Postagens

Mostrando postagens de janeiro 23, 2015

Escolas fechadas, fuga da cidade, caminhões-pipa…: o cenário possível de São Paulo sem água

Imagem
por :   Afonso Capelas Jr. Paulistas e paulistanos estão perdendo a compostura. No início da semana moradores de um condomínio modesto da zona Sul da cidade foram flagrados por vizinhos aproveitando uma chuva torrencial para sair à rua e tomar banho. Em entrevista a uma rádio uma vizinha declarou, estarrecida, que eles não dispõem de caixas d’água no prédio. Em outro ponto da capital muitos captavam a água que jorrava aos borbotões no meio fio da calçada para abastecer suas casas. O cenário sombrio de uma possível seca generalizada na Região Metropolitana tem feito com que a população fique atormentada e com muito medo do que vem pela frente.

Vejam quem se mudou para o “próprio quintal” dos EUA

Imagem
26/1/2015,  [*] F. William Engdahl ,  New Eastern Outlook Look Who’s Moving in USA’s “Own Backyard” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu       POSTADO POR  CASTOR FILHO Em 2008, Washington criou um comando especial do Pentágono, o  AFRICOM , para conter as grandes iniciativas econômicas dos chineses na África, de empréstimos e crédito fácil em troca de acordos de longo prazo para fornecimento aos chineses, de óleo e outras matérias primas africanas. Os resultados foram pífios, em matéria de “conter” a busca dos chineses por matéria prima para sua crescente economia. Agora, a China deu passo firme e amplo na direção de desafiar abertamente a chamada “Doutrina Monroe”  −  doutrina imperialista  de facto   −  e trouxe grandes iniciativas para a América Latina. É o “próprio quintal” de Washington! Xi Jinping recebe Rafael Correa em Pequim para a Reunião CELAC-China (15/1/2015) Com as burras carregadas de dólares, empresas estatais chinesas estão fazendo uma gran

O Globo, a Petrobras e o novo golpe

Imagem
Como alerta o editorial do  Vermelho , na declaração do senador tucano José Serra pode estar a senha para a tentativa dos derrotados nas eleições de 2002, 2006, 2010 e 2014, buscarem afinal um ajuste de contas com o campo popular.     Diz Serra que Dilma provavelmente não termina o mandato e que o país vive clima parecido com o que antecedeu à queda de João Goulart. O mesmo jornal que divulgou a declaração do tucano faz hoje uma edição que busca desestabilizar o Governo, através da fraude e da manipulação. O Globo  e o “balanço da corrupção”

Assista à íntegra da entrevista do ministro Miguel Rossetto blogueiros

Imagem
Posted by  eduguim  on 29/01/15 • Categorized as  Sem categoria Para quem anda insatisfeito com a política de comunicação do governo Dilma, uma boa notícia: o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, recebeu blogueiros para um café da manhã nesta quinta-feira, 29 de janeiro, às 8h30, no Palácio do Planalto. Assista, abaixo, à íntegra da entrevista.

Mauro Santayana: AS SOMBRAS DE AUSCHWITZ

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Hoje em Dia) - O mundo comemorou, ontem, na Polônia, os 70 anos da libertação (foto), por soldados da antiga União Soviética, do campo de extermínio de Auschwitz,  talvez o mais terrível exemplo do exercício da discriminação e do mal, na história humana,  e da máquina de genocídio nazista.

EUA engajados em programa massivo de espionagem de carros

Imagem
O Departamento Anti-Drogas (DEA) opera uma base de dados do governo massiva e secreta que rastreia o movimento dos motoristas nos Estados Unidos. Andrea Germanos, Common Dreams A Administração de Aplicação da Lei Anti-Drogas (DEA) opera uma base de dados do governo massiva e secreta que rastreia o movimento dos motoristas pelo país, revelam documentos. Os documentos, obtidos pela ACLU, União das Liberdades Civis Americanas, pelo Ato de Liberdade de Informação, lançam nova luz sobre o âmbito de vigilância do governo e levanta preocupações de privacidade significantes, diz a organização.

