Postagens

Mostrando postagens de dezembro 31, 2014

A palavra do papa.

Imagem
Retratos Capitais A palavra do papa.  Ao receber um grupo de jornalistas italianos da televisão na segunda-feira 15, Francisco apontou os pecados da mídia: desinformação, calúnia e difamação

Patrus traz Kátia à realidade. Conflito agrário existe, não pode haver é violência no campo

Imagem
Autor: Fernando Brito Coube ao  Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, hoje, chamar à realidade a colega da Agricultura, Kátia Abreu, pela tolice de ontem, ao dizer que “não existe mais latifúndio” no Brasil. A nossa ruralista precisa entender que ela não é mais líder de um segmento da sociedade, mas uma agente pública de toda a sociedade para a produção rural.

ALEMANHA: Pegida expõe divisão na sociedade e deve ser levado a sério, avaliam analistas

Imagem
Reações a passeatas "anti-islamização" mostram que tema imigração divide população alemã. Cientistas políticos defendem comissão nacional para promover a diversidade. Horas antes de uma nova marcha contra uma suposta "islamização" da Alemanha reunir cerca de 18 mil pessoas nesta segunda-feira (05/01) em Dresden, no leste do país, cientistas políticos se reuniram na cidade para alertar para um fenômeno "que deve ser levado a sério".

Nissan prevê queda no mercado automotivo brasileiro, mas descarta demissões

Imagem
EFE  |  RIO DE JANEIRO 7 JAN 2015 O presidente mundial do grupo Nissan, Carlos Ghosn, previu nesta terça-feira um 2015 difícil no mercado automotivo no Brasil, mas disse que a companhia não tem em vista um plano de demissões para o país. No Rio de Janeiro, onde concedeu entrevista coletiva de lançamento de um motor 1.0 de três cilindros que será produzido em Resende (RJ), o executivo brasileiro também ressaltou a esperança de abocanhar uma fatia maior do mercado nacional em meio à retração do setor. Segundo ele, a Nissan pretende passar dos atuais 2,5% de participação para 5% neste ano. Em 2017, a meta é garantir 6,5%. O presidente mundial do grupo Nissan, Carlos Ghosn, durante entrevista coletiva nesta terça-feira, no Rio de Janeiro. EFE/Marcelo Sayão Ghosn se mostrou esperançoso com a nova equipe econômica nomeada pela presidente Dilma Rousseff e liderada por Joaquim Levy como ministro da Fazenda, mas frisou que, "a curto prazo, milagres são impossíveis".

Alexandre Padilha: O SUS e a desigualdade no Brasil

Imagem
Às vésperas do Natal, depois de dias de internação, felizmente a modelo e apresentadora Andressa Urach recebeu alta hospitalar, com vida e pronta para se reabilitar. Durante todos esses dias, a imprensa e as redes foram ricas em comentar sobre a vida da modelo, sobre boatos em relação a sua saúde, sobre técnicas estéticas, sobre a ditadura da beleza e clínicas e mais clínicas. Por Alexandre Padilha*, na Carta Maior SUS   Raras matérias traziam uma informação que surpreende a todos: depois de um périplo por clínicas particulares sem solução definitiva, foi em um hospital 100% SUS, do Grupo Hospitalar Conceição (um dos poucos próprios do Ministério da Saúde) que a modelo teve a sua vida salva e a saúde reabilitada. Foram médicos e profissionais de saúde que enfrentam todas as carências que estão presentes nos hospitais públicos, que cuidaram da complicação decorrente do procedimento estético. Mais uma vez, neste ato, garantiram a modelo o direito de todos os 200 milhões de brasil

Rede com brasileiros quebra recorde em conferência de supercomputação

Imagem
Agência Fapesp - 06.01.2015  Uma rede de pesquisadores, com importante participação do Brasil, quebrou um recorde na Supercomputing Conference 2014, conferência de supercomputação realizada em New Orleans, Estados Unidos, para avançar a distribuição de dados obtidos por meio do acelerador de partículas LHC.

Miguel do Rosário: Sim, o pré-sal vai resistir ao apocalipse

Imagem
Por Miguel do Rosário - do blog O Cafezinho  Quem explica é o nosso especialista maior, a Petrobrás. Engraçado assistir as hienas todas fingindo esnobar o petróleo do pré-sal, um óleo de qualidade finíssima, que pode ser usado na indústria química e, portanto, na infra-estrutura do país. O Brasil tem ferro e petróleo, os dois ingredientes primários para ter uma indústria forte.

