Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 3, 2015

Grécia exige indenizações à Alemanha pela ocupação nazi

Imagem
No discurso de apresentação do programa de governo, Alexis Tsipras afirmou que a Grécia tem a “obrigação histórica e moral" de reclamar junta da Alemanha cerca de 162 mil milhões de euros referentes a indemnizações da II Guerra Mundial. Em setembro de 2012, um grupo de trabalho grego avaliou o montante das compensações em dívida em 162 mil milhões de euros. "A Grécia tem a obrigação moral para com o seu povo, para com a sua História e para com todos os povos europeus que lutaram e deram o seu sangue contra o nazismo", declarou o primeiro-ministro grego na apresentação do programa de governo no Parlamento. O valor da indemnização, 162 mil milhões de euros, representa praticamente metade da dívida pública do país, estimada em 315 mil milhões de euros.

A estranha obsessão de Eduardo Cunha com os gays

Imagem
por :   Kiko Nogueira Ele A obsessão de Eduardo Cunha pelos gays é algo que vai muito além do razoável, até para os padrões de sua turma. Em janeiro, Cunha criticou o que o “movimento gay” faz do Judiciário. As entidades estão, segundo ele, conquistando na Justiça o que não conseguem mudar no Congresso. “O que nos preocupa e isso é um problema sério que nós temos de ficar atentos é a crescente judicialização favorável ao movimento gay”, disse.

GUERRA DA BENGALA RECOMEÇA HOJE

Imagem
por  Paulo Moreira Leite ntidades de juízes retornam ao Congresso para fazer campanha contra a PEC que eleva idade limite da aposentadoria de ministros do STF, que pode ser votada nos próximos dias A partir desta segunda-feira, dirigentes da AMB (Associação de Magistrados Brasileiros) e Ajufe (Associação de juizes federais) retornam a Câmara de Deputados para debater a PEC da Bengala com parlamentares.

Fraturas na Europa

Imagem
●−  França pivoteia-se para Putin, ●−  Chipre oferece a Moscou uma base militar, ●−  Alemanha−EUA racham por causa da Ucrânia 8/2/2015,  [*] Tyler Durden ,  Zero Hedge Europe Fractures: France Pivots To Putin, Cyprus Offers Moscow Military Base, Germany-US Splinter On Ukraine Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                      POSTADO POR  CASTOR FILHO Frank-Walter Steinmeier (E) e John Kerry Depois do sumário, ontem, da imensa farsa em que se converteram as conversações “de paz” da Cúpula Minsk/Ucrânia, as várias partes envolvidas parecem estar-se separando, ainda mais rapidamente fraturadas hoje [domingo, 8/2/2015].

Primeiro-ministro grego não retrocede

Imagem
8/2/2015,  Ekathimerini , Atenas - Grécia “ Greek prime minister not backing down ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Alexis Tsipras discursa no Parlamento grego Com semana difícil pela frente para a Grécia, e sob pressão crescente dos credores, o Primeiro-Ministro grego, Alexis Tsipras, apresentou ontem ao Parlamento seu programa político de governo, prometendo implementar as promessas pré-eleitorais de revogar medidas de austeridade, embora não todas ao mesmo tempo.

Obama ainda pode safar-se com elegância da Ucrânia

Imagem
8/2/2015,  [*] MK Bhadrakumar ,  Indian Punchline −  rediff BLOGS “ How Obama can lose gracefully on Ukraine ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Obama e o blefe: "Todas as opções estão abertas" A ameaça dos EUA de que   “todas as opções” estão abertas   para o presidente Barack Obama na Ucrânia já foi desmascarada como puro blefe. Ironicamente, coube a dois dos mais íntimos aliados dos EUA – a chanceler alemã e o presidente da França – desmascarar o blefe de Washington, enquanto o presidente Putin da Rússia engajava-se em eventos mais importantes – a festa de um ano dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi (que Obama boicotou) – em vez de se preocupar muito com a Casa Branca e suas ruminações sobre armar o exército ucraniano com armas norte-americanas.

