Postagens

Mostrando postagens de dezembro 29, 2014

Paulo Henrique Amorim nos diverte com: Bichos curiosos

Imagem

Ignacio Ramonet: O fim da televisão de massas

Imagem
Todos os estudos realizados sobre as novas práticas de uso da televisão nos Estados Unidos e na Europa indicam uma mudança acelerada. Os jovens telespectadores passam do consumo “linear” da TV para um consumo em “diferido” e “à la carte” num “segundo ecrã”. Foto de tribehut/flickr Por  Ignacio Ramonet No  ESQUERDA.NET A televisão continua a mudar rapidamente. Essencialmente pelas novas práticas de acesso aos conteúdos audiovisuais que observamos sobretudo entre as jovens gerações. Todos os estudos realizados sobre as novas práticas de uso da televisão nos Estados Unidos e na Europa indicam uma mudança acelerada. Os jovens telespectadores passam do consumo “linear” da TV para um consumo em “diferido” e “à la carte” num “segundo ecrã” (computador,  tablet ,  smartphone ). De recetores passivos, os cidadãos estão a passar a ser, mediante o uso em massa das redes sociais, “produtores-difusores”, ou produtores-consumidores ( prosumers ).

Carnival of Venice : Classical Waltz and Italian Folk Music from Venice

Imagem
Por  marcos Aquino Musica de todos os tempos

Saul Leblon: O currículo da pátria educadora

Imagem
A formação virtuosa da infância, a sorte do desenvolvimento, o futuro da sociedade e da civilização há muito deixaram de interessar à elite brasileira. por: Saul Leblon   A mídia derrotada em 26 de outubro fez da posse da Presidenta Dilma Rousseff um manifesto fotográfico de revanchismo e ressentimento. Seria só a doença infantil do conservadorismo não fosse o sinal eloquente dos dias que virão. Acovardada diante da solenidade democrática, momentaneamente impedida de expor as garras em textos explícitos, a cobertura conservadora dedicou-se a selecionar e recortar imagens oferecendo uma angulação desairosa da cerimônia, da presidenta reeleita e, por indução, do seu legado e do seu futuro. Nisso a Folha comprovou, mais uma vez, o  virtuosismo no ramo.

REAÇÃO SINTOMÁTICA

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Crítica de Aloysio Nunes Ferreira mostra atualidade do debate sobre democratização dos meios de comunicação Menos de 72 horas depois da posse de Ricardo Berzoini no ministério das Comunicações, o esforço do governo Dilma para colocar o debate sobre a democratização da mídia na ordem do dia começa a dar os primeiros frutos.

Ataques a mesquitas confrontam a Suécia com os limites da sua tolerância

Imagem
ANA FONSECA PEREIRA   Numa semana, três locais de oração muçulmanos foram incendiados. Acções coincidem com crescente popularidade de partido anti-imigração no país que, proporcionalmente, mais refugiados recebeu em 2014. "Não toquem na minha mesquita" é o slogan de repúdio  REUTERS A Suécia orgulha-se da sua política de portas abertas aos exilados e, em 2014, deu um passo que nenhum outro país europeu seguiu ao anunciar que daria autorização de residência permanente aos refugiados sírios. Mas não é imune ao mal-estar que pela Europa vai alimentando movimentos xenófobos e, depois de um partido populista quase ter forçado a queda do Governo, o ataque a três mesquitas forçou os suecos a reconhecer que algo não está bem no reino da tolerância.

DCM: Como a mídia é regulada na Suécia

Imagem
por :   Claudia Wallin O artigo abaixo é de Claudia Wallin, jornalista brasileira radicada na Suécia e autora do livro  Um país sem excelências e mordomias . DE ESTOCOLMO O Ombudsman sueco da Imprensa levanta uma sobrancelha, como se acabasse de ouvir um impropério ou um desvairado insulto pessoal. A pergunta é se o sistema de regulação da mídia na Suécia pode ser interpretado como algum tipo de censura ou cerceamento da liberdade de imprensa. ”Absolutamente não”, diz um quase raivoso Ola Sigvardsson. ”Trata-se,aqui, de proteger a ética”.