Dilma Rousseff poderá indicar dois ministros para o STF ainda em 2015

Imagem
De acordo com informações do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff poderá indicar, até o final do ano, dois ministros para o Supremo Tribunal Federal (STF). Além da vaga deixada por Joaquim Barbosa, que se aposentou em julho do ano passado, o decano da Corte, ministro Celso de Mello, completará 70 anos em novembro e será aposentado compulsoriamente.   Após a indicação pela Presidência da República, os ministros precisam passar por sabatina na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado e ter o nome aprovado pelo plenário da Casa. Em seguida, os novos integrantes podem ser empossados pelo Supremo. Quórum completo O quórum completo, com 11 ministros em exercício, poderá evitar empates e interrupções nos julgamentos de temas complexos.

Sem redução do IPI, montadoras mostram suas garras: Volks demite 800

Imagem
Os metalúrgicos da Volkswagen, unidade Anchieta em São Bernardo do Campo, região do ABC, aprovaram em assembleia nesta terça-feira (6), a realização de greve por tempo indeterminado. A decisão é resultado do envio de telegramas, nos dias 30 e 31 de dezembro, a 800 trabalhadores que orientava aos empregados a não ocupar suas posições na fábrica, mas irem ao Departamento de Recursos Humanos na data de retorno das férias coletivas, indicando a demissão em massa. Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Em assembleia, metalúrgicos decidram inciar greve por tempo indeterminado Adilson Araújo, presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), afirmou que as montadoras lucraram muito, principalmente com as isenções do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado). “Agora demitem com o objetivo de pressionar o governo e empurrar esse PPE (Programa de Produção e Emprego) da Alemanha, que flexibiliza direitos trabalhistas. Demitem e jogam a conta das demissões no governo”,

Biógrafo de Roberto Carlos critica minissérie de Tim Maia: 'Aberração'

Imagem
Roberto Carlos fala sobre Tim Maia em minissérie da Globo; biógrafo do 'Rei' criticou edição da emissora Por  REDAÇÃO ,  Notícias da TV Autor da biografia Roberto Carlos em Detalhes (2006), censurada pelo cantor, Paulo Cesar de Araújo criticou a proteção da Globo a Roberto na minissérie Tim Maia - Vale o que Vier, reeditada a partir do filme Tim Maia (2014) e exibida na última semana. Para o jornalista, a edição da emissora,  que cortou o desprezo do "Rei" ao músico morto em 1998 , foi "constrangedora" e "uma aberração". "Para minha surpresa, a parte mais polêmica da relação de Tim Maia com Roberto, nessa tentativa de ele se apresentar na Jovem Guarda, isso foi cortado e apareceu o Roberto dizendo que, na verdade, só tinha ajudado Tim Maia, que tudo foi bacana, não houve conflito nem contradição. Achei constrangedor", afirmou o biógrafo à rádio Estadão na noite de segunda-feira (5).

Faltou água na posse de Alckmin

Imagem
Não houve nem detalhes estilísticos sobre os trajes do grão-tucano, nem cara de nojo dos 'calunistas' da TV Globo: a posse foi palanque eleitoral para 2018 Altamiro Borges - altamiroborges.blogspot.com.br Bem diferente do tratamento negativo dado à posse de Dilma Rousseff, a mídia tucana registrou com euforia a solenidade que garantiu o quarto mandato ao governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP). Não houve contagem do número de presentes em frente ao Palácio dos Bandeirantes – até porque não havia ninguém –, nem detalhes estilísticos sobre os trajes do grão-tucano, nem cara de nojo dos “calunistas” da TV Globo.

Caso Tim Maia não é o primeiro em que a Globo reescreve a História em seu benefício ou no de parceiros

Imagem
Segundo a Globo, não foi nada disso por Luiz Carlos Azenha Vi muita gente escandalizada com o fato de a Globo ter cortado, na minissérie que pretendia ser um resumo do filme sobre Tim Maia, os trechos em que Roberto Carlos desprezava o ex-colega de banda. O filme — e, portanto, a minissérie — foram baseados no livro  Vale Tudo , de Nelson Motta. Talvez por não envolver um ídolo tão popular, outros casos muitos parecidos e recentes de tentativas da emissora de reescrever a História não mereceram a mesma atenção.

