Postagens

Mostrando postagens de janeiro 16, 2015

Vitória do Syriza é esperança para toda a Europa, afirma Catarina Martins

Imagem
“Na Grécia, nestas eleições, o que está em disputa é a possibilidade de uma viragem na Europa. É importante para a Grécia, mas é muito importante para Portugal”, afirmou a porta-voz do Bloco de Esquerda em Atenas. Catarina Martins e Marisa Matias nesta quinta-feira em Atenas - Foto de Nuno Veiga/Lusa Catarina Martins defendeu, nesta quinta-feira em Atenas, a importância de uma vitória do Syriza, não só para a Grécia como para toda a Europa.

Sergey Lavrov: “Relações Moscou-Washington estão sob grave tensão”

Imagem
21/1/2015,  Ministro Sergey Lavrov , Ministério de Relações Exteriores, Rússia [1ª. parte -  Discurso] “ Foreign Minister Sergey Lavrov’s address and annual news conference on Russia’s diplomatic performance in 2014, Moscow, 21 January 2015 ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                                      POSTADO POR  CASTOR FILHO Ações cooperativas pela comunidade internacional têm sido prejudicadas por algumas tendências negativas. A mais importante dessas tendências negativas são as diferenças fundamentais entre: (I)  o processo objetivo de descentralização do poder no mundo e o desenvolvimento de uma ordem mundial policêntrica mais democrática, por um lado; e, por outro lado, (II)  as tentativas insistentes, pelo ocidente “histórico”, para preservar a qualquer custo a própria liderança global e reforçar suas abordagens e valores, incluindo o uso da força contra outros participantes das relações internacionais. A situação na Ucrânia é reflexo perfeito

Arlindo Chinaglia soma votos do PSD na peleja com Cunha e Delgado

Imagem
Em tese, restariam em disputa os apoios de 13 dos 28 partidos que passarão a ter representação na Câmara em 1º de fevereiro. Mas as coisas não são bem assim no reino da infidelidade e do voto secreto por  Paulo Donizetti de Souza, da RBA   publicado  22/01/2015 19:56,  última modificação  22/01/2015 20:17 Chinaglia comemorou adesão da legenda de Kassab São Paulo – A adesão do PSD à candidatura do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) acrescenta algum tempero à disputa pela presidência da Câmara. O apoio da legenda do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, eleva a quatro os componentes do bloco de apoio ao petista, que já contava com o PCdoB e o Pros. Somados PSD e PT, as legendas conferem 126 votos a Chinaglia, nas contas do petista.

Técnico do Dieese diz que medidas do governo deixam a economia 'no chão'

Imagem
Medidas que alteram regras de concessão de benefícios sociais, aumentam tributos e reduzem crédito têm 'caráter recessivo' e afetarão o mercado de trabalho Vitor Nuzzi - Rede Brasil Atual São Paulo – No próximo 3 de fevereiro, centrais sindicais e governo voltarão a se reunir para tentar um acordo em relação às medidas provisórias que alteram acesso a benefícios sociais. Até lá, assessores técnicos dos dois lados vão se debruçar sobre os textos. O coordenador de relações sindicais do Dieese, que coordenará o grupo técnico de assessoria das centrais, José Silvestre, acredita que alguns itens poderão ser alterados, mas não tem dúvida sobre a natureza das propostas apresentadas até agora pela nova equipe econômica, que incluem ainda aumento de tributos e redução de crédito, entre outros itens. "A lógica é de colocar a economia no chão", afirma Silvestre.  

Guerra entre PT e PMDB acirra disputa pela presidência da Câmara

Imagem
Há dez dias da votação que irá eleger o novo presidente da Câmara dos Deputados, o acirramento da disputa já atinge níveis inéditos. Najla Passos Brasília  - Há dez dias da votação que irá eleger o novo presidente da Câmara dos Deputados, o acirramento da disputa já atinge níveis inéditos. Em sua função, até as nomeações para os cargos de 2º e 3º escalão do novo governo da presidente Dilma Rousseff estão paralisadas. O mais curioso é que nada disso tem a ver com o ápice da polarização formal entre governo e oposição atingido na última campanha presidencial. Na “Casa do Povo”, a briga pela liderança se dá entre parlamentares do PT e PMDB, os dois principais partidos da base aliada.

