Postagens

Mostrando postagens de janeiro 19, 2015

Tsipras: “O veredicto do povo grego significa o fim da troika”

Imagem
No seu discurso de vitória, Alexis Tsipras, líder do Syriza, vencedor das legislativas gregas, afirmou este domingo que “o povo grego escreveu História” e “deixou a austeridade para trás”. O partido anti-austeridade Syriza obteve uma clara vitória nas eleições gerais deste domingo na Grécia com 35,9% dos votos, quando estão contados 50% dos boletins. “É um sinal importante para uma Europa em mudança”, disse Tsipras perante milhares de pessoas que se juntaram na praça em frente da Universidade de Atenas.

O que significa para o mundo a vitória do Syriza

Imagem
por :   Paulo Nogueira Tsipras quer taxar os ricos e punir sonegação A vitória da esquerda na Grécia pode ser uma das duas seguintes alternativas. Apenas isso, uma vitória da esquerda na Grécia. A primeira manifestação de exaustão, no mundo, do receituário conservador para combater a crise econômica. Em breve se saberá qual das duas sentenças prevalecerá. Seja como for, todos os olhos convergem, a partir de agora, para a Grécia, em busca dos desdobramentos da vitória do Syriza e de seu jovem e carismático líder Alexis Tsipras.

O fator Kassab, por Janio de Freitas

Imagem
Jânio de Freitas   O impossível, até aqui   Folha de S. Paulo   O PL articulado por Kassab abre perspectivas de mudanças importantes no funcionamento do Congresso   Já que o impossível acontece, não será tão extraordinário que afinal o faça entre nós. Pois é isso mesmo que se vislumbra, e, talvez como compensação por tanto tempo de mesmismo, o impossível em dose dupla.

Marcio Pochmann: Mercado de trabalho e ajuste fiscal

Imagem
A principal anomalia no atual programa do seguro desemprego, que o faz elevar a quantidade de beneficiários e os gastos totais justamente nos períodos de maiores taxas de emprego formal, é a rotatividade e a informalidade na ocupação. Por Marcio Pochmann*, publicado no Brasil Debate Foto: Agência Brasil   O trabalho no Brasil registra especificidades que o distingue do funcionamento do mercado laboral de outros países, sobretudo o das economias capitalistas avançadas. Como a literatura especializada adotada predominantemente nas escolas de economia do País tem como referência as economias ricas do mundo, não se apresenta fato incomum análises que destoam da real situação interna das relações capital-trabalho. Exemplo disso pode ser identificado no debate atual que decorre da implementação da Medida Provisória 665 do penúltimo dia do ano passado, voltada à redução de parcela dos gastos públicos com a assistência aos desempregados.

Partido anti-Levy vence eleição na Grécia

Imagem
Coalizão da Esquerda Radical ou Syriza deve ter maioria no Congresso. Tsipras: nem que a vaca tussa Nascido como uma coalizão de treze grupos e partidos que inclui maoistas, trotskistas, comunistas, ambientalistas (na Europa, Verde é de esquerda, Bláblá …), social-democratas e populistas de esquerda o Syriza tinha pouca força eleitoral até 2012. Sob a liderança de Alexis Tsipras,  a vitória consagradora  faz da Grécia o primeiro país da União Europeia frontalmente contra as políticas econômicas ortodoxas do FMI e do Banco Central da Alemanha.

Primeiros dados oficiais apontam vitória da esquerda na Grécia

Imagem
Levantamento parcial divulgado pelo Ministério do Interior mostra aliança esquerdista Syriza vitoriosa nas eleições parlamentares da Grécia. O partido conservador governista Nova Democracia chega atrás, em segundo. As primeiras projeções oficiais das eleições parlamentares na Grécia, realizadas neste domingo (25/01), apontam clara vitória da aliança esquerdista Syriza. No entanto, o partido contrário ao programa de austeridade imposto pela União Europeia, poderá não alcançar a maioria absoluta no Parlamento grego por uma pequena diferença.

