Postagens

Mostrando postagens de janeiro 29, 2015

Mauro Santayana: O "FIM" DO BRASIL

Imagem
(REVISTA DO BRASIL) - Já há alguns meses, e mais especialmente na época da campanha eleitoral, grassam na internet mensagens com o título genérico de “O Fim do Brasil”, defendendo a estapafúrdia tese de que a nação vai quebrar nos próximos meses, que o desemprego vai aumentar, que o país voltou, do ponto de vista macroeconômico, a 1994 etc. etc. – em discursos irracionais, superficiais, boçais e inexatos. 

O cúmulo da desfaçatez: “roubei porque fui obrigado”, diz o ladrão Costa

Imagem
Autor: Fernando Brito A sessão diária de piadas mórbidas da Lava Jato não terminou. Hoje, Paulo Roberto Costa, o ladrão-mor da Petrobras,  apresentou uma defesa comovente . Disse que “sucumbiu às exigências partidárias” e virou ladrão para poder ser diretor da empresa. Tadinho. “Infelizmente, infelizmente – eu me arrependo amargamente, porque estou sofrendo isso na carne, estou fazendo minha família sofrer –, infelizmente, aceitei uma indicação política para assumir a Diretoria de Abastecimento. Infelizmente. Estou extremamente arrependido de ter feito isso! Se tivesse oportunidade de não o fazer, não faria novamente isso.”

Globo controla Cunha que, por enquanto, obedece mansamente

Imagem
A mídia hegemônica tem um viés claramente mafioso em vários aspectos de sua atuação. Um destes aspectos, de conhecimento público, é a coleta de informações comprometedoras que são usadas quando a necessidade surge.    Muitas vezes, quando a coleta resulta insatisfatória, as tais “informações comprometedoras” são simplesmente “construídas”, através de manipulação, insinuações, meias-verdades ou a simples mentira. O que se exige em troca do silêncio é um comportamento que atenda aos interesses da organização que detêm não só as informações (verdadeiras ou não) como os meios de divulga-las amplamente. O Sistema Globo, ao longo de sua história, tem sofisticado cada vez mais este método, e a edição desta quarta-feira (4) de  O Globo  é exemplar. O “arquivo” está cheio

CRISE HÍDRICA: O burro na sala dos paulistas

Imagem
Por Luciano Martins Costa em 04/02/2015  Observatório de Imprensa Inconfidência de funcionário que trabalha na assessoria de comunicação do governo de São Paulo dá conta de que a comissão de gestão da crise hídrica não considera seriamente realizar um racionamento de cinco dias sem água e dois dias com fornecimento. Técnicos afirmam que os riscos seriam muito grandes.

Altamiro Borges: Anderson Silva nocauteia Aécio

Imagem
Por Altamiro Borges Na campanha eleitoral do ano passado, o lutador Anderson Silva subiu ao famoso octógono para brigar pelo cambaleante Aécio Neves. Celebridade midiática, ele garantiu que o tucano representava uma “mudança radical, principalmente na educação”. Já nesta terça-feira (3), o ex-campeão do UFC foi denunciado pelo uso de anabolizante antes da luta do sábado passado que rendeu altos índices de audiência e muita grana para a TV Globo. A notícia bombástica, que baqueou os amantes deste “esporte” e os mercenários do setor, deve ter também nocauteado o cambaleante tucano. Ele deve estar de ressaca!

CPI da Petrobras é instrumento do terceiro turno

Imagem
A oposição protocolou na noite desta terça-feira (3) na Secretaria-Geral da Câmara pedido para que seja criada uma nova CPI da Petrobras. Para a base aliada, a rapidez com que a oposição articulou nova CPI da Petrobras demonstra que eles querem fazer a Comissão Parlamentar de Inquérito um palco da disputa política acirrada que marcou as eleições de 2014. É mais um instrumento do terceiro turno que a oposição quer utilizar para tentar desestabilizar o governo Dilma.  Agência Senado Humberto Costa ressalta que as duas comissões que trataram do tema ao longo  em 2014 — uma no Senado e uma mista, composta por deputados e senadores — não trouxeram fatos novos.  Comandada pelo PSDB, a operação para obter apoio para a comissão conseguiu reunir 186 assinaturas. O mínimo necessário são 171. O requerimento contou com as assinaturas de deputados do DEM, PSDB, PPS, PSC, PMDB, PDT e PSD. O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, disse que vai cumprir o Regimento Interno e instalar a C