Chinaglia: "Seguimos fortes em busca de uma Câmara mais democrática"

Imagem
A campanha para a presidência da Câmara dos Deputados segue em ritmo acelerado. Faltando dez dias para a realização do pleito, que acontece dia 1º de fevereiro, as manifestações públicas de apoio aos candidatos são o termômetro da disputa entre Arlindo Chinaglia (PT-SP), Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Júlio Delgado (PSB-MG). Arlindo Chinaglia (PT-SP) é candidado à Presidência da Câmara dos Deputados “Seguimos mais fortes em busca de uma Câmara mais democrática”, disse Chinaglia em sua página no Twitter ao comentar o apoio oficial da bancada do PSD à sua candidatura, recebido nesta quinta-feira (22). A legenda, formada por 36 deputados, é a quarta bancada a declarar formalmente o apoio ao candidato que, além do PT, já conta com as bancadas do PCdoB e PROS. “Não há unanimidade em nenhum partido, mas já existe sentimento da maioria de formação de um bloco com o PT e o apoio ao Chinaglia”, disse o líder do PSD, Rogério Rosso (DF).

Pepe Escobar: Que jogo joga a Casa de Saud?

Imagem
16/1/2015,  [*] Pepe Escobar ,  RT − Rússia Today , Moscou “ What game is the House of Saud playing? ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu   Extração de petróleo em terra firme A Casa de Saud atravessa tempos de problemas extremos. A arriscadíssima guerra que criaram com o baixo preço do petróleo pode sair pela culatra. A sucessão do rei Abdullah pode virar banho de sangue. E o protetor norte-americano pode estar passando por mudanças nas suas inclinações.

Morre o rei Abdullah da Arábia Saudita

Imagem
Monarca de mais de 90 anos falece em decorrência de uma pneumonia. Sucessor é o seu meio-irmão e príncipe herdeiro, Salman, que já exercia algumas responsabilidades do rei. O rei Abdullah da Arábia Saudita morreu na primeira hora desta sexta-feira (23/01), pelo horário local. Ele foi vítima de uma pneumonia, segundo uma declaração oficial divulgada pela televisão.

O papel do movimento deve ser na defesa dos seus interesses, diz Lula

Imagem
Na manhã desta quarta (21), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conheceu a Escola Nacional Florestan Fernandes, acompanhado do jornalista e ex-ministro da Comunicação, Franklin Martins. Durante a visita, Lula percorreu por todas as instalações da Escola e conversou com militantes do MST sobre o atual cenário político nacional e latinoamericano. Lula visita ENFF e defende atuação dos movimentos sociais no Brasil Para Lula, a atuação dos movimentos sociais “fará a diferença” neste próximo período. Ele defendeu a imprescindibilidade da Reforma Política e a necessidade da unidade da esquerda para o avanço das conquistas para os trabalhadores brasileiros. “O papel do movimento social é não ser subserviente ao governo. Não se pode abrir mão de defender os interesses do movimento que representa”, completou. De acordo com Rosana Fernandes, integrante da Direção Nacional do MST e da coordenação pedagógica da Escola Nacional Florestan Fernandes, a visita de Lula, na condição de ami

O que sai no jornal ou “o racionamento dos fatos”

Imagem
Autor: Fernando Brito Uma amiga me conta que a mãe telefonou para saber como ela tinha ficado “durante o apagão”. - Mãe, aqui não teve apagão! - Mas como, minha filha, deu no jornal! - Mas não teve. E aí, teve? - Não. aqui não faltou luz, nem lá na sua tia fulana que falou comigo agora, lá de Florianópolis. – Pra você, mãe, aprender a não  acreditar em tudo o que sai no jornal…

Espionagem na Alemanha, neo-república-de-bananas

Imagem
21/1/2015,  [*] Vladimir Platov ,  New Eastern Outlook “ Spying in the German Banana Republic ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO Angela Merkel espionada... Espião alemão empregado da  Bundesnachrichtendienst ,  BND  [Serviço Federal Alemão de Inteligência] foi preso em Berlim no início de julho de 2014. Foi acusado de ter entregue documentos secretos a serviços estrangeiros, a saber, à  CIA -EUA. Poucos dias depois foi noticiado que as agências alemãs estavam à caça de mais um espião norte-americano que estava roubando informações do Ministério alemão da Defesa.