Palestinos consideram sanções israelenses como "crime de guerra"

Imagem
Neste domingo (4) o governo palestino chamou de "crime de guerra" o congelamento da transferência mensal de receitas fiscais decretado por Israel em represália por sua entrada no Tribunal Penal Internacional (TPI). Daily Mail Soldados israelenses reprimem protesto de palestinos na cidade de Kfar Kana, em 8 novembro 2014. "Esta decisão é um novo crime de guerra israelense, mas não retrocederemos diante das pressões, disse à imprensa daqui o principal negociador palestino", Saeb Erekat. A retenção dos pagamentos de receitas fiscais que os palestinos da Cisjordânia pagam é uma represália utilizada com frequência pela potência ocupadora contra o Governo do presidente Mahmoud Abbas.

Washington configurou 2015 para ser um ano de conflito

Imagem
Washington é a causa do conflito que vem sendo promovido já a algum tempo. A Rússia estava muito fraca para fazer qualquer coisa a respeito de quando o governo Clinton começou a empurrar a Otan para junto das fronteiras russas, assim como de quando ele ilegalmente atacou a Iugoslávia desmembrando o país em pedaços menores, mais fáceis a serem controlados. Por Paul Craig Roberts, no Global Research Congresso dos Estados Unidos A Rússia também ainda continuava muito enfraquecida para poder fazer alguma coisa de quando o governo de George W. Bush se retirou do acordo ABM, [Acordo regulamentando a quantidade e o uso dos mísseis anti-balísticos] e de quando o mesmo começou a organizar a colocação de bases militares americanas, contendo mísseis anti-balísticos, nas fronteiras russas. Washington mentiu para a Rússia dizendo que o objetivo da colocação dessas bases seria o de proteger a Europa dos não-existentes ICBMs nucleares do Irã. [ICBM sendo então um míssil intercontinental anti

A boa notícia vira o caos na Folha, sempre a serviço do PSDB

Imagem
O ano terminou e começou com a imprensa brasileira fazendo forte oposição ao governo Dilma. Observe que a mesma notícia  publicada nesse sabado (03) é vista  de jeitos diferentes na Folha de São Paulo, jornal a serviço do PSDB, e na  Agência de notícias americana Reuters A manchete da Folha  induzir o leitor a acreditar que estamos vivendo em meio ao caos da economia... 

A mídia já perdeu o debate sobre regulação econômica

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Nas fotos acima, o patriarca dos Marinho ao lado dos defensores da “liberdade de expressão” Ninguém jamais pensou que a mídia e seus braços partidários ficariam calados quando o governo resolvesse iniciar um debate sobre a regulação econômica da mídia. É inegável que a regulação econômica da mídia mexe com uma questão de poder. Poder e dinheiro. No Brasil, poder e dinheiro tem nome: Globo.

Como a Alemanha foi dividida. Lições para a Ucrânia

Imagem
As nações ocidentais têm explicado seu apoio ao novo regime pós-golpe de Kiev alegando que eles estão tentando impedir a Rússia de destruir a Ucrânia como um estado único, unificado. No entanto, está cada vez mais evidente que, na verdade, é Washington, Bruxelas, Bonn e agora Varsóvia que estão preparando o cenário para o desmembramento da Ucrânia. Yuriy Rubtsov* -  REDE VOLTAIRE -    MOSCOVO (RÚSSIA)