NSA segue espionando Dilma, diz NYT

Imagem
Líderes de Brasil e México "aparentemente" continuam sendo espionados pela Agência de Segurança Nacional, afirma o "New York Times". Angela Merkel foi retirada da lista. Os programas de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos no Brasil e no México "aparentemente" continuam, afirma reportagem publicada pelo jornal  The New York Times  nesta terça-feira (03/02), enquanto vários nomes – entre eles a chanceler federal alemã, Angela Merkel – foram removidos da lista de líderes estrangeiros cujas conversas são monitoradas pela agência.

Genro de Hilária & Bill Clinton provoca prejuízo gigante com investimentos na Grécia

Imagem
3/2/2015,  [*]Tyler Durden ,  Zero Hedge Chelsea Clinton’s Husband Suffers Massive Hedge Fund Loss On Greek Investment Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu   POSTADO POR  CASTOR FILHO Lloyd Blankfein Apesar de ter entre seus clientes Lloyd Blankfein, presidente do banco Goldman Sachs e de ser genro de de Hilária & “Bill” Clinton, Marc Mezvinsky  (e dois ex-colegas dos tempos de Goldman Sachs, que administram juntos o fundo de investimentos Eaglevale Partners)  informaram por carta a seus clientes investidores, semana passada, que “incorreram em erro” sobre a Grécia, o que gerou perdas para o fundo principal da empresa durante dois dos últimos três anos.

Caso Youssef: o ladrão que grita “pega ladrão”

Imagem
Autor: Fernando Brito O Brasil é um país insólito. Com uma Justiça e uma imprensa ainda mais insólitas. Vejam essa de Alberto Youssef, a quem o juiz da Operação Lava-Jato chamou, em sentença (perdoada) de “bandido profissional”:

Pedidos de falência das empresas caem 11,7%, mostra Serasa

Imagem
Por  Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil  Edição: Marcos Chagas  Fonte: Agência Brasil Serasa Experian mostra que caíram pedidos de requerimentos de falências Os requerimentos de falências somaram, em janeiro, 113 pedidos em todo o país, uma queda de 11,7% em relação a dezembro, mostra a empresa de consultoria Serasa Experian. Na comparação com janeiro de 2014, o número de pedidos caiu 8,9%.

Conjuntura Internacional, Grécia, Europa, BRICS

Imagem
29/1/2015, Entrevista concedida por  [*]   José Luis Fiori , Livraria Cultura, SP Mensagem distribuída por  e-mail  pelo  “Boletim Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes” , do MST em 3/2/2015. Enviado pelo pessoal da  Vila Vudu . POSTADO POR  CASTOR FILHO A vitória do Syriza é um grito de protesto dos desempregados da Grécia e de toda a Europa e dos deserdados do estado de bem-estar social, mas também de todos os europeus que resistem a uma dominação alemã vazia de qualquer conteúdo utópico ou societário. José Luis da Costa Fiori foto: Marco Cavalcanti 1. Os países latino-americanos – ou a maioria deles – optaram por um modelo mais intervencionista e considerado desenvolvimentista, com foco maior no social. Exemplos como Venezuela, Bolívia e até recentemente o Brasil, podem servir de paradigma para um novo rumo, entre capitalismo e o dito socialismo?

Dilma já tem porta-voz. Use e abuse !

Imagem
Berzoini cuida da Ley de Medios e Mercadante não deixa ter informação em off ! A sorte da Dilma é que o Mercadante detesta passar informação em off à Fel-lha e à Globo ! Quando Lula levou o ministro Franklin Martins para a SECOM, o  Conversa Afiada lamentou que Lula o tivesse guardado no gabinete e, não, na tarefa de porta-voz. Franklin tinha na bagagem uma brilhante carreira de comentarista político na Globo e na Band e poderia exercer a função que os porta-vozes exercem na Casa Branca e em todos os países de Democracia madura – especialmente no Hemisfério Norte.