Rossetto diz a blogueiros que medidas estão sendo negociadas

Imagem
Em conversa com blogueiros, ministro reafirma argumentos do Executivo. Jornalistas veem iniciativa do encontro como positiva, mas se desapontam com falta de novidades. Barbosa rejeita recuo do governo por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  29/01/2015 17:31,  última modificação  29/01/2015 17:46 RAFAB/GABINETE DIGITAL/PR Batalha da comunicação: Rossetto reúne blogueiros, dissonantes da imprensa comercial e influentes na esquerda Brasília – O ministro Miguel Rossetto, da Secretaria-Geral da Presidência da República, afirmou hoje (29) que governo e movimentos sociais têm o desafio de mostrar maturidade no relacionamento que vem sendo formado ao longo dos anos. A declaração foi uma referência clara à controvérsia em torno das medidas de aperto fiscal, mudanças no acesso a direitos sociais, aumento de juros e de tributos. Para os setores de esquerda, que atuaram pela reeleição de Dilma Rousseff, as 'medidas corretivas' adotadas sob orientação do ministro da Faz

Governos Lula e Dilma transformaram o mercado de trabalho

Imagem
Dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (29) revelam a evolução do mercado de trabalho brasileiro de 2003 a 2014. O país fechou o ano com a menor taxa média de desemprego da história pelo quinto ano consecutivo, com 4,8% em 2014, sendo que em 2013, o índice médio de desocupação foi de 5,4%. Tendo como eixo o desenvolvimento social, os governo de Lula e Dilma promoveram resultados extraordinários do emprego e na renda Quando comparamos esse mesmo índice com a taxa de 2003 - que era de 12,5% - é possível dimensionar o tamanho da evolução garantida ao longo de 12 anos dos governos de Lula e Dilma, com apoio das forças progressistas. O percentual médio de trabalhadores com carteira de trabalho assinada no setor privado em relação à população ocupada passou de 50,3% (11,6 milhões) em 2013, para 50,8% (11,7 milhões) em 2014. Em 2003 essa proporção era de 39,7% (7,3 milhões). Em 12 anos esse contingente cresceu 59,6% (ou mais 4,4 milhões). 

Nouriel Roubini em Davos: Governo dos EUA opera com “corrupção legalizada”

Imagem
21/1/2015,  DSWright ,  Firedoglake Taken For Granted At Davos That US Government Run On “Legalized Corruption” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Embora possa haver confusão entre alguns nos EUA sobre como opera o sistema político norte-americano, tudo indica que os participantes do Fórum Econômico Mundial que se reúne em Davos, Suíça, já sabem que a política nos EUA feita à base de propinas e corrupção.

Nouriel Roubini diz estar “cautelosamente otimista” com Brasil

Imagem
Por  Talita Moreira - no Valor O economista Nouriel Roubini, da Stern School of Business da Universidade de Nova York, afirmou estar “cautelosamente otimista” com o Brasil. Segundo ele, apesar de haver dúvidas no mercado sobre a disposição da presidente Dilma Rousseff de fazer ajustes na economia, “o custo de não fazer é muito maior”. “Não há escolha. O custo é um ano de sofrimento, mas é melhor que não fazer e ser um desastre nos próximos quatro anos”, disse Roubini durante palestra em conferência promovida pelo Credit Suise com investidores.

Paulo Nogueira: Por que a mídia desprezou um economista cultuado como Roubini em sua visita ao Brasil?

Imagem
por :   Paulo Nogueira Ele não está dizendo as coisas que a mídia gostaria que dissesse Nouriel Roubini é o que existe de mais próximo em celebridade no campo dos economistas. Em Davos, poucos dias atrás, ele estava sempre cercado de jornalistas. Um vídeo em que ele fala sobre a economia americana com um jornalista da Bloomberg viralizou. Todo mundo quer saber o que Noubini, iraniano radicado nos Estados Unidos, pensa. Por fortes razões.

Rossetto: "Ajustes são necessários para manter programas sociais"

Imagem
O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, recebeu para um café da manhã nesta quinta-feira (29), no Palácio do Planalto, jornalistas e blogueiros de meios de comunicação digitais para uma conversa sobre as ações do governo neste segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff.   Logo de início, Rossetto negou qualquer alteração ideológica, politica ou estratégica por parte do governo. "Não há alteração de rumo, de estratégia, nenhuma guinada. O governo tem que ter capacidade de modulação de suas políticas para sustentar a estratégia de crescimento, de geração de emprego, de aumento dos investimentos”, destacou. Em conformidade com o último discurso da presidenta Dilma, Rossetto ressaltou que a agenda do país “é de continuidade do crescimento, da geração de emprego, da preservação da renda, dos grandes programas que mudaram o país e que vão continuar com mais força e mais intensidade”.

