Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 12, 2015

Mídia hegemônica vive sua quarta-feira de cinzas, Asmaticos rebaixada

Imagem
“ Ensaiei meu samba o ano inteiro / Comprei surdo e tamborim / Gastei tudo em fantasia / Era só o que eu queria / E ela jurou desfilar pra mim ” ( Benito di Paula ) A mídia hegemônica está inconformada. A Asmaticos foi rebaixada (veja nota abaixo). Afinal, era para este ter sido o “ carnaval da (operação) Lava Jato ” e do caos. Ancelmo Gois, colunista amestrado de  O Globo , chegou a escrever, “ preocupado ”, sobre a possibilidade inclusive de faltar cerveja! Em sua coluna de 6/2 ele dizia existir “ uma grande apreensão entre os fabricantes de bebidas por causa desta crise hídrica. No eixo Rio-São Paulo, existem umas 15 fábricas desses produtos (cerveja e chopp). Todas captam água do Paraíba do Sul e do Guandu ”. Mas o que se viu foi uma festa onde não faltou cerveja nem alegria e mobilizou milhões por todo o país.

Beto Richa vai reenviar o ‘pacote de maldades’ à Assembleia; ouça o chefe da Casa Civil

Imagem
Governo Richa vai propor amanhã (19) fim da greve em troca de nada. Pior: informará à APP-Sindicato que reenviará o ‘pacote de maldades’ à Assembleia, o mesmo que quase causou uma tragédia na semana passada. O Blog do Esmael/TV 15 vai transmitir nesta quinta tudo ao vivo a partir das 10 horas, direto do Palácio Iguaçu, em Curitiba. O K-suco promete ferver novamente nesta quinta-feira, dia 19, quando educadores e funcionários públicos prometem mobilizar em todo o Paraná cem mil contra o ‘pacote de maldades’ do governador Beto Richa (PSDB).

Novo fascismo “soft”? Europa e a razão delirante

Imagem
10/2/2015,  [*]  Laurent de Sutter ,  Libération La raison délirante de l’Europe, un nouveau fascisme mou? Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu   POSTADO POR  CASTOR FILHO É tempo de abrir os olhos: as autoridades que estão hoje no comando da Europa encarnam uma nova modalidade de fascismo. Não é mais o fascismo manifesto e assumido, que fez do século XX um dos maiores do horror político; trata-se, isso sim, de um fascismo mole e lábil, que dissimula suas más intenções por trás de uma linguagem que parece racional. Mas a razão que manifestam todos que, hoje, se veem obrigados a discutir com o Primeiro-Ministro grego Alexis Tsipras é, na realidade, uma razão delirante. E é razão delirante em vários planos.

Mobilização para evitar um grande salto para o caos

Imagem
Levy não parece muito preocupado com a estagnação. Se suas medidas econômicas forem desastrosas, não tenham dúvida: todos perderão, exceto os ricos. J. Carlos de Assis* - na Carta Maior As teorias de sistemas complexos nos dizem que, em situações caóticas, pequenas alterações nas condições iniciais de um sistema provocam grandes transformações nas suas condições finais. A metáfora universal para isso é que uma borboleta que bate asas na Argentina provoca um tufão na Califórnia. Vivemos uma situação caótica. Alterações que estão ocorrendo nas condições prevalecentes do sistema econômico e político podem levar tanto a grandes transformações benéficas, mas também a transformações desastrosas. Neste último caso, não tenham dúvida: todos perderão, exceto os ricos.

Costa e Barusco são todo o escândalo do HSBC?

Imagem
18 de fevereiro de 2015 | 20:03  Autor: Fernando Brito A imprensa brasileira divide-se entre tremer como vara verde e tentar, o quanto puder explorar ligações entre o escândalo do HSBC e o caso Petrobras. E é mesmo provável que, além de Pedro Barusco e executivos da Mendes Júnior tenham movimentado fortunas por lá. Então, porque a imprensa treme de medo?

Moro acusa zé de coonestar pressão política de advogados

Imagem
Se isso não for malfeito … Paulo Henrique Amorim Em  O Globo : JUIZ CRITICA ADVOGADOS DE EMPREITEIRAS POR ENCONTRO COM MINISTRO DA JUSTIÇA Sérgio Moro fez o comentários ao negar liberdade a Ricardo Ribeiro Pessoa, presidente da UTC Engenharia, em despacho SÃO PAULO – O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, considerou ‘intolerável’ e ‘reprovável’ a atitude de advogados de empreiteiras e acusados da Operação Lava-Jato de se reunirem com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Segundo ele, a mera tentativa dos acusados e das empresas de “obter interferência política” no processo judicial indica a necessidade da manutenção da prisão preventiva dos réus para garantir a instrução e a aplicação da lei e “preservar a integridade da Justiça contra a interferência do poder econômico”.

