Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 17, 2015

Caso HSBC provoca debate sobre pressão comercial no jornalismo

Imagem
“Se grandes jornais permitem que corporações influenciem seu conteúdo por medo de perder receita publicitária, a democracia está em perigo”. A frase é de Peter Oborne, principal comentarista político do Daily Telegraph, que pediu demissão acusando o jornal britânico de suavizar sua cobertura jornalística em nome de um contrato publicitário.  Segundo Oborne,funcionários do Telegraph receberam ordem de destruir todos os emails, anotações e documentos ligados ao inquérito.  Segundo Oborne, o Telegraph omitiu informações sobre denúncias de que o HSBC teria ajudado milhares de clientes a lavar dinheiro na Suíça. Depois de publicar seis artigos sobre a investigação sofrida pelo banco, funcionários do Telegraph receberam ordem de destruir todos os emails, anotações e documentos ligados ao inquérito. Desde 2013, após o banco parar de anunciar no Telegraph, a publicação de matérias críticas sobre ele passou a ser desestimulada na redação. De acordo com Benjamin Mullin, do Instituto Poyn

Entrevista com Laura Poitras, vencedora do Óscar de melhor documentário

Imagem
Realizadora de “Citizenfour”, o documentário sobre as denúncias de Edward Snowden, alerta: controle social e esvaziamento da democracia ampliaram-se, após revelações. Esperança é consciência. Tom Englehardt, do Tom Dispatch, entrevista Laura Poitras. "Citizenfour" venceu o Óscar de melhor documentário. Temos aqui uma estatística da nova era de vigilância global. Quantos norte-americanos possuem a chamada security clearance , que permite acesso aos dados sigilosos, das agências de espionagem, sobre pessoas e organizações? Resposta: 5,1 milhões – número que reflete o crescimento explosivo do Estado de segurança nacional no pós-11 de setembro. É algo equivalente à população da Noruega. E ainda assim é apenas 1,6% da população norte-americana. A intenção é deixar os 98,4% restantes às cegas, num número crescentes de assuntos. E isso é apresentado como se fosse algo “em favor de nossa própria segurança”.

Quando Moro trabalhou para o PSDB, ajudou a desviar R$500 milhões da Prefeitura de Maringá

Imagem
do blog Limpinho & Cheiroso Nascido em Maringá, no norte do Paraná, o juiz Sérgio Moro é um dos maiores “especialistas” do país na área de lavagem de dinheiro. Formado em direito pela Universidade Estadual de Maringá, seu primeiro serviço foi no escritório do doutor Irivaldo Joaquim de Souza, o maior tributarista de Maringá. Doutor Irivaldo foi advogado de Jairo Gianoto entre 1997 a 2000, ex-prefeito de Maringá pelo PSDB, condenado por gestão fraudulenta.

"Charlie Hebdo" volta às bancas com papa e jihadista na capa

Imagem
Mais de um mês após atentados, semanário satírico francês lança nova edição, com tiragem de 2,5 milões de exemplares. Extremismo, julgamento de DSK e uma entrevista com ministro das Finanças da Grécia são os destaques. Mais de um mês após os atentados de Paris, o semanário satírico francês  Charlie Hebdo  voltará às bancas, nesta quarta-feira (25/02), com uma nova capa irreverente, com foco em seus alvos preferidos. Com a manchete "Lá vamos nós de novo!", a capa da nova edição mostra o papa, um jihadista, o ex-presidente da França Nicolas Sarkozy e a política de extrema direita Marine Le Pen como animais enfurecidos perseguindo um cachorro com uma cópia do  Charlie Hebdo  na boca.

FHC não quer que lembrem da “sua” Petrobras? Tudo bem, falamos do resto…

Imagem
Autor: Fernando Brito Meu bom amigo Hayle Gadelha, em  seu blog , a propósito das declarações de Fernando Henrique Cardoso sobre a fala de Dilma Rousseff, dizendo que a investigação na Petrobras deve abranger, também o período tucano, quando disse que a Presidenta agia “como um batedor de carteiras que grita “pega ladrão”, faz uma excelente coletânea do “recordar é viver” de que o ex-presidente precisa.

