Postagens

Mostrando postagens de janeiro 8, 2015

Fascismo eleitoral: Syriza contra as sereias

Imagem
O Syriza representa um programa sério de ruptura com a austeridade e o neoliberalismo poderia abrir um curso anticapitalista na Europa. Antoni Aguiló* - Other News As eleições europeias de 2014 deram sinais das mudanças políticas do que poderia acontecer neste ano na Europa: Syriza ganhou as eleições na Grécia, Podemos acertou o tabuleiro bipartidarista espanhol e, na Irlanda, o Sinn Féin conseguiu um vertiginoso avanço. Em contrapartida, a ascensão das direitas racistas e antieuropeias, como UKIP, na Inglaterra, ou a Frente Nacional, na França, mostraram que o esgotamento dos modelos de ação política dominantes e a falta de alternativas diante da gestão da crise durantes os últimos anos podem levar ao ódio e à obstinação.

Comissão da Verdade não buscava investigar, mas sistematizar.

Imagem
'A Comissão da Verdade não é ponto final, mas ponto de partida', pontua José Carlos Moreira Filho, Conselheiro da Comissão de Anistia do MJ. Andriolli Costa e Patricia Fachin - IHU UNISINOS Em dezembro de 2014, após um trabalho de dois anos e meio, a  Comissão Nacional da Verdade  entregou seu relatório final à Presidência da República, que compila informações, depoimentos e considerações referentes aos 21 anos de estado de exceção ao qual a sociedade brasileira foi submetida durante o governo ditatorial. Além do texto, os comissionados apresentaram ainda 29 recomendações, que incluem a responsabilização criminal dos responsáveis por práticas de violência e tortura utilizando o aparato do estado, a  desmilitarização da polícia  e a revisão da Lei da Anistia de 1979 — reiterada pelo STF em 2010.

Eduardo Guimarães: Classe média tem que lutar contra seu “reaça” interior

Imagem
Posted by  eduguim  on 14/01/15 • Categorized as  Crônica Surgiu uma polêmica desagradável – e surpreendente – envolvendo alguém por quem sempre tive simpatia e respeito. Essa pessoa, ao menos publicamente, sempre manifestou pontos de vista humanistas, progressistas, elogiáveis. De repente, porém, deu declarações que chocaram a muitos. Declarações inacreditáveis, vindo de quem vieram.

Aumenta temperatura na disputa às presidências da Câmara e do Senado

Imagem
Candidatos trocam farpas, percorrem o país pedindo apoio e partidos se articulam para ajudar nomes indicados por PT, PMDB e PSB Delgado, Cunha e Chinaglia aperfeiçoam estratégias de busca de votos de parlamentares por  Hylda Cavalcanti, da RBA Brasília – Faltando 18 dias para a eleição que definirá as presidências e mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, o clima esquentou entre o PT e o PMDB.

Michael Lowy: A infâmia

Imagem
Estes companheiros da Charlie Hebdo eram pessoas, anti-racistas, anti-fascistas, anti-colonialistas, simpatizantes do comunismo ou do anarquismo. Michael Lowy - Blog da Boitempo Infâmia.  É a única palavra que pode resumir o que sentimos diante do assassinato dos desenhistas e jornalistas do hebdomadário  Charlie Hebdo.  Um crime tanto mais odioso que estes companheiros eram pessoas de esquerda, anti-racistas, anti-fascistas, anti-colonialistas, simpatizantes do comunismo ou do anarquismo. Há pouco, participaram com desenhos em um álbum em homenagem à memoria das centenas de anti-colonialistas argelinos assassinados pela polícia francesa em Paris, em 17 de outubro de 1961.

