Postagens

Mostrando postagens de dezembro 30, 2014

Perfil: Mauro Vieira conhece Cristina Kirchner e o próximo presidente

Imagem
Vieira já tratou com todos os ministros de Cristina Kirchner e não tem antecedentes que levem a pensar que será um diplomata vazio de política. Martín Granovsky / Pagina12 Dilma Rousseff já tem dois argentinólogos em suas mãos. O assessor internacional Marco Aurélio García acaba de se somar ao novo chanceler, Mauro Vieira. Diplomata de carreira com 40 anos no Itamaraty, Viera foi embaixador na Argentina entre 2004 e 2010 e conhece pessoalmente não apenas todos os funcionários do atual governo, começando pela presidenta, como o próximo presidente, seja quem for.

Gilberto Carvalho, o homem que intuiu o futuro

Imagem
Luis Nassif A saída de Gilberto Carvalho da Secretaria da Presidência da República, após 12 anos, priva o governo de seu grilo falante. Desde 1994 não conversava com Gilberto Carvalho, quando sobreveio o episódio da Política Nacional de Participação Social.

Flávio Dino: avanço social depende da democratização da mídia

Imagem
  Em entrevista ao  Viomundo , na sede do PCdoB no centro de São Paulo, o governador do Maranhão, Flávio Dino, explicou como vai romper as barreiras da concentração da mídia local. Entre as propostas do governador comunista, está a criação de uma rádio pública e internet. Acompanhe a íntegra da entrevista na  TV Vermelho . 

Fernando Brito: Levy saiu-se melhor que a encomenda

Imagem
Autor: Fernando Brito A  primeira entrevista do ministro da Fazenda depois de sua posse  foi, se passarmos em revista ao que ele falou, corretíssima. Aproveitou o fato de ser apontado como “a esperança do mercado” para deixar claro que o ajuste nas contas públicas não será feito, como espera esta gente, nem com recessão, nem com o corte nos gastos sociais do Governo:

O estranho caso das promoções e demissões do coronel que fazia propaganda nazista

Imagem
por :   Mauro Donato O coronel Fábio dá entrevista a Luciano Huck Após o descalabro, vem a bonanza. Ou o cinismo. Com a enorme (e péssima) repercussão da volta do tenente-coronel Fabio de Souza ao comando do BOPE e agora no status de coronel, o secretário de Segurança do Rio José Mariano Beltrame afastou-o novamente na manhã de segunda (5).

Hollande defende fim de sanções à Rússia em caso de progresso

Imagem
Presidente da França aposta que próximas negociações internacionais trarão avanços rumo à solução do conflito no leste da Ucrânia. "Uma crise russa não é necessariamente boa para a Europa", diz. O presidente francês, François Hollande, disse nesta segunda-feira (05/01) que as sanções do Ocidente à Rússia deveriam ser suspensas caso se consigam avanços no sentido de uma solução para a crise na Ucrânia.

Por que a Globo vai acabar

Imagem
“De receptores passivos, os cidadãos estão passando a ser, mediante o uso massivo das redes sociais, “produtores-difusores”, ou produtores-consumidores (prosumers)” O  Conversa Afiada  reproduz artigo de Ignácio Ramonet(*), extraído da  Carta Maior : O FIM DA TELEVISÃO COMO A CONHECEMOS A TV virará apenas uma tela de conforto, simples extensão das grandes empresas americanas da web, que detêm cada vez mais informações sobre seus usuários. A televisão continua mudando rapidamente. Essencialmente, pelas novas práticas de acesso aos conteúdos audiovisuais que observamos sobretudo entre as gerações jovens. Todos os estudos realizados sobre as novas práticas de uso da televisão nos EUA e na Europa indicam uma mudança acelerada. Os jovens telespectadores passam do consumo “linear” da TV para um consumo de programas gravados e “à la carte” em uma “segunda tela” (computador, tablet, smartphone). De receptores passivos, os cidadãos estão passando a ser, mediante o uso massivo das red

Syriza exige corte da dívida insustentável, Merkel ameaça Grécia com expulsão do euro

