hoje, todas as luzes de alarme permanecem acesas no norte e no sul diante das intenções restauradoras da velha ordem neoliberal. As forças mais reacionárias do mundo intensificaram suas campanhas para desestabilizar novamente vários governos latino-americanos – o venezuelano, no social, econômico e militar; o argentino, no financeiro, por exemplo, em uma experiência que pode ser aplicada a qualquer outro país latino-americano cujos recursos naturais interessem às potências centrais.

Euro volta a cair e se aproxima de paridade com o dólar

Imagem
Cotação de 1,085 dólar é a menor desde setembro de 2003. Bom desempenho da economia americana e lenta recuperação na Europa influenciam curso da moeda comum europeia. O euro voltou a cair em relação ao dólar nesta sexta-feira (06/03), enquanto se espera o início, na próxima segunda-feira, do programa de compra de dívida do Banco Central Europeu (BCE) e se acentuam os problemas de liquidez da Grécia. A moeda comum europeia alcançou a cotação de 1,085 dólar, quando na quinta-feira ainda estava acima de 1,10 dólar, e se aproxima cada vez mais de uma relação de paridade. A cotação desta sexta-feira é a menor desde setembro de 2003, mantendo uma tendência de queda verificada desde maio passado, quando o euro chegou a valer 1,40 dólar.

FOLHA ENGROSSA REDE DE PROTEÇÃO A AÉCIO

Imagem
O jornal de Otávio Frias Filho foi o primeiro a noticiar que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) não estava na lista; logo em seguida, igualou as situações do tucano e da presidente Dilma Rousseff, manchetando que ambos os casos seriam arquivados (o que é falso, uma vez que não havia pedido de investigação contra Dilma); depois, ignorou as informações trazidas pelo Estado de S. Paulo sobre o motivo da citação ao tucano; na edição de hoje, publica ainda que o advogado Antonio Carlos Almeida Castro, o Kakay, diz que a inclusão do nome de Aécio teria sido forçada pelos investigadores, sem informar aos leitores que ele representa o senador mineiro; blindagem?

Apple e Google são suspeitos de sonegação fiscal

Imagem
Sputnik News As autoridades russas declararam que as empresas norte-americanas Google e Apple não pagam todos os impostos federais, divulgou o jornal russo Vedomosti. A questão da tributação adicional de empresas de Internet estrangeiras foi levantada durante a reunião da administração presidencial na terça-feira passada (24 de fevereiro) por um dos funcionários da Presidência da Federação da Rússia, Igor Shchegolev.

O PROTEGIDO

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Ninguém deve ser condenado por antecipação, mas tratamento de Rodrigo Janot a Aécio Neves mostra um lamentável traço seletivo na Lava Jato Deve-se reconhecer que até agora o procurador geral Rodrigo Janot tem demonstrado uma postura de equilíbrio que contrasta com seus antecessores, responsáveis pela Ação Penal 470.

A lista de Janot desmonta o PMDB ou o PMDB desmonta a lista de Janot?

Imagem
Autor: Fernando Brito A lista de inquéritos abertos pelo Supremo Tribunal Federal, na ausência de “bombas” novas, além das já detonadas sobre Renan Calheiros e Eduardo Cunha, não abre caminho para nada, senão para o enfraquecimento da espada que ambos, no comando das duas Casas do Congresso, fazem pender sobre a cabeça de Dilma Rousseff. Ou ambos desfecham uma ofensiva sobre o Ministério Público e o STF – o que deve ser a marca dos primeiros dias,  como demonstrou Renan – tentando insurgir o Parlamento contra o Judiciário, o  que leva ao enfraquecimento de ambos, ou, enfraquecidos, no médio prazo, vão ter de procurar apoio na oposição para sobreviver.

Urariano Mota: No Dia da Mulher a homenageada é Dilma Rousseff

Imagem
"Nestes dias de incerteza, de assalto contra o futuro do Brasil, e na vizinhança do Dia Internacional da Mulher, penso que a presidenta Dilma é uma pessoa que bem lembra os dois momentos: as horas de instabilidade e de homenagem". É assim que começa a narração de Urariano Mota em sua coluna semanal Prosa, Poesia e Política, na  Rádio Vermelho , nesta sexta-feira (6).   "Escrevi uma vez que havia uma foto de Dilma em que a imagem era bela porque era, e continua a ser verdadeira. Para falar daquela foto seriam necessários muitos artigos definidos em textos, poemas e palavras de ardor e reflexão", lembrou o colunista, que ainda acrescentou "aquela Dilma em preto e branco, de óculos pesados, era a pessoa e mulher com quem todos crescemos. Ela é uma sobrevivente, como todos nós, como, enfim, todo o povo brasileiro. Como não salvá-la de todos os assaltos das múmias da ditadura? Como não guardá-la, como um bem precioso, contra os velhos de todos os preconceito

