Postagens

Mostrando postagens de dezembro 27, 2014

Afeganistão: retirada é uma miragem

Imagem
Com outro nome, a ocupação dos EUA/Otan vai prosseguir no Afeganistão e uma eventual retirada completa do território depende de condições praticamente impossíveis de atingir. Cameron Boyd Tropas militares da Otan no Afeganistão A propaganda norte-americana afirma que no dia 31 de dezembro chegou ao fim 13 anos de "missão" no Afeganistão e que a promessa eleitoral de Barack Obama será finalmente cumprida. A verdade, é que, com outro nome, a ocupação imperialista prossegue, uma vez que milhares de tropas estrangeiras ficarão no território pelo menos até 2016. A base da permanência é um Acordo de Segurança Bilateral (BSA, na sigla inglesa) formalizado no mês de Setembro entre Washington e Cabul, no quadro do qual os EUA mantêm 9800 militares e a Otan pelo menos outros dois mil, quer para treino das forças afegãs quer para ações de combate.

Luis Nassif: A pá de cal na carreira política de Aécio

Imagem
Luis Nassif A carreira política de Aécio Neves - ou ao menos suas pretensões de voltar a se candidatar à presidência da República - terminará nos próximos dias. Sua declaração recente, apresentando o governador de São Paulo Geraldo Alckmin como o próximo candidato do PSDB, foi mais que um gesto de elegância: respondeu a uma avaliação realista do que o espera pela frente. Não se sabe bem o que virá da Lava Jato. Autoridade com acesso integral ao inquérito informa o seguinte:

Palestina: Veto ao fim da ocupação reafirma aliança dos EUA a Israel

Imagem
Quatro meses após os bombardeios israelenses, o enviado especial da ONU Robert Serry alertou para a iminente “implosão” da Faixa de Gaza. A situação também é crítica na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, territórios palestinos ocupados por Israel e submersos em mais uma longa onda de violência. Mesmo assim, a resolução apresentada nesta terça-feira (30) ao Conselho de Segurança da ONU com um prazo para o fim da ocupação foi reprovada. Por Moara Crivelente*, para o  Vermelho Manifestações em todo o mundo repudiaram o massacre dos palestinos em julho e agosto pelos bombardeios contra a Faixa de Gaza. Em São Paulo, milhares de pessoas protestaram.

O que se espera de Levy é menos ideologia e mais prudência

Imagem
Não temos muita margem para superar a crise de estagnação em que estamos. Contudo, respeitar as margens não significa necessariamente fazer a coisa certa. J. Carlos de Assis* Creio que pouca gente que acompanha economia no Brasil tem uma perspectiva muito otimista para este ano. Por um lado, teremos um ajuste macroeconômico que provavelmente custará uma retração de 2 ou mais pontos no PIB. Por outro lado, nada indica que um custo social dessa magnitude representará uma efetiva alavancagem para uma real melhoria da economia em 2016. Em suma, podemos estar entrando num ciclo longo de estagnação e contração como ocorre em vários países europeus submetidos a ajustes do tipo que se vai impor aqui.

Príncipe André aceitou oferta de sexo com menores?

Imagem
PÚBLICO   02/01/2015 - 18:12 Processo nos EUA cita o nome do irmão do herdeiro do trono britânico como tendo praticado sexo com mulheres que o banqueiro Jeffrey Epstein usava como escravas sexuais. O príncipe André no torneiro de ténis de Wimbledon  STEFAN WERMUTH/REUTERS Uma mulher norte-americana diz ter sido forçada a ter relações sexuais repetidamente com o príncipe André do Reino Unido quando era ainda menor pelo banqueiro americano Jeffrey Epstein, que a usava como escrava sexual e emprestava a vários amigos ricos e poderosos.