Imagem
Alexis Tsipras defendeu um corte da dívida que a torne sustentável, 'com medidas que não prejudiquem os povos europeus, mas com mecanismos europeus'. Esquerda.net No comício de abertura da campanha eleitoral para as legislativas gregas, realizado neste sábado 3 de janeiro em Atenas, Alexis Tsipras defendeu os pontos do programa eleitoral do Syriza, centrado na recuperação económica e no fim da austeridade, e afirmou que pedirá “com realismo” aos parceiros europeus e aos credores um corte da maior parte da dívida, “que é impossível de pagar”, “com medidas que não prejudiquem os povos europeus, mas com mecanismos europeus”, enquanto que o resto “será pago com crescimento”.

Os líderes da esquerda não ousam desafiar prioridades da elite. E isto é um perigo. Um artigo de Paul Krugman

Imagem
por :   Diario do Centro do Mundo Do Nobel de Economia Paul Krugman, publicado no  El País : Krugman Em 2014, a crescente desigualdade nos países desenvolvidos recebeu finalmente a atenção devida quando O Capital no século XXI, de Thomas Piketty, se transformou em um inesperado (e merecido) sucesso de vendas. Os desconfiados habituais insistem em sua lucrativa negação, mas é evidente para todos os demais que a renda e a riqueza estão mais concentradas no extremo superior do que jamais estiveram desde a Belle Époque, e que a tendência não dá mostras de atenuar.

Equilíbrio fiscal é indispensável para ampliar desenvolvimento, diz Levy

Imagem
Wellton Máximo -  Agência Brasil 05.01.2015 - 17h17 O equilíbrio das contas públicas é condição indispensável para manter a justiça social e ampliar o desenvolvimento do país, disse há pouco o novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Durante o discurso de posse, ele ressaltou que o ajuste fiscal estimula os investimentos e a geração de empregos, ao recuperar a credibilidade na economia. “A democracia aprendeu uma lição quando a sociedade reafirmou o compromisso fiscal como peça chave para o desenvolvimento”, declarou Levy. “O equilíbrio fiscal é indispensável para ampliar oportunidades para o povo, principalmente para os mais jovens. É a chave para crescimento do crédito, que permite aos empreendedores investir e gerar empregos”, declarou.

Se depender de O Globo, o Brasil só faz barquinho de papel

Imagem
Autor: Fernando Brito Cumprindo o seu dever de ser o mais tradicional porta-voz do Brasil Colônia,  O Globo  publica hoje um editorial criticando as “políticas voluntaristas sustentadas por fartos incentivos fiscais e creditícios administrados por uma burocracia estatal, tudo protegido por um sistema de reserva de mercado” que permitiram o surgimento (no Império), o ressurgimento (com JK) e o segundo ressurgimento (com Lula e Dilma) da indústria naval brasileira.

Proposta “surpreendente” dos russos à Europa: — Larguem os EUA. Unam-se à União Econômica Eurasiana

Imagem
4/1/2015,  [*]  Tyler Durden ,  Zero Hedge Russia’s “Startling” Proposal To Europe: Dump The US, Join The Eurasian Economic Union Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                           POSTADO POR  CASTOR FILHO --Você não está morto de medo? Lenta mas ininterruptamente, a Europa vai-se apercebendo de que o principal resultado do bloqueio econômico e financeiro do ocidente contra a Rússia é que a própria Europa é quem mais sofre. Se a Alemanha foi a primeira a reconhecer o fato em 2014, quando a economia por lá desabou e vive hoje à beira de uma recessão, agora já há outros que também estão caindo na real.

Êpa! São eles novamente! Prêmio “Você está falando sério?” de 2014.

Imagem
2-4/1/2015,  [*]   Conn Hallinan ,  Counterpunch Whoops, They Did It Again!  The 2014 “Are You Serious?” Awards Traduzido por  mberublue POSTADO POR  CASTOR FILHO ●— O  Prêmio “Caixa de Pandora”  deste ano será dividido entre Estados Unidos e Israel, pelo lançamento desastrado da primeira guerra cibernética no mundo, criando um monstro no processo. Em 2010, os dois países criaram secretamente e liberaram o vírus “Stuxnet” para incapacitar o programa de energia nuclear do Irã, travando durante o transcorrer do feito milhares de centrífugas iranianas.

