Postagens

Mostrando postagens de janeiro 26, 2015

Taxação de fluxos internacionais de capital é imprescindível para a redução da miséria

Imagem
No ano de 1981 o mundo tinha a cada dois pobres, um residindo na China. Em 2015 poderá ser um chinês a cada 13 pobres no mundo. Artigo é de Marcio Pochmann Marcio Pochmann Entre 28 e 29 de janeiro, a cidade de  São José , capital da  Costa Rica , reuniu a terceira cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos ( Celac ), cujo tema principal foi a luta contra a pobreza. Coincidentemente para os mesmos dias, a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe ( Cepal ) divulgou relatório informando que a pobreza na região permanece estagnada em 28,1% da população desde 2012, após mais de uma década de redução acentuada.

Renan Calheiros presidirá o Senado pelos próximos dois anos

Imagem
Criado em  01/02/15 18h08  e atualizado em  01/02/15 18h24   Por  Agência Brasil  Edição: Marcos Chagas Renan Calheiros é eleito para o segundo mandato a frente do Senado  Antônio Cruz/Agência Brasil O senador Renan Calheiros  (PMDB/AL) foi eleito para a Presidência do Senado por 49 votos. Luiz Henrique teve 31 votos e um foi nulo. Ele exercerá o cargo entre 2015 e 2016. Maior partido da Casa, a bancada peemedebista indicou Renan Calheiros (PMDB-AL) para o segundo mandato e Luiz Henrique (PMDB-SC) apresentou candidatura própria. O catarinense integra o grupo independente do PMDB. A partir de agora, os partidos indicarão os nomes para os demais cargos da Mesa Diretora. O tamanho das bancadas partidárias definirá a prioridade nas indicações. Como segunda maior bancada no Senado, o PT tem direito a segunda indicação que deve ser a primeira vice-presidência.

Obama propõe imposto de 14% em ganhos internacionais de empresas

Imagem
WASHINGTON   (Reuters) - O pacote fiscal do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para 2016 inclui uma taxa de 14 por cento sobre aproximadamente 2 trilhões de dólares de capital internacional acumulados por empresas norte-americanas em outros países e que não são alvos de impostos, segundo um oficial da Casa Branca. Os recursos do imposto serão usados para financiar projetos de infraestrutura. O dinheiro também seria usado para preencher um rombo previsto no fundo de estradas. "Essa taxa de transição significa que as empresas terão que pagar imposto americano neste momento nos 2 trilhões de dólares que já possuem em outros países ao invés de adiar o pagamento de taxas americanas indefinidamente", disse a autoridade.

Bernhard Molique - Cello Concerto in D-major, Op.45 (1853)

Imagem
marcos Aquino Postou  Visitem a comunidade:  Musica de todos os tempos

“Saiam de São Paulo porque aqui não vai ter água”: a espantosa sinceridade de um diretor da Sabesp

Imagem
por :   Kiko Nogueira Paulo Massato O diretor metropolitano da Sabesp, Paulo Massato Yoshimoto, é um espécie de grilo falante de uma empresa cheia de segredos. Foi ele quem admitiu, nesta semana, a adoção de um rodízio “muito drástico” na região metropolitana e a formulação dos dois dias com água para cinco dias sem. Esta seria a solução “no limite”. No ritmo atual, o volume disponível para captação no Sistema Cantareira deve se esgotar em março e a terceira cota de 41 bilhões de litros do volume morto termina em maio.

Antonio Lassance: O Governo desaprendeu a travar a batalha da comunicação

Imagem
Como sair do atoleiro se o Governo desaprendeu a travar a batalha da comunicação? Não basta comunicar-se mais. É preciso reorientar toda a comunicação. Antonio Lassance Um governo despreparado para a batalha   Em sua primeira reunião ministerial (27/1), Dilma exortou seus ministros a travarem a batalha da comunicação. Falou, repetiu, insistiu. Quase perguntou se precisava desenhar. A ordem é a seguinte: "Nós devemos enfrentar o desconhecimento, a desinformação sempre e permanentemente. Vou repetir: sempre e permanentemente. Nós não podemos permitir que a falsa versão se crie e se alastre.

