Postagens

Mostrando postagens de dezembro 17, 2014

Máfia é a empresa mais lucrativa de Itália

Imagem
A Libera é uma das principais organizações que combate a atividade mafiosa no país. Associação distribui imóveis apreendidos pela Justiça. Artigo de Giorgio Trucchi,  De acordo com os dados da Libera, durante as últimas duas décadas (1992 e 2014) a guerra da máfia deixou um saldo de 3500 mortos. publicado em Opera Mundi. A máfia é, sem dúvida, a empresa italiana mais lucrativa do país, com um volume de negócios anual de mais de 138 mil milhões e um lucro de 105 mil milhões de euros (XIII relatório da organização SOS Impresa, 2012). O Estado, por sua vez, consegue confiscar à criminalidade organizada apenas uma média de 20 mil milhões de euros, incluindo bens imóveis e empresas.

O Brasil precisa de mais participação da juventude

Imagem
Para o ex-presidente Lula, o Brasil está precisando de muito mais participação da nossa juventude. "Não é só papel do governo, é preciso que a sociedade assuma para si a responsabilidade de construir o Brasil que nós queremos. Sobretudo a juventude". Em mais um vídeo da série de respostas que gravou na  semana passada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que o Brasil precisa cada vez mais de participação da sociedade, mesmo daqueles que hoje estão incrédulos com a política, especialmente a juventude. "Se você, que tem 20 anos, 22, 18 16, 17 não tem coragem de brigar, acha que vai ser um velho que vai ter coragem de brigar? É você que tem que brigar meu, caro". E Lula não fala apenas da crítica, mas também da briga para construir um novo país, "pra construir coisas boas". "Houve um tempo em que se falava que a juventude era o futuro da nação. Se você é o futuro, seja já. Não vamos deixar o futuro para o século que vem. O futuro é amanhã

Para Lula, reforma política é imprescindível

Imagem
Para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a reforma política é imprescindível e precisa refletir a vontade dos partidos que querem mudar a lógica política neste país. "A começar pelo financiamento público, quem sabe pelo fim das coligações proporcionais, quem sabe pela lista apresentada por cada partido… Mas não pode continuar do jeito que está".  Veja o vídeo na íntegra:

Paranaenses planejam boicotar posse do segundo mandato de Beto Richa

Imagem
Parcial de enquete rolando no  Blog do Esmael , desde ontem à tarde, aponta que 70% dos paranaenses desaprovam o governo Beto Richa (PSDB) após o “pacote de maldades” neste fim de mandato. A votação ainda está aberta para o leitor ( clique aqui ). O tucano aumentou impostos (IPVA e ICMS), fechou escolas, autorizou o reajuste no pedágio, taxou os aposentados, escolheu novos secretários com perfil privativistas, enfim, embicou de vez o governo para a direita.

Dilma anuncia nomes de 13 novos ministros

Imagem
Carolina Gonçalves e Sabrina Craide -  Agência Brasil 23.12.2014 - 21h30 Depois de uma rápida confraternização com os atuais ministros de seu governo no Palácio da Alvorada, a presidenta Dilma Rousseff anunciou, há pouco, o nome de 13 ministros que entrarão ou serão remanejados entre os comandos da Esplanada dos Ministérios. Todos os novos integrantes do primeiro escalão do governo devem assumir oficialmente suas funções no mesmo dia e evento de posse da presidenta, marcado para as 15h do dia 1 º de janeiro. Confira a lista completa dos novos ministros Aldo Rebelo deixa o Esporte para assum Ciência e Tecnologia (Antonio Cruz/ABr) Ciência e Tecnlogia: Aldo Rebelo  deixa o Ministério do Esporte, no qual onde coordenou as ações do governo durante a Copa do Mundo, para assumir a pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o governo Lula, o deputado assumiu a presidência da Câmara, foi ministro da Coordenação Política e líder do governo e do PCdoB na Câmara.

Basta de Simone e Frank Sinatra: canções de Natal em reggae style

Imagem
Para rebater esse patético Natal brasileiro com Papai Noel nórdico, “frio” em pleno verão tropical e neve de isopor, tudo macaqueado dos Estados Unidos, algumas canções natalinas em ritmo de reggae. Quem não aguenta mais Simone e Frank Sinatra tem agora uma trilha sonora para a festa mais chata do ano. Jah é.