O caso Agripino não foi o primeiro em que o Fantástico sonegou o nome de Aécio — e não será o último

Imagem
por :   Kiko Nogueira Eles O empresário potiguar George Olímpio deu uma longa entrevista ao Fantástico relatando ter pagado propina para aprovar uma lei que o beneficiava no Detran do Rio Grande do Norte. Contou que deu dinheiro ao ex-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), ao filho da ex-governadora Wilma Faria (PSB), Lauro Maia, e ao senador José Agripino Maia (DEM-RN), presidente nacional do DEM.

Golpistas brasileiros exigem solidariedade aos golpistas venezuelanos

Imagem
  Existem ainda pessoas ingênuas acreditando que, respeitadas as regras da democracia burguesa, tudo correrá normalmente vença quem vencer uma disputa eleitoral. Estes não perceberam que o compromisso da burguesia com a democracia é zero. As forças políticas chavistas venceram, nos últimos 15 anos, 18 eleições de 19 que ocorreram na Venezuela e mesmo assim os eleitos não viveram um só segundo sem a pressão, a chantagem e a ameaça de golpe da elite local, mancomunada com a mídia hegemônica.

Indústria de mentiras antipetistas inventa filme sobre José Dirceu

Imagem
Posted by  eduguim  on 23/02/15 • Categorized as  denúncia Estamos vivendo um momento surreal no Brasil. Qualquer boato contra o PT, contra Dilma Rousseff ou Lula, por mais absurdo que seja, vira verdade nas redes sociais e se espalha como fogo. As invencionices ganham as ruas e são comentadas nos mais diversos ambientes sociais. Durante o Carnaval, meliantes criaram boato sobre confisco de cadernetas de poupança da Caixa Econômica Federal. A denúncia se espalhou pela rede WhatsApp e, em questão de horas, pelo Brasil todo já se falava do assunto.

A Grécia, a Troika e o recado ao Brasil

Imagem
Realizar ajustes na economia seguindo a austeridade significa se olhar no espelho grego: tal remédio é amargo e pode fazer a doença se alastrar. José Carlos Peliano* - na Carta Maior O prazo adicional dado à Grécia pela Troika (BCE, UE e Alemanha) na última sexta-feira foi visto de três maneiras diferentes pelos analistas. Uns disseram que o novo governo grego capitulou mais uma vez à imposição da austeridade; outros que houve somente um oportuno recuo na proposta inicial de combate às condições do antigo acordo; finalmente, membros do Syriza afirmaram ter sido uma pausa para respirar melhor e, de fato e de direito, reapresentar novos termos para negociação.

O que o Dr. Moro tem para julgar. O resto é suposição

Imagem
Autor: Fernando Brito Esclarecedora, para quem lê os jornais, a declaração do Juiz Sérgio Moro, publicada agora há pouco pelo  O Globo . “O juiz (Moro)afirmou que, nas ações de lavagem de dinheiro já em curso contra executivos das empreiteiras, a formação de cartel e a frustração de licitações são crimes antecedentes, mas não foram incluídos na denúncia do Ministério Público Federal, que se fundamenta nos depósitos realizados pelas empresas de fachada ou que vendiam notas ao doleiro Alberto Youssef.