Youssef passou a perna no MP e no STF…

Imagem
Autor: Fernando Brito O ex-sócio e “laranja do laranja” Alberto Youssef diz, na  Folha  de hoje, com todas as letras, aquilo que todos já desconfiavam: que o seu “arrependimento” não vai além de cerca de um terço do que roubou – nos negócios das empreiteiras e, provavelmente, nos negócios de evasão de divisas pelo qual já foi “perdoado” pelo juiz Sérgio Moro, no caso Banestado, ainda no governo FHC.

Deputados são empossados e iniciam negociações para formação de blocos

Imagem
Por  Paula Laboissière e Pedro Peduzzi  Edição: Fábio Massalli  Fonte: Agência Brasil A presidência da Câmara é eleita por meio de voto secreto dos deputados às 18h  Wilson Dias/Agência Brasil Após terem tomado posse em seus cargos, os novos deputados federais iniciaram há pouco as negociações com as bancadas partidárias para a definição de lideranças e formação de blocos. É a partir da definição dos blocos que se iniciarão os trabalhos para a formação da Mesa e das comissões da Câmara. O prazo limite oficial para a conclusão das negociações é até as 13h30.

Na Síria, Daesh recua para Raqqa

Imagem
A cidade Kobane foi quase totalmente libertada pelas forças do PYG (Curdos sírios aliados do PKK turco) com o apoio da aviação da Coligação (coalizão-br) Internacional anti-Daesh (Exército Islâmico- ndT). Parece que dois terços da totalidade dos bombardeamentos efectuados pela Coligação foram feitos em Kobane. Conta-se, pelo menos, 1. 200 mortos do lado dos jiadistas e 800 do lado Sírio, mas o balanço poderá ser muito mais pesado.

Centro-esquerda se consolida na Itália

Imagem
 Autor: Miguel do Rosário Já que a barra tá pesada no Brasil, vamos relaxar um pouco olhando para o outro lado do oceano. O sábado começou com uma boa notícia para a Itália. O novo presidente da Itália é Sergio Mattarella, veterano da centro-esquerda italiana.

Marcha do partido Podemos leva 100 mil às ruas de Madri

Imagem
Sigla criada a partir dos protestos em 2011 e que surpreendeu no ano passado, com 1,2 milhão de votos nas eleições europeias, mostra força e faz discurso em tom de campanha em ano de eleições gerais na Espanha. A manifestação "Marcha da Mudança", convocada pelo partido espanhol Podemos, levou mais de 100 mil pessoas às ruas de Madri neste sábado (31/01), segundo cálculos da polícia. Os apoiadores do partido pediram por uma mudança política no país, que passará por eleições gerais neste ano.      

Paul Craig Roberts: A democracia ocidental morreu?

Imagem
29/1/2014,  [*] Paul Craig Roberts  −  Institute for Political Economy “ Is Democracy Dead In The West? ” Traduzido por   Mberublue POSTADO POR  CASTOR FILHo Povo comemora vitória do Syriza (25/1/2015) Descobriremos a resposta para a pergunta colocada no título quando soubermos o resultado da contenda entre o novo governo grego, formado pelo partido político Syriza e o Banco Central Europeu que se alinha aos interesses da União Europeia e dos Estados Unidos contra a Grécia.

Miséria econômica (de “classe média”) & dominação (de classe dominante): Obama: O golpe ideológico da hora

Imagem
28/1/2015,  [*] Norman Pollack ,  Counterpunch “ Middle-Class Economics/Upper-Class Dominance: Ideological Trick du jour ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Classe Média mundo afora... Por que tentar agora uma discussão teórica do capitalismo, embora esquelética e fragmentada, quando tanta coisa acontece pelo mundo, a militarização da cultura dos EUA com reforço social para sua postura hegemonista – mais ameaçada do que nunca antes desde a IIª Guerra Mundial pelo crescimento de outras nações e respectivas economias políticas, no que se vai rapidamente tornando um sistema internacional multipolar? A pergunta quase se autorresponde.