Escárnio: lista saiu para o jornal nacional

Imagem
Empreiteiras jamais corromperam um tucano, conclui a Lava-jato Eles são o máximo: só eles tiveram esse furo!   A notícia política mais importante do ano foi reservada, com exclusividade, para o jornal nacional, o instrumento central do Golpe de Estado que se arma a partir da investigação da Polícia Federal. Delegados aecistas ,  procuradores fanfarrões , o juiz de  Guantánamo  e um Procurador Geral que tirou o Aécio da forca na 25a hora culminaram provisoriamente a sua obra com o presente que ofereceram ao “jornalismo” da Rede Globo. A  lista passou a ser irrelevante .

Lista da lava jato: Ministro Teori Zavascki autoriza abertura de inquérito e revoga sigilo em investigação sobre Petrobras

Imagem
O ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki deferiu nesta sexta-feira 21 pedidos de abertura de inquérito feitos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, referentes a autoridades com prerrogativa de foro e outros possíveis envolvidos em investigação cujo foco principal são desvios de recursos da Petrobras. Em todos os casos, o ministro revogou o sigilo na tramitação dos procedimentos, tornando públicos todos os documentos. A instauração de inquéritos foi considerada cabível porque há indícios de ilicitude e não foram verificadas, do ponto de vista jurídico, "situações inibidoras do desencadeamento da investigação".

Departamento de Estado e o “vácuo sírio” [sic]

Imagem
6/3/2015,  [*] Josh Rogin ,  Bloombergview “ State Department's Syria Void ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Daniel Rubinstein O enviado especial do Departamento de Estado à Síria, Daniel Rubinstein [ pelo nome, parece ser muçulmano xiita  (NTs)], já se prepara para assumir outro posto, fazendo crescer as preocupações sobre o interesse do governo em resolver o conflito, além de apenas combater o Estado Islâmico. Dois funcionários do governo confirmaram que o Presidente Barack Obama tem planos de, em algumas semanas, nomear Rubinstein para a embaixada na Tunísia. Embora a nomeação ainda não esteja decidida, o Departamento de Estado já começou a procurar outro nome que ocupe o posto na Síria, cargo e posto que perderam status e autoridade no decorrer do ano passado.

Vídeo: Lula, se muda pra Brasília!

Imagem
Quem é o Muhammad Ali da Dilma? O zé?

Você já rebateu um absurdo hoje?

Imagem
Os tempos de crise são um terreno fértil para os discursos de ódio e apelos autoritários. Confrontá-los no dia-a-dia é uma forma de evitar que se tornem, um dia, projetos reais por  Matheus Pichonelli  - na Carta Capital Tenho a péssima mania de responder absurdos com silêncio. Quanto maior o absurdo, menor a vontade de falar Tenho a péssima mania de responder absurdos com silêncio. Quanto maior o absurdo, menor a vontade de falar. Percebi a gravidade dessa relação porque tenho andado muito quieto ultimamente. A vida em rede me acostumou mal: habituado a conversar com quem já tem uma predisposição em ouvir, aprendi a despejar na internet, não sem certa arrogância, tudo o que tinha vontade de dizer e não disse quando o taxista falou que a cidade só teria jeito quando pegassem o bairro pobre, jogassem gasolina e botassem fogo. Ou quando a socialite levantou a taça de espumante e,  com um olho na piscina e outro na bolsa Louis Vuitton,  se disse assustada com a calamidade em qu

Kiko Nogueira: A metamorfose de Marta Suplicy em Rachel Sheherazade

Imagem
por :   Kiko Nogueira Sheheramarta   O ódio não é um bom conselheiro e Marta Suplicy é uma prova ululante disso. Marta voltou a ser colunista da Folha e, a julgar pelo  último artigo , tomou Rachel Sheherazade como modelo — com a diferença fundamental de que Sheherazade não era petista até ontem. A neopitbull defende que a vaca foi para o brejo por duas razões: a “negação da realidade” e a “estratégia errada”.

Greve no Paraná: Crônica de uma assembleia no estádio

Imagem
Tinha arquibancada lotada, venda de espetinho e isopor de refrigerante. O clima era de decisão. Mas não era futebol. Era assembleia. Bernardo Pilotto, originalmente publicado no Correio da Cidadania Para quem já leu alguma coisa sobre nossa história contemporânea ou sobre a história das lutas sindicais em nosso país, certamente são marcantes as cenas das assembleias realizadas pelos metalúrgicos do ABC Paulista, no final dos anos 1970, que foram capazes de lotar o estádio da Vila Euclides em São Bernardo do Campo. Para quem nasceu depois dessa época, as assembleias de trabalhadores capazes de lotar um estádio pareciam destinadas aos livros e filmes.