Obama falha o seu golpe de Estado na Venezuela

Imagem
Mais uma vez, a administração Obama tentou mudar pela força um regime político que lhe resiste. A 12 de fevereiro, um avião da Academi (ex-Blackwater), disfarçado como aeronave do exército venezuelano, devia bombardear o palácio presidencial e matar o presidente Nicolas Maduro. Os conspiradores tinham previsto colocar no poder a antiga deputada Maria Corina Machado e fazê-la aclamar, de imediato, por antigos presidentes latino-americanos. Por  Thierry Meyssan -  REDE VOLTAIRE -  DAMASCO (SÍRIA -  23 DE FEVEREIRO DE 2015             O presidente Obama com o seu conselheiro para a América Latina, Ricardo Zuñiga, e a conselheira nacional de segurança, Susan Rice. © White House O Presidente Obama tinha prevenido. Na sua nova doutrina de Defesa ( National Security Strategy ), ele escreveu : «Nós ficaremos do lado dos cidadãos cujo exercício pleno dos direitos democráticos está em perigo, tal como é o caso dos Venezuelanos». Ora, sendo a Venezuela, desde a adopc

HSBC retirou publicidade de veículos de comunicação que faziam uma "cobertura hostil" sobre a instituição

Imagem
HSBC confirma conta secreta do presidente-executivo na Suíça Stuart Gulliver recebeu milhões de dólares em prêmios e bônus em conta registrada no nome de uma empresa do Panamá. Banco anuncia queda de 15% no lucro em 2014. O banco HSBC, envolvido num escândalo de evasão fiscal na Suíça, reconheceu nesta segunda-feira (23/02) que o seu presidente-executivo, Stuart Gulliver, manteve uma conta bancária no país, registrada em nome de uma empresa panamenha. "O senhor Stuart Gulliver é titular de uma conta na Suíça", admitiu o banco em comunicado, um dia após o jornal britânico  The Guardian  ter noticiado que o chefe do HSBC manteve milhões de dólares numa conta secreta. De acordo com o jornal, a conta de Gulliver contabilizava 7,6 milhões de dólares em 2007.

American Sniper: Lenda americana

Imagem
Dirigido por Clint Eastwood, 'American Sniper' conta a história de Chris Kyle, atirador de elite americano que matou mais de 200 pessoas. Gérson Trajano -  19/02/2015 - Copyleft Sniper  Americano é o título do filme dirigido por Clint Eastwood, que concorre a seis Oscars, entre eles o de melhor filme e melhor ator. É a história de Chris Kyle, interpretado por Bradley Cooper, um sniper, atirador de elite das forças especiais da Marinha dos Estados Unidos, enviado ao Iraque com a única missão: proteger seus companheiros de operação em terra. Sua habilidade com o rifle de longo alcance o torna o fuzileiro mais letal da história militar americana. Autorizado a matar qualquer pessoa, não importando a idade ou o sexo, Kyle atingi a incrível marca de 255 mortes. O Pentágono confirma 160 mortes. “Eu era bom em alvos vivos”, dizia o sniper. Ambos os números são recordes. Até então, o máximo de vítimas contabilizadas por um atirador de elite americano era de 109, cifra atin

Maduro pede que venezuelanos e colombianos enfrentem campanhas midiáticas

Imagem
Caracas, 23 fev (Prensa Latina)  O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, chamou ontem o povo deste país e o da Colômbia a enfrentar campanha de ódio e mentiras contra o governo de Caracas. Desde a Colômbia a imprensa da "oligarquía santandereana", que sempre odiou a esta nação, a Simón Bolívar e não pôde com o falecido mandatário Hugo Chávez, vaticina agora o pior a Venezuela, denunciou o chefe de Estado por meio de sua conta no Twitter. Se fossem verdadeiros seus desgastadas profecias, por que serpa que a Revolução ganhou 18 de 19 eleições em 15 anos consecutivos, questionou.

Brasil pode fornecer à Rússia elementos do sistema de defesa Pantsir

Imagem
DEFESA - SPUTNIK NEWS O Brasil pode começar a construir elementos para o complexo de defesa aérea Pantsir-C1. A informação é do vice-chefe da empresa estatal russa de construção de armas do setor de defesa, Yuri Savenkov. Atualmente, estão sendo acertados detalhes do contrato. Segundo ele, os representantes da companhia estão participando de negociações sobre o fornecimento dos sistemas Pantsir, discutindo as características do complexo, organização de reparo, a criação de um centro técnico no Brasil, bem como um plano para a implementação do programa de compensação.