Bolsonaro diz não saber se recebeu dinheiro de Youssef

Imagem
Às vésperas de o procurador-geral da República revelar lista de parlamentares envolvidos com o doleiro Alberto Youssef, deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) declara que não sabe se ele recebeu dinheiro sujo por  Helena Sthephanowitiz   publicado  18/02/2015 17:10,  última modificação  18/02/2015 17:46 ARQUIVO ABR Bolsonaro é defensor de financiamento privado de campanhas “O Alberto Youssef já disse que no meu partido ( PP ) só sobrariam dois que não receberam. Eu não sei quem são os dois, mas, se eu recebi algum dinheiro, o partido não levou meu voto para o Executivo”, diz Bolsonaro à coluna  Poder Online,  do Portal IG. Deputado dizer que não sabe o que os outros fizeram pode ser verdade, afinal quem participa de esquemas mantém segredo entre os participantes. Agora, dizer que não sabe se ele próprio fez uso do dinheiro que ele mesmo tem falado que é de corrupção, já é um pouco demais. A declaração de Bolsonaro mostra que, para financiar campanhas e se eleger, o deputado

DCM: A surra de Haddad em Villa e Sheherazade

Imagem
por :   Paulo Nogueira Preparo e despreparo Só ouviria a Jovem Pan sob a mira de um revólver. Não seria a presença de Haddad na rádio que me levaria a sintonizá-la. Não dou a minha audiência às mídias que entendo fazerem mal ao Brasil. Aproveito melhor meu tempo. Acho quase patético que críticos da Globo, por exemplo, não saiam da emissora. Você frequentemente encontra nas redes sociais alguém que ataca o JN, e depois o jornal da noite, e depois a Globonews – e entre tudo isso a CBN.

Greve contra "pacotaço" do tucano Beto Richa ganha adesões

Imagem
Os servidores do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) se uniram aos professores em greve contra o ‘’pacotaço’’ de medidas anunciadas pelo governador do estado, Beto Richa (PSDB). A previsão é de que 80% dos funcionários do órgão paralisem suas atividades a partir desta quarta-feira (18), de acordo com o Sindicato dos Servidores do Detran-PR (Sisdep). Brunno Covello/Gazeta do Povo Greve mobilizou milhares contra o pacotaço de Beto Richa desde 9 de fevereiro O pacote de medidas anunciadas por Richa, que ficou conhecido como ‘’pacotaço’, prevê o aumento de impostos como o IPVA e ICMS, além de cortes no fundo previdenciário de professores e funcionários estaduais. O projeto defende ainda o condicionamento da progressão de carreira de professor à disponibilidade de caixa. Além de protestar contra o "pacotaço", os servidores do Detran paranaense retomaram a greve, que havia sido suspensa em dezembro do ano passado, para reivindicar a votação de um projeto pela melh

Guilherme Boulos: saída para Dilma é pela esquerda

Imagem
Na Carta Capital Impeachment, escolhas neoliberais, chances históricas desperdiçadas. O líder do MTST, Guilherme Boulos, fala a CartaCapital sobre o andamento do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff

CNJ investiga desembargador do TJSP suspeito de favorecer tucano

Imagem
A paralisação por três anos de uma ação penal contra o deputado estadual Barros de Munhoz (PSDB), no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), está sob a investigação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O órgão quer saber por que o desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo segurou a ação até que os crimes apontados contra Munhoz prescrevessem. Alesp Desembargador Armando Toledo ao lado do deputado tucano Barros Munhoz O desembargador foi o relator de um processo no qual o ex-presidente da Câmara do Estado de São Paulo é acusado de formação de quadrilha, fraude em licitação e omissão de informações à Promotoria sobre suposto direcionamento de contrato, quando foi prefeito de Itapira (SP), entre 1997 e 2004. Depois de todos os crimes prescritos, o desembargador proferiu voto contrário ao recebimento da acusação, por não atender as “exigências legais”. Em 2012, 18 desembargadores acompanharam o voto de Luís Soares de Mello e aceitaram receber denúncia contra o atual líder do

Por que chamar de 'bancos' o que se parece mais com instituições criminosas?