Graça recebe maior prêmio mundial de engenheiros de Petróleo

Imagem
A presidente da Petrobras, Graça Foster, recebeu nesta sexta-feira (30) o prêmio Distinguished Award da Sociedade Mundial de Engenheiros de Petróleo - SPE. Concedido a quem deu uma contribuição excepcional para a indústria mundial de petróleo e gás, é o prêmio máximo da SPE e a primeira vez que um profissional brasileiro recebe a homenagem.   “Reconhecimentos como esse nos fazem ter a certeza de que é preciso seguir em frente. De que é imperativo enfrentar esse momento difícil, superar essa crise sem igual na nossa história e seguir adiante. A palavra agora é superação”, dissse Graça Foster, aos convidados do almoço de cerimônia. “Receber esse prêmio da SPE, formada por engenheiros e ícones da indústria mundial de petróleo, é uma emoção muito grande. Saber que o conselho dessa entidade tão respeitada reconheceu o tempo, o esforço e a dedicação que tive à indústria durante toda minha vida profissional é extremamente recompensador”, completou.

Bernardo Kucinski: Sobre as Cartas a Lula

Imagem
De forma crítica e direta, os informativos comentam os principais temas veiculados na mídia e que seriam decisivos na vida do Brasil. Bernardo Kucinski - na Carta Maior Sinopse:  Durante o mandato presidencial de Lula, entre os anos de 2003 e 2006, Bernardo Kucinski atuou como assessor especial da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e reúne nesse livro impressos escritos diariamente guardados em envelopes e entregues ao presidente na primeira hora do dia. As cartas narram de forma exclusiva o processo de criação do Fome Zero, os embates em torno do salário-mínimo e o estouro do escândalo do mensalão.  De forma crítica e direta, os informativos, também usados para pautar as reuniões diárias da cúpula do governo, comentam os principais temas veiculados na mídia e que seriam decisivos na vida do Brasil. Cartas a Lula revela as decisões e posições adotadas pelo presidente, e apresenta uma maneira singular de conhecer a história recente

DCM EXCLUSIVO: Nas Ilhas Virgens, nosso enviado conta como funcionava a empresa de fachada da Globo

Imagem
por :   Joaquim de Carvalho O “endereço” da “Empire” nas Ilhas Virgens: empresa “era só no papel”, diz advogado Em uma nova reportagem da série sobre a compra dos direitos da Copa do Mundo de 2002 pela Globo, o jornalista Joaquim de Carvalho foi às Ilhas Virgens contar in loco como funcionava a empresa de fachada. Joaquim esteve no paraíso fiscal e visitou a suposta sede. As demais matérias podem ser encontradas  aqui.    O dia amanhece com galos cantando em pleno centro de Road Town, capital das Ilhas Virgens Britânicas, no Caribe, onde, em 2001, a Rede Globo comprou uma empresa por cerca de 220 milhões de dólares. O que poderia haver de tão valioso no Caribe para que a Rede Globo fizesse um investimento deste porte?

Carta Aberta de Alexis Tsipras aos cidadãos alemães

Imagem
A 13 de janeiro deste ano, Alexis Tsipras dirigiu a todos os cidadãos alemães uma carta aberta, publicada no jornal económico Handelsblatt, em que explica a posição do Syriza sobre a dívida grega e defende que a atual tática “adiar e fingir” aplicada pela Europa será muito onerosa para o contribuinte alemão e condenará uma orgulhosa nação europeia à indignidade permanente. A tradução é do Aventar, a cujos responsáveis o Esquerda.net agradece. 30 de Janeiro, 2015  Tsipras: está a nascer na Grécia uma grande oportunidade para a Europa. Foto de FrangiscoDer - A maior parte de vós, caros leitores do Handelsblatt , terá já uma ideia preconcebida acerca do tema deste artigo, mesmo antes da leitura. Rogo que não cedais a preconceitos. O preconceito nunca foi bom conselheiro, principalmente durante períodos em que uma crise económica reforça estereótipos e gera fanatismo, nacionalismos e até violência.