Brasil: O apocalipse adiado

Imagem
Se fosse possível definir o ano de 2014 em relação à mídia tradicional, pode-se afirmar que as organizações de imprensa dominantes, aquelas que conduzem a pauta institucional e parte relevante da agenda pública, se revelaram como uma mente estranha no corpo social. Reprodução Enquanto a imprensa tradicional faz sensacionalismo com a economia, dados revelados recentemente mostram que o endividamento das famílias é menor do que há um ano e o comércio está fervendo Luciano Martins Costa* é jornalista e apresentador do programa de rádio do Observatório da Imprensaê-se que a sociedade seguiu sua rotina de cuidar da própria vida, enquanto o carnaval da imprensa desfilava suas profecias apocalípticas de empobrecimento do brasileiro. Na terça-feira (23), porém, informa-se que o endividamento das famílias é menor do que há um ano, e o comércio está fervendo. No entanto, segundo a pesquisa divulgada na sexta-feira (19), pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o

A filha de Mário Lago deveria entrar na Justiça para proibir o nome do pai numa ‘farsa’?

Imagem
por :   Kiko Nogueira Alguns dos contemplados com o Troféu Mário Lago O desabafo contundente da filha de Mário Lago sobre o prêmio conferido a William Bonner no Faustão esbarra num problema: o “Troféu” Mario Lago é apenas mais uma piada do programa. Disfarçada, mas piada. O equivalente ao Troféu Imprensa do Silvio Santos.

Dilma sanciona sem vetos lei que modifica guarda de filhos de pais separados

Imagem
A presidenta  Dilma Rousseff  sancionou, sem vetos, nessa segunda-feira (22), as mudanças no Código Civil que transformam a guarda compartilhada em regra no País. As alterações em quatro artigos da lei (10.406/02) foram aprovadas pelo Senado no final de novembro, sob regime de urgência para que pudesse passar na frente de outras matérias e ser rapidamente votada. Agora, as alterações passam a valer definitivamente como lei. Lei da Guarda compartilhada garante aos dois pais o tempo e as responsabilidades equivalentes. Foto: Marcelo Camargo. Com a  sanção presidencial , a guarda compartilhada de filhos de pais divorciados fica assegurada mesmo sem acordo entre eles. Isso significa que o mecanismo que garante aos dois pais o tempo e as responsabilidades equivalentes será também aplicado nas separações conflituosas.

Notícia boa da Petrobras não vale.

Imagem
Autor: Fernando Brito A Petrobras, depois de uma pesada queda, está recuperando fortemente nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Aqui, do ponto pior de R$ 8,52 no dia 15, chegou hoje à tarde (14;40h) a RS 10,34, uma alta de 21,36%. Em Nova York, subiu, nos últimos três dias, muito acima das outras petroleiras, como se vê no gráfico lá em cima.

Tio Bonner está sendo injusto com os internautas ao criticá-los e eu conto por quê

Imagem
por :   Paulo Nogueira Ingrato Bonner é um mal agradecido. Queixou-se das redes sociais ao receber um prêmio no Faustão. Ora, ele tem mais de 6 milhões de seguidores no Twitter, onde se apresenta como Tio, e agora começou a postar no Facebook cenas dos bastidores do Jornal Nacional. Se é para reclamar de alguém, Bonner deveria mirar é nos telespectadores, e não nos internautas. O JN, de Bonner, perde continuamente audiência. Em 1996, quando ele assumiu, o Ibope era superior a 40 pontos.

