Postagens

Mostrando postagens de dezembro 16, 2014

O petróleo, o rublo e o fantasma da deflação

Imagem
As previsões são de que o preços do petróleo se manterão baixos nos próximos anos. O colapso de preços mostrou a debilidade da economia russa. Esquerda.net Os preços do petróleo bruto caíram em poucos meses para os mínimos dos últimos cinco anos. E a razão é clara: trata-se da oferta e da procura! Pelo lado da oferta, o desenvolvimento mais significativo foi o grande crescimento da produção de petróleo e de gás de xisto na América do Norte, principalmente nos EUA.  

Luis Nassif: Sobre a entrevista de Toffoli à Veja

Imagem
José Antonio Dias Toffoli Luis Nassif José Antonio Dias Toffoli foi entrevistado pela revista Veja. Recebeu tratamento VIP, com inúmeras bolas levantadas para que pudesse cortar. A gentileza das perguntas, a doce cumplicidade da entrevista só encontra paralelo no tratamento conferido pela entrevistadora ao seu colega Gilmar Mendes.

Entrevista da presidenta Dilma Rousseff a jornais latino-americanos

Imagem
Veja abaixo as perguntas e respostas na íntegra. – El Mercurio, Chile: Durante o seu segundo mandato, a política externa do Brasil desenvolverá um apoio maior para a democracia? A promoção da democracia e a defesa dos direitos humanos são princípios da política externa brasileira, inscritos em nossa Constituição, e continuarão sendo em meu segundo mandato.

A orgulhosa vanguarda do atraso

Imagem
Por Luciano Martins Costa  do  Observatório de Imprensa Os dois jornais paulistas que dominam a cena da imprensa escrita no Brasil voltam a atenção para o território onde têm suas bases. O  Estado de S. Paulo  publica, na edição de segunda-feira (22/12), um novo painel sobre o aumento da criminalidade na capital e no interior. A  Folha de S. Paulo , por sua vez, traz resultado de pesquisa Datafolha segundo a qual os paulistanos são vistos por um número crescente de brasileiros como invejosos, egoístas e orgulhosos.

Agência paulista tenta implicar governo federal na aplicação de multa por 'excesso' de consumo

Imagem
Idec considera frágeis os argumentos da Arsesp para a sobretaxa e diz que governo Alckmin 'só vem fazendo coisa errada na gestão da crise' Volume de água do Sistema Cantareira chegou a 6,7% hoje (22), já considerando a 2ª cota do volume morto por  Rodrigo Gomes, da RBA   São Paulo – Para escapar do ônus de decretar o racionamento de água em São Paulo, o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) tenta passar para o governo federal as justificativas para aplicar multas a quem aumentar o consumo de água na região metropolitana da capital paulista, a partir de janeiro. A decretação de racionamento é necessária para justificar a penalização de consumidores que excedam a média de consumo de água, anunciada por Alckmin na última quinta-feira (17).

Presidenta Dilma defende Graça Foster de denúncias de corrupção

Imagem
Presidenta Dilma Rousseff durante café da manhã com jornalistas. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR. Em café da manhã com os jornalistas setoristas do  Palácio do Planalto , nesta segunda-feira (22), a presidenta  Dilma Rousseff  saiu em defesa da Petrobras – alvo de denúncias de corrupção – e das estatais brasileiras, afirmou que a adoção de uma política econômica mais ortodoxa é compatível com a manutenção das políticas sociais, enfatizou a necessidade de uma reforma política e afirmou que, até o próximo dia 29, deverá ter “quase todos os ministros” de seu segundo mandato indicados. Confira, abaixo, os principais trechos da conversa entre a presidenta e os jornalistas.

Putin, na defensiva, mobiliza o próprio capital político pessoal

Imagem
The Saker Comecemos pelo que eu, pessoalmente, considero más notícias: ou Putin realmente acredita na economia liberal de mercado, ou tem de dizer que acredita. Começou e terminou a sessão de Perguntas & Respostas com manifestação enfática, categórica, de total apoio às políticas do Banco Central e à sua presidenta, Nabiulina; e com apoio não menos categórico também ao governo e ao seu Primeiro-Ministro, Medvedev. Pior: Putin declarou que acredita que as forças de mercado, elas mesmas, corrigirão os desequilíbrios atuais. No máximo, concordou que algumas decisões teriam de ter sido tomadas há mais tempo, mas só isso.