” A arte da Guerra” – Os parceiros da OTAN ampliada

Imagem
Manlio Dinucci Desde o colapso da União Soviética, a OTAN se transformou em uma ferramenta global do imperialismo dos EUA. Os países árabes do Golfo Pérsico (exceto Omã e Iêmen) já estão integrados à Aliança, ao lado de Israel. Por conseguinte, Qatar forneceu cobertura para os mercenários usados pela OTAN contra a Líbia. REDE VOLTAIRE | ROMA (ITÁLIA)  | 2 DE JANEIRO DE 2015   OTAN comemorando o 10º aniversário da Iniativa de cooperação de Istambul em Doha, Qatar (11 de dezembro de 2014) É tempo de aniversário na OTAN. O 20º aniversário do “Diálogo Mediterrâneo” celebrou-se em Aman (Jordânia), nos dias 9 e 10 de dezembro. Foi atendido pelo Secretário-Geral da OTAN Jens Stoltenberg e 28 representantes do Conselho do Atlântico Norte, além dos embaixadores de sete países parceiros: Argélia, Egito, Jordânia, Israel, Marrocos, Mauritânia e Tunísia. Há três anos, Stoltenberg recordou: “durante a nossa operação, liderada pela OTAN, para proteger o povo da Líbia, Jordâni

Luis Nassif: O papel do Ministério Público Federal na regulação da mídia

Imagem
Luis Nassif Faltaram dois representantes da mídia em encontro relevante do MPF-SP: a ABERT e o Ministro Paulo Bernardo. Mas iniciativas como a do procurador Jefferson Dias podem ajudar a desinterditar o debate de regulação da mídia.

Facebook vai usar novas regras de privacidade e anúncios a partir deste mês

Imagem
Helena Martins -  Agência Brasil 04.01.2015 - 15h00 A partir do dia 30 deste mês, o Facebook, maior rede social do mundo, vai passar a adotar novas regras relacionadas à privacidade dos usuários e à oferta de anúncios publicitários. A empresa poderá obter mais informações sobre quem a acessa, a partir de dados coletados por produtos que também são do Facebook, como Instagram e WhatsApp. Até mesmo o nível de bateria do celular e a força do sinal da operadora utilizada serão conhecidos pelo Facebook.

Partidos e movimentos sociais articulam-se para formação de frente de esquerda

Imagem
Movimento pretende atuar nas ruas e no Congresso pela aprovação de agenda progressista, em contraponto às manifestações que pedem volta do governo militar e ideais direitistas por  Hylda Cavalcanti, da RBA WILSON DIAS/ARQUIVO ABR Uma das mobilizações será para pedir que o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) seja punido por quebra de decoro Brasília – O ano de 2015, além das mudanças no Executivo e Legislativo, será marcado também pela formalização de uma nova frente de esquerda, de caráter nacional, a ser formada por movimentos sociais diversos, centrais sindicais e partidos políticos. As articulações, que já estão adiantadas, têm sido realizadas entre algumas das principais centrais, lideranças de ao menos sete entidades e os partidos PT, PSOL, PCdoB e PSTU, conforme informaram organizadores do movimento.

Crise interna e mundial

Imagem
  [*]  Adriano Benayon Texto enviado pelo autor Ilustrações:  redecastorphoto POSTADO POR  CASTOR FILHO Crise Financeira Internacional 1.  O ano termina sob o espectro de perspectivas preocupantes no âmbito nacional e no poder mundial. 2.  Isso recomenda que os povos assumam atitude engajada e participativa, livre das falsas lideranças que iludem tanta gente, e, assim, se libertem de um sistema que os despoja e aliena. 3.   No Brasil persiste o assédio para que se desnacionalizem as poucas grandes empresas públicas e privadas sob controle nacional que ainda lhe restam.

Miguel do Rosário: A sórdida campanha contra a Abreu e Lima

Imagem
Autor: Miguel do Rosário É lamentável a campanha da mídia contra a Petrobrás. Aqui não se trata mais de fazer as denúncias – necessárias – de corrupção, nem de participar do jogo de vazamentos seletivos, em conluio com setores de oposição incrustados no Estado.

Filho de Tim Maia: “Meu pai não merecia algo tão tendencioso”

Imagem
No DCM Do  msn : Leo Maia, filho de Tim Maia, fez um desabafo em sua conta no Instagram a respeito do filme que foi feito para relatar a história de vida de seu pai. O cantor ficou desapontado com o resultado da obra e afirmou que muitas cenas do longa são condiziam com a realidade.