Imagem
Serviços públicos seriam mais eficentes e traficantes de armas e drogas seriam menos poderosos, se bancos como o HSBC não promovessem evasão de divisas, fraudes fiscas e lavagem de dinheiro por  Vladimir Safatle, para a CartaCapital   publicado  18/02/2015 11:41,  última modificação  18/02/2015 12:12 ARQUIVO RBA / REPRODUÇÃO Estamos em 1860. O Império Britânico acaba de vencer a famosa “Guerra do Ópio” contra a China, talvez uma das páginas mais cínicas e criminosas da história cínica e criminosa do colonialismo. Metade do comércio da Inglaterra com a China baseia-se na venda ilegal de ópio. Diante da devastação provocada pela droga em sua população, o governo chinês resolve proibir radicalmente seu comércio.
Imagem
16/2/2015,  [*] Michael Hudson , em  Naked Capitalism Michael Hudson: Ukraine Denouement – The Russian Loan and the IMF’s One-Two Punch Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                               POSTADO POR  CASTOR FILH Lagarde anuncia "empréstimo" de  US$ 17,5 bilhões para a Ucrânia O destino da Ucrânia está passando, do campo de batalha, para a arena que realmente mais conta: a finança internacional. Kiev está quebrada, sem reservas em moeda estrangeira que consumiu na guerra que destruiu a capacidade industrial de exportação e a minas do Donbass, (sobretudo em relação à Rússia, que em condições normais comprava 38% das exportações da Ucrânia). Profundamente endividada (com 3 bilhões de euros a serem pagos à Rússia, devidos desde 20/12/2014), a Ucrânia está condenada à bancarrota, se FMI e Europa não liberarem novos empréstimos, mês que vem, para pagar por novas importações, bem como à Rússia e a credores detentores de papéis ucranianos.

Mauro Santayana: DE CONFISCOS E DE IMPEACHMENTS

Imagem
(Hoje em Dia) - Anteontem, cerca de 200 pessoas se reuniram na Avenida Paulista, para pedir uma "intervenção" militar, com a derrubada do governo. No Whats Up convocam-se brasileiros para saírem às ruas pelo impeachment da Presidente da República; para que não se abasteça em postos da Petrobras - as multinacionais penhoradamente agradecem -  e alerta-se a população para que retire seu dinheiro da CEF, porque o governo vai confiscar o que estiver depositado nas contas de poupança da instituição, que  teve um crescimento de mais de 22% em sua carteira de crédito, 7 bilhões de reais em lucro e  uma inadimplência de apenas 2.56% em 2014.

Caso HSBC: quanto há de independência na ‘mídia independente’?

Imagem
por :   Paulo Nogueira Um anunciante influente Quanto há de independência real na imprensa que os suspeitos de sempre gostam de chamar, peitos estufados, de “independente”? O episódio da estrepitosa demissão de um colunista do jornal britânico Daily Telegraph joga luzes sobre este assunto. Peter Oborne disse que saía porque a cobertura do jornal do caso HSBC é uma “fraude contra os leitores”.

Informante do caso HSBC diz que ainda há 'um milhão' de dados por vir

Imagem
Por Kamal Ahmed Editor de economia da BBC News O ex-funcionário do HSBC em Genebra, Herve Falciani, é o homem por trás do maior vazamento de dados na história dos bancos. As informações obtidas por ele em 2007 mostravam que a filial suíça do segundo maior banco do mundo “ajudou” clientes ricos a driblar o pagamento de milhões de dólares em impostos.

Putin: Ucrânia já está recebendo armas estrangeiras

Imagem
Durante a coletiva de imprensa após as negociações com o premiê húngaro, Viktor Orban, o presidente russo, Vladimir Putin, declarou que a Ucrânia já está recebendo armamentos estrangeiros. Vladimir Putin, presidente russo. Ao comentar a situação no Leste da Ucrânia e ao responder à questão de um possível fornecimento de armamentos por parte dos EUA, o presidente russo declarou que, segundo a informação disponível, o fornecimento já está em curso, mas este fato não muda a situação na zona de conflito. "No que diz respeito aos possíveis fornecimentos à Ucrânia, em primeiro lugar, ao que sabemos, os armamentos já estão disponíveis. E isso não é de admirar. Em segundo lugar, estou profundamente convencido de que, quaisquer que sejam as armas fornecidas, o número de vítimas pode certamente aumentar, mas o resultado será o mesmo, é inevitável", disse ele depois da reunião com o primeiro-ministro húngaro em Budapeste.

Tropas ucranianas se rendem em Debaltsevo

Imagem
Rebeldes separatistas anunciam a tomada da cidade, palco de violentos combates nos últimos dias. Segundo relatos, as tropas pró-Rússia iniciaram a retirada de armamentos pesados, conforme previsto no acordo de Minsk. Centenas de soldados ucranianos se renderam às forças separatistas em  Debaltsevo , no leste da Ucrânia, nesta quarta-feira (18/02). A cidade, um importante centro ferroviário localizado entre Donetsk e Lugansk, bastiões dos rebeldes, foi palco de violentos combates nos últimos dias, apesar do cessar-fogo decretado no fim de semana.

