Postagens

Mostrando postagens de janeiro 14, 2015

Show em Paris: mais um ato na Guerra Global ao Terror

Imagem
11/1/2015,  [*]  Wayne Madsen ,  Strategic Culture “ The Curtain Rises on Another Act in the Continual Global War on Terror Play ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Os ataques, em Paris, contra a redação e os jornalistas do semanário satírico  Charlie Hebdo  e num supermercado  kosher  (vídeos acima)   conseguiram, mais uma vez, afastar convenientemente a atenção do mundo para bem longe do torvelinho econômico em que gira a União Europeia e a extrema impopularidade de seus principais líderes nessa infindável “guerra global ao terror”.

Tsipras: “O dia 25 de janeiro será um dia histórico. E não apenas para a Grécia”

Imagem
O líder do Syriza acusou a Nova Democracia de promover um esforço derradeiro para criar alarmismo e terror. “O nosso programa político não vai ser anulado por qualquer aliança ou acordo pós eleitoral”, garantiu Alexis Tsipras esta terça-feira durante um comício em Thessaloniki. Foto retirada do facebook de Alexis Tsipras. ESQUERDA.NET 21 de Janeiro, 2015 - 00:40h “Este é o tempo em que a esperança na Grécia vencerá o medo”, avançou o líder do Syriza, acrescentando que “é tempo de vencer a Idade Média e o obscurantismo”. Sublinhando que, na segunda-feira, começa uma nova época para a democracia e a liberdade na Grécia, Alexis Tsipras defendeu ainda que é tempo de o povo dar ao seu país uma nova força para se “erguer após cinco anos de destruição”.

Je suis Globo: e se os brasileiros se revoltassem com a deportação da equipe da emissora?

Imagem
por :   Paulo Nogueira Amados Raras vezes se viu tamanha comoção nacional. A deportação da equipe da Globo na Indonésia mostrou o quanto os brasileiros amam a empresa da família Marinho. Inspirados  no movimento que galvanizou o mundo depois do massacre dos cartunistas do Charlie Hebdo, brasileiros em copiosas cidades do país saíram às ruas para protestar contra o governo indonésio. Cartazes uniram o país num só brado indignado: “Je suis Globo”.

Cunha lança a “Operação Me Lavem, a Jato”

Imagem
Autor: Fernando Brito O deputado Eduardo Cunha  anunciou que um áudio “grampeado” estaria sendo preparado para incriminá-lo nos casos de corrupção da turma do Paulo Roberto Cunha e Alberto Yousseff . Diz ele que preparado dentro da Polícia Federal. Quem o escutar verá que tem toda a pinta de armação, mesmo, pois os personagens falam de forma inverossímil. De qualquer forma, será fácil identificar a origem, tanto da gravação quanto das vozes que ela registra, se o deputado informar quem lhe passou a “muamba” policial. Se a der.

Suplicy quer ouvir todos os segmentos na Secretaria de Direitos Humanos

Imagem
Patricia Faermann O ex-senador confirmou, ao GGN, que seu nome é um indicativo para fortalecer a imagem do prefeito no nicho conservador paulistano Jornal GGN -  O ex-senador e novo cotado para a Secretaria de Direitos Humanos da prefeitura de São Paulo, Eduardo Suplicy (PT) disse, em entrevista ao GGN, que tentará atender a todos os setores na sua nova gestão na pasta.

Cantareira pode secar em quatro meses e milhares podem ficar sem água

Imagem
Projeções do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) revelam que, caso as chuvas na região do Sistema Cantareira continuem até 50% abaixo da média e a captação se mantenha nos níveis atuais, esse manancial poderá secar daqui a quatro meses, no início de junho. Foto-montagem Alckmin continua a afirmar que não há racionamento de água, população sofre com a crise hídrica.  O centro, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, traçou modelos baseados em diferentes cenários de precipitação e captação. Para a projeção, foi analisada a rede de 33 pluviômetros automáticos instalados nas bacias de captação do Cantareira, em Jacareí, Cachoeirinha e Atibainha. De acordo com Adriana Cuartas, hidróloga e pesquisadora do Cemaden, foram traçados cinco panoramas levando em conta as possíveis incidências de chuva. Os pesquisadores compararam os resultados com a série histórica de precipitações, desde 2004, disponibilizada pela Companhia de Saneam