“Hoje a austeridade começa a ser mandada para o caixote do lixo”

Imagem
Catarina Martins anuncia que enviou uma mensagem a parabenizar Alexis Tsipras e o partido irmão Syriza, da Grécia, e sublinha que os gregos deram uma lição de democracia à Europa, ao escolher a alternativa. Catarina Martins: “Hoje é o princípio do fim da austeridade” Numa declaração na sede nacional do Bloco de Esquerda, onde a militância bloquista se reuniu para acompanhar os resultados das eleições gregas, Catarina Martins recordou que a campanha do Syriza tinha o slogan: “A esperança está a caminho”. Por isso, a mensagem enviada a Alexis Tsipras, em nome do Bloco de Esquerda, disse: “A esperança está aqui. Parabéns. Esta é uma vitória da democracia”.

Últimas notícias da Grécia

Imagem
Projeções às 19h30 apontam para uma grande vitória do Syriza, com uma possível maioria absoluta. Esta é uma das notas breves enviadas pela nossa equipa de reportagem em Atenas. Em atualização. A delegação do Bloco de Esquerda na concentração diante da sede do Syriza. Foto de Catarina Príncipe 19h52 -  Delegação do Bloco de Esquerda é recebida em aplausos na sede de campanha do Syriza, com a palavra de ordem: “Bloco, Syriza, Podemos: Venceremos!” 19h45 -  Projeções atualizadas: Syriza: 36%-38%; Nova Democracia: 28%-26%; To Potami: 7%-6%; Aurora Dourada: 7%-6%; KKE: 6%-5%; Pasok: 5,2%-4,2%

Paulo Nogueira: O que acontece quando Armínio encontra Eliane Catanhêde?

Imagem
Postado em   25 jan 2015 por :   Paulo Nogueira Bons modos são para os outros Qual o resultado da mistura de Armínio Fraga com Eliane Cantanhêde? Bem, o resultado está no Estadão, numa  entrevista . É o apocalipse. O Brasil acabou, para os dois. De um modo geral, quando leio esse tipo de coisa, me pergunto o que pessoas que pensam assim ainda fazem no país.

Você acredita que há racionamento de luz? E de água? Qual você sente?

Imagem
Posted by  eduguim  on 25/01/15 • Categorized as  Opinião do blog A partir de segunda-feira da semana passada, a dita “grande imprensa” brasileira passou a tratar da mesma forma questões que estão longe de se nivelar. Como são questões que afetam diretamente a vida dos brasileiros – sobretudo os de São Paulo e Minas Gerais –, esse noticiário tem se constituído em virtual delinquência ideológica.

Jornalistas são perseguidos no Paraná

Imagem
Por Altamiro Borges O governador Beto Richa, reeleito no Paraná, nunca suportou a liberdade de expressão. Que o diga o blogueiro Esmael Morais, vítima de vários processos do truculento tucano. Mas agora, diante do agravamento da crise no Estado – expresso, inclusive, na disparada dos índices de violência –, ele resolveu perseguir até os jornalistas da mídia tradicional. Nesta quinta-feira (22), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou uma nota em repúdio à prisão de Iverson Vaz, repórter da CNT, e aos ataques do novo secretário de Segurança Pública, Fernando Francischini, ao colunista Celso Nascimento, do jornal Gazeta do Povo. 

Paulo Moreira Leite: OPERAÇÃO ESCANCARADA

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Taxa de sucesso que pode chegar a R$ 20 milhões a delator da Lava Jato só reforça convicção de que Sérgio Moro quer condenações a qualquer preço -- literalmente Poucas notícias sobre a Operação Lava Jato causaram tanta indignação nos meios jurídicos como a revelação de que delator Alberto Yousseff pode voltar para casa com um prêmio de 2% sobre cada centavo que ajudar a localizar em contas secretas no exterior. Isso quer dizer que, se trabalhar direito, Yousseff pode embolsar até R$ 20 milhões, quantia espantosa para um cidadão que, pela letra fria da lei, poderia acumular penas de até 200 anos.

