Postagens

Mostrando postagens de dezembro 23, 2014

Filme “A Entrevista” é uma comédia medíocre salva por uma controvérsia na Internet

Imagem
por :   Pedro Zambarda de Araujo Atenção: contém spoilers.   Seth Rogen fez um filme lotado de referências nerds satirizando o ditador comunista norte-coreano Kim Jong-Un. Foi desta forma que o diretor e ator transformou “A Entrevista” no longa de maior sucesso do final de 2014. Entre uma piada e outra envolvendo personagens de “Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, você consegue dar umas risadas de um líder totalitário que é fã de Katy Perry. Mas não espere nada além de humor grosseiro.

Guerra de preços: A Arábia Saudita e o fracking

Imagem
A guerra de preços desencadeada pela Arábia Saudita e por outros poderosos membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai continuar e poderá recrudescer.  Alexandre Nadal Os efeitos sobre a economia mundial serão múltiplos: há países ganhadores e outros perdedores. Os desajustamentos internacionais serão parte de um processo de profunda reestruturação da economia global. A recessão mundial tem sido acompanhada de uma tendência para a baixa nos preços dos principais produtos básicos. O petróleo não é exceção: o preço caiu de 137 para 35 dólares por barril entre junho e dezembro de 2008. O preço médio foi de 61 dólares por barril em 2009. O cartel de grandes produtores administrou a oferta habilmente e a tendência para a subida recuperou, atingindo uma média de 107 dólares por barril entre 2011 e 2013, ainda que uma forte volatilidade tenha marcado o mercado mundial de crude. Como sucede em muitos mercados com estruturas oligopolistas, as perdas pela que

Governo alemão ameaça o povo grego

Imagem
Depois de o FMI anunciar esta segunda-feira a suspensão do pagamento da sexta tranche financeira, o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaeuble, veio a público afirmar que “os gregos não têm alternativa” às políticas de austeridade. A chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro-ministro grego Antonis Samaras. “Estas novas reformas podem produzir resultados, eles - os gregos - não têm alternativa”, afirmou o ministro das Finanças de Angela Merkel, através de uma nota de imprensa distribuída esta segunda-feira à imprensa, sublinhando ainda, em tom de chantagem, que “as novas eleições não alteram nada sobre os acordos com o Governo grego”, referindo-se ao programa de intervenção da troika.

Flávio Dino diz que pedirá ressarcimento por uso de fundos ilegais

Imagem
A possibilidade do atual governo do Maranhão deixar os caixas esvaziados para a próxima gestão não ficará sem resposta. foi o que afirmou o governador eleito Flávio Dino (PCdoB). Para ele, a manobra do atual governo para quitar os precatórios no apagar das luzes, através do “Fundo de Depósito de Reserva de Depósitos Judiciais” é inconstitucional.  Dino deixou claro que assim que a nova gestão tiver acesso às informações negadas no período de transição vai “tomar as providências legais”.   “O novo governo do Maranhão vai buscar ressarcimento de todos os pagamentos feitos com base em Fundo criado de modo inconstitucional”, disse Flávio, pelas redes sociais. Segundo ele, a Constituição exige a criação do Fundo por meio de uma Lei e não de um Decreto, como foi feito. “O fundo para usar depósitos judiciais foi criado por Decreto, editado há alguns dias, contrariando a Constituição, que exige uma Lei”, esclareceu.

Globo descendo a ladeira: Melhores do Ano do Faustão cai 19% e tem pior audiência da história

Imagem
                                                                                    ALEX CARVALHO/TV GLOBO Bruno Gagliasso recebe troféu no prêmio Melhores do Ano ao lado do apresentador Fausto Silva RESUMO: Antecipado pela Globo para o final do ano, o prêmio Melhores do Ano registrou a pior audiência da história: 15,3 pontos na Grande São Paulo. A premiação, exibida dentro do Domingão do Faustão, caiu 19,5% em relação à edição anterior, em março deste ano, quando cravou 19 pontos. Na sequência, Fantástico bateu recorde negativo com Poliana Abritta na apresentação (18,9) Por  REDAÇÃO do Notícias da TV