Agenda internacional da semana: 8 a 15 de fevereiro

Imagem
A Alemanha vem mantendo uma posição irredutível, não aceitando qualquer redução da dívida grega nem outro tipo de negociação quanto a ela. Flávio Aguiar, de Berlim A hora da verdade para a Europa e a Grécia No seu primeiro pronunciamento perante o Parlamento, o primeiro-ministro recém empossado Alexis Tsipras enfatizou os pontos de seu programa que considera prioritários: aumento do salário mínimo, fim dos cortes nas aposentadorias, congelamento de impostos, contenção de despesas consideradas supérfluas no Estado, fornecimento gratuito de eletricidade para desempregados. Mencionou também seu compromisso em cobrar indenizações da Alemanha por danos causados ao país durante a Segunda Guerra Mundial. Prometeu também que a Grécia pagará sua dívida, mas na medida em que a economia dos país volte a crescer e a situação do povo melhore.

Malan faz campanha pela entrega do pré-sal ao capital estrangeiro

Imagem
Em artigo publicado neste domingo (8), o economista tucano Pedro Malan, ministro da Fazenda durante os dois mandatos de FHC, entrou na campanha contra o sistema de partilha do pré-sal e a Petrobras. Malan foi ministro da Fazenda nos dois mandatos de FHC Malan abre o seu artigo citando uma frase do general Ernesto Geisel, um dos presidentes no período da ditadura. “’Entendo os que são contra, esta é uma posição que já foi minha’, disse o então presidente da República Ernesto Geisel, cerca de 40 anos atrás, em cadeia nacional de televisão, ao anunciar, entre outras decisões, a abertura do Brasil a investimentos privados na área do petróleo por meio de contratos de risco”, diz Malan, que ao finalizar o artigo, justifica a inserção da frase de Geisel dizendo que “é um bom exemplo de que a realidade por vezes se impõe com força”.

Paulo Nogueira: O Brasil da mídia e o Brasil de verdade

Imagem
Isto é Brasil por :   Paulo Nogueira Vago ao acaso pela internet na manhã desta segunda e topo com dois artigos que, diferentes em vários pontos, são iguais no desalento, na neurastenia e no pessimismo. Um é de Mino Carta e o outro de Vinicius Mota, secretário de redação da Folha. O de Mino diz no subtítulo: “O Brasil vive um momento sombrio de extrema gravidade e Dilma tem de agir depressa para evitar o pior.” Mino pergunta: “Ainda dá tempo?” O título do de Mota dá um passo além. “Rumo ao abismo.”

HSBC ajudou clientes a sonegar impostos

Imagem
Segundo investigação batizada de Swissleaks, filial suíça do banco favoreceu clientes em mais de 200 países. Instituição alega ter realizado transformação radical nos últimos anos para evitar evasão fiscal. A filial suíça do banco britânico HSBC Private Bank ajudou clientes ricos a sonegar milhões de dólares em impostos, de acordo com documentos confidenciais divulgados pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) neste domingo (08/02).

Rússia espera acordos importantes sobre a Ucrânia

Imagem
A chancelaria russa espera que a reunião agendada para esta semana do presidente Vladimir Putin com os líderes de Alemanha, França e Ucrânia, na cidade de Minsk, redunde em soluções ao conflito ucraniano, destacou uma fonte oficial. RIA Novosti   O presidente Putin anunciou um um acordo para realizar na capital da Bielorrússia, possivelmente na quarta-feira, um encontro no formato da Normandia, como resultado de uma conversa telefônica com Angela Merkel, Francois Hollande e Petro Poroshenko. Putin comentou que foi decidida a organização de uma reunião entre os chefes de Estado e de Governo do quarteto em Minsk, com objetivo de se conseguir marcar posições concordantes para uma solução do conflito ucraniano. Para o ministro russo de Assuntos Exteriores, Serguei Lavrov, "os esforços na tentativa de uma solução à crise ucraniana encaminham-se com iniciativa ativa do presidente da Rússia".

No Brasil, prende-se para depois apurar, diz Marco Aurélio Mello

Imagem
No DCM A Justiça brasileira passa por um momento crítico, em que a prisão passou a ser regra e a liberdade, exceção entre os acusados. Quem aponta o problema é o ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio ( foto ), que afirma acompanhar com incredulidade as notícias sobre a famigerada operação “lava jato”, que vê como um reflexo do Judiciário. “O juiz acaba atropelando o processo, não sei se para ficar com a consciência em paz, e faz a anomalia em nome da segurança.”