Rússia deterá a queda do rublo e continuará a extrair petróleo

Imagem
Rublo: variação da cotação de 10/6 até 16/12/2014 O rublo pode ter subido fortemente na 4ª-feira (17/12/2014), mas a queda, em dias recentes, estimulou muita conversa sobre a catástrofe do país, com gente dizendo, até, que a nova Rússia estaria a ponto de seguir a trilha da velha URSS. Não acreditem em nada disso. A Rússia não é os EUA, e os efeitos de moeda em queda livre por lá são muito menos dramáticos do que seriam nos EUA.

A Justiça malufou

Imagem
Exemplos recentes dão motivos para reforçar o descrédito dos brasileiros no Judiciário  A lista de políticos divulgada como sendo produto da delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa carece de grandes novidades. De uma forma ou de outra, a maioria dos nomes já havia sido liberada em ritmo variável, de acordo com o calendário eleitoral. O comitê tucano instalado na Polícia Federal imprimiu ritmo acelerado até o fechamento das urnas, na tentativa vã de emplacar o candidato da oposição. O esforço culminou com aquela capa de uma revista que entrou para a história como uma das maiores vergonhas da imprensa nacional.

O natal dos deuses, digo, dos juízes brasileiros

Imagem
Autor: Fernando Brito O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, ao comentar o caso do juiz João Carlos de Souza Corrêa, pego na blitz da lei Seca e que acabou ganhando uma indenização da agente que ousou dizer que ele não “era Deus”, disse que “juiz é um homem comum, um cidadão como outro qualquer”. Mas não é o que parece, quando se lê o artigo publicado pelo professor de Direito Constitucional Leonardo Sarmento, no  Jusbrasil .

Senador Paraguaio denúncia Tesoureiro Nacional do PSDB por envolvimento com o tráfico internacional de drogas

Imagem
Fabiano Portilho  no Jornal i9 Tesoureiro Nacional do PSDB e Governador Eleito pelo MS, Reinaldo Azambuja e o atual Presidente do PSDB, Aécio Neves Depois da repercussão nacional e internacional envolvendo o nome do Presidente do PSDB, Aécio Neves com helicóptero pertencente, a Agropecuária Limeira, preenchido com 450 quilos de cocaína, no qual foi divulgado amplamente pelo canal Telesur e um dos sites mais famosos dos EUA, o TMZ. Agora é a vez do Tesoureiro Nacional do PSDB estar envolvido com o Narcotráfico Internacional de Drogas.  A denúncia partiu do Senador Paraguaio Arnoldo Wiens, membro da comissão que investiga o assassinato do jornalista Pablo Medina e de sua assistente, Antônia Almada. Ele apontou o Tesoureiro Nacional do PSDB, e Governador eleito de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja como alguém que tem muita amizade com clã liderado pelo ex-prefeito de Ypejhú , Vilmar "Neneco" Acosta Marques, fugitivo da Justiça.

A caixa-preta 
do Sistema S

Imagem
Prazo para entidades ampliarem investimento em vagas públicas vence em 2014 Por Cinthia Rodrigues O Sistema S precisa investir mais em matrículas gratuitas para cursos de longa duração. Essa foi uma exigência do governo federal feita em 2008, a ser cumprida até 2014. A redação do acordo e a criação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) em 2011, porém, dificultam a verificação do seu comprimento. O fato é que o Sistema S recebe diretamente em seus cofres valores descontados do trabalhador, mas é pouco transparente na forma como esse dinheiro público é usado.

A Terceira Guerra Mundial?

Imagem
É uma guerra provocada unilateralmente pelos EUA com a cumplicidade da Europa. O alvo principal é a Rússia e, indiretamente, a China. O pretexto é a Ucrânia. Boaventura de Sousa Santos Tudo leva a crer que está em preparação a terceira guerra mundial, se entendermos por “mundial” uma guerra que tem o seu teatro principal de operações na Europa e se repercute em diferentes partes do mundo. É uma guerra provocada unilateralmente pelos EUA com a cumplicidade ativa da Europa. O seu alvo principal é a Rússia e, indiretamente, a China. O pretexto é a Ucrânia.

Globo descendo a ladeira:Jornalistas da Globo se sentem forçados a homenagear Bonner

Imagem
                                                                                        Paulo Belote/TVGlobo O jornalista William Bonner recebe o Troféu Mário Lago das mãos de Fernanda Montenegro, no Domingão Por  DANIEL CASTRO Jornalistas da Globo se sentiram obrigados pela emissora a participar da homenagem a William Bonner exibida ontem (21) no Domingão do Faustão. Repórteres e editores de São Paulo, Rio, Brasília, Recife, Nova York e Londres apareceram batendo palmas para Bonner pelo Troféu Mário Lago de 2014. Mas não foi uma homenagem espontânea. Os jornalistas foram convocados por seus chefes a se reunirem nas redações e aplaudir o editor-chefe do Jornal Nacional.