O Tribunal Administrativo Paris admite a responsabilidade francesa na Síria

Imagem
REDE VOLTAIRE A 20 de dezembro de 2014, o Tribunal Administrativo de Paris julgou improcedente a ação civil empreendida por sete Sírios contra o ministro dos Negócios Estrangeiros (Relações Exteriores-br), Laurent Fabius, por ter incentivado a guerra na Síria, e, desde logo, por cumplicidade nos assassinatos e massacre das suas famílias. O Tribunal considerou, a pedido do Sr. Fabius, que este não podia ser processado pessoalmente por actos que responsabilizam a política externa do seu governo. Ao fazê-lo, o Tribunal Administrativo abre o via para uma acção do Estado sírio perante a Tribunal Internacional de Justiça (o tribunal arbitral das Nações Unidas). Tradução  Alva

Pepe Escobar: 2015 será sobre Rússia, China e Irã – com os EUA na espreita

Imagem
Por Pepe Escobar, em  Sputniknews  | Tradução: Vinicius Gomes Apertem os cintos: 2015 será um redemoinho colocando Rússia, China e Irã contra aquilo que chamo de Império do Caos. Então sim, tudo se resumirá novos movimentos em direção a uma integração da Eurásia, enquanto os EUA são progressivamente apertados para fora da região. Nós veremos um complexo jogo geopolítico minando, cada vez mais, o uso do dólar norte-americano como moeda de reserva e, principalmente, o petrodólar.

Petrobras: um filme a ser revisto

Imagem
Quanto a Petrobras, há um filme para ser visto. Chama-se 'O caso Mattei', de 1972. É dirigido por Francesco Rosi, e tem Gian Maria Volonté no papel título. Flávio Aguiar “A única maneira de impedir que tudo seja revirado é considerar o terceiro mundo como [um mundo] de seres humanos, não de seres inferiores”. Enrico Mattei. O Financial Times publicou recentemente um artigo onde se afirma que, dentre as companhias petrolíferas do mundo, a Petrobrás arrisca tornar-se uma “pária”, diante das acusações de corrupção interna e externa. Processada por um fundo abutre nos Estados Unidos, a Petrobrás passa por um momento em que, além das investigações (adequadas), enfrenta ataques demolidores no plano nacional e internacional.

Rússia altera doutrina militar

Imagem
Embora mantenha vincado o seu carácter defensivo, a nova doutrina militar adotada por Moscou aponta como ameaças maiores a Aliança Atlântica e os EUA, respondendo, assim, à agressividade imperialista, que atingiu um patamar superior com a crise ucraniana que se prolonga. Helicópteros Mi-24 estão sendo usados nos exercícios militares russos O documento aprovado dia 26 de dezembro pelo presidente Vladimir Putin considera a mudança de regime na Ucrânia, promovida pelos EUA e Otan (mas também pela União Europeia (UE), que se afirma como braço europeu da Aliança Atlântica), uma alteração geopolítica substantiva que coloca em causa a segurança da Rússia. Isto a par de outras iniciativas belicosas do imperialismo que, para Moscou, exigem uma resposta demonstrativa de capacidade e disposição para travar as "pretensões hegemónicas militares de certas potências".

Thierry Meyssan: O incrível plano de “paz” dos EUA para a Síria

Imagem
Thierry Meyssan O povo sírio ganhou duas guerras sucessivas em quatro anos. No entanto, ele não chegou a conhecer a paz. Não apenas em Washington, os «falcões liberais» fazem tudo ao seu alcance para prolongar a crise, como, além disso, imaginaram um plano para preparar uma terceira guerra. Thierry Meyssan revela, aqui, o modo como eles pretendem usar em seu proveito a conferência de paz, prevista para Moscovo, no fim de janeiro de 2015. REDE VOLTAIRE | DAMASCO (SÍRIA)  |  Antigo comandante das forças da Otan no Afeganistão, o general John R. Allen conspirou com o general David Petraeus para sabotar o plano de paz na Síria, aquando da Conferência de Genebra 1.

Não é pra rir hein...

Imagem
Karolous ‏ @ kazedardo

A posse segundo as estilistas Míriam Leitão e Cora Ronay

Imagem
por :   Paulo Nogueira O abraço O médium Merval Pereira intuiu, há poucos dias, que Dilma chorou. Freud baixou em Merval e comunicou que se tratava de depressão. Dilma, de fato, tinha todos os motivos para chorar. O maior deles é que ela acabou de se reeleger presidente da República, com 54 milhões de votos.