Conceição Lemes: Quem não faz, toma

Imagem
Para o futuro da Secom no governo Dilma, a regra do jogo é simples: Quem não faz, toma publicado em 29 de dezembro de 2014   Dilma, Helena Chagas e Thomas Ttraumann por  Conceição Lemes A presidenta Dilma Rousseff  acaba de anunciar o novo ministro das Comunicações: o deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP), substituindo Paulo Bernardo (PT-PR), que ficou muito abaixo da crítica e do esperado. Berzoini terá sob sua responsabilidade as políticas de radiodifusão, telefonia móvel e fixa, internet e inclusão digital. Também o encaminhamento do debate sobre a regulação econômica da mídia no Brasil.

Dilma divulga os nomes de mais sete ministros do seu segundo governo

Imagem
Paulo Victor Chagas -  Agência Brasil 29.12.2014 - 20h43 Presidenta Dilma Rousseff durante café da manhã com jornalistas-setoristas do Palácio do Planalto (Foto: Roberto Stuckert/PR) Uma lista com os nomes de mais ministros para o governo do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff foi divulgada hoje (29), por meio de nota, pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Quatro novos ministros foram anunciados e três vão trocar de ministérios. O atual ministro de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini será remanejado para o Ministério das Comunicações. Em seu lugar assume o deputado Pepe Vargas, ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, e que terá agora a tarefa de conduzir a articulação política entre o Executivo e o Legislativo.

O ponto onde convergem Venina e o MH17 derrubado na Ucrânia

Imagem
Sabe-se agora, com certeza, que o MH17 foi derrubado por forças de Kiev. Sabe-se agora que Venina, antes de ser denunciante, foi ela própria denunciada. J. Carlos de Assis* na Carta Maior Há uma coisa em comum entre a denúncia norte-americana de que o voo MH17 da Malásia foi derrubado por insurgentes ucranianos ligados a Moscou e a denúncia de Venina de que a presidente da Petrobras, Graça Foster, não deu ouvidos a suas denúncias de irregularidades na empresa: nos dois casos, a uma campanha maciça da imprensa para validar as denúncias sucedeu, em poucos dias, o mais estrondoso silêncio. No caso de Venina, só falam agora no assunto os que a ridicularizam, com razão. No caso do MH17, o silêncio é total.

Luis Nassif: Como escandalizar um vazamento da Lava Jato

Imagem
Luis Nassif O último vazamento da Lava Jato pelo Estadão mostra nitidamente a estratégia de criar escândalos em torno do nada, visando trazer a operação para 2014. O título da matéria é “ E-mails indicam ‘atuação direta’ de cartel no governo ”. O que significa? Que o cartel operou com outros órgãos de governo. Segundo a reportagem, com a Casa Civil e a Fazenda. E, mais grave ainda: este ano. A reportagem traz detalhes de dois personagens com os quais a “organização criminosa” se reuniu:

Produção de grãos e carnes em 2014 são as maiores na história do País

Imagem
O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio em 2014 representa entre 22% e 23% do PIB total da economia brasileira, com cerca de R$ 1,1 trilhão. O aumento da produção de grãos e carnes foi um dos fatores responsáveis por esses resultados do PIB e do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP). Tanto a safra de grãos, quanto a produção de carnes, foram as maiores obtidas até hoje no Brasil. Para os grãos a safra é estimada em 193,5 milhões de toneladas, e para as carnes, 25,9 milhões de toneladas. As atividades agrícolas representam 70% e a pecuária, cerca de 30% do valor produzido no ano. Segundo a  Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (AGE/Mapa) , esse resultado mostra que houve expansão, não apenas da produção das lavouras e da pecuária, mas também do setor de insumos, como fertilizantes, defensivos, máquinas e equipamentos. A estimativa de faturamento da agropecuária expressa em VBP em 2014 é de R$ 461,6 bilhões, 2,5% superio