Antonio Lassance: Como pensa a elite brasileira

Imagem
A elite brasileira comprou o livro de Piketty, O Capital no Século 21. Não gostou. Achou que era sobre dinheiro, mas o principal assunto é a desigualdade. Antonio Lassance A elite brasileira é engraçada. Gosta de ser elite, de mostrar que é elite, de viver como elite, mas detesta ser chamada de elite, principalmente quando associada a alguma mazela social. Afinal, mazela social, para a elite, é coisa de pobre. A elite gosta de criticar e xingar tudo e todos. Chama isso de liberdade de expressão. Mas não gosta de ser criticada. Aí vira perseguição. Quando a elite esculhamba o país, é porque ela é moderna e quer o melhor para todos nós. Quando alguém esculhamba a elite, é porque quer nos transformar em uma Cuba, ou numa Venezuela, dois países que a elite conhece muito bem, embora não saiba exatamente onde ficam. Ideia de elite é chamada de opinião. Ideia contra a elite é chamada de ideologia.

Merval iguala política externa a concurso de popularidade para falar mal de Dilma

Imagem
Ela não tem importância! por Luiz Carlos Azenha Merval Pereira tem a tarefa de falar mal do governo. De qualquer governo trabalhista, presumo. Faz isso com a regularidade de um gotejamento em sua longuíssima coluna n’ O Globo , na CBN e na Globonews. No diário conservador carioca, a extensão dos escritos de Merval é inversamente proporcional à lógica do conteúdo.

A turma do Aécio deixou um rombo no cofre para Fernando Pimentel

Imagem
O Estado fechou o ano com déficit e o novo governador terá que priorizar investimentos. Esta foi a tônica da primeira reunião com o secretariado, realizada nessa sexta-feira (2) por Fernando Pimentel (PT) no Palácio Tiradentes. Balanço das contas do Estado atualizado no Portal da Transparência aponta uma diferença de cerca de R$ 1,5 bilhão nos cofres públicos entre receita e despesa. Dados publicados no dia 1º de janeiro mostram que o governo arrecadou, em 2014, cerca de R$ 70 bilhões, enquanto os gastos ficaram somaram R$ 71,5 bilhões.

Preços do petróleo provocam crise financeira e industrial nos EUA

Imagem
O economista francês Jacques Sapir considera que as aspirações dos EUA relativamente ao petróleo de xisto podem se tornar um pesadelo para Washington.   Os Estados Unidos ficarão à beira da crise caso os preços do petróleo continuem em baixa, escreveu Jacques Sapir, diretor de pesquisas da Escola Superior de Ciências Sociais e chefe do Centro de Pesquisas da Industrialização em seu site oficial. Como resultado da queda dos preços do petróleo, a indústria do petróleo de xisto dos EUA perde dinheiro, diz Sapir. A rentabilidade da indústria começa, segundo diferentes cálculos, de US $ 80 a R $ 100 por barril.

Selma e os gritos que ainda vêm das ruas americanas

Imagem
Filme indicado para o Globo de Ouro, 'Selma' retrata as lutas selaram a adoção da lei para garantir os direitos dos eleitores afro-americanos nos EUA. Léa Maria Aarão Reis Vem mais outro filme-bomba por aí, remexendo na história do racismo e dos direitos humanos nos EUA e nas feridas que teimam em não cicatrizar, decorrentes da escravatura, da discriminação, violência e menosprezo aos negros que, mesmo com um presidente de pele escura e descendência africana no seu segundo mandato, volta e meia se apresentam como chagas vergonhosas de uma sociedade conservadora e fechada em si mesma.

DCM Blog que Bomba!: O ano do DCM em números

Imagem
por :   Paulo Nogueira Regularmente compartilhamos nossos números com quem nos lê. Ao trabalho, então. No final de 2014, o Word Press, onde hospedamos o site, nos enviou um  relatório  com nosso desempenho.