Atentado contra Charlie Hebdo: apagamento político e “jornalístico” de causas, consequências e circunstâncias

Imagem
11/1/2015,  Saïd Bouamama ,  Le blog de Saïd Bouamama “ L’attentat contre Charlie Hebdo: l’occultation politique et mediatique des causes, des consequences et des enjeux ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO «O ventre que pariu a besta imunda continua fecundo» Bertolt Brecht, 1941 [*] O atentado conta o semanário satírico  Charlie Hebdo  marcará nossa história contemporânea. Resta saber em que direção e com que consequências. No contexto atual de “guerra (por procuração) contra o terrorismo” e de racismo e islamofobia de Estado, os artífices daquela cena, conscientemente ou não   [1]   aceleraram um processo de estigmatização e isolamento do componente muçulmano, real ou suposto, das classes populares.

O escândalo da importação de energia é de 0,12% do que o Brasil gasta!

Imagem
Autor: Fernando Brito A imprensa, com estardalhaço, anuncia que o Brasil está importando energia da Argentina e Paraguai. Está. Exatos 90 megawatt, ontem. O equivalente a estrondosos 0,12% dos 73.780 MW consumidos ontem no país.

Grécia às portas de uma mudança histórica

Imagem
O povo grego será convocado para mudar a história com seu voto, para delinear um espaço de mudança e de esperança para todos os povos da Europa. Alexis Tsipras A Grécia está às portas de uma mudança de envergadura histórica. O Syriza já não é apenas uma esperança para a Grécia e para os gregos.   Ele representa também a expectativa de uma mudança de rumos para toda a Europa. Porque, a menos que mude sua política, a Europa não sairá da crise, e a vitória do Syriza nas eleições de 25 de janeiro não fará mais do que fortalecer as forças da mudança. Porque o beco sem saída da Grécia é o beco sem saída da Europa de hoje.

Uma resposta ao banco português que alertou clientes sobre o risco Syriza

Imagem
Num email dirigido aos seus clientes, o banco BPI, de Portugal, disse que as eleições gregas, no próximo domino, estão assombrando os mercados acionistas. Esquerda.net (*) Num email dirigido aos seus clientes, o banco BPI, de Portugal, disse que as eleições gregas estão a assombrar os mercados acionistas e alertou para o "risco de uma vitória do Syriza. O fato lembra o gesto do banco Santander no recente processo eleitoral brasileiro. O Santander enviou, em julho de 2014, aos seus clientes de alta renda um texto afirmando que o eventual sucesso eleitoral da presidente Dilma Rousseff iria deteriorar a economia brasileira. Leia abaixo a resposta da porta-voz do Bloco de Esquerda, de Portugal, ao presidente do BPI (Nota da Redação)

Marina Cardoso: O fracasso do Programa Nacional de Banda Larga

Imagem
Análise do Senado mostra que metas de conexão estabelecidas para 2014 estão muito longe de serem alcançadas. Mais de 38 milhões de famílias vivem um hiato digital por Intervozes —  publicado  22/01/2015                                                                     na Carta Capital                                                                                                                                 Marcelo Camargo / Agência Brasil Rapaz usa a internet durante a Campus Party 2014, em São Paulo. A banda larga no Brasil está muito distante das necessidades do País, e das promessas do governo Por Marina Cardoso* Foi-se o final de ano, o novo-velho governo tomou posse, nomeou ministros e mostrou a que veio. Pois bem. Agora, nesse começo de janeiro, antes de seguirmos em frente, é recomendável parar um minuto para refletir sobre os resultados do Programa Nacional de Banda larga (PNBL), instituído em 2010 pelo Decreto 7.175, cujas metas deveriam ter sido alcançada

Evo: na Bolívia não mandam os Chicago Boys

Imagem
Chicago Boys são os Neolibêles do FHC Evo foi reeleito e tomou posse nesta quinta-feira (22)   No   Valor : “NA BOLÍVIA, NÃO MANDAM OS CHICAGO BOYS”, DIZ EVO MORALES EM POSSE LA PAZ – O presidente da Bolívia, Evo Morales, voltou a rechaçar, nesta quinta-feira, a política econômica neoliberal em seu discurso de posse. “Na Bolívia, não mandam os Chicago boys, mas sim os Chuquiago boys”, disse, após relatar longamente os avanços econômicos e sociais do país. “Aqui, mandam os índios”.

A cerveja e a democracia

Imagem
Por  Miguel do Rosário , postado em janeiro 22nd, 2015 | 4 comentários Nunca um país dependeu tanto de um produto como o Brasil dependerá, neste duro ano de 2015, da cerveja. Calor insuportável, falta d’água, aumento de impostos e juros, mídia mais histérica que nunca, obras de infra-estrutura perdendo ritmo, Petrobrás sob fortíssimo ataque especulativo, governo calado, presidenta calada, comunicação pública desastrosa. Terrorismo político, econômico, midiático e governamental, 24 horas por dia! Não fosse a cerveja, a turma que se arrisca a pensar um pouco sobre a política brasileira, já teria saltado do barco há tempos. Governo e mídia parecem ter se irmanado num dueto sadomasoquista para torturar os brasileiros.