Affonso Cardoso: Greve continua até que Beto Richa recue nas medidas que desmontam a escola pública

Imagem
publicado em 23 de fevereiro de 2015 às 13:44 Sobre a greve dos trabalhadores em educação e a luta pela escola pública no Paraná por  Affonso Cardoso, especial para o Viomundo Guarapuava, 07 de fevereiro, sol. O relógio marcava pouco mais de 10 horas da manhã quando 10 mil trabalhadores da educação pública do Paraná – professores e funcionários de escolas -, reunidos em Assembleia Estadual convocada pela APP-Sindicato, aprovaram, por unanimidade, o início do que viria a ser a maior greve da categoria nas últimas décadas. No dia 09 de fevereiro, todas as escolas públicas do estado amanheceram fechadas, e os trabalhadores montaram acampamento na praça Nossa Senhora de Salete, em frente ao Palácio Iguaçu, sede do poder executivo estadual, e ao lado da Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba.

Mino Carta: Violência e insensatez

Imagem
Editorial da Carta Maior por  Mino Carta  —  publicado  23/02/2015  O mundo colhe a tempestade que está a semear há muito tempo Ninguém convoca os seus botões para tentar compreender as razões desse insólito e ferocíssimo conflito / foto WELAYAT TARABLOS / AFP Até o mundo mineral está informado: dentro em breve, 1% da população mundial será dona de 99% da riqueza global. O fato não causa o pasmo da própria turma dos privilegiados, tampouco de uma congregação de ilustres economistas. O argumento que estes brandem soletra a inevitabilidade do processo, determinado, digamos assim, pelo estilo (modo, regra) de vida do planeta. E qual seria? Porventura a lei da selva?

AGU sugere saída para quebra de empreiteiras, mas Ministério Público resiste

Imagem
Patricia Faermann  - no GGN Luís Inácio Adams explicou que o objetivo do acordo de leniência não é impunidade, mas preservar os empregos e evitar o impacto negativo na economia     Jornal GGN -  Depois que o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, publicou um vídeo defendendo o acordo de leniência com as empresas denunciadas de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras, membros do Ministério Público no Tribunal de Contas da União e técnicos integrantes já contestaram a posição do governo.   O Ministério Público defende a colaboração das delações premiadas no caso da Lava Jato, e a Justiça do Paraná, sob o comando do juiz Sergio Moro, vem utilizando de mecanismos para proteger os delatores, entre eles, Alberto Youssef e Paulo Roberto Costa, em nome do avanço das investigações. Por outro lado, não sustenta a mesma cautela com as empresas envolvidas.

Ato público defende proposta popular para reforma política

Imagem
Mais de 100 entidades e movimentos sociais se uniram a parlamentares para defender a proposta de iniciativa popular para reforma política. Eles são contra a PEC que será analisada por comissão especial da Câmara. O ato político, promovido pela Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, será nesta quarta-feira (25), na Câmara dos Deputados. O evento ocorrerá a partir das 15 horas, no plenário 2.    A coalizão conta hoje com 103 entidades e movimentos sociais. O grupo se opõe ao texto (PEC 352) que dará início às discussões sobre a reforma política na comissão especial instalada pela Câmara no último dia 10. O grupo pretende assegurar o debate, em paralelo, da proposta de iniciativa popular. Há duas semanas, deputados e representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estiveram reunidos na liderança do PCdoB na Câmara para discutir uma agenda de mobilização em torno do projeto.