Democracia Saudita!: Doença real pode precipitar troca de geração na Arábia Saudita

Imagem
O nonagenário rei Abdullah é um dos monarcas mais idosos do mundo. Como eventuais sucessores, ele nomeou dois de seus irmãos. O problema é que ambos não são muito mais novos do que ele. Abdullah bin Abdul Aziz al-Saud: idade do rei é tema de polêmica Desde o último dia de 2014, o rei Abdullah da Arábia Saudita vem sendo tratado num hospital da capital, Riad. Embora não se trate de algo fora do comum, para alguém com provavelmente mais de 90 anos (a idade exata de Abdullah é objeto de controvérsia), a notícia colocou em alerta os observadores da região do Golfo Pérsico.

400 mais ricos do mundo aumentaram fortuna em 92.000 milhões em 2014

Imagem
As pessoas mais ricas do planeta ficaram ainda mais ricas em 2014, adquirindo pelo menos 92 mil milhões de dólares na sua fortuna coletiva. Segundo um relatório do Crédit Suisse, 0,7% da população concentra 44% da riqueza mundial, enquanto 69,8% da população mundial detém apenas 2,9%. O lucro de multimilionários como o chinês Jack Ma, líder do Alibaba, contrasta com a desigualdade que alargou o abismo entre ricos e pobres neste ano

Brizola Humilha Jornalista de O Globo.flv

Imagem

Histérico, Aloysio defende oligopólios e critica regulação da mídia

Imagem
Depois de participar de um ato que pedia a volta dos militares ao poder, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) resolveu escancarar o jogo e lançou nota neste sábado (3) em defesa dos oligopólios da comunicação e criticando a proposta de debate sobre a regulação econômica da mídia, apresentada pelo novo ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini. Agência Senado A proposta de "debate" é uma ameaça a liberdade de imprensa, segundo o Aloysio Nunes  O líder do PSDB no Senado chamou de “risco à liberdade de imprensa” a proposta de debate de Berzoini. Ele também chama o ministro de “aloprado”. “O traço de união capaz de congregar em uma linha de ação comum facções rivais do campo lulo-petista e também os grupelhos da esquerda anti-democrática é a proposta celerada a cargo do novo ministro das Comunicações, o "aloprado" [Ricardo] Berzoini: o controle da imprensa, conforme ele anunciou ontem no discurso de posse”, diz Aloysio, demonstrando que ainda não saiu do palanque

Governo do Maranhão suspende pagamento a construtora alvo da Operação Lava Jato

Imagem
Alex Rodrigues -  Agência Brasil 03.01.2015 - 18h20 Um dia após assumir o cargo, o governador do Maranhão, Flávio Dino(PCdoB), determinou que o pagamento de qualquer quantia relativa a uma dívida de R$ 113 milhões que a construtora Constran cobra do estado seja temporariamente suspenso. A regularidade do precatório assinado em 2010, quando o estado era comandado pela então governadora Roseana Sarney, vai ser apurada por uma comissão criada ontem (2), por decreto.

Dilma: Petrobras é maior do que qualquer crise

Imagem
Durante a posse, Dilma declarou que combaterá os ataques contra a Petrobras, e que haverá aumento da poupança interna e da produtividade do país. Dario Pignotti - Página 12 Um sol absoluto recebeu no dia 1º de janeiro a presidenta Dilma Rousseff às 14h58, quando saudou, de um Rolls Royce sem capota, o público reunido em frente à Catedral, no centro de Brasília, durante o desfile prévio ao discurso de posse em que ratificou sua defesa da estatal Petrobras. “Não podemos permitir que a Petrobras seja alvo de um cerco especulativo dos interesses contrariados com a adoção do regime de partilha e da política de conteúdo local”, dos equipamentos e plataformas, assegurou na parte mais significativa de sua fala diante do Congresso.