2014: Relatório “Fim de Ano” e exame do que 2015 pode trazer

Imagem
30/12/2014,  The Saker ,  The Vineyard of the Saker 2014 “End of Year” report and a look into what 2015 might bring Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Dito em palavras bem simples: ninguém no planeta, até hoje, fez mais, em oposição ao Império Anglo-sionista, que Vladimir Putin. Prova cabal disso, acho eu, é a campanha histérica, viciosa, doentia, de demonização do Presidente da Rússia, em toda a imprensa-empresa ocidental. The Saker Introdução Seja qual for o parâmetro, 2014, foi ano realmente histórico que viu desenvolvimentos enormes, tectônicos, eu diria. O ano termina em alta instabilidade, e o futuro é difícil de antever. Não acho que alguém consiga prever com confiança o que possa acontecer ano que vem. Assim, proponho hoje fazer coisa muito mais modesta: quero observar alguns dos eventos chaves de 2014 e pensá-los como vetores com direção e magnitude específicas. Quero ver em que direção “moveram-se” alguns atores cha

PASSANDO A LIMPO

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Matriz da Lava-jato, Operação Mãos Limpas guarda muitos pontos obscuros --até participação da CIA e do embaixador dos EUA numa investigação que fez 1223 condenações em dez anos Matriz ideológica da Operação Lava Jato, com a qual o juiz Sérgio Moro investiga a Petrobras e ameaça produzir uma crise sem paralelo em nossa história política, a Operação Mãos Limpas merece mais do que um minuto de reflexão por parte dos brasileiros.

Lula sobre o suposto câncer: "Uma mentira, peça de ficção"

Imagem
O ex-presidente Lula negou que tenha se submetido a um novo tratamento para controlar um suposto câncer. A informação havia sido publicada no blog “ Esplanada” , do jornalista Leadro Mazzini, na madrugada deste domingo no Portal de notícias   UOL. Ricardo Stuckert/Instituto Lula Instituto Lula desmente mais uma tentativa da grande mídia em  envolver o ex-presidente à pautas negativas  De acordo com o texto do blogueiro, Lula havia se curado do câncer na laringe, mas teria um tumor no pâncreas. Para tratá-lo, o ex-presidente teria passado a visitar o Hospital Sírio Libanês em São Paulo durante a madrugada, escreveu Mazzini, citando como fontes pessoas próximas ao petista. Em nota, a assessoria de imprensa do Instituto Lula desmentiu o texto de Leandro Mazzini, "O texto "Lula fez tratamento sigiloso e controlou novo câncer" de Leandro Mazzini, em seu blog "Esplanada", é uma mentira, uma peça de ficção. Os resultados dos exames realizados pelos médicos de L

400 mais ricos do mundo aumentaram fortuna em US$92 bilhões em 2014

Imagem
Os mais ricos ficaram ainda mais ricos em 2014: 0,7% da população concentra 44% da riqueza mundial, enquanto 69,8% da população mundial detém apenas 2,9%. Esquerda.net O lucro de multimilionários como o chinês Jack Ma, líder do Alibaba, contrasta com a desigualdade que alargou o abismo entre ricos e pobres neste ano.   As pessoas mais ricas do planeta ficaram ainda mais ricas em 2014, adquirindo pelo menos 92 mil milhões de dólares na sua fortuna coletiva, revelou o Índice de Bilionários da  Bloomberg . O património líquido dos 400 multimilionários mais ricos do mundo foi de 4,1 biliões de dólares conforme dados divulgados em 29 de dezembro de 2014.

Agenda internacional da semana: 4 a 11 de janeiro de 2015

Imagem
A semana começa com uma escalada na tensão entre a Autoridade Palestina e o governo israelense nos planos jurídico internacional, político e econômico. Flávio Aguiar, de Berlim Israel x Palestinos A semana começa com uma escalada na tensão entre a Autoridade Palestina e o governo israelense nos planos jurídico internacional, político e econômico. Depois de ver derrotada a proposta de estabelecer um prazo no Conselho de Segurança da ONU para a retirada de Israel dos territórios ocupados desde a guerra de 1967, a Autoridade Palestina assinou o protocolo do Tribunal Internacional de Haia.

