Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 13, 2015

Abertura de contas brasileiras no HSBC suíço teve pico durante privatizações de FHC

Imagem
Posted by  eduguim  on 19/02/15 • Categorized as  Reportagem O escândalo Swiss Leaks vinha sendo repercutido muito mais na Blogosfera. Demorou a chegar aos jornalões e continua sendo ignorado pela Globo. Essa abulia da grande mídia em relação a um escândalo que, em recursos de brasileiros, chega a 7 bilhões de dólares, começou a se tornar inteligível após a divulgação de que um dos depositantes suspeitos é ligado ao PSDB.

Dilma lança programa de desburocratização para micro e pequena empresa

Imagem
O governo da presidenta Dilma Rousseff anuncia a implantação de programa desenvolvido para diminuir a burocracia e agilizar o fechamento de uma empresa no país. Programa que facilita o fechamento de empresas será lançado dia 26 De acordo com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, a partir do próximo dia 26 de fevereiro, será possível fechar uma empresa na hora, o que vai gerar forte impacto e desburocratizar o fechamento de empresas no Brasil. De acordo com um relatório do Banco Mundial, o processo de abertura de empresas no país era de, em média, 107,5 dias. Ainda segundo a secretaria, também será lançado o “empresômetro”, uma ferramenta desenvolvida para medir, em tempo real, o número líquido de criação de novas micro e pequenas empresas em território nacional.

Azeredo, do mensalão tucano, se aposenta. Chamam tramóia de “aposentadoria”…

Imagem
Autor: Fernando Brito Uma nota do Estadão, republicada pela  Exame, da Abril. “Passado um ano da renúncia ao mandato de deputado federal, o tucano Eduardo Azeredo, réu no processo do mensalão mineiro, participa da vida partidária mas perdeu o poder de decisão no PSDB. Ele afirma que irá se aposentar da vida política.

Bolsa Família mantém frequência escolar de 96% das crianças e jovens beneficiários

Imagem
Dado obtido pelo acompanhamento de estudantes em outubro e novembro de 2014 é ligeiramente menor do que o apurado em fevereiro e março do ano passado; Norte e Nordeste têm maiores índices por  Redação RBA   publicado  19/02/2015 12:18,  última modificação  19/02/2015 13:16 PEDRO REVILLION/PALÁCIO PIRATINI Família beneficiária do programa no Rio Grande do Sul: melhorias no ensino com manutenção da frequência São Paulo – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) divulgou hoje (19) que mais de 96% das crianças e jovens de famílias beneficiárias do Bolsa Família no país cumprem atualmente a frequência escolar mínima exigida como contrapartida do programa. Esse dado é ligeiramente inferior à pesquisa anterior, de fevereiro e março do ano passado, quando foi apurado o cumprimento por 96,8% dos estudantes. O novo dado foi obtido pelo acompanhamento da frequência de 15,7 milhões de alunos nos meses de outubro e novembro de 2014. Esse total representa repr

Mesmo com chuva acima da média, crise em SP ainda é “gravíssima”

Imagem
Por  GIL ALESSI  - El País Ruas alagadas pela chuva em São Paulo. /  PAULO PINTO (FOTOS PÚBLICAS) As fortes chuvas que atingiram o Estado de São Paulo em fevereiro fizeram com que muitos paulistanos respirassem aliviados após um início de ano sob a ameaça de um severo racionamento de água. Em 15 dias choveu o equivalente à média histórica para o mês inteiro, e o nível do Cantareira, o maior sistema de reservatórios que abastece a Grande São Paulo, voltou a subir. Mas para especialistas, a situação ainda é “gravíssima”.

O ALVO É A DEMOCRACIA

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Ataques de Barbosa e Sergio Moro a ministro da Justiça ocorrem num momento em que crescem críticas a Lava Jato nos meios jurídicos Bem medidas as coisas, o ataque de Joaquim Barbosa e Sergio Moro ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, é um ato que tenta afrontar a autoridade da presidente Dilma Rousseff.

Ao vivo: 100 mil contra Beto Richa

Imagem
  O  Blog do Esmael  transmite ao vivo, em parceria com a TV 15, direto do Palácio Iguaçu, em Curitiba, a manifestação dos 100 mil contra o ‘pacote de maldades’ do governador Beto Richa (PSDB).