Grécia: "A vitória do Syriza servirá como locomotiva para a esquerda radical na Europa"

Imagem
O professor de filosofia política e membro do Comité Central do Syriza Stathis Kouvélakis, que afirma acreditar que o partido liderado por Alexis Tsipras vencerá as eleições de forma contundente, defendeu que o velho sistema político bipartidário "entrou em colapso”. 2 de Janeiro, 2015  ESQUERDA.NET Numa  entrevista  conduzida por Mathieu Dejean, para o Les Inrocks, Stathis Kouvélakis frisou que, “para muitas pessoas, as eleições de 25 de janeiro terão uma dimensão continental”.

AUSÊNCIAS NOTÁVEIS NUMA FESTA BEM SUCEDIDA

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Dilma tomou posse sob aplauso de 40 000 pessoas mas principais lideranças sindicais do país não apareceram. "A vaca tossiu", disse uma delas por SMS Com 40 000 pessoas, a festa pela posse de Dilma Rousseff foi uma vitória política relevante depois das semanas da pós-campanha, quando a oposição tentou desqualificar o resultado das urnas com uma sucessão de manobras e golpes baixos.

O ódio ao nordestino e ao eleitor do PT após eleições

Imagem
O SPressoBR entrevistou o jornalista Leonardo Sakamoto e o professor e filósofo Pablo Ortellado sobre a recente onda de ódio aos nordestinos e sua preferência por Dilma Rousseff nas últimas eleições, além do preconceito ao voto petista e um panorama futuro do que podemos esperar deste discurso cada vez mais agressivo.   0

O blablablá dos Marinhos contra a taxação das grandes fortunas

Imagem
por :   Paulo Nogueira Roberto Marinho e os filhos Algum tempo atrás, um grupo de milionários alemães se dirigiu ao governo de Angela Merkel com uma proposta: pagar  mais  impostos. Eles achavam que estavam pagando menos do que deveriam e poderiam. O dinheiro a mais taxado, argumentavam, poderia bancar programas sociais numa época de prolongada crise econômica. Enquanto isso, no Brasil …

Em editorial, família Marinho condena taxar grandes fortunas

Imagem
Editorial do  Globo , celeremente reproduzido por Noblat em seu blog: Taxar as chamadas grandes fortunas é desejo cultivado por qualquer governante em busca de dinheiro aparentemente fácil. E com a vantagem de poder apresentar o novo imposto como um ato de “justiça social”, bandeira sempre simpática, capaz de encobrir qualquer aberração de política econômica.

Berzoini vai democratizar o PiG

Imagem
Chora, Merval, chora No  G1 : NOVO MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES FALA EM GARANTIR LIBERDADE DE EXPRESSÃO Ricardo Berzoini recebeu nesta sexta o cargo de Paulo Bernardo. Ele afirmou que gabinete estará com portas ‘abertas para o diálogo’.

A democracia começa na Grécia

Imagem
POR  NUNO RAMOS DE ALMEIDA Gregos vão às urnas em 25/1, podendo derrubar políticas de “austeridade” e iniciar uma revolução democrática. Por isso, FMI e Alemanha já chantageiam… Talvez 2015 — um ano que promete tudo, menos pasmaceira — tenha começado antecipadamente nesta quarta-feira, 29/12. Fracassou uma manobra  do primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, para assegurar seu próprio mandato até 2016. Como resultado, haverá eleições parlamentares antecipadas em 25/1. Segundo as pesquisas, a  Syriza  — Frente de Esquerda Radical — é favorita para formar novo governo.

Editorial do Vermelho: Que 2015 esbanje poesia, luta e vitórias

Imagem
A quarta vitória das forças progressistas na eleição presidencial – uma vitória de grande dimensão, tema minuciosamente analisado em editoriais, matérias e entrevistas publicados no  Portal Vermelho  – marcou o ano de 2014.  Porém, os historiadores do futuro, ao se debruçarem sobre o período pós-eleitoral de 2014, irão constatar que, derrotados em uma campanha onde usou todos os recursos, mesmo os mais baixos, o sistema conservador – que tem na mídia hegemônica seu grande instrumento – tenta solapar, ou no mínimo imobilizar, através de uma estratégia golpista, a presidenta legitimamente reeleita, que toma posse neste primeiro dia do novo ano.