São Paulo: Entidades de defesa do consumidor esperam mudanças em multa por consumo de água

Imagem
Arsesp deve publicar resolução amanhã (7). Entidades esperam que a medida seja suspensa para possibilitar participação da população e querem a decretação de racionamento pelo governo paulista Entidades avaliam que as ações contra a seca foram insuficientes e que multa deve ser precedida de outras medidas por  Rodgomes - na RBA São Paulo – A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) deve publicar amanhã (7) resolução definindo se vai aplicar, suspender ou alterar a normativa para aplicação de multa por aumento de consumo de água, anunciada em meados de dezembro, conforme reivindicado por entidades de defesa do consumidor e pela Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP).

CNAS, a versão democrata do imperialismo de conquista

Imagem
Thierry Meyssan No momento em que Washington não tem nenhuma política externa, mas várias políticas contraditórias e simultâneas, os «falcões liberais» reagruparam-se em torno do general David Petraeus e do  Center for a New American Security  (Centro para uma Nova Segurança da América- ndT). Thierry Meyssan apresenta-nos este grupo de reflexão política ( “ think-tank ” ), que agora desempenha o papel anteriormente atribuído ao  Project for a New American Century  (Projecto para um Novo Século Americano- ndT) na era Bush: promover o imperialismo expansionista e dominar o mundo. REDE VOLTAIRE | DAMASCO (SÍRIA)  | 6 DE JANEIRO DE 2015 O general David Petraeus no CNAS. A crise síria, para a qual a primeira conferência em Genebra já tinha encontrado uma solução, em junho de 2012, continua apesar de todos os acordos negociados com os Estados Unidos. É evidente que a administração Obama não obedece ao seu chefe, e que está, sim, dividida entre

Segurança econômica e cibernética serão temas chaves de agenda do BRICS em 2015

Imagem
Por Vladimir Kultygin © Foto: RIA Novosti/Alexander Vilf Foto do arquivo ORIENTE mídia Em 2014, o Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul, que compõem o grupo conhecido pela sigla BRICS, terminaram a criação do novo Banco de Desenvolvimento do grupo e o Arranjo Contingente de Reservas. Especialistas não são unânimes avaliando a eficiência do futuro funcionamento desses instrumentos financeiros, mas concordam que, em 2015, a economia será um dos assuntos principais da agenda do grupo.

Paulo Nogueira: A agonia da editora Abril

Imagem
por :   Paulo Nogueira A família Civita e o busto do fundador, antes do declínio A retirada do busto de Victor Civita do saguão da sede da editora Abril neste começo de janeiro é um capítulo dramático do declínio acelerado daquela que foi uma das maiores empresas de jornalismo. A Abril está morrendo.

2014: Ano em que o capitalismo conduzido pelos EUA foi exposto como principal inimigo da paz

Imagem
3/1/2014,  [*] Finian CUNNINGHAM ,  Strategic Culture “ The Year US-led Capitalism Became Exposed as Root of Global Conflict ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Em vez de se mostrarem capazes de resgatar-se do lodaçal de problemas econômicos profundos e bem conhecidos associados ao declínio do capitalismo ocidental, as potências “ocidentais” do século passado tentam desesperadamente, resolver os próprios dilemas recriando velhos conflitos com a Rússia. A expansão da aliança EUA-OTAN contra o território russo é o corolário. A guerra parece ser, mais uma vez, o último refúgio dos canalhas. (...) Em  2015, a  batalha por verdade, justiça e paz será terrível... mas já é batalha que se pode vencer. O desafio está exposto, visível, em nível global de consciência e clareza. A causa-raiz das guerras e conflitos afinal emergiu, perfeitamente clara, ao longo do ano passado: o inimigo da paz é o capitalismo ocidental “conduzido” pelos EUA.

Rússia, China – nem aliadas nem rivais

Imagem
22/12/2014,  [*] MK Bhadrakumar ,  Indian Punchline −  rediff BLOGS Russia, China – neither allies nor rivals Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Relações Rússia - China Têm circulado ultimamente algumas teses surpreendentes, inclusive entre especialistas e jornalistas indianos, segundo as quais, na sequência de tensões da Rússia com o ocidente, Moscou ter-se-ia ‘'pivoteado'’ para a China, em termos estratégicos, e estaria tomando forma um eixo sino-russo na política mundial; e essas duas potências “orientais” estariam determinadas a desafiar os EUA.