New York Times pede “espaço de manobra” para a Grécia

Imagem
O diário norte-americano frisa que “não há dúvida que o programa de austeridade provou ter imensas falhas e efetivamente tornou impossível para o país pagar a sua enorme dívida”. Personalidades como Slavoj Zizek, David Harvey e Immanuel Wallerstein lançam carta aberta na qual “exortam a liderança europeia a respeitar a decisão do povo grego”.  No ESQUERDA. NET “Os credores da Grécia, em especial os alemães, insistem que estão a defender princípios importantes: um país deve pagar as suas dívidas, e o sucesso de longo termo da Zona Euro depende de todos cumprirem as regras. Isto pode soar-nos bem, como princípio, mas rejeita a realidade quando o país e o euro estão em risco”, avança o The New York Times no seu  editorial de 17 de fevereiro . Lembrando que o governo grego, ao contrário do que lhe é exigido, rejeita uma extensão do programa de ajustamento, o NYT frisa que “seja o que for que a troika da Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional,

Balcão de negócios: O poder Legislativo em cheque

Imagem
Esta edição do Melhor e Mais Justo irá debater o papel do legislativo na estrutura do estado brasileiro, em que medida representantes desse poder são capazes de enfrentar o “balcão de negócios”, que ainda existe na política, e atender diretamente os interesses públicos para que o país continue avançando em termos de políticas afirmativas e amadurecimento da democracia. 

PHA: Tucanos se acalmam. Receita investiga o HSBC

Imagem
De onde menos se espera daí mesmo é que não sai nada Na  Agência Brasil : RECEITA ESTÁ DE OLHO EM CORRENTISTAS BRASILEIROS DO HSBC NA SUÍÇA Daniel Lima – Repórter da Agência Brasil Edição: Marcos Chagas A Receita Federal já investiga brasileiros com indícios de movimentação financeira no Banco HSBC na Suíça. A lista foi divulgada pelo International Consortium of Investigative Journalism (Consórcio Internacional de Jornalismo Investigativo) e pode indicar fraude fiscal.

As mandíbulas que mastigam a Nação

Imagem
Bancos pagam menos impostos que os assalariados. Alguns brasileiros detêm US$520bi em paraísos fiscais. A estrutura tributária devora o futuro da nação. oaquim Palhares - Diretor da Carta Maior Em tese, a política fiscal seria o espaço da solidariedade no capitalismo.   Caberia a ela transferir recursos dos mais ricos para os fundos públicos, destinados a contemplar os mais pobres e o bem comum.   Sem carga tributária adequada não se constrói uma Nação, mas um ajuntamento desprovido de laços e valores compartilhados em direitos e deveres comuns.   A carga tributária adequada depende do estágio de desenvolvimento da sociedade. Mas não só isso. Sua composição é decisiva na incidência regressiva ou redistributiva que provoca.

Beija-Flor vence Carnaval com apoio de ditadura africana

Imagem
Homenagem à Guiné Equatorial é alvo de críticas devido ao apoio do regime ditatorial do país, que teria investido 10 milhões de reais no desfile. Ditadura é uma das mais violentas da África. Desfile da Beija-Flor de Nilópolis, com o enredo sobre o pequeno país africano Duramente criticada pelo patrocínio de uma ditadura africana, a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis foi a vencedora do Carnaval do Rio de Janeiro com um enredo homenageando a Guiné Equatorial. A decisão dos jurados foi anunciada nesta quarta-feira (18/02).

Mutirão HSBC: o primeiro nome pode ser o de Robson Tuma

Imagem
Luis Nassif Com a colaboração do leitor A.F.F . Na lista do HSBC aparece o endereço Avenida Cauaxi 189, ap 203, Alphaville, Barueri.

Fernando Brito: Dr. Moro, o senhor está dizendo que o STF pode ser corrompido?

Imagem
Autor: Fernando Brito Registrou-se alguma tentativa de interferência do Ministro da Justiça sobre o Sr. Dr. Juiz Sérgio Moro? Acaso José Eduardo Cardozo telefonou-lhe pedindo para “aliviar” alguém? Seu trabalho – que não é o de acusar, mas o de julgar – foi obstaculizado por alguma ação do Ministério da Justiça? Não. Então, Dr. Moro, o senhor está cometendo os maiores pecados que pode praticar um Juiz.

Roberto Marinho e o golpe, em documentos secretos dos EUA

Imagem
Autor: Fernando Brito A rigor, não é novidade, todo mundo sabe que o império Globo se formou com ajuda direta dos Estados Unidos. Os documentos  reproduzidos ontem pelo GGN  são, apenas, uma confirmação do óbvio. A história de Roberto Marinho com o golpe de 64 tem duas partes. Na  primeira, antes, é um personagem secundário, embora não insignificante.