A vida e suas viradas. A volta por cima de uma geração que lutou

Imagem
Livro resgata jornadas de sobreviventes da ditadura, intelectuais, artistas e líderes de um projeto nacional democrático, enquanto os “vencedores” de ontem vivem nos subúrbios da história por  Xandra Stefanel - na RBA O momento não poderia ser mais propício para a leitura de  Os Vencedores – A Volta por Cima da Geração Esmagada pela Ditadura de 1964 (Geração Editorial, 856 págs.), do jornalista Ayrton Centeno. Enquanto a direita saudosa dos anos de chumbo sai às ruas com seus gatos pingados e barulhentos para pedir intervenção militar, a imensa reportagem de Centeno chega às livrarias para relembrar uma história sombria que calou por muitos anos militantes, músicos, cineastas, atores, jornalistas, escritores e artistas em geral. O que o autor pretende é trazer à tona uma realidade bastante evidente mas que, segundo ele, até então ninguém havia abordado: “O fato de que os vencedores de 1964 hoje estavam esquecidos enquanto os derrotados de então eram, décadas depois, são os rea

Congresso do Uruguai aprova lei de meios

Imagem
publicado em 23 de dezembro de 2014 às 13:01 Presidente Pepe Mujica: “Eu não quero o Clarín ou a Globo sejam donas das comunicações no Uruguai” por  Renata Mielli,  em seu blog Depois de um ano e meio de discussões, nesta segunda-feira, (22/12) a Câmara dos Deputados do Uruguai aprovou a Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual. Com o voto dos representantes da Frente Ampla, a lei será regulamentada pelo governo do presidente Tabaré Vázquez. A nova lei prevê, entre vários outros pontos, a proibição do monopólio na radiodifusão, definindo que cada empresa pode ter, no máximo, seis concessões para prestar serviços de televisão. No caso de empresas que possuam concessões na cidade de Montevidéu, este número se reduz para três. O intuito da Lei é evitar a concentração econômica e, também, permitir mais pluralidade e diversidade, para fortalecer a democracia no país.

O deputado rico e caloteiro do PSDB

Imagem
Alvo de três inquéritos e uma ação no STF: será que a velha mídia, sempre tão imparcial e neutra, produzirá reportagens investigativas para apurar o caso? Altamiro Borges - altamiroborges.blogspot.com.br A revista IstoÉ - também chamada pelos mais maldosos de "QuantoÉ" - publicou inúmeras matérias desonestas e sensacionalistas durante a recente campanha eleitoral. Ela sequer disfarçou seu apoio ao cambaleante Aécio Neves - sabe-se lá a que preço. Até uma pesquisa criminosa, do instituto Sensus, ganhou manchete na revista na véspera do pleito - sabe-se lá, também, a que preço! Neste período, as sinistras "reporcagens" da IstoÉ ganharam a simpatia do restante da mídia tucana e foram destaque na TV Globo e nos jornalões. Nesta semana, porém, a revista publicou uma matéria curiosa sobre um sinistro deputado recém-eleito do PSDB. A pergunta que não quer calar: o restante da mídia tucana repercutirá a denúncia?

Expansão universitária ajuda desemprego a cair

Imagem
Há mais jovens nos bancos escolares e menos nas filas de emprego por  André Barrocal  - na Carta Capital Julio aposta na faculdade de Engenharia de Produção Julio Marks Morales de Silva, de 18 anos, acaba de concluir o primeiro semestre de Engenharia de Produção em uma faculdade paulista. No Rio Grande do Sul, Verônica Sallet Soster, de 19, encerrou o segundo em Arquitetura. Distantes 1,1 mil quilômetros, ambos vivem histórias parecidas. Com o apoio dos pais, concentram-se em livros e provas e adiam a busca de trabalho.

Graça, no JN, é equilibrada e séria. O problema é que não há equilíbrio mais…

Imagem
Autor: Fernando Brito Em qualquer parte do mundo civilizado, acusação, para ser levada a sério, tem dois requisitos: lógica e provas. Na entrevista que deu ontem ao   Jornal Nacional , na falta de provas – que não foram e não são apresentadas – Graça Foster tentou mostrar a falta de lógica das acusações da ex-gerente Venina Velosa da Fonseca, de que a presidente da empresa sabia dos esquemas de corrupção de Paulo Roberto Costa, seu chefe por quase uma década.