A culpa de Dilma e o dolo de Ives Gandra

Imagem
Encomendado por advogado de FHC, parecer de Ives Gandra flerta com uma visão muito parecida com a teoria do 'domínio do fato', que ele tanto criticou. Fabio de Sá e Silva (*) Pode ser que com a anunciada demissão de Graça Foster e a substituição de toda ou quase toda a diretoria da Petrobrás, a empresa e seus atos de gestão deixem de ser objeto do superficial, mas corrosivo debate a que foram submetidos nos últimos meses. Neste cenário, a saída de Foster seria sucedida pela nomeação de alguém bem visto pelo  “mercado”, a estatal tornaria a contar com “confiança” de investidores e acionistas, e os olhos da opinião pública se voltariam para o rito mais formal e procedimentalizado da apuração das responsabilidades, no âmbito da operação Lava Jato.

Não é o petróleo, é a política. Produção brasileira é recorde.

Imagem
Autor: Fernando Brito E desde quando “o problema” da Petrobras é petróleo? É política, sim, senhor. Saiu hoje o boletim de produção de petróleo e gás da ANP. Recorde, outra vez.

Petrobras: Graça Foster e cinco outros diretores renunciam ao cargo

Imagem
Criado em  04/02/15 11h09  e atualizado em  04/02/15 11h47   Por  Nielmar de Oliveira  Edição: José Romildo  Fonte: Agência Brasil A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, e cinco diretores da empresa renunciaram ao cargo hoje (04). O Conselho de Administração da companhia se reúne da próxima sexta-feira para a escolha dos novos executivos que ficaram no comando da companhia. A informação foi confirmada pela Bovespa em comunicado ao mercado. Na solicitação, a Bovespa pede esclarecimentos à Petrobras sobre notícias publicadas na imprensa sobre o fato de que o Palácio do Planalto já havia informado à presidente da Petrobras, Graça Foster, de que ela será substituída no cargo. Creative Commons - CC BY 3.0  -  Graça Foster  -  Antonio Cruz/Agência Braisl “Solicitamos esclarecimentos, o mais breve possível, considerando o comportamento das ações no pregão de hoje, diante das informações do afastamento da cúpula da Petrobras”, diz a solicitação da Bovespa. E

Debate/Saturnino Braga: Avante, com Joaquim Levy

Imagem
Dilma busca uma aliança capaz de se contrapor à ofensiva do grande capital. Levy, ortodoxo mas de bom senso e caráter, é fundamental para esta estratégia. Saturnino Braga Economistas divergem muito e eu aprendi a não entrar na discussão deles, desconfiando cada vez mais da propalada "ciência econômica". Discuto política, sim, no plano da eficácia e no plano da ética, mas discuto com fundamento na sensibilidade e da experiência da observação; discuto invocando o bom senso, jamais as leis de uma pretensa "ciência política".

Ricardo Kotscho: Após 17 anos, a Justiça age contra “Trensalão”

Imagem
Nenhum dos nossos jornalões deu esta notícia em manchete, mas merecia. O caso é de 1998, quando o governador era Mário Covas, do PSDB. Só agora, a Justiça resolveu agir para recuperar os prejuízos milionários causados aos cofres públicos de São Paulo pelo cartel formado por empresas multinacionais e agentes públicos, popularmente conhecido como "Trensalão". Por Ricardo Kotscho*, publicado em seu blog Câmara Municipal de S. José dos Campos Robson Marinho foi chefe de gabinete da Casa Civil do governo de Mário Covas (PSDB), entre 1995 e 1997 Nesta segunda-feira, finalmente, a juíza Maria Gabriella Pavlópoulos Spaolonzi, da 13ª Vara da Fazenda Pública da Capital, decretou o bloqueio de bens, no valor de R$ 282 milhões, de Robson Marinho, ex-chefe de gabinete de Covas e atual conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, e da multinacional francesa Alstom, entre outros (leia mais aqui). Apesar de ser em tudo semelhante ao "modus operandi" do

Paulo Nogueira: Está em curso uma tentativa de golpe?

Imagem
por :   Paulo Nogueira Dia do golpe de 64 Está em curso um golpe? Ou, mais precisamente, uma tentativa de golpe? Sim. A direita brasileira faz sempre isso. Ou tenta fazer. Não se pode alegar surpresa. 1954 foi assim. 1964 foi assim. É  sempre  assim. Quando imagina que velhas mamatas e privilégios estão em risco, a direita brasileira – uma das mais predadoras do universo — parte para o golpe.

