Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 26, 2015

CTB convoca mulheres e homens para defender o Brasil no 8 de Março

Imagem
Durante participação no especial  Março Mulher  da  Rádio Vermelho , Ivânia Pereira, secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), envia mensagem de convocação para todas e todos marcharem em defesa do Brasil, da Petrobras, da reforma política e contra a ofensiva dos setores conservadores neste 8 de Março. Joanne Mota, da  Rádio Vemrelho Ilustração: Andocides Bezerra . "Precisamos estar juntos neste 8 de Março não só pela garantia dos direitos até aqui conquistados, mas pelo avanço. Defender a constitucionalidade do mandato da presidenta Dilma, significa defender todas as conquistas das mulheres nos último 12 anos", avisou a dirigente nacional. Na oportunidade, Ivânia Pereira reafirmou o apoio das cetebistas à presidenta Dilma Rousseff, bem como a defeda da Petrobras e o combate a corrupção, com o fim do financiamento empresarial de campanha. "A presidenta Dilma Rousseff tem o apoio das mulheres trabalhad

Lei Maria da Penha diminui 10% a taxa de homicídio doméstico, diz Ipea

Imagem
Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre a efetividade da Lei Maria da Penha (LMP) mostra que a iniciativa, criada em 2006, fez diminuir em cerca de 10% a taxa de homicídio contra as mulheres dentro das residências. Reprodução Levantamento realizado pelo instituto estimou o impacto da legislação nas taxas de homicídios de mulheres Apesar de a LMP não ter como foco o homicídio de mulheres, a pesquisa partiu do pressuposto de que a violência doméstica ocorre em ciclos, onde muitas vezes há um acirramento no grau de agressividade envolvida, que, eventualmente, redunda (muitas vezes de forma inesperada) na morte do cônjuge. Segundo o estudo divulgado nesta quarta-feira (4), seria razoável imaginar que a lei, ao fazer cessar ciclos de agressões intrafamiliares, gere também um efeito de segunda ordem para fazer diminuir os homicídios ocasionados por questões domésticas e de gênero. O Instituto, no entanto, ressalta que a efetividade não se deu de

Para presidente da CUT, ajuste da economia não pode ser 'política do corta-corta'

Imagem
Vagner Freitas afirma que movimentos devem destacar ao governo sua insatisfação com mudança do modelo econômico que tem sido adotado pelo país desde o primeiro governo do ex-presidente Lula por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  04/03/2015  ROBERTO PARIZOTTI/CUT Freitas, da CUT: "Nós consideramos que o modelo adotado precisa continuar, e não, ser modificado" Brasília – O presidente da CUT, Vagner Freitas, afirmou hoje (4), em seminário promovido pela central em Brasília, ao avaliar as medidas do governo para equilíbrio da economia, que o grande equívoco é a proposta de mudança na linha que vinha sendo adotada para o país desde 2003, quando teve início o governo de ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. De acordo com Freitas, o governo está mudando o seu modelo econômico. "Nós consideramos que o modelo adotado precisa continuar, e não, ser modificado."

Os contextos da esquerda

Imagem
O que une as esquerdas a curto prazo é a luta pela refundação das condições social-democráticas. Boaventura de Sousa Santos - na Carta Maior Os países do sul da Europa sofrem ameaças semelhantes e enfrentam desafios comuns, mas os contextos em que terão de lidar com umas e com outros variam de país para país. A maior ameaça é a austeridade sem fim, o bem-estar convertido em luxo de poucos, a indignidade e a precariedade impostas a maiorias cada vez maiores, a corrupção como modo normal de fazer política, a financeirização da vida, a democracia transformada num espantalho vazio agitado pelas cotações bolsistas para intimidar cidadãos ainda não resignados.  O desafio maior é encontrar uma saída que não seja um precipício. 