Dificuldade nas negociações mostra fissura cada vez maior entre Grécia e Alemanha

Imagem
17/2/2015,  [*] Yves Smith ,  Naked Capitalism Negotiation Breakdown Exposes Widening Rift Between Germany and Greece Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                       POSTADO POR  CASTOR FILHO Quanto mais tempo a Grécia conseguir manter-se na luta, mais pode usar o acesso à mídia e, principalmente, o recente status de celebridade que cerca Varoufakis, para convocar partidos anti-arrocho [orig.  anti-austerity ] para que pressionem seus respectivos governos. Já dissemos praticamente desde o primeiro dia, que a Grécia jamais conseguirá vencer sozinha essa luta, que precisa do apoio de aliados que consigam pressionar a  Troika  para que assuma linha de conduta mais justa e mais sustentável. Michael Corleone e Kay Adams Michael : Quando Johnny estava começando, assinou contrato de serviços com um famoso  big-band leader . A carreira dele começou a melhorar e melhorar, e ele quis cancelar o contato. Mas o  band leader  não o deixava ir. Ora... Johnny é a

CPI das pesquisas poderia impedir novos abusos nas próximas eleições

Imagem
Posted by  eduguim  on 18/02/15 • Categorized as  Opinião do blog Partindo de quem partiu, a iniciativa de propor à Câmara dos Deputados uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar pesquisas eleitorais pode parecer inadequada. Menos pelo autor da proposta do que pelo partido ao qual pertence. O deputado paranaense que propôs a investigação, Ricardo Barros, é do PP, uma legenda que dispensa apresentações.

A insustentável maneira de ser

Imagem
Há que se agregar a defesa do planeta como parte indissociável da luta pelo socialismo. As crises econômica, energética, alimentar e ecológica decorrem do insustentável padrão de consumo imposto pelo capitalismo. Por Gustavo Noronha*, publicado no Brasil Debate   Vivemos tempos difíceis, tempos de uma crise financeira, que na verdade vem se mostrando uma das mais profundas e resilientes crises econômicas do capitalismo, cujos desdobramentos são imprevisíveis. Uma crise cuja saída não é possível sem a superação do modelo social e político do capitalismo. O simples crescimento econômico não conseguirá resolver as falhas do sistema. Mas a crise não é apenas econômica, é alimentar, energética e ecológica.

Mídia hegemônica vive sua quarta-feira de cinzas, Asmaticos rebaixada

Imagem
“ Ensaiei meu samba o ano inteiro / Comprei surdo e tamborim / Gastei tudo em fantasia / Era só o que eu queria / E ela jurou desfilar pra mim ” ( Benito di Paula ) A mídia hegemônica está inconformada. A Asmaticos foi rebaixada (veja nota abaixo). Afinal, era para este ter sido o “ carnaval da (operação) Lava Jato ” e do caos. Ancelmo Gois, colunista amestrado de  O Globo , chegou a escrever, “ preocupado ”, sobre a possibilidade inclusive de faltar cerveja! Em sua coluna de 6/2 ele dizia existir “ uma grande apreensão entre os fabricantes de bebidas por causa desta crise hídrica. No eixo Rio-São Paulo, existem umas 15 fábricas desses produtos (cerveja e chopp). Todas captam água do Paraíba do Sul e do Guandu ”. Mas o que se viu foi uma festa onde não faltou cerveja nem alegria e mobilizou milhões por todo o país.

Beto Richa vai reenviar o ‘pacote de maldades’ à Assembleia; ouça o chefe da Casa Civil

Imagem
Governo Richa vai propor amanhã (19) fim da greve em troca de nada. Pior: informará à APP-Sindicato que reenviará o ‘pacote de maldades’ à Assembleia, o mesmo que quase causou uma tragédia na semana passada. O Blog do Esmael/TV 15 vai transmitir nesta quinta tudo ao vivo a partir das 10 horas, direto do Palácio Iguaçu, em Curitiba. O K-suco promete ferver novamente nesta quinta-feira, dia 19, quando educadores e funcionários públicos prometem mobilizar em todo o Paraná cem mil contra o ‘pacote de maldades’ do governador Beto Richa (PSDB).