Juca Ferreira na Cultura. Ótima notícia!

Imagem
Juca Ferreira é reconhecido por suas posições mais à esquerda. Ele é respeitado nos coletivos culturais da juventude por suas ideias inovadoras e ousadas. Altamiro Borges A Secretaria de Imprensa da Presidência da República confirmou na noite desta terça-feira (30) que Juca Ferreira será o ministro da Cultura do segundo governo Dilma Rousseff. A notícia é altamente positiva. Após vários recuos para "acalmar o mercado" e "garantir a governabilidade" no Congresso Nacional, com a indicação de nomes que expressam o conservadorismo, a presidenta vai equilibrando o jogo e indicando ministros mais identificados com as bandeiras mudancistas que garantiram a sua reeleição.

Otan: a inegável mãe do caos na Líbia em 2014

Imagem
Na falta de maior sinceridade, dois chanceleres de países europeus, Itália e França, reconheceram no fim deste ano, 2014, que a agressão militar da Otan, da qual ambos são membros, desencadeou o caos na Líbia. EBC   Logicamente que o mea culpa é parcial: nem Paolo Gentiloni, nem Laurent Fabius questionaram a agressão militar contra um governo constitucional, mas que os resultados não têm sido os desejados já que na Líbia, hoje, o único real é o caos. Dois governos paralelos disputam o poder, um em Trípoli, na capital, liderado por Omar al Hassi, ligado à Irmandade Muçulmana, e outro, liderado por Abdallah al Thinni, em uma remota localidade do leste do país, próxima à fronteira com o Egito com cujo apoio conta. Os sinais de piora do conflito líbia surgiram com a deposição por uma moção de censura em julho do primeiro-ministro Alí Zeidane, submetido ao assédio político por legisladores islamistas e cuja autoridade foi derrubada quando um barco carregou petróleo em dois portos so

Piketty recusa condecoração do governo francês

Imagem
O economista que ganhou projeção internacional com o livro “Capital no século XXI” aconselha Hollande a relançar o crescimento em vez de distribuir medalhas. Piketty entra na longa lista de condecorados que recusaram as suas medalhas em França. Foto Universitat Pompeu Fabra/Flickr Thomas Piketty afirmou à Agência France Presse que não irá receber a condecoração de Cavaleiro da Legião de Honra com que o governo francês o distinguiu no início de dezembro. “Não creio que seja o papel de um governo decidir quem é honorável”, afirmou o economista, que viu o seu livro “Capital no Século XXI” vender mais de 1,5 milhões de exemplares.

Beto Richa começa 2º mandato com vaias de professores no Paraná

Imagem
01 JAN 2015 - 18:00  Comente Agora O governador Beto Richa (PSDB) foi recepcionado nesta quinta (1) com vaias e palavras de ordem em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, durante cerimônia de posse para o segundo mandato. Educadores organizados pela APP-Sindicato entoaram gritos de “caloteiro” quando o tucano se deslocava a pé da Assembleia Legislativa até a sede do governo, onde ele empossou secretários.

Posse de Dilma: um discurso para nos encher de confiança

Imagem
Autor: Fernando Brito Reproduzo, porque é  histórico, o discurso de Dilma Rousseff em sua posse, no Congresso. Afirmação e reafirmação dos compromissos assumidos não apenas durante a campanha, mas por toda a vida de uma mulher a quem os mais agudos críticos não podem negar coragem, valor e honradez pessoais e coerência.

