Postagens

Mostrando postagens de janeiro 17, 2015

Bandeira de Mello: "Mídia é o mais perigoso inimigo do Brasil"

Imagem
Em entrevista ao programa  Brasilianas.org , na TV Brasil, apresentado por Luis Nassif, o jurista Celso Antônio Bandeira de Mello, afirmou que a mídia é o maior inimigo do Brasil. "Eu considero que o mais perigoso inimigo do Brasil é a mídia brasileira e do jeito que ela é”. Mello defende um mandato de oito anos para os ministros do STF, e não vitalício como é hoje Bandeira de Mello é um dos mais importantes juristas brasileiros, sendo um dos mais expoentes do Direito Administrativo. Foi professor da Faculdade de Direito da PUC, onde mais tarde se tornou vice-reitor, além de ter vários títulos acadêmicos. Na entrevista, Bandeira de Mello enfatiza a necessidade de uma reforma no Poder Judiciário, uma delas é a redução do tempo de permanência no cargo, que segundo ele deveria ser de, no máximo, oito anos. Hoje, o cargo é vitalício. “Uma ministra do Supremo [Tribunal Federal] me disse, não faz muito tempo: ‘tanto nos chamam de excelência que a gente acaba pensando que é mesmo

Paulo Nogueira: Está reaberta a temporada de caça a Dirceu

Imagem
por :   Paulo Nogueira Sempre ele Lembro uma vez em que o atacante Mario Balotelli, então no Manchester City, exibiu sob a camisa de seu clube uma camiseta que dizia o seguinte: “Por que sempre eu?” Balotelli, um dos melhores atacantes do time, era sempre objeto de intensas críticas e futricas, a despeito do grande futebol que jogava. Era como se ele tivesse sido escalado para ser o cara mau.

Por que o governador Geraldo Alckmin foge do racionamento da água como o diabo da cruz

Imagem
publicado em 23 de janeiro de 2015 às 21:18 por  Conceição Lemes - no Viomundo 24 março de 2014.  Em entrevista ao   Viomundo , o engenheiro Júlio Cerqueira César Neto, professor aposentado de Hidráulica e Saneamento da Escola Politécnica da USP, denunciou que  Alckmin e a Sabesp já faziam racionamento de água nas áreas pobres da capital há mais de dois meses e mentiam :

Francischini (SD), ostenta arma na cintura em programa de TV

Imagem
Secretário de Segurança do Paraná ostenta arma na cintura em programa de TV Secretário de Segurança Pública do Paraná, deputado Fernando Francischini (SD), que recebeu verba de indústria de armas em campanha eleitoral, deu entrevista à TV Tribuna com um saliente revólver na cintura Secretário responde questões ao vivo em programa da TV Tribuna portanto arma de fogo por  Helena Sthephanowitz No estilo do velho oeste, o secretário de Segurança Pública do Paraná, deputado Fernando Francischini (SD), deu entrevista à TV Tribuna com um saliente revólver na cintura, dando péssimo exemplo jogando contra campanhas de desarmamento para reduzir crimes violentos e letais nas ruas.

Carta de Cristina Kirchner sobre o caso Nisman

Imagem
Em texto publicado em sua página no Facebook, a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, questiona a hipótese de suicídio na morte do promotor Nisman. Cristina Kirchner - na Carta Maior Íntegra de texto postado por Cristina Kirchner em sua página no Facebook:   “Os espiões que não eram espiões. As perguntas que se transformam em certezas. O suicídio (que estou convencida) não foi suicídio”   "Página 12: 'Quiseram usar Nisman vivo e agora o usarão morto'. Errado: foi usado vivo e depois precisavam dele morto. Triste e terrível assim".

Brasil criou quase 400 mil empregos em 2014

Imagem
Por  Luciano Nascimento  Fonte: Agência Brasil O Brasil registrou 396.993 novas vagas de trabalho com carteira assinada no ano de 2014, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Houve aumento de 1% em relação ao estoque de empregos em dezembro de 2013. No período de 2010 a 2014, o país ganhou 5.277.071 empregos formais.