A crise se agrava: a hora do Brasil e a da mídia

Imagem
Urge rediscutir as bases desenvolvimento brasileiro e isso não se faz com um sistema emissor que interdita o debate e veta soluções. por: Saul Leblon   Os interesses entrincheirados no bunker conservador urram, salivam e rosnam. Mas chegou a hora.   A hora do Brasil e a da mídia.   São ponteiros indissociáveis de um mesmo relógio histórico.   A crise mundial se espraia e se agrava.   A guerra do petróleo entre economias desesperadas é o novo front da desordem neoliberal.

Xerife da Receita vai enquadrar a Globo ?

Imagem
Rachid é duro mesmo ? Conversa Afiada A escolha do novo Secretário da Receita, que tinha trombado com Mantega, é recebido no PiG como o  Leão do “Ajuste” . Vamos ver se ele tem mesmo garras de Rei da Selva … RACHID: XERIFE DO GOVERNO LULA Comandando a Receita Federal de 2003 a 2008, secretário ampliou arrecadação e fiscalização

Para que esclarecer?

Imagem
Por Luciano Martins Costa -  no Observatório da Imprensa A imprensa ainda explora o desencontro entre o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, e a presidente da República, ocorrido no sábado (3/1), quando o ministro foi obrigado a desmentir declaração que havia feito na véspera sobre possíveis mudanças nas regras de reajuste do salário mínimo. A sequência do noticiário, na segunda-feira (5), coloca em contexto mais claro o suposto desentendimento, mas alguns colunistas aproveitam para levantar dúvidas sobre a autonomia dos ministros da área econômica. Notas e frases esparsas garimpadas nos principais jornais de circulação nacional ajudam a esclarecer o episódio, que é interpretado por analistas como uma demonstração de autoritarismo da presidente e um teste para a autoridade dos novos ministros. Passado o fim de semana, o leitor que acompanhou o assunto ficou sabendo que o ministro Barbosa, assediado por jornalistas ávidos por notícias no deserto em que se transforma Brasí

O Brasil tem latifúndios: 70 mil deles

Imagem
Ao contrário do que diz a ministra da Agricultura, as propriedades improdutivas não só existem como estão crescendo De acordo com o Incra, 40% das grandes propriedades brasileiras são improdutivas por  Marcelo Pellegrini  —  publicado  06/01/2015 As grandes propriedades rurais improdutivas, consideradas por definição como latifúndio, não apenas existem no Brasil, ao contrário do que afirmou na segunda-feira 5 a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, como cresceram. Apenas no governo Lula (2003-2010), os latifúndios ganharam 100 milhões de hectares.  Com isso, em 2010, as terras improdutivas representavam 40% das grandes propriedades rurais brasileiras, s egundo dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) . Ao todo, 228 milhões de hectares estão abandonados ou produzem abaixo da capacidade, o que os torna sem função social e, portanto, aptos para a reforma agrária de acordo com a Constituição.

Emir Sader: 2015, ano da Palestina?

Imagem
Falta um elo para ser reaberto o caminho de negociações que leve ao cumprimento da decisão sobre a existência do Estado palestino: um interlocutor em Israel. por Emir Sader Desde o assassinato de Yitzhak Rabin, em 1995, por um extremista de direita, Israel só caminhou para a direita, distanciando-se de qualquer solução política, negociada, para a questão palestina. Líderes e grupos de direita foram sendo sucedidos por outros líderes e grupos sempre mais à direita, em uma sucessão interminável de sectarismo e discriminação racista contra os palestinos.

Perfil: Mauro Vieira conhece Cristina Kirchner e o próximo presidente

Imagem
Vieira já tratou com todos os ministros de Cristina Kirchner e não tem antecedentes que levem a pensar que será um diplomata vazio de política. Martín Granovsky / Pagina12 Dilma Rousseff já tem dois argentinólogos em suas mãos. O assessor internacional Marco Aurélio García acaba de se somar ao novo chanceler, Mauro Vieira. Diplomata de carreira com 40 anos no Itamaraty, Viera foi embaixador na Argentina entre 2004 e 2010 e conhece pessoalmente não apenas todos os funcionários do atual governo, começando pela presidenta, como o próximo presidente, seja quem for.

Gilberto Carvalho, o homem que intuiu o futuro

Imagem
Luis Nassif A saída de Gilberto Carvalho da Secretaria da Presidência da República, após 12 anos, priva o governo de seu grilo falante. Desde 1994 não conversava com Gilberto Carvalho, quando sobreveio o episódio da Política Nacional de Participação Social.