Lelê Teles: A ração do midiota

Imagem
O midiota, você sabe, é aquele cabra que não consegue pensar fora da caixa. Me refiro àquela caixa de 50 e tantas polegadas que fica de frente ao sofazão retrátil. Por Lelê Teles*, no  Portal Fórum  Divulgação.   Willian Bonner, chegado a referências gringas, classificou – para o estarrecimento dos pesquisadores em comunicação que o ouvia – o telespectador do Jornal Nacional como um Homer Simpson; aquele gordinho preguiçoso e obtuso que vive o simulacro da TV como se realidade fosse. Vai vendo. Em 2013, pesquisa feita pelo DataFolha mostrou que 48% dos eleitores se declaravam conservadores sobre temas como drogas, aborto e políticas sociais; ou seja, uma gente predisposta a sair às ruas vestida de verde e amarelo, cantando o hino, rezando uma Ave Maria (que ave seria essa?) e pedindo uma intervenção militar.

O Ano Novo chinês

Imagem
Autor: Fernando Brito Nestes dias vazios entre o Natal e o Ano Novo, sobram amenidades  sobre tudo e todos, eu me permito a liberdade de tocar num assunto frequentemente esquecido na mídia, e não por acaso. Nossas relações comerciais com o mundo e seus desafios. A mídia quase que as resume às relações financeiras, o que é compreensível, dada a profunda vinculação entre suas posições e o “mercado” das finanças.

As sugestões de leitura da Carta Maior para o fim de ano

Imagem
Redação Ao longo de 2009, publicamos diversas resenhas, artigos e matérias envolvendo lançamento de livros e sugestões de leituras de clássicos. Apresentamos a seguir uma relação de alguns destes títulos, com suas respectivas resenhas. São as sugestões de leitura da Carta Maior para esta virada de ano (clique no título para ler o texto): Chico de Oliveira faz cartografia política e sentimental do Recife Em seu novo livro, "Noiva da revolução/Elegia para uma re(li)gião, o sociólogo pernambucano Francisco de Oliveira desenvolve um ensaio histórico-político-sentimental do Recife da Sudene, "provavelmente o lugar central do conflito de classes no Brasil do final dos anos 50 e de toda a década de 60". Obra publicada pela Boitempo traz ainda nova edição de uma das principais obras do sociólogo.

Supervírus Regin é encontrado em pen drive de assessora de Merkel

Imagem
Ataque de ciberespionagem aconteceu alguns meses atrás, e governo alemão não sabe quem está por trás nem se documentos foram roubados. Computadores não foram infectados, assegura chancelaria federal. Uma funcionária do governo alemão foi vítima de um ataque falho de ciberespionagem há algumas semanas, noticiou nesta segunda-feira (29/12) a imprensa alemã. Segundo o jornal  Bild , trata-se de uma assessora próxima da chanceler federal alemã, Angela Merkel. De acordo com o jornal, o supervírus de espionagem Regin foi encontrado pelo sistema antivírus da chancelaria federal num  pen drive  USB de uma diretora do departamento de políticas europeias.

Teles e bancos superexploram operadores de telemarketing, aponta fiscalização

Imagem
Megaoperação do Ministério do Trabalho responsabiliza Oi, Vivo, Santander, Itaú, NET, Citibank e Bradesco por abusos trabalhistas contra 185 mil pessoas. Igor Ojeda - Reporter Brasil Recife (PE) e São Paulo (SP) -   Não grite com o operador de telemarketing de seu banco ou operadora de celular. Por mais que você tenha razão, muito provavelmente ele esteja sofrendo uma pressão monumental no trabalho. Muito provavelmente ele esteja ficando doente por isso. Física e psicologicamente. Oi, Vivo, Santander, Itaú, NET, Citibank e Bradesco. Essas sete gigantes das telecomunicações e do setor financeiro superexploram os trabalhadores que prestam serviços por teleatendimento, diz o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Uma megaoperação de quase dois anos de duração e que abrangeu sete estados brasileiros constatou inúmeros exemplos de abusos trabalhistas contra nada menos que 185 mil pessoas. Destes, 104 mil trabalhavam para a Oi.