Governo brasileiro condena ataques do Boko Haram na Nigéria

Imagem
O governo brasileiro manifestou, nesta quarta-feira (14), preocupação com os atos de violência cometidos pelo grupo radical islâmico Boko Haram na Nigéria. Em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo condena os ataques que vêm vitimando grande número de civis no país africano. OSBC Membros do grupo Boko Haram, que atua com violência no nordeste da Nigéria, norte do Camarões e sul do Níger. “O governo brasileiro reitera seu repúdio, nos mais fortes termos, a todo e qualquer ato de terrorismo e manifesta a solidariedade fraterna do povo brasileiro ao povo irmão e ao governo da Nigéria”, diz a nota. Desde 2009, o Boko Haram vem atacando civis, principalmente na Região Nordeste do país. O total de mortos, feridos e deslocados pela violência do grupo é incerto, mas fontes nigerianas e a imprensa local falam em pelo menos 2 mil mortos apenas nos ataques na cidade de Baga dos últimos dias - mesmo número citado pelo Itamaraty na nota. Segundo a Agência Naciona

O Charlie Hebdo têm as costas largas

Imagem
Thierry Meyssan Enquanto milhões de franceses se ergueram sem hesitação para defender as liberdades de expressão e de culto, a classe política e a imprensa, aos quais uma e outra desrespeitam constantemente, aproveitam a oportunidade para refazer uma imagem de “inocência”. Para Thierry Meyssan, o governo conduziu uma vasta manipulação para se encenar à cabeça de uma grande manifestação popular, e busca, actualmente, como justificar uma nova operação militar na Líbia. REDE VOLTAIRE | HONG KONG (CHINA)  | 14 DE JANEIRO DE 2015   Cinquenta chefes de Estado e de Governo que participaram na manifestação. Em três dias, em França, um grupo de quatro ou cinco pessoas, proclamando ser, ao mesmo tempo, tanto da Al-Qaida, no Iémene, como do Emirado Islâmico (Daesh), massacrou a redacção do  Charlie Hebdo , e, depois, assassinou uma mulher-polícia municipal e vários reféns, em três situações diferentes.

Géza Anda, brilhante intérprete de Mozart!

Imagem
marcos Aquino Géza Anda, brilhante intérprete de Mozart!(1975).  Mozart - Piano Concerto No 17 in G major, K 453

Berzoini, Ley de Medios é pouco

Imagem
Para professor, “regulamentação econômica não resolve tudo” A Presidenta Dilma Rousseff e o Ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, tem acenado com a possibilidade de regulamentação econômica dos meios de comunicação no Brasil. Ambos usam a Constituição Federal como argumento, já que ela diz que  veículos de imprensa não podem ser objeto de monopólio e oligopólio, como ocorre no Brasil.

Paulo Henrique Amorim: Eu também sou Luis Nassif.

Imagem
Select rating Ruim Bom Muito bom Ótimo  Excelente Ruim Bom Muito bom Ótimo Excelente

O atentado à liberdade de opinião nas ações contra blogs

Imagem
Luis Nassif Não vou discutir sentença judicial através do Blog. Digo isso a propósito da condenação que me foi imposta pela justiça do Rio de Janeiro em ação movida pelo jornalista Ali Kamel, das Organizações Globo. Mas é evidente que a série de ações de grupos de mídia contra jornalistas blogueiros são não apenas um atentado à liberdade de expressão, como um profundo fator de desequilíbrio em um dos pilares da democracia brasileira: o mercado de opinião.

Lava Jato fecha cerco a Sabesp e Metrô. Tucanos e imprensa se calam

Imagem
Ministério Público abre três investigações para apurar suspeita de pagamento de propinas pelo doleiro Youssef em obras paulistas Metrô: a quantia de R$ 7,9 milhões, também suspeita de referir-se a propina, está associada à obra da Vila Prudente por  Helena Sthephanowitz -  publicado  14/01/2015 19:29 O Ministério Público de São Paulo abriu três investigações para apurar suspeita de pagamento de propinas pelo doleiro Alberto Youssef em obras paulistas. Duas miram contratos da empresa de saneamento Sabesp e do Metrô, estatais do governo paulista sob gestão do PSDB.  Com Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, os tucanos estão no poder há mais de 20 anos.