Novo fascismo “soft”? Europa e a razão delirante

Imagem
10/2/2015,  [*]  Laurent de Sutter ,  Libération La raison délirante de l’Europe, un nouveau fascisme mou? Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu   POSTADO POR  CASTOR FILHO É tempo de abrir os olhos: as autoridades que estão hoje no comando da Europa encarnam uma nova modalidade de fascismo. Não é mais o fascismo manifesto e assumido, que fez do século XX um dos maiores do horror político; trata-se, isso sim, de um fascismo mole e lábil, que dissimula suas más intenções por trás de uma linguagem que parece racional. Mas a razão que manifestam todos que, hoje, se veem obrigados a discutir com o Primeiro-Ministro grego Alexis Tsipras é, na realidade, uma razão delirante. E é razão delirante em vários planos.

Mobilização para evitar um grande salto para o caos

Imagem
Levy não parece muito preocupado com a estagnação. Se suas medidas econômicas forem desastrosas, não tenham dúvida: todos perderão, exceto os ricos. J. Carlos de Assis* - na Carta Maior As teorias de sistemas complexos nos dizem que, em situações caóticas, pequenas alterações nas condições iniciais de um sistema provocam grandes transformações nas suas condições finais. A metáfora universal para isso é que uma borboleta que bate asas na Argentina provoca um tufão na Califórnia. Vivemos uma situação caótica. Alterações que estão ocorrendo nas condições prevalecentes do sistema econômico e político podem levar tanto a grandes transformações benéficas, mas também a transformações desastrosas. Neste último caso, não tenham dúvida: todos perderão, exceto os ricos.

Costa e Barusco são todo o escândalo do HSBC?

Imagem
18 de fevereiro de 2015 | 20:03  Autor: Fernando Brito A imprensa brasileira divide-se entre tremer como vara verde e tentar, o quanto puder explorar ligações entre o escândalo do HSBC e o caso Petrobras. E é mesmo provável que, além de Pedro Barusco e executivos da Mendes Júnior tenham movimentado fortunas por lá. Então, porque a imprensa treme de medo?

Moro acusa zé de coonestar pressão política de advogados

Imagem
Se isso não for malfeito … Paulo Henrique Amorim Em  O Globo : JUIZ CRITICA ADVOGADOS DE EMPREITEIRAS POR ENCONTRO COM MINISTRO DA JUSTIÇA Sérgio Moro fez o comentários ao negar liberdade a Ricardo Ribeiro Pessoa, presidente da UTC Engenharia, em despacho SÃO PAULO – O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, considerou ‘intolerável’ e ‘reprovável’ a atitude de advogados de empreiteiras e acusados da Operação Lava-Jato de se reunirem com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Segundo ele, a mera tentativa dos acusados e das empresas de “obter interferência política” no processo judicial indica a necessidade da manutenção da prisão preventiva dos réus para garantir a instrução e a aplicação da lei e “preservar a integridade da Justiça contra a interferência do poder econômico”.

Bolsonaro diz não saber se recebeu dinheiro de Youssef

Imagem
Às vésperas de o procurador-geral da República revelar lista de parlamentares envolvidos com o doleiro Alberto Youssef, deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) declara que não sabe se ele recebeu dinheiro sujo por  Helena Sthephanowitiz   publicado  18/02/2015 17:10,  última modificação  18/02/2015 17:46 ARQUIVO ABR Bolsonaro é defensor de financiamento privado de campanhas “O Alberto Youssef já disse que no meu partido ( PP ) só sobrariam dois que não receberam. Eu não sei quem são os dois, mas, se eu recebi algum dinheiro, o partido não levou meu voto para o Executivo”, diz Bolsonaro à coluna  Poder Online,  do Portal IG. Deputado dizer que não sabe o que os outros fizeram pode ser verdade, afinal quem participa de esquemas mantém segredo entre os participantes. Agora, dizer que não sabe se ele próprio fez uso do dinheiro que ele mesmo tem falado que é de corrupção, já é um pouco demais. A declaração de Bolsonaro mostra que, para financiar campanhas e se eleger, o deputado

DCM: A surra de Haddad em Villa e Sheherazade

Imagem
por :   Paulo Nogueira Preparo e despreparo Só ouviria a Jovem Pan sob a mira de um revólver. Não seria a presença de Haddad na rádio que me levaria a sintonizá-la. Não dou a minha audiência às mídias que entendo fazerem mal ao Brasil. Aproveito melhor meu tempo. Acho quase patético que críticos da Globo, por exemplo, não saiam da emissora. Você frequentemente encontra nas redes sociais alguém que ataca o JN, e depois o jornal da noite, e depois a Globonews – e entre tudo isso a CBN.