Mino Carta: Ainda dá tempo?

Imagem
O Brasil vive um momento sombrio de extrema gravidade e Dilma tem de agir depressa para evitar o pior O PSDB está a adubar a ideia do golpe via impeachment por   Mino Carta   A t orre de babel, emblema de uma ciclópica confusão, vale como metáfora da situação do Brasil neste exato instante. Vejamos. O PT em frangalhos a amargar uma monumental derrota parlamentar que entrega ao PMDB o comando do Congresso, com risco imponente para a continuidade do governo de Dilma Rousseff. O PSDB de Fernando Henrique a adubar a ideia do golpe via  impeachment . O ajuste fiscal em pleno andamento com a tola promessa de ser pequeno enquanto o desemprego cresce e a recessão bate às portas.

A política é o convencimento

Imagem
Autor: Fernando Brito Os jornais estão cheios de especulações sobre o fato de que os círculos do governo Dilma  estão “chocados”  com os resultados da pesquisa Datafolha  que registra uma queda vertiginosa em sua popularidade. E nos blogs, como aqui se fez e  faz hoje o Nassif , sucedem-se as análises pelos descaminhos da comunicação do governo, inerme diante da ofensiva da mídia – já não direi mídia conservadora, porque o conservadorismo tem como face a própria mídia.

O desastre do estrategista de comunicação do Planalto

Imagem
Luis Nassif Ontem o Palácio do Planalto reagiu à pesquisa Datafolha, revelando uma queda inédita na popularidade de Dilma Rousseff. Era esperada uma queda pós-eleições independentemente do desempenho inicial do governo, O tamanho da queda registrada, no entanto, é fruto direto dos estrategistas de comunicação do Planalto. Permitiram que o anúncio de medidas fiscais fosse entendido como traição ao discurso de campanha. Não planejaram um contraponto de agenda positiva sequer para amenizar o saco de maldades. Liberaram discursos dúbios sobre ajuste fiscal rigoroso e crescimento. Não cuidaram de aproveitar o anúncio do novo MInistério para criar uma expectativa de mudança.

Vaticano abre portas para padres casados e cria dilema

Imagem
Fernando Duarte Da BBC Brasil em Londres O ex-padre anglicano Robin Farrow (de óculos) é casado e tem quatro filhas, mas será ordenado na Igreja Católica em abril Com quatro filhas ainda crianças e um bebê para chegar em alguns meses, a mulher de Robin Farrow já avisou: ele precisará levar a caçula para o trabalho nos dias mais complicados. É uma situação que dificilmente chamaria a atenção em qualquer lugar do mundo, não fosse o fato de que Farrow está prestes a receber sua ordenação como padre católico.

União Europeia deve ficar atenta à armadilha de Washington para a Ucrânia

Imagem
Fala a (sábia!) China... 8/2/2015,  Li Li ,  Xinhua.net , Pequim, China Commentary: EU should beware Washington's trap on Ukraine Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Putin recebe Merkel e Hollande no Kremlin em 6/2/2015 Ainda com as duras críticas que fez à proposta dos EUA de fornecer armas à Ucrânia a soar nos ouvidos, a chanceler alemã viaja a Washington amanhã, 2ª-feira (9/2/2015), para uma viagem que muito provavelmente será carregada de amargura e embaraços. A rápida e surpreendente visita que fez a Moscou na 6ª-feira (6/2/2015), com o presidente francês François Hollande, expôs uma fissura no alinhamento das potências ocidentais na oposição à Rússia, em torno da questão da Ucrânia.