Julian Assange: 'O serviço secreto francês tem muitas perguntas para responder'

Imagem
Em entrevista à Carta Maior, Julian Assange falou sobre vigilância massiva e as relações dos serviços secretos internacionais com os atentados de Paris. Marcelo Justo - exclusivo para Carta Maior Londres  - A interpretação do massacre da Charlie Hebdo se transformou em um território em disputa. A liberdade de expressão e a relação com a minoria muçulmana, a dicotomia entre multiculturalismo à britânica ou integração secular à francesa, a luta antiterrorista e privacidade são alguns dos eixos do debate.

Je suis Haiti

Imagem
Autor: Fernando Brito Fala-se francês, ou uma derivação dele, o creole. Tiveram uma ditadura sangrenta, a de Papa Doc, François Duvalier, e a de seu filho, Jean Claude, o Baby Doc. Foram de lá os  ton-ton macoute , literalmente os  “homem do saco” ou “bicho papão”, como o personagem infantil de terror, a mais brutal polícia (ou milícia) política da história recente.

Os executores do ataque em Paris lutaram na Síria para derrotar AL Assad, declarou Lavrov

Imagem
Imprensa Internacional RED VOLTAIRE O Ministro do Exterior da Rússia, Serguei Lavrov, declarou que o ataque terrorista contra o semanário satírico  Charlie Hebdo  em París foi perpetrado por pessoas que lutaram na Síria com o objetivo, apoiado pelo Ocidente, de derrotar ao presidente Baschar Al Assad.

Mauro Santayana: O BRASIL E OS REFUGIADOS

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Hoje em Dia) - O CONARE, do Ministério da Justiça, informa que, em 2014, aumentou em três vezes a concessão de refúgio pelo Brasil, para 2.320 estrangeiros beneficiados, com relação ao ano anterior. A maior parte dos refúgios foi concedida para sírios, seguidos de libaneses, devido à caótica situação vivida pelo Oriente Médio e o Norte  da África, depois a esparrela da “Primavera Árabe”, que só gerou golpes, destruição e morte na região. 

Pimentel subsidiará as rádios de Aécio?

Imagem
O governo mineiro do PSDB não foi generoso apenas na construção do aeroporto na fazenda do seu titio-avô. O Estado repassou mais de R$ 1,1 às suas rádios. Altamiro Borges Faltando apenas oito dias para deixar o poder em Minas Gerais, os tucanos que governaram o Estado por 12 anos finalmente divulgaram os dados relativos à publicidade oficial. Mesmo assim, malandros, eles só publicaram os gastos com os anúncios institucionais, excluindo o montante –bem maior – da publicidade das empresas estatais. Os números indicam que o governo mineiro não foi generoso com Aécio Neves apenas na construção do aeroporto na fazenda do seu titio-avô, em Cláudio. Entre 2003 e 2011, o Estado repassou mais de R$ 1,1 milhão às três emissoras de rádio e ao jornal da família do cambaleante tucano. Andrea Neves, irmã do ex-governador, gerenciou diretamente as "doações"!

Anvisa aprova uso do canabidiol como medicamento

Imagem
Paula Laboissière -  Agência Brasil 14.01.2015 - 12h56 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje (14), por unanimidade, a reclassificação do canabidiol como medicamento de uso controlado e não mais como substância proibida. A decisão foi tomada durante reunião da diretoria colegiada na sede da agência, em Brasília. Entenda o que é o canabidiol A maior parte dos diretores da agência ressaltou que não há relatos de dependência relacionada ao uso de canabidiol, enquanto há diversos indícios registrados na literatura científica de que a substância auxilia no tratamento de enfermidades como a epilepsia grave.

Paulo Nogueira: Kamel versus Nassif: a diferença de tratamento que a Justiça dá a casos semelhantes

Imagem
por :   Paulo Nogueira Falta de objetividade e de coerência nas decisões da Justiça Da Justiça se espera ao menos uma coisa: que seja coerente nas decisões. É a única forma que os cidadãos têm de medir eventuais consequências jurídicas de suas ações. Estou falando isso a propósito da decisão da Justiça do Rio de condenar Luís Nassif a pagar 50 mil reais de indenização para Ali Kamel, diretor de jornalismo da TV Globo. A juíza Larissa Pinheiro Schueler baseou sua decisão no fato de Nassif haver afirmado que Ali Kamel é “manipulador” e faz “jornalismo de hipóteses”. Isso, segundo ela, extrapolaria o “direito à informação”.