As digitais de Serra nos malfeitos da Sabesp e na crise da falta de água em SP

Imagem
por :   Kiko Nogueira Ele Há um personagem tentando sair de fininho, como a Pantera Cor de Rosa quando escapa na ponta dos pés, da mixórdia da Sabesp e da crise da falta de água em São Paulo. Trata-se de José Serra. Em 2009, quando ele era governador, um alerta foi disparado. O relatório final do Plano da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê registrava que o Sistema Cantareira apresentava altas garantias de atendimento, mas tinha “déficits de grande magnitude”. Havia uma série de recomendações. Não saberemos se a Sabesp seguiu qualquer uma delas. Provavelmente, não.

Evo completa nove anos na presidência e assume pela 3ª vez na Bolívia

Imagem
Com o punho esquerdo erguido e a mão direita no peito Evo Morales fez o juramento de posse do seu terceiro mandato à frente do governo na Bolívia, nesta quinta-feira (21). Ele recebeu a faixa presidencial das mãos de seu vice, Álvaro Garcia Lineira, em um ato protocolar, que contou com a presença de chefes de Estado internacionais. La Razón Evo Morales recebe a faixa presidencial das mãos de Álvaro García Linera, vice-presidente da Bolívia. Segundo informações publicadas pela Prensa Latina , desde as primeiras horas da manhã, milhares de pessoas se abarrotaram na Plaza Murillo, região central de La Paz, para acompanhar o primeiro pronunciamento do presidente reeleito. Morales foi aplaudido por todos ao sair do Palácio do Governo em direção à Assembleia Legislativa, onde foi empossado oficialmente. Em sua fala, Morales recordou quando foi expulso do Congresso, em 2002, e disse estar muito feliz por poder voltar e assumir pela terceira vez a presidência, completando nove anos à fr

Discurso “State Of The Union” (SOTU): Ritual anual monarquista, para aclamar a hipocrisia dos EUA

Imagem
21/1/2015,  [*]  Moon of Alabama “ SOTU: An Annual Monarchist Ritual To Acclaim U.S. Hypocrisy ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Obama durante o discurso SOTU (20/1/2015) Do discurso de Obama  State of the Union  ( via Micah Zenko ), ontem: ... nos reservamos o direito de agir unilateralmente, como temos feito incansavelmente desde que assumi o governo. ... ao mesmo tempo em que cuidamos para que outras nações joguem pelas regras... Os dois trechos acima foram, ambos, saudados por aplausos.

Tucano corre risco de ser expulso do partido por ter apoiado Dilma

Imagem
Gabriel Maranhão dirige Rio Grande da Serra, no ABC Paulista, e desde o início do mandato tem nutrido gratidão pelo governo federal por ajuda recebida para obras de infraestrutura por  Renan Truffi, da CartaCapital   publicado  22/01/2015 13:31,  última modificação  22/01/2015 13:51 JOSÉ CRUZ / ABR Gabriel Maranhão (à dir.) com os tucanos Alckmin e o deputado estadual Orlando Morando: crise de identidade São Paulo – Gabriel Maranhão nunca havia votado no PT na vida. Prefeito de Rio Grande da Serra, ele ingressou na vida pública apenas em 2005, quando se filiou ao PSDB por influência do ex-prefeito Adler Kiko, a quem servia como secretário de Obras. Desde que começou o mandato à frente do município do Grande ABCD, Maranhão tem, no entanto, nutrido um sentimento de gratidão pelo governo federal, por conta da ajuda recebida para obras de infraestrutura. Mais do que isso. A parceria levou o prefeito tucano a votar na presidenta Dilma Rousseff, em 2014, contra o senador Aé

A marcha da insensatez da mídia com Eduardo Cunha

Imagem
QUI, 22/01/2015 - 06:00 ATUALIZADO EM 22/01/2015 - 09:39 Luis Nassif O ano não promete ser fácil. Na política econômica, o pacote de maldades do Ministro da Fazenda Joaquim Levy impactará a atividade econômica e o emprego. O realinhamento de tarifas afetará os preços. Quando vier para valer, a falta de água em São Paulo, criará um clima insuportável. A Lava Jato manterá elevada a temperatura política e afetará a produção industrial e as obras de infraestrutura.