Do “Livro Branco do Saker”: O duplo hélice China-Rússia

Imagem
Entreouvido na gafieira do Busanfa na Vila Vudu :  Siguíntchi : tudo que diga respeito à luta que China e Rússia empreendem para não serem varridas do mundo pelas guerras inventadas pelos barões ‒ ladrões “globais” de  Wall Street  e pelos ladrões-ladrões da imprensa  ‒  empresa; todos eles tomados de choque & pavor por causa do passado comunista dessas duas nações  ‒  interessa DIRETAMENTE ao Brasil-2014ss.   Vamos traduzir o documento INTEIRINHO. Já está  em tradução.   E  se tivesse 1000 laudas e 20 mil notas de rodapé, também traduziríamos.   A luta é, exatamente, essa. Essa porra de “mídia” não sabe é poooorra-nada. Xô, jornalismo & jornalistas: só vocês precisam de vocês. No pasarán!   Venceremos! The Saker Caros amigos, Partilho hoje com vocês um documento que, pessoalmente, considero absolutamente crucial: uma análise em profundidade da   Aliança Estratégica Rússia-China (AERC)   escrita por alguém que observa a aliança  “do lado chinês”. Qu

Paquistão executará 550 terroristas, e ampliará ofensiva contra talibãs

Imagem
Islamabad, 22 dez (EFE). - O governo do Paquistão executará cerca de 550 condenados por terrorismo nas próximas semanas e ampliará sua ofensiva contra os insurgentes por todo o país, após o massacre em uma escola na semana passada, informaram nesta segunda-feira à Agência Efe fontes oficiais. O Ministério do Interior prevê que nas próximas duas ou três semanas, aproximadamente, 500 condenados sejam executados após o presidente do país, Mamnoon Hussain, ter rejeitado seus pedidos de clemência. Soldados paquistaneses prestam homenagem às vítimas do ataque terrorista a uma escola do exército. EFE/Arshad Arbab O ministro do Interior, Chaudhry Nisar Ali Khan, afirmou ontem que o Paquistão se encontra "em estado de guerra", um conflito "interno". "Não é uma guerra de fronteiras, porque os militantes e seus simpatizantes se parecem com a gente e vivem conosco", declarou.

Celso Amorim: Obama fez por merecer o Nobel da Paz

Imagem
O novo diálogo dos EUA com Cuba é exemplo de "pensar o impensável" e demonstra que o Brasil estava certo ao se aproximar da ilha por Celso Amorim - na Carta Capital —  publicado  22/12/2014  Manifestante exibe bandeiras dos EUA e de Cuba durante ato em 20 de dezembro, em Miami, nos EUA O que as negociações entre os países membros do Conselho de Segurança mais a Alemanha e o Irã; o clamor dos parlamentos europeus pelo reconhecimento do Estado da Palestina; e o restabelecimento dos contatos diplomáticos formais entre os Estados Unidos e Cuba têm em comum? Resposta: todas essas ações vão no mesmo sentido de iniciativas diplomáticas dos governos Lula e Dilma, duramente criticadas pela mídia brasileira.

Joaquim Barbosa diz que Ministério Público não é órgão de assessoria

Imagem
Agência Brasil 22.12.2014 - 21h33 Joaquim Barbosa  O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa criticou hoje (22) a declaração da presidenta Dilma Rousseff sobre a consulta que ela fará ao Ministério Público Federal (MPF) antes de nomear ministros que podem ter sido citados em depoimentos de delação premiada da Operação Lava Jato, da Polícia Federal. 

Graça Lago, “enojada e revoltada”, com o prêmio do Faustão a William Bonner: “Meu pai, Mário Lago, merece respeito!”

Imagem
do  Facebook, dica enviada por Luana Tolentino PS do Viomundo:  Assinamos embaixo, Graça. Somos solidários a você. O maravilhoso Mário Lago,  grande comunista das antigas, não merecia tamanha indignidade. Foi um insulto à sua memória.