Sou o Charlie

Imagem
por  Ângelo Alves ,  9 de Janeiro de 2015  Sou o Charlie, sou português. No meu País existem 3 milhões de pessoas pobres, o desemprego real deve estar a rondar os 23%. Os jovens do meu País estão sem perspectivas. Não admira, 38 anos de políticas sempre iguais destruíram aquilo que devia fazer funcionar este pais, o seu sistema produtivo. Vejo cada vez mais pessoas na rua, sem casa. A fome já chegou a muitas zonas deste País. Os mais idosos vivem mal, e são-lhes cortadas as pensões. Nestas férias de natal muitas escolas ficaram abertas para poder dar refeições em condições a crianças que estão a viver grandes dificuldades. Entretanto já começou a morrer gente à porta das urgências dos Hospitais... não porque os médicos não sejam bons, mas porque os cortes e mais cortes, fizeram com que os hospitais não dêem resposta às necessidades.

EL PAÍS, com ‘Charlie Hebdo’

Imagem
Diário publica página central dupla do novo número do semanário atacado há uma semana VEJA AS CHARGES DO 'CHARLIE HEBDO' NA VERSÃO AMPLIADA VEJA AS CHARGES DO 'CHARLIE HEBDO' NA VERSÃO EM FRANCÊS EL PAÍS   13 ENE 2015 - 22:43   BRST CLIQUE NA FOTO CHARLIE HEBDO

Como surgiu a indústria do politicamente incorreto e a forma perversa como ela chegou ao Brasil

Imagem
publicado em 13 de janeiro de 2015 às 23:45 por Luiz Carlos Azenha Eu desconfio do politicamente correto. Às vezes imagino que se trata apenas de transpor, para o campo da linguagem, a tentativa neurótica de controlar o discurso em um mundo caótico, governado pelas coincidências. Admiro o politicamente incorreto, mas nunca a ponto de rejeitar a Nota Fiscal Paulista. No século passado, quando minhas filhas ainda cresciam em Nova York, um dos grandes sucessos da TV local era o South Park, com suas piadas escatológicas.

Luis Nassif: Advogado ligado ao PSDB isenta Antonio Anastasia

Imagem
Luis Nassif No Estadão, o advogado de Alberto Yousseff, ligado ao PSDB e apontado como responsável pelo vazamento de um dos depoimentos sigilosos a revista Veja, aparece em reportagem inocentando o ex-governador mineiro Antonio Anastasia.

Pepe Escobar: Brilham os hipócritas na passarela parisiense

Imagem
12/1/2015,  [*] Pepe Escobar ,  SputnikNews “ Hypocrites Shine on Paris Catwalk ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO O desfile da hipocrisia PEQUIM – Que inigualável desfile de hipocrisia política. A visão do general Hollande, Conquistador do Mali; David “das Arábias” Cameron; Angela “Morram, ucranianos do leste!” Merkel; Ahmed “Assad tem de sair” Davutoglu; até o rei Sarkô Primeiro, Libertador da Líbia, para nem falar de Bibi “Solução Final contra o Islã” Netanyahu – todos em marcha pela “liberdade”, pelo “direito à livre expressão” e pela “civilização” contra “o barbarismo” pelas ruas de Paris, faria gemer de vergonha e de desgosto qualquer representante da tradição intelectual ocidental, de Diógenes a Voltaire e de Nietzsche a Karl Kraus.

Estados Unidos apostam nas ditaduras do Médio Oriente

Imagem
Por um momento, há quatro anos, parecia que os ditadores do Médio Oriente seriam uma coisa do passado. Entretanto, nem mesmo a queda de vários governos conseguiu desbaratar a política de apoio aos ditadores amigos que os Estados Unidos aplicam há décadas.  Na praça Tahrir, no Cairo. Foto: Mohammed Omer/IPS Por Amanda Ufheil-Somers ESQUERDA.NET Por um momento, há quatro anos, parecia que os ditadores do Médio Oriente seriam uma coisa do passado. Na época, parecia que os Estados Unidos teriam que dar provas doe seu declarado apoio à democracia, enquanto milhões de tunisinos, egípcios, barenitas, iemenitas e demais se rebelavam contra a repressão dos seus governantes. Muitos desses autocratas contavam com o apoio de Washington, oferecendo em troca a “estabilidade” nos seus países.