Argentina: Presidenta comenta morte de promotor e fala de atentado

Imagem
O governo argentino anunciou que vai autorizar a abertura dos documentos secretos do caso da Associação Mutual Israelense Argentina (Amia), onde um atentado a bomba matou 85 pessoas e deixou cerca de 300 feridos em 1994. A ordem partiu da própria presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, e foi anunciada na tarde desta segunda-feira (19), horas depois de o promotor da causa, Alberto Nisman, ser encontrado morto em seu apartamento no bairro portenho de Puerto Madero. Reprodução Facebook Cristina Kirchner, presidenta da Argentina. O promotor havia denunciado a presidente Cristina Kirchner, o chanceler Héctor Timerman e o deputado Andrés Larroque. Segundo Nisman, os acusados teriam encoberto responsabilidades para facilitar um acordo de entendimento com o Irã, país de onde provém parte dos acusados pelo atentado à Amia. No último dia 16 de janeiro, o chefe de Gabinete da Argentina, afirmou que tal denuncia tinha como objetivo “desestabilizar" o governo. Segundo Jorge Capitan

Irã confirma morte de general em ataque de Israel à Síria

Imagem
Tropas israelenses patrulham a cidade de Katzrin, nas Colinas do Golã.  REUTERS/Baz Ratner O Irã confirmou nesta segunda-feira (19) a morte de um general dos Guardiães da Revolução, o exército de elite do regime, durante um ataque aéreo realizado no domingo contra uma província síria nas proximidades das Colinas do Golã. O bombardeio deixou outros seis mortos, todos eles membros do Hezbollah libanês. Em um comunicado publicado no site Sepahnews, os Guardiães da Revolução confirmaram a morte do general “durante ataques de helicóptero do regime sionista visando a região de Kouneitra”. “Este general corajoso e membros do Hezbollah foram mortos como mártires”, acrescentou a nota, que não menciona outros iranianos mortos na operação.

A ordem é preservar Alckmin e criminalizar a população

Imagem
Alckmin “inaugurando” o volume morto. Foto: Assessoria de imprensa do Governo do Estado de São Paulo CRISE HÍDRICA O apagão de São Paulo por Luciano Martins Costa,  no Observatório da Imprensa A gestão da comunicação em torno da crise de abastecimento de água na região metropolitana de São Paulo está sendo feita por um gabinete junto ao governador Geraldo Alckmin. A equipe de assessores da Sabesp ficou encarregada apenas de ações defensivas e pontuais, como o encaminhamento de declarações e dados para os consumidores e para jornais e emissoras cujo noticiário se desvia eventualmente do padrão estabelecido por praticamente toda a imprensa: a prioridade é preservar o governo paulista e criminalizar os cidadãos que ainda não aderiram ao racionamento dissimulado.

Como o Netflix conquistou Thiago e, aos poucos, com a Amazon, vai matar a Globo

Imagem
publicado em 20 de janeiro de 2015 às 19:13 Os filhos do Marinho vamos pegar de surpresa… por Luiz Carlos Azenha, de Nova York Antes desta minha mais recente viagem encontrei Thiago, que estava animado com sua nova conquista: uma TV que conecta na internet. Ele comprou o aparelho no Black Friday, por menos de mil reais.

PHA: Quantos crimes há na fita do Cunha?

Imagem
A denuncia derruba o Cunha ou derruba o Ministro da Justiça (sic), o zé O deputado Eduardo Cunha acusa a Polícia Federal – e o Governo Dilma, portanto – de forjar uma gravação para implicá-lo na Lava Jato. E detonar sua candidatura a Presidência da Câmara, como  explica o Janio de Freitas. A história se resume assim, segundo a  Fel-lha : Cunha recebeu a informação de que integrantes da cúpula da Polícia Federal teriam forjado, a mando do governo, uma suposta gravação de um diálogo com o objetivo de incriminá-lo .