Nunca é Tarde para recomeçar: Dilma Coração Valente

Imagem

Como a Globo pegou leve com o ditador amigo da Beija Flor e do Carnaval que ela transmite

Imagem
Raissa de Oliveira, da Beija Flor, saúda o Teodorinho; Boni (de amarelo) de olho; ao fundo, placa do Swisssamba da Tijuca (foto  Cristina Boeckel , do G1). da Redação - Viomundo Não somos fãs da denúncia generalizada de “ditadores sanguinários da África”, como se eles só existissem lá. Em geral tais denúncias, a granel, escondem intenções racistas de brancos que ainda se acreditam encarregados de espalhar sua “missão civilizadora”, exatamente como no século 18. Achamos irônico que se denuncie a doação de uma quantia incerta de dinheiro — R$ 10 milhões? — do ditador Teodoro Obiang, no poder há 35 anos na Guiné Equatorial, a uma escola de samba cuja origem é diretamente associada à contravenção.

Luis Nassif: O espírito antidemocrático da mídia nos ataques aos advogados

Imagem
Luis Nassif  -    EM 17/02/2015 - 21:13 A falta de informação jurídica mínima produziu um escândalo do nada, comprovando que, na atual luta política, o padrão dos jornais é o que mais se aproxima do conhecimento e das práticas das republiquetas bolivarianas. O desapego aos valores democráticos e aos direitos individuais é típico de uma pré-história latino-americana, um período que se pensava estar relegado ao lixo da história.

BIOPIRATARIA: Polêmica sobre 'marco da biodiversidade' continua no Senado

Imagem
Entidades ambientais consideram que texto aprovado na Câmara atende apenas ao capital privado, aos setores farmacêuticos e da indústria cosmética por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  17/02/2015 19:53 © ALOISIO CABALZAR /SOCIOAMBIENTAL.ORG Projeto aprovado na Câmara pode fazeer ciência sobre biodiversidade brasileira apenas elevar lucros de empresas Brasília – A votação do Projeto de Lei (PL) 7735/14 – do Poder Executivo, que estabelece novas regras para a pesquisa e exploração do patrimônio genético de plantas e animais nativos do país – colocou de um lado deputados voltados para a defesa das comunidades tradicionais e, de outro, o  lobby  dos setores farmacêuticos e cosméticos. O texto, considerado um retrocesso pelos primeiros, segue agora para apreciação no Senado, onde tem prazo de 45 dias para a votação.

Paulo Nogueira: A imprensa debate a reserva de mercado do petróleo, mas não a dela própria

Imagem
por :   Paulo Nogueira A Folha é beneficiária da reserva Dou uma zanzada pelo Twitter de manhã e alguém posta o link de um artigo do  Estadão que critica a reserva de mercado nos projetos de pesquisa e exploração em petróleo. “A reserva criou amigos do rei”, segundo o Estadão. Retifico: não foi  alguém  que postou. Foi Tuca Pinheiro, assessor de Roberto Freire e marido de uma repórter do Estadão que produz grandes quantidades de reportagens contra o governo.

Monsanto: 25 doenças que podem ser causadas pelo agrotóxico glifosato

Imagem
Cientistas descobriram que pessoas doentes tinham maiores níveis de glifosato em seu corpo do que as pessoas sadias. Conheça os resultados destas pesquisas Alexis Baden-Mayer - Sin Permiso Na Carta Maior A Monsanto investiu no herbicida glifosato e o levou ao mercado com o nome comercial de Roundup em 1974, após a proibição do DDT. Mas foi no final dos anos 1990 que o uso do Roundup se massificou graças a uma engenhosa estratégia de marketing da Monsanto. A estratégia? Sementes geneticamente modificadas para cultivos alimentares que podiam tolerar altas doses de Roundup. Com a introdução dessas sementes geneticamente modificadas, os agricultores podiam controlar facilmente as pragas em suas culturas de milho, soja, algodão, colza, beterraba açucareira, alfafa; cultivos que se desenvolviam bem enquanto as pragas em seu redor eram erradicadas pelo Roundup.

Samba do Ex-Ministro(STF) livre!!!

Imagem
Barbosa acusa advogados  de tentar corromper processos Na Folha de São Paulo O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa voltou a usar sua conta no Twitter para criticar os encontros que advogados de empreiteiras sob investigação na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, tiveram com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a quem a PF é subordinada. 