O veneno da edição da entrevista de Venina

Imagem
por :   Paulo Nogueira Edição envenenada 600 milhões de reais por ano para a Globo fazer um jornalismo como aquele que se viu na entrevista com Venina no Fantástico. Um mensalão eterno de 50 milhões. Foi minha primeira reflexão depois de ler a transcrição da entrevista. A edição é venenosa à sua maneira. A Globo, para se preservar, não grita como a Veja. Só que cuida de despejar sobre sua audiência o mesmo tipo de veneno, apenas mais sutilmente, mas com o mesmo resultado e com a mesma finalidade. O veneno não estava em Venina. Ela está contando sua história, e cabe averiguar. A maldade estava na maneira como Venina foi usada.

PHA: Faustão e Fantástico. Domingo dos desesperados

Imagem
Nem se o Mick Jagger viesse de Marte com a Glória Maria na espaçonave Uma  pesquisa do IBOPE e do Governo Federal  demonstrou inequivocamente a  perda de poder  do jornalismo da Globo. O que significa a perda de poder político. Ao Dr Roberto Marinho – aquele que dá nome a filhos sem nome próprio – se atribui frase lapidar:  O Boni pensa que isso aqui é um circo. Isso aqui é uma usina de poder.

DW: Vkhutemas, a "Bauhaus de Moscou", é tema de mostra em Berlim

Imagem
As Oficinas Superiores de Arte e Técnica, na Rússia, competiam com a Bauhaus. Mas ao contrário da escola alemã, a russa praticamente caiu no esquecimento, apesar de seus feitos arquitetônicos e artísticos. Projeto da fachada da Vkhutemas para o 10° aniversário da revolução comunista Um novo ser humano e uma nova forma de sociedade: a década de 1920 foi um período em que a arte deveria atender a tal exigência. Na Europa, sob a direção do arquiteto Walter Gropius, a Bauhaus estabelecia as bases de uma nova era para a arquitetura e o design.

Lula: O povo deu uma lição de democracia nessas eleições

Imagem
21/12/2014 09:57 |  Admin Instituto Lula Imagem: Ricardo Stuckert/Instituto Lula "A lição que ficou é a seguinte: o povo quer mais democracia, o povo quer mais participação, o povo quer mais ética, o povo quer ser mais ouvido. E o povo quer continuar sonhando. Eu acho que são essas as mensagens que a presidenta Dilma deve assimilar do resultado eleitoral e fazer de seu mandato um mandato histórico."

The Green - Take Me On

Imagem

The Beautiful Girls - Bring Me Your Cup

Imagem

Cuba e Estados Unidos: a nova jogada no xadrez global

Imagem
Estamos testemunhando uma atualização dos mecanismos, métodos e modos de intervenção. Toda harmonização neste momento é totalmente ilusória. Comunidad Saker Latinoamérica É certo que um passo de peso foi dado pelos governos de Cuba e dos Estados Unidos, se admitirmos, em primeiro lugar, as condições draconianas e cavernárias que a essência do bloqueio e do embargo continuam tendo. E da posição geral dos Estados Unidos em relação à questão cubana. As distintas camadas de euforia e confusão atual, pela esquerda e pela direita, distorcem, des-interpretam o fato concreto. Perde-se a justa dimensão política. Porque a “normalização” não é de todo certa. Há apenas passos em direção a ela. E ninguém se preocupará em explicar a você o que é essa “normalização” em uma guerra permanente.

hip-hop em 2014: Bob Controversista faz um balanço do movimento.

Imagem
Paulo Marques   O coordenador do Ponto de Cultura com P de Protagonismo e da Casa da Cultura Hip-Hop Guarulhos e Alto Tietê, Bob Controversista, em entrevista exclusiva para a Rádio Vermelho, falou sobre os avanços do movimento hip-hop em 2014 e também fez uma perspectiva do movimento para 2015. Bob destacou o diálogo do movimento com o governo federal e revelou que representantes do hip-hop já tem uma reunião marcada com a presidenta Dilma Rousseff para a segunda semana de janeiro de 2015. Por Ramon de Castro, para a  Rádio Vermelho Ouça a entrevista na íntegra na  Rádio Vermelho OUVIR...