Venezuela, Mercosul e o assédio midiático: o império da mentira ataca novamente

Imagem
Falam de caos econômico, corrupção, respeito aos direitos humanos aqueles que foram cúmplices de desaparecimentos, torturas e privatizações criminosas. Aram Aharonian, do Rebelión.org O debate é muito útil em momentos no qual o assédio à Venezuela recomeça, no marco de um prolongado processo de golpe contínuo que já dura quase 14 anos, e no qual se destaca o papel estelar dos meios de comunicação hegemônico, com libreto cartelizado de mentiras e manipulações, repetido em diferentes idiomas. Hoje a direita trata de impor o imaginário de que a Venezuela é uma ditadura e que, por conseguinte, deve ser expulsa do Mercado Comum do Sul (Mercosul).

A melhor notícia até aqui é que Janot não virou um heroi da direita

Imagem
por :   Paulo Nogueira Bom começo A lista de Janot, pelo que se sabe dela até agora, tem desde já uma virtude: provocar queixas à direita e à esquerda. Parece ser um sinal de que Janot escapou da “partidarização” em seu trabalho, ao contrário do juiz Sérgio Moro. A direita reclama de Janot porque ele não fez um trabalho para matar o PT. A grande nostalgia conservadora é o Mensalão, um circo cujo objetivo era massacrar o PT em praça pública.

Pepe Escobar: O que os BRICS + Alemanha estão cozinhando?

Imagem
27/2/2015,  [*] Pepe Escobar ,  RT What the BRICS plus Germany are really up to? Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu   POSTADO POR  CASTOR FILHO Presidentes dos BRICS e presidentes convidados   Fortaleza-2014 Winston Churchill disse certa vez “Sem uma guerra, sinto-me solitário”. Também lastimava muito perder impérios. O sucessor de Churchill – o ‘Império do Caos’ – enfrenta agora o mesmo dilema. Algumas guerras – como na Ucrânia, guerreada à distância, guerra por procuração – não vão lá muito bem. E a perda do império deixa-se ver cada vez mais claramente em inúmeros movimentos feitos por jogadores seletos, na direção de criar mundo multipolar.

Paraná: ‘A greve continua!’, aprova assembleia com 30 mil educadores; assista

Imagem
no blog do Esmael Comandos pelo presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, cerca de 30 mil educadores que lotaram o Paraná Clube decidem manter greve por tempo indeterminado. O governador Beto Richa e o deputado licenciado Ratinho Júnior, dono de uma bancada de 12 deputados na Assembleia, foram alvos de vaias e palavras de ordem. Cerca de 30 mil professores e funcionários de escola que lotavam o estádio do Paraná Clube, em Curitiba, nesta quarta (4), decidiram em assembleia geral pela continuidade da greve que hoje completou 24 dias. A votação praticamente foi por unanimidade, o que denota o grau de unidade da categoria. Na assembleia da educação, o governador Beto Richa (PSDB) e o deputado licenciado Ratinho Júnior (PSC) foram bastante hostilizados.

O apocalipse midiático e a vida real

Imagem
  Algumas das previsões da mídia sobre a Copa do Mundo. A revista  Veja  dizia que os estádios ficariam prontos em 2038. O jornal  Folha de S. Paulo  advertiu que poderia faltar luz durante o evento. O jornal  O Globo  e a rádio  Jovem Pan  alertavam para o “ perigo de um surto de Dengue ” durante os jogos.  O Globo  convocou inclusive um dos seus “especialistas” para afirmar que “ o risco (de Dengue) era enorme ”. 