Flávio Dino: avanço social depende da democratização da mídia

Imagem
  Em entrevista ao  Viomundo , na sede do PCdoB no centro de São Paulo, o governador do Maranhão, Flávio Dino, explicou como vai romper as barreiras da concentração da mídia local. Entre as propostas do governador comunista, está a criação de uma rádio pública e internet. Acompanhe a íntegra da entrevista na  TV Vermelho . 

Fernando Brito: Levy saiu-se melhor que a encomenda

Imagem
Autor: Fernando Brito A  primeira entrevista do ministro da Fazenda depois de sua posse  foi, se passarmos em revista ao que ele falou, corretíssima. Aproveitou o fato de ser apontado como “a esperança do mercado” para deixar claro que o ajuste nas contas públicas não será feito, como espera esta gente, nem com recessão, nem com o corte nos gastos sociais do Governo:

O estranho caso das promoções e demissões do coronel que fazia propaganda nazista

Imagem
por :   Mauro Donato O coronel Fábio dá entrevista a Luciano Huck Após o descalabro, vem a bonanza. Ou o cinismo. Com a enorme (e péssima) repercussão da volta do tenente-coronel Fabio de Souza ao comando do BOPE e agora no status de coronel, o secretário de Segurança do Rio José Mariano Beltrame afastou-o novamente na manhã de segunda (5).

Hollande defende fim de sanções à Rússia em caso de progresso

Imagem
Presidente da França aposta que próximas negociações internacionais trarão avanços rumo à solução do conflito no leste da Ucrânia. "Uma crise russa não é necessariamente boa para a Europa", diz. O presidente francês, François Hollande, disse nesta segunda-feira (05/01) que as sanções do Ocidente à Rússia deveriam ser suspensas caso se consigam avanços no sentido de uma solução para a crise na Ucrânia.

Por que a Globo vai acabar

Imagem
“De receptores passivos, os cidadãos estão passando a ser, mediante o uso massivo das redes sociais, “produtores-difusores”, ou produtores-consumidores (prosumers)” O  Conversa Afiada  reproduz artigo de Ignácio Ramonet(*), extraído da  Carta Maior : O FIM DA TELEVISÃO COMO A CONHECEMOS A TV virará apenas uma tela de conforto, simples extensão das grandes empresas americanas da web, que detêm cada vez mais informações sobre seus usuários. A televisão continua mudando rapidamente. Essencialmente, pelas novas práticas de acesso aos conteúdos audiovisuais que observamos sobretudo entre as gerações jovens. Todos os estudos realizados sobre as novas práticas de uso da televisão nos EUA e na Europa indicam uma mudança acelerada. Os jovens telespectadores passam do consumo “linear” da TV para um consumo de programas gravados e “à la carte” em uma “segunda tela” (computador, tablet, smartphone). De receptores passivos, os cidadãos estão passando a ser, mediante o uso massivo das red

Syriza exige corte da dívida insustentável, Merkel ameaça Grécia com expulsão do euro

Imagem
Alexis Tsipras defendeu um corte da dívida que a torne sustentável, 'com medidas que não prejudiquem os povos europeus, mas com mecanismos europeus'. Esquerda.net No comício de abertura da campanha eleitoral para as legislativas gregas, realizado neste sábado 3 de janeiro em Atenas, Alexis Tsipras defendeu os pontos do programa eleitoral do Syriza, centrado na recuperação económica e no fim da austeridade, e afirmou que pedirá “com realismo” aos parceiros europeus e aos credores um corte da maior parte da dívida, “que é impossível de pagar”, “com medidas que não prejudiquem os povos europeus, mas com mecanismos europeus”, enquanto que o resto “será pago com crescimento”.

Os líderes da esquerda não ousam desafiar prioridades da elite. E isto é um perigo. Um artigo de Paul Krugman

Imagem
por :   Diario do Centro do Mundo Do Nobel de Economia Paul Krugman, publicado no  El País : Krugman Em 2014, a crescente desigualdade nos países desenvolvidos recebeu finalmente a atenção devida quando O Capital no século XXI, de Thomas Piketty, se transformou em um inesperado (e merecido) sucesso de vendas. Os desconfiados habituais insistem em sua lucrativa negação, mas é evidente para todos os demais que a renda e a riqueza estão mais concentradas no extremo superior do que jamais estiveram desde a Belle Époque, e que a tendência não dá mostras de atenuar.