Pepe Escobar: O que Putin não está dizendo

Imagem
Embora enfrente o que, analisada sob sejam quais forem as circunstâncias, é uma tempestade perfeita, o presidente Putin teve desempenho extremamente equilibrado na sua maratona anual de conferência e sessão de perguntas e respostas com a imprensa. A tempestade perfeita desdobra-se em dois fronts: uma guerra econômica aberta – com o país sendo sitiado por sanções; e um ataque de sombras, preparado, urdido, clandestino, contra o coração da economia russa. O objetivo de Washington é claro: quer minar o adversário, serrar-lhe os caninos, para forçá-lo a curvar-se humilhado ante os desejos do  Empire of Chaos . E sem parar de vangloriar-se de que esse seria o caminho para a ‘ vitória’  de Washington. O dólar e o  euro , ao  rublo  fora do elevador: "Não,  vamos   para cima! " Charge de  Elkin A dificuldade é que Moscou decifrou com acerto impecável o jogo – já bem antes, quando  Putin, no Clube Valdai , pôs o dedo na doutrina Obama: “é como se nossos parceiros ocidentais,

Miguel do Rosário: Até a Folha ridiculariza tentativa tucana de tapetão

Imagem
Autor: Miguel do Rosário A tentativa patética do PSDB de tentar impedir a diplomação de Dilma Rousseff e o seu pedido, insano, de exigir que o TSE diplomasse Aécio Neves como presidente da república, causaram estupefação até mesmo na mídia pró-tucana. Seria bom acrescentar que a tradição do tapetão, por parte do PSDB, vem de longe: afinal, o que foi a articulação para aprovar a emenda da reeleição, no primeiro governo FHC, senão um tapetão muito bem estruturado? Aprovar reeleição para si mesmo, sem fazer plebiscito, sem mudar constituinte, é golpe. Comprando votos ou não. Confira o artigo de Bernardo Mello Franco.

Rebelution Safe and Sound Amplive Remix

Imagem

Saul Leblon: Cuba ainda tem algo a dizer ao Brasil

Imagem
Cuba só não virou pó graças ao planejamento, à organização social e à consciência política: a ilha ainda fala aos nossos dias e à realidade que nos constrange. por: Saul Leblon   Quem nunca entendeu porque Cuba ainda suscita tanta paixão e debate na política do século XXI está vivendo um novo espasmo de perplexidade.   O reatamento das relações diplomáticas entre Havana e Washington, anunciado na semana passada, dia 17/12, em pronunciamento casado de Obama, nos EUA, e Raúl Castro, em Cuba, tornou-se um dos assuntos mais importantes da agenda internacional, rivalizando com o derretimento do rublo e o mergulho nas cotações do petróleo.

Lula comenta reatamento das relações entre EUA e Cuba

Imagem
Imagem: Ricardo Stuckert/Instituto Lula Em vídeo, Lula comenta o reatamento das relações entre Cuba e Estados Unidos. E sugere que o embargo contra Cuba deve terminar. "[Já na época do governo Lula] Não tinha mais nenhuma razão, não existia mais explicação econômica, nem política", diz ele sobre o embargo.

EUA pedem ajuda à China contra ciberataques, diz jornal

Imagem
De acordo com o jornal "The New York Times", cooperação com Pequim pode ser decisiva para evitar ataques de hackers da Coreia do Norte, como o que ocorreu contra Sony Pictures, atribuído por Washington a Pyongyang. Após o ataque de hackers contra a Sony Pictures, atribuído à Coreia do Norte, os Estados Unidos pediram apoio ao governo chinês para que bloqueie futuros ataques cibernéticos por parte de Pyongyang, informou neste domingo (21/12) o jornal  The New York Times .

Roger do Ultraje se irrita com hiperliquidação de discos seus e de Lobão

Imagem
Roger do Ultraje não resistiu a uma provocação no Twitter. Um tuiteiro postou uma foto de uma loja de discos em que tudo estava anunciado a 9,99 reais, exceto os discos de Lobão e do Ultraje a Rigor, em superliquidação por 1,99. “Que fase, hem?”, disse o autor do tuíte, Fernando Cabral, que copiou Roger e Lobão. “Na falta do que comemorar às vésperas de mais uma galera do PT ser presa, babacas divertem-se com uma foto de oferta que nada prova”, respondeu Roger. Uma admiradora dos dois cantores especulou que a loja deve ser de petistas. Por outro lado, ponderaram que mesmo por 1,99 os discos estavam muito caros. O ator José de Abreu pareceu se divertir com a polêmica. “Loja de petralha … kkkkk”, assinalou ele.