Lula na estréia da TV dos Trabalhadores digital: 20 milhões de paulistas libertos do PIG.

Imagem
A TVT (TV dos Trabalhadores) inaugura hoje (6) a transmissão digital para 20 milhões de habitantes da região metropolitana de São Paulo. O presidente Lula estará no programa especial de estréia transmitido a partir da 19:30hs, ao lado do Ministro das Comunicações Ricardo Berzoini.

Dilma: MCMV 3 ficará próximo de zerar déficit habitacional em faixas de renda mais baixas

Imagem
                                         Foto: Roberto Stuckert Filho/PR. “Esse é um dos mais importantes programas do meu governo. Já teve a fase I, a fase II e agora estamos elaborando a fase III. Cada vez a gente aprende a fazer melhor e mais bem feito”, declarou Dilma.  Com a  meta de construir 3 milhões de novas unidades habitacionais , a terceira fase  do programa Minha Casa, Minha Vida ( MCMV ) vai aproximar o País de zerar o déficit habiacional em algumas faixas de renda mais baixas. A afirmação foi feita pela presidenta Dilma Rousseff nesta sexta-feira (06) durante a entrega de 1.472 novas moradias em Araguari (MG).

Saul Leblon: Ou mais democracia ou vamos para o beleléu

Imagem
O que está em jogo é avançar ou não na capacitação da sociedade para disputar o futuro do país contra a lógica dos mercados. por: Saul Leblon   A separação entre direitos políticos e jurídicos, de um lado, e direitos sociais e econômicos, de outro, marca um período histórico específico da sociedade humana.   O período capitalista.   Aquele em que a democracia promete mais do que o mercado está disposto a conceder.   Em outros ciclos, sob o império romano, por exemplo, ou em sociedades escravocratas, as relações políticas e as estruturas econômicas guardavam asfixiante coerência.   Um escravo, como o próprio conceito indica, era integralmente despossuído de prerrogativas de quaisquer natureza.   Seria um oximoro falar em escravo com direitos civis se um poder irrestrito detinha  o mando sobre o seu corpo, a sua vida e a alma.

STF está pronto para divulgar lista, mas autorização de Zavascki pode ou não sair hoje

Imagem
Ministros ampliam defesa da quebra do sigilo de Justiça. Celso de Mello afirma que ‘nada deve justificar a outorga de tratamento seletivo que vise a dispensar determinados privilégios a agentes públicos’ por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  06/03/2015 15:31,  última modificação  06/03/2015 15:36 VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL Zavascki: dúvidas entre políticos sobre em quanto tempo autorizará a divulgação dos nomes encaminhados pela PGR Brasília – É grande a expectativa em torno da divulgação da lista de políticos entregue pelo procurador-geral da Republica, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a abertura de inquérito dos nomes citados por delatores, para posterior processo por envolvimento no esquema de irregularidades na Petrobras. O tribunal já tem todo o processo de publicização da listagem definido, inclusive a autorização da presidência para publicar a lista no seu site assim que for liberada. Mas, para isso, precisa aguardar, antes, a

Marta desfilar pelos aplausos da elite paulista, entende-se. “Vestir” Lula, não…

Imagem
Autor: Fernando Brito A senadora Marta Suplicy retoma hoje  seus artigos na Folha  num indisfarçado discurso de ressentimento com Dilma, de quem foi Ministra até apenas três meses. Já mandaria a boa ética, a qual ela não segue desde sua carta grosseira de exoneração, que expusesse pouco, nada – ou que nem os tivesse – rancores.

Renan critica PGR e pede a Zavascki acesso a pedido de inquéritos da Lava Jato

Imagem
Criado em  06/03/15 11h52  e atualizado em  06/03/15 15h30   Por  Ivan Richard  Edição: Denise Griesinger  Fonte: Agência Brasil O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), solicitou hoje (6), ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), acesso ao teor dos pedidos de abertura de inquérito relacionados à operação Lava Jato, enviados na última terça-feira (3), pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, à Corte.