A Petrobras é bem maior do que diz a mídia golpista, diz sindicalista

Imagem
A velha mídia brasileira execra a Petrobras, já se sabe. E, portanto, omite que a empresa recebeu o Oscar da indústria de petróleo, o Offshore Tecnology Conference 2015 (OTC) e que o pré-sal já produz mais de 700 mil barris por dia - o suficiente para abastecer países como Uruguai, Paraguai, Bolívia e Peru, juntos.   Desde 2013, a Petrobras colocou em operação 10 sistemas de produção, sendo três neste ano Mas para o baiano de 34 anos da cidade de Feira de Santana, onde mora, Deyvid Bacelar, "a Petrobras é maior do que tudo que está aí na mídia". Bacelar é representante da CUT, do CNPQ e da Federação Única de Petroleiros (FUP) na Comissão Nacional Permanente do Benzeno, e recém eleito representante dos funcionários da Companhia no seu Conselho de Administração com cerca 58% dos votos válidos.

Bob Fernandes discorre sobre Geopolítica e Pré-Sal

Imagem
Enviar por e-mail

Emir Sader: A Espanha de volta

Imagem
A cara da crise social está sempre nas ruas espanholas e o destino da Europa e da esquerda europeia depende hoje do Syriza e do Podemos. por Emir Sader  De volta à Espanha, quando a Espanha de volta. Ficam para trás os tempos tristes de um país aplastado pelas politicas de austeridades impostas pelo Psoe e aprofundadas pelo PP. Para trás a situação de um povo indefeso diante do consenso bipartidista que induzia para as profundezas do país as políticas da Troika.  

"Schäuble devia sentir pena é dos povos que não conseguem levantar a cabeça"

Imagem
Num discurso aos deputados do Syriza, Alexis Tsipras reafirmou que as promessas eleitorais são para cumprir e as primeiras leis serão para repor os direitos dos trabalhadores. "O impasse no Eurogrupo não pode ser resolvido por tecnocratas, mas por líderes políticos", defendeu o primeiro-ministro grego. No ESQUERDA. NET O discurso de Alexis Tsipras ao grupo parlamentar do Syriza era muito aguardado por ser o primeiro a seguir ao impasse da reunião do Eurogrupo e por conter o nome do candidato presidencial que o parlamento deverá sufragar. Tsipras deixou para o fim o anúncio da candidatura de Prokopis Pavlopoulos, um ex-ministro do Interior da Nova Democracia, entre 2004 e 2009. Ao longo da semana, o nome mais apontado pela imprensa para candidato era o do atual comissário europeu Dimitris Avramopoulos, também da Nova Democracia, mas esta proposta terá levantado objeções na direção do partido. A figura presidencial na Grécia é meramente decorativa e com poderes basta

Notícias do Brasil? Vá ler lá na China…

Imagem
Autor: Fernando Brito Enquanto os jornais brasileiros se ocupam de destruir o único setor da economia onde ainda imperava o capital nacional, a construção pesada,  é no  China Daily  que você fica sabendo que estão avançando as tratativas para por em prática o acordo assinado em julho passado entre o Brasil e a China (e, depois, o Peru) para a construção de uma ferrovia de 5 mil quilômetros (40% já existentes) ligando o Atlântico e o Pacífico.

Obama tenta marginalizar os irredutíveis anti- Sírios

Imagem
Thierry Meyssan -  REDE VOLTAIRE -  DAMASCO (SÍRIA Após longas hesitações, a administração Obama adaptou a sua nova Doutrina de Defesa. Para o Levante fora de questão «remodelar o Médio-Oriente Alargado», nem derrubar o presidente Bachar el-Assad mas, apenas, «reduzir» o Emirado islâmico. A Casa Branca espera repôr a sua máquina militar em ordem e a funcionar. Para o conseguir o presidente Obama tenta obter o apoio do Congresso.

O berro no sexo provoca muito mais sede que orgasmos maravilhosos

Imagem
por :   Fabio Hernandez Um poeta português disse que as cartas de amor são ridículas. Mas mais ridículo ainda é não escrever cartas de amor. Tenho um acréscimo à voz do poeta: algumas cartas de amor ultrapassam os limites do ridículo. São pomposas, verborrágicas, exageradas. A grande carta de amor é necessariamente simples e objetiva. Assim como a grande declaração de amor. A simplicidade é bela ao falar e ao escrever. Uma pessoa afetada na forma de se comunicar com as demais é afetada em outras esferas. “A verdade tem que falar uma linguagem simples, sem artifícios”, escreveu um filósofo da Antigüidade. O amor também. Isto é, se for verdadeiro.