Postagens

Mostrando postagens de janeiro 13, 2015

Boko Haram, de seita extremista a grupo armado

Imagem
Nos últimos meses, o grupo nigeriano tem copiado o Estado Islâmico e focado suas ações na tomada de territórios por AFP -  na Carta Capital Abubakar Shekau em vídeo divulgado em 2 de outubro. O Boko Haram assusta a Nigéria O grupo islamita Boko Haram, autor do recente massacre e destruição em massa das cidades de Baga e Doron Baga, nasceu de uma seita extremistas que pouco a pouco se transformou em movimento armado, realizando atentados e conquistando territórios. Boko Haram significa "a educação ocidental é pecado" em haussa, a língua mais falada no norte da Nigéria. Mas o grupo prefere ser chamado de  Jama'atu Ahlis Sunna Lidda'awati wal-Jihad  (Grupo pela Pregação e Jihad).

Guilherme Boulos: 'O governo está em uma encruzilhada'

Imagem
Enquanto milhares de trabalhadores da Volkswagen continuavam a greve contra demissões, o líder do MTST previa um ano movido a greves e protestos. Dario Pignotti - Página/12 São Paulo -  A ascensão do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), capaz de ocupar em horas terrenos destinados à especulação imobiliária a algumas quadras do estádio da Copa do Mundo em São Paulo, confirma que, no Brasil, as organizações sociais ainda contam com um peso equivalente, e às vezes com maior poder de convocação, ao dos partidos progressistas. O MTST participou das marchas multitudinárias de junho de 2013 e voltou a fazê-lo nas do ano passado, mas sem se prestar à armadilha desestabilizadora realizada pela direita, interessada no fracasso (que não houve) da Copa do Mundo.

Saul Leblon: Fritos, sujos e mal pagos

Imagem
O calor em 2014 foi capaz de aquecer em mais de meio grau um caldeirão com 1,3 quatrilhão de litros de água. Estamos falando da superfície dos cinco oceanos. por: Saul Leblon   Quantas bombas nucleares seriam necessárias para elevar em meio grau  a temperatura  dos oceanos que  recobrem uma área equivalente a 71% da superfície da Terra? Estamos falando de uma panela de água salgada com 357 milhões de km2, profundidade média de 3.870 metros (pode chegar a 11 quilômetros nos abismos, as fossas oceânicas). Seja qual for a resposta, essa guerra já aconteceu.

Shostakovich Symphony No 8 C minor Gergiev Orch Mariinsky

Imagem
marcos Aquino Postou: Shostakovich Symphony No 8 C minor Gergiev Orch Mariinsky                                          

Itamaraty confirma ataques a igrejas brasileiras no Níger

Imagem
Danilo Macedo -  Agência Brasil               19.01.2015 - 20h22 O Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmou hoje (19) que dois templos evangélicos, duas igrejas presbiterianas e uma escola onde trabalham brasileiros foram destruídos em Niamey, capital do Níger, país do Norte da África. Os ataques ocorreram no último sábado (17), durante protestos contra a publicação de charges do profeta Maomé na última edição do semanário francês Charlie Hebdo. A comunidade brasileira no país é formada por 33 pessoas, todos missionários e parentes, conforme informou o Itamaraty.

Dirceu quer CPMF e imposto sobre fortunas!

Imagem
Vai começar pelo lombo do trabalhador, Levy ? Olha o Piketty aí ! – PHA Por  Equipe do Blog  do Zé Dirceu De volta hoje, após um mês de férias, a equipe do blog de Zé Dirceu elege as primeiras medidas dos novos comandantes da economia do país para a nota de estreia deste diário do ex-ministro neste ano de 2015. As medidas iniciais da área econômica do novo ministério visaram, principalmente, o seguro-desemprego e provocam impacto de grandes proporções nesta área, como demonstra a projeção divulgada pelo Ministério do Trabalho.

O estrondoso silêncio de Aécio e do PSDB no caso do brasileiro executado na Indonésia

Imagem
por :   Kiko Nogueira Eles Um silêncio estrondoso foi o que Aécio Neves e o PSDB ofereceram no caso da execução do brasileiro Marco Archer na Indonésia, apanhado com 13 quilos de cocaína. Nenhum pio sobre Archer e nem sobre a atuação de Dilma. É uma mudança de paradigma inédita para uma oposição acostumada a criticar qualquer coisa, especialmente em relação à diplomacia.