Brasil bate novo recorde na produção de gás natural, diz ANP

Imagem
Posted: 04 Mar 2015 Com informações da  ANP A produção de gás natural de janeiro foi de 96,6 milhões de metros cúbicos. A marca é a maior já registrada, superando o recorde anterior, de dezembro de 2014, quando foram produzidos 95,1 milhões, informou nessa terça-feira (3) a  Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) . Produção total de petróleo e gás natural somou cerca de 3,077 milhões de barris de óleo por dia, sendo 2,469 milhões de petróleo e 96,6 milhões de metros cúbicos de gás. Foto: Divulgação/Agência Petrobras

STF extingue pena do ex-deputado José Genoino

Imagem
Criado em  04/03/15 16h33  e atualizado em  04/03/15 16h47   Por  Ivan Richard - Repórter da Agência Brasil  Edição: Aécio Amado  Fonte: Agência Brasil Condenado a quatro anos e oito meses de prisão no regime semiaberto na Ação Penal 470, o chamado mensalão, o ex-deputado José Genoino teve hoje (4) a pena extinta em decisão unânime do Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros do STF acataram pedido feito pela defesa do ex-presidente do PT para que ele fosse enquadrado nos requisitos do indulto natalino, editado anualmente pela Presidência da República, que prevê perdão de pena a condenados com penas leves, réus primários e que tenham cumprido parte da sentença.  

Luis Nassif: Noblat, Lula e a sina dos homens comuns

Imagem
Luis Nassif Recentemente, o colunista e blogueiro Ricardo Noblat escreveu um artigo sobre Lula. Trata-se de um dos mais significativos artigos dos últimos anos. Não para entender o fenômeno Lula, mas como material de estudo sobre como o senso comum da mídia o via. Deixe-se de lado a bobagem de apresentar Lula como ameaça à democracia por convocar o exército de Stédile. É tão inverossímil quanto os 200 mil soldados das FARCs que invadiriam o Brasil em 2002, em caso de vitória de Lula.

O pré-sal não vale mais nada? Os arábes estão quebrando o “shale” dos EUA

Imagem
Autor: Fernando Brito Lembra que, há uns dois meses, quando a cotação do petróleo acentuou sua queda e os nossos jornais aqui começaram a decretar o “fim do pré-sal”, porque não seria viável economicamente extrair óleo de lá com as baixas cotações internacionais? Pois a extração do pré-sal vai muito bem, obrigado e atingiu, em janeiro, entre óleo e gás, 814 mil barris diários.

Na nossa América, não existe coincidência, nem acaso na política.

Imagem
'Criar uma atmosfera tensa favorecendo não apenas um sentimento de oposição, mas de ódio coletivo.' Isso faz parte de um manual golpista. Coincidência? Eric Nepomuceno - na Carta Maior Além de ser um dos grandes escritores argentinos da minha geração – basta lembrar de ‘Luna Caliente’ ou ‘Santo Ofício da Memória’, que levou o mesmo prêmio Rómulo Gallegos dado anteriormente a Vargas Llosa, Carlos Fuentes, Ricardo Piglia e García Márquez –, Mempo Giardinelli é um observador atento e implacável do panorama de nossos países, e um farejador formidável na hora de buscar pistas que ajudem a tentar entender o que acontece.   Graças a ele descobri, entre tantas outras coisas nesse mundo, a existência de um cidadão norte-americano chamado Gene Sharp, de folha corrida impressionante e, na hora do mal, capaz de uma eficácia mais impressionante ainda.

Ladislau Dowbor: O sistema financeiro trava a economia do país

Imagem
Não é mais possível não vermos o papel dos atravessadores que travam a economia. Não há PIB que possa avançar com tantos recursos desviados por  Ladislau Dowbor   publicado  04/03/2015 09:29,  última modificação  04/03/2015 10:57 ARQUIVO Lucros dos intermediários financeiros avançam, mas PIB permanece em torno de 1%. País trabalha, mas não avança A conta é simples. O crédito no país representa cerca de 60% do PIB. Sobre este estoque incidem juros, apropriados por intermediários financeiros. Analisar esta massa de recursos, na sua origem e destino, é por tanto fundamental. É bom lembrar que o banco é uma atividade “meio”, a sua produtividade depende de quanto repassa para o ciclo econômico real, não de quanto dele retira sob forma de lucro e aplicações financeiras. Aqui simplesmente foram juntadas as peças, conhecidas, pare evidenciar a engrenagem, pois em geral não se cruza o crediário comercial com as atividades bancárias formais e os ganhos sobre a dívida pública