Luis Nassif: Depois do saco de maldades, falta um plano de governo

Imagem
Luis Nassif A campanha eleitoral trouxe um ensinamento para a presidente Dilma Rousseff: a função de um presidente da República é eminentemente política, e não a de gerente. Por política, não se entenda uma função que despreze a gestão, pelo contrário. Cabe à presidente definir o rumo, o papel de cada Ministério, viabilizar politicamente as alianças e mobilizar o país na direção apontada.

Ensaio sobre a cegueira paulista

Imagem
E, de repente, um surto de cegueira acometeu São Paulo. Não se sabe se começou na avenida Higienópolis, na capital, ou se veio do interior. Há quem diga que o primeiro cego perdeu o senso de realidade em Ribeirão Preto. De repente deu de achar que estava na Califórnia. E a epidemia se espalhou silenciosamente pelo estado, por todas as cidades e vilarejos. Por Mauricio Moraes*, no Portal Fórum Ensaio sobre a Cegueira é um romance do escritor português José Saramago, publicado em 1995 e traduzido para diversas línguas. Imagem do filme adaptado com direção do brasileiro Fernando Meirelles. Em 2014, nas eleições para o governo do Estado, a cegueira estava disseminada. Diferentemente do livro de José Saramago, onde uma mancha branca, um “mar de leite”, cegava um a um os habitantes de uma cidade fictícia, em São Paulo os cegos continuavam enxergando. Mas há tempos já se diz que o pior cego é aquele que não quer ver. E eles não viram, ou apenas fizeram cara de paisagem, junto com edito

Por que a Globo escolheu a favela de Paraisópolis como cenário da nova novela

Imagem
por :   Mário Luiz Cortes Paraisópolis Quando o chefe da polícia civil do Rio Hélio Luz chamou Spike Lee de otário, foi deselegante, demonstrou desinformação, faltou com urbanidade e pagou caro pelo que disse. Foi em 1996, durante a gravação de um famoso clip de Michael Jackson produzido pelo diretor negro norte-americano no Morro Dona Marta. Lee confessou ter pagado a traficantes para que a gravação não fosse surpreendida com problemas alheios ao set de filmagens e, para surpresa do xerife Hélio Luz, o número de seguranças contratados pela produtora era maior que o de policiais.

Últimas notícias da Grécia

Imagem
Sondagens às 17h apontam para uma possível maioria absoluta ao Syriza. Esta é uma das notas breves enviadas pela nossa equipa de reportagem em Atenas. Em atualização. 25 de Janeiro, 2015 - 15:47h Concentração diante da sede central de campanha do Syriza. Foto de Catarina Príncipe 17h29 -  Declaração do Syriza: "Esta é uma vitória histórica para o povo grego, que votou esmagadoramente contra a austeridade, o envio de um sinal forte para a Europa, que pode ser um trampolim para a mudança. O SYRIZA compromete-se a um governo de salvação social, para implementar o programa de Salónica e negociar na Europa". (tradução sujeita a correções) 17h -  Sondagem da Universidade da Macedonia para a Skai TV:

ESPECIAL: A alternativa ao atoleiro não é o abismo

Imagem
O propósito desse Especial é mobilizar inteligências e forças que impeçam o desmonte dos laços de coesão social. O torniquete fiscal não é a solução. Saul Leblon A julgar pelo andar da carruagem, há a disposição manifesta de engatar o comboio da nação ao trem descarrilado de uma receita de arrocho, da qual a própria União Europeia tenta agora se livrar, talvez tardiamente.   A tragédia recente em Paris e as eleições gregas deste domingo constituem marcadores históricos desse percurso em direção ao impasse.   No Brasil, o consenso midiático que referenda o abismo como opção ao atoleiro é apenas mais um ingrediente do desatino à solta.