Jornal britânico Financial Times, afirma: corrupção no Brasil não exclui PSDB

Imagem
Trem de CPTM: "a suposta manipulação das propostas para construção de linhas do Metrô de São Paulo e da CPTM são um embaraço para o PSDB", diz o texto O problema da corrupção não pode ser atribuído apenas ao Partido dos Trabalhadores e parece ser um desafio brasileiro. Essa é a conclusão de uma reportagem do jornal britânico Financial Times publicada na edição impressa desta segunda-feira. Ao citar o escândalo de corrupção para a compra de trens que envolveria os governo do PSDB do Estado de São Paulo, a publicação diz que o principal partido de oposição do governo federal, o PSDB, também está "na berlinda". O FT cita que o noticiário internacional relacionado ao Brasil tem dedicado espaço ampliado ao suposto esquema de corrupção que envolve a estatal Petrobras e atinge os partidos da base governista em Brasília. "Mas, ainda que receba menos atenção, outro escândalo de longa data envolvendo o sistema ferroviário suburbano do PSDB de  São Paulo também está c

Berzoini, a Globo está pronta para perder a Bolsa

Imagem
A filha do Mario Lago faz o resto … Saiu em Keila Jimenez, na  Fel-lha : http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/201998-tv-aberta-perde-plateia-em-ano-de-copa-e-eleicoes.shtml TV ABERTA PERDE PLATEIA EM ANO DE COPA E ELEIÇÕES Em ano de Copa e eleições,

Operações de busca e resgate do avião da AirAsia são retomadas

Imagem
EFE  |  BANGCOC 28 DEZ 2014 As operações de busca e resgate do avião da AirAsia com o qual se perdeu contato quando transportava 162 pessoas pelo Mar de Java foram retomadas nesta segunda-feira (data local) nas primeira horas do dia, informou a televisão "Metro TV", da Indonésia. O Airbus 320-200, voo QZ8501, viajava da cidade javanesa de Surabaia até Cingapura quando desapareceu dos radares, depois que o piloto solicitou permissão para tomar altura devido às más condições atmosféricas. Operações de busca e resgate do avião da AirAsia que perdeu contato com a torre de comando neste domingo foram retomadas nesta segunda-feira (data local). EFE/EPA/Wallace Woon A Indonésia comanda os trabalhos através da Agência Nacional de Busca e Resgate (Basarnas) e com a colaboração de Cingapura e Malásia. EFE

10 ações de Obama para regularizar as torturas da CIA

Imagem
A tortura sistemática - que representa a negação da democracia - faz parte da doutrina da política dos EUA, baseada na violência contra estados soberanos Nazanín Armanian Quando Calígula nomeou Incitatus, seu cavalo, como cônsul de Britínia, ele insinuou que aquele império poderia seguir seu curso à margem da vontade de seus servis senadores.   Em 2008, o senador Barack Obama era a favor de processar os funcionários da CIA que cometeram atos atrozes de tortura, afirmando que “ninguém está acima da lei”, e que Guantánamo deveria ser fechada. Meses depois, e graças a seu lema “change”, Obama substituiu um Bush transformado em bode expiatório do sistema, e em breve ratificaria o conceito de “gatopardismo” do novelista Tomasi di Lampedusa: o de “mudar tudo para que nada mude”.

Como um tuíte virou uma guerra com milhares de mortos na Ucrânia

Imagem
por :   Diario do Centro do Mundo Publicado na  BBC Brasil. O Parlamento da Ucrânia aprovou uma resolução para renunciar ao status de país que não participa de alianças militares. Isto inicia o processo para que o país se converta em um membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que esta decisão é contraproducente e que poderia gerar tensões no futuro.

#SomosTodosDilma! Vem pra posse, vem!

Imagem
Somos Brasil, somos Dilma e somos PT.   "Manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil", são alguns dos termos que constarão no discurso de posse da presidente reeleita Dilma Rousseff, no dia 1º de janeiro, de acordo com o cronograma do evento de posse divulgado neste domingo pelo PT. Hoje (28), o  cerimonial da Presidência realizou um ensaio geral do evento. De acordo com a agência de notícias do partido, Dilma deixará o Palácio do Planalto, em carro aberto, às 14h30, e seguirá para o Congresso Nacional onde será recebida pelos presidentes do Senado e da Câmara, para o início da cerimônia de Compromisso Constitucional.