Gilberto Maringoni: A direita não precisa de impeachment

Imagem
Com Eduardo Cunha e Joaquim Levy agindo como virtuais primeiros-ministros, Dilma e o PT parecem não governar mais. por Gilberto Maringoni - na Carta Capital                                                                           Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil Joaquim Levy e Eduardo Cunha, em encontro em 23 de fevereiro: a dupla dita as medidas do governo A ação da oposição brasileira em busca do impeachment  embute dois significados: o golpismo e a inutilidade.  O golpismo, por tentar derrubar no tapetão uma presidente eleita com 54 milhões de votos, sem que exista qualquer indício ou investigação em curso sobre sua lisura no desempenho do cargo.  A inutilidade porque Dilma Rousseff e seu partido aparentam ter perdido o comando da administração em quase todas as suas esferas importantes. Frise-se: não sofreram golpe algum.  Entregaram o poder por livre e espontânea vontade.

Bolsa Família: 70% dos beneficiários estão inseridos no mercado

Imagem
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, afirmou na terça-feira (3) que o comportamento dos mais pobres ainda é desconhecido pelos brasileiros e acaba reforçando os mitos de que são perdedores ou preguiçosos. Foto-montagem Nos últimos 10 anos os moradores das favelas ascenderam economicamente. Um em cada quatro recebem a complementação de renda Os dados confirmam estudos do governo federal, que apontam que mais de 70% das famílias que recebem a complementação de renda estão no mercado de trabalho. “Essa ideia de que o favelado gosta do tráfico, que é o jeito fácil de ganhar dinheiro, é a mesma ideia que faz as pessoas pensarem que o nordestino é preguiçoso”, contou. A pesquisa foi apresentada pelo presidente do Instituto Data Popular, Renato Meirelles. “Eles trabalham e ganham pouco. E necessitam do Bolsa Família para sonhar mais longe”, afirmou.

A corrupção não é dos políticos; é da política como ela é, hoje

Imagem
Autor: Fernando Brito O guarda de trânsito que aceita ou pede uma propina é a essência da corrupção policial? A corrupção no Brasil, como num batalhão da PM, não depende do coronel que o comanda. Ponha Jesus Cristo no comando do 15° Batalhão da PM, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e haverá corrupção.

Produção industrial interrompe sequência de queda e fecha janeiro em alta de 2%

Imagem
Criado em  04/03/15 09h59  e atualizado em  04/03/15 10h20   Por  Nielmar de Oliveira  Edição: Denise Griesinger  Fonte: Agência Brasil A produção industrial brasileira cresceu 2% em janeiro deste ano na comparação com dezembro do ano passado. O avanço interrompeu a sequência de dois meses consecutivos de queda no resultado: -3,2% em dezembro e -1,1% em novembro de 2014, na série livre de influência sazonal. Os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) foram divulgados hoje (4)

Renan joga para a Globo

Imagem
Espetáculo sobre desoneração alivia a folha dos filhos do Roberto Marinho O presidente do Senado, Renan Calheiros muniu-se de inusitada bravura e  devolveu à Presidenta Dilma  um ingrediente importante do ajuste: o fim da desoneração da folha de pagamentos. Os jenios PiGais logo interpretaram como uma sublevação do PMDB, inconformado com possivel inclusão de alguns de seus gordos parlamentares na lista do Janot. O PMDB vai à forra ! O PMDB vai derrubar a Dilma ! Nada disso, amigo navegante.