A reforma política será inócua sem democratização da mídia

Imagem
A velha mídia apenas inocula o ódio a qualquer forma de política. Sem democratizar a informação, a democracia brasileira não conseguirá se defender Walquíria Leão Rego*  Na Carta Maior A prática democrática, por princípio, é criadora de instituições abertas à revisão constante de suas agências e instituições. Essa abertura a mudanças e aperfeiçoamentos é fundamental para defender a democracia de suas muitas fraquezas. Os democratas sabem que a verdade radical da democracia reside no poder constituinte do povo, ou seja, na ativação permanente da soberania popular.   Como ensinam os clássicos do pensamento político, o povo é soberano em virtude de seu poder de constituir, ou seja, do poder que dispõe para refundar instituições por ele mesmo criadas.  Foi assim na história da democracia desde os gregos. A forma democrática, portanto, pode abrigar seus recorrentes insatisfeitos, pois são eles os sujeitos de suas invenções e refundações institucionais. Essa é a substância defi

Embraer registra lucro de R$242 milhões

Imagem
Sputnik News A receita líquida atingiu R$5,25 bilhões, uma leve queda em comparação com o ano passado. © REUTERS/ EMBRAER Embraer realiza teste de voo do novo cargueiro da FAB A fabricante de aeronaves Embraer teve lucro líquido de R$242 milhões no quarto trimestre. Houve uma queda frente aos R$607,2 milhões do mesmo período de 2013. As receitas foram praticamente estáveis, divulgou e empresa nesta quarta-feira. A receita líquida atingiu R$ 5,25 bilhões, uma leve queda frente aos R$5,29 bilhões do mesmo período de 2013, informou Reuters.

Venezuela recorda Hugo Chávez a dois anos de sua partida

Imagem
Caracas, 5 mar (Prensa Latina) Venezuela comemora hoje um momento duro e difícil: dois anos do desaparecimento físico de Hugo Chávez, um dos maiores líderes deste país e do continente, afirmou o presidente Nicolás Maduro. Mais: Chávez, o Presidente Bolivariano, recebe homenagem no Egito   Ex-chanceler nicaraguense destaca valores humanos de Hugo Chávez   FARC-EP recorda o falecido líder venezuelano Hugo Chávez    Chávez e Fidel inspiram compromisso com América Latina, afirma Ben Jeddou   Agora podemos lhe dizer: valeu a pena seu esforço, sua luta, seu sacrifício, afirmou o presidente durante uma declaração pública ontem.

O Globo investigaria a Globo nas ilhas Virgens Britânicas?

Imagem
publicado em 05 de março de 2015 às 22:40 A senhora Walker no Overseas Club NÃO É PIADA: GLOBO É ESCOLHIDO PELO ICIJ PARA INVESTIGAR SONEGAÇÃO NA SUIÇA por Rodrigo Vianna, no Escrevinhador Uma das desvantagens de não ler mais a “Folha” é deixar de acompanhar as colunas do José Simão. A outra é perder a chance de ler certos articulistas da página 3 do jornal. Às vezes, são mais engraçados do que o Simão.

Pepe Escobar: Irã, EUA, Rússia e China, a verdadeira história

Imagem
4/3/2015,  [*] Pepe Escobar ,  Sputnik News “ The Real Story on Iran, US, Russia and China ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Mohammad Javad Zarif - MRE do Irã A verdadeira história nunca teve coisa alguma a ver com o primeiro-ministro de Israel, doente-por-guerras, Bibi Netanyahu, líder estrangeiro que se serviu violentamente do Castelo de Cartas ( House of Cards ), desculpem, do Capitólio, nos EUA, como palancão de campanha de reeleição e para enquadrar a presidência e a política externa dos EUA. Prova muito clara disso é que, enquanto em Washington, Bibi “Bombardeie o Irã” destilava aquela arenga de 39 minutos, em Montreux o Secretário de Estado dos EUA, John Kerry e o Ministro de Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif trabalhavam na terceira rodada de negociações nucleares.

Quer um empreguinho de agente da Cia? Tá facim, facim

Imagem
Autor: Fernando Brito O velho Brizola costumava perguntar: “onde está a Cia, fecharam a Cia?” A gente ria, meio cúmplice da ideia idiota de que no novo mundo da “modernidade” não havia mais aquela coisa de espiões, de agentes, de desestabilização… Pois é, não financiaram o Bin Laden, não subsidiaram os grupos na Síria e na Líbia que viriam a se tornar o Exército Islâmico, o Edward Snowden não revelou os grampos telefônicos e cibernéticos em escala mundial…

“Lei Requião”: Cunha se compromete a votar na Câmara projeto que garante direito de resposta na imprensa

Imagem
no Blog do Esmael O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), nesta quinta-feira (5), telefonou para o senador Roberto Requião (PMDB-PR) para informá-lo que colocará em votação, em breve, o projeto que garante direito de resposta “automático” na imprensa brasileira. A “Lei Requião”, aprovada em setembro de 2013 no Senado, garante a todos os brasileiros o direito de responder, nos meios de comunicação, com o mesmo destaque da notícia original, quando vítimas de notícias não verdadeiras, distorcidas ou ofensivas.