A esquerda não controla o processo político. Deve, por isso, cuidar do que põe em marcha

Imagem
Autor: Fernando Brito No governo Fernando Henrique – e em todos os governos conservadores, exceto o de Collor, que serviu para barrar a esquerda, inciar a privatização e, em seguida, foi defenestrado – o controle da política se fez não por uma amordaçamento direto da mídia, mas pela política do próprio sistema de comunicação, assim como fazia o Procurador-Geral Geraldo Brindeiro, “engavetar”, logo depois que estouravam, os escândalos políticos.

DW: Regulação da mídia não é censura, dizem especialistas

Imagem
Nos EUA e na Europa, regras para o funcionamento de emissoras de rádio e televisão são vistas como garantia para a liberdade de expressão e a pluralidade de opiniões. Dilma defende regulação, mas Congresso resiste. A regulação da mídia, um dos temas que a presidente Dilma Rousseff prometeu defender no seu segundo mandato, é alvo de resistência no Congresso Nacional. Diretrizes de controle de formação de grupos midiáticos estão previstas na Constituição, mas até hoje não foram regulamentadas por lei.

Paul Craig Roberts − A Rússia na Alça de Mira

Imagem
26/1/2015,  [*] Paul Craig Roberts  –  Institute for Political Economy “ Russia In The Cross Hairs ” Traduzido por  Mberublue POSTADO POR  CASTOR FILHO O tempo na Rússia de hoje... Os ataques desfechados por Washington contra a Rússia já ultrapassaram os limites do absurdo e adentraram no reino da loucura. O novo chefe do  Broadcasting Board of Governors  ( BBG – uma agência federal independente, responsável, entre outras coisas, pela Voz da América e pela comunicação social do governo dos EUA   – NT) , Andrew Lack, declarou que o novo serviço de noticiário russo,  Russia Today−RT , que transmite em múltiplas línguas, é uma organização terrorista equivalente ao Boko Haram ou o Estado Islâmico, e a Standard and Poor’s acaba de rebaixar a nota de crédito da Rússia para a categoria “lixo”.

Pútin chama Exército ucraniano de “legião da Otan”

Imagem
O presidente russo, Vladímir Pútin, acusou o Exército ucraniano de ser uma “legião estrangeira da Otan, que não tem como objetivo a defesa dos interesses nacionais da Ucrânia”. Vladimir Putin, presidente russo Segundo Pútin, por trás do grupo há outro objetivo geopolítico: conter a Rússia, “o que não corresponde com os interesses do povo ucraniano”, acrescentou o presidente. O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, rebateu as acusações feitas por Pútin afirmando que as declarações do líder russo não fazem sentido. “A declaração de que existe uma legião estrangeira na Ucrânia não faz sentido algum. Não há legião da Otan, as forças estrangeiras na Ucrânia são russas”, disse Stoltenberg, após uma reunião extraordinária sobre a situação na Ucrânia. Dependência do Ocidente

A Globo não ataca o Governo, ataca o Estado nacional

Imagem
O Jornal da Globo ultrapassou todos os limites da manipulação no sentido de execrar com a Petrobras, puro charlatanismo e economia de botequim. J. Carlos de Assis* - na Carta Maior O noticiário da Globo é tendencioso. Ninguém que seja medianamente informado pensará diferente. Entretanto, não sei se as vítimas desse noticiário perceberam que no afã de denegrir o Governo, o que está perfeitamente dentro de suas prerrogativas de imprensa livre, a Tevê Globo, sobretudo nas pessoas dos comentaristas William Wack e Carlos Sardenberg, passaram a atacar o Estado brasileiro, o que sugere crime de lesa-pátria.