Janeiro foi o pior da Globo. Esse Kamel …

Imagem
Emissora marcou 13,3 pontos de média Do Barão, no face No Lauro Jardim, da Veja: PIOR JANEIRO DA HISTÓRIA O ano em que a Globo comemora 50 anos não começa tão bem para a emissora nos números do Ibope. Em janeiro, até ontem, segundo medições na Grande São Paulo entre 7h e meia noite, a Globo marcou 13,3 pontos de média. Trata-se do pior janeiro da história da emissora. O mesmo mês em 2014 teve um ponto a mais no Ibope. (…)

Luciano Martins Costa: O DNA da História

Imagem
Os jornais desta sexta-feira (30) destacam, em suas primeiras páginas, o déficit das contas públicas que marca o encerramento do ano fiscal de 2014, a decisão da Petrobras de reduzir o ritmo de obras e a perspectiva de suspender o pagamento de dividendos aos seus acionistas, além de referências à disputa pela presidência da Câmara dos Deputados e, claro, novos registros sobre a crise de abastecimento de água na região Sudeste. Por Luciano Martins Costa*, do Observatório da Imprensa   O desemprego caiu para 4,8% no ano passado, mas apenas a  Folha de S.Paulo cita esse fato na primeira página. O conjunto do noticiário pode ser visto a olho nu, ou sob as lentes da mídia, que supostamente mostram as frações mais relevantes da realidade. Houve um tempo, no jornal  O Estado de S.Paulo , que se aplicava na produção da primeira página o conceito batizado com o imodesto nome de “DNA da História”: tratava-se de uma orientação geral para que os editores indicassem para os destaques, prefe

Presidente Bashar al-Assad da Síria: “Israel apoia organizações terroristas na Síria” (2/3)

Imagem
27/1/2015, entrevista de Bashar al-Assad à revista  Foreign Affairs  em 20/1/2015, reproduzida pela  Agência SANA , Síria President al-Assad to Foreign Affairs Magazine: Israel is supporting terrorists organizations in Syria (Full Text ) Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO [continuação de  Presidente Bashar al-Assad da Síria:   “Israel apoia organizações terroristas na Síria” (1/3) ] Bashar al-Assad Pergunta 14: O que parece ao senhor que seja o melhor meio para um acordo entre todos os diferentes partidos na Síria? Presidente Assad:   É indispensável negociar diretamente com os rebeldes, mas há dois tipos de rebeldes. A maioria deles é da al-Qaeda, que é   ISIS   e   al-Nusra , com outras facções também da al-Qaeda, mas menores. E o que Obama chamou de “oposição moderada”, uma fantasia. Não é “oposição”: são rebeldes. A maior parte deles uniu-se à al-Qaeda, e alguns deles recentemente uniram-se ao exército. Ao longo da última semana

Um advogado a favor da destruição das empresas de construção

Imagem
Para alguns, lutar contra a corrupção consiste em entregar a tecnologia brasileira e o mercado de construção a empresas estrangeiras. J. Carlos de Assis* Assisti estupefato à entrevista do advogado Modesto Carvalhosa, apresentado como grande autoridade em Direito Comercial, ao programa Roda Viva, da Tevê Cultura: o tema em pauta era a punição das grandes construtoras contratadas pela Petrobras envolvidas na operação Lava Jato; o tema preferencial do entrevistado foi atacar os partidos da base aliada do Governo, e especialmente o PT. Até aí nada a objetar. Entretanto, assinale-se que nesse último caso quem fala não é o especialista em Direito de Empresas, mas um porta-voz do tucanato que destila preconceitos contra políticos e o Governo com espantosa leviandade.

Uma agenda de curto prazo para o Ministério das Comunicações

Imagem
Um novo marco regulatório leva tempo e encontrará obstáculos. Com vontade política e baseado nas leis atuais, Berzoini pode fazer mudanças no sistema midiático desde já por Intervozes  Ricardo Berzoini (à esq.) durante a reunião com integrantes do Intervozes Nesta quarta-feira (28), o ministro das Comunicações Ricardo Berzoini recebeu a executiva do Fórum Nacional pela Democratização das Comunicações (FNDC), que reúne os principais movimentos e organizações que defendem a liberdade de expressão e o direito à comunicação no país.