Petróleo: mercado arde e as petrolíferas conspiram

Imagem
Rússia, Irã e Venezuela são os mais afetados hoje, mas se a indústria do xisto não paga os empréstimos aos bancos, está formada a crise mundial. Najar Tubino Trata-se de uma trama para jogar a humanidade cada vez mais no buraco. É um jogo extremamente perigoso, mas que faz parte da indústria petrolífera mundial, desde que furaram o primeiro poço na Pensilvânia no século XIX. Primeiro ponto: até a década de 1950 as chamadas Sete Irmãs – Exxon, Mobil, Shell, BP, Chevron, Texaco e Gulf Oil – detinham 55% da produção mundial. Com exceção da Shell, anglo-holandesa, as outras são petrolíferas nascidas nos Estados Unidos, na verdade quase todas descendentes do primeiro truste do mundo montado por John Rockfeller. Hoje são quatro “majors” e elas detêm 10% da produção e 5% das reservas mundiais. Os dados são do professor da Escola Politécnica da UFRJ, Marcelo Marinho Simas, que também integra o corpo técnico da Petrobras.

Destaques da agenda internacional na semana de 11 a 18 de janeiro

Imagem
É impossível deixar de perceber que o preconceito anti-islâmico ganha cada vez mais corpo através da Europa. Atentados em Paris agravaram esse cenário. Flávio Aguiar, de Berlim França A série de manfestações na França e em outras cidades europeias realizadas no domingo, 11 de janeiro, vai repercutir durante a semana. Na França, foram 3,7 milhões de manifestantes. Em Paris, um número estimado entre 1,5 e 2 milhões, na maior manifestação de caráter político que já houve na capital francesa desde a sua liberação pelos Aliados em agosto de 1944.  

Jornal ultraortodoxo judeu exclui mulheres na foto dos líderes mundiais na marcha de Paris

Imagem
Cadê Angela? O jornal ultraortodoxo israelense HaMevaser (O Mensageiro) conquistou hoje notoriedade planetária. O jornal eliminou as mulheres – entre elas Angela Merkel — ao dar a foto dos líderes mundiais da marcha de Paris em homenagem ao Charlie Hebdo. Os ultraortodoxos de Israel têm sérias restrições à presença de mulheres na política. Os partidos que representam a comunidade proíbem que mulheres concorram a cargos políticos. Em jornais e revistas ultraortodoxos, não há imagens de mulheres – nem nas reportagens e nem nos anúncios. O site americano  Mediaite  mostrou os detalhes da manipulação da foto. No DCM

Flávio Dino demonstra indignação com governo anterior do Maranhão

Imagem
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), fez um desabafo na manhã desta terça-feira (13) na conta que mantém no Twitter, contra o clã Sarney, que dominou a política no estado nos últimos 50 anos. Sem citar nomes, ele escreveu. "Quanto mais abrimos as gavetas e armários do poder, mais ficamos indignados. Não havia governo, era mera aglomeração de interesses privados".  "Quanto mais abrimos as gavetas e armários do poder, mais ficamos indignados", diz Flávio Dino no twitter.  A antecessora de Dino no governo do Maranhão, a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), renunciou no dia 10 de dezembro passado, a pouco mais de 20 dias para transmitir o poder ao adversário político. Dino também escreveu no Twitter que só há um meio para garantir a implementação de políticas públicas no estado. "Aos que nos perguntam como vamos financiar nossas políticas, respondo: pondo fim às tenebrosas transações, é possível avançar", afirmou o governador maranhense. Log