Dilma: A educação será a prioridade das prioridades; só a educação liberta um povo e lhe abre as portas de um futuro próspero

Imagem
publicado em 1 de janeiro de 2015 às 17:56 “Nosso lema será: ‘Brasil, pátria educadora’ (…) a educação será a prioridade das prioridades (…) devemos buscar, em todas as ações do governo, um sentido formador, uma prática cidadã, um compromisso de ética e um sentimento republicano”, exclamou Dilma. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR. Segundo mandato terá como lema principal a Educação, garante Dilma Blog do Planalto Em discurso de posse no Congresso Nacional nesta quinta-feira (1º) a presidenta Dilma Rousseff anunciou que o lema de seu segundo mandato será “Brasil, Pátria Educadora”. Dilma afirmou que a frase sintetiza a educação como prioridade de seu governo para os próximos quatro anos, além de formar o cidadão com compromissos éticos e sentimentos republicanos.

A “receita de ano novo” de Drummond

Imagem
Por Carlos Drummond de Andrade Para você ganhar belíssimo Ano Novo cor de arco-íris, ou da cor da sua paz, Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido (mal vivido ou talvez sem sentido)

União Europeia: conquistas democráticas e sociais radicalmente postas em causa

Imagem
cc-Titom  por  Eric Toussaint O falhanço dos governos europeus, da Comissão Europeia e do  BCE  é evidente no que diz respeito à concretização das metas que pretendiam alcançar: reduzir o desemprego, relançar a actividade económica, sanear fundamentalmente os bancos, estimular e aumentar o crédito às famílias e às pequenas e médias empresas, aumentar o investimento, reduzir a  dívida pública . Em todos estes pontos a política europeia é um flagrante fiasco. Mas será que os dirigentes europeus querem mesmo alcançar estes objectivos?

Pimentel: 'Minas Gerais não tem dono'

Imagem
Fernando Pimentel diz que pretende implementar uma gestão participativa por  Akemi Nitahara, da Agência Brasil Belo Horizonte – Com a promessa de “uma Minas para todos os mineiros”, tomou posse na manhã de hoje (1º) o novo governador do estado, Fernando Pimentel. A cerimônia ocorreu na Assembleia Legislativa, de onde ele seguiu para a transmissão do cargo no Palácio da Liberdade, sede histórica do governo mineiro. O governador assinou o ato de nomeação dos secretários e reafirmou, em discurso ao público, o compromisso de fazer um governo participativo.

Paulo Moreira Leite: O RECOMEÇO DE DILMA

Imagem
1 de janeiro de 2015 por  Paulo Moreira Leite Sem direito a lua-de-mel dos primeiros meses, presidenta toma posse sob pressão da investigação na Petrobras e de mudanças na economia Vencida a ilusão de que a vitória por 51,6% dos votos em outubro de 2014 seria apenas uma etapa intermediária para um retorno triunfal de Luiz Inácio Lula da Silva ao Planalto em 2018, o segundo mandato de Dilma Rousseff não pode negar sua marca de origem.

70% dos brasileiros estão felizes com suas vidas

Imagem
Cerca de 70% dos brasileiros estão felizes com suas vidas, mas apenas 35% deles dizem achar que a situação econômica do país pode melhorar em 2015, segundo uma pesquisa do instituto WIN/Gallup International. BBC Os dados são parte da Pesquisa de Fim de Ano da entidade, que entrevistou cerca de 64 mil pessoas em 65 países. A partir dessas entrevistas, o instituto elaborou um ranking dos países mais felizes do mundo. O Brasil ficou em 22º lugar – à frente de países como Estados Unidos (33º), Alemanha (38º) e Grã-Bretanha (51º).

FELIZ ANO NOVO ! O BRASIL NÃO É FEITO SÓ DE LADRÕES.

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Jornal do Brasil) - Inaugura-se, nesta quinta-feira, novo ano do Calendário Gregoriano, o de número 2015 após o nascimento de Jesus Cristo, 515, depois do Descobrimento, 193, da Independência, e 125, da Proclamação da República.