Últimas notícias da Grécia

Imagem
25 de Janeiro, 2015 - 15:47h O Esquerda.net na sede central de campanha do Syriza. Foto de Catarina Príncipe 15h29  – Às 15h da tarde, o Esquerda.net  teve acesso a uma sondagem de fontes confiáveis que aponta para um resultado histórico: 39% para o Syriza, 24% para a Nova Democracia, o que daria a maioria absoluta a um governo liderado por Alexis Tsipras. 14h57  – Já são à volta de 100 pessoas concentradas à frente da sede de campanha do Syriza, de vários países, desde a Austrália ao Brasil. Jornalistas e ativistas de todo o mundo afluem à sede de campanha do Syriza. Foto de Catarina Príncipe 11h36  – Não havendo números oficiais, os delegados do Syriza nas mesas de voto reportam uma afluência às urnas muito grande.

Lava Jato: MP não se interessa por relações de Youssef com PSDB?

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Não fosse o humor negro dos internautas, há muito a política brasileira teria se tornado insuportável. O leitor José Alcy Nobre, por exemplo, fez um comentário engraçado, apesar de sombrio: “Se Youssef abrir o bico e falar de alguém do PSDB irá cumprir sentença na Indonésia.”

EUA: era de ouro da guerra suja

Imagem
Em 2015 já há “missões especiais” de agentes clandestinos dos EUA em 105 países 20/1/2015,  [*]  Nick Turse ,  Tom Dispatch “ The Golden Age of Black Ops - Special Ops Missions Already in 105 Countries in 2015 ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu       POSTADO POR  CASTOR FILHO Já operante na Austrália, Brasil, Canadá, Colômbia, El Salvador, França, Israel, Itália, Jordânia, Quênia, Polônia, Peru, Turquia e Reino Unido, o programa  SOLO   deve ser expandido,   segundo Votel , para 40 países até 2019. V-22 Osprey Na calada da noite, eles mergulham num   V-22 Osprey . Pousam numa região remota de um dos países mais voláteis do planeta, destroem um vilarejo e, em poucas horas, estão envolvidos em tiroteio mortal. Era a segunda vez, em duas semanas, que a elite dos   SEALs    da Marinha dos EUA tentava resgatar o fotojornalista Luke Somers. E foi o segundo fracasso.

Janio: Kassab vai engolir o Cunha ?

Imagem
Cunha faz promessas materiais, mal definidas para a massa de deputados fisiológicos. No artigo deste domingo (25/01), Janio de Freitas diz na Fel-lha (ver no  ABC do C Af ) que o Embaixador Plenipotenciário da Globo Overseas na Câmara, o Eduardo Cunha, é quem faz esse tipo de promessa aí de cima. Cunha já se sentou na cadeira de Presidente da Câmara e começou a governar: por aqui a Ley de Medios não passa !, garantiu ele aos filhos do Roberto Marinho – eles não têm nome próprio.

Marcos Aquino: Pietro Nardini Violin Concerto in G major, Giuliano Carmignola

Imagem
marcos Aquino Pietro Nardini Violin Concerto in G major, Giuliano Carmignola. Pietro Nardini (Livorno, 1722; Florença, 1793). Foi aluno de Tartini, discípulo eminente, notável pela sonoridade na execução de adágios. Foi um compositor do Barroco e do Pré-clássico.

CONVÉM NOTAR AS DIFERENÇAS ENTRE CHINAGLIA E CUNHA

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Disputa pela presidência da Câmara está longe de ser uma guerra entre concorrentes igualmente ruins A maioria dos analistas políticos acostumou o eleitor a enxergar todas as disputas da Câmara de Deputados como uma deprimente troca de favores por votos, um leilão descarado por verbas públicas e provas de prestígio — e mesmo coisa pior. Essa visão costuma embaçar a visão das disputas de Brasília que, muitas vezes, são aquilo que não se consegue enxergar — lutas políticas.

Eduardo Cunha, falsificador?

Imagem
Líder do PMDB na Câmara se diz vítima de grampo forjado, mas já foi processado por usar documentos falsos em defesa contra denúncia de corrupção. por  André Barrocal  - na Carta Capital A pedido do Ministério, a PF abriu um inquérito para investigar o grampo que cita Eduardo Cunha O deputado Eduardo Cunha, líder do PMDB, acredita ter tido seu nome envolvido no esquema do doleiro Alberto Youssef graças a uma armação destinada a impedi-lo de conquistar a Presidência da Câmara em fevereiro. Na terça-feira 20, ele mandou ao Ministério da Justiça cópia de um áudio a indicar uma tentativa de chantagem contra ele e pediu que se investigue a origem do grampo.