Merval tenta faturar com silêncio de Dilma e diz que ela “teria” chorado

Imagem
Autor: Miguel do Rosário O principal colunista político da Globo, Merval Pereira, começa a se aproveitar do silêncio de Dilma Rousseff e a vender intrigas. Vejam o que o cidadão escreveu em seu blog: “Já aparecem relatos de que a presidente Dilma estaria deprimida, e que teria até mesmo chorado recentemente, depressão atribuída por pessoas próximas às dificuldades por que vem passando na montagem de seu novo ministério. A presidente confessou depois que se sentia muito sozinha.”

Sony hackeada? A “mídia” dos EUA e Obama não dizem coisa com coisa

Imagem
24/12/2014,  [*]  Moon of Alabama “ Sony Hack - Likely Inside Attacker Found - Obama Claim Discredited ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                  POSTADO POR  CASTOR FILHO   "Embarcou" na mentira de Obama Os EUA tentam fazer crer, absolutamente sem apresentar qualquer prova, que a [empresa] Sony teria sido   hackeada   pela República Popular Democrática da Coreia (RPDC). Os   editores do   New York Times  acreditaram   em mais esse conto de Armas de Destruição em Massa e “exigiram” guerra contra a RPDC. Moon of Alabama , como muitos   outros , duvidamos seriamente, desde o início, do conto que o governo Obama pôs-se a repetir:

ARY FONTOURA DEVERIA RENUNCIAR À GLOBO?

Imagem
Texto do ator Ary Fontoura, em que ele pede que a presidente Dilma Rousseff renuncie ao PT, provoca indignação nas redes sociais; em resposta, leitores defendem que o ator renuncie à Globo; "Em sua carta há uma nebulosa ausência do período pós-1964 e seus Presidentes-Generais (sempre de braços dados com seu patrão, Roberto Marinho). Também omite que a Globo apoiou até o fim o regime de torturas e assassinatos", diz o leitor Reinaldo Luciano; "Ari Fontoura, porventura você pediu a seus patrões para renunciar à SONEGAÇÃO?", questiona Gilson Rasian; "camarada Ary Fontoura, renuncie a Globo, pois a mesma estava de braços dados com a ditadura que assassinou e torturou brasileiros, enquanto você encenava na vida e ainda assim era remunerado, bem remunerado", completa o engenheiro Lino Moura

O BEBÊ E A BACIA

Imagem
Postado por Mauro Santayana  (Hoje em Dia) - O senhor Robson Andrade, presidente da CNI, afirmou nesta semana que as denúncias que envolvem algumas das maiores construtoras do Brasil são pontuais e que a investigação e eventual punição desses atos não pode inviabilizar a continuidade de sua atuação em benefício do país. Grandes empresas são estratégicas para qualquer nação. Se não fosse o trabalho de construtoras como a Mendes Júnior, na década de 1970, em países como o Iraque e a Mauritânia, com a ida para lá de milhares de técnicos e operários brasileiros, para construir ferrovias, rodovias e obras de irrigação, o Brasil não teria conseguido, naquela ocasião, enfrentar a crise do petróleo.

A explicação da Veja sobre o zero de Aécio é uma das piadas do ano

Imagem
por :   Paulo Nogueira Ele Em algum momento do ano, a Veja tinha que publicar alguma coisa verdadeira, pela lei das estatísticas jornalísticas. Isso aconteceu em sua última edição do ano, numa lista com o desempenho dos parlamentares brasileiros em 2014. É um levantamento que a revista faz desde 2011, e que leva o pomposo nome de “Ranking do Progresso”.

Frente de esquerda se organiza! E vai pra cima!