Emir Sader: A crítica crítica (crítica, crítica, crítica)

Imagem
A crítica profunda da realidade só pode desembocar em projetos de transformação profunda da realidade, se não quiser permanecer sempre como crítica crítica.   por Emir Sader  (*) Publicado originalmente no  Blog da Boitempo . “A teoria, quando penetra nas massas, se torna força material.” (Marx) O intelectual olha a teoria, a encontra magnífica (de fato, varias delas o são), olha para a realidade, a encontra muito menos coerente e atraente, e fica com a teoria, dando as costas para a realidade. Essa é a postura espontânea dos intelectuais, cuja prática está vinculada a atividades acadêmicas, desvinculadas da prática política. A  postura normal de um intelectual é a de interpelar a realidade a partir da teoria, perguntando-se por que a realidade não obedece os cânones da teoria, sendo sempre um desvio em relação a esses cânones. Nada melhor então que o refúgio da teoria, das teorias sobre as teorias, da crítica crítica.

“Apaguinho” foi, sim, defeito. Mas a crise da água é um monstro que não se pode esconder

Imagem
Autor: Fernando Brito É mais que imbecil, é primariamente idiota o enfoque dado por parte da mídia ao “apaguinho” sentido ontem em diversas regiões do país. “ Operador mandou cortar luz em regiões do país; motivo foi maior consumo “, publica o UOL. Qualquer um que estivesse no Rio ou em São Paulo é capaz de imaginar o aumento de consumo. Atrasei este post até ter dados do aumento de consumo no Sudeste transformado em fornalha: foi o maior consumo da história no Sudeste e no Nordeste.

Bancos suíço e português na mira da Lava Jato

Imagem
Em busca do dinheiro desviado, a força-tarefa investiga instituições estrangeiras utilizadas para abertura de empresas offshore por  Fabio Serapião  —  publicado  20/01/2015  na Carta Capital Os investigadores encontraram as portas para o submundo das finanças O ano nem bem começou e as caras bancas advocatícias atuantes nos processos relacionados à Lava Jato mostram-se dispostas a espalhar nos meios de comunicação notícias sobre como pretendem evitar que a investigação continue a fazer estragos na classe política e na nata do empresariado brasileiro. Mais do que testar a recepção de suas teses de defesa entre integrantes das cortes judiciárias, os advogados visam com a publicidade articular uma defesa única capaz de pôr fim ao trabalho dos procuradores, delegados e do juiz Sergio Moro. O objetivo principal é evitar que o mapeamento do caminho percorrido pelo dinheiro desviado dos órgãos públicos resulte na descoberta de todos os operadores escalados para intermediar as

Charlie Hebdo − O perdão das ofensas

Imagem
17/1/2015 ,  Jacques-Alain Miller , 10h Distribuído pela lista  lacan.dot.com ;   e-mail:  lacanadmin@lacan.com , francês. Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                       POSTADO POR  CASTOR FILHO Entreouvido no Salão da Bordélia, na Vila Vudu:  O “discurso” jornalístico da imprensa-empresa comercial é tão repugnante, tão enviesado, tão doentiamente liberaloide pós-tudo & pré-nada, tão insuportavelmente chaaaato, tão inadmissivelmente golpista (e é paaaaaago, o FdaP!) que karké merda, até o lacanismo (que não é merda, provavelmente, mas a gente aqui entende quase que só é merda-niúma), tem informação mais bem construída, mais consistente, mais confiável, mais interessante, mais indispensável a oferecer, mesmo que em tradução muuuuuuuuito duvidosa. Ora bolas! Traduções corrigem-se. Pronto. É isso. Victoria deu-me, de presente, ontem pela manhã o número novo, que não me decidi a comprar. Contava com ficar decepcionado. Pois é, não estou decepcionado. N

Novorrússia − RELATÓRIO DE SITUAÇÃO (SITREP): Intensa operação de combate ao longo de toda a linha de contato na Novorrússia

Imagem
18/1/2015,  The Saker  –  The Vineyard of the Saker “ Novorussia SITREP: Intensive combat operation all over the line of contact in Novorussia ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                          POSTADO POR  CASTOR FILHO The Saker As coisas hoje parecem péssimas e há notícias de operações de combate muito intensas, particularmente de ataques de artilharia por toda a parte na Novorrússia. Pelo menos, nas seguintes locações: 1)   Aeroporto de Donetsk : os ucranianos atacaram com muito grande concentração de blindados e pesado fogo de artilharia. Nessa noite (hora local), todos aqueles ataques foram repelidos, mas fontes de inteligência informam sobre forte aumento no número de tanques e blindados em torno do aeroporto de Donestk. Os novorrussos esperam ataques de Peski e Avdeevka.