Grécia às portas de uma mudança histórica

Imagem
O povo grego será convocado para mudar a história com seu voto, para delinear um espaço de mudança e de esperança para todos os povos da Europa Alexis Tsipras A Grécia está às portas de uma mudança de envergadura histórica. O Syriza já não é apenas uma esperança para a Grécia e para os gregos.   Ele representa também a expectativa de uma mudança de rumos para toda a Europa. Porque, a menos que mude sua política, a Europa não sairá da crise, e a vitória do Syriza nas eleições de 25 de janeiro não fará mais do que fortalecer as forças da mudança. Porque o beco sem saída da Grécia é o beco sem saída da Europa de hoje.

Um guia para as eleições na Grécia

Imagem
São 22 partidos que se apresentam ao voto de 9,8 milhões de eleitores. Sondagens indicam que apenas sete conseguirão os 3% necessários para eleger deputados. Urnas fecham às 19 horas locais. O Parlamento grego  A votação começa às 7 horas da manhã e termina às 19h (17h em Lisboa e 15h no Rio de Janeiro). . Os eleitores são 9,8 milhões, sendo que mais de um terço está concentrado na região metropolitana da Ática, que inclui Atenas.

BBC: Chance de vitória da extrema esquerda na Grécia mantém Europa em alerta

Imagem
Gavin Hewitt Editor de Europa da BBC News Gregos votarão no domingo entre o atual premiê Samaras e Tsipras, do partido de esquerda radical Syriza Quando os gregos votarem no domingo, eles não estarão escolhendo apenas um novo governo: estarão mandando uma mensagem à Europa e seus líderes. Se as pesquisas estiverem corretas, a Grécia está à beira de eleger o primeiro partido anti-austeridade na zona do euro. Se isso acontecer, o futuro da Grécia estará, mais uma vez, incerto.

Personalidade do Ano de O Globo: a lisonja como cooptação

Imagem
Luis Nassif  -  SAB, 24/01/2015 - 20:15 O juiz Sérgio Moro foi eleito “Personalidade de 2014” do jornal O Globo. Quem lhe outorgou título tão eloquente foi um júri extremamente representativo de qualquer coisa. Não propriamente representativo da opinião pública brasileira, também não da opinião pública carioca. Talvez a escolha fosse aprovada pela opinião pública do Leblon, mas não chegou a ser consultada.

Os oligarcas em Davos, com medo do mundo que eles mesmos criaram

Imagem
22/1/2015,  [*] Seumas Milne ,  The Guardian “ The Davos oligarchs are right to fear the world they’ve made ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu      POSTADO POR  CASTOR FILHO Lágrimas de crocodilo sobre a desigualdade são sintomas de que a elite já treme de medo. Mas a mudança só virá se houver incansável pressão social e audácia política. Davos-2015, Fórum Econômico Mundial Os  oligarcas bilionários e empregados  que se reuniram  em Davos  esta semana ( 19 a  23/1/2015) estão preocupados com a desigualdade. Talvez pareça difícil engolir que os senhores supremos de um sistema que gerou a mais profunda ravina econômica que o mundo jamais viu em toda a história, ponham-se agora a garatujar ideias sobre as consequências do que eles mesmos fizeram.

Noam Chomsky: estamos à beira da total auto-destruição?

Imagem
Existem mais processos de longo prazo apontando na direção, talvez não da destruição total, mas ao menos da destruição da capacidade de uma vida decente. Noam Chomsky, Alternet - na Carta Maior O que o futuro trará? Uma postura razoável seria tentar olhar para a espécie humana de fora. Então imagine que você é um extraterrestre observador que está tentando desvendar o que acontece aqui ou, imagine que és um historiador daqui a 100 anos - assumindo que existam historiadores em 100 anos, o que não é óbvio - e você está olhando para o que acontece. Você veria algo impressionante.