Chomsky: drones dos EUA são” campanha terrorista mais extrema dos tempos modernos”

Imagem
Foto: RIA Novosti/Galina Azule Por Christopher Lewis Na sequência dos ataques realizados em Paris contra o Charlie Hebdo, o “pai da linguística moderna” e comentador político Noam Chomsky  criticou a hipocrisia ocidental  apresentando a ideia de que existem dois tipos de terrorismo: “o deles e o nosso”. Em um artigo de opinião publicado pela CNN, Chomsky debate o atentado terrorista ocorrido na capital francesa e os milhões que se manifestaram nos dias seguintes empunhando o slogan “Je suis Charlie” (Eu sou Charlie).

FALTA ENERGIA E FALTA DE VERGONHA

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Não dá para falar no perigo da falta de energia sem debater quem fez campanha permanente contra hidroelétricas É inacreditável. Os cortes de energia ocorridos nos últimos dias têm sido usados por economistas e observadores ligados à oposição para sua revanche diante dos benefícios obtidos pela população mais pobre nos últimos anos e tentar desgastar o governo.

Cristina Kirchner acredita que morte de procurador não foi suicídio

Imagem
Por  Portal EBC* A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, afirmou nesta quinta-feira (21) que "está convencida de que não foi suicídio" a causa de  morte do procurador Alberto Nisman encontrado sem vida em sua casa no último domingo (18). "A denúncia do procurador Nisman nunca foi em si mesma a verdadeira operação contra o governo.

Golpe final na soberania do País

Imagem
[*] Adriano Benayon  - 20.01.2015 Texto enviado pelo autor Ilustrações:  redecastorphoto POSTADO POR  CASTOR FILH 1.   Não é hipérbole dizer que o Brasil – consciente disto, ou não – vive momento decisivo de sua História. Se não quiser sucumbir, em definitivo, à condição de subdesenvolvido e (mal) colonizado, o povo brasileiro terá de desarmar a trama, o golpe em que está sendo envolvido. 2.   Essa trama - que visa a aplicar o golpe de misericórdia em qualquer veleidade de autonomia nacional, no campo industrial, no tecnológico e no militar – é perpetrada, como foram as anteriores intervenções, armadas ou não, pelas oligarquias financeiras transnacionais e instrumentalizada por seus representantes locais e pelo oligopólio mediático, como sempre utilizando hipocritamente o pretexto de combater a corrupção.

Alemanha, França, Rússia e Ucrânia debatem crise ucraniana

Imagem
Os chanceleres alemão, francês, russo e ucraniano se reuniram, nesta quarta-feira (21), em Berlin, na Alemanha, para discutir os meios para solucionar a crise ucraniana, com base no Acordo de Minsk. Eles reiteraram a importância do referido acordo e apelaram para que as partes do conflito no leste da Ucrânia retirem imediatamente as armas pesadas. Cidadãos de Donetsk levantam barreira contra exército de Kiev. Segundo a declaração divulgada após o encontro, a região de Donbass está sofrendo conflitos cada vez mais graves, havendo grande preocupação devido à situação. Eles reiteraram ainda, a importância do Acordo de Minsk, destacando que só com a implementação completa deste acordo haverá a possibilidade de realização do encontro dos líderes dos quatro países, que deverá ter lugar em Astana, capital do Cazaquistão. Os membros de governo apelaram ainda para que as diversas partes do Acordo de Minsk realizem o encontro nos próximos dias, para colocar em prática o cessar-fogo e a re

Saul Leblon: A recessão vai 'curar' o Brasil?

Imagem
A elevação da Selic em mais meio ponto custará outros R$ 6 bilhões em juros . É um exemplo do remédio para consertar a perna da girafa que quebra seu pescoço por: Saul Leblon   O segundo governo Dilma começou  há 21 dias. Há vinte, ele se dedica integralmente  ao propósito de convencer os mercados (financeiros) e o setor produtivo de que o Brasil tem futuro. Dito assim parece  trivial. O Brasil enfrenta desequilíbrios intrínsecos à luta pelo desenvolvimento sob a hegemonia do capital financeiro globalizado. Mas o faz do alto da quinta maior extensão territorial do planeta. Praticamente todo o seu território é habitável, nele vivem mais de 200 milhões de pessoas; a economia formal inclui  90 milhões de assalariados;  a renda per capita vinha crescendo  acima de 2% ao ano, em média; desse conjunto brotou um mercado de consumo de massa  que abrange 53% da população.