Nouriel Roubini em Davos: Governo dos EUA opera com “corrupção legalizada”

Imagem
21/1/2015,  DSWright ,  Firedoglake Taken For Granted At Davos That US Government Run On “Legalized Corruption” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Embora possa haver confusão entre alguns nos EUA sobre como opera o sistema político norte-americano, tudo indica que os participantes do Fórum Econômico Mundial que se reúne em Davos, Suíça, já sabem que a política nos EUA feita à base de propinas e corrupção.

Prefeita de Paris vai processar a Fox

Imagem
Anne Hidalgo Por Altamiro Borges A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, decidiu processar a rede de televisão estadunidense Fox News, controlada pelo magnata Rupert Murdoch, por difamação e prejuízos à imagem da capital francesa. Durante a cobertura do atentado à sede do jornal satírico "Charlie Hebdo", que causou 12 mortes, a emissora fez vários comentários sensacionalista, difundindo a ideia de que a cidade virou um palco de confrontos e violências. Um dos jornalistas da Fox News, Nolan Peterson, chegou a comparar Paris às piores zonas de guerra do planeta e exibiu um mapa de regiões da cidade que seriam "vetadas aos mulçumanos". Outros comentaristas da tevê também reforçaram o clima de pânico e histeria.

CONVÉM NOTAR AS DIFERENÇAS ENTRE CHINAGLIA E CUNHA

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Disputa pela presidência da Câmara está longe de ser uma guerra entre concorrentes igualmente ruins A maioria dos analistas políticos acostumou o eleitor a enxergar todas as disputas da Câmara de Deputados como uma deprimente troca de favores por votos, um leilão descarado por verbas públicas e provas de prestígio — e mesmo coisa pior. Essa visão costuma embaçar a visão das disputas de Brasília que, muitas vezes, são aquilo que não se consegue enxergar — lutas políticas.

Perito da Polícia Federal diz que áudio entregue por Cunha foi forjado

Imagem
O feitiço vira contra o feiticeiro. O velho ditado parece cair muito bem para o caso da gravação entregue como “denúncia” pelo candidato a presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Isso porque um perito da Polícia Federal, ouvido pela  Folha de S. Paulo , analisou o áudio e o classificou como armação o que Cunha chama de “alopragem” para envolvê-lo como receptor de propina na Operação Lava Jato. Cunha disse que foi "alopragem", mas o chefe do serviço de análise de áudio e vídeo da Polícia Federal, André Morrison, afirma que é fraude O perito ouvido pelo jornal é  André Morrison, que chefia o serviço de análise de áudio e vídeo da Polícia Federal e preside a Associação Nacional dos Peritos. Segundo ele, o principal indício de que o material é forjado é a falta de naturalidade na fala dos dois homens que conversam sobre Cunha. “A falta de naturalidade na fala é muito acentuada. Parece que estão lendo um texto. Isso é indício de armação”, disse o perito

Luis Nassif: O detestável espírito de linchamento

Imagem
Luis Nassif Sempre detestei o clamor da turba, o efeito-manada, os justiceiros praticantes da lei de Talião. No meu livro "O jornalismo dos anos 90" detalho vinte casos de crimes de imprensa, perpetrados através da exacerbação da opinião pública. Fui o primeiro a investir contra o linchamento da Escola Base, do Bar Bodega, do deputado Alceni Guerra, da CPI dos Precatórios entre outros. Sempre me chocou a ideia de que não importa atingir alguns inocentes, se puder pegar vários culpados.

Morte de promotor argentino ganha ares de romance policial

Imagem
Marcia Carmo De Buenos Aires, para a BBC Brasil A investigação da morte do promotor Alberto Nisman, de 51 anos, na Argentina está ganhando traços similares ao de um romance policial: com pistas a conta-gotas. Uma trama com espiões, guarda-costas, autoridades políticas, portas destrancadas e um misterioso encontro no aeroporto.