Fernando Brito: A prisão de Moro. O importante não é como ela é, mas porque ela é assim

Imagem
Autor: Fernando Brito No  Diário do Centro do Mundo , Paulo Nogueira põe o dedo na ferida ao analisar  a matéria de ontem, na Folha , relatando as condições dos executivos de empreiteira presos na “Lava-Jato”. É o método: “ah, eu faço jornalismo porque publiquei isso”. Um registro, mais nada. Não foi assim no caso da sonegação da Globo? Uma matéria, uma apenas, mais nada. Não é jornalismo, é álibi.

O diretor da Globo que quer cassar 54 milhões de votos

Imagem
por :   Paulo Nogueira Sem noção O que acontece quando um jornalista acredita na Veja e é formado pela Globo? Bem, são grandes as chances de ele se tornar Erick Bretas. Bretas, que ocupou diversas posições de destaque no telejornalismo da Globo e hoje é seu diretor de Mídias Digitais, fez ontem uma coisa que desafia a capacidade de compreensão. Defendeu, no Facebook, a cassação de 54 milhões de votos dados há menos de cinco meses para Dilma.

O verdadeiro ralo da nação

Imagem
 ESPECIAL DA CARTA MAIOR  Por  Joaquim Palhares O Brasil precisa dispor de um controle de capitais que permita dar maior poder de induzir e tributar a riqueza, sem gerar maior fuga e mais sonegação Estudos da The Price of Offshore Revisited, coordenados pelo ex-economista-chefe da McKinsey, James Henry, revelam que os brasileiros muito ricos possuíam, até 2010, cerca de US$ 520 bilhões  em paraísos fiscais. É a quarta maior fortuna do mundo depositada em bunkers do dinheiro frio, francamente adiante do que seria proporcional à oitava economia do planeta. Essa é mais uma evidência do sofisticado estado das artes das elites -- que se envergonham do governo corrupto -- no quesito sonegação, caixa 2  e demais malabarismos financeiros, favorecidos pela supremacia da desregulação bancária em quase todo o planeta.

Sete países em cinco anos

Imagem
19/2/2015, Original  Observer   −  The Vineyard of the Saker “ Seven countries in five years ” Traduzido do inglês pelo pessoal da  Vila Vudu [1]   POSTADO POR  CASTOR FILHO Original de 27/12/2014, em checo; traduzido. para o inglês por lmimkac The Saker Sete países em cinco anos, e o dólar dos EUA começa a renascer dos mortos. A Ucrânia serviu àquele objetivo, o  ISIL  conquistando Iraque e Síria, conquistando a estratégica Kobani [ também grafado “Cobani”  (NTs)]. Turquia faz-se de morta, o Curdistão festeja. Assad ainda não caiu, mas está quase, depois vem o Irã, e o “Novo Oriente Médio” estará acabado, e o dólar, salvo. Ou, varridas do mundo a Rússia e a China, o petrodólar continua dependente do dólar. Tão simples! Mas, primeiro, sobre como todas essas pedras encaixam-se num mosaico.

Haddad: apropriação do espaço público pela cidadania é o eixo da gestão da cidade

Imagem
"Nossa gestão mudou o paradigma. Tudo o que é espaço público está sendo ocupado na cidade. Pelo público", diz o prefeito em entrevista em que fala também de reforma política e eleições em 2016 por  Brasil 247   publicado  22/02/2015 18:23,  última modificação  22/02/2015 18:49 MARCELO CAMARGO/ABR Haddad: “Só na recuperação de ativos desviados pela corrupção, vamos chegar a R$ 300 milhões. Isso é inédito” São Paulo –  A julgar pelos índices atuais de popularidade, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, está bem distante de sua reeleição em 2016. A despeito disso, ele mantém o otimismo e aposta que o eleitor irá enxergar as transformações em curso na cidade de São Paulo. "Nossa gestão mudou o paradigma. Tudo o que é espaço público está sendo ocupado na cidade. Pelo público. Tem um conceito que perpassa toda a administração: é a reapropriação do público pela cidadania. A praça wi-fi é isso, a ciclofaixa é isso, a faixa exclusiva de ônibus é isso, a co