Loucura económica da Europa não pode durar sempre, afirma Stiglitz

Imagem
Joseph Stiglitz aponta que a Europa necessita de “uma reforma da própria zona euro e de uma reversão das políticas de austeridade, que fracassaram repetidamente na tentativa de relançar o crescimento económico”. Stiglitz afirma: “Se a Europa não mudar a sua maneira de atuar – se não reforma a zona euro e recusa a austeridade – uma reação popular será inevitável” Em artigo publicado neste domingo no jornal espanhol  “El Pais”  , Joseph Stiglitz, prémio Nobel da Economia em 2001, considera que os EUA estão a mostrar sinais de recuperação, mas lentamente e com prejuízos a longo prazo, e põe em contraste a situação da Europa, em que “a brecha onde a Europa está e onde poderia estar na ausência da crise continua a crescer”.

Crescimento da América Latina e do Caribe aumentará 2,2% em 2015

Imagem
O crescimento da América Latina e do Caribe se recuperará em 2015 e chegará a 2,2% em média, segundo novas estimativas apresentadas no fim do ano passado pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal).  Carlos Vera/Cepal O relatório foi apresentado pela Secretária Executiva da Cepal, Alicia Bárcena De acordo com o organismo regional das Nações Unidas, este aumento moderado ocorrerá em um contexto de uma lenta e heterogênea recuperação da economia mundial, com queda nos preços das matérias-primas e um escasso dinamismo da demanda externa da região, além do aumento da incerteza financeira. O desempenho da economia mundial no futuro terá efeitos diferentes entre os países e sub-regiões em 2015, tal como se observou no decorrer de 2014. Espera-se que a América Central, juntamente com o Haiti e o Caribe de língua espanhola cresçam a uma taxa de 4,1%, a América do Sul 1,8% e o Caribe de língua inglesa 2,2%.

Para CNJ, Judiciário fracassou na meta de combate à corrupção em 2014

Imagem
Nos juizados federais, foram julgados 58,29% dos processos; nos estaduais, 47,44%. Meta era a totalidade por  Helena Sthephanowitz   publicado  19/01/2015  REPRODUÇÃO Houve queda em relação a 2013, quando tribunais estaduais haviam alcançado 50,51% da meta e os federais, 69,87% Assim como existem leis que "pegam" e outras que "não pegam", nos próprios Tribunais de Justiça ainda "não pegou" a determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de priorizar o julgamento de denúncias de corrupção. O órgão de controle sobre o Judiciário havia determinado para 2014 a meta para os tribunais julgarem todos os processos de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública distribuídos há dois anos ou mais. Fechado o ano, os tribunais passaram longe desta meta, segundo as primeiras estatísticas apuradas. No caso dos estaduais, menos da metade foi cumprida. Apenas 47,44% dos processos de corrupção que deveriam ser julgados o foram.

Charlie e o petróleo

Imagem
Autor: Fernando Brito Nada poderia ser tão ruim,neste momento, para a Europa quanto a eclosão desta crise de relacionamento entre a Europa e o mundo árabe . Não se trata de uma discussão sobre o fanatismo que levou à execução dos cartunistas ou sobre, apenas, a insanidade da reação xenófoba de parte dos europeus. É que se estão juntando grandes e preocupantes fatores de crise.

Rússia fortalece suas fronteiras no Ártico

Imagem
Uma brigada de infantaria motorizada ártica, a primeira na Rússia, iniciou os preparativos para o serviço ativo na região transpolar. A decisão sobre a sua formação foi tomada há um ano pelo presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin. A nova unidade de combate é destinada a proteger os interesses da Rússia no Ártico. Por Tatiana Tabunova, na Voz da Rússia Soldados russos treinam no Ártico Além de sobreviver no deserto gelado, os soldados da primeira brigada motorizada ártica aprendem a combater e a manejar as armas modernas em condições de 40 graus negativos e quando a camada de neve chega até a cintura. O Ministério da Defesa da Rússia demorou apenas um ano para cumprir o decreto do presidente. Na aldeia de Alakurtti, nas profundezas da região transpolar russa, perto da fronteira com a Finlândia, surgiu uma nova cidadela militar onde vivem, servem e se treinam os soldados encarregados de proteger as fronteiras árticas da Rússia. Konstantin Sivkov, primeiro vice-presiden

Paulo Nogueira: A asa delta de Archer e o helicóptero dos Perrelas

Imagem
por :   Paulo Nogueira O helicóptero é apreendido na aterrissagem no Espírito Santo Certas coisas despertam a nossa atenção para absurdos dos quais nem sempre nos demos conta na hora em que ocorreram. Por exemplo: os 13,4 quilos que levaram ao fuzilamento do brasileiro Marco Archer, na Indonésia, são uma insignificância em relação à meia tonelada de pasta de cocaína descoberta no helicóptero dos Perrelas.