Insurgentes invadem sede do governo e bombardeiam casa do presidente do Iêmen

Imagem
Milicianos do movimento rebelde xiita dos houthis cercam as ruas próximas ao palácio presidencial em Sana. EFE/Str EFE  |  SANA - 20/01/2015 Combatentes do movimento rebelde xiita dos houthis tomaram  o controle do palácio presidencial do Iêmen, no sul da capital Sana, e estão bombardeando a residência do presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi, que fica na zona oeste da capital. Um grupo de houthis que acompanhava a comissão criada por Mansur Hadi para verificar o cessar-fogo assinado ontem entre o presidente e os rebeldes começou uma discussão com os seguranças presidenciais que se transformou em um confronto, informaram à Agência Efe fontes oficiais e testemunhas

DCM: Por que a desigualdade prejudica também os ricos

Imagem
por :   Diario do Centro do Mundo Publicado na  BBC Brasil. POR ROBERTO PESTON “Poderíamos ter desenvolvido uma vacina para o ebola anos atrás se tivéssemos direcionado recursos para a pesquisa apropriada da doença”. Ouvi essa frase, há alguns dias, de um cientista respeitado ─ na verdade, uma das maiores autoridades mundiais em saúde pública.

Al-Mayadeen entrevista Sayed Hassan Nasrallah

Imagem
16/1/2015,  TV Al-Mayadeen , Líbano − (vídeo) “ Al-Mayadeen interviews Sayyed Hassan Nasrallah ” Excertos traduzidos pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Aprendemos muito, nos combates na Síria, sobre entrar em cidades, libertá-las e fixar novo comando. (...) Quando a Resistência convocar seus combatentes para entrar na Galileia, significa que serão capazes de entrar e ir até bem além da Galileia. [1] Sayed Hassan Nasrallah em 14/1/2015 Durante longa entrevista ao canal Al-Mayadeen da televisão libanesa, o Secretário-Geral do Hezbollah, Sayed Hassan Nasrallah, revelou que a Resistência está pronta para a próxima batalha contra a entidade sionista no território ocupado da Palestina. Na entrevista, de três horas, Sua Eminência também falou dos desafios políticos e de segurança na Síria, no Iêmen e no Bahrain.

Aos pobres, o direito à merda

Imagem
Extrair água da merda. Uma forma de erradicar a pobreza? Satisfação universal de necessidades básicas e solidariedade partilhada? Para o capital isso é muito mais escandaloso do que extrair a água da merda. Jacques Távora Alfonsin - IHU Unisinos Bill Gates  é uma das pessoas mais aclamadas pelas/os defensoras/os do sistema socioeconômico capitalista como exemplo e modelo da excelência desse sistema. A Zero Hora do dia 13 deste janeiro noticia uma das razões surpreendentes para isso. Para Bill, a providência capaz de fornecer água saudável para mais de dois bilhões de pessoas pobres no mundo inteiro, sem acesso a um bem desse grau de necessidade humana, - conforme dados da sua própria Fundação - é aproveitar as próprias fezes. Financiou máquina adequada para isso e já há previsão de sua possível utilização no Senegal e na índia.

Mídia tenta transformar blecaute em apagão e torce por racionamento

Imagem
O corte de luz ocorrido nesta segunda-feira (19) em dez estados brasileiros, provocado por uma sobrecarga no sistema, em razão do consumo excessivo decorrente do recorde de calor nas capitais brasileiras, reacendeu uma esperança na oposição e em seus braços nos meios de comunicação: a de que a presidenta Dilma Rousseff, ex-ministra de Minas e Energia, decrete um racionamento, assim como fez o ex-presidente FHC, em 2000. Reprodução Brasil 247   Nesta terça-feira (20), a comentarista Miriam Leitão, do Bom Dia Brasil, da rede Globo, foi categórica: "O que houve foi racionamento". No Estado de S. Paulo  e no  Valor  (dos grupos Folha e Globo), a estrela do dia foi o consultor Mario Veiga, que aponta o risco "cada vez maior" de racionamento em 2015. No Globo, a manchete do dia também prevê novos apagões ao longo do ano, o que tem sido descartado pelo governo. Segundo o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, não faltará energia, mas ela ficará mais cara, em ra