PHA: Colonistas globais vivem de bater na Dilma

Imagem
Berzoni, vai demorar muito ? O Manchetômetro é o trabalho do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP), grupo de pesquisas com registro no CNPq, sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ),  que demonstrou de forma irrefutável como opera o PiG: para derrubar a Dilma. Esse estudo mais recente mostra como operam  colonistas  pseudamente “cientificos”, “acima de qualquer suspeita”, de “notavel produçao acadêmica e literária” e, na verdade, não passam de militantes anti-trabalhistas …

"Meeresstille und glückliche Fahrt" ("Mar calmo y próspero viaje"), Op. 112. Ludwig van Beethoven

Imagem
marcos Aquino Mar calmo e Próspera viagem, eis aqui peça Coral de Beethoven: "Meeresstille und glückliche Fahrt" Op. 112. A peça de Mendelsohnn para o msmo poema de Goethe é instrumental

Apoio de R$ 100 milhões do BNDES ao microcrédito pode gerar até 77 mil empregos no Nordeste

Imagem
Do  BNDES O  Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)  informou nesta terça-feira (13) que aprovou financiamento de R$ 100 milhões para o  Banco do Nordeste  realizar operações de  microcrédito  produtivo orientado a pessoas físicas e jurídicas empreendedoras de atividades produtivas de pequeno porte. Os recursos destinam-se à realização de 1,5 milhão de operações de crédito até o fim deste ano. Foto: divulgação BNDES e BNB Os recursos, da linha BNDES Microcrédito, destinam-se à realização de 1,5 milhão de operações de crédito até o fim deste ano, com valor médio de R$ 1,2 mil. O Banco do Nordeste aportará, como contrapartida, o valor de R$ 42,8 milhões e estima que a operação tem o potencial de gerar 12 mil postos de trabalho e manter outros 65 mil.

Carta Maior e Emir Sader vencem na Justiça ex-editor da Veja

Imagem
O STJ manteve decisão anterior do Tribunal de Justiça de São Paulo, contra Mario Sabino, na ação de indenização por danos morais que este movia. Da Redação  Carta Maior O ministro Moura Ribeiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou provimento ao recurso impetrado pelo jornalista Mário Sabino, ex-redator chefe da revista Veja, na ação que este movia contra o sociólogo Emir Sader e contra a Carta Maior. O ministro manteve, assim, decisão anterior do Tribunal de Justiça de São Paulo, contra Sabino, na ação de indenização por danos morais decorrentes de um texto  publicado pelo sociólogo.

Ex-aluno diz que Faculdade de Medicina de Rio Preto tem práticas 'nazistas'

Imagem
Estudante que não suportou a violência e abandonou curso diz à CPI das universidades paulistas que brutalidade conta com a conivência de diretores e professores. 'Negligência é chocante', diz advogado                                                      LUIZ FERNANDO ALVES/ALESP "A gente era atacado, chutado, xingado, cuspido, dentro da faculdade", diz Luiz Fernando por  Redação RBA São Paulo – O estudante Luiz Fernando Alves, que denunciou a violência dos trotes sofridos por alunos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) e virou notícia nacional no primeiro semestre do ano passado, depôs hoje (13) na CPI que apura desrespeito aos direitos humanos nas universidade paulistas na Assembleia Legislativa de São Paulo. O jovem denunciou a conivência dos diretores da instituição com as práticas humilhantes que ele diz serem “nazistas”.

DCM: Fernando Haddad fala sobre Marta, Chalita, a lógica do MPL e o caipirismo do PSDB

Imagem
por :   Kiko Nogueira Ele O prefeito de São Paulo Fernando Haddad recebeu o DCM para uma entrevista em seu gabinete no antigo Edifício Matarazzo, no Viaduto do Chá. Sem gravata, terno preto com camisa branca, o inconfundível cabelo dividido ao meio, Haddad falou sob o impacto de um novo protesto do Movimento Passe Livre, ocorrido no dia anterior. Para ele, o MPL prefere o “tudo ou nada” a uma negocição gradual. Haddad fez um balanço de seus dois anos de governo, falou do polêmico convite feito a Gabriel Chalita (PMDB) para a secretaria de educação e de seu relacionamento com Marta Suplicy, sua possível adversária em 2016. A seguir, os principais trechos da conversa.