Roberto Carlos é um detalhe na falsificação da biografia de Tim Maia pela Globo

Imagem
por :   Kiko Nogueira Ele Tim Maia era um gênio complexo e contraditório. “Preto, gordo e cafajeste”, como ele se definia. Mas o que estão fazendo com sua biografia é caso de polícia. A Globo transformou um filme lançado no final de 2014 num docudrama — mistura de ficção e documentário — em dois capítulos. Desfigurou tudo. Incluiu depoimentos de artistas, cortou cenas, alterou a ordem de acontecimentos.

Brasil, Pátria Educadora !

Imagem
Cada brasileiro é um cidadão ! Do twitter de José Simão Conversa Afiada Do amigo navegante Azuir : BRASIL PÁTRIA EDUCADORA, CADA BRASILEIRO É CIDADÃO. É um Brasil sem dívida. sem fome e Trabalhando. Partilhar é nossa medida, toda a Nação desfrutando. Uma Nação Redentora, ´pra todos tem realização. Brasil Pátria Educadora, Cada Brasileiro é Cidadão.

Repensar a Política: A atração sedutora irresistível do socialismo

Imagem
28/12/2014,  The Saker   The Vineyard of the Saker  “ Rethinking Politics: The Irresistible Lure Of Socialism ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu              POSTADO POR  CASTOR FILHO Dos “Comentários”, na mesma página(trad.)  Grieved disse ... Saker, fiquei muito impressionado por você estar pensando em sistemas de organização social. Como capitalista que vive o pleno declínio e fracasso do capitalismo nos EUA, vivo buscando socorro no socialismo, em Marx e nessas teorias que nunca, em tempo algum, foram bem estudadas no ocidente, querendo aprender. Agora, aí está a chance! Obrigado!

O dia em que o Procurador Gurgel desnudou a hipocrisia do STF

Imagem
Luis Nassif Um STF subserviente considerou que "classificação indicativa" feria a liberdade de imprensa. Só o PGR Roberto Gurgel se salvou no mar de hipocrisia do julgamento de uma ADIN sobre o tema Não existe setor no país mais refratário aos direitos humanos, a limites mínimo de regulação do que os grupos de mídia.

Protesto em funeral aumenta tensão entre prefeito e policiais de Nova York

Imagem
Por Jonathan Allen NOVA YORK  (Reuters) - O comissário de polícia de Nova York pediu aos membros da força presentes ao funeral de um oficial morto no mês passado que evitem o ato de desrespeito visto no funeral de seu parceiro, quando milhares de policiais viraram as costas para o prefeito. "Funeral de um herói é de ato de luto, não de protesto", escreveu o comissário Bill Bratton em memorando a ser lido neste fim de semana, no velório para Wenjian Liu, tido como primeiro a polícia chinesa-americano morto ao cumprir o dever na cidade.

Gabas diz que medidas em benefícios trabalhistas foram discutidas com centrais

Imagem
Em entrevista à Rádio Brasil Atual, ministro da Previdência Social afirma haver amplo debate sobre mudanças nas regras de benefícios e que não se trata de retirada de direitos, mas de correção de distorções por  Redaçao RBA                                                                     WILSON DIAS/ABR Gabas: "Há uma mesa permanente de negociação e nós queremos que esse tema seja amplamente debatido" São Paulo – O novo ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, que assumiu a pasta ontem (2) no lugar de Garibaldi Alves Filho, em entrevista a Marilu Cabañas, da  Rádio Brasil Atual , garante que as medidas anunciadas pelo governo, mudando regras para concessão de pensões, auxílio-saúde e seguro-desemprego não significam retirada de direitos dos trabalhadores, mas correções de distorções que vão dar mais sustentabilidade à assistência aos assegurados.

Governo de MG: Déficit na folha de pagamento pode chegar a R$ 1,3 bi

Imagem
Em entrevista à imprensa, nesta quinta-feira (1º), o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, informou que uma das primeiras medidas que serão tomadas pelo novo governo de Minas Gerais é a criação do grupo executivo para apresentar um balanço geral das contas do estado.