Calma e cabeça no lugar. Porque Governo pode tudo, menos confundir o povo

Imagem
Autor: Fernando Brito A frase do folclórico “técnico” de futebol dos anos 50 no Rio, Neném Prancha, é bom conselho para a Presidenta Dilma: -“ Arrecua os arfe  pra evitar a  catastre !” Há alguma – mais provavelmente “algumas várias”  – coisa errada no núcleo governante que se formou em torno de Dilma ou, melhor dizendo, que foi por ela formado.

Já somos todos gregos (em graus diferentes) − Grécia, os EUA e o golpe neoliberal

Imagem
30/1-1/2/2015,  [*] Rob Urie ,  Counterpunch We Are All Greeks Now − Greece, the US and the Neo-Liberal Coup Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Entreouvido na tendinha do Fanado, na Vila Vudu:   Essa “conversão” de dívidas privadas em dívidas públicas é “item” que nunca falta nos “planos” neoliberais.   E onde tantos tanto falam de “políticas de austeridade”, deve-se dizer sempre “políticas de ARROCHO”: é o que são, ARROCHO; “austeridade” é coisa muito diferente. Colapso da Civilização Industrial Desde os primeiros momentos da calamidade econômica que desabou sobre o ocidente em  2007, a  resposta “oficial” sempre foi apresentada como sucessos modestos, com alguns poucos erros políticos. A realidade é outra: o que se tem é uma elite distante e seus agentes dedicados a aplicar políticas punitivas sob o disfarce de limitações econômicas materiais.

Mangabeira Unger volta para a Secretaria de Assuntos Estratégicos

Imagem
Criado em  03/02/15 20h42  e atualizado em  03/02/15 20h42   Por  Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil  Edição: Jorge Wamburg  Fonte: Agência Brasil A Presidência da República informou, no início da noite de hoje (3), que o professor Mangabeira Unger vai ocupar o lugar de Marcelo Neri na Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e volta à pasta que comandou entre 2007 e 2009, durante o segundo mandato do presidente Lula

O petróleo vale um país: Sauditas querem que Putin entregue a Siria por preço do barril

Imagem
utor: Fernando Brito Para os ingênuos que acham que a indústria do petróleo segue “leis de mercado” e não a lei da selva, deu no  The New York Times : “A Arábia Saudita  está  pressionando  o presidente Vladimir Putin, da Rússia,  a abandonar o seu apoio ao presidente Bashar al-Assad, da Síria  , usando o seu domínio dos mercados mundiais de petróleo, num momento em que o governo russo está tentando se  recuperar dos efeitos da queda dos preços do petróleo”.

Rascunho de mandado de prisão contra Kirchner é encontrado

Imagem
Ministério Público argentino confirma ter identificado documento no lixo do apartamento do promotor Alberto Nisman. Ele morreu um dia antes de apresentar detalhes de uma denúncia contra a presidente. Um rascunho de mandado de prisão para a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, foi encontrado na casa do promotor Alberto Nisman, confirmaram fontes judiciais argentinas nesta terça-feira (03/02). Nisman morreu em 18 de janeiro, um dia antes de apresentar detalhes de uma denúncia contra a presidente no Congresso. O documento de 26 páginas foi encontrado num lixo do apartamento do promotor.

TV Brasil: Espaço Público entrevista o advogado Nélio Machado

Imagem
Ele defende um dos acusados na operação Lava Jato Advogado Nélio Machado é o entrevistado do Espaço Público (foto: ABr) O  Espaço Público  desta terça-feira, 03/02, recebe o advogado criminalista  Nélio Machado , que defende um dos acusados pela operação “Lava Jato”, da Polícia Federal, que investiga denúncias de desvios de recursos da Petrobrás. Nelio Machado representa o lobista Fernando Soares, conhecido por Fernando Baiano, e recentemente apresentou um habeas corpus no qual critica os acordos de delação premiada e o prolongado regime de prisão provisória que tem sido empregado pela Justiça para obter confissões dos acusados. Ex-defensor público da Justiça Militar Federal e membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, Nélio Machado é autor de livros sobre processo legal e atuou na defesa de nomes conhecidos como o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho e o banqueiro Daniel Dantas. O Espaço Pú