Ratos e urubus, larguem nossas fantasias

Imagem
 Autor: Fernando Brito Não há nada mais importante para destruir um povo do que lhe  tirar aquilo que o define: sua identidade , a capacidade de sonhar coletivamente e fazer juntos. E esta identidade, desde os primórdios da civilização, encontra – próprias ou “importadas e adaptadas” –  as festas como expressão deste sentir coletivo. Tão intenso que Leonardo Boff, ao defini-las, disse que são “o tempo forte da vida, onde os homens dizem sim a todas as coisas”.

Paulo Henrique Amorim nos diverte com: Bichos curiosos

Imagem

Ignacio Ramonet: O fim da televisão de massas

Imagem
Todos os estudos realizados sobre as novas práticas de uso da televisão nos Estados Unidos e na Europa indicam uma mudança acelerada. Os jovens telespectadores passam do consumo “linear” da TV para um consumo em “diferido” e “à la carte” num “segundo ecrã”. Foto de tribehut/flickr Por  Ignacio Ramonet No  ESQUERDA.NET A televisão continua a mudar rapidamente. Essencialmente pelas novas práticas de acesso aos conteúdos audiovisuais que observamos sobretudo entre as jovens gerações. Todos os estudos realizados sobre as novas práticas de uso da televisão nos Estados Unidos e na Europa indicam uma mudança acelerada. Os jovens telespectadores passam do consumo “linear” da TV para um consumo em “diferido” e “à la carte” num “segundo ecrã” (computador,  tablet ,  smartphone ). De recetores passivos, os cidadãos estão a passar a ser, mediante o uso em massa das redes sociais, “produtores-difusores”, ou produtores-consumidores ( prosumers ).

Carnival of Venice : Classical Waltz and Italian Folk Music from Venice

Imagem
Por  marcos Aquino Musica de todos os tempos

Saul Leblon: O currículo da pátria educadora

Imagem
A formação virtuosa da infância, a sorte do desenvolvimento, o futuro da sociedade e da civilização há muito deixaram de interessar à elite brasileira. por: Saul Leblon   A mídia derrotada em 26 de outubro fez da posse da Presidenta Dilma Rousseff um manifesto fotográfico de revanchismo e ressentimento. Seria só a doença infantil do conservadorismo não fosse o sinal eloquente dos dias que virão. Acovardada diante da solenidade democrática, momentaneamente impedida de expor as garras em textos explícitos, a cobertura conservadora dedicou-se a selecionar e recortar imagens oferecendo uma angulação desairosa da cerimônia, da presidenta reeleita e, por indução, do seu legado e do seu futuro. Nisso a Folha comprovou, mais uma vez, o  virtuosismo no ramo.

REAÇÃO SINTOMÁTICA

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Crítica de Aloysio Nunes Ferreira mostra atualidade do debate sobre democratização dos meios de comunicação Menos de 72 horas depois da posse de Ricardo Berzoini no ministério das Comunicações, o esforço do governo Dilma para colocar o debate sobre a democratização da mídia na ordem do dia começa a dar os primeiros frutos.

Ataques a mesquitas confrontam a Suécia com os limites da sua tolerância

Imagem
ANA FONSECA PEREIRA   Numa semana, três locais de oração muçulmanos foram incendiados. Acções coincidem com crescente popularidade de partido anti-imigração no país que, proporcionalmente, mais refugiados recebeu em 2014. "Não toquem na minha mesquita" é o slogan de repúdio  REUTERS A Suécia orgulha-se da sua política de portas abertas aos exilados e, em 2014, deu um passo que nenhum outro país europeu seguiu ao anunciar que daria autorização de residência permanente aos refugiados sírios. Mas não é imune ao mal-estar que pela Europa vai alimentando movimentos xenófobos e, depois de um partido populista quase ter forçado a queda do Governo, o ataque a três mesquitas forçou os suecos a reconhecer que algo não está bem no reino da tolerância.