Sergey Lavrov, Ministro de Relações Exteriores da Rússia em 7/2/2015

Imagem
Intervenção na 51ª Conferência de Segurança, Munique 7/2/2015,  Sergey Lavrov , MRE da Rússia, Foreign Minister Sergey Lavrov delivers a speech and answers questions during debates at the 51st Munich Security Conference, Munich, February 7, 2015 Vídeo, em russo, com tradução simultânea ao inglês, 43’48 Traduzido da transcrição em inglês pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Comentário de The Saker,   The Vineyard of the Saker , 7/2/2015: “ Devo dizer que, pessoalmente, não me lembro de ter assistido a qualquer coisa semelhante ao que aconteceu hoje em Munique. Nunca antes, das incontáveis vezes que ouvi discursos de Lavrov, senti na voz do ministro russo o que senti hoje. Claro que Lavrov manteve-se calmo, perfeitamente composto e irrepreensivelmente polido. Mas, dessa vez, senti na voz dele um tal sentimento de desgosto e de repugnância pela plateia à qual falava como nunca senti antes. Repugnância pelos atores, os ditos “líderes” e “parceiros”, e

O ódio que cresceu 550% na América Latina

Imagem
O ódio é proporcional ao feito de redução das desigualdades, mas também aos problemas da relação entre o Estado e o capitalismo nesses países. Antonio Lassance (*) Do sucesso aos riscos de derrota dos governos de esquerda O que há de comum entre Brasil, Argentina, Venezuela, Bolívia e Equador? Entre as inúmeras coincidências, a primeira é que eles são governados por partidos de esquerda.  Segunda coincidência: seus governos têm demonstrado uma inédita longevidade, a maioria com mais de uma década.  Terceira coincidência: seus governos são duramente  atacados e constantemente fustigados por oposições agressivas e tentativas golpistas. Em todas essas situações, a mídia tradicional releva-se o principal ou um dos principais partidos golpistas.

Marcos Coimbra: Dois janeiros

Imagem
O primeiro mês do segundo mandato de FHC foi pior. Mas ele tinha a simpatia da mídia por  Marcos Coimbra  - na Carta Capital O primeiro mês do segundo mandato de Dilma Rousseff ainda é melhor que o mesmo período de governo de Fernando Henrique Cardoso Janeiro foi um mês péssimo para o governo Dilma Rousseff. Nem é preciso enumerar as razões, da falta de chuvas à interminável agonia da Petrobras. Como se não bastassem, a presidenta enfrentou a hostilidade das esquerdas ao ministério e as malcriações da direita, que abusa de um discurso cada vez mais grosseiro. Para coroar os padecimentos, em 1º de fevereiro os deputados elegeram Eduardo Cunha presidente da Câmara.

Réu confesso que estimou U$ 200 mi do PT garantiu o regime aberto

Imagem
FALA PREMIADA Por delação, Barusco se sujeita a regime aberto e multa de R$ 3,2 milhões Por Felipe Luchete, no Consultor Jurídico Prisão em regime aberto, prestação de serviços à comunidade, relatórios bimestrais e multa de R$ 3,2 milhões. Essas serão as penas aplicadas ao ex-gerente de serviços da Petrobras Pedro Barusco, caso seja condenado. Ele aceitou firmar delação premiada para apontar a existência de fraudes em contratos da empresa. Os termos do acordo foram divulgados nesta quinta-feira (5/2), quando o juiz federal Sergio Fernando Moro avaliou que o sigilo não era mais necessário.

Saída da Grécia do euro é 'questão de tempo', diz ex-presidente do Fed

Imagem
Em entrevista à BBC, Alan Greenspan afirma não acreditar que governo grego conseguirá mudar termos de plano de resgate financeiro O ex-presidente do Fed (Federal Reserve), o Banco Central americano, Alan Greenspan disse acreditar que a saída da Grécia da zona do euro é 'inevitável'. Em entrevista à BBC, Greenspan afirmou que não vê quem vá emprestar mais dinheiro para tentar reanimar a economia grega, em apuros desde a crise financeira de 2008. A Grécia quer renegociar os termos do pacote de resgate, mas, segundo o economista americano, isso não será possível "sem que o país deixe a zona do euro".