Criação da Super Receita coincidiu com abertura de contas no HSBC suíço

Imagem
Posted by  eduguim  on 03/03/15 • Categorized as  Reportagem Você tem lido na grande imprensa que os anos de 2006 e 2007 correspondem a um dos períodos de maior abertura de contas de brasileiros no banco HSBC suíço e é esse período que essa imprensa investiga e prega que seja investigado pelas autoridades. Claro que isso nada tem a ver com o fato de que em 2006/2007 quem governava o Brasil era Lula e em outro período que teve mais abertura de contas, 1997/2002, o governante era Fernando Henrique Cardoso – ou será que tem?

Wall Street recua de patamares recordes; ações de tecnologia pesam

Imagem
Por Sinead Carew NOVA YORK  (Reuters) - Os principais índices acionários dos Estados Unidos fecharam em queda nesta terça-feira, um dia após o S&P 500 e o Dow Jones atingirem recordes e com o Nasdaq recuando por ações de tecnologia. O índice Dow Jones caiu 0,47 por cento, a 18.203 pontos, enquanto o S&P 500 teve perda de 0,45 por cento, a 2.107 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq caiu 0,56 por cento, a 4.979 pontos.

Miguel do Rosário: As lições de House of Cards para o governo brasileiro

Imagem
Por  Miguel do Rosário   Ontem comecei a ver a terceira temporada de House of Cards, e gostaria de partilhar algumas ideias que tive enquanto assistia as aventuras de Frank Underwood, o personagem de Kevin Spacey – que agora se tornou presidente dos Estados Unidos. Em primeiro lugar, chama a atenção o papel de seu secretário de imprensa. Ele faz o papel de porta-voz na relação com a mídia, conversa com os jornalistas, escreve os discursos de Underwood, e participa do estrito núcleo político duro do presidente, basicamente formado pelo próprio Underwood, sua esposa, o chefe de gabinete, além do secretário de imprensa.

Lavrov e Kerry: É inútil usar a força para resolver a crise na Síria

Imagem
O chanceler russo, Sergei Lavrov, disse durante o seu encontro com o seu homólogo norte-americano que é inútil usar a força para resolver a crise na Síria e que devem ser criadas condições adequadas para iniciar um diálogo político entre o governo sírio e a oposição, considerando-se a experiência da reunião consultiva, que foi realizada em Moscou.

DW: Advogado russo diz que Snowden avalia voltar aos EUA

Imagem
Condição para retorno é que haja julgamento justo, afirma. Ex-analista da NSA é acusado pelos EUA de divulgar informações confidenciais e está na Rússia desde junho de 2013. O ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA Edward Snowden, refugiado há quase dois anos em Moscou, avalia retornar ao seu país, mas só se lhe forem dadas garantias de um julgamento justo, disse nesta terça-feira (03/03) seu advogado russo, Anatoli Kucherena. "Ele deseja voltar e estamos fazendo o possível para resolver essa questão", declarou numa entrevista à imprensa, acrescentado que o profissional de informática que denunciou um grande esquema de espionagem por parte dos Estados Unidos quer ter um julgamento justo.

Carta aberta de Paulo Okamotto em resposta ao blog "O Antagonista"

Imagem
03/03/2015 18:07 | Admin - Senhores Diogo Mainardi e Mario Sabino, Vivemos em um país democrático e, nele, as pessoas podem falar o que quiserem e até ganhar dinheiro com isso. É condenável, porém, que publiquem notícias falsas e deliberadamente caluniosas, como os senhores fizeram no blog O Antagonista em matéria intitulada "Renato Duque está solto a pedido de Lula". As informações contidas na matéria são completamente inverídicas, tanto no que me diz respeito quando ao ex-presidente Lula. O que, aliás, os senhores comprovariam se tivessem tido a dignidade de perguntar antes, frente a frente, diretamente a mim, o que queriam saber. Mas não o fizeram, preferindo publicar injúrias não só contra nós, mas também contra o Supremo Tribunal Federal. http://www.oantagonista.com/posts/exclusivo-renato-duque-esta-solto-a-pedido-de-lula Paulo Okamotto Presidente do Instituto Lula

Mídia e falsas bandeiras: Engenharia Social e do século 21

Imagem
Por  James F. Tracy Em 9 de março de 1995 Edward Bernays morreu com a idade de 103. Seus esforços profissionais eram dirigidos a tentar mudar as atitudes populares e comportamento para alterar fundamentalmente a realidade social. [1] Desde que ele lançou as bases modernas para enganar o público que são para melhor ou pior:o legado de sua vida  se mantém até hoje.