Wikileaks revela manual da CIA para assassinatos políticos

Imagem
Um manual secreto da Agência Central de Inteligência (CIA) que define o assassinato político como forma de limitar a ação de grupos insurgentes circula atualmente na internet, após ter sido revelado pelo site Wikileaks. REUTERS/Petar Kujundzic WikiLeaks O relatório secreto da agência de espionagem estadounidense analisa diversas operações de assassinato em vários países, principalmente contra líderes afegãos do Talibã, do grupo terrorista Al-Qaida e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Também aparecem como possíveis pontos de ataque dirigentes do grupo libanês Hezbolá, a Organização para a Libertação de Palestina (OLP), Hamas, o grupo guerrilheiro peruano Sendero Luminoso, Os Tigres de Libertação do Tamil Eelam (LTTE), o Exército Republicano Irlandês (IRA) e a Frente de Libertação Nacional de Argélia (FLN).

Fantástico tem pior ibope no mês, mesmo com entrevista exclusiva.

Imagem
A jornalista Glória Maria entrevista a ex-gerente da Petrobras Venina Velosa da Fonseca, no Fantástico Por  REDAÇÃO DO NOTÍCIAS DA TV RESUMO: Apesar da entrevista exclusiva com Venina Velosa da Fonseca, ex-gerente da Petrobras, que disse ter relatado irregularidades na estatal à presidente da empresa, o Fantástico deste domingo (21) marcou 19,5 pontos na Grande SP, a menor audiência nas últimas quatro semanas. À tarde, Eliana venceu Rodrigo Faro no confronto direto, com média de 7,1 pontos contra 6,2

As aventuras de Carlos Sampaio, o homem por trás das palhaçadas jurídicas do PSDB

Imagem
por :   Kiko Nogueira Dedé e Didi Um antigo provérbio diz que, para quem só sabe usar martelo, todo problema é um prego. O deputado federal Carlos Sampaio, promotor, desponta no PSDB e no cenário nacional não pelas propostas inovadoras, pelas ideias, pela postura — nada disso, a não ser por sua capacidade incrível de recorrer à Justiça contra o governo Dilma seja por que motivos, especialmente os mais absurdos.

MP faz “sigilo total” para a Presidente e “bundalelê” com a mídia?

Imagem
Autor: Fernando Brito A presidente Dilma Rousseff, em café da manhã com os jornalistas da imprensa oposicionista, disse que, ao escolher ministros consultará a Procuradoria Geral da República para saber se contra aqueles que pensa indicar pesa alguma acusação. Uma atitude, portanto, de evidente respeito pela autoridade do Ministério Público e de zelo pela insuspeição com que deve ser administrada a República.

O petróleo, o rublo e o fantasma da deflação

Imagem
As previsões são de que o preços do petróleo se manterão baixos nos próximos anos. O colapso de preços mostrou a debilidade da economia russa. Esquerda.net Os preços do petróleo bruto caíram em poucos meses para os mínimos dos últimos cinco anos. E a razão é clara: trata-se da oferta e da procura! Pelo lado da oferta, o desenvolvimento mais significativo foi o grande crescimento da produção de petróleo e de gás de xisto na América do Norte, principalmente nos EUA.  

Luis Nassif: Sobre a entrevista de Toffoli à Veja

Imagem
José Antonio Dias Toffoli Luis Nassif José Antonio Dias Toffoli foi entrevistado pela revista Veja. Recebeu tratamento VIP, com inúmeras bolas levantadas para que pudesse cortar. A gentileza das perguntas, a doce cumplicidade da entrevista só encontra paralelo no tratamento conferido pela entrevistadora ao seu colega Gilmar Mendes.

Entrevista da presidenta Dilma Rousseff a jornais latino-americanos

Imagem
Veja abaixo as perguntas e respostas na íntegra. – El Mercurio, Chile: Durante o seu segundo mandato, a política externa do Brasil desenvolverá um apoio maior para a democracia? A promoção da democracia e a defesa dos direitos humanos são princípios da política externa brasileira, inscritos em nossa Constituição, e continuarão sendo em meu segundo mandato.

A orgulhosa vanguarda do atraso

Imagem
Por Luciano Martins Costa  do  Observatório de Imprensa Os dois jornais paulistas que dominam a cena da imprensa escrita no Brasil voltam a atenção para o território onde têm suas bases. O  Estado de S. Paulo  publica, na edição de segunda-feira (22/12), um novo painel sobre o aumento da criminalidade na capital e no interior. A  Folha de S. Paulo , por sua vez, traz resultado de pesquisa Datafolha segundo a qual os paulistanos são vistos por um número crescente de brasileiros como invejosos, egoístas e orgulhosos.