Morte de promotor argentino é um tiro para desestabilizar Cristina Kirchner

Imagem
Nisman, que mantinha relações com o governo americano, havia pedido que Cristina fosse chamada para depor na causa do atentato terrorista contra a AMIA. Darío Pignotti, @DarioPignotti O promotor Alberto Nisman apareceu morto com um tiro na cabeça disparado com sua arma pessoal em um apartamento localizado a poucas quadras da Casa Rosada, a sede do governo. Seu corpo foi encontrado nas primeiras horas desta segunda-feira (19), dias depois de ter acusado Cristina Kirchner de encobrir os responsáveis do atentado que matou dezenas de pessoas na AMIA (Associação Mutual Israelita Argentina), em julho de 1994.

A decadência do Manhattan é tanta que virou palco para Zélia Cardoso de Mello

Imagem
 Autor: Fernando Brito O programa  Manhattan Connection,  aquele que é abrilhantado pela generosa lucidez de Diogo Mainardi e seus comentários sobre a natureza “bovina” do povo nordestino, ganhou ontem uma comentarista econômica à altura de sua credibilidade.

SANTAYANA: O TERROR, O "OCIDENTE", E A SEMEADURA DO CAOS.

Imagem
Postado por   Mauro Santayana (Jornal do Brasil) - H á alguns dias, terroristas franceses, ligados, aparentemente, à Al Qaeda, atacaram a redação do jornal satírico parisiense Charlie Hebdo, em represália pela publicação de caricaturas sobre o profeta Maomé. Doze pessoas foram assassinadas, entre elas alguns dos mais famosos cartunistas e intelectuais do país, e dois cidadãos de origem árabe, um deles, estrangeiro, que trabalhava há pouco tempo na publicação, e um membro das forças de segurança que estava nas imediações.

Dilma defende regulação de mídia em página no Facebook

Imagem
Vídeo postado na rede traz depoimentos da presidente e do Ministro das Comunicações ( Veja aqu i) A regulação econômica da mídia  foi defendida ontem na página da presidenta Dilma  no Facebook, que é administrada pelo PT. O perfil exibiu um vídeo onde a presidente Dilma aparece falando sobre a formação de monopólios e oligopólios da economia de forma geral. O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, fala em seguida e defende a liberdade de expressão no país. O vídeo, de 1h28, mostra gráficos que pedem às pessoas que "não confundam" regulação econômica da mídia e controle de conteúdo.

A Eletropaulo está enganando os paulistas como fez a Sabesp?

Imagem
por :   Mauro Donato “Neste momento, equipes da AES Eletropaulo trabalham no restabelecimento de energia para 19 mil clientes afetados pelas fortes tempestades que atingiram os 24 municípios da área de concessão nesta semana, incluindo a capital. Há previsão de pancadas de chuva para hoje.”

CHARLIE HEBDO

Imagem
18/1/2015,  [*] Luis Britto García  –  luisbrittogarcia blog CHARLIE HEBDO Texto enviado pelo  autor Ilustrações:  luisbrittogarcia blog POSTADO POR  CASTOR FILHO 1 ¿Quiénes masacraron a los humoristas de  Charlie Hebdo ? Los medios del fundamentalismo eurocentrista culpan de manera instantánea al fundamentalismo musulmán. En un automóvil abandonado cerca de la escena del crimen aparece convenientemente olvidado el documento de identidad de uno de los hermanos sospechosos del delito de islamismo.

Roubo de gás na Ucrânia, grosseria em Auschwitz... A Rússia tem todo o direito de por fim aos insultos

Imagem
17/1/2015,  [*] Finian Cunningham  –  Counterpunch Gas Theft and Auschwitz Snub…  Russia’s Every Right to End the Insults Traduzido por  mberublue POSTADO POR  CASTOR FILHO Quantos insultos espera a Europa desfechar contra a Rússia sem consequências? Limpeza étnica contra o povo de fala russa levada a efeito pelo regime de Kiev, com o apoio da União Europeia, uma crise de refugiados na fronteira russa, sanções econômicas baseadas em acusações mentirosas que ferem a sociedade russa – e agora a cereja do bolo: finalmente a quadrilha de ladrões neonazistas que se apoderou do poder na Ucrânia com o apoio declarado da CIA e dos EUA, reconhecidamente é culpada de reiterados desvios das exportações de gás natural efetuadas pela Rússia para a Europa.