Ah, o mau-humor de Renan com Dilma é a lista da “Lava-Jato”…

Imagem
Autor: Fernando Brito Agora, com a notícia de que Renan Calheiros e Eduardo  “Leva Eu Meu Bem”  Cunha estão na temível lista do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, você entendeu porque Renan está  afrontando publicamente a Presidenta Dilma Rousseff? Porque a recusa em comparecer ao jantar do PMDB, ontem, e a devolução da MP do Ajuste Fiscal são afrontas que nem um presidente do Senado oposicionista faz, quanto mais um que diz ser da base aliada.

Após devolução de MP das Desonerações, Dilma assina projeto com o mesmo teor

Imagem
Criado em  03/03/15 20h09  e atualizado em  03/03/15 21h22   Por  Paulo Victor Chagas  Edição: Nádia Franco  Fonte: Agência Brasil Após a devolução ao Executivo da medida provisória (MP) que reduz a desoneração da folha de pagamento, a presidenta Dilma Rousseff assinou projeto de lei, com urgência constitucional, com o mesmo conteúdo.

Fátima Bezerra rebate O Globo, diz que Veja “tem obsessão em destruir o PT” e que a mídia promove o ódio

Imagem
publicado em 03 de março de 2015  03 de março de 2015 Fátima analisa papel da mídia na política brasileira do Facebook da senadora A senadora Fátima Bezerra (PT) fez, nesta terça-feira (3/03), no plenário do Senado, um discurso reflexivo sobre o papel da mídia e do Congresso nacional na democracia brasileira.

Tariq Ali: É tempo de a Revolução avançar sobre o Palácio

Imagem
1/3/2015,  [*] Chris Hedges e Tariq Ali ,  Thruthdig Tariq Ali: The Time Is Right for a Palace Revolution Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO O novo livro de Tariq Ali é  “ The Extreme Centre: A Warning ”. [O extremo centro: um alerta] PRINCETON, N.J. – Tariq Ali é da alta nobreza da esquerda. Seus mais de 20 livros sobre política e história, seus seis romances, suas peças e roteiros e seu jornalismo no jornal  Black Dwarf , na  New Left Review  e outras publicações, fizeram dele um dos mais afiados críticos do capitalismo empresarial-empreendedorista. Lança raios retóricos e críticas afiadíssimas contra os especuladores do petróleo e empresários oligarcas que manipulam a finança global e os imbecis úteis na empresa-imprensa, no sistema político e na academia que os apoiam. A história da parte final do século XX e da primeira parte do século XXI provou que Tariq Ali, intelectual formado em Oxford e ativista há muito tempo incômodo, que

Reforma Política: As 10 armadilhas da 'Emenda Vacarezza'

Imagem
A maior armadilha da PEC 352, ou Emenda Vaccarezza, é a constitucionalização de medidas que agravam as distorções do sistema político brasileiro. Maria Inês Nassif - na Carta Maior A maior armadilha da PEC 352, ou Emenda Vaccarezza, é a constitucionalização de medidas que agravam as distorções do sistema político brasileiro. O receio das forças que são contrárias à proposta é a de que soprem ventos favoráveis à sua aprovação, devido ao perfil conservador do novo Congresso e a condições políticas que favorecem a união de setores do PMDB com a oposição. Essas forças podem obter 3/5 dos votos dos deputados e senadores agora – e dificilmente, no futuro, os setores contrários a essas medidas consigam reunir apoio desta magnitude para derrubá-la.