O “terminal” Jack Nicholson. Ou o lixo jornalístico dos maus-caráteres

Imagem
Autor: Fernando Brito Eu tenho uma profissão e me orgulho dela, porque percebo na informação e na opinião um valor coletivo. Não sou um canalha, um fofoqueiro, um mentiroso e desprezo tudo o que faz o jornalismo ser, frequentemente, assim. Erro, como qualquer pessoa, e não sou mais sabido que ninguém. E, assim que o percebo ou sou avisado, corrijo. Quando necessário, peço desculpas.

O vídeo de Belo Monte com Leticia Sabatella também foi fraudado para apoiar Aécio em 2014

Imagem
por :   Kiko Nogueira Nosso programador Tiago Mendes Tadeu é um mineiro esperto. Por isso, quando recebeu um vídeo no Whatsapp de um grupo de primos, ele desconfiou. Lá estavam atores e atrizes da Globo conclamando a população para comparecer à manifestação do dia 15 de março a favor do impeachment. O velho Ary Fontoura abria os discursos canastrões num cenário limpo, apenas com fundo branco.

Rogério Correia: “Nós entregamos pessoalmente no gabinete do Janot as provas do envolvimento de Aécio no caixa 2 de Furnas”

Imagem
3 de fevereiro de 2014: Os deputados petistas Adelmo Leão, Padre João, Rogério Correia e Pompílio Canavez pouco antes de entregar no gabinete do procurador Rodrigo Janot as provas do envolvimento de Aécio no esquema de caixa 2 de Furna s por  Conceição Lemes Nessa terça-feira 4, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, livrou Aécio Neves (MG) de inquérito na Lava Jato, apesar de o senador e presidente do PSDB ser citado na delação premiada do doleiro Alberto Youssef.

Luis Nassif: Como os vazamentos envenenaram a Lava Jato

Imagem
QUI, 05/03/2015 - 20:31 Luis Nassif O Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, orgulha-se do seu estado maior. De fato, trouxe os melhores quadros do Ministério Público Federal para assessorá-lo em questões constitucionais, penais, de direitos humanos. Para cada tema, há um conselho de alto nível formulando uma política de Ministério Público, não do PGR. Como seu sub, indicou a segunda mais votada na lista, a procuradora Ela Wiecko, uma unanimidade no mundo jurídico.

Sardenberg constrange o Sistema Globo

Imagem
  O jornalista Carlos Alberto Sardenberg irá em breve ser demitido. É o temor que nos assalta ao ler a coluna publicada nesta quinta-feira (5) no jornal  O Globo . Sardenberg é um ético de quatro costados. Vive confrontando seus patrões falando em ética, o que em  O Globo  é como falar de corda em casa de enforcado. 

TCE-SP reprova mais um contrato entre Metrô e Alstom feito por Serra

Imagem
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TSE-SP) julgou, nesta terça-feira (3), irregular um contrato de R$ 2,8 milhões feito entre a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e a Alstom, em 2008, gestão do ex-governador José Serra (PSDB). O contrato foi executado para um projeto executivo na Linha-2 Verde. Reprodução Tribunal encontrou irregularidades em contrato de R$ 2,8 milhões feito em 2008, na gestão Serra De acordo com o conselheiro Renato Martins, há elementos suficientes para a reprovação da licitação que originou o contrato da Alstom. Segundo ele, não houve nenhum concorrente na licitação que envolvia as obras da Linha-2 Verde. Este fato, para o conselheiro, gerou prejuízo na competitividade. “A inexistência de disputa no caso dos autos, proporcionada pela participação de apenas uma licitante, impede relevar a restritividade advinda de tais condições de habilitação, tendo em vista o prejuízo concretamente verificado na competitividade do certame”, relatou o

Manchetômetro: jn e Globo lideram o Golpe!

Imagem
Cobertura da Lava Jato é um escândalo. Quem manda bernardizar o Berzoini? O  Conversa Afiada  reproduz a volta do  Manchetômetro , que ressalta o papel Golpista das Organizações (sic) Globo, que não chegam a 2018,  sem um impítim. Na semana em que o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, entregou ao Supremo Tribunal Federal uma lista com 54 suspeitos de envolvimento na Operação Lava-Jato, os principais jornais do país seguem com maior cobertura negativa à Presidenta Dilma e ao PT.