Os urubólogos do mercado são péssimos futurólogos

Imagem
19 de janeiro de 2015 | 12:13  Autor: Fernando Brito Muito interessante para quem acha que “o mercado” é a fonte suprema do saber econômico é  a matéria publicada hoje pelo UOL . Diz que, desde 2008, os bancos ouvidos pelo Boletim Focus – a bíblia dos “jogadores de búzios” de indicadores econômicos – erram feio nas previsões de crescimento maior ou menor da economia brasileira.

Procurador argentino é encontrado morto em Buenos Aires

Imagem
Da Agência Brasil* 19.01.2015 - 09h10 | Atualizado em 19.01.2015 - 09h52 O procurador Alberto Nisman deveria se apresentar hoje (19) à tarde no Congresso para explicar a denúncia contra a presidenta (Claudio Fanchi/Télam) O procurador argentino Alberto Nisman foi encontrado morto em sua casa, em Buenos Aires, nesse domingo (18) à noite. Nisman acusou a presidenta Cristina Kirchner e o chanceler Héctor Timerman de encobrir a participação do Irã em atentado contra um centro judaico em 1994. O corpo foi encontrado pela mãe do procurador no banheiro do apartamento, no bairro de Puerto Madero, junto com uma arma de fogo calibre 22. A causa e as circunstâncias da morte serão investigadas. O procurador deveria se apresentar hoje (19) à tarde no Congresso para explicar a denúncia contra a presidenta. A reunião foi convocada pela oposição.

Possibilidades e perigos da nacionalização das polícias

Imagem
O grande perigo desse processo de 'nacionalização sem efetivação', é o aumento do papel das Forças Armadas na Segurança Pública. Alberto Kopittke (*) No seu discurso de posse, a Presidenta Dilma reafirmou que pretende: “propor ao Congresso Nacional alterar a Constituição Federal, para tratar a segurança pública como atividade comum de todos os entes federados, permitindo à União estabelecer diretrizes e normas gerais válidas para todo o território nacional.”

A lógica da oposição

Imagem
Editorial do Vermelho O cenário político segue marcado pela continuidade da ofensiva oposicionista visando a imobilizar e desgastar o governo da presidenta Dilma. Articulando a ação do campo conservador com o forte impulso da mídia monopolizada, o sistema oposicionista usa todo o seu poder para influenciar a condução das investigações no curso da chamada “Operação Lava Jato”. O braço midiático da oposição conservadora – com ampla hegemonia na comunicação nacional – atua com lógica maquiavélica: aos que fazem oposição ao governo Dilma, mesmo os reconhecidamente envolvidos em “esquemas”, é oferecida uma blindagem que equivale a um salvo-conduto. Já para os que estão no campo progressista, qualquer ilação é transformada imediatamente em manchete, repercutida em telejornais e tratada como verdade incontestável. Usa-se a sedução do poder midiático. 

Papa Francisco quebra recorde, reunindo 6 milhões em missa nas Filipinas

Imagem
Mau tempo não impediu comparecimento em massa de católicos, na maior missa da história, realizada em Manila. Em encontro com jovens, pontífice condenou machismo na sociedade. O papa Francisco quebrou neste domingo (18/01) um recorde, celebrando a maior missa católica da história. O evento reuniu cerca de 6 milhões de pessoas em Manila, nas Filipinas. Um porta-voz das autoridades filipinas confirmou a informação.

Não matarás! Uma lembrança de Dostoievsky sobre a pena de morte

Imagem
Onde reside a razão da nossa repugnância frente à pena de morte?, questiona o italiano Norberto Bobbio em um ensaio sobre o tema. Marco Aurélio Weissheimer O brasileiro Marco Acher foi executado, por fuzilamento, sábado, na Indonésia. Ele foi condenado à morte por tráfico de drogas. Há outro brasileiro, Rodrigo Goularte, que também está no corredor da morte na Indonésia, pelo mesmo crime. Arrisquei mencionar o ocorrido para um taxista aqui em Porto Alegre na tarde deste sábado. Já imaginava qual seria a reação e minha expectativa não foi frustrada. O taxista defendeu a execução, a introdução da pena de morte no Brasil e sua aplicação a milhares de “bandidos e políticos”. “Vai ter uma fila quilométrica para as execuções”, emendou. Essa seria, para ele, a imagem de um Brasil decente: um país com filas de condenados aguardando para serem executados. Além disso, criticou a presidente Dilma Rousseff por ter pedido clemência ao presidente da Indonésia. Fiquei calado, ouvindo e pen