Como Toffoli livrou Maluf da Lei da Ficha Limpa

Imagem
ATUALIZADO EM 21/12/2014 - 23:15 Da esquerda para a direita: Admar, e os Ministros alinhados, Toffoli, Noronha e Gilmar No GGN Ainda estão por serem reveladas as razões que levaram o presidente do Tribunal Superior Eleitoral José Antônio Dias Toffoli a armar a operação que livrou Paulo Maluf na Lei da Ficha Limpa. TTrata-se de mais um caso de desmoralização do Judiciário. Em plena era das redes sociais, da circulação das informações, o episódio é uma demonstração cabal das incertezas jurídicas do país  e da falta de respeito de Ministros da mais alta corte em relação  aos princípios da impessoalidade.

Sublime With Rome You Better Listen

Imagem

Netanyahu diz que não irá tolerar ditames do Conselho de Segurança da ONU

Imagem
EFE  |  JERUSALÉM 21 DEZ 2014 O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse neste domingo que apesar de não esperar um voto favorável sobre uma iniciativa a favor dos palestinos no Conselho de Segurança da ONU, rejeitará qualquer resolução e não tolerará ditames. A iniciativa, apresentada nesta semana a pedido da Jordânia, membro não permanente do Conselho de Segurança, pretende dar um prazo limite à ocupação israelense nos territórios palestinos. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante reunião sermanal de gabinete neste domingo, em Jerusalém. EFE/EPA/Amir Cohen Netanyahu classificou a proposta como uma tentativa de "impor o estabelecimento de um Estado palestino", em termos que considerou inaceitáveis para Israel.

Em crise, jornal Gazeta do Povo distribui até ‘geladeiras’ para conquistar novos assinantes

Imagem
Do blog do Esmael O tradicional jornal curitibano Gazeta do Povo, em crise, lançou uma campanha neste domingo (21) para conquistar novos assinantes. O rotativo diário promete compensar os leitores com uma minigeladeira retrô portátil. Segundo o jornal,  a campanha publicitária , assinada pela Tif Comunicação, será protagonizada por pinguins de geladeira.

O lixo que insiste em não desaparecer.

Imagem
Em crise, Zorra Total, Pânico e CQC serão reformulados em 2015 Thalita Carauta e Rodrigo Sant'anna em cena de Zorra Total; humorístico da Globo será reformulado Por  PAULO PACHECO , em 21/12/2014  Três dos principais humorísticos da TV passaram 2014 em crise de audiência e serão completamente reformulados em 2015. Zorra Total (Globo), Pânico e CQC (Band) terão mudanças no elenco e no formato para melhorar o ibope e ter mais qualidade. Na opinião de comediantes e redatores de humor, as transformações são bem-vindas, mas podem trazer riscos.

Mauricio Dias: “Os comunistas venceram”

Imagem
O Maranhão acorda e elege Flávio Dino. Manoel da Conceição vibra por  Mauricio Dias  - na Carta Capital Aos 92 anos de vida, o PCdoB elegeu o seu primeiro governador, Flávio Dino Dentro de poucos dias, o Brasil dará um passo em direção à modernidade do Maranhão, hoje um estado nordestino em decadência. Os maranhenses estão prestes a perder a condição de súditos de uma oligarquia para se tornarem cidadãos de uma unidade federativa de fato. Pouco ou muito? Na prática, isso significará o fim da dinastia comandada por José Sarney, que, favorecido por fatalidade, no caso a morte de Tancredo Neves, tornou-se o 20º presidente do Brasil entre 1985 e 1990, por eleição indireta.

A mídia livre contra a velha mídia e a Justiça tucana

Imagem
do Balaio do Kotscho "O Brasil vive não somente uma crise moral, mas também a da razão. Talvez prepare o caminho para outra, maior e fatal. Algo é certo: o Brasil não está maduro para o jornalismo honesto". (Assim termina a coluna de Mino Carta, na Carta Capital desta semana, publicada sob o título  "Gigolette  em Estocolomo", que vale a pena ler). *** Algo de revolucionário anda acontecendo na relação entre produtores e consumidores de informações em nosso país. Esta semana, por exemplo, destaquei uma contradição entre o bombardeio sem tréguas desfechado pela velha mídia familiar contra Dilma Rousseff e o PT, ao mesmo tempo em que a aprovação e a popularidade da presidente subiam no Ibope.