Berlim oferece diálogo sobre livre-comércio a Moscou em troca de paz

Imagem
Em Davos, Merkel sugere cooperação econômica e negociação sobre espaço comercial de "Lisboa a Vladivostok" caso russos resolvam conflito ucraniano. Cerca de 300 mil empregos na Alemanha dependem de exportações à Rússia. A Alemanha ofereceu à Rússia um acordo de cooperação econômica e, no futuro, discutir até a criação de uma zona de livre-comércio comum, em troca de uma solução definitiva para o conflito na Ucrânia, segundo informações do jornal diário alemão  Süddeutsche Zeitung (SZ) .

CNI aponta que 69,3% das empresas farão investimentos em 2015

Imagem
O percentual de empresas que pretendem investir em 2015 é de 69,3%, de acordo com levantamento divulgado nesta quinta-feira (22) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O total é 8,8 pontos percentuais inferior aos 78,1% de 2014. Segundo a entidade, trata-se do menor patamar de empresários com intenção de fazer investimentos em um período de cinco anos.   Com relação às razões para não investir em 2015, entre as mais apontadas estão a incerteza econômica (77,4%), reavaliação da demanda (45%), custo do crédito ou financiamento (34,2), aumento inesperado no custo do investimento (33,9%) e dificuldade para obter crédito (25,1%). Entre as empresas que pretendem investir, a maioria, 61,2%, pretende direcionar os recursos para projetos já em andamento. A pesquisa da CNI mostrou que a proporção de empresários que investiram em 2014 foi 71,8%, contra 79,7% em 2013. O ano passado registrou, ainda, planos de investimentos que não foram concretizados. Segundo o levantamento, apenas

A grande empulhação dos colunistas econômicos

Imagem
Grande parte dos colunistas de economia da imprensa comercial brasileira, autodenominada grande imprensa, comete uma fraude contra os cidadãos. Marco Piva (*) Grande parte dos colunistas de economia da imprensa comercial brasileira, autodenominada “grande imprensa”, comete uma fraude contra os cidadãos que acompanham as notícias no dia a dia. Eles têm uma verdadeira obsessão quando tratam de assuntos da sua área: a obsessão de acreditar que falam ou escrevem sem ideologia nenhuma, que seus comentários são isentos, práticos e objetivos, e que só mesmo a cegueira política não é capaz de enxergá-los como grandes pensadores críticos do país. Ora, ter uma visão ideológica e não assumi-la é a pior forma de cinismo e de empulhação. Essa gente não fez nem TCC no ensino médio para saber que qualquer coisa que se diga, se fala desde um lugar, desde uma teoria de interpretação sobre a realidade que se vê. E acreditar nos pilares do liberalismo sem freio, na aposta que a mão invisível

Antonio Lassance: E agora, PT?

Imagem
Por Antonio Lassance - Carta Maior O PT quer saber o que aconteceu para ter gerado tanto ódio contra si, por que passou tantos apuros nas últimas eleições e por que razão muitos dos beneficiados por suas políticas votaram na oposição. Para entender do antipetismo, o partido pretende realizar uma série de debates e discussões chamando aqueles que são seus críticos. "Podemos fazer convites pontuais a jornalistas, economistas, gente da academia, de preferência críticos ao PT, para ajudar nessa reflexão", disse o secretário-geral do PT, Geraldo Magela ("PT chama ajuda externa para tentar mudar", O Estado de S. Paulo, 18/1/2015). Quer dizer que, com o antipetismo em alta e o petismo em baixa, o partido achou por bem pedir a alguém do caminhão que o atropelou para dar marcha à ré e passar novamente por cima? Será, assim, mais fácil anotar a placa? Os debates podem até não dar em nada, mas o secretário-geral do PT pode ter alguma chance de ganhar o Nobel de

Nouriel Roubini em Davos: Governo dos EUA opera com “corrupção legalizada”

Imagem
21/1/2015,  DSWright ,  Firedoglake Taken For Granted At Davos That US Government Run On “Legalized Corruption” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHo Embora possa haver confusão entre alguns nos EUA sobre como opera o sistema político norte-americano, tudo indica que os participantes do Fórum Econômico Mundial que se reúne em Davos, Suíça, já sabem que a política nos EUA feita à base de propinas e corrupção.