Greve contra "pacotaço" do tucano Beto Richa ganha adesões

Imagem
Os servidores do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) se uniram aos professores em greve contra o ‘’pacotaço’’ de medidas anunciadas pelo governador do estado, Beto Richa (PSDB). A previsão é de que 80% dos funcionários do órgão paralisem suas atividades a partir desta quarta-feira (18), de acordo com o Sindicato dos Servidores do Detran-PR (Sisdep). Brunno Covello/Gazeta do Povo Greve mobilizou milhares contra o pacotaço de Beto Richa desde 9 de fevereiro O pacote de medidas anunciadas por Richa, que ficou conhecido como ‘’pacotaço’, prevê o aumento de impostos como o IPVA e ICMS, além de cortes no fundo previdenciário de professores e funcionários estaduais. O projeto defende ainda o condicionamento da progressão de carreira de professor à disponibilidade de caixa. Além de protestar contra o "pacotaço", os servidores do Detran paranaense retomaram a greve, que havia sido suspensa em dezembro do ano passado, para reivindicar a votação de um projeto pela melh

Guilherme Boulos: saída para Dilma é pela esquerda

Imagem
Na Carta Capital Impeachment, escolhas neoliberais, chances históricas desperdiçadas. O líder do MTST, Guilherme Boulos, fala a CartaCapital sobre o andamento do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff

CNJ investiga desembargador do TJSP suspeito de favorecer tucano

Imagem
A paralisação por três anos de uma ação penal contra o deputado estadual Barros de Munhoz (PSDB), no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), está sob a investigação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O órgão quer saber por que o desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo segurou a ação até que os crimes apontados contra Munhoz prescrevessem. Alesp Desembargador Armando Toledo ao lado do deputado tucano Barros Munhoz O desembargador foi o relator de um processo no qual o ex-presidente da Câmara do Estado de São Paulo é acusado de formação de quadrilha, fraude em licitação e omissão de informações à Promotoria sobre suposto direcionamento de contrato, quando foi prefeito de Itapira (SP), entre 1997 e 2004. Depois de todos os crimes prescritos, o desembargador proferiu voto contrário ao recebimento da acusação, por não atender as “exigências legais”. Em 2012, 18 desembargadores acompanharam o voto de Luís Soares de Mello e aceitaram receber denúncia contra o atual líder do

Por que chamar de 'bancos' o que se parece mais com instituições criminosas?

Imagem
Serviços públicos seriam mais eficentes e traficantes de armas e drogas seriam menos poderosos, se bancos como o HSBC não promovessem evasão de divisas, fraudes fiscas e lavagem de dinheiro por  Vladimir Safatle, para a CartaCapital   publicado  18/02/2015 11:41,  última modificação  18/02/2015 12:12 ARQUIVO RBA / REPRODUÇÃO Estamos em 1860. O Império Britânico acaba de vencer a famosa “Guerra do Ópio” contra a China, talvez uma das páginas mais cínicas e criminosas da história cínica e criminosa do colonialismo. Metade do comércio da Inglaterra com a China baseia-se na venda ilegal de ópio. Diante da devastação provocada pela droga em sua população, o governo chinês resolve proibir radicalmente seu comércio.
Imagem
16/2/2015,  [*] Michael Hudson , em  Naked Capitalism Michael Hudson: Ukraine Denouement – The Russian Loan and the IMF’s One-Two Punch Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                               POSTADO POR  CASTOR FILH Lagarde anuncia "empréstimo" de  US$ 17,5 bilhões para a Ucrânia O destino da Ucrânia está passando, do campo de batalha, para a arena que realmente mais conta: a finança internacional. Kiev está quebrada, sem reservas em moeda estrangeira que consumiu na guerra que destruiu a capacidade industrial de exportação e a minas do Donbass, (sobretudo em relação à Rússia, que em condições normais comprava 38% das exportações da Ucrânia). Profundamente endividada (com 3 bilhões de euros a serem pagos à Rússia, devidos desde 20/12/2014), a Ucrânia está condenada à bancarrota, se FMI e Europa não liberarem novos empréstimos, mês que vem, para pagar por novas importações, bem como à Rússia e a credores detentores de papéis ucranianos.