Dilma 2015: os desafios do segundo mandato

Imagem
O grande desafio de Dilma é manter o tripé que sustentou seu governo e o de Lula: políticas sociais, estabilidade econômica e melhoria da infraestrutura. Antônio Lassance "Um pessoa nunca se banha duas vezes no mesmo rio. Da segunda vez, já não será a mesma pessoa, nem o mesmo rio"  (Heráclito de Éfeso). A presidenta que tomou posse para o segundo mandato já não é mais a mesma pessoa e não está mais no mesmo Brasil de quatro anos atrás. Dilma tem agora mais experiência. Aprendeu por tentativa e erro e, também, aos trancos e barrancos, que precisará agir de forma diferente para sobreviver às constantes tentativas de cerco contra seu governo. Precisará ser outra Dilma.

Com barba por fazer, Aécio pede em vídeo que não o esqueçam

Imagem
Com a barba por fazer, Aécio postou nas redes sociais um  vídeo  feito em sua fazenda de Cláudio. 2014 foi o “ano em que nos encontramos”, disse Aécio. Nele, voltou a falar em desmandos e corrupção, disse que o país ainda terá um “governo honrado” e terminou com dois clássicos chavões: “A luta continua” e “Não vamos nos dispersar”.

Dilma: Petrobras tem predadores internos e inimigos externos

Imagem
Justiça não pode destruir a Petrobras Partilha e Conteúdo Nacional, nem que a vaca tussa, deu Dilma a entender. “Queremos implantar o mais eficiente e poderoso sistema de governança de uma empresa brasileira. Ela se tornou a maior empresa do mundo em capacitação técnica. Daí resultou a maior descoberta do século, o pré-sal, cuja exploração, que já é realidade, vai tornar o brasil o maior produtor de petróleo do planeta” “Temos muitos motivos para proteger a Petrobras de seus predadores internos e de seus inimigos externos.” No Conversa Afiada

A escolha adequada da mídia pode tornar seu ano mais feliz

Imagem
por :   Paulo Nogueira Ninguém merece A mídia tem o poder de tornar o seu ano mais feliz ou mais infeliz. Se você passa a temporada consumindo determinado tipo de notícias e análises, isso vai afetar negativamente seu humor e, em certos casos, até sua saúde mental e física. Por isso, escolher o que você vai ler, ver ou ouvir na mídia é um ato de enorme importância como resolução de fim de ano.

Martinho Da Vila - "Canta Canta Minha Gente"

Imagem

Chico Buarque de Hollanda - Vai passar (1984)

Imagem

Dilma anuncia mais 14 ministros e fecha equipe do segundo mandato

Imagem
No ínicio da tarde desta quarta-feira (31), Dilma Rousseff anunciou o nome de mais 14 ministros. Com isso, está fechada a equipe para o segundo mandato da a presidenta eleita. Na nova lista, a principal novidade é a indicação do embaixador Mauro Luiz Iecker Vieira, que sai de Washington para assumir o Itamaraty.    A presidenta agradeceu a dedicação do Embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, que assumirá a embaixada brasileira nos Estados Unidos. Dilma agradeceu também a dedicação e convidou os seguintes ministros a continuarem em seus cargos: Aloizio Mercadante Oliva (Casa Civil); Arthur Chioro (Saúde); Eleonora Menicucci de Oliveira (Políticas para as Mulheres); Guilherme Afif Domingos (Micro e Pequena Empresa); Ideli Salvatti (Direitos Humanos); Izabella Teixeira (Meio Ambiente); José Eduardo Cardozo (Justiça); José Elito Carvalho Siqueira (Segurança Institucional); Luis Inácio Adams (Advocacia Geral da União); Manoel Dias (Trabalho e Emprego); Marcelo Côrtes Neri (Assunt

DCM: 10 razões por que Thomas Piketty mudou o jeito como pensamos em desigualdade em 2014

Imagem
por :   Pedro Zambarda de Araujo Thomas Piketty Thomas Piketty é um economista francês nascido em Clichy que tem de estar nas listas de pessoas que fizeram a diferença em 2014. Tive o privilégio de assistir uma palestra dele na Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP. Depois, ainda no final do mês de novembro, pude conversar pessoalmente com o economista que, com seu inglês afrancesado, me explicou detalhes de suas análises sobre a relação entre concentração e desigualdade. Eis 10 motivos para compreender a importância de Piketty.