Grécia: Syriza garante bloquear Tratado Transatlântico

Imagem
O vice-ministro da Reforma Administrativa, Giorgos Katrougalos, assegurou que “um Parlamento no qual o Syriza tem a maioria nunca ratificará” o acordo de comércio UE-EUA. “E esse será um presente não apenas para o povo grego, mas para todos os europeus”, avançou. Em  declarações  ao EurActiv Greece, Katrougkalos destacou a sua preocupação face à criação de um mecanismo de resolução de litígios entre os investidores e o Estado, que torna irrelevantes as leis nacionais, subjugando-as aos interesses dos investidores privados. A “prática antidemocrática” que prevaleceu desde o início das negociações foi alvo da crítica do vice-ministro da Reforma Administrativa, que garantiu que “um Parlamento no qual o Syriza tem a maioria nunca ratificará” o acordo de comércio UE-EUA.

Flávio Aguiar: Agenda internacional da semana, 1º a 8 de fevereiro

Imagem
Nesta semana vai se intensificar o confronto entre o novo governo grego e o establishment político alemão, que começou a tomar vulto na semana passada. Flávio Aguiar, de Berlim Tsipras vs. Merkel Nesta semana vai se intensificar o confronto entre o novo governo grego e o establishment político alemão, que começou a tomar vulto na semana passada.  Atenas está agindo com grande velocidade. O ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, foi à França no fim de semana conversar com seus colegas de área  no governo de Paris, Emmanuel Macris e Michael Sapin.

Luis Nassif: A ficha de Eduardo Cunha, o mais novo notável da República

Imagem
Luis Nassif Vivem-se tempos bicudos. Uma das características contemporâneas é o da implosão do poder, tanto o político, como da mídia, das grandes corporações, dos sindicatos. A Internet produziu um estilhaçamento geral nas formas tradicionais de organização social. E, antes do aparecimento da nova ordem, deixa um caos instalado, do qual a representação mais óbvia é eleição de Eduardo Cunha para presidente da Câmara, com apoio total dos grandes grupos de mídia.

Paul Krugman: Alemanha não tem qualquer base para rejeitar proposta do Syriza sobre a dívida.

Imagem
Na sua coluna do The New York Times, o economista Paul Krugman defende que as propostas do Syriza são perfeitamente razoáveis e que se a posição alemã é que a dívida grega deve ser sempre paga na totalidade, “então essa posição é basicamente louca, e todas as afirmações de que a Alemanha entende a realidade são desmentidas”. Foto de José Carlos Barretta, flickr. Segundo  refere  o economista Prémio Nobel de 2008, o que o Syriza pretende “é o alívio substancial, mas não escandaloso, do fardo dos excedentes primários (ou seja, os excedentes referentes ao pagamento dos juros), reduzindo as transferências para os credores de 4,5% para 1-1,5% do PIB. Pretendem, igualmente, flexibilidade para alcançar esses mesmos excedentes, através de uma fórmula que inclua mais receita e menos cortes na despesa".
Imagem
marcos Aquino Vivaldi - Mandolin And Lute Concertos. O barroco de Vivaldi era leve, ritmado, melódico. O mestre "ruivo" tinha um espírito cosmopolita como era Veneza! Sua música toca como as pinturas de Canaletto e Guardi entre outros. Sua busca por novos instrumentos e combinações instrumentais era própria de um espírito curioso, admirado com o mundo! Pintura: "Arsenale di Venezia (1732)" Canaletto.

FAB faz voo inaugural de maior avião já fabricado no Brasil

Imagem
Criado em  03/02/15 15h51  e atualizado em  03/02/15 16h32   Por  Portal EBC Brasília - A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou nesta terça-feira (3) o voo inaugural do maior avião já desenvolvido no Brasil. O protótipo do KC-390  foi testado na pista da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP) em  voo que durou 1h19 minutos . Mais   de 50 empresas brasileiras participam do projeto, que conta ainda com a colaboração da Argentina, de Portugal e da República Tcheca.