E com Maomé, pode?

Imagem
Autor: Fernando Brito A revista de humor Barcelona – que modestamente se intitula “uma solução europeia para os problemas dos argentinos” – publicou no final do ano passado, uma capa onde o Papa Francisco aparece maquiado, com a boca delineada por batom e de brinco. E o título, garrafal: ¡Putazo!

Ucrânia: Por que Kiev está perdendo a guerra

Imagem
29/1/2015,  [*] Eric Zuesse ,  4th media “ Ukraine Gov’t Losing Its Wa: Here Is Why ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHo "Jornalismo" ocidental: MENTIRAS Dia 27/1/2015, o ministro de Defesa da Ucrânia divulgou que “militantes continuam a sofrer perdas” e noticiou que quatro helicópteros e outras armas dos “militantes” teriam sido destruídos em combate, mas não ofereceu qualquer prova de que dizia. Apenas dois dias antes, o jornal  Kiev Post  (que também milita a favor de Kiev) publicara notícia diferente:

Sexta-feira é decisiva para definição de apoios a candidaturas no Congresso

Imagem
Na Câmara, expectativa se dá em relação à retirada de votos para Delgado. No Senado, aliados de Renan cobram do PMDB reforço oficial à sua recondução à presidência por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  30/01/2015  VALTER CAMPANATO/ AGÊNCIA BRASIL (30/10/2013) Paulo Teixeira (PT-SP) diz que “as pessoas vão se surpreender com a receptividade que o Chinaglia recebeu" Brasília – A eleição para as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal será realizada no domingo (1º), mas esta sexta-feira (30) está sendo considerada dia decisivo para definição dos apoios às candidaturas apresentadas até agora. Na Câmara, toda a movimentação está em torno do PSDB, que ficou de fazer uma reunião para impedir que parlamentares da legenda descumpram o compromisso de apoiar o candidato socialista, Júlio Delgado (MG), para apoiar o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ). Já no Senado, existe a expectativa de ser feita uma ação entre os peemedebistas para reforçar o apoio

Levy, leia o jornal Valor Econômico!

Imagem
modestamente sugerir ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que leia a edição desta sexta-feira (30) do jornal  Valor Econômico . Agência Brasil   Não, o jornal não é uma exceção de qualidade neste mar de empulhações que é a mídia hegemônica. Faz, como os outros, campanha para Eduardo Cunha, o probo. Esconde que o desemprego é o menor dos últimos 12 anos (veja a quinta nota), enfim, é “mais do mesmo” do que se encontra nos jornalões, com uma linguagem um pouquinho mais empolada. Mas de vez em quando o  Valor  deixa escapar uma ou outra coisa interessante, como se pensasse “afinal, ninguém vai notar”. Mas nós notamos e recomendamos a leitura principalmente da página A13. Mais detalhes, se o ministro tiver paciência, na nota abaixo. Levy, leia o jornal  Valor Econômico  (2) !

Petrobras, a sangria.

Imagem
Autor: Fernando Brito A condução da chamada “Operação Lava-Jato” segue um criterioso roteiro. Não se trata de dizer que não houve crimes na Petrobras e que este foi grossa roubalheira, fique claro. Mas salta aos olhos que tudo está sendo conduzido com o mais escandaloso propósito de sangrar, até o máximo possível, a empresa e o governo.

Vitória de Eduardo Cunha coroaria ‘aberrações’

Imagem
No DCM Do colunista Luiz Fernando Vianna, na  Folha : Desde Célio Borja em 1975, um representante do Rio de Janeiro não se elege presidente da Câmara dos Deputados. O tabu de 40 anos pode ser quebrado no domingo com a vitória de Eduardo Cunha. Que legal, não? Resposta de quem acompanha um pouquinho a política do Rio, dominada há 12 anos pelo partido-empresa de Cunha, o PMDB: não.