Cerra diz que Dilma cairá como Jango

Imagem
E como Janio… Paulo Henrique Amorim - Conversa Afiada Da coluna do Ilimar Franco, no Globo: (…) O ESPÍRITO DE PÍTON O senador eleito José Serra (PSDB), nas reuniões dos tucanos de que tem participado, profetiza que a presidente Dilma não vai concluir o mandato. Sua avaliação é que há um completo desgoverno, agravado pela crise econômica e pelas denúncias de corrupção. Ele compara o ambiente atual aos vividos por Jânio Quadros (PTN) e João Goulart (PTB), eleitos presidente e vice no pleito de 1960. Candidato por um partido nanico, com o apoio da UDN, Jânio renunciou em agosto de 1961, com menos de um ano de mandato. Goulart, que assumiu o cargo vago, foi destituído por um golpe militar em março de 1964, que gerou no país uma ditadura militar que só teve fim em 1985. (…)

Mortes por ação policial em SP quase dobraram em 2014

Imagem
Por  Camila Maciel  Edição: Graça Adjuto  Fonte: Agência Brasil Embora os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro tenham adotado medidas para combater o uso indevido da força letal por parte da polícia, o número de pessoas mortas nessas circunstâncias aumentou “drasticamente” no ano passado. As mortes provocadas pela polícia paulista cresceram 97% e pela carioca, 40%.

"O rebelde esquerdista" : Tsipras sabota um dos únicos trunfos europeus contra Moscou...

Imagem
Opinião: Inconsequência grega ameaça consenso na UE Ao rejeitar apoio a endurecimento de sanções em favor de vantagens próprias, Tsipras sabota um dos únicos trunfos europeus contra Moscou. Uma decisão pouco sensata, opina o correspondente em Bruxelas, Bernd Riegert. Bernd Riegert, articulista da DW O novo chefe de governo da Grécia está realmente batendo recordes de rapidez. Apenas poucas horas após a constituição do gabinete, Alexis Tsipras já se meteu na primeira briga concreta com a União Europeia. Alegando não ter sido consultado, ele se recusa a aderir à declaração dos chefes de Estado e governo sobre um eventual endurecimento das sanções econômicas contra a Rússia, no contexto do conflito na Ucrânia.

Líbano, Síria: A Resistência responde aos ataques de Israel

Imagem
28/1/2015,  [*]  Moon of Alabama “ Lebanon, Syria: The Resistance Strikes Back ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO Míssil anti-tanque russo 9M133-Kornet-E do Hezbollah Ao meio dia de hoje, hora local, o Hezbollah  atacou  um comboio militar israelense na área  ocupada  da fazenda Sheeba. O Hezbollah distribuiu declaração em que informa que atingiu vários veículos israelenses com  mísseis antitanques Kornet . A declaração do Hezbollah vem identificada como “Número  1” . Obviamente o Hezbollah conta com que a situação escalará sempre mais, o que gerará novas declarações. O Partido da Resistência diz que morreram nesse ataque vários soldados israelenses. Os censores israelenses ainda não revelaram o número de baixas em suas fileiras.

“Adesões continuam crescendo”, diz Chinaglia sobre disputa na Câmara

Imagem
A eleição para à Presidência da Câmara, marcada para 1º de fevereiro, entra em contagem regressiva. Os últimos 15 dias foram de intensas movimentações e faltando quatro dias a eleição entra na reta final. Agência Câmara Arlindo Chinaglia (PT-SP) é candidato à Presidência da Câmara dos Deputados A eleição é acirrada e os candidatos Arlindo Chinaglia (PT-SP), Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Júlio Delgado (PSB-MG) e Chico Alencar (Psol) correm contra o tempo para disputar os votos dos 513 deputados. Em mensagem em sua página no Facebook, o candidato Arlindo Chinaglia (PT-SP) resume: “Ontem (27) passei o dia em Brasília conversando com lideranças políticas e apresentando nossas propostas para a presidência da Câmara. Na manhã de hoje (28), continuei no corpo a corpo, pois considero isso muito importante nessa reta final. Quero convidar todos os nossos apoiadores a fazerem o mesmo. As adesões à nossa candidatura continuam crescendo, isso é fato. Estou muito confiante”.

Paulo Nogueira: O festival de asneiras em torno dos 88 bilhões de reais da Petrobras

Imagem
por :   Paulo Nogueira Uma empresa muito falada e pouco entendida Raras vezes tantas tolices foram publicadas e compartilhadas em cima de um número malcompreendido. Entre no Twitter e digite Petrobras 88 bilhões, e você encontrará uma enxurrada daquilo que de mais imbecil a mente humana pode conceber. A cifra de 88 bilhões de reais representaria aquilo que foi desviado por corrupção na Petrobras.