UB40 - Kingston Town -

Imagem

A entrevista de Gilmar Mendes a Reinaldo Azevedo na Jovem Pan

Imagem
por :   Paulo Nogueira Bolivarianismo Gilmar Mendes não compareceu à diplomação de Dilma por ter um compromisso, conforme pediu a Toffoli que anunciasse ao público na cerimônia. Que compromisso era esse? Não sabemos. Mas ele, no mesmo dia, encontrou tempo para ir à rádio Jovem Pan para dar uma entrevista a Reinaldo Azevedo e propagar sua habitual catilinária antipetista.

Pablo Iglesias: "A mudança vai chegar em 2015"

Imagem
“Sim pode-se”! Foi o grito mais repetido e ouvido, este domingo, na primeira sessão pública de Pablo Iglesias, após ter sido eleito secretário-geral do Podemos. O lugar: Barcelona. Resultado: mais de 2500 pessoas encheram o Pavilhão de Vall d’Hebron, deixando outros tantos milhares de simpatizantes do partido fora do recinto, tal foi a afluência. Na foto: Pablo Iglesias, secretário-geral do Podemos. Perante o banho de multidões, Iglesias deixou claro: “Não vim prometer a mudança. Não confio nos políticos que fazem promessas. Mas uma coisa vos digo, não me verão dar um abraço nem a Mariano Rajoy nem a Artur Mas”.  

Estado Islâmico é a maior distorção do Islã, em toda a história-As suas principais vítimas são os muçulmanos sunitas

Imagem
Hassan Nasrallah حسن نصر الله Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu Excertos du discurso do secretário-geral do Hezbollah no dia da  Ashura , do martírio do Imã Hussein, 27/10/2014  “O que vivemos atualmente no mundo islâmico e em particular na nossa região, à luz dos desenvolvimentos dos últimos anos, e do crescimento em poder, na expansão e na área que controlam, de uma das correntes que chamamos “ takfiri ”, com territórios já muito extensos em alguns países árabes e islâmicos, e com suas práticas horrendas, bárbaras, ultrajantes, às quais assistimos e das quais ouvimos falar dia e noite, tudo isso nos convoca para que tomemos posição com coragem, e, também, para que definamos claramente a natureza do perigo que aí está, com a tomada do controle por corrente  takfiri  de um ou de outro país árabe ou muçulmano, ou, mesmo, de vários países.

Entre gritos e sussurros

Imagem
As reformas de base foram o alvo, hoje o são o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida por  Luiz Gonzaga Belluzzo  —  publicado  21/12/2014 Em lugar dos tanques de 64, chega a intolerância dos mercados e da mídia O jovem professor infiltrou-se na passeata dos que pediam intervenção militar. Eram 200, talvez 300 gatos-pingados que caminhavam pelas ruas de São Paulo carregando e exibindo cartazes conclamando os militares a repetir o gesto trágico que assolou o País ao longo de 21 anos, entre 1964 e 1985.

Alguns militares ainda se orgulham da tortura, diz escritor sobre DOI-Codi

Imagem
"A Casa da Vovó" é a forma como era chamado o DOI-Codi por muitos dos militares que trabalharam no local, porque, segundo eles, “lá é que era bom”. Livro relata história do órgão e tem com relatos de 25 agentes. Mais de cinquenta anos depois do golpe, há militares que ainda se orgulham das torturas realizadas durante o regime, disse o escritor Marcelo Godoy, em entrevista à DW Brasil. O jornalista acaba de lançar o livro  A Casa da Vovó , fruto de mais de dez anos de pesquisa sobre o DOI-Codi em São Paulo, um dos principais centros de tortura do regime. Subordinado ao Exército, o órgão de inteligência e repressão política foi criado em 1969 – a princípio com o nome Oban (Operação Bandeirantes).

E se em vez de Maria do Rosário Bolsonaro tivesse mexido com Luciana Genro?

Imagem
por :   Paulo Nogueira Uma das melhores cenas da campanha presidencial Desde que vi a cena em que Bolsonaro agride pela primeira vez a deputada Maria do Rosário, há dez anos, fiquei pensando numa coisa. Que pena que, em vez de Maria do Rosário, Bolsonaro não encontrou pela frente Luciana Genro. Ali o Brasil poderia ter se livrado de Bolsonaro. Recapitulemos o episódio.