Marine Le Pen “legitimada”

Imagem
20/1/2015,  Joseph Kishore  e  Alex Lantier ,  World Socialist Website “ The legitimization of Marine Le Pen ” Traduzido por  mberublue POSTADO POR  CASTOR FILHO A lição básica das experiências dos anos 1930s, é que a luta contra o fascismo deve ser travada e sempre será travada como guerra contra o sistema capitalista e suas representações políticas. Marine Le Pen -  The New York Times A campanha internacional para “legitimar” os políticos fascistóides da Frente Nacional (FN) francesa alcançou um novo estágio nesta segunda-feira (19/1/2015) com a publicação no jornal  The New York Times  de um  artigo assinado pela líder do partido, Marine Le Pen , sobre o tiroteio na sede do jornal satírico  Charlie Hebdo .   [1]

Da geopolítica do petróleo para a do gás

Imagem
Por Imad Fawzi Shueibi A  agressão midiática e militar contra  Síria está diretamente relacionada com a concorrência global pelos recursos energéticos, explica o Professor Imad Shuebi no magistral  artigo que apresentamos hoje. Nesse exato momento em que assistindo ao colapso da zona do euro, e que uma grave crise econômica levou os Estados Unidos a acumular uma dívida superior a 14.940 bilhões de dólares; no  momento em que a influência americana declina em contraste com os  países emergentes  que conformam o BRICS, se faz evidente que a  chave para o exito econômico e o predomínio político reside principalmente no controle da  energia do século XXI:  o gás .

Movimentos imprensam o Levy

Imagem
Stedile e Vagner vão pra rua ! E o PT ? O  Conversa Afiada  reproduz matéria da Carta Capital: ESQUERDA BRASILEIRA SE UNE CONTRA AJUSTE FISCAL E POR REFORMAS POPULARES Por Douglas Belchior Um grupo que reúne as principais organizações políticas de esquerda do Brasil, lideradas por MTST e MST, decidiu se unir em torno de uma Frente pelas Reformas Populares.

Por que na Europa se combate crise com menos arrocho e aqui se faz o contrário?

Imagem
Autor: Fernando Brito O Banco Central Europeu dobrou as resistências da Alemanha – a “China” da Europa – e resolveu injetar dinheiro na economia estagnada do continente, tal como fizeram os EUA no pós-crise. Os mais apressados vão responder à pergunta do título dizendo que, por lá, a austeridade eliminou o déficit públicoe os Estados gastam menos do que arrecadam.

Às vezes você tem que ouvir o premiê da China para entender a economia do Brasil

Imagem
por :   Paulo Nogueira Li Keqiang, premiê chinês É extraordinário. Às vezes você tem que ouvir o premiê da China para entender a economia do Brasil, tamanha a carga de má informação e análise tendenciosa da mídia brasileira. Em Davos, o premiê chinês Li Keqiang definiu falou sobre a desaceleração de seu país. Nos anos do milagre chinês, o crescimento bateu em 14% ao ano.