Thierry Meyssan: Washington revolta-se contra Obama

Imagem
O gabinete de Barack Obama © SS&SS A crise que o aparelho de Estado norte-americano atravessa ameaça directamente a sobrevida do Império. Isso, agora, simplesmente não é mais a opinião de Thierry Meyssan, mas o facto que faz tremer a classe dirigente em Washington, ao ponto em que o presidente honorário do Council on Foreign Relations (Comité de Relações Exteriores- ndT) reclama a demissão dos principais conselheiros do presidente Obama e a nomeação de uma nova equipe. Este conflito não tem nada a ver com o antagonismo democratas/republicanos, nem mesmo com o outro entre pombas/falcões. Aquilo que está em causa, é o leadership (liderança- nT) nos Estados-Unidos e na Otan.

Medidas do governo não são 'corretivas', rebatem sindicalistas em protesto

Imagem
Para centrais, propostas apresentadas pelo governo prejudicam trabalhadores e causam recessão. Dirigentes voltaram a defender taxação de grandes fortunas. Eles têm reunião com ministros no dia 3 por  Carol Scorce, especial para a RBA SPBANCARIOS Ato na Paulista: centrais vão apresentar medidas alternativas que não prejudiquem trabalhador São Paulo – As medidas anunciadas recentemente pelo governo não são "corretivas", como disse ontem (27) a presidenta Dilma Rousseff na primeira reunião ministerial do ano, mas prejudicam os trabalhadores e podem causar recessão. Em at o unificado, em São Paulo e outras capitais, as centrais sindicais reafirmaram hoje (28) o pedido de revogação das medidas provisórias (MPs) 664 e 665 anunciadas no final do ano, que dificultam o acesso a direitos trabalhistas e previdenciários, como seguro-desemprego, auxílio-doença e abono salarial.

EUA: Wall Street matou os empreendedores

Imagem
28/1/2015,   [*] Yves Smith ,   Naked Capitalism How Wall Street Killed Entrepreneurs Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO O número de novas empresas criadas nos EUA caiu a um ponto tão baixo que perde até para a Hungria. Mas, porque conflita com a imagem amplamente divulgada de autoconfiança dos norte-americanos, é fato ao qual a imprensa-empresa comercial oligopolista absolutamente não dá a atenção que o fato merece. CAINDO FORA DOS NEGÓCIOS A primeira notícia apareceu em  Gallup  semana passada . Aqui a seção chave: Os EUA estão agora, não em 1º, não em 2º, não em 3º lugar,  mas no 12º lugar entre as nações desenvolvidas em termos de novos empreendimentos por ano . Hungria, Dinamarca, Finlândia, Nova Zelândia, Suécia e Itália, dentre outros, têm número maior de novas empresas, em um ano, que os EUA.

Banco acusa funcionária de erro que levou Cerveró para cadeia

Imagem
Bradesco passa informação errada sobre saque atribuído a Cerveró, que, por isso, foi parar na cadeia Banco diz que funcionária se "confundiu" ao informar transação que, Cerveró não fez, ao Coaf O Bradesco encaminhou ofício à Justiça Federal do Paraná alegando ter ocorrido um "erro humano" na informação repassada pelo banco ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sobre um saque de R$ 200 mil em espécie que teria sido feito pelo ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró em uma conta da Destilaria Vale do Paracatu Agroenergia, fornecedora da estatal.

Tsipras começa a desmontar a austeridade

Imagem
Primeiro-ministro diz que “não tem o direito de desiludir os eleitores” e define as prioridades: pôr fim à crise humanitária e abrir as negociações sobre a dívida. Primeiras medidas são o cumprimento das promessas eleitorais. Primeira reunião do governo grego. Foto Left.gr Ao abrir a primeira reunião do novo governo na manhã desta quarta-feira, o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, começou a demolir a política de austeridade que mergulhou o país numa das maiores crises da sua história. “Vamos prosseguir o nosso plano”, assegurou Tsipras, até porque “não temos o direito de desiludir os nossos eleitores”. A sua intenção, esclareceu, é “fazer uma mudança radical na forma como a política e a administração são conduzidas no país”.