Elizabeth Warren, "um novo Obama" para o Partido Democrata

Imagem
EFE  |  WASHINGTON 8 FEV 2015 A senadora Elizabeth Warren, conhecida como "algoz de Wall Street" e favorita da ala mais liberal do Partido Democrata, parece ser a única capaz de enfrentar a máquina de arrecadação de Hillary Clinton, provável candidata da legenda para as eleições presidenciais de 2016. Como Barack Obama, que em 2008 fez história ao se proclamar o "candidato da mudança", Elizabeth Warren, senadora por Massachusetts, conseguiu se apossar do discurso da esperança e da luta da classe média, um dos temas que marcarão a próxima campanha p"Adoraria ver Elizabeth Warren na corrida (pela Casa Branca). Seria fantástica, melhoraria a qualidade do debate e até poderia vencer", disse recentemente o congressista democrata Keith Ellison, líder da ala mais progressista do Congresso, que se reunirá no próximo fim de semana para preparar sua estratégia.

Globo mandou remover todas citações a FHC em reportagens sobre Lava Jato

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Trecho de  post do Nassif , publicado hoje em seu blog: O jogo da informação É por aí que se entende a campanha da mídia em busca do impeachment. Os vícios do modelo político brasileiro afetam todos os partidos. Mais ainda o governo FHC com a compra de votos e as operações ligadas ao câmbio e à privatização. A gestão Joel Rennó foi das mais controvertidas da história da empresa.

Lula fala ao mundo sobre o combate à fome

Imagem
“É preciso que se coloque o pobre no orçamento, para que ele vire consumidor. O pobre não é problema. É solução”, afirmou o Presidente. Em videoconferência sobre a fome no mundo, o Presidente Lula ressaltou o papel dos programas sociais criados nos governos petistas para o enfrentamento da crise econômica mundial, que eclodiu a partir de 2008. O evento, organizado pelo Ministério de Política Agrícola, Alimentar e Florestal da Itália, faz parte do calendário preparatório da Expo2015, que será realizada em Milão entre 1º de maio e 31 de outubro.

Alexis Tsipras : "Não negociaremos o orgulho e a dignidade do nosso povo"

Imagem
Na voz do primeiro-ministro Alexis Tsipras, o Syriza apresentou este domingo, perante o parlamento grego, o seu programa de governo para os próximos quatro anos de mandato. O novo executivo grego elege como prioridade a resposta à crise humanitária e deixou claro que as promessas eleitorais são para cumprir. 9 de Fevereiro, 2015 - 00:18h "A decisão irreversível do nosso governo é aplicar totalmente as promessas eleitorais feitas", assegurou Alexis Tsipras. O líder do Syriza começou por constatar que “após cinco anos de um resgate bárbaro o nosso povo não aguenta mais”, acrescentando que “nos últimos dias sentimos que o nosso orgulho foi restaurado. É nosso dever não desiludir. A decisão irreversível do nosso governo é aplicar totalmente as promessas eleitorais feitas”. Alexis Tsipras não foi comedido nas palavras dirigidas ao anterior executivo formado por conservadores e socialistas, acusando-o de “ter aceitado uma série de políticas que estavam votadas ao fra

Calote em diárias leva bombeiros e policiais às ruas do Litoral contra Richa

Imagem
Policiais e bombeiros protestaram ontem (7) à noite contra calote nas diárias. PMs relatam que estão sendo humilhados pelo governo Beto Richa. Por outro lado, policiais militares estão sendo orientados pelos oficiais para não entrar em confronto com os grevistas nesta segunda, dia 9, em Curitiba, durante acampamento em frente ao Palácio Iguaçu. “Não vamos repetir o que houve no passado onde muitos professores foram agredidos de maneira covarde”, orientou capitão Walter, da Patrulha Escolar de Londrina. O governador Beto Richa (PSDB) foi alvo de manifestação na noite deste sábado (7) em Guaratuba, Litoral do Paraná, promovida por policiais e bombeiros que trabalham na Operação Verão desde dezembro de 2014. Os guarda-vidas e agentes da PM estão sem receber as prometidas diárias que seriam utilizadas para pagar alimentação e hospedagem.

O golpismo e a última pesquisa Datafolha

Imagem
por :   Mauro Donato O impeachment é um processo que qualquer deputado pode pedir à Mesa da Câmara baseado em parecer jurídico? Sim. Porém, como o próprio Ives Gandra Martins reconheceu no parecer que fez sob encomenda de um dos diretores do Instituto FHC, publicado na Folha de S.Paulo e responsável por levar o tema novamente para o fogo alto, a conclusão é sempre muito mais política do que jurídica.