DCM: Como a mídia é regulada na Suécia

Imagem
por :   Claudia Wallin O artigo abaixo é de Claudia Wallin, jornalista brasileira radicada na Suécia e autora do livro  Um país sem excelências e mordomias . DE ESTOCOLMO O Ombudsman sueco da Imprensa levanta uma sobrancelha, como se acabasse de ouvir um impropério ou um desvairado insulto pessoal. A pergunta é se o sistema de regulação da mídia na Suécia pode ser interpretado como algum tipo de censura ou cerceamento da liberdade de imprensa. ”Absolutamente não”, diz um quase raivoso Ola Sigvardsson. ”Trata-se,aqui, de proteger a ética”.

Palestinos consideram sanções israelenses como "crime de guerra"

Imagem
Neste domingo (4) o governo palestino chamou de "crime de guerra" o congelamento da transferência mensal de receitas fiscais decretado por Israel em represália por sua entrada no Tribunal Penal Internacional (TPI). Daily Mail Soldados israelenses reprimem protesto de palestinos na cidade de Kfar Kana, em 8 novembro 2014. "Esta decisão é um novo crime de guerra israelense, mas não retrocederemos diante das pressões, disse à imprensa daqui o principal negociador palestino", Saeb Erekat. A retenção dos pagamentos de receitas fiscais que os palestinos da Cisjordânia pagam é uma represália utilizada com frequência pela potência ocupadora contra o Governo do presidente Mahmoud Abbas.

Washington configurou 2015 para ser um ano de conflito

Imagem
Washington é a causa do conflito que vem sendo promovido já a algum tempo. A Rússia estava muito fraca para fazer qualquer coisa a respeito de quando o governo Clinton começou a empurrar a Otan para junto das fronteiras russas, assim como de quando ele ilegalmente atacou a Iugoslávia desmembrando o país em pedaços menores, mais fáceis a serem controlados. Por Paul Craig Roberts, no Global Research Congresso dos Estados Unidos A Rússia também ainda continuava muito enfraquecida para poder fazer alguma coisa de quando o governo de George W. Bush se retirou do acordo ABM, [Acordo regulamentando a quantidade e o uso dos mísseis anti-balísticos] e de quando o mesmo começou a organizar a colocação de bases militares americanas, contendo mísseis anti-balísticos, nas fronteiras russas. Washington mentiu para a Rússia dizendo que o objetivo da colocação dessas bases seria o de proteger a Europa dos não-existentes ICBMs nucleares do Irã. [ICBM sendo então um míssil intercontinental anti

A boa notícia vira o caos na Folha, sempre a serviço do PSDB

Imagem
O ano terminou e começou com a imprensa brasileira fazendo forte oposição ao governo Dilma. Observe que a mesma notícia  publicada nesse sabado (03) é vista  de jeitos diferentes na Folha de São Paulo, jornal a serviço do PSDB, e na  Agência de notícias americana Reuters A manchete da Folha  induzir o leitor a acreditar que estamos vivendo em meio ao caos da economia... 

A mídia já perdeu o debate sobre regulação econômica

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Nas fotos acima, o patriarca dos Marinho ao lado dos defensores da “liberdade de expressão” Ninguém jamais pensou que a mídia e seus braços partidários ficariam calados quando o governo resolvesse iniciar um debate sobre a regulação econômica da mídia. É inegável que a regulação econômica da mídia mexe com uma questão de poder. Poder e dinheiro. No Brasil, poder e dinheiro tem nome: Globo.

Como a Alemanha foi dividida. Lições para a Ucrânia

Imagem
As nações ocidentais têm explicado seu apoio ao novo regime pós-golpe de Kiev alegando que eles estão tentando impedir a Rússia de destruir a Ucrânia como um estado único, unificado. No entanto, está cada vez mais evidente que, na verdade, é Washington, Bruxelas, Bonn e agora Varsóvia que estão preparando o cenário para o desmembramento da Ucrânia. Yuriy Rubtsov* -  REDE VOLTAIRE -    MOSCOVO (RÚSSIA)