Antonio Lassance: Pior que o presidencialismo de coalizão é o parlamentarismo de negócios

Imagem
Eduardo Cunha é o síndico do parlamentarismo de negócios. Ele comanda o "nightmare team" que amedronta o presidencialismo de coalizão brasileiro. Antonio Lassance (*)  Na Carta Maior Com sua eleição para a presidência da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) está com o queijo e a ratoeira na mão. Sua vitória acachapante derrotou governo e oposição. Ambos, governo e oposição, torciam pelo menos por um segundo turno naquela eleição - nem isso veio. Cunha não apenas levou a melhor. Mostrou que é mais forte do que todos imaginavam.

Herdeiro do Estadão diz que “jornal e TV estão mortos”

Imagem
Rodrigo Mesquita   Luciana Moherdaui   @lumoherdaui @ rmesquita : concordo, não sou contra papel, redes sociais, tv ou rádio; mas não ignoro que as redes sociais chacoalharam a mídia off-line. Rodrigo Mesquita  @rmesquita Seguir @ lumoherdaui tb não sou contra nada. mas os meios tradicionais de massa, do jornal à tv, estão mortos. é uma questão de tempo. 08: 12 - 20 fev 2015 do DCM 

Educação: Não faltará nenhum recurso para a educação, diz Cid Gomes

Imagem
Ex-governador do Ceará fala do futuro do Ministério da Educação: 'Tenho sorte de ser ministro no momento em que existe um plano com metas'                                                                                                    Wanezza Soares "Quero difundir boas experiências públicas, privadas e filantrópicas" por Cinthia Rodrigues - na Carta Capital Depois de experiências bem-sucedidas em Sobral, quando prefeito, e no resto do Ceará, estado que governou por oito anos, Cid Gomes assume o Ministério da Educação disposto a tirar do atoleiro o ensino do País a partir de dois conceitos básicos: mérito e qualidade.

Incêndio em mina sul-africana deixa 500 trabalhadores presos no subsolo

Imagem
sputnik news -  MUNDO Um incêndio em uma mina de ouro sul-africana deixou quase 500 trabalhadores presos no subsolo neste domingo (22). O fogo começou 2,3 quilômetros abaixo do solo. A mina pertence à Harmony Gold, maior produtora de barras de ouro da África do Sul. A companhia emitiu um comunicado dizendo que 287 dos 486 trabalhadores estavam em baías de refúgio subterrâneo e que as operações foram suspensas enquanto as equipes de busca e resgate procuram pelos outros mineiros desaparecidos.

Os intocáveis da mídia

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Um dos problemas de escrever sobre política é nos obrigar, de vez em quando, a afirmar coisas idiotamente óbvias. Por exemplo, uma corrupção não justifica outra. Se o PSDB é corrupto, isso não justifica, obviamente, defender a corrupção no PT. Digo isso também porque entendo que há setores interessados em jogar lama sobre toda a política. Ora, a política é podre no mundo inteiro.

Arma de informação americana usada contra políticos europeus

Imagem
Georgy Voskresensky REDE VOLTAIRE -  MOSCOVO (RÚSSIA A n onymous apareceu pela primeira vez em 2003, em fóruns de imagens da Internet, como um grupo de hackers [piratas da Internet – NT], defendendo a liberdade de expressão e operando como um «cérebro digital global anarquista». É um instrumento ou uma arma projetada para ser usada na guerra de informação. Ele tem uma vantagem - em muitos casos, é extremamente difícil definir exatamente quem o usou. Mas, não houve problema deste tipo quando Anonymous publicou um relatório fotográfico de 1993 de Angela Merkel visitando o Clube da Juventude Elbterrassen e encontrando-se com um grupo de skinheads [cabeças rsapadas – NT] e outros amigos, um deles fazendo uma saudação nazista [ 1 ].