Chacina e impunidade provocam êxodo no bairro mais violento de SP

Imagem
Liberdade de policiais acusados por morte de sete em de 2013 leva temor ao Campo Limpo Tentáculo financeiro do PCC chega a contas de Estados Unidos e China GIL ALESSI   São Paulo  22 ENE 2015 -  Márcio Behring, 36, do Campo Limpo, cogita deixar o bairro. /  G. A. Aparecida Lima da Silva, 38, leva a filha Emanoele, de quatro anos, no colo enquanto caminha pela avenida Carlos Lacerda, no Campo Limpo, zona Sul de  São Paulo . São 18h30, e Cida, como é conhecida no bairro, acabou de buscar a menina na casa de uma tia que cuida dela durante o dia. Um grupo de policiais conversa na porta de uma loja alguns metros à frente. Ao avistá-los, a criança esconde o rosto no peito da mãe: “Eles são os anjos do mau mamãe! Tenho medo!”

Vitória do Syriza é esperança para toda a Europa, afirma Catarina Martins

Imagem
“Na Grécia, nestas eleições, o que está em disputa é a possibilidade de uma viragem na Europa. É importante para a Grécia, mas é muito importante para Portugal”, afirmou a porta-voz do Bloco de Esquerda em Atenas. Catarina Martins e Marisa Matias nesta quinta-feira em Atenas - Foto de Nuno Veiga/Lusa Catarina Martins defendeu, nesta quinta-feira em Atenas, a importância de uma vitória do Syriza, não só para a Grécia como para toda a Europa.

Sergey Lavrov: “Relações Moscou-Washington estão sob grave tensão”

Imagem
21/1/2015,  Ministro Sergey Lavrov , Ministério de Relações Exteriores, Rússia [1ª. parte -  Discurso] “ Foreign Minister Sergey Lavrov’s address and annual news conference on Russia’s diplomatic performance in 2014, Moscow, 21 January 2015 ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                                      POSTADO POR  CASTOR FILHO Ações cooperativas pela comunidade internacional têm sido prejudicadas por algumas tendências negativas. A mais importante dessas tendências negativas são as diferenças fundamentais entre: (I)  o processo objetivo de descentralização do poder no mundo e o desenvolvimento de uma ordem mundial policêntrica mais democrática, por um lado; e, por outro lado, (II)  as tentativas insistentes, pelo ocidente “histórico”, para preservar a qualquer custo a própria liderança global e reforçar suas abordagens e valores, incluindo o uso da força contra outros participantes das relações internacionais. A situação na Ucrânia é reflexo perfeito

Arlindo Chinaglia soma votos do PSD na peleja com Cunha e Delgado

Imagem
Em tese, restariam em disputa os apoios de 13 dos 28 partidos que passarão a ter representação na Câmara em 1º de fevereiro. Mas as coisas não são bem assim no reino da infidelidade e do voto secreto por  Paulo Donizetti de Souza, da RBA   publicado  22/01/2015 19:56,  última modificação  22/01/2015 20:17 Chinaglia comemorou adesão da legenda de Kassab São Paulo – A adesão do PSD à candidatura do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) acrescenta algum tempero à disputa pela presidência da Câmara. O apoio da legenda do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, eleva a quatro os componentes do bloco de apoio ao petista, que já contava com o PCdoB e o Pros. Somados PSD e PT, as legendas conferem 126 votos a Chinaglia, nas contas do petista.

Técnico do Dieese diz que medidas do governo deixam a economia 'no chão'

Imagem
Medidas que alteram regras de concessão de benefícios sociais, aumentam tributos e reduzem crédito têm 'caráter recessivo' e afetarão o mercado de trabalho Vitor Nuzzi - Rede Brasil Atual São Paulo – No próximo 3 de fevereiro, centrais sindicais e governo voltarão a se reunir para tentar um acordo em relação às medidas provisórias que alteram acesso a benefícios sociais. Até lá, assessores técnicos dos dois lados vão se debruçar sobre os textos. O coordenador de relações sindicais do Dieese, que coordenará o grupo técnico de assessoria das centrais, José Silvestre, acredita que alguns itens poderão ser alterados, mas não tem dúvida sobre a natureza das propostas apresentadas até agora pela nova equipe econômica, que incluem ainda aumento de tributos e redução de crédito, entre outros itens. "A lógica é de colocar a economia no chão", afirma Silvestre.  