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Reproduzimos abaixo, importante artigo de Saul Leblon, sobre um movimento que várias organizações, incluindo a blogosfera, estão construindo, para tentar construir o nosso “paredão” e a nossa catapulta para derrubar o paredão da mídia. * 2015, O ANO QUE PODE SURPREENDER

DW: Análise: 2014 foi ano turbulento para a União Europeia

Imagem
Ano foi marcado no bloco europeu por crescimento de partidos de extrema direita e eurocéticos, dificuldades de Itália e França de saírem da crise e pela maior disputa com Moscou desde o fim da Guerra Fria. Era um desastre político já anunciado: o descontentamento que há tempo se desenvolvia na Europa mostrou sua força em maio, nas eleições para o Parlamento comunitário. Eurocéticos, populistas de direita e partidos abertamente hostis à comunidade europeia celebraram resultados históricos – chegando a ganhar o pleito na França, na Dinamarca e no Reino Unido.

Segredos e apoios dão tom no primeiro aniversário do acidente de Schumacher

Imagem
EFE  |  BERLIM 28 DEZ 2014 A incerteza sobre a recuperação de Michael Schumacher, o secretismo em torno de seu estado e o apoio dos familiares, amigos e fãs incondicionais marcarão nesta segunda-feira o primeiro aniversário do grave acidente que sofreu o maior vencedor da história da Fórmula 1. O heptacampeão mundial, que completará 46 anos em 3 de janeiro, permanece em sua casa em Gland (Suíça). Ele foi levado para o local em setembro após ter despertado do coma ao que foi induzido no hospital de Grenoble (França) e passado um tempo em uma clínica de reabilitação de Lausanne (Suíça). Michael Schumacher sofreu grave acidente enquanto esquiava nos alpes franceses há um ano. EFE/Diego Azubel Em sua residência, Schumacher trabalha diariamente na recuperação de suas faculdades, sensivelmente afetadas após sofrer graves lesões cranianas esquiando em Meribel, nos Alpes franceses. O processo, segundo os especialistas, pode durar vários anos e tem sucesso incerto.

Planalto faz ensaio para posse de Dilma

Imagem
Ivan Richard -  Agência Brasil 28.12.2014 -  Sob sol intenso, o cerimonial da Presidência da República fez hoje (28), na Esplanada dos Ministérios, o ensaio da cerimônia de posse da presidente Dilma Rousseff, marcada para quinta-feira (1º), em Brasília.

Ali Khamenei: “Muçulmanos devem confrontar o ISIL/ISIS/EI, denunciar o Império da Arrogância e armar a Palestina”

Imagem
25/11/2014,  Sayed Ali Khamenei , Guia Supremo da República Islâmica do Irã no Congresso Internacional sobre movimentos extremistas e  takfiris Enviado por  Sayed Hasan  e traduzido do francês pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Excerto:  “As três tarefas urgentes”  ‒   vídeo original Versão original legendada em francês a seguir : [...] É nossa responsabilidade levar a bom termo algumas tarefas da mais alta importância. Durante esse Congresso de dois dias, os senhores, ilustres participantes, elaboraram e propuseram algumas soluções e especificaram certas responsabilidades. Cuidarei aqui de mencionar também duas ou três tarefas que não devem ser negligenciadas.

Entrevistas históricas: Georges Simenon entrevista Leon Trótski em 1933

Imagem
12/8/2014,  Cynara Menezes   ‒   Blog Socialista Morena Entrevista feita por Georges Simenon, Paris-Soir, dias 16 e 17 de junho de 1933   ‒  Edição revista e corrigida (fr.) Original:  Interview par Georges Simenon, Texte paru dans Paris-Soir   les 16 et 17 juin 1933 . Enviado pelo pessoal da  Vila Vudu Leon Trotski em seu escritório em Prinkipo, Turquia, ao redor de 1930  Foto: David King Collection O fascismo não é provocado por uma psicose ou “histeria”, mas por uma crise econômica e social profunda que devora o corpo da Europa sem piedade.  Pronunciadas em 1933, as palavras de Leon Trótski (1879-1940) soam mais atuais do que nunca diante do recrudescimento dos partidos neonazistas na Europa novamente  em crise. O  revolucionário russo estava em seu desterro de quatro anos na Turquia quando foi entrevistado pelo então jovem escritor belga Georges Simenon (1903-1989).