Agência paulista tenta implicar governo federal na aplicação de multa por 'excesso' de consumo

Imagem
Idec considera frágeis os argumentos da Arsesp para a sobretaxa e diz que governo Alckmin 'só vem fazendo coisa errada na gestão da crise' Volume de água do Sistema Cantareira chegou a 6,7% hoje (22), já considerando a 2ª cota do volume morto por  Rodrigo Gomes, da RBA   São Paulo – Para escapar do ônus de decretar o racionamento de água em São Paulo, o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) tenta passar para o governo federal as justificativas para aplicar multas a quem aumentar o consumo de água na região metropolitana da capital paulista, a partir de janeiro. A decretação de racionamento é necessária para justificar a penalização de consumidores que excedam a média de consumo de água, anunciada por Alckmin na última quinta-feira (17).

Presidenta Dilma defende Graça Foster de denúncias de corrupção

Imagem
Presidenta Dilma Rousseff durante café da manhã com jornalistas. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR. Em café da manhã com os jornalistas setoristas do  Palácio do Planalto , nesta segunda-feira (22), a presidenta  Dilma Rousseff  saiu em defesa da Petrobras – alvo de denúncias de corrupção – e das estatais brasileiras, afirmou que a adoção de uma política econômica mais ortodoxa é compatível com a manutenção das políticas sociais, enfatizou a necessidade de uma reforma política e afirmou que, até o próximo dia 29, deverá ter “quase todos os ministros” de seu segundo mandato indicados. Confira, abaixo, os principais trechos da conversa entre a presidenta e os jornalistas.

Putin, na defensiva, mobiliza o próprio capital político pessoal

Imagem
The Saker Comecemos pelo que eu, pessoalmente, considero más notícias: ou Putin realmente acredita na economia liberal de mercado, ou tem de dizer que acredita. Começou e terminou a sessão de Perguntas & Respostas com manifestação enfática, categórica, de total apoio às políticas do Banco Central e à sua presidenta, Nabiulina; e com apoio não menos categórico também ao governo e ao seu Primeiro-Ministro, Medvedev. Pior: Putin declarou que acredita que as forças de mercado, elas mesmas, corrigirão os desequilíbrios atuais. No máximo, concordou que algumas decisões teriam de ter sido tomadas há mais tempo, mas só isso.

Rússia deterá a queda do rublo e continuará a extrair petróleo

Imagem
Rublo: variação da cotação de 10/6 até 16/12/2014 O rublo pode ter subido fortemente na 4ª-feira (17/12/2014), mas a queda, em dias recentes, estimulou muita conversa sobre a catástrofe do país, com gente dizendo, até, que a nova Rússia estaria a ponto de seguir a trilha da velha URSS. Não acreditem em nada disso. A Rússia não é os EUA, e os efeitos de moeda em queda livre por lá são muito menos dramáticos do que seriam nos EUA.

A Justiça malufou

Imagem
Exemplos recentes dão motivos para reforçar o descrédito dos brasileiros no Judiciário  A lista de políticos divulgada como sendo produto da delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa carece de grandes novidades. De uma forma ou de outra, a maioria dos nomes já havia sido liberada em ritmo variável, de acordo com o calendário eleitoral. O comitê tucano instalado na Polícia Federal imprimiu ritmo acelerado até o fechamento das urnas, na tentativa vã de emplacar o candidato da oposição. O esforço culminou com aquela capa de uma revista que entrou para a história como uma das maiores vergonhas da imprensa nacional.

O natal dos deuses, digo, dos juízes brasileiros

Imagem
Autor: Fernando Brito O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, ao comentar o caso do juiz João Carlos de Souza Corrêa, pego na blitz da lei Seca e que acabou ganhando uma indenização da agente que ousou dizer que ele não “era Deus”, disse que “juiz é um homem comum, um cidadão como outro qualquer”. Mas não é o que parece, quando se lê o artigo publicado pelo professor de Direito Constitucional Leonardo Sarmento, no  Jusbrasil .