Guerra entre PT e PMDB acirra disputa pela presidência da Câmara

Imagem
Há dez dias da votação que irá eleger o novo presidente da Câmara dos Deputados, o acirramento da disputa já atinge níveis inéditos. Najla Passos Brasília  - Há dez dias da votação que irá eleger o novo presidente da Câmara dos Deputados, o acirramento da disputa já atinge níveis inéditos. Em sua função, até as nomeações para os cargos de 2º e 3º escalão do novo governo da presidente Dilma Rousseff estão paralisadas. O mais curioso é que nada disso tem a ver com o ápice da polarização formal entre governo e oposição atingido na última campanha presidencial. Na “Casa do Povo”, a briga pela liderança se dá entre parlamentares do PT e PMDB, os dois principais partidos da base aliada.

Chinaglia: "Seguimos fortes em busca de uma Câmara mais democrática"

Imagem
A campanha para a presidência da Câmara dos Deputados segue em ritmo acelerado. Faltando dez dias para a realização do pleito, que acontece dia 1º de fevereiro, as manifestações públicas de apoio aos candidatos são o termômetro da disputa entre Arlindo Chinaglia (PT-SP), Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Júlio Delgado (PSB-MG). Arlindo Chinaglia (PT-SP) é candidado à Presidência da Câmara dos Deputados “Seguimos mais fortes em busca de uma Câmara mais democrática”, disse Chinaglia em sua página no Twitter ao comentar o apoio oficial da bancada do PSD à sua candidatura, recebido nesta quinta-feira (22). A legenda, formada por 36 deputados, é a quarta bancada a declarar formalmente o apoio ao candidato que, além do PT, já conta com as bancadas do PCdoB e PROS. “Não há unanimidade em nenhum partido, mas já existe sentimento da maioria de formação de um bloco com o PT e o apoio ao Chinaglia”, disse o líder do PSD, Rogério Rosso (DF).

Pepe Escobar: Que jogo joga a Casa de Saud?

Imagem
16/1/2015,  [*] Pepe Escobar ,  RT − Rússia Today , Moscou “ What game is the House of Saud playing? ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu   Extração de petróleo em terra firme A Casa de Saud atravessa tempos de problemas extremos. A arriscadíssima guerra que criaram com o baixo preço do petróleo pode sair pela culatra. A sucessão do rei Abdullah pode virar banho de sangue. E o protetor norte-americano pode estar passando por mudanças nas suas inclinações.

Morre o rei Abdullah da Arábia Saudita

Imagem
Monarca de mais de 90 anos falece em decorrência de uma pneumonia. Sucessor é o seu meio-irmão e príncipe herdeiro, Salman, que já exercia algumas responsabilidades do rei. O rei Abdullah da Arábia Saudita morreu na primeira hora desta sexta-feira (23/01), pelo horário local. Ele foi vítima de uma pneumonia, segundo uma declaração oficial divulgada pela televisão.

O papel do movimento deve ser na defesa dos seus interesses, diz Lula

Imagem
Na manhã desta quarta (21), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conheceu a Escola Nacional Florestan Fernandes, acompanhado do jornalista e ex-ministro da Comunicação, Franklin Martins. Durante a visita, Lula percorreu por todas as instalações da Escola e conversou com militantes do MST sobre o atual cenário político nacional e latinoamericano. Lula visita ENFF e defende atuação dos movimentos sociais no Brasil Para Lula, a atuação dos movimentos sociais “fará a diferença” neste próximo período. Ele defendeu a imprescindibilidade da Reforma Política e a necessidade da unidade da esquerda para o avanço das conquistas para os trabalhadores brasileiros. “O papel do movimento social é não ser subserviente ao governo. Não se pode abrir mão de defender os interesses do movimento que representa”, completou. De acordo com Rosana Fernandes, integrante da Direção Nacional do MST e da coordenação pedagógica da Escola Nacional Florestan Fernandes, a visita de Lula, na condição de ami