O segredo de "Charlie"

Imagem
14/1/2015 ,  Jacques-Alain Miller Distribuído pela lista  lacan.dot.com ;   e-mail:  lacanadmin@lacan.com , francês. Traduzido para português pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Todos concordam que a imagem que permanecerá desse momento histórico é François Hollande que abraça o médico socorrista Patrice Pelloux, que está em prantos. Hollande lhe acaricia os cabelos, o rosto, o embala. No fundo, à esquerda da imagem, sobreviventes da chacina em  Charlie  têm um surto de gargalhadas: um passarinho soltou o esfíncter e maculou o ombro do presidente. O caso do passarinho está contado em  Le Monde ,  Le Figaro , etc.. ( Há um vídeo   −  logo abaixo) ( “Paris: o amor pela Polícia” , 12-13/1/2015, Jacques-Alain Miller, de Paris, pela lista  lacan.dot.com ,  [fragmento aqui traduzido]. Na Argentina, merda de pombo traz boa-sorte. É o que ensina minha amiga Graciela, que se bronzeia no litoral: “Por aqui, se alguém é cagado de pombo, signifi

RESPONSABILIDADES FRANCESAS

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Estudioso de cultura árabe lembra que, se ocorreu um crime em Paris, o primeiro responsável é o governo da França -- e não o islamismo A cada dia que passa, fica claro que o atentado de Paris criou uma situação típica em que  ideias certas podem aparecer em lugares errados e servir para defender causas injustas.

Boko Haram, de seita extremista a grupo armado

Imagem
Nos últimos meses, o grupo nigeriano tem copiado o Estado Islâmico e focado suas ações na tomada de territórios por AFP -  na Carta Capital Abubakar Shekau em vídeo divulgado em 2 de outubro. O Boko Haram assusta a Nigéria O grupo islamita Boko Haram, autor do recente massacre e destruição em massa das cidades de Baga e Doron Baga, nasceu de uma seita extremistas que pouco a pouco se transformou em movimento armado, realizando atentados e conquistando territórios. Boko Haram significa "a educação ocidental é pecado" em haussa, a língua mais falada no norte da Nigéria. Mas o grupo prefere ser chamado de  Jama'atu Ahlis Sunna Lidda'awati wal-Jihad  (Grupo pela Pregação e Jihad).

Guilherme Boulos: 'O governo está em uma encruzilhada'

Imagem
Enquanto milhares de trabalhadores da Volkswagen continuavam a greve contra demissões, o líder do MTST previa um ano movido a greves e protestos. Dario Pignotti - Página/12 São Paulo -  A ascensão do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), capaz de ocupar em horas terrenos destinados à especulação imobiliária a algumas quadras do estádio da Copa do Mundo em São Paulo, confirma que, no Brasil, as organizações sociais ainda contam com um peso equivalente, e às vezes com maior poder de convocação, ao dos partidos progressistas. O MTST participou das marchas multitudinárias de junho de 2013 e voltou a fazê-lo nas do ano passado, mas sem se prestar à armadilha desestabilizadora realizada pela direita, interessada no fracasso (que não houve) da Copa do Mundo.

Saul Leblon: Fritos, sujos e mal pagos

Imagem
O calor em 2014 foi capaz de aquecer em mais de meio grau um caldeirão com 1,3 quatrilhão de litros de água. Estamos falando da superfície dos cinco oceanos. por: Saul Leblon   Quantas bombas nucleares seriam necessárias para elevar em meio grau  a temperatura  dos oceanos que  recobrem uma área equivalente a 71% da superfície da Terra? Estamos falando de uma panela de água salgada com 357 milhões de km2, profundidade média de 3.870 metros (pode chegar a 11 quilômetros nos abismos, as fossas oceânicas). Seja qual for a resposta, essa guerra já aconteceu.

Shostakovich Symphony No 8 C minor Gergiev Orch Mariinsky

Imagem
marcos Aquino Postou: Shostakovich Symphony No